MENU

segunda-feira, 12 de abril de 2010 - 12:32F-1

UM É POUCO

SÃO PAULO (dois tá bom) – A Bridgestone não se manifesta, e a FIA está desesperada para acertar logo uma fornecedora de pneus para o ano que vem. A Michelin diz que topa, mas quer concorrência. Nada de desfilar sozinha. E outra: estão pensando em rodas de 18 polegadas no lugar das 13 de hoje, com pneus borrachudos. Uma coisa meio tuning, perfil baixo, sabem como é? E as equipes topam sem maiores problemas.

Difícil prever o que pode acontecer. Pelo jeito, as coreanas podem se apresentar para entrar na brincadeira junto com os franceses. Fato é que uma decisão não pode demorar muito. Daqui a um ou dois meses as equipes começam a trabalhar em seus carros de 2011.

32 comentários

  1. Lio disse:

    Por mim acho otimo varios FORNECEDORES concorrencia é sempre melhor…isso no mundo todo ..agora quero ver esses pneus novos coreanos vendendo para carros de passeio aqui no Brasil também…

  2. Luiz Leite disse:

    Já estou até imaginando a Ferrari do Massa com
    pneus Hankook / Kumho. Dá-lhe Coreia.

  3. RMTA disse:

    Na minha modesta opinião, uma briga entre Michelin e Yokohama seria bem interessante, dado que a japonesa faz excelentes pneus de rua e de competição, e a Michelin é, notadamente, a melhor fábrica de pneus do mundo, hoje.

  4. MSM disse:

    Que pepinão esse!!!
    Não sou a favor de ter mais de um fornecedor numa categoria. No caso da F1, não trouxe nenhuma mudança qd tinham duas. Essa mudança de tamanho teria que ser muito testada para ver se traria benefício para as corridas. E quanto a entradas de outras fornecedoras, tem que fazer muito investimento, muito teste e não entrar de uma hora para outra, poderá causar sérios acidentes.

  5. Afonso Sousa disse:

    Roda aro 18″ na F-1????

    Da licença que vou vomitar…..

  6. Felipe Hulkenberg disse:

    Seria o máximo ter rodas de 18 polegadas na F1. Acho ridícula esta história de F1 com rodinha de triciclo. Coisas de Max Mosley.

    Bienvenu au Formule 1, Michelin…

  7. A Falken Tires é uma que tem muita capacidade pra F1, mas tem que ver interesse. Eles são famosos no ramo de tunning.

  8. edu disse:

    DO JEITO QUE TA AVACALHADA ESSA F1 VAI ACABAR DE PNEU RUSSO FABRICADO NA CHINA KKKKKKKKKKKKK

  9. André Silva disse:

    O que a Goodyear está esperando pra voltar ? XD

  10. jackie chan disse:

    No caso da entrada das coreanas, hankook ou kumho, eu não sou da opinião de que levarão surra da michelin. Pelo que conheço da competitividade desse povo, tratarão de arrumar tecnologia, nem que seja “roubando” engenheiros das concorrentes, como a hyundai/kia tem feito, pra não fazer feio. Dinheiro pra isso têm.

  11. André França disse:

    nada com consultar direto na fonte:
    http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/technical_regulations/8712/fia.html
    Item 12.4.4, quarto hífen diz:
    “- the tyre mounting widths are 12” (304.8mm +/-0.5mm) front; 13.7” (348.0mm +/-0.5mm) rear ”
    ou seja, 12″ na frente, 13.7″ atrás
    No sexto hífen:
    “- the outer lip diameter is 358mm (+/-1mm) ;”
    ou seja, as rodas são de, aproximadamente, 14″ (igual a de um palio =D)
    se alguém entender diferente, fala ai =)

  12. RMTA disse:

    Flavio, a referida matéria no site Grande Prêmio cita que a Michelin quer que a largura da banda de rodagem dos pneus passe de 13 para 18 polegadas, e não o diâmetro das rodas.

    Favor checar a informação.

    Até!

  13. André França disse:

    Olha, até onde eu li (e entendi) da reportagems, vai aumentar de 13 para 18 polegadas a LARGURA dos pneus…
    “Tem sido especulado que a Michelin deseja a ampliação da largura dos pneus de 13 para 18 polegadas. Estes mesmos rumores apontam que, se esta mudança for implementada, Yokohama e Dunlop também teriam interesse. ”
    Na minha ignorância, aumentar largura dos pneus é interessante, apesar de que 18″ daria quase 46cm de largura…
    Acho que a informação está errada na reportagem: vale a pena checar.

  14. Vládesk disse:

    Existem i30 de outras cores sim. É que a Hyundai traz para o Brasil apenas o preto e o prata. Muito aliás, por culpa nossa, já que brasileiro só parece gostar de carros destas duas cores.

  15. Tohmé disse:

    Atualmente, as Coreanas têm tecnologia para fazer pneus de F1. Principalmente a Hancook

  16. Flavio Perillo disse:

    Neste caso dos pneus de perfil baixo e que as equipes terão que trabalhar mais com a suspensão do que com os pneus.

  17. Aliandro Miranda disse:

    Esperta, a Michelin.

    Quer concorrência, para provavelmente entrarem os coreanos e dar uma surra neles.

  18. Flavio Bragatto disse:

    Mas não foram eles mesmos que saíram pq a concorrencia com a Bridgestone depois que foi abortado um jogo de pneus para a corrida toda seria desleal?

    Eles tinham cacife para fazer um excelente pneu para durar a vida toda e aderente… imagine se isto não fosse mais necessário.

    A verdade é que pneu faz toda a diferença.

  19. Zé Dirceu disse:

    Onde está “Acorda”, leia-se ” A cor da”. Onde está ” desconecessem “, Leia-se “Desconhecessem”.

  20. Zé Dirceu disse:

    Falando em coreanas. Qume sabe até a Hyundai não decide vir para a Fórmula1 devido ao sucesso de seu i 30 que vem com “rodões”. KKKK.

    Acorda Hyundai deve ser preta, pois prata já é da Mercedes e eles desconecessem outras cores. Seus carros quando muito são “Champanhe” (Tucson), pois nunca vi i30 ou Azera que não fosse preto ou prata. Por isso prefiro a linha dos anos 70 da VW Brasília, que tinha mais cores, como demonstrado em um tópico recente aqui neste maravilhoso blog.

  21. Rodas de aro 18″? Que eu saiba, os pneus de perfil alto, hoje utilizados, fazem parte da suspensão e da transferência de energia centrífuga, no aponte das curvas, por flexionarem lateralmente. Pneus de perfil baixo não prejudicariam esta relação? Os carros não sairiam quicando nas curvas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *