MENU

sábado, 5 de dezembro de 2009 - 20:47F-1

INTERLAGOS, 1972

SÃO PAULO (absolutamente sensacional) – Estava eu no interior, vendo umas coisas na minha folga, toca o celular, Dú Cardim: “O Bruno Vicária achou a corrida de Interlagos de 72 no YouTube!”, gritou. Do jeito que gritou, se colocasse a cara na janela em SP e eu onde estava, escutaria mesmo sem o telefone.

E tinha motivos para tanto. Achei que já tinha visto isso em algum lugar e em algum tempo, e desdenhei. Agora assisti. Não tinha visto, não. Vi lá, em Interlagos, porque eu era uma das estimadas 150 mil pessoas no autódromo pelo exagerado e animadíssimo Tércio de Lima, que fazia a narração. Aqui tem um “pré-jogo” e ele fala nessa quantidade de gente. E conta também, no ar, que a Globo estava fazendo uma transmissão a cores experimental.

O vídeo acima tem mais de oito minutos, mostra a largada e três voltas, a pista inteira, imagem perfeita (não havia muitas câmeras), dá para os mais novos, agora sim, terem uma ideia real de como era Interlagos com quase 8 km. Curiosas as parrrrticipações de Geraldo José de Almeida, que pegava a transmissão no Merrrrgulho para dizer “lá vão eles minha gente!” e devolvia na reta dos boxes.

Um achado, em resumo. Palmas para Vicária e Cardim. Ótimo para comemorar os quatro anos deste blog velho de guerra.

Ah, eu já disse que estava lá. E quem mais, daqui, estava?

182 comentários

  1. Rubao abelha disse:

    cara,eu não acredito…eu morava lá na Cidade Dutra e tinha 14 anos…..tomava conta de carros na rua,faturava uns trocados,era o maior barato.Eu estudava com o Darcio dos Santos, naquela época o pai dele tinha uma construtora, e ele vendia borracha e regua, para ganhar um por fora pra andar de KART……..Naquela época os Formula 1, era transportado por cegonhas, e eu tenho foto tirada dentro da Lotus preta John Player Special…………quem lenbra disto.Super legal

  2. luiz roberto de souza disse:

    PARABENS, PARABENS. EU TAMBEM ESTAVA LA. COM MEUS
    ONZE ANOS E SEIS MESES, ACOMPANHADO DE MEU IRMÃO ENTÃO COM QUINZE ANOS. Q SOFRIMENTO. IR DE ONIBUS DO JARDIM DA SAUDE ATE A AV N.SENHORA DO SABARA E SUBIR A PÉ A AV INTERLAGOS. FICAR SENTADO NUM MESMO LUGAR DESDE AS 8:00HS ATÉ A HORA DA LARGADA AS 16:00HS . OUVIR O BARULHO INFERNAL DE LOTUS, BRABHAM, MARCH,BRM E POLITOYS . ATÉ HOJE QDO VOU AO AUTODROMO (COMO FUI ESTE ANO) LAMENTO NÃO VER AS CURVAS 1, 2,3,4 A FERRADURA , A SUBIDA DO LAGO, ETC… FOI ALI Q MINHA PAIXÃO PELA FORMULA 1 TOMOU O CONTORNO Q ATE HOJE ME ACOMPANHA. OBRIGADO FLAVIO MUITO OBRIGADO PELA LEMBRANÇA

  3. sidney disse:

    Eu também estava lá, na arquibancada bem em frente a linha de chegada. Inesquecível

  4. genaro disse:

    FANTA’STICO, tinha treze anos, TV branco e preto,ra’dio s intonizado na JP com o WILSON PAI.Obrigado pelas boas lembranças Fl’avio.

  5. Racer-X disse:

    Última manobra da fita? Peterson passando o Reutemann, freando bem lá dentro, fritando um pouco o pneu.
    Eu era mesmo fã do Peterson, apesar de priorizar a torcida pelos brasileiros. Ele e Villeneuve foram os 2 maiores não-campeões mundiais de todos os tempos. Ambos tiveram mortes trágicas, em especial a de Peterson, cujo acidente vi ao vivo. Pilotos como eles e mais José Carlos Pace nunca mais existirão. : (

  6. JULIO DIAZ disse:

    sinceramente um dos videos mais espetaculares que ja assisti, englobando qualquer assunto. É o Indiana Gomes agora mostrando reliquias históricas, vai faltar tempo “no limite”, melhor montar um programa só do FG.

