GOLEADA DE PÊNALTI

SÃO PAULO (preciso, como sempre) – Andre Jung não está entre os maiores fãs das asas móveis e dos pneus da F-1 deste ano. Em sua coluna de hoje, nosso batera diz:

As medidas da FIA estão banalizando as ultrapassagens Não vejo graça em ver um carro veloz ultrapassando um pato manco, e isso é o que temos visto sem parar nas últimas provas. O constante cruzamento de carros com pneus novos e/ou macios e carros com pneus velhos e/ou duros, somado ao fatídico “Drag Reduction System” promoveu uma “goleada histórica”, mas feita com gols de pênalti.

Na mosca, também acho isso, como acho que apesar disso as corridas foram legais. É a grande discussão filosófica deste começo de temporada. Aproveitem e comentem!

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Fabio
Fabio
12 anos atrás

Qualquer feito para tornar mais disputados os GP’s é de grande valia.
Ver o Kobayashi rasgando a reta pra brigar com Hamilton e cia é maravilhoso.
Quando tem ultrapassagem o pessoal acha artificial, quando não tem se torna chato! Sempre vai ser dificil agradar a Gregos e Troianos. Eu estou achando maravilhoso, só tenho uma reclamação, a rádio Estadão Espn na Net tá com um delay em relação a TV, fora isso está ótimo essa temporada.

Benê Farias
Benê Farias
12 anos atrás

É tão emocionante quanto assistir ao líder ultrapassando um retardatário que tomou bandeira azul.

Pra quem prefere corridas cheias de ultrapassagens como a Nascar e a IRL, entendam que assistir a uma ultrapassagem bem feita é como comemorar a um gol no futebol. Tem varias partidas que terminam em 0x0, mas quando o cara trava os pneus na entrada chincane é como aquele golaço que desempata uma partida.
Enquanto isso, nos ovais a ultrapassagem é igual a uma cesta no basquete. Tem uma a cada meio segundo, quase não se comemora. Além do mais, tanto na bola ao cesto, quando nos ovais, o espectador fica assistindo por quase 2 horas, consumindo hot-dogs, budweisers, cokes e bigmacs, pra que tudo seja defenido nos últimos minutos.

Anderson
Anderson
12 anos atrás

Não entendo. Ficam procurando a fórmula das ultrapassagens, quando acham , muita gente reclama… Só sei que fã de F1 de verdade não gosta de ultrapassagens, esta é a verdade. Por isso que sou meio americano em matéria de gosta pra corridas. Não gosto muito de Fila 1ndiana.

Henrique
Henrique
12 anos atrás

Sei que ignorar a tecnologia pode ser uma tragédia mas sem que haja saudosismo, sou a favor da flexibilidade da volta dos Turbos, com os aspirados juntos em uma relação de capacidade cúbica distinta como ocorreu em 88 Os pneus e o DRS só estão servindo para iludir realmente a todos, pois não há mais qq graça em ver falsas ultrapassagens
Tem de haver proibição de trocas de pneus e reabastecimentos, assim não veremos a famosa estratégia vencer corridas(de paradas)
Deveriamos voltar tendo só 2 tipos de pneus para seco e chuva, quem poupar mais, quem tiver melhor acerto de chassis vai ter mais bananas para vender no final, assim como combustíveis.
Desta forma vai valer o piloto, o braço e o carro…
O kers preciso refletir…

Porque não liberam de forma controlada igualitaria as suspensoes ativas (só em corridas) em treinos não, e câmbio CVT
Troca deve voltar a ser em uma alavanca mesmo sendo semi aut abaixo como eram antigamente

eliminar este absurdo de botões e ajustes eletronicos, apenas inserir eletronica sem que se haja ajuste de piloto e em corrida, pq treinos deve voltar a ser a quantidade que quiser de combustível e volta lançada como era nos tempos de piquet e senna..

sei lá,….

