MITO ABSOLUTO

SÃO PAULO (por isso ainda vale a pena) – Esta série de quatro pequenos vídeos enviados pelo Dalton Yamashita é uma das coisas mais belas que já vi. Trata-se de um programa japonês daqueles que levam crianças talentosas à TV para tocar piano, ou desenhar, ou cantar. Ou andar de kart.

Kamui Kobayashi tinha 12 anos quando foi escolhido para mostrar suas habilidades. Um dos apresentadores, um ex-piloto, levou o garotinho tímido para andar numa pista em Tóquio. Lá, conheceu Aguri Suzuki, que ainda não tinha mergulhado na aventura de sua equipe própria na F-1. O ano era 1998. Kamui guia como um anjo. E ganha de Aguri. Mas…

Bem, é preciso assistir para entender por que Kobayashi é um mito. Especialmente ao quarto filmete, bem no finalzinho.

Os links para ver o segundo, o terceiro e o quarto vídeos são estes aqui. Vejam.

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João
João
13 anos atrás

Coitado do japinha bobo… Nem percebeu que o cara que ele deixou comendo poeira por quatro vezes na última corrida era o maior e mais poderoso de todos os tempos …

Tiago Patrese
Tiago Patrese
13 anos atrás

Quando vejo ese Japa brigando por posições nas corridas sempre lembro da mais épica batalha que já foi transmitida em uma corrida de F1, Dijon ’79 French Grand Prix!
Putz vejam só pra atestarem a semelhança!
Com ele não tem carro bom ou ruim, se tentar passar vai brigar!
Eu acho a melhor dupla da F1 atual aquela que pilota as Mclarens, mas concerteza sera espetacular o Kubica e o Koba juntos, até mesmo na Renault.
O Koba na RBR seria o seguinte, a primeira prova seria moleza, na corrida seguinte ele largaria em último e sairia passando por todo mundo sem dó nem perdão!
Putz Seria(seá) Demais!

Sergio
Sergio
13 anos atrás

Muito Legal!

Parece que o Koba é um dos poucos que corre com prazer.

Outros correm apenas pela fama e dinheiro. Não veem a hora da corrida terminar.

jackie chan
jackie chan
13 anos atrás

Grande Koba! Tomara que ele continue progredindo na carreira. Se lhe derem uma vaga na Red Bull, é capaz dele ficar frustrado, porque com um carro daqueles, só se ultrapassa retardatários. Como ele mesmo disse, o que ele mais gosta é de “battle”.

ba
ba
13 anos atrás

É por essas que eu queria saber, mais do que ninguém, como seria se Ayrton Senna estivesse vivo.

Marco Antonio Cação
Marco Antonio Cação
Reply to  ba
13 anos atrás

Ele deixaria de ser um mito intocável e inalcançavel e passaria a ser um ídolo comum, com qualidades e defeitos. COMO TODOS.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

FG, peço desculpas, sei que pode ser ridículo o que vou escrever agora, mas o Bernie (tio Patinhas) tá perdendo uma mina de dinheiro, pois pilotos com a postura do Koba devem ser olhados com outros olhos, afinal são eles que fazem o espetáculo que nós telespectadores gostamos de ver e encher circuitos.

Wagner
Wagner
13 anos atrás

Quando esse japa for campeao da F1 em alguns anos, vai estourar uma febre de pilotos japoneses que não vai mais ter pra ninguem… no finalzinho é possível ver a determinação do garoto em busca de extrair o máximo de si. Show!

Schoe maker
Schoe maker
13 anos atrás

O ídolo dele era o Ayrton Senna.
Japinha bobo.
Não sabe que o melhor e mais poderoso de todos os tempos é o Michael Schumacher.

galileu
galileu
Reply to  Schoe maker
13 anos atrás

tinha que alguem estragar a festa

Luís Lins
Luís Lins
Reply to  Schoe maker
13 anos atrás

Quem o Koba ultrapassou 2 vezes na última corrida mesmo?

