MAIS DOIS
SÃO PAULO (mó orgulho!) – E mais dois brasileirinhos estão a caminho do museu da Audi em Ingolstadt. É uma negociação que eu e mais pouquíssimos vemagueiros, como o Doktor Hélio Marques, vimos mantendo na mais absoluta discrição nos últimos quatro anos, porque olhos crescem nessas horas. Em novembro de 2009, desembarcou na Alemanha o Malzoni para o acervo da Audi Tradition. A história toda, para quem não se lembra, está aqui. Na época de nossos primeiros contatos, eles definiram que levariam também um Belcar 1967 (o único do mundo com quatro faróis, portanto interessantíssimo para a coleção) e um Fissore (que só foi fabricado no Brasil). Quiseram comprar os meus. Como tenho um apego meio irracional pelos meus carrinhos, não quis vender.
Mas Doktor tem uma coleção bem maior, e uma noção histórica bem mais apurada que eu. Topou se desfazer de dois de seus carros e os alemães e seus canhões, como a gente costuma brincar, finalmente vieram buscá-los.
Antes, fizeram, com o profissionalismo de sempre, uma sessão de fotos pelo Rio com os dois carros. Esse material será distribuído às principais revistas de clássicos do mundo. A política da Audi Tradition é essa. Não basta comprar os carros e enfiar num galpão. Antes, faz-se um vasto trabalho de pesquisa, uma produção caprichada, um contato com a imprensa especializada explicando as razões de suas aquisições. E, depois, esses carros passam a participar de dezenas de eventos por ano na Europa.
O Jason Vôngoli, hoje, conta n'”O Globo” a história desse tour pelo Rio, que aconteceu algumas semanas atrás. As fotos de Stefan Warter são absolutamente maravilhosas.
E nossos dois meninos de lata estão de malas prontas para uma existência gloriosa em Ingolstadt. Será um grande, enorme orgulho vê-los lá. Ainda mais sabendo que tudo começou com um e-mail que mandei ao Peter Kober oferecendo o #96 para o museu. Ainda vou conseguir convencê-lo a levar meu carro de corrida para lá… Nem que eu pague o frete!
E não acabou por aqui. O interesse da Audi alemã pela história da Vemag, graças a esse contato despretensioso de quatro anos atrás, só aumentou desde então. E falta coisa representativa para mandar para lá. Um Candango, por que não? Uma Caiçara, ou uma Pracinha. Ou, até, um exemplar da primeira de todas, a Universal 1956. Além de salvar pelo menos um pedaço da fábrica no Ipiranga.
Tudo em seu tempo.
Parabens pela iniciativa de conservar esta parte da história nacional.
Aqui no sul a “Inteligência dagogica petista” desmontou todo o acervo do Museu da Ulbra (Canoas), com a desculpa de transformar um prédio de 04 andares (todo envidraçado), com elevadores para carros, anfiteatro e feito especialmente para um maravilhoso acervo de carros nacionais e impostados em “salas de aula”.
Como se a Ulbra não tivessse salas vazias.
O que aconteceu com a Ulbra não tem nada a ver com o PT, e sim com as irregularidades cometidas pelo reitor da unversidade. Não fale merda.
Quem sabe eles apareçam no meu “museuzinho” particular =]
http://img845.imageshack.us/img845/6991/dsc00402o.jpg
http://img826.imageshack.us/img826/8863/dsc00403qi.jpg
Video Game também é cultura
A foto que ilustra o post tá linda!
sensacional……termos nossos brasileirinhos bem guardados la na origem ou seja na Europa Alemanha ingolstadt…….obrigado por Voçes em especial a ti Flavio por mais essa iniciativa que muito orgulha os Vemagueiros de todo Brasil…….continue assim se precizar alguma ajuda aqui do Sul,conte comigo………..Ate breve
Ei, falta p DKW Carcara .
Será que o seu amigo Trevisan vai devolver o #96?
Ainda hoje meu irmão me questionou sobre o que gasto no meu DKW para deixá-lo perfeito (já gastastes o valor de um carro novo!!). Mas, quando vejo um fato deste, da Audi dando aos DKWs o merecido valor, chego a conclusão que cada centavo foi muito bem empregado – para o bolso e para o coração.
elegante senhor Flavio Gomov, oia eu aqui di novu!
putz!
haja oleo dois tempos!
ainda fabrica esse produto?
