PEGARAM LEVE
SÃO PAULO (da garoa) – A Renault e a Lada estão fulas da vida. Com razão. Alguém entendeu por que Hamilton recebeu apenas uma advertência por ter ziguezagueado (existe isso?) na frente de Petrov daquele jeito ostensivo quando nosso Laika amarelo se preparava para jantar a Mercedes cromada de novo-rico?
Foram três mudanças bruscas de trajetória, com Vitaly, o Grande, tentando pegar o vácuo da McLaren.
E ficou por isso mesmo.
Não dá para dizer que, historicamente, a FIA proteja a McLaren. Pelo contrário. Se tem um time que levou ferro nos últimos anos foi esse. Mas o rigor com os prateados era da época de Max Mosley, lembram? Quase questões pessoais. Agora as coisas são diferentes com Jean Todt no comando.
Seja como for, Lewis deveria ter recebido alguma punição. Nem que fosse em cestas básicas ou serviços comunitários. Na hora da corrida, bem entendido. Ficou barato.
Eu imagino que os comissários possam ter interpretado que o Petrov ainda não estivesse efetivamente em manobra de ultrapassagem, ele estava entrando no vácuo do Hamilton que começou a ziguezaguear para evitar fornecer essa vantagem ao adversário. Ou seja, talvez os comissários tenham interpretado que a manobra de ultrapassagem começa a partir do momento em que se tira o carro do vácuo para ameaçar efetivamente a posição do carro à frente.
O hamilton eh sensacional… Pilota corajosamente e com perícia. Além do mais até inventa formas alternaticvas de defender a posição. Vocês viram o show de pilotagem na penúltima corrida? Quando o cara tava disputando posição com o Fernando Alonso e ia partir pra cima do Massa VEM O WEBER (tonto) e querendo se aproveitar da disputa, BATE DE CHEIO na Mercedez. Que coisa mais desagradável… O cara nem foi punido. Acho que ele tava nervosinho porque não pode se igualar ao inglês. Fui…
Punição boa para ele seria dar uma dose cavalar de Memoriol 999mg ao Nada Sei para ele lembrar o porquê daquela estratégia esdrúxula em Cingapura 2008.
Abs.
Ainda bem que o piloto atrás do Hamilton era o Petrov…
Se fosse o Barrichello, diriam que a manobra do inglês foi legal e que o brasileiro é chorão…
Hamilton é sim hoje uma “marca” na F-1. O garotinho fantástico. Fosse o Petrov tomava um drive-through fácil, fácil, decidido em 5 segundos pelos comissários…
flavio, não a equipe mas este cidadão (fabricado) é protegido por todas as forças do mal que assombram o automobilismo mundial, é o tal do politiamente correto, sabe…
Os defensores dele, dizem que é agressivo, etc, mas é fácil, até seu q sou bobo, ser agrassivo sabendo que passarão a mão na cabeça dele…por interesse ou medo.
Bah isso é encheção de saco tem coisa mais importante pra comentar , e os caras ainda falam em ver quem é o melhor petrov vs hamilton que piada!!!
O Petrov na reta oposta estava fazendo varias manobras, mas era sutil. o Hamilton deve ter ficado “nervozinho” e para dar o troco fez “slalon” como se estivese aquecendo pneus. foi por troco, é so ver as imagens do petrov desviando na reta
e o Hamilton entra ano e sai ano, continua sendo o garotinho protegido!!!
Este é outro pilantra como o Schumi.Não da para entender como a FIA não deu uma punição exemplar para ele, mas se fosse o contrário seria punido severamente.Não é atoa que as autoridades da Austrália o chamaram de imbecil.
Bah! Se querem disputa de posição sem mudança de trajetória que vá assistir corrida de autorama!
Piloto que se preze muda trajetória tanto na defesa como no ataque! Por isso que fica essa procissão nas corridas! Qualquer coisa os nenês choram por uma disputa! Vai aprender a pilotar e entra num F1!
Mudar a trajetória pode, mas um zilhão de vezes como fez o Hamilton não, senão ninguém passa ninguém, aí sim a corrida ficará uma procissão.