J. Alves
J. Alves
Reply to  Schoe maker
13 anos atrás

Acho que o pessoal não entendeu o sarcasmo do “Shoe maker” acime…

konnyaro
konnyaro
13 anos atrás

A primeira vez que ouvi falar do Koba, pensei que seria apenas mais um Japa para seguir a tradição de pilotos medíocres do Japão na F1, que chegaram lá apenas por causa dos patrocínios que levavam às equipes ou por imposição dos fabricantes dos motores made in Japan da F1.
Quando o Flávio postou uma foto aqui no blog no GP do Brasil de 2009, onde na véspera dos treinos oficiais ele ainda estava aprendendo as funções dos botões do volante, cheguei a pensar no pior em relação à integridade física do piloto durante a corrida.
Tudo levava a crer que não teria como dar certo na F1, principalmente pelos resultados pífios apresentados na categoria de acesso, assim como ter de assumir o posto do Timo Glock de uma hora para outra em uma pista que ele nunca correu antes.
A forma como ele pilotou na classificação, em condições realmente difíceis, foi algo totalmente inesperado, mas o que realmente me deixou surpreso foi à forma como se portou durante a corrida, simplesmente dando um espetáculo em arrojo, como não se via a décadas na F1.
Se conseguir uma vaga em alguma equipe de ponta, o japaloko tem tudo para se tornar o primeiro campeão da F1 da terra do sol nascente, e quem sabe se tornar um dos grandes nomes da F1 de todos os tempos… Pelo menos tem a minha torcida para isso.

Adal Avin
Adal Avin
13 anos atrás

Como não torcer por alguém que ama correr, e até agora deixou isto bem claro?

Romulo Louzada
Romulo Louzada
13 anos atrás

gostei demais vi o 1º, 2º, 3º e 4º filmes….uma baita história !!!

galileu
galileu
Reply to  Romulo Louzada
13 anos atrás

estou recomendando para um amigo japones, ex kartista e fã do koba
ele vai delirar.

Cesinha Marin
13 anos atrás

Koba, Hamilton, Vettel, Schumi,Senna, Piquet, Alonso, não são grandes vencedores por acaso. Eles simplesmente não se contentam(avam) com o segundo lugar. São pessoas que tem alto controle emocional ( grande deficiência dos atletas brasieliros no geral). A maioria dos atletas nacionais se contentam em ganhar medalhas de nos jogos Panamericanos, sendo esse o auge de suas carreiras, se contentam em ser vice-campeões de F1. Claro só eles sabem o que passaram até chegar nesse “auge”. Temos que parabenizá-los sim, mas dentro de um grande campeão deve ter sempre um pequeno Kobayashi, que não se contentou e ficou frustrado por ter sido “subestimado”. Já era e agora sou mais fã desse japinha voador.

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

Torço por esse japa. Dá prazer vê-lo guiar. Deve ser porque ele tem prazer em guiar, coisa que já não sinto mais no Massa. Faz toda a diferença.

Daniel Nishikawa
Daniel Nishikawa
13 anos atrás

Enquanto no Japão um moleque viu que Ayrton Senna foi campeão porque se esforçava, estudava e lutava até o fim, no Brasil vários moleques preferiram acreditar na lenda da “água que eles bebem”. Taí o resultado.

André
André
13 anos atrás

Muito legal o video. Já tinha visto quando o Kobayashi estourou, mas é sempre bom ver de novo. Na minha opinião, Kobayashi é o destaque neste começo de temporada, só atrás, claro, do Vettel.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Marco Vilhena
Marco Vilhena
13 anos atrás

Muito legal. Emocionante. Não tenho 5% do talento dele mas com 12 anos também era doente por karts e corridas. Sei bem o que é esta paixão inata por volantes e velocidade.

Seria uma versão nipônica do Hamilton? Até pela saudável inspiração no Senna.

Sedan68
Sedan68
13 anos atrás

Ayrton Senna reencarnou…

Fábio Dalri - Joinville/SC
Fábio Dalri - Joinville/SC
13 anos atrás

Já era fã do estilo dele, agora mais ainda.

PS. Avisa o Schumi que lá de Sepang o Koba mandou um abraço pra ele algumas vezes durante a prova…HUAhaUaua

gleitef
gleitef
13 anos atrás

Sou fã do Koba san. O cara já era um obstinado desde criança. É assim que nasce
os grandes mitos. E o Koba certamente já é um mito. Banzai!

willian
willian
13 anos atrás

Cara, lindo vídeo. Exemplo de perseverança, um rapaz que desde criança luta para chegar onde chegou, e aposto com qualquer um que ele não estagnou. Agora que chegou na F-1, com certeza lutará demais para conquistar um pódio, uma vitória, correr por uma grande equipe e ser campeão!

Se com a Sauber ele já dá show, mal posso esperar para ver o Koba San com um carro de ponta!

