MADE IN ENGLAND

SÃO PAULO (quase igual) – O contra-ataque de Tony Fernandes à possível perda do direito de uso do nome Lotus em sua equipe de F-1 está para ser desferido. O empresário malaio está de olho na Caterham e poderá anunciar a compra dessa mágica e pequena montadora inglesa na semana que vem.

O Caterham 7, único produto da empresa, foi criado por… Colin Chapman, fundador da Lotus. Ele foi lançado como Lotus 7 em 1957 e em 1973 a Caterham, que vendia o carro, comprou da Lotus seus direitos de produção e passou a fabricá-lo.

Na verdade, dizer que o Seven é o único produto da Caterham é meio reducionista. Ele é base para várias versões do mesmo modelo, de rua e de pista. Quem quiser conhecer melhor o brinquedinho pode entrar aqui, no site oficial.

É um carro muitíssimo usado em corridas no mundo inteiro e também um esportivo de rua divertido e admirado, ótimo para “track days”, um grande barato. Que anda, e bem, com seus motores Ford Sigma que podem ter até 150 hp. Claro, não é nenhum foguete, mas é um esportivo muito popular na Inglaterra, um símbolo querido de sua indústria automobilística, especialmente pela herança de Chapman.

Há anos fazendo a mesma coisa, a Caterham recentemente fechou uma parceria com a Lola para produzir o SP/300R, um protótipo que não terá exatamente uma linha de montagem, nem vai virar carro de rua — é um carro de corrida feito sob encomenda que aceita diversas motorizações e, que eu saiba, ainda não está correndo de nada.

Em todo caso, o assédio de Fernandes pode significar que o uso do nome Lotus em sua equipe pode estar indo para o beleléu. A decisão da Justiça inglesa deve sair também na semana que vem. A briga é com a ex-Renault, patrocinada pelo Group Lotus, que está usando na F-1 o nome Lotus Renault em seus carros pretos.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
HM
HM
12 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=aGERIVg7ATE

confirmado, e por curiosidade, um Lotus Seven modificado disputou GP de F1 e terminou em décimo em 1962

http://www.lotus7register.co.uk/images/kzn1962.jpg
http://www.lotus7register.co.uk/springbk.htm

Bernard
Bernard
12 anos atrás

Porque ele não compra a Gurgel, ou a PUMA, Miura?
Aí ele poderia fazer uma parceria com os Fitipaldi e mudar o nome para Copersurcar.

francis gutenberg
francis gutenberg
12 anos atrás

E ninguém quer ser chamada de Minardi???

Eu gostava da Minardi.

felipe barcellos
felipe barcellos
12 anos atrás

Alem do felito pelo Polati, sensacional, existem esses outros brasucas, artesanais: http://autoentusiastas.blogspot.com/2011/04/manha-de-sevens.html#more

Beto
Beto
12 anos atrás

Não aguentei …. segue o link para o carrinho ….

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/17/artigo141071-1.asp

Beto
Beto
12 anos atrás

Flavio, procure na Internet ….. já temos um Lotus Seven pronto aqui no Brasil …. o construtor dele é meu primo, Eduardo Polati, o nome aqui é Raptor….. ele é engenheiro e professor da FEI, com especialidade em combustíveis e lubrificantes, morou muito tempo na Inglaterra e tinha um desses lá ( Lotus Seven ), quando ele voltou para o Brasil não pode traze-lo, mas trouxe todo o projeto com ele ( o original do Colin )….. aí ele montou uma empresa de desenvolvimento e tecnologia e começou a fabricar …. Procure na internet e vc verá, vale a pena fazer um Indiana com ele …. Um abraço,

foca
foca
12 anos atrás

taí um sinal de que o malaio gosta de carros. poderia muito bem dar o nome da sua companhia de aviação pra equipe de F1 mas prefere investir em um nome ligado ao automobilismo. certíssimo.

abay
abay
12 anos atrás

O legal é que ao comprar um Caterham, tu pode escolher entre comprar ele “pronto”, ou levar pra montar ele em casa, é algumas libras mais barato e deve ser bacana montar um carro. No youtube tem um episódio do Top Gear em que eles tentam montar um antes que Stig (dirigindo um) chegue até eles na Escócia. Demais!

http://www.youtube.com/watch?v=ygGut7C5wBw&feature=related

Edu Pereira
Edu Pereira
12 anos atrás

Será que a Lada tem uma ^mãozinha^ aí nesse imbroglio??

