MONEY NÃO É TUDO
SÃO PAULO (vamos botecar) – No ar minha singela coluna Warm Up desta semana. Uma defesa intransigente dos pilotos pagantes, tão demonizados pela pachecada de plantão. Essa turma esquece que no peito dos endinheirados também bate um coração.
Eu concordo com o texto! Infelizmente o automobilismo é um esporte que funciona especificamente com dinheiro. Com pouca grana, o máximo que da para fazer é brincar no fim de semana, não dá para colocar um filho no kart se você não pode queimar no mínimo uns dez mil reais por mês. Só não concordo que o Alonso nunca pagou para andar, afinal o Santander só foi para a Ferrari para levar o Alonso. Na minha opinião, só teremos um novo campeão mundial de F1 quando as empresas Brasileiras voltarem a colocar dinheiro na F1, e muito dinheiro, para garantir que um grande talento brasileiro também seja o primeiro piloto em uma grande equipe.
O dinheiro ajudou muitos bons pilotos. Schummi é um deles. Numa modalidade em que é imprescindível rios de dinheiro para fazer funcionar seu organismo, mais que nunca uma bombada de cifras se torna algo corriqueiro. Mas o dinheiro de patrocinador, mecenas, pai compra a vaga para o pupilo, mas não mais que isso. Se os caras são bons, o dinheiro é ressarcido e ninguém se lembra dele. Hoje Schummacher “se pagaria” na F1 com o troco da feira. Ou seja, dinheiro é parte da F1 e sempre será, mas quando começar a comprar pontos, pódios e vitórias a coisa ficará preocupante. E perderá totalmente a graça.
Senna era filhinho de papai, sem a grana do Milton Senna nunca seria piloto de kart, além disso, o “herói” nacional sempre foi bancado pelo banco NACIONAL, mas a pachecada só se lembra do Santander do Alonso, curioso é que em 05/06 ninguém falava de banco ajudando o espanhol. Petrov e Perez não merecem elogios? O que dizer do Rubinho que errou QUATRO vezes na AUS? 1) Errou feio no treino e jogou a classificação fora, 2) Na corrida largou mal e perdeu a posição para o Heidfeld. 3) Depois saiu SOZINHO da pista na primeira volta, e ainda colocou a culpa no Perez, cara de pau!!! 4) Finalizando, erro GROTESCO (como diria o Galvão) batendo no Nico, e novamente jogando a culpa…barbaridade.
Olhem o link abaixo, e vejam por onde o Rubens foi querer passar 2 carros de uma vez , por fora na curva com as rodas na GRAMA, aí pisou no freio e passou reto , em nenhum momento Perez joga o carro em cima do Rubens, a câmera on board inocenta Perez
http://autosport.aeiou.pt/users/0/51/78e042f0.jpeg
E ainda PAGAM para o Rubinho correr, é brincadeira! Frank Williams deve estar com saudade no Huck. Perez e Petrov não cometeram nenhum erro na pista, deram show! Essa corrida foi um cartão de visita (cuidado Massa e Webber) a vaga de segundo piloto em equipe de ponta. Quando o Senna fez pódio em 84 todos acharam uma maravilha, quando acontece com pilotos de fora, aparecem um monte de pacheco contra, mas quem garante que Perez e Petrov não podem fazer boas carreiras na F1? Lembrando que Bruno Senna não é um fora de série, no máximo pode fazer uma carreira como Berger ou Patrese. Na pista quem controla o carro é o piloto e não o dinheiro, e Petrov não tinha a mesma atenção que Kubica na Renault, pode não ter o mesmo talento, mas esta mostrando que merecia mais atenção na equipe.
Isso que dá o GALVÃO e a PACHECADA ficarem metendo o pau na F1 desde 94 ( curioso é que Senna morreu por causa de uma CAGADA da Williams e ninguém massacra Frank Williams ou Patrick Head por isso, mas adoram meter o pau na Ferrari/Schumacher/Alonso). Quanto mais metem o pau na F1, mais ela dá o “troco”, Bruno Senna sem carro com sobrenome famoso vendo pilotos pagantes mostrando serviço na pista, Rubinho 19 anos sem título e na maioria das vezes, um DESASTRE na pista, (nem Schumacher voltando da aposentadoria fez tanta cagada em uma corrida, pelo contrário raramente erra, voltou sem ritmo, mas aos 41 anos e 3 anos parado é até normal), Massa tomando pau direto do espanhol, e Di Grassi praticamente deu adeus a F1! Cadê os empresários brasileiros (sennistas) para bancar um Senna na F1?