E a admiração que os japas tem pelo Senna tb é algo admirável. Capaz do Ayrton ser mais celebrado lá do que na terra natal dele…

galileu
galileu
Reply to  willian
13 anos atrás

willian, é exatamente isso que acontece.

Paulo Pepe
Paulo Pepe
Reply to  willian
13 anos atrás

Discordo só da parte da admiração de Senna no Brasil. Senna é um dos poucos que de fato foi e é reconhecido e querido no Brasil, e isso ainda vivo.
Pelé por exemplo não chega nem de longe a ser idolatrado como Maradona é na Argentina.

De resto, concordo.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Ganhou mais um fã. E pensar que ele ficaria a pé em 2010 se não fosse nosso grande Peter Sauber. Realmente é uma questão de tempo até ele pintar em uma equipe grande.

Verde
Verde
13 anos atrás

Que coisa foda. A casa pequena. O jeito de moleque loser. O pai contando a história na mesa. O vídeo inteiro é genial.

Quem não vê o quão foda é tudo isso, não tem caráter. Ponto.

Salário Mínimo
Salário Mínimo
13 anos atrás

Sou fã incondicional do moleque, mas equipe de ponta não é o momento pra ele. É bom aprender mais numa equipe mediana como a Sauber e quem sabe daqui a dois anos… Não gostaria de ver ele sendo queimado. Go Koba!! Go Hamilton!!

galileu
galileu
Reply to  Salário Mínimo
13 anos atrás

peter sauber tem um olho clinico para escolher pilotos, a excessão foi o bixiga.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

torço muito por ele!

RafinhaDias
13 anos atrás

Espetacular!!

Silvio Viana
Silvio Viana
13 anos atrás

Koba, ganhaste um fã incondicional. De encontro a certos xenófobos, fica revelado do mito Senna a influência que teria no automobilismo brasileiro. Tenho a convicção que estaria fazendo algo pelo esporte motor, a despeito dos rancorosos e frustrados pelo sucesso midiático e nas pistas do ídolo que retardava a praia aos domingos. Dá-lhes Lewis, Jason, Koba, Sebastian, Vitaly… esses tem sangue sennista… azul puro.

galileu
galileu
Reply to  Silvio Viana
13 anos atrás

bem colocado seu commentario, silvio.
não podemos esquecer que o lewis é cria da maclarem desde os tempos do kart, tem a mão do airton aí.

Peterson
Peterson
13 anos atrás

Desde a primeira vez que o vi correndo em 2009 ele pra mim se tornou mito!

É o melhor da F1…vai nos dar muitas alegrias ainda!

Go Bayashi!

Mateus Rodella
13 anos atrás

Bom mesmo, seria ter uns 10 Kobas na F1. Aí sim. O cara que chora, com 12 anos, de frustração por saber que a corrida foi quase uma farsa, merece uma chance. Quando tiver um carro de verdade, vai voar! [2]

Quem traz os espetáculos p/ as corridas atuais e o Koba, des do ano passado. Última corrida ele simplesmente humilhou o Shumacher.

Felipe
Felipe
13 anos atrás

Depois de Interlagos 2009 é pra quem vai toda minha torcida!!!

Go Koba!!!

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Se tem dois pilotos que merecem minha torciada na atual F1 e o Hamilton e o Kobayashi, pois parecem ser os únicos pilotos com determinação para lutar por uma posição. Acham pontos de ultrpassagem onde muitos nem imaginam, além de defenderem muito bem suas posições no grid. Vibrei muito ao ver o Kobayashi dar um baile no Schumacher no último domingo, além de vender caro a posição ao Webber.
Outra coisa legal é que os dois pilotos citados acima tem como idolo o Senna. Legal um inglês e um japonês admirarem ele como piloto. E tem gente aqui no Brasil que não aceita o fato de ele ter sido um dos melhores pilotos da história, chamando todo o fã de Senna de viúva. Ridiculo isso e parabéns e sorte ao Kobayashi.

Ângelo
Ângelo
Reply to  Fernando
13 anos atrás

Só pra contar, conheço vários fãs do senna que não são viúvas. Pena que são minoria.

Deusdethe
Deusdethe
Reply to  Fernando
13 anos atrás

Pô Fernando, falou tudo, postou muito bem.
Desde o início gostei do jeito de pilotar de Hamilton e Kobayahi, tá explicado: estilo Senna de ser

Deusdethe
Deusdethe
Reply to  Fernando
13 anos atrás

Falou tudo Fernando, bem colocado seu post.
Gosto do jeito de pilotar do Hamilton e Kobayashi desde o início, agora sei a explicação:
estilo Senna de ser.