está por demais superficial…

está ridícula…

Piazza
Piazza
12 anos atrás

Acho que algumas pessoas não entenderam bem a essência da questão. Botões, alavancas, dispositivos moduladores, peneus, aerodinamica etc, sempre fizeram parte integrante da F1, desde os tempos chamados romanticos. A formula máxima do automobilismo mundial é, acima de tudo, uma disputa de engenharia, tanto que os próprios pilotos costumam debitar aos carros mais de 70% das possibilidades de sucesso. Em termos filosóficos nada mudou, apenas evoluiu de acordo com as novas tecnologias.
Além do mais, dispositivos “push to pass” estão presentes na imensa maioria das categorias de competição pelas mesmas razões. Para evitar que o grande equilibrio construtivo dos carros produza corridas previsiveis e enfadonhas. O pulo do gato sempre foi, é e sempre será estratégico e de talento, tanto dos engenheiros, mecânicos e obviamente dos pilotos.

galileu
galileu
12 anos atrás

goleada de penalti e com o goleiro vendado, pura covardia.
jám postei que o dia em que essa asa não fechar na hora certa…

luiz alberto
luiz alberto
12 anos atrás

Pelo menos para mim a F 1 esta servindo para facilitar a minhas escolhas automobilisticas;explicando,veiculos fabricado pela dona da equipe rossa eu não compro mais,sê não respeita o piloto de sua equipe que pertence a seu maior mercado,nunca respeitará o conssumidor deste mesmo país,a outra é a escolha de pneus,nunca mais comprarei um pneu se quer,da ESFARELLI. Melhor é ficar com os confiaveis franceses ou alemães.
Essa asa movel não é nenhuma novidade,foi usada nos anos 60,lógicamente que não tão tecnológica e segura(bem mais que as antigas,que era acionada manualmente e por alavancas),más com o mesmo principio mecânico.foi banida na época por sua insegurança depois de um grave acidente.Eu acho que estes pneus ESFARELLI ainda serão responssáveis por um acidente de grande impacto,é só esperar que isto muito provavelmente irá ocorrer.Ai de quem se cobrará a responssabilidade .do fabricante,do Bernie ou da FIA.
Não tenho restrições quanto a asa,só acho que quem deveria saber quando e a onde usar é o piloto e não um burrocrata que nunca sentou num F1 para disputar uma corrida valendo campeonato. Tira o maxímo dos recursos do carro cabe ao piloto e o burrocrata(o burro é proposital)jámais saberá o que é “MAXÍMO´´pois todos optam pela mediucridades para “não se comprometer´´.Automobilismo é riscos,sempre foi.Os melhores pilotos eram os que com muita habilidade contornavam melhor os riscos atrás de uma vitória,os que não arriscavam muito sempre foram os vencidos-ESTA ERA A ESSÊNCIA DO AUTOMOBILISMO : VELOCIDADE,HABILIDADE,RISCO e DESENVOLVIMENTO DA MAQUINA.
******* VIVA O ENDURANCE QUE A TELEVISÃO NÃO CONSEGUE ESTRAGAR *********

Zé Fini
Zé Fini
12 anos atrás

Pode ter aumentado as ultrapassagens, mas não aumentou as disputas. Pq o carro que estiver com um pneu esfarelado não tem como disputar com quem tá com pneu novo.

Basta ver a facilidade da ultrapassagem do Hamilton sobre Alonso e Vettel e de Webber sobre Massa, Rosberg e Button.

Diógenes Pacheco
Diógenes Pacheco
12 anos atrás

Tô com Jung. Na covardia não tem graça.

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Diógenes Pacheco
12 anos atrás

Eu tbm. Em grau, gênero e número.

