DE DENTRO
SÃO PAULO (insano) – A dupla italiana Moreno/Bonato vinha logo atrás de Kubica ontem, no Rali Andora. Neste vídeo on-board dá para se ter uma ideia da dificuldade e do perigo do trecho. Aos 3min15s (valeu, Capelli), a chegada ao local onde Kubica havia acabado de bater. O navegador do polonês acena para os italianos, um blogueiro aí embaixo acha que ele sinalizava o pedido de um celular. Não há comunicação de rádio com o piloto e navegador, alertados por uma singela bandeira amarela poucos metros antes do acidente.
Rali é um negócio perigoso demais. Eu adoro, sou fã, mas os protocolos de segurança têm de ser revistos, por mais que se saiba que há 20 ou 30 anos as coisas eram absolutamente primitivas, quase medievais.
Os italianos pararam o carro na hora, claro, para ajudar Kubica. Nota-se que Bonato saca um celular na hora. O que assusta, em ralis, é a falta de coordenação de comunicação, ou monitoramento dos carros de forma que um acidente possa ser reportado imediatamente não só às equipes de socorro como, também, aos outros pilotos. Não me parece algo tão difícil. Mas, igualmente, não devo ser o primeiro a pensar nisso, e é claro que existem esses procedimentos. Só que eles ainda têm falhas.
Com a palavra, meus amigos ralizeiros.
Será que não havia uma câmara a bordo do carro do Kubica?
Se havia, onde terá ido parar?
Não adianta! Os europeus adoram estes tipos de prova, seja de carro ou de bicicleta. Viram aonde fica o público? Nas entradas e saidas de curva, de preferencia num lugar aonde haja a possibilidade de alguma porrada. Vi no Youtube. O carro está lá se desmanchando como liquidificador e o público já está correndo pra ajudar. É a maior farra! Correr com estas máquinas tendo fitas amarelas ou árvores ou pés de uva ou público ou um abismo (ou nada disso) como guard-rails é quase roleta russa. E tem piloto à beça correndo e mais gente ainda assistindo…!!!!!!!
Muito esclarecedor!!!
Simulação do que houve com acidente do Kubica, falta de segurança total.
http://www.youtube.com/watch?v=t-Q2MFkiaj8&feature=player_embedded
Rallye é isso mesmo!!! Mas que a organização foi falha, não há duvidas. Vcs já viram um Rallye Provincial na Argentina? Lá vcs vão ver o que é falta de segurança. Mas, quem gosta anda e pronto.
Caracas, coisa de maluco… E levou uma hora pra tirarem Kubica do carro, ainda por cima. Um piloto do naipe dele não deveria se arriscar num evento desses. Correr num rali mais organizado e numa pista menos insana, tudo bem. Mas aquilo ali é de arrepiar.
A estrada é muito linda, mas chamar de “pista” é sacanagem, parece um corredor, de tão estreito… correr ali…
Tomara que consigam imagens de dentro do carro do Kubica, para entendermos melhor o que aconteceu…
A primeira impressão é de que a organização da prova foi deficiente em relação a resgates emergenciais.
Na prova de subida de montanha que aconteceu aqui no Paraná, aquela em que um Subaru caiu ribanceira abaixo, o nivel de segurança da prova era alto. Nas curvas mais perigosas havia sinalização especial, extremo cuidado com os locais onde o publico podia ficar, fiscais de pista a cada 200 metros aproximadamente, todos com radios para comunicação em casos de acidente. Quando o Subaru caiu, todos foram alertados rapidamente pelo radio, assim o próximo piloto que subia foi segurado bem antes do local do acidente.
Não concordo Flavio… acho que tem que ser assim mesmo… ai destacamos pilotos de pilotos…. quer segurança…. joga Playstation…o rally é na minha visão a unica categoria que desafia a coragem dos pilotos… o resto ja virou uma chatice cheias de regras… a F1 mesmo é uma categoria muito segura… o próprio Kubica mesmo provou isso… mas e ai? Quando vejo um video qualquer de rally sinto muito mais emoção do que na F1, gosto do inesperado, do desafiador…
Este acidente foi uma fatalidade.
Se há culpa a ser atribuída ela recai sobre a autoridade de trânsito de Andorra pela má instalação dos Guard-Rails, nunca vi uma coisa dessas, um dispositivo de segurança ser a causa da gravidade do acidente. Reparem nas fotos que o carro está “inteiro”, não houve recuo da estrutura do paralama dianteiro esquerdo para dentro do habitáculo, nem mesmo da parte mecânica.
Os carros de rally são hiper seguros, quem fala que a segurança não acompanhou o aumento da performance não segue de perto o esporte. Aqui um exemplo http://www.youtube.com/watch?v=Xc58k3iqB3Q , Latvala desce um enorme morro aos capotes e nada de grave acontece. Inclusive o carro foi inteiro reconstruído e voltou a correr.
A FIA é extremamente cautelosa com rallies devido ao ocorrido com o grupo B e os graves acidentes que levaram à sua extinção. Todo ano entram em vigor novas normas de segurança mais rígidas é só ler o CDI no site da FIA para ver como este aspecto é levado a sério. Porque tamanha paranóia? Porque justamente em rallies é impossível se conseguir atingir a excelência de autódromos na logística de resgate.
Apesar de tudo, nenhum protocolo de homologação jamais irá prever um guard rail mal instalado desta maneira. Se fosse em um autódromo aconteceria exatamente a mesma coisa, qual carro é blindado contra esse tipo de objeto cortante?
Quanto à logistica de resgate, penso já ter sido bem explicada em um comentário anterior.
Abraços!
Se o kubica caisse em algum desfiladeiro como alguem comentou não iria acontecer nada. Veja esse vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=VrRNxB3i9rg&feature=fvst
Os ralis de alfalto na Europa são sempre assim, estradinhas curtas. O kubica sabia disso muito bem e é por isso que ele, o Raikkonen, Rossi amam esse esporte. E muita gente aqui também. Agora gente que se assusta com as imagens da estradinha é pq nunca viu uma competição de rali da vida. Só assistem o que a Rede Globo oferece com a sua F1 e suas pistas chatas com areas de escape infinita. Ano que vem o Kubica tah de volta disputando esse mesmo rallye.
Se Monaco é perigoso, isso aí o que é????
Caro Flavinho,,
Tenho muitas horas de voo nos rallyes ( de 1965 a 1985 )
Campeontos Paulista , Brasileiro , Sul Americano., Mundial ( Argentina 1985)
Nos Rallyes de Velocidade ( vc anda CONTRA O RELOGIO ) em estradas (de terra ou asfalto ) totalmente fechadas ( As provas são validas para campeonatos Nacionais, e Internacionais incluindo Mundial )
Nos de Rallyes Regularidade ( vc anda COM O RELOGIO em estradas ( de terra ou asfalto ) totalmente abertas ao trafego.-
O 1o Rallye Internacional no Brasil foi organizado pelo ACP ( Automovel Clube Paulista ) em 1979,,,com a participaçao de pilotos e carros estrangeiros
O 1o Campeonato Brasileiro de Rallye de Velocidade no Brasil aconteceu em 1981
Nos rallyes de velocidade- o trecho é conhecido antes da prova,,e piloto e navegador juntos devem fazer um levantamento dos techos cronometrados ( PCs ) ,,para saber o grau de dificuildade das curvas e a extensao das retas,, –
Nos reconhecimentos ( levantamento ) dos trechos o PILOTO que dita ao NAVEGADOR o grau de dificuldade das curvas,,
Durante a prova ;
O NAVEGADOR que canta ao piloto , em codigos pessoais o que o piloto identificou durante o levantamento
PILOTO E NAVEGADOR ( ou CO-PILOTO ) devem estar 100 % conectados…trabalham em conjunto,, se um dos dois errarem , acidentes até fatais poderão ocorrer..
GPS,- Estive acompanhando in Loco- o Paris Dakar de 1985
( Nesse Rallye de 1985 nao era permitido fazer um levantamento antes da prova para identificar os trechos ,,)
– Tierry Sabine ( organizador ) ainda estava vivo.. ele se preocupava muito com a segurança dos participantes ; e qqr acidente,,era imediamente comunicado,, pelos fiscais da prova – isso ha 26 anos atras !!..-
Jantei no deserto do Saara,de bandejinha,,oferecida pelos organizadores atraves da Africa Tours Expedition, juntamente com alguns pilotos da F- 1 que participavam da prova ..- Henry Pescarollo, Jacky Ickx . Jean Pierre Jarrier,, Jean Pierre Jabouille…e tbm com a princesa Caroline de Monaco que acabou se acidentando com a capotagem de seu caminhao e foi imediatamente resgatada por helicopteros que acompanhavam os Rallyes,,-
Pilotos de F- 1 sao apaixonados por Rallyes,,-
Varios deles..iniciaram suas carreiras vencedoras, nos Rallyes..- é uma escola, maravilhosa–permite vc testar seus reflexos nos horas dos imprevistos.. que sempre aparecem durante uma competiçao;;
Hj em dia,, com a teconoligia avançada,,,Um GPS acoplado a um radio Via satelite,e ,instalados no carro de Rallye iriam detectar imediatamente o local e hora do acidente,,-
abraçao e saudaçoes ralizeiras,,
do amigo ” Águia ” from Floripa..
Da mesma maneira que é perigoso, é espetacular!
A estrada é fantástica, e pilotar um carro nela deve ser uma experiência incrível!
Se eu fosse o Kubica, não ia parar de correr nesses eventos não…
essa pista ou bate no barranco, no guard-rail ou cai na ribanceira…
Loucura, pista estreita e escorregadia, vários abismos sem proteção nenhuma (já pensou se o Kubica saísse da pista em um deles?), os guardrails não têm suas extremidades voltadas para o solo, como acontece até no Brasil. Aliás, se fosse no Brasil, iam cair matando, dizendo que o país é atrasado (e é!) e os organizadores da prova uns irresponsáveis.
Que lugar lindo!
Pra andar de bike….
Não existe Rally com segurança como a de pista, por isso é que é Rally, deu azar.
Se é paixão ou não, se é vicio ou não, se é coragem ou não?- Não vem ao caso agora. O que temos a lamentar éo fato da inexistência de Segurança neste tipo de evento. O que vemos pelas competições de Rallyes pelo Mundo afora, é o risco total do tipo: que se dano o doido que está pilotando a bagaça. ZERO é a segurança nos trajetos a serem percorridos e, ainda não sei por que a FIA ainda autorização uma porcaria dessas. Não estou falando de segurança dos carros, estou me referindo aos locais e percursos desafiadores, perigosos e tenebrosos que existem na Europa e demais locais pelo mundo. Lamento pelo Kubica, mas espero que este infortunio sirva de exemplo para que providências sejam rigorosamente tomadas no item segurança em prol do Rallye que é um esporte maravilhoso
Rally é isso, piloto de ponto é isso, andando acima do limite. Não tem nada de absurdo, nada e inconsequente. Rally é mais seguro do que andar em SP sábado de madrugada e quem participa sabe o risco que corre.
Graças a Deus o Kubica não estragou nada na cabeça, coluna e não perdeu a mão, logo estará de volta.
E repito, não só rally, mas qualquer esporte a motor (até aquele kart indoor de final de semana) é assim: arriscado. Tem que gente que gosta e p/ quem não gosta tem playstation, autorama, desenhos da Pixar, coleção de hotwheels, etc…
O rali é apaixonante por causa disso. O limite, a velocidade e o perigo em que em nenhuma outra categoria tem. Nós estamos muito acostumados com a f1 em que parece mais um video game que eles entram na f1 e nem passa na cabeça que podem morrer, claro que todo piloto quer segurança, mas o que dá o tesão de dirigir carros é o perigo do esporte.
Como disse Jacques Villeneuve ” Antigamente era seguro transar e correr perigoso, Atualmente é perigoso transar e correr seguro”
Nossa Senhora! Imagem marcante o guard rail fincado no carro como uma faca…fatalidade total tbém.