  7. Fernando disse:

    Boa tarde a todos, somente para corrigir um lapso de memória de nosso colega Edson, o vencedor da prova foi o Carlos Reuteman, após a suspensão da Lotus falhar a 5 voltas do fim e deixar Emerson a pé. Vale dizer que a corrida não valeu para o Campeonato Mundial de F1.
    Nota.: Em 1973 Emerson Venceu,
    Abraços

  8. disse:

    Robinho, vc. usou uma frase legal, a mesma usada por Luiz Pereira Bueno, em relação ao GP de 73:
    http://luizpereirabueno.blogspot.com/2009/07/formula-1-e-john-surtess.html

    Jorge Paulo, sua pergunta é a mesma que muitos fazem. Não nós espectadores, mas sim, os que lá andaram.
    http://interlagosantigo.blogspot.com/

    FG, imagino que deve estar rolando de rir das perguntas, ou estar se perguntando se existe tanta falta de informação a alguns que comentam. É fruto da cultura de transmissão e locução que a Globo impôs, sem dar valor a história do automobilismo, repetindo sempre os mesmos chavões.
    Sem educar e transmitir, apenas vendendo, ano pós ano a merda de transmissão que realizam.

  9. Jorge Fernando disse:

    Eu estava lá , com meu tio/tia/primoe primas, como também estive em 1971, corrida extra oficial, se não me engano vencida pelo Reutmann, com apenas 14 carros e como também estive em final de 70 ´quando o emerson deu algumas voltas com a Lotus-Gold Leaf.Recordações maravilhosas para quem na época tinha 11/12 anos.

  10. Jorge Paulo disse:

    Sem duvida era um dos melhores circuitos do mundo. Um crime o que fizeram com Interlagos….

  11. Robinho disse:

    Eu tava lá. Fiquei na curva do sargento e só dava pra ver o capacete verdissimo do Henry Pescarolo! O resto voava.
    Luizinho Pereira Bueno de March não se achava.

  12. José Carlos Ursulino disse:

    Esqueci o mais importante, um PRABÉNSSS! enorme para o cara que botou isto na internet.

  13. José Carlos Ursulino disse:

    Eu estava, fui contamidano pelo ronco de F1 e nunca mais deixei de ir, pena que no RJ so deu para ir uma vez, mas em SP jamais faltei.
    Lembro que antes da corrida o Emerson testou uma Lotus turbo e com era um prototipo era toda vermelha, na reta ela andava mas nas retomadas era um desatre.

  14. Edson Gomes disse:

    Oi Flávio, deu para emocionar ver o GP Brasil 1972….eu estava lá na arquibancada, me lembro em detalhes, tinha 18 anos na época….foi emocionante ver Wilson Fittipaldi Jr. liderar as primeiras voltas do GP Brasil de todos os tempos…ver Emerson Fittipaldi vencer e principalmente ouvir o velhor barão, pai de Emerson, Wilson Fittipaldi, narrar pela rádio Joven Pan, com radinho de pilha e tudo o mais…..cara, estou emocionado pelas lembranças…abraços.
    Edson Gomes

  15. Acarloz disse:

    Eu estava, com meu pai.

  16. Stephan disse:

    Claudio Ceregatti disse: 7/12/2009 às 8:10Até que enfim apareceu de novo, Stephan!
    E aqueles pegas de Alfa, onde foram parar?
    E os patinetes do FG, o que se fez deles?

    Oi Claudio
    Esta ano chegeui em 3o no campeonato sem fazer muito esforço porque andei viajando muito.
    A cia dos patinetes me despediu em Novembro do ano passado mas ja estou com outro emprego bem melhor e sigo por ai.
    Ano que vem acho que vou mudar de categoria para a Alfa. Fazer um motor, suspensao, etc.. vamos ver.