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
12 anos atrás

Desde 2009, estão tentando acabar com o excesso de aderência aerodinâmica, aumentando a mecânica para que seja possível acompanhar o piloto da frente em algumas curvas, chegar junto na reta e ultrapassar.
O que atrapalhou a medida foi a legalização dos difusores duplos por questões políticas.
As primeiras corridas de 2009 até que foram movimentadas no pelotão intermediário.
Mexer nos pneus eu acho válido, não é artificial. Facilita as ultrapassagens ao mesmo tempo em que elas ainda são defensáveis, mantendo o valor do piloto na negociação delas.
Com a proibição dos difusores duplos e do duto em F, e esses pneus Pirelli, acho que já teríamos mais ultrapassagens, corridas mais emocionantes e movimentadas sem o artificialismo causado pelo novo dispositivo. Vocês lembram como foram conseguidas a maioria das ultrapassagens do Kobayashi no ano passado no trecho final da corrida? Foi utilizando pneus macios quando todo mundo estava de duro. E teve disputa. A ultrapassagem do Barrichello no Schumacher no ano passado também foi conseguida de pneus macios. E, claramente, teve disputa.
Sinceramente, o DRS era desnecessário.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Dario
Dario
12 anos atrás

No Blog GP tem mais um exemplo do que era e deveria continuar sendo a F1, o Fernando Silva, além de fazer uma homenagem mais do que merecida ao Gugelmim, colocou este vídeo que demonstra muito bem o que são carros de competição de verdade: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=AMiMowhn1o4

edu
edu
12 anos atrás

SO QUE A FERRARI DE ALONSO NAO CONSEGUIU NO ANO PASSADO ULTRAPASSAR A RENAULT DO RUSSINHO TRANCA RUA

André
André
12 anos atrás

Eu concordo com o Andre Jung. Banalizar não era preciso, a Formula 1 tinha sim boas ultrapassagens, só que a maioria teimava em não ver. Os pneus OK, o piloto tem de saber administrar o desgaste e é puro mérito. Mas as asas, é só apertar um botão. Não é muito emocionante.
Ultrapassar com esta asa é na reta, do lado sem chance de defesa, e isso pra mim é PASSAR, como em um oval, e não ULTRAPASSAR. A arte de ultrapassar está nas tomadas de curvas, e estas asas facilitam demais em alguns momentos (não em todos).
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  André
12 anos atrás

Pior do que apertar o botão é o piloto da frente não poder se defender. É como se o goleiro num pênalti, não pudesse pular pra pegar a bola.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
12 anos atrás

Mataram a fórmula 1 ! Tudo falso, “me engana que eu gosto”, previsível, perigoso, artificial, sem graça, show criado para o “novo ocidente”, os novos ricos…
Nunca mais vamos ter corridas como até os anos 80. Quem viu, viu !!!

Piazza
Piazza
Reply to  Alfredo Gehre
12 anos atrás

Como previsível? Quem previu a belissima vitória do Hamilton ? E o 3° lugar do Weber ???

emenelsen
emenelsen
12 anos atrás

Concordo totalmente com o Jung; Tal qual o Fabio Seixas já comentara, essa F1 taí prá segurar a audiência, a grande massa de consumidores da RGT. Não é mais para aqueles – nós cinquentões – que vimos Emerson, Stweart, Lauda, Andretti, e que vimos um Senna fazer aquela corrida em Doningthon, em ver o Piquet fazer aquela ultrapassagem sobre o Senna em Hungaroring, ou o Mansell jantar o Berger na Peraltada por fora,…ou o pega do Villeneuve X Arnoux em Dijon.
Esse artificialismo no entando, é do mercado, ou se preferirem, do jogo.
Eu, particularmente, pela primeira vez desde que se transmite GPs pela TV, não coloquei despertador para assistir ao GP da China.
Aliás, quero mesmo é ver as DTMs (de preferência narrada pelo Edgar de Mello Filho), a LMS (aliás, não encontrei nada no site,….nem em “outras”). É isso, vou acompanhar a Le Mans, ver lá um Pescarollo e Cia, os Audis,…enfim carros de verdade, feitos pelos saudosos garagistas. Essa F1 que está aí, a caminho de uma Indy mais refinada, não dá!

