AS PISTAS

SÃO PAULO (1 de 4) – A curva do Café não pode ser responsabilizada sozinha pelas mortes de Sondermann e Sperafico. Ela existe há 70 anos. Só que os carros que corriam há 70 anos eram bem diferentes dos de hoje. Por isso, o Café não precisa ser exterminado. Precisa, sim, ser estudado.

Do que estou falando? Da criação de traçados alternativos em Interlagos. Adequados às categorias que lá correm.

Para um monoposto, como um F-1 ou um F-3, o Café não é um grande problema. A pressão aerodinâmica desses carros é enorme e mesmo que ele tenda a escapar para o lado de fora da pista, isso acontece de uma maneira bem menos acentuada do que numa trapizonga como os tubulares estoqueanos. A FIA mandou mexer no muro para que em caso de batida ali, os carros da F-1 deem uma lambida na parede e fique por isso mesmo. É assim nos ovais americanos. É assim em muitas outras pistas que têm “retas-curvas” com muros próximos. Quanto mais próximos, melhor. Menor é o risco de ricochetear.

Ah, mas o Webber se estampou lá em 2003, e o Alonso também. Verdade, mas é bom que se lembre que chovia copiosamente. Webber escorregou e bateu. Alonso acertou um pneu no meio da pista. O problema, ali, é para outro tipo de carro. Não é coincidência que, recentemente, tenham morrido dois em tubulares e um numa moto. No caso das duas rodas, em 1992, quando houve uma etapa do Mundial em Interlagos, mandaram fazer uma chicane. Pronto, resolveu.

Vi hoje o sensacionalismo explícito no site Globo.com, com o título “O apelo de um pai”, algo assim. Era um texto do Galvão Bueno clamando por uma área de escape no Café. Entendo a preocupação do Galvão. Seus dois filhos correm nas cadeiras elétricas da Estoque (sobre elas, e outros carros, falo em outro post). Mas, tecnicamente, é uma bobagem. Área de escape ampla se constroi onde se chega em alta velocidade, não por onde se passa em alta velocidade. Onde tem freada. Ou, em casos isolados, em curvas como o Laranjinha — que além de cega, tem espaço para tal.

Fazer uma área de escape no Café é como mandar cercar um oval de asfalto e afastar as arquibancadas todas por dez ou vinte metros. Interlagos é, dentro do possível, uma pista segura. Tem esse ponto crônico do Café, que pode ser resolvido para algumas categorias com uma chicane como a proposta abaixo pelo Leonardo de Souza; tinha a antiga entrada da Reta Oposta, onde Berger bateu e o muro foi recuado; tem a segunda perna do S do Senna, com guard-rail muito próximo. E não muito mais. As áreas de escape asfaltadas são eficientes e, no geral, é um circuito que atende aos padrões da FIA, que não são pouco rigorosos.

Como dito acima, é preciso, porém, adequar o circuito às várias categorias que correm lá. A MotoGP, por exemplo, não vem mais por causa do Café. A Dorna já propôs, até, correr no sentido horário. Mas isso implicaria a realização de obras monstruosas. Mesmo assim, continua-se a correr de motocicleta em Interlagos, sem preocupação com o risco absurdo no Café — que matou um fotógrafo num “track day” no começo do ano.

Para a F-1, repito, o Café não representa mais riscos do que os muros de Melbourne ou Montreal. Riscos minimizados pelo downforce dos carros. Para veículos que desgarram fácil e de construção frágil, sim, é um ponto crítico.

Que se faça logo uma chicane. E o problema, ao menos dessa pista, está resolvido.

Das outras usadas no Brasil, aí é outra conversa. Tem lugar que é, de fato, perigoso demais para receber certos carros/motos/caminhões. Mas e a CBA se importa com isso?