Esse polaco tem é que se benzer!
abç a todos
Por isso que no Rally eu prefiro a modalidade de cross-country – em campo aberto (geralmente estepes/deserto). Nos Rallies Raid da vida até tem trechos que são feitos de estradinhas sim, mas com cautela não se corre esses riscos. Ainda assim tem gente que fala que é mais perigoso, vai entender. Pra mim Rally de verdade é Rally Raid/Cross Country.
Esses Rallies de tomada de tempo em estradinha beira-abismo é um negócio pra lá de perigoso, e se tem asfalto ainda é pior porque o carro fica mais veloz, qualquer errinho é fatal. Se eu fosse o Kubica e visse a estradinha antes de começar a correr com o carro, eu primeiro de tudo pensaria na minha vida e depois na carreira na F1. Se meter nisso é risco demais à poucos dias do início da temporada 2011.
Consulte as estatísticas antes de emitir opiniões baseadas no vácuo. Cross Country é muito mais perigoso do que velocidade, justamente porque a logística de resgate é mais complicada.
Robert Kubica, antes do acidente tanto entrevista http://www.youtube.com/watch?v=_jNNsErU4oc&feature=related
Detectar o acidente é só parte do problema. É praticamente impossível manter um aparato de socorro próximo ao mesmo, para atendimento imediato. Por isso que após o acidente do Lauda em Nordschleife, p.e, o circuito foi sacado da F1.
Me impressiona sempre, quando dos tempos do Grupo B, nenhuma tragédia enorme aconteceu, com pilotos e espectadores.
Espero que o Kubica saia dessa. É um grande piloto, com um futuro brilhante pela frente!
O Grupo B acabou por causa de acidentes gravíssimos matando competidores e espectadores! Isso gerou uma revolução nas regras do rally.
Coisa de doido .
Rali no asfalto não tem nada de legal não.
Me espanta o fato de não haver uma quantidade maior de acidentes em rali principalmente com as pessoas que assistem. Frequentemente se vê pessoas à beira das estradas e carros passando a milhão por elas. Como os ralis não deixarão de existir – até porque muita gente curte e vendo o vídeo dá uma adrelina enorme e vontade de pilotar um carro desses!! – faz-se necessária a adoção de sistemas mais eficazes de comunicação e prevenção de acidentes com os pilotos e com os moradores locais de onde ocorrem as provas.
Cena terrível e esse acidente trará, ainda que tarde demais, uma mudança de paradigmas de segurança para esse tipo de competição. Força Kubica!
Isto é para poucos, com muita coragem, por isso velocidade não é brincadeira.
Muito bom o que os italianos fizeram, pararam na hora para ajudar.
Espero a recuperação de Kubica o mais breve possivel, e que ele volte a pilotar nestas “estradinhas” que tanto deve adorar.
Pqp!!! Que estradinha foda!!! Já pensou descer isso ai de barra-forte sem freio????
só louco memso faz isto!
Olha só, o guar rail que atravessou o carro:
http://img683.imageshack.us/img683/1953/clip2z.jpg
http://img89.imageshack.us/img89/1238/clip3y.jpg
Existem normas de instalação de guard rail… nao é possivel que esse tipo de coisa ainda aconteça.
Flávio, apesar da gaiola e da fixação do piloto ao banco serem na maioria das vezes excepcionais, fico imaginando porque não instalarem airbags nos carros de rally. Sei que inúmeras vezes baterão e continuarão na prova (no caso de airbags talvez não fosse possível) mas evitarão danos de pedaços de árvores e animais atropelados que a gaiola não impede que atinja os pilotos. É impossível?
Poxa, vendo os videos, ele teve muita sorte de não morrer… somando esse e aquele da formual 1, ele ja ta fazendo hora extra. Uma chapa do guad rail invadiu o carro, pode ser visto aos 3:33…
Rali
Tá certo, é arriscado. é perigoso mesmo esse esporte. Mas…. Deixar Rails na altura que estão lá é loucura. Uma hora ou outra a coisa mal feita aparece e quem paga a conta é sempre o piloto.