Se é o melhor como muitos estão comentando,não deveria ficar se esquivando de um lado para o outro como um maríca,se fosse bom pra valer tinha deixado o Petrov vir no lado e na curva decidir quem freiava depois,coisa de maríca o que o Hamilton fez,para voçês pode até não ser ilegal,mas o como ele se defendeu não é coisa de bom piloto,é o básico ,tentou apenas tirar o carro da linha para que o Petrov perdesse o vacuo e não conseguisse ultrapassar,o Hamilton já estava na linha da direita e a curva era para a direita,já estava na tragetória correta,mas para inviabilizar a tentativa de ultrapassagem tentou desestabilizar o carro do Petrov,na próxima ele deve deixar o cara vir de lado e ver quem é o bom no fim da reta!!!
Ver quem é o bom??? petrov vs hamilton ce ta de sacanagem nê!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
Que bom que vc fez este post, perguntei isso no video-papo da ig mas a moderadora não escolheu minha pergunta :(
Infelizmente uma prova de que existe na F1 o esquema dois pesos e duas medidas.
Não seja um beneficio explicito para a McLaren, e sim uma equipe grande com um campeão do mundo versus equipe menor com um estreiante.
Nisso a FIA tem de evoluir muito. Nao que eu acredito em “é tudo armado na F1”, mas infelizmente episódio como esses deixam sempre um “ar” de que tudo pode acontecer na categoria dependendo dos envolvidos e da situação. Regras e critérios flexíveis.
Abraços a todos.
Quero ver se outros pilotos fizerem como o Hamilton.
Gostaria de saber o que o Kremilin (é assim que se escreve) vai fazer a respeito? Essa punição branda é porque a CIA tem gente infiltrada na FIA. Querem acaber com os russos
Soube que a KGB já está de olho no capitalista inglês. Já estão de prontidão 2 equipes do grande exército vermelho, um por terra e outra por ar para monitorar os movimentos na próxima corrida na China. Se esse cidadão atrapalhar novamente os planos da revolução, tomaremos atitudes drásticas, e o levaremos para um curso intensivo de direção na Sibéria, por no mínimo 8 anos.
se eu sou piloto, e vejo q a penalidade foi essa, tenha certeza que na proxima disputa de pontos eu farei a mesma manobra!!! afinal… uma banderinha de advertencia? tá barato!!
Nada disso. Ele apenas queira se livrar de uma sacola grudada na suspensão. O russo é que deveria ser punido por atrapalhar a retirada da sacola.
Ficou foi de graça! Se é p’ra ignorar regras ao bel-prazer, deveriam jogar o livro fora.
Essa regra de máximo de mudanças de trajetória é imbecil … todos devem ter o direito de defender sua posição, e quem vem atrás que se vire para passar …
Em ciclismo aquilo se chama se livrar de um chiclete. Ou seja, hamilton estava tentando impedir que petrov ficasse em seu vácuo. Se o russo tivesse botado o carro de lado ele com certeza não iria ziguezaguear daquele jeito. A advertência ficou de bom tamanho.
Esteticamente a dispusta foi linda..!!! Um daqueles momentos mágicos que o automobilismo pode proporcionar. O Hamilton rasgou o manual de condutas, mas segurou todo o impeto e combatividade do russo. Palmas para o Petrov que, não se intimidou com a Mclaren Mercedes no espelho do seu retrovisor e, mesmo depois de ultrapassado, partiu para cima com um carro notoriamente inferior. Desculpe-me a patriotada de plantão, mas o filho da mãe Rússia já fez mais do que o Nelsinho em dois anos. (sem nenhum tipo de chacota, esse russo tem futuro).
Talvez possa mesmo se dizer que a McLaren não é protegida, mas com certeza pode se dizer que Hamilton é. Ele já jogou adversários pra fora da pista, já bateu o carro nos boxes por pura imprudência, impede que seja ultrapassado numa F1 que já é difícil ultrapassar. Mesmo assim, não recebeu uma punição sequer. Como foi dito, se Petrov tivesse feito a manobra para impedir que o inglês o ultrapassasse, estaria fora da F1 pelo resto do ano.
se fosse nas últimas corridas, podendo adiar a decisão, com certeza puniriam!
Mesmo que ele tomasse uma multa ou suspensão, ele (Hamilton) jamais mudaria seu jeito de ser.