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Dorival
Dorival
13 anos atrás

Oi Flavio, parabéns pelo seu comentário principalmente sobre a Globo (babacas), olha eu vi a foto que o Leonardo te mandou, e o que me chamou a atenção foi o que tem no fim da foto e esta esquecido. Sim, esquecido, o antigo traçado, eu sou um apaixonado por corridas, não sou especialista, mas que tal ao invés de se gastar uma grana enorme fazendo besteiras, por que não aproveitar o traçado antigo que esta ali atrás, e que com certeza modificaria a forma como os carros chegariam no café e assim se resolveria o problema, não sei se estou falando besteira mas nunca soube de um acidente no café quando se usava o traçado antigo.
Seu blog é o que existe de mais coerente sobre automobilismo no Brasil, continue assim.
Dorival

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
13 anos atrás

Concordo, mas na Narcar as pistas são mais adequadas.

Valente
Valente
13 anos atrás

Concordo com o Raphael. Precisa de área de escape. Precisa evitar a batida em “T”, que acontece quando o carro fica atravessado no meio da pista.
Se o carro atravessar na descida do lago ou na saída dao Laranjinha vai ser igual, mas lá tem a área de escape e o carro esparrama e fica por lá.

Batida em “T” não tem solução: pode ser em carro de corrida ou em carro de rua, vai detonar pois não existe massa metálica para absover o impacto. O “para choque” é a porta e logo depois o passageiro.

Pensem um pouco: não adianta culpar o fabricante do carro dizendo que o carro é fraco na lateral, que faltam tubos ali… ali é a porta, por onde o piloto entra em sai, e se encher de tubos o impacto vai ser o mesmo, e se o piloto precisar sair ou ser removido em uma emergência vai complicar.

Vejam o capote do Gualtinho em um Stock. Descascou o carro inteiro e graças a Deus ele saiu sem problemas e sem se machucar, pois o habitáculo ficou preservado.

As montadoras gastam zilhões em segurança automotiva e a cada ano aparecem novidades para tornarem os carros mais seguros, mas em uma batida em “T” só se consegue ter proteção e amortecimento contra o impacto se o carro tiver forma de disco voador ou de “donut”.

Eu voto pela área de escape, e exemplo do que foi feito com o “Muro do Berger” no Mergulho.

Claude Bes
Claude Bes
13 anos atrás

o maior exemplo que nao se deve afastar a area de escape e o acidente que vitimou o ayrton na curva tamburelo se o muro estivesse junto da pista hoje estaria vivo. outro exemplo o acidente do piquet nbateu de frente com o muro .porque a pista era muito larga.

Raphael
Raphael
13 anos atrás

Flávio, amo o automobilismo assim como vc e, imagino, como todos os que visitam seu blog diariamente. Eu visito diariamente. Você é uma referência para todos nós. Mas vou discordar da sua opinião sobre a solução da curva do Café. A ÚNICA opção que realmente vai reslver o problema é a área de escape. É a única maneira de evitar que o carro volte para a pista e fique à mercê de quem está vindo em aceleração total…Voçê comparou com os ovais americanos. Não é exatamente a mesma coisa. Nos ovais o piloto consegue ver com alguma antecedência uma batida que aconteceu à frente. A curva do café é um fim de uma subida, quando o piloto vê o acidente não há tempo de reação. Outra coisa: nos ovais o carro que bate no muro geralmente atravessa a pista até o outro lado, não fica parado de lado na pista, causando a batida em T. Quando isso acontece nos ovais, pergunte para o Alessandro Zanardi o resultado… Esse é o problema que tem que ser atacado na curva do café: não permitir que os carros voltem e fiquem atravessados na pista. Por isso a criação da área de escape é a solução. Os carros que saírem da pista naquele ponto, independente do motivo, vão ser nada mais do que isso: carros fora da pista. E aí o piloto volta para a corrida assim que possível. Qual a dúvida?? O custo de alguns lugares de arquibancada ou fazer com que espectadores vejam a corrida 20 metros mais longe? Chega a ser insano ignorar algo assim uma vez que já vimos o tipo de acidente que pode acontecer naquele local.