bruno
bruno
12 anos atrás

Concordo com o guto , certíssimo
Adorei a F1 como esta agora, sou um pouco contra a asa movel mas mesmo com as asas moveis os pilotos conseguem defender bem as posições e o que faz a diferença é os pneus
Me cansava de ver as reclamações que antigamente tinha ultrapassagens e tals, agora reclamam que tem demais, não sei pq tanta reclamação, para mim são muito chatos
Tenho 20 anos e só acompanhei a F1 moderna, então eu não tenho um parâmetro com o “tempo” de voces, para mim está muito melhor esse ano que os ultimos dez
Vendo videos dos anos 70 e 80 acho a F1 daquele tempo sem graça, muito lenta e com carros feios pra caramba, além da evidente falta de segurança

Zeuxis
Zeuxis
12 anos atrás

Essa asa móvel não facilita tantas as ultrapassagens assim, mesmo com a asa é preciso de briga para passar, por isto não concordo com a coluna, caso em Monaco consigam ultrapassarem eu dou o braço a torcer e ficará comprovado a banilização, mas por enquanto é apenas uma forma para compensar a perda aerodinamica do carro que vem colado no outro, algo que não ocorria nos anos 80 para trás.

EduardoRS
EduardoRS
12 anos atrás

Pra mim esse tal DRS é gol de pênalti também, e com o goleiro de olhos vendados.

Não resolveram o principal, que é conseguir seguir o carro da frente de perto em curvas de alta. Daí remendaram onde era mais fácil. No me gusta essa F1.

Gustavo Mello
Gustavo Mello
12 anos atrás

Eu estou achando é bom. Não é verdade que é só chegar e passar, Alonso que o diga!! Vários pilotos conseguiram se defender bem nesta última corrida. Eu vejo o efeito desse dispositivo da asa como aquele de algum tempo atrás, de “pegar o vácuo”: também dificultava a vida de quem tinha que se defender. Eu acho que se os engenheiros deram um jeito de acabar com o vácuo o regulamento pode perfeitamente repô-lo. Talvez haja outro jeito, mas que esse está funcionando, está!

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Odeio comparações entre automobilismo e futebol, mas já que o Jung entrou nessa…

Bom, ele diz que o gol é o grande momento do futebol, assim como a ultrapassagem é o grande momento do automobilismo. Só que, até o ano passado, era como se tivéssemos 18 ou 19 jogos acabando em 0X0. No futebol, invariavelmente há pelo menos um gol.

O cabra acha que, reclamando da asa e dos pneus, é um fã “especial” do automobilismo, que se diferencia das grandes massas que só querem espetáculo. Bobagem. Uma coisa não precisa vir dissociada da outra.

E mais, com essa bagunça de asa, KERS e pneus, ficou interessantíssimo acompanhar as estratégias de times e pilotos. E estratégia faz parte de qualquer esporte.

Eu adorei a asa móvel. A tensão aumentando quando ela se abre e sabemos que o ataque é iminente. Como um míssil sendo armado. Ou um blower sendo acionado.

Em síntese: ficou legal pacas. Deixe de ser chato Jung!

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Achei boa a a idéia da asa móvel, mas não concordo com as regras de uso. Na minha opinião deveria ter acionamento livre por todos , em qualquer parte do circuito, seja para atacar ou defender uma posição. Fica a critério do piloto. Essa tal zona de ultrapassagem deixa tudo muito previsível e artificial.

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Leonardo
12 anos atrás

Também acho e agora na China foi ainda mais ridículo, pq, como a reta era muito grande, o ponto de acionamento do DRS foi encurtado em 150 m.