É por isso que sempre falo dos problemas no nosso “templo”
Vcs que vão correr lá no próximo final de semana pelo menos deem uma volta a pé pelo circuito pra ver como estará pra vcs nesses dias.. Só por precaução, sem polemicas ou coisa parecida. Prestem atenção lá na retinha do lago onde tem a tão famosa grama”sintética”. Uma inovação.
Ela tá em sua maioria solta, faltam pedaços, e esses estão espalhados pela area de escape por lá. As zebras e lavadeiras da Chico Landi estão com sua drenagem entupida, se houver chuva nos dias de treinos e corridas, elas reterão a água formando pequenas poças, uma após a outra, e isso é muito perigoso pois é onde justamente os pneus se apóiam para a subida do laranjinha. Pra escapar lá é muito fácil, e se o carro for em direção ao pneus a pacada pode ser grande. Outras zebras estão com problemas também, aquela antes da curva do “S”, logo depois do laranjinha está muito problemática, se bem que ali a velocidade é um pouco menor e a area de escape é grande. Outro problema grave é o muro ” bate e volta” na curva do café.. Ele foi feito pra segurar outro tipo de carro, diferentes dos que andam nos regionais. Sem contar que faltam neste muro algumas cintas que o prendem, e a espuma já está sofrendo com o sol, chuva, e os gases dos escapes dos carros todos que já andaram por lá desde a sua colocação, está faltando a capa protetora que é indispensável nesse tipo de proteção física… A lona que cobre os pneus lá no “S” do Senna está solta a alguns meses já, no Laranjinha a proteção de pneus está deformada em virtude de um acidente com um omega desde o pneultimo treino deste ano…. Alem de outros problemas menores, como a própria limpesa da pista do matoe do lixo acumulado. Na entrada e saida dos boxes se chover forte a água está empoçando por lá..
A pista de serviços da reta oposta está novamente com problemas sérios no local do desmoronamento do ano passado, foi concertado por ocasião do Gp de F-1, mas novamente está com problemas por lá….É só pra ficar sabendo…
Essas informações podem ser comprovadas só com uma caminhada pela pista, é bom saber exatamente o que vão encontrar por lá..Não quero aqui acusar ninguem de negligencia ou outra coisa parecida, mas acho que quem administra o autodromo podia pelo menos avisar os pilotos dos problemas que a pista está nos mostrando.
E se possível explicar para quem realmente paga tudo por lá ((( pilotos e equipes))))quando e como esses problemas serão sanados, ou melhor, por que chegaram a esse ponto…
Se bem que eu particularmente acho difícil alguem da adm do autodromo, da SPTURIS, ou prefeitura darem satisfação a alguem sobre como se trata o templo hoje….
No mais boa sorte pra todo mundo, bom final de semana de velocidade no nosso “templo”. Nosso,,, não deles….
Flavio
O que um piloto de F1 as vesperas do inicio do campeonato estava brincando num Rally?
Teve uma evolução imensa dos carros.0 a 100 em menos de 4 seg.Tal evolução não foi seguida pela segurança.
Reparem no guard rail cravado e torcido na frente do carro. O carro bateu, separou o guard rail provavelmente numa emenda e ao mesmo tempo que entrou no carro o segurou, fazendo-o giral quase 180°
ainda bem que so aconteceu isso se tivesse caido numa dessas ribanceiras já erá –
Torço muito pelo KUBICA eu gosto muito dele na minha visao tem um estilo Senna de dirigir – se dessem uma Mc Laren ou Red Bull pra ele éra campeao na certa
A probabilidade de acidente andando de forma civil nesse lugar já é um fato . Em se tratando de rali então o risco é altíssimo. Pelo que vi de imagens com o guard-rail entrando no carro como uma lança, até que o Kubica teve muita sorte.
Vamos torcer para que se recupere logo.
Abç´s, Flávio
É normal ralis em estradas assim na Europa inteira. Vejam vídeos dos campeonatos francês, espanhol, italiano… são estradas asfaltadas, sinuosas, estreitas. Difícil dar algum problema (olhem a quantidade absurda de ralis que acontecem lá, e não se houve falar muito de ferimentos sérios ou mortes). O que aconteceu com o Kubica foi uma fatalidade, e agora todo mundo crucifica o rali como esporte perigoso. Então eu pergunto: que tipo de esporte a motor não é perigoso?