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
13 anos atrás

O Alonso acabou com a Renault no café e a coisa foi feia.

galileu
galileu
13 anos atrás

flavio, as gaiolas onde correm os filhos do narrador mor, são infinitamente mais seguras que essas antigas, são feitas em aço cromolibidênio, que por ser mais leve e robusto, podem acrescentar mais tubos em segurança do piloto.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Pessoal,

Este acidente foi consequência de uma série de fatores.
Os carros na minha opnião, que não é de hoje, são ruins, mas os pilotos, foram irresponsáveis, pois ouvi o pole, antes da largada falar que não havia andado no carro na chuva, nem em treino e estes na 3ª volta c/ bandeira verde c/ a chuva apertando, acelerando muito forte.
Caracas, são “profissa”,arrojados ou loucos mesmos.

MSM
MSM
13 anos atrás

Acabei de ver o acidente no JN, pois ontem estava assistindo a Truck aqui no RIo, foi um dos mais lamentáveis que eu vi desde que acompanho o automobilismo, digno de uma NAscar ou Indy. Sou a favor da área de escape, é só tirar a arquibancada e fazer um trabalho sério ali, que essas tristezas não acontecerão mais. O automobilismo é muito perigoso, mas certas mudanças podem diminuir, e muito os acidentes fatais.

jose luis silveira
jose luis silveira
13 anos atrás

Jornal Nacional noticiou agora que as corridas serão feitas em bandeira amarela na curva do café. A CBA vai esperar a FIA pronunciar-se.
É o abismo do absurdo!!! O responsável pelo autódromop passou à FIA a responsabilidade!!!!!!.
Atestado de insanidade pra todos os responsáveis por Interlagos. Ninguem assume. Ninguem tem idéia. Bando de capados! Homens sem bolas. Irresponsáveis!
O Cacá respondeu a minha questão sobre a velocidade no local. 200 Km por hora. É uma senhora panca.

marcão
marcão
13 anos atrás

É é assim mesmo o modelo de administração e gestão dessa corja!!!

Vem através de uma notinha ridicula e pronto… Hora bolas senhor engespone do caramba!
è assim? Só isso? com essa notinha de limpar o rabo vc acha que resolve as coisas?
Tenha a santa paciencia! Vc acha que todo mundo é idiota? Todo mundo viu o que aconteceu lá ontem, todo mundo sabe o que aconteceu com o piloto de moto á alguns dias atrás!!
É preciso determinação, coragem no mínimo pra gerir um complexo como este!!
O que vc fala do mato, das zebra entupidas? Daquele tapete verde sem vergonha que colocaram lá no lago? Estamos num paisi tropical e não precisamos de grama sintética nenhuma, só vcs é que tiveram a brilhante idéia de colocar aquilo lá…. Falar que aquele muro é o que á de mais moderno no mundo em se tratando de segurança é no mínimo uma piada de mau gosto!!! Esse seu murinho de ultima geração está matando! Será possivel que vc não ve isso?Que coisa, que absurdos ainda teremos que ler dessa pessoa…
Éééé´Kassab vc é responsável direto por isso aí que vc colocou no “Templo”,, tira essa ameba de lá se não vc vai acabar sofrendo as concequencias dessa aberração!!!

Tá louco, um caso tão sério e vem essa nota sem vergonha e resolve tudo? Da licença nem vale a pena se rebaixar a tanto pra comentar esse rascunhozinho de nadika nenhuma….

David Magno
David Magno
13 anos atrás

Na época também foi especulado sobre a pista de congonhas ser curta, muitos prédios altos proximos ao aeroporto, falha humana do copiloto, falha na aeronave…. não vi todas estas causas serem corrigidas em definitivo!

Penso que vai acontecer o mesmo, vão alterar alguma coisa na curva do circuito no maximo!!

Espero queimar a lingua!

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
13 anos atrás

Tudo que você escreveu está perfeito. Eu só gostaria de acrescentar que a Stock tem muitos carros na pista e quando alguém atravessa fatalmente é atingido.

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
Reply to  Mauricio Camargo
13 anos atrás

A Nascar também tem carro pra cacete. Isso não é argumento.