Sidney
Sidney
12 anos atrás

Reproduzo parte de um post retirado do blog do Fabio Seixas sobre o toque de Hamilton e Alonso na Malásia.
“A declaração é de Alonso, depois do GP da Malásia, comentando o problema na asa traseira: “Se o sistema tivesse funcionado, eu poderia ter ultrapassado Hamilton tranquilamente na reta e não teria que duelar roda a roda com ele, correndo riscos”.
Chama a atenção não a questão pontual, mas sim o conceito que até o espanhol _um dos pilotos mais agressivos da F-1_ incorporou do básico ato de ultrapassar.
Correr riscos.
Um conceito que parece disseminado hoje na F-1.”
Concordo que um dos problemas da falta de ultrapassagens na F1 também é dos pilotos, que não querem assumir risco algum.
Artificial ou não, a F1 está menos chata do que anos anteriores recentes.

Youssef
Youssef
12 anos atrás

Comentar? Como assim? O cara já disse tudo (como sempre).
http://www.blog-do-tiozao.blogspot.com

Nelson Carneiro
Nelson Carneiro
12 anos atrás

À primeira vista, o DRS é sim uma covardia. Porém, revendo a briga Schumacher vs Alonso no GP da China, fica claro que não tem DRS que impeça piloto de qualidade superior de mostrar como é que se defende posição. Impressionante como ele corta o Alonso em plena reta, anulando o efeito do DRS. Depois um tempo, porém, os pneus não deixavam mais que ele freasse igual ao Ferrarista. Mas eu acho sim que esse pega merece menção na discussão sobre o DRS.

Massao
Massao
12 anos atrás

É como dizem: não dá para deixar todo mundo contente.Penso que a maioria reclama demais.Ficam dando palpites de como deveria ser sem nenhum conhecimento.E pra mim a Pirelli não perde créditos por fazer pneus de acordo com o que foi pedido.A maioria das pessoas são muito chatas…

galileu
galileu
Reply to  Massao
12 anos atrás

massao, a opinião dos leigos é muito dura, os caras que não conhecem os fatos podem sim deturpar a imagem da pirelli, digo, isso aqui no Brasil, pois já escutei comentários, (o campeonato nem começou e jáfalaram no assunto), tipo não compro mais esses pneus, não duram nada, sério escutei isso de um motorista que trabalha comigo, e o cara não estava brincando.

SANDRO
SANDRO
12 anos atrás

Há algum tempo não temos visto ultrapassagens especialmente nas corridas de F1 porque os carros são muito iguais, entende-se que são 3/3 no grid, os muito rápidos que dividem os pódiuns, os do meio e os “pangarés”, com as mudanças impostas pra esse ano os carros de trás podem chegar e ultrapassar e se o carro ultrapassado for tão bom quanto terá a chance de chegar junto e ultrapassar novamente. Achei muito boas (as regras) pois caso contrário estaríamos vendo o Ingles atrás do Alemão até agora.

Dario
Dario
12 anos atrás

Que não dá mais sono e que aumentou o meu grau de atenção é indiscutível, mas não aumentou a emoção. Fica óbvio que o cara vai abrir a asa e passar, que os pneus vão derreter e o tempo vai despencar, tá artificial paca. Ao invés de ficarem inventando essas trapisongas mirabolantes e de fabricarem pneus que se desmancham, deveriam diminuir a pressão aerodinâmica e aumentar o grip mecânico com suspensões inteligentes (que podem e são usadas nos carros de rua) e com pneus de verdade, ai sim teríamos corridas de verdade, com ultrapassagens de verdade e com os pilotos podendo mostrar quem é quem de verdade. Pra provar o que digo é só ouvir o que o Hamilton diz neste vídeo : http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=T0m4oUNAQgU

Dario
Dario
Reply to  Dario
12 anos atrás

Só mais uma questão, o Adrian Newey é engenheiro aeronáutico e não mecânico, hoje a F1 não constrói mais carros e sim aeronaves terrestres com as asas invertidas.

Piazza
Piazza
Reply to  Dario
12 anos atrás

Não, meu caro, sua sugestão apenas produziria a famosa fila indiana sem graça e totalmente previsível.

Dario
Dario
Reply to  Dario
12 anos atrás

De maneira alguma meu caro Piazza, o que produz a fila indiana é o fato de estes carros terem uma pressão aerodinâmica absurda que impede a aproximação pela perda desta pressão no vácuo, se o grip voltasse a ser conseguido aderência mecânica e não aderência aerodinâmica, as corridas voltariam a ser emocionantes e porque não dizer verdadeiras.

alessandro neri
alessandro neri
12 anos atrás

A F1 atual continua um lixo e falsa. Asa que abre e pneus que são feitos para não durar ? Fala sério! Essa categoria já foi espetacular e interessante. Senna deve estar se revirando no tumulo de decepção com o que fizeram com a outrora desafiadora e emocionante F1.

Guto
Guto
12 anos atrás

Melhor goleada de pênalti do que um 0x0 sem graça :)

Igor
Igor
Reply to  Guto
12 anos atrás

Concordo Guto, o ideal que a goleada fosse de gols “normais”, mas na falta deles, ficamos com os pênaltis por enquanto.

Jonas
Jonas
Reply to  Guto
12 anos atrás

Guto, falou tudo!!

Estão de sacanagem falando que está artificial, está é legal pra caramba. Piloto largando em 18º, chegando em 3º e se tivesse mais umas 4, 5 voltas teria vencido.. Cada um que acha a estratégia e aprenda a economizar pneu.. Se foi ultrapassado numa volta por causa da asa, na volta seguinte de o troco..

Essa imprevisibilidade está muito legal, as corridas não são decididas mais nas largadas, existem muitos variáveis que faz com que fiquemos de olho até o final.

Leonardo de Souza
Leonardo de Souza
12 anos atrás

è, melhor ter corrida em que um carro 2 segundos mais rápido não consegue passar ninguém como aconteceu com o Heidfeld em 2008, quando tentava ultrapassar o Fisichella em Nurbugring.

Acho que têm gente que reclama demais, a ultrapassagem ficou banalizada? Sim,mais de que adianta ver uma corrida que nínguem passa níguem? ou vocês acham que o Webber faria uma corrida dessas na China em 2008 ou até mesmo no ano passado mesmo tendo o melhor carro? Se nas corridas em Ovais da Indy e da Nascar existem ultrapassagens “fáceis” pelas caracteristicas dessas pistas porque a F1 não pode ter ultrapassagens “fáceis” devido ao regulamento e aos pneus? Ou corrida de F1 têm que ser chata por natureza ? Prefiro ver uma corrida agitada com ultrapassagens “fáceis” do que dormir na metade dela por causa do tédio.

Gringo
Gringo
12 anos atrás

Eu já gostava do Kers, e para falar a verdade adorei a asa móvel, acho legal aquele abre e fecha de asa !! Acho que isso acaba jogando um balde de agua fria em quem diz que hoje em dia é fácil pilotar um F1… Humm.. fácil era antes !! Antigamente a única preocupação do piloto era andar rápido e de vez enquando por ou tirar pressão do turbo, e agora ? Meu deus !! Os caras hoje em dia além de andar rápido pacas, tem que colocar o botao tal na posição tal, liga asa, liga kers, aperta aqui aperta ali…. Esta muito boa esta F1 2011, pelo menos para mim !!