Afinal, o que se espera de um cara que sempre que ultrapassa alguem, deixa o carro sobrar propositalmente para joga-lo fora da pista. Eu sempre achei isto “sujo” da parte dele.
O Hamilton tentou apenas que o Petrov nao entrasse em seu vacuo, nao bloqueiou nem fez qualquer manobra excessivamente perigosa. Corridas em si tem seus riscos. A FIA foi correta e preservou o resultado da pista.
A cada dia dou mais valor aos títulos do Schumacher, essas safadesas já vem de longe, nos tempo de Senna e cia se podia fazer tudo e nada acontecia. Nos últimos anos Alonso e Hamilton sempre tiveram envolvidos em trapaças, Nelsinho Piquet entrou na onda, Kubica no último treino querendo levar vantagem, Hamilton então sempre com manobras polêmicas…
Palmas para o Schumacher, sua moral esta salva! Não é a toa que Rubinho nunca foi campeão ele é muito mole, F1 tem que se jogar duro! Melhor ser vilão que bundão!
Manobra do Russo: http://www.youtube.com/results?search_query=pass%C3%A3o+do+Petrov+em+cima+do+Hamilton&aq=f
A regra é simples, o piloto só pode mudar de trajetória uma vez para defender a posição. Por menos ele mesmo foi punido no GP da Bélgica de 2008. De vez em quando o Hamilton fica com raiva e não pensa nas consequencias. Sorte que os comissários fizeram vistas grossas.
Com certeza, pelo menos um drive-through deveria ter rolado.
Não lembro quais as punições que usaram no passado para esse tipo de manobra, mas deve ter tido algo…
Mas que tanto de comentário idiota… lógico que ele deveria ser punido. Aliás isso nem se discute…. e o que que tem a ver o massa ser pior ou melhor nisso…AFF…
Se o Petrov fosse bom tinha dado um drible no Lewis, fingindo que ia tentar de um lado e , de repente, vai para o outro. Eu lembro que até o Ayrton Senna fazia esses ziguezagues na época da Lotus e os “globíferos” elogiavam e diziam que ele era o cara, que era dificílimo de passar ele, genial, etc, agora todo o mundo fica dodói só de ver essas manobras. Para mim o Petrov não estava tão próximo a ponto de ter configurado que ele levou uma fechada desleal, aí sim eu daria razão para o russo-trololó.
a padoca ainda não engoliu o Hamilton jantando o Alonso em 2007 e o Massa em 2008.
Lewis apenas tentava impedir que o camarada do Lada se aproveitasse do seu vácuo para tentar uma ultrapassagem. A meu ver foi uma ação legal.
Ele merece ser parabenizado por proteger sua posição na pista. Só mesmo um mal piloto oferece todas as condições de ser ultrapassado.
A FIA deveria se preocupar em verificar a legalidade dessas carroças radioativas pintadas de amarelo e preto. Essa tecnologia soviética deve estar em desacordo com o regulamento da categoria.
informe o cartório onde está registrado o documento contendo o texto acima e eu aponho minha assinatura.
Se fosse em outro blog diria q o carro da Lada estava muito distante da Mclaren, por isso a ausencia de penalizacao. Agora, como estou no blog oficial da Lada no BR, digo q aquele bosta do Luis deveria ser condenado ao fogo eterno, com 40 chicotadas todo dia de manha! um cafajeste esse boyzinho!
Faltou a definição do right-way do Petrov.
Pode até estar errado segundo às regras. Mas eu achei massa pra daná…No mais, parabéns para a força indiana! O Luís Hamilton está correndo com a faca nos dentes. Quero ver a próxima.
Vocês criticam o Lewis Hamilton porque ele é infinitamente melhor que o Massa! Vocês são hipócritas!
O Lewis Hamilton é o melhor, não é um banana como o Felipe Massa e Rubens Barrichello.
Perfeito!
Repito: quando foi que os pilotos brasileiros, que não estão envolvidos no caso entraram no assunto??
Falar em coragem na Formula 1 é dificil….que Eu saiba o Massa e nem o Rubinho tem PAI DONO DE EQUIPE …dai tem que abaichar a cabeça as vezes….
O que tem uma coisa a ver com a outra?Que foi irregular ziguezaguear,isso foi,para defender a posição ele pode mudar a trajetória do carro apenas uma vez e ele mudou três!!!