    • Claudio Ceregatti disse:

      Então façamos o seguinte, Stephan:
      Venha pro Brasil brincar de carrinho com a gente.
      Ainda é cedo, mas uma fórmula nova e igualitária está nascendo.
      Desenhada para proporcionar a igualdade mais próxima possível do ideal, embora essa meta seja utópica.
      Lastro pelo mais pesado, carros identicos, rodas pra fora (monoposto de verdade), pneus e motores identicos.
      Antecipei features da categoria e do carro, sei que é cedo.
      Mas na primeira oportunidade, vou contar pra todo mundo…

  17. Wagner Brasilia disse:

    Olha eu sempre lia sobre a antiga interlagos, mas não sabia o motivo de tanta empolgação.
    Hoje eu descobri, não acho que a F1 usaria um circuito grande assim, mas bem que poderiam revitalizar para outras categorias, seria muito legal

  18. EVandro Silva disse:

    Nasci em fevereiro de 72, morava e ainda moro muito proximo ao autodromo, é possivél que esta tenha sido uma das primeiras canções de ninar que tenha escutado e por isso a explicação pela minha paixão pelo automobilismo. Fantastico.

  19. Adyr Mario Quaglio disse:

    Flavio, eu esta lá e foi algo (para que nunca tinha visto um F1 ao vivo) inesquecível, aquele som e o cheiro até hoje não saem da minha memória.
    Até mesmo a quebra da suspensão da lotus ( a mais ou menos 50 ou 60 metros da onde eu estava), o rosto de Emerson quando saiu do carro foi algo para se contar aos netos, foi tudo fantastico.

  20. sérgio castro disse:

    Eu estava lá, com meu saudoso pai e com meus 11 anos de idade. Lembro-me de detalhes desta corrida que foi minha primeira F1. Aliás como bom marinheiro de primeira viagem, não fomos preparados para algo de tamanha proporção, pois a quantidade de pessoas era impressionante e a estrutura péssima. Lembro do meu pai ter que pedir à um desconhecido um terço (2 goles) de copo dágua para matar minha sede, que acabei dividindo com ele.
    Putz, veio toda a estória na minha cabeça agora…….
    Abç,

  21. Alvaro Ferreira disse:

    Corrigindo, o que falei antes foi em 1973, perdoem o velho que tá começando a confundor tudo!
    Em 1972, foi tudo igual, busão, esquema, tudo, mas o primeiro carro que vi passando foi o Brabham BT-33 do Wilsinho, com o Cosworth roncando grosso.

  22. Alvaro Ferreira disse:

    Eu também estava lá, e sou carioca! Peguei um busão da Cometa na véspera, com um amigo também fanático por F1, ficamos na casa de parentes em Sampa e na madrugada do domingo pegamos uma carona até mais ou menos perto de Interlagos. Andamos prá burro e adentramos o templo, que eu já conhecia dos 500 km de 1971. Demos a volta pela curva 1, começou o warm-up, e Jacky Ickx passou voando com a Ferrari 312 trovejando os 12 cilindros. Arrrrrrrrrepiante!
    Fomos para o barranco em frente ao velho retão e lá ficamos, realizando finalmente o sonho de ver a F1 ao vivo e a cores. Depois foram muitas outras, em Jacarepaguá e de novo em Interlagos, mas a primeira foi inesquecível.

  23. Nina disse:

    Que espetáculo. Queria ter vivido essa época.

  24. L.Stella disse:

    Eu tava lá, tinha 14 anos.
    Fantástico ver isso de novo. agradeço

  25. Felipe disse:

    Não é da minha época, mas achei muito show essa “versão” do circuito de Interlagos…Os carros alcançavam 340 km/h!! Doideira! Mas os locutores são os mais comédias: “Wilson Fittipaldi Juniorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!”. Um verdadeiro achado!