Galvão e a pachecada deviam fazer uma “vaquinha” e ajudar o sobrinho, eles não vivem LAMBENDO o nome Senna? Então que ajude agora nas horas difíceis. Pode escrever Gomes, a pachecada ainda vai sentir saudades dos anos de Rubens e Massa na Ferrari, nessa época pelo menos, eles venciam corridas, no futuro a pachecada nem isso vai ver…
Parabéns a Kobayashi, Petrov e Perez, eles estão justificando o dinheiro investido.
Brasileiro inverte as coisa, Massa e Rubens estão DEVENDO na pista a um bom tempo, e sempre são endeusados. Curioso é que pachecada vai justamente criticar quem mostra serviço na pista no caso: Perez, Petrov e o SATANÁS Alonso…vai entender.
A diferença talvez seja o valor, mas piloto pagante sempre existiu na F-1. Aliás, em qualquer categoria.
http://www.youtube.com/watch?v=yTRBGfd80qw&feature=player_embedded Lendo esse artigo e escutando esse comercial de milho russo… deu mais riqueza de detalhes
Abs
Sou seu fã Flávio, e continuarei sendo…
Mas a sua coluninha foi patética!
Assim como os “pachecos” os são!
Na próxima você mandará melhor..de novo
Um abraço!
Flavio,
Bacana a coluna.
Automobilismo é um esporte caro e depende de dinheiro, e todas essas variações vão por conta da origem do dinheiro (patrocinador, amigo, família, etc).
Para completar o texto, faltou você dizer que a turma da Vila Olimpia tem papel importante ou ao menos alguma participação nisso não?
Abraços
FG, você usou o alemão bom de teste para exemplo? Então tá: o Maldo é um talento que precisou de dinheiro prá estar na F1! Dinheiro é indispensável em qualquer atividade empresarial, mas um executivo é melhor que um herdeiro no comando dos impérios, for example. Lembra do Nakajapa, que a Honda empurrou goela abaixo? Fico feliz em achar uma diferença de perspectiva, pois felizmente concordo com você em tudo, agora quase.
Meio cômodo abordar o assunto depois da estréia do Pérez.
Você acha, profeta?
Eu concordo com o Rael… Muito conveniente… Ninguém aqui apostaria no sucesso do Perez nesta corrida. Um cara que tem na GP2 um 12º (2009) e um vice em 2010 e poucos resultados expressivos antes disso também. Acho que a expressão piloto pagante talvez não seja a ideal. Trazer patrocínios é algo natural em qualquer esporte e é isso que talvez contribua para diminuir o número de pilotos talentosos.
Em uma pista de kart havia um moleque (ajudante do mecanico) que não tinha a mínima condição de ter um kart e menos ainda de competir. Mas quando emprestaram o kart pro moleque, ele colocou quase meio segundo no tempo do pole daquela corrida. Ou seja, um talento que dificilmente seria piloto algum dia por falta da grana.
Concordo ainda que já vimos curriculos bons não fazerem nada na F1 e outros ruins virarem heróis. Mas se fosse apostar, iria nos melhores curriculos. Em números na carreira, Perez não possui quase nada até hoje. Espero que ele continue neste ritmo para melhorar as brigas no pelotão intermediário.
Mas já vimos também um cara entrar pela primeira vez num F1 e botar mais de 1 segundo no recorde do piloto de testes (Derek Warwick). Isto é um novato impressionante, não é?
uooopsss , era Bruno Giacomelli .
( FG , a Warm UP pagou os dividendos ? parabéns !)
e gente espera que o piloto pagante tenha o pé tão pesado quanto à carteira. E lembrando de que o Andrea ” porrão” de Cesaris era filho do distribuidor (contrabandista) da Marlboro na Itália , e o Bruno Giacometti era filho de dirigente do partido comunista , que na época controlava a estatal Alfa Romeo. Era o famoso pistolão, que é diferente de piloto pagante.
O pior, Fávio, é que quando a torcida decide que o cara é pagante, é ruim, não tem talento, isso e aquilo…o piloto é condenado a jamais ter mérito quando eventualmente tiver uma boa atuação.
O Petrov chegou em terceiro. A galera corre adoidada atrás de justficativas e não entende por que o cara fez uma corrida tão boa, aí começam aquelas reticências…”Se o Kubica tivesse corrido, teria vencido com 5 voltas na frente do segundo colocado”. Esse terceiro lugar transformou o Petrov de piloto inconstante do ano passado em gênio da F-1? Não. Mas fez um bom final de semana e teve méritos. Só isso. É esperar pra ver se ele mantém o desempenho.