Diego VB Teixeira
Diego VB Teixeira
Reply to  Fernando
13 anos atrás

eu gosto do Senna mas ñ sou viúva como vc diz!até pq eu cresci vendo o Schumacher e o admiro muito!

Marco Antonio Cação
Marco Antonio Cação
Reply to  Fernando
13 anos atrás

Não considerar o Senna intocável e totalmente impossível de ser criticado não quer dizer que não se considera ele um dos maiores da história.

Qualquer pessoa que dizer que Senna não era um dos maiores da história só pode ser por dois motivos: ou não entende merda nenhuma de F1 ou está fazendo por pirracinha!

Todavia, não é porque ele é UM DOS MAIORES DA HISTÓRIA que não é passível de críticas. NÃO É PORQUE ELE É UM DOS MAIORES DA HISTÓRIA que se tem que demonizar o Prost e colocá-lo como um santinho da desportividade e da honradez ao dirigir.

Só isso.

Thiago
Thiago
13 anos atrás

A última parte me pegou de surpresa quando ele falou que estava frustrado por saber que o Aguri estava apenas brincando com ele. Legal, bom vídeo!

greyhound
greyhound
13 anos atrás

Também admiro o Kobayashi. É bacana ver a história de criança dos poucos que conseguiram
chegar lá e acredito até que ele vai fazer nome na História, se chegar numa McLaren, por exemplo. Mas daí a chamá-lo de mito considero um exagero. Para mim, como já disse aqui várias vezes, o mito da garra e combatividade chama-se Gilles Villeneuve e o simpático Kamui ainda está muito longe de ser como ele. O próprio Mark Webber que depois de tantas porradas , decolagens e capotagens continua acelerando daquele jeito seria mais merecedor na carente fórmula 1 atual.

rosemeyer
rosemeyer
Reply to  greyhound
13 anos atrás

Mark Webber?Tem varios outros ,mas não o Webber.Kobaiashi,tem muita habilidade ,coragem e humildade.Material para ser campeão com certeza.E qual outro piloto guiando tranqueiras fez ou faz o que ele esta’ fazendo?Meu piloto favorito hoje em dia.

André Soler
13 anos atrás

Pessoal,

Eu chorei, pois trata-se de um exemplo a ser seguido.
Ele teve a noção aos 12 aos de idade que o Suzuki estava brincando com ele, e isto serviu de força para ele chegar ao objetivo dele.
A cultura deles é realmente fenomenal!

Winston
Winston
13 anos atrás

Será que a Ferrari vai perder a oportunidade de contratalo pro proximo ano?
Será que o Alonso vai arregar com medo do Japa?

Abresser
Abresser
13 anos atrás

Koba o mito ! Ja era o piloto na qual eu torcia. Agora mais ainda ! Poderia ir para a RedBull no luigar do Webber e dar muuuuito trabalho para o Tiao Alemão.

Afonso Sousa
Afonso Sousa
13 anos atrás

Surpreendente mesmo o quarto vídeo, assisti com a nítida impressão que o Suzuki estava aliviando o pé, controlando para o garoto chegar na frente, e qual não foi a surpresa ao ver que ele sentiu isto tb e chorou por não ter sido “levado a sério” na disputa. Mostrou o mais importante de tudo, conhece a suas fraquezas.

Agora sem medo de errar: Kobayashi Mito

EduardoRS
13 anos atrás

Eu já gostava dele. Agora, virou meu piloto preferido do grid atual.

Duas coisas notáveis: a reverência que os japoneses tem pelo Senna, incrível como ficou marcado isso. E a vontade de vencer do Koba, mesmo aos 12 anos.

Gostaria de ver ele na Ferrari, mas hoje em dia acho difícil. Se fosse no tempo do velho Enzo, com certeza estaria lá, pelo seu estilo e personalidade. Mas hoje a Ferrari virou uma chatice corporativa, não tem lugar pra ele lá. Red Bull, McLaren e Lotus-Lada-Renault seriam ótimas equipes futuras.