Será que vai voltar como foi em 2007, a entidade “protejendo” Hamilton?
Só uma correção, é protegendo com “g” e não “j”.
Sr Gomes,
quando o Hamilton chegou à F1 eu disse numa crônica sua q ele me parecia um enorme produto de marketing. Agora, com o passar dos anos, fica claro q o Hamilton é o “novo Senna”, leia-se: anti-desportivo abençoado pela mídia.
Abraço ao Sr Gomes.
Concordo perfeitamente!
O Galvão achou que ele deveria ser punido. O suficiente para eu achar que ele não deveria ser punido. Vocês precisam de mais algum argumento?
Boa.
Camarada Flavio, parabens pelo seu blog!
Acesso-o todos os dias .
Quanto ao incidente, durante a corrida, os movimentos de Hamilton pareceram muito agressivos, mas apos ver e rever por varias vezes, entendo que o mesmo nao fez nada que prejudicasse o piloto russo. Vitaly Petrov, tentou o acompanhar apenas seguindo seus movimentos sem a tentativa de o ultrapassar. Acredito que a advertencia tenha sido a decisao certa. Eu assisti a corrida pela BBC e, apos sua retirada da corrida, o piloto foi perguntado por um dos reporteres sobre o que ele tinha achado dos movimentos do britanico. Ele apenas respondeu que foi uma boa luta naquele momento e que nao viu deslealdade do Hamilton.
Abracos.
O Lewis mandou bem!
Essa história de não poder fazer ziguezague deve ser proveniente de alguém que não gosta de disputa!
Ainda bem que tem alguém para animar a corrida!
Olá.
Nunca li o texto da regra, mas devem ter verificado se ele diz que apenas um movimento pode ser feito ou se apenas um movimento pode ser feito para obstruir a passagem do outro carro.
Se for a segunda opção, acertaram os comissários, uma vez que o movimento, teoricamente, não foi feito para obstruir a passagem do Petrov (aerodinamicamente falando, a passagem foi obstruida, mas…).
abraços.
Quem era o piloto escalado nessa vez? Não cabia a ele essa decisão?
Já que não puniu, deveria banir essa regra e deixar o pessoal manobrar a vontade, claro o piloto não que bater o carro, contudo quando o piloto de traz estiver quase meio carro, o da frente não vai ser maluco de fechar a porta e bater, então acredito que deveriam liberar essa manobra.
Eu achei muito legal a atitude de Hamilton, legal demais ver corrida desse jeito.
Vocês são uns velhos chatos que só gostam de corridas em fila indiana. =P
Também acho que ficou bem barato para o Hamilton… no minimo um “stop and go” ficava de bom tamanho.
Como diz o famoso juiz… “a regra é clara”… e nesse caso deram uma solene “bica na regra” e por tabela um solene “bico na bunda” da Renault.
Segue o jogo… dá proxima vez o Petrov da um “stop in the button” do Hamilton…
abraços
Imperador
e completando acho que o grid deveria ser formado por 23 LH, a F-1 ia deixar de ser monotona!
Sempre temos os privilegiados. Desde o início da carreira na F1 Hamilton, teve esta conivência.
A mesma conivência que sempre houve com o Shumacher nas diversas atitudes suspeitas que ele aprontou.
A última foi a simulação de acidente no treino de Mônaco.
Concordo com o Gustavo em termos de Frescauras demais na F-1, também com FG em perseguição a mclaren, eu também acho que a regra não é para na tentativa de pegar o vacuo e sim em uma ultrapassagem quando o adversario tira de lado para dar o bote, ele vem com muita ação, ai o cara da frente fecha a porta par um lado, o cara da uma beliscadinha no freio tira para o outro lado e vai! mas… se o da frente também puxa para o mesmo lado a coisa complica, ai tem que grudar com forçao nos alicates dos freios, dai sim merece punição mais severa.
exato.
como está ali em cima:
b) Overtaking, according to the circumstances, may be carried out on either the right or the left. However, manoeuvres liable to hinder other drivers, such more than one change of direction to defend a position, deliberate crowding of a car beyond the edge of the track or any other abnormal change of direction, are strictly prohibited.