Lembra em pouco também o caso do Nelsinho Piquet naquele GP da Alemanha de 2008, quando chegou em segundo. É verdade que o Safety Car depois do acidente do Glock interferiu, mas o espanto e a busca de justificativas para explicar aquele absurdo (Como é que o Nelsinho chega em segundo?) foi tamanha que o Mark Webber soltou o verbo depois da corrida dizendo que a regra do Safety Car produzia resultados aleatórios e chegou a descerver o segundo lugar do brasileiro como um “Resultado Bizarro”.
Então quando decidem colocar o rótulo em alguém, não ha nada nesse mundo que faça ter méritos num eventual bom resultado.
existem milhares de talentos no mundo todo prestes a serem encontrados, alguns no brasil, pode ser.
o brasil nao tem nada de mais especial que qualquer outro país, o votado melhor piloto da historia nasceu no brasilpor coincidencia, poderia ser em qualquer lugar. mas claro q é um orgulho.
Por baixo, 95% das pessoas que eu vi argumentando que os endinheirados não tinham capacidade para estar na F-1, era para justificar o brasileiro-coitadinho-tão bom piloto-mas sem um patrocinador, que invariavelmente pedia a vaga para um europeu-braço curto-mas cheio de grana.
Se quiserem um local para procurar endinheirados comprando vaga, olhemos para nosso próprio umbigo, no automobilismo nacional.
Sempre, sempre, entre a conspiração internacional, e a incompetência nacional, eu fico com a segunda.
É por essas e outras sempre falo que:
Hoje nosso automobilismo está assim por culpa dos “espertalhões” que atacam os bolsos dos paitrocinadores como tubarões atacam suas presas….
O talento natural hoje vale menos do que o que o “paitrocinador” tem na conta bancária….
O próprio Alonso, se não estou redondamente enganado, correu a F3000 “empurrado” pela Telefonica e foi devido também ao suporte dado pela mesma empresa (e aí também da Renault) que ele sentou seu talentoso traseiro na F1 em um carro da Minardi.
Flávio, o problema não é ter um patrocínio que se limite a fazer a balança pender para o seu lado em disputas EQUILIBRADAS com outros candidatos à vaga. Também não é demérito valer-se de um patrocínio para INGRESSAR na F-1. Criticam-se, isto sim, aqueles que têm no patrocínio a ÚNICA razão para PERMANECEREM na F-1.
Ótimo texto. Uma observação pertinente: de certa forma, Alonso é um pagante até hoje. O talento que tem, lhe garante uma vaga em qualquer equipe de ponta do grid, óbvio. Mas desde que foi campeão pela segunda vez, leva o patrocínio do Santander consigo pra onde for. Não precisava dele pra fechar com a Ferrari, mas, convenhamos, foi unir o útil ao agradável.
É Flávio, sempre foi assim pelo menos no início. Veja no automobilismo brasileiro: o Cyro Cayres detonou o capital da família p/correr e idem o Celso L. Barberis. Tudo bem que o Rubinho tinha a Arisco, mas pergunta p/o Rubão quanto foi o investimento da família antes disso. Idem p/o pai do Senna etc…. Só não sei nada do Piquet, mas sempre foi assim.
Todos começaram c/recursos próprios e depois alguns se viraram por questão de relacionamentos etc. Mas isso sempre foi assim. O Fangio só conseguiu por causa do Perón.
Abr, Luiz
Luiz, pro Nelson eu botaria gasolina na brasília do maluco!!! Pergunta pro Carlitos como pode o mecânico da equipe surrá-lo daquele jeito?
O Piquet era filho de ministro, porém numa época em que ministros não eram tão bem remunerados assim e, o pai dele era contra e não finaciou a carreira dele. Ele trabalhava em uma oficina e corria com o motor dele em carros emprestados. depois de algum tempo econnomizando dinheiro ganho na oficina e nas corridas aceitou um convite para correr na europa. O Piquet era um caso engraçado, não tinha grana, dormia as vezes na Kombi, as vezes na garagem dos boxes, não tinha grana para sair na europa então estudava mecãnica e ficava maquinando formas de melhorar o desempenho dos carros, assim, inventou as capas de aquecimento dos pneus, regulagem do balanço de freio e colocou essas coisas no carro para poder alterar durante a corrida. Mas grana ele só viu depois que foi campeão pela Brabham. Antes de ser campeão corria quase de graça. Assim contou a mãe dele em entrevista.
como diria Falcão, “dinheiro não é tudo, mas é 100%”…
essa pachecada se esquece que isso sempre existiu na f 1 e em todas as categorias do automobilismo, o cara vai para a equipe e leva o patrocinio, portanto ele é um pagante.
quem levou a malrboro para a maclarem e a penske? Emerson fittipaldi
quem levou a