Batista Lara
Batista Lara
12 anos atrás

TaAmbém concordo com o Jung, apesar de não me lembrar de uma corrida com tantas ultrapassagens há tempos. Mas é uma medida paleativa. Nessa situação, é impossível revermos os pegas que víamos entre Gilles Villeneuve e Reneé Arnoux em Dijon, ou aquela corrida em Kyalami onde 5 carros terminaram a corrida no mesmo segundo, ou aquela em que o Senna chegou na frente do Mansell por 14 milésimos de segundo. Não veremos pegas como esses simplesmente porque os pneus se deteriorarão e com o auxílio da asa móvel, o piloto da frente fica em grande desvantagem. Vai continuar faltando aquela ultrapassagem arrojada, com o piloto freando lá no Deus me livre, como diz o GB. Do jeito que está vai ser assim: chegou, passou. Para isso é só acionar a abertura da asa. Vai por terra também aquela velha frase do Galvão: chegar é uma coisa, passar é outra… Voltar a competitividade dos anos 80, acho impossível. Teria que criar outra categoria, sem tantos artfícios, onde a estrela é o carro e o piloto. Nada de kers, botões no volante, asa móvel, troca de pneus, etc, etc.. Tá ficando igual merda…. quanto mais mexe, mais fede.

Darthvex
Darthvex
12 anos atrás

Também me preocupava com a artificialização das ultrapassagens, mas o que vi foi que ao final da reta há uma curva… não foi assim tão fácil pra todos ultrapassarem. Agora eu achava justo que ambos pudessem usar, tanto quem vem quanto que defende, mas tá funcionando. Na curva, ficam quase todos em condições niveladas.

greyhound
greyhound
12 anos atrás

Como sempre. Um cara com a visão do Jung não iria gostar, mas ressalvou que o grande público consumidor (diferente do público de automobilistas) iria achar legal. A definição do FG há um tempo atrás : É como bater um pênalti e vendar os olhos do goleiro, ou seja, sem a mínima chance. Vejam o que o Olivier Panis disse : “O cara da FIA que decide essas coisas fumou alguma coisa antes ? ” Mas idiotas como o Briatore gostaram.
Eu não gostei. Acabaram com o momento mais mágico da disputa, a ultrapassagem. Pois a magia da manobra estava no risco (às vezes,até da própria vida) e na incerteza de concretizar o intento. Agora não, botou do lado, final de reta, zona DRS verde, passou. Pronto. Pior que a bandeira amarela da Indy.

Piazza
Piazza
Reply to  greyhound
12 anos atrás

Vc está enganado. Lembre-se que existe tambem o KERS e varios pilotos usaram o sistema exatamente para se defender… e funcionou !!!

Alexandre M. Barros
Alexandre M. Barros
12 anos atrás

Flávio, gostaria de te mandar um vídeo super interessante que recebi, teria algum e-mail disponível para eu enviar?
Me desculpe a ignorância, porém pesquisei no blog e não achei nenhum link ou coisa do tipo para te enviar.

Abraço

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
12 anos atrás

Gente,

Quando não haviam mais ultrapassagens na F1 todo mundo reclamava, agora que elas voltaram, começam a reclamar de novo? Pra quem vai dizer que nos bons tempos não eram assim, bla bla bla, dêem uma olhada nos videos das corridas, tinha muita ultrapassagem em cima de “pato manco” também. Apesar dos pneus, o que importa é que estão voltando as disputas. Vamos parar de bancar o “Amigo-da-onça” (não sei se está escrito certo, me perdoem os professores de plantão) e ver o lado bom do que está acontecendo. Ou será que vocês querem voltar a torcer por ultrapassagens nos boxes?

JP
JP
12 anos atrás

Pra mim, quanto mais ultrapassagens melhor. Mas também não concordo com essa frescura de asa móvel e dependência excessiva dos pneus.
Que voltem os carros-asa!

Jonny'O
Jonny'O
12 anos atrás

Eu prefiro ver essas ultrapassagens do que ver um trenzinho e depois saber quem tinha mais combustivel e que vai sair na frente porque parou uma ou duas voltas depois, estava impossivel acompanhar a F1 do jeito que estava.

A falta de pressão aerodinamica quando um carro fazia a curva atrás do outro e a diminuição do espaço de uma frenagem deixava impossivel uma ultrapassagem antes, só era possivel se o carro da frente enfrentava algum problema ou nas duas primeiras voltas quando os pneus estavam frios ,depois era um verdadeiro trenzinho.

Então , não era melhor, era muito pior!