Vi esse filme e na hora me lembrei de você Gomes por causa da capa: http://4.bp.blogspot.com/-_RWCuekUc7E/TZs5e2M38ZI/AAAAAAAAJWY/dn5TUduzIvs/s1600/black-cat-white-cat-dvdcover.jpg
O Kusturica ganhou o prêmio “Silver Lion” no festival de Veneza com ele. Se fosse um Lada na capa, seriam obrigado a criar o prêmio “Gold Lion”. Não acha?
Depois dos Vemag, precisamos enviar para a matriz uma Brasília…
Parabéns, FG! Como não fazem nada aqui ajudemos quem faça fora. Muito lega!
Digam o que disserem, o Fissore foi um dos carros mais lindos e mais injustiçados de nossa indústria. Tenho a impressão que algum projetista da Mercedes dos anos 70 viu esse carrinho passando…
Flávio, sua iniciativa me emociona. Eu sonho com um dia em que poderemos ter um Museu do Carro Nacional, de verdade, com os carros feitos aqui – de série e foras-de-série. Seria sensacional…
Boa, Flávio. Precisamos de mais gente que pense e aja assim. Congratulações.
Parabéns pela conquista!!! Quem sabe um dia eles não voltam para nossa terra…
Flávio parabéns pela empreitada. Espero ir a Ingolstadt em breve e me emocionar com o brasileiros expostos por lá.
Linda foto.
Me deu uma bela idéia musical…
Obrigado!
Parabéns pelo empenho. Pelo menos a história desses carros estarão preservadas. Mas caro FG, voce com toda sua influência, não conseguiria transformar a fabrica de Ipiranga, com a ajuda da Audi em um museu? Já pensou ou tentou isso? Ou e mais um segredo que voce guarda a sete chaves? Mais uma vez parabéns!
Bela história. Não tem mais fotos?
Ops! Já achei no link!
Parabens pela historia e pelas fotos
Parabéns!!! Camarada a AUDI-Alemã e a todos os envolvidos na preservação da história da nossa Vemag!
A fotos ficaram maravilhosas…
abraços a todos
Flavio
Sensacional o desfecho de todo esse “caso” e parabéns pela iniciativa. Nós que amamos o antigomobilismos ficamos agradecidos com gestos desse tipo. Abraços
Parabéns Flavio e também para todo o pessoal que esta envolvido nesta empreitada para manter viva a história destes carros, mesmo que seja lá na Alemanha. Isto só poderia ser feito mesmo por pessoas que amam de verdade os carros e sua história. A propósito, que foto maravilhosa!
Puxa, não quis vender os seus?? Eu ai achar o máximo ver carros meus num museu, super bem cuidados (lógico que não poder usar é um “detalhe” meio chato), mas muito legal ver o trabalho de uma marca na Alemanha respeitar mais a história que a mesma marca no próprio Brasil.
meus mais sinceros parabéns,pela preservação da história,empenho,e amor pelos carrinhos.Abraços
Antonio
A história do Malzoni é maravilhosa , e agora tem mais essa . Parabéns a todos os envolvidos .
Como sempre, vc tem excelentes iniciativas, com as respectivas “terminativas”, ou seja, começa e vai até o fim. Um abraço.
PS.: se for possível, gostaria de ter o seu e-mail. Valeu!!
PC HUNT
Será que apenas eu acho os DKWs 67 mais bonitos que os de 2 faróis??
“O interesse da Audi alemã pela história da Vemag, graças a esse contato despretensioso de quatro anos atrás, só aumentou desde então. ”
Pois é, se a Audi aqui não tivesse intermediários, podiam aproveitar o muro que ficou na Rua Vemag e fazer um Museu com carros da VW e da Audi, porque não?
Museu, Bar, encontros em um lugar aprazível e confortável. Quem não iria?
Ótimo, como sempre. Só uma dúvida Flávio… tem algum link para seu acervo automotivo?? Em vários posts referenciastes a teus queridos veículos e várias vezes procurei na rede por alguma imagem ou relação deste acervo sem sucesso… só por curiosidade mesmo (e saudades do Gerd)
A história é ótima e a foto está maravilhosa. Saudades do RJ!!!
Parabéns pelo trabalho, pena que ainda tenhamos que preservar nosso patrimônio na Alemanha. Mas pelo empenho de pessoas como vocês, há esperança de que isso possa acontecer por aqui.