Lima
Lima
12 anos atrás

e completando para deixar a matéria ainda mais bonita: o carrinho foi usado em uma série inglesa de TV cult dos anos 70 chamada “O prisioneiro” com Patrick Mcgoohan, cujo personagem, Número 6 (!), tinha um desses que, por sinal, sempre aparecia na introdução do filme.

El zoroastro
El zoroastro
12 anos atrás

Que carro lindo! É incrível como os ingleses são experts em fazer carros com design diferenciado e bonito.

http://www.fotodiaria.com.br

vitão
vitão
12 anos atrás

li um teste a uns anos , e a versão 500 RS , como motor Ford Zetec V-6 turbo, era um demonio, mais rápido que o jegunho Modena 360 na pista .

Adalberto
Adalberto
12 anos atrás

Gomes, o Caterham, é sim um foguete.
É um carro que faz de 0-100 em menos de 2s e alcança 250km/h nas versões mais potentes.
É muito respeitado, pois destrói qualquer supercarro em aceleração e pistas travadas.

André
André
12 anos atrás

Parece mais ser um trabalho de prevenção e segundo plano caso perca na justiça. E eu que achava que eles eram os favoritos nessa disputa judicial. Afinal, a Group Lotus molhou a mão de todo mundo para os apoiarem, incluindo o David Hunt, certo?
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
12 anos atrás

Vi um desses num documentário sobre os carros dos sheik´s das arábias,
so que a motorização dele andava mais do que qq ferrari, ele mesmo dizia isso.
é um perigo se um carro desse capotar.

Rafa
Rafa
12 anos atrás

Eu adoro correr de Caterham nos simuladores virtuais da vida….existe até uma classe com motorização de 300 cv que é o bicho!

Conde
Conde
12 anos atrás

ZÉ ZANINE ! Fala do Caterham que o Zé Regis está montando ! Explica e quem sabe o FG não faz um Indiana por aí . Abraço …

Leo
Leo
12 anos atrás

Meu sonho é comprar um kit daquele pra montar em casa. Mas com o precinho depois do imposto a brincadeira se tornaria uma verdadeiro pesadelo.

José Morelli
José Morelli
12 anos atrás

Ficaria simpático se eles decidissem mudar o nome da equipe para “Caterham Grand Prix”, acho que ficaria bacana. Aí pára essa banalização do nome Lotus, tudo bem que a Renault tem culpa por essa banalização deste nome ao usá-la também, mas pelo menos fica ali o registro, fica Renault-Lotus mesmo e o ponto final.

HM
HM
12 anos atrás

me parece uma boa saída, se ele perder o direito do nome da Team Lotus ele ainda pode manter algo da tradição da Lotus, e apostar nesse fabricante, que passa mais a sensação de “Colin Chapman” do que a atual Proton/Lotus, e ter um nome de algum prestigio em suas mãos,
se ele não tiver perdido o direito de usar, sua conexão com a “Lotus do passado” fica ainda mais verdadeira, e algo como renomear a equipe para “Team Lotus Caterham” não seria nada ruim para as vendas,

Darlan
Darlan
12 anos atrás

A única coisa que não entendo é se ele perder mesmo o nome Lotus, que realmente é um nome de respeito no automobilismo, do que adiantaria comprar a Caterham, a Westfield, ou qualquer outra fabricante de carros baseados em um Lotus? Não seria mais interessante ele usar no nome da empresa dele, assim como faz na GP2?