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Uma parcela da culpa é dos pilotos também. Eles são as estrelas do show mas agem como co-adjuvantes. Tratam o tema segurança como se alguém tivesse que definir tudo por eles. Na próxima etapa vão fazer homenagem ao falecido, os pilotos vão comentar muito mas daqui a 2 ou 3 etapas tudo será esquecido. Eles deveriam se organizar e exigir as mudanças que aumentem a segurança e caso não sejam atendidos, devem simplesmente se recusar a correr. Ao invés do Galvão Bueno ficar pedindo mudanças, ele deveria aconselhar o Cacá a liderar um movimento de pilotos neste sentido. Afinal o cara tem o respaldo de vários anos na categoria e tres títulos da Stock Car.

Vilchez
Vilchez
13 anos atrás

Impressionante ver esse vídeo do resgate do Gustavo feito por alguém da arquibancada. Posso estar enganado, mas me parece que não houve um cuidado ao segurar a cabeça do piloto para removê-lo do carro. Dá para ver que a pessoa que estava fazendo o resgate o solta (2:03 min. do vídeo). Acredito que ele já estivesse muito comprometido mas esse movimento brusco agravaria mais a sua condição (trauma de medula espinhal).
http://www.youtube.com/watch?v=lLH3AatS178

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Eu sou a favor da área de escape, recuem a arquibancada e coloquem alguns metros de espaço, que o carro bate e não volta pro meio da pista, fica na área de escape, simples.

Bill
Bill
13 anos atrás

E aí, será que o pneu traseiro direito montado ao contrário teve influência no acidente?

jefferson
jefferson
13 anos atrás

PRA MIM SE O CARRO NAO FOR COSTRUIDO EM CHAPAS DE AÇO COMO NA NASCAR NÃO HA COMO SE FALAR EM SEGURANÇA

a carroceria de fibra é ridícula

Carlão
Carlão
13 anos atrás

A CBA vai se importar a partir do momento que ninguem mais pagar por carteirinhas estupidas. E quando mais gente morrer em nossas pistas, menos carteirinhas vão ter. Aí ela vai se importar.

Não está na hora dos pilotos desse país se mexerem e dar as costas para a CBA ??? Boicote puro e simples ! E fundarem uma nova Associação de Pilotos, mesmo que tenham que ir á justiça ??? Se a CBA não presta pra fazer nada, por que pilotos tem que pagar a CBA ???

Amazing Spiderman
Amazing Spiderman
Reply to  Carlão
13 anos atrás

Pois é. Mas como tudo nesse mundo gira em torno do $$$$$$$$$$$$, os pilotos tão pouco se importando se podem sair da pista direto pro necrotério. O negócio é entrar dinheiro nas suas contas.

David Magno
David Magno
13 anos atrás

Parabéns pelo comentário!

Faço uma analogia com o acidente da TAM, sem maiores comparações, onde foram constatados que um somatório de erros foi a causa da fatalidade!

Em minha opinião quando muitas falhas de segurança são encontradas, como no acidente deste final de semana, demonstra uma total omissão das autoridades responsáveis! Cade o ministro dos esportes que so da entrevista sobre a COPA 2014!

Vejo declarações de reportes sobre a falta de segurança em pistas e carros, alem de equipes que contam com profissionais despreparados aumentando ainda mais o risco de acidentes (vide pneu do carro).

Quando um acompanhamento ou auditoria não é feita pelos orgão responsáveis, e falhas na segurança são constatadas eu acredito que os pilotos deveriam exigir condições de trabalho junto a seus superiores ou sindicatos! Mas eles aceitam estas condições calados, ou seja, também são indiretamente cumplices dos acidentes!

Abraços!

David – @davidcmagno

Amazing Spiderman
Amazing Spiderman
Reply to  David Magno
13 anos atrás

Se for o do Fokker-100, o problema estava em um defeito no reversor da turbina.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
13 anos atrás

Perfeito, Flávio.