  26. JOPA disse:

    Eu estava, tinha só 6 anos de idade, mas meu pai, que gostava de corridas, me levou. Lembro de algumas coisas; para chegar no autódromo paramos o carro na “av. das industrias” perto da onde era a Avon, fomos à pé por um matagal, cheio de charcos, lama para todo lado, seguindo uma trilha estreita, quando chegamos a um muro, aonde já havia gente subindo, era o muro do autódromo, bem na curva 3. Pois é, assisti a corrida bem no muro da curva 3, vendo os corros virem descendo o retão bem de frente, reduzirem, freiarem e fazer a curva ” bem de baixo do meu nariz” . Esta, que para mim foi uma epopéia, aventura foi o inicio de uma paixão que permanece até hoje. Continuo indo as treinos, corridas{alias fui a quase todos GPs Brasil}. Abraços a todos que curtem as corridas. JOPA.

  27. Francisco disse:

    Fantástico, maravilhoso. Interlagos era sensacional. Será que é possível conseguir a corrida completa. Se não me engano foi em 1972 que o Emerson quebrou a suspensão e rodou no ínicio da reta dos boxes. Bem na minha frente.

  28. Celso disse:

    Achei o máximo o traçado e os comentários mas saudade mesmo foi do meu autorama estrela SP com a Lotus do Emmo e Brabham do Wilsinho…

  29. Marcelo Martinez disse:

    É… essa pista foi a primeira vez que eu vi (na época estava para completar meus dois anos).

    Desafiadora a pista hein??? nossa a reta principal e aqulea freada tem que ter culhões!! E o Emerson era foda mesmo… passou o Wilsinho ali no final daquela reta na freada (retardou tudo! foda mesmo).

    E o traçado bem bonto. Lembra Spa, não???

    Parabéns, um dos melhores post.

  30. Rinaldo P.da Silva disse:

    espetacular, um excelenmte ponto de partida, para quem conhece pouco da história da F1.
    Tinha cinco anos á epoca e me recordo que se falava muito nesta corrida.
    Aí na curva 1 e 2 o cabra tinha que ser macho para tirar o pé o minimo possivel

    Parabens!

  31. acacio das neves disse:

    sensacional, eu tambem estava la
    eu tirei varias fotos ao lado do LOTUS 72D do EMMO.

  32. Romauro disse:

    Sim, eu também estava lá!
    Como prova tenho, até hoje na minha casa, duas rodas, acho que tala 18, que era do carro de Peter Getth, o homem forte da Yaedley. Não me perguntem como consegui. Só sei que quando acabou a corrida houve invasão dos boxes.
    Abraço.

  33. Luciano disse:

    A pista de Interlagos era sensacional, a curva 1 era desafiadora, agora é uma simples freiada brusca. A curava 2 também era desafiadora, na realidade era quase que a continuação da curva 1, a curva 3 era no final do retão, ali acontecia muitas ultrapassagens. O autodromo era mais seletivo. O único autódromo ainda seletivo é Tarumã, também tem a curva 1 e a 2 que separam os meninos da turma adulta.

  34. Rodrigo disse:

    Bá, nunca tinha visto uma corrida no antigo traçado de Interlagos!
    A subida do lago era no lago mesmo! hahaha
    Mt bom!

  35. José Maioral Júnior disse:

    EU ESTAVA LÁ !

    Naquela época era possível chegar na sexta, acampar e ficar os três dias. Foi o que fiz com um grupo de amigos neste e em alguns anos seguintes. Foi sensacional. Fiquei situado na arquibancada bem no local onde a Lotus 72 do Emerson quebrou a suspensão (Ele liderava com folga) O carro ficou meio de lado e ele conseguiu levar pro boxe, mas teve que desistir. Foi a unica frustração deste inesquecível fim de semana ( o do PRIMEIRO GP BRASIL !) Quanto ao antigo traçado de Interlagos…..só é comparável a SPA. Quando vejo hoje alguem elogiar o traçado de Interlagos atual e ainda chamar de técnico, tenho vontade de rir. Aquilo sim era uma pista de verdade. Sua destruição foi o maior crime que fizeram contra o automoblismo brasileiro. Se FIA obrigou a reduzir para a F1, ok…mas que mantivessem o antigo para outras provas.
    Valeu demais esse flash back !!
    Abs
    José

Deixe uma resposta para Nina Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>