Na hora que tiver um carro de médio pra bom, com certeza vai ser o primeiro japonês a vencer um GP, e provavelmente o primeiro campeão. Dá-lhe Koba!

petrafan
petrafan
13 anos atrás

em 2009, nos treinos livres do GP do Japão, no exato momento em que liguei a TV estava passando uma Toyota muito rápida.

imediatamente estranhei, pois vi a diferença de tocada e de velocidade em relação ao que se costumava ver das Toyotas. percebi também que a tal Toyota estava andando no mesmo ritmo dos carros tradicionalmente mais rápidos.

e aí vi que tinham colocado um tal de Kamui Kobayashi, piloto de testes/reserva, para guiar no treino livre.

ali, em menos de 5 minutos, tive a convicção de que esse japa era bom praca.

vai ser campeão comigo na torcida.

Raphael Mattos
Raphael Mattos
13 anos atrás

Eu não acredito em destino. Acredito em oportunidades. Saber enxergar e aproveitar as oportunidades da melhor forma é que determina seu destino. Esse rapaz é extremamente talentoso, audacioso, determinado. Ele só precisou de uma corrida, na toyota em 2009, pra mostrar o que sabia fazer. Não satisfeito, foi melhor ainda na corrida seguinte.

A toyota perdeu uma oportunidade que nunca, nunca vai se repetir. Deveriam ter abortado os planos de largar a F1 e apostar tudo no Koba. Esse cara vai ser o primeiro vencedor e provavelmente primeiro campeão japonês. Só espero que ele tenha as oportunidades pra isso.

Carlos Caramujo
Carlos Caramujo
13 anos atrás

Para aqueles que curtem Anime, recomendo que baixem e assistam o anime chamado “Capeta”. Apesar do nome estranho a nós, brasileiros, no anime é simplesmente o nome de um menino de 9 anos que começa no Kart e quer chegar na F1. Mas ele não tem recusro algum para isso, seu pai monta um kart pra ele (a exemplo de Kamui), e o resto aconselho vocês assistirem. Sensacional, eu assisto com meus filhos e eles amam, assim como eu!

Chama-se “Capeta”, e tem no site Sports Project.

Igor
Igor
Reply to  Carlos Caramujo
13 anos atrás

Também já vi, tenho completo. ESPETACULAR!!!! Uma pena ter só 52 episódios.

Diego VB Teixeira
Diego VB Teixeira
13 anos atrás

Kobayashi é o cara! Video Exemplar!!!!!!!!!!!!A forma que ele trata o sono real dele é incrível!

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

Koba-San já tinha minha torcida. Agora quero até comprar uma camisa “dele”. rsrsrsrs

Onde acho?

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
13 anos atrás

Kamui na Ferrari……seria um sonho……talvez ele até consiga tirar a Ferrari de seu corporativismo a la Montezemolo…..dar um chacoalhão……até na Lotus Renault dava liga.
Koba , o mito.
Não tem como não torcer por ele.

Felipe Garcia Garcia
Felipe Garcia Garcia
13 anos atrás

Ganhou mais um torcedor!

Bruno Abila
Bruno Abila
13 anos atrás

Surpreendente oque acontece no video 4. Sempre gostei dele, e agora, mais ainda.

Rubens Monterrubio
Rubens Monterrubio
13 anos atrás

Ficaria muito feliz se esse japa fosse campeão mundial…

Ele merece!!!

Celso
Celso
13 anos atrás

Flávio, demais esse vídeo!

Agora, dá uma olhada nesta “onboard” do Koba – AUS2011:

http://www.youtube.com/watch?v=f0Pcshr3PZc

Está sem áudio, mas mostra como e quanto se aperta botão numa volta rápida na classificação.
Putz, é um verdadeiro videogame!

Abraço!

Helton Fernandes
Helton Fernandes
13 anos atrás

Incrível!!!
Koba San ainda é a coisa que vale na F1, exceto o resto, é claro.
Vale acordar as 5 da madruga pra assistir treino e GP.
Acho que os donos e chefes das atuais equipes grandes temem pilotos arrojados, mesmo que tenham grana.
Imagina o Domenicali tendo que engulir o MITO…

Túlio Bittencourt
Túlio Bittencourt
13 anos atrás

Cara. Incrivel esse video….. Se o Brasil tivesse mais crianças com Koba foi, esse país seria outro…..Ele é foda…..Já que a safra brasileira ta ruim. axo que o Brasil devia depositar sua sesperanças no koba…….alem do mais seu maior idolo é um brasileiro….Até…

Marcio Pacheco
Marcio Pacheco
13 anos atrás

Maneiro o video Gomes….O cara tem determinacao, talento e “cujones”, coisa que os nossos pilotos de antigamente tb tinham.