Dá pra notar no vídeo que o piso tá bem escorregadio, até o piloto fala para o navegador que “escorrega, né?” em um ponto do vídeo. Provavelmente foi a causa do acidente do Kubica. E o que feriu ele foi o guard-rail que entrou pela frente do carro – isso sim eu achei tosco, pois os guard-rails normalmente deveriam ter as extremidades arredondadas, caso contrário viram verdadeiras lâminas em uma batida desse tipo. Quanto ao celular, todos os carros levam um, o que me leva a crer que o celular do navegador do Kubica foi danificado no acidente quando o guard-rail entrou pelo carro.
O Kubica podia muito bem ter morrido naquela panca que ele deu em Montreal em 2007, escapou por MUITA sorte. Agora, deu azar. Qualquer corrida é perigosa. Torço muito pela recuperação dele, é o meu piloto preferido do grid atual. E espero que ele não desista dos ralis no futuro, pois é um tipo de esporte em que o piloto que realmente gosta do que faz pode desfrutar ao máximo, sem essas aporrinhações de imprensa, marketing, showbiz e regras idiotas. Kimi Raikkonen que o diga.
É Eduardo, mas ano passado morreu um piloto neste mesmo rali! (http://www.youtube.com/watch?v=N6Uz0JBeTh4)
Nada é aceitavel quando se perde uma vida.
Flávio. A Copa Peugeot de Rally de Velocidade no Brasil, todos os carros tem rádio comunicação, que são obrigados a testarem com a direção de prova antes de largarem na prova. Em intervalos de KM existem rádios nos carros de seguranças para relatar as passagens de cada carro. Todos os carros largam de 1 a 2 minutos de intervalo entre eles. Então em caso de acidente, o piloto que larga imediatamente após o acidentado chega ao local 1 a 2 min após o acontecido. Com isso a comunicação do acidente é bem rápida.
Nas provas do Brasil, existe uma regra que em especias maioires de 15 Km, deve exixtir uma ambulância UTI MOVEL, a cada 14 KM. Era isso.
O Kubica é um dos pilotos que mais me agradam na F1.
Além de talentoso na pista, acerta carros muito bem e nunca o vi ser antipático. Vamos torcer pro polonês se recuperar!
Não sei pica de rali. Mas que tem de ser galo, ah, isso tem.
Sem querer parecer desumano, mas já corendo esse risco, convenhamos: corridas são uma profissão naturalmente perigosa. Não dá pra achar que um dia essas coisas vão deixar de acontecer. Vejam a m**** que virou a F-1 com seus “tilkódromos paladinos da segurança”. Não nos esqueçamos que a excência da coisa é o limite, e às vezes, por mais chato que seja, ele acaba sendo cruzado. Sério, pra não ter pelo menos um mínimo de risco, só se automobilismo fosse praticado com carrinho de bebê, numa sala acolchoada, de repente.
Caraca, dá medo de andar até de bicicleta nesta estrada!
Não exagere, é que a prova era mal organizada mesmo, isso jamais aconteceria em uma prova do WRC. Repare que a pista não é adequada para rali, alguns guard-rails eram excessivamente altos e não havia proteção alguma em suas extremidades.
O grande problema é que italiano já não é lá muito bom nessa coisa de organização e ainda por cima se tratava de um evento menor, logo era de se esperar que as coisas fossem precárias.
E… uma hora para socorrer o piloto? Chama o resgate dos bombeiros que é mais rápido, mesmo com o trabalho de tirar o piloto das ferragens.Incompetência italiana à toda prova.
caramba! também nessa pistinha, facinho algum carro ir ladeira abaixo ali!
Revendo o filme notei que existem carros da organização e até ambulancias bem nas saída de curva o fere qualquer norma de segurança. Mas os ralis são apaixonantes para quem participa e assiste exatamente por esta dose extra de adrenalina mas é óbvio que os carros evoluíram e a segurança não.
Caraca, só cabe um carro na pista com um puta desfiladeiro ao lado. Q meda!