Nos anos 80 a F1 era fantastica, todos gostavam, e está muito enganado quem imagina que as disputas eram realizadas de igual para igual, as deferenças de taticas eram muito maiores, estava começando os abastecimentos, os carros turbo eram pesados e quando os pneus estavm gastos o de trás passava com facilidade, ou as vezes quem saia do box com o tanque cheio demorava muito para voltar a ter um bom ritmo ,as ultrapassagens eram faceis também, é só reparar em um compacto no YouTube, um bom exemplo é o GP da Belgica de 84, e não era Spa.

Claro que hoje a coisa pode não parecer perfeita , o pessoal estava pouco acostumado em ver ultrapassagens ,e muito se engana que nos anos 70 as corridas eram freneticas ,não eram, e só vejo uma forma de fazer a atual F1 ter ultrapassagens sem algum auxilio, é tirando spoilers e aerofolio, o que me parece impossivel.

Andre
Andre
Reply to  Jonny'O
12 anos atrás

Pô cara, concordo plenamente! Como estava antes era muito pior.
Um ficava seguindo o outro por 2598 voltas sem fazer um movimento sequer de ultrapassagem.
Na corrida da China do ano passado eu até dormi!

Acho que tem gente que reclama só por reclamar! São aquelas pessoas ranzinzas, que adoram falar que está tudo ruim!
Pode apostar que estas mesmas pessoas estavam reclamando no ano passado que as corridas estavam muito chatas porque não tinham ultrapassagens!! É só ler os textos e comentários do ano passado!

Do jeito que está agora tá ótimo! Não deu tempo nem de piscar na última corrida! Sensacional!

Jonas
Jonas
12 anos atrás

É realmente muito difícil agradar..
Se não tem ultrapassagem é chato, se tem muita aí não tem graça..

O Mundo todo está perdidinho..

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Jonas
12 anos atrás

A questão é que nas ultrapassagens, não tem briga nenhuma. Chegou, abriu a asa e passou…. Tem graça nisso?

Williams
Williams
12 anos atrás

Assino em baixo. Essa última corrida foi bem bacana muito por conta da inexperiência com os pneus-polvilho-pirelli e consequentemente pela diferença entre as estratégias. Mas que tá artificial, muito parecido com um jogo de vídeo-game, isso tá. Salvo China, as 2 primeiras corridas foram horrendas! Pra mim a FIA tá tentando resolver o problema de ultrapassagem da forma mais fácil: aperta um botão e passa; ao invéz de resolver o problema de frente: arrumar esses tilkódromos ferrados que é só acelera-freia, reduzir esses circuitos de rua, salvo Melbourne e Monaco, e fazer um regulamento muito mais claro com relação a aerodinâmica… liberar o desenvolvimento dos motores… enfim, essas coisas que ninguem quer meter a mão pra resolver mesmo a questão.

Claudio Arantes
Claudio Arantes
12 anos atrás

Acho que foi um bom jeitinho para variar o andamento da corrida e forçar novas análises das táticas por parte da engenharia de box. Vamos esperar o novo regulamento para 2013.

Fabricio
Fabricio
12 anos atrás

Não fossem estas medidas teríamos até agora 3 vitórias de ponta a ponta do Vettel com o Webber em segundo, Hamilton e Button se revezando entre 3º e 4º. Aos q dizem q não dá para se defender da Asa Móvel, o Schumacher se sustentou umas 3 voltas a frente do Alonso. Dá para defender. Qtas voltas o Button, babando, ficou atrás do Massa na Austrália? A questão é que quem está na frente normalmente está num estado diferente de pneu, então não faz sentido ficar defendendo, perdendo tempo, se logo haverá um pit – stop para ordenar as coisas.

João Carrieri
João Carrieri
12 anos atrás

foi parecido com o que comentei sobre a corrida de domingo. Você dizer que houve ultrapassagens é fato, porém não houve briga, principalmente nas últimas voltas, a diferença entre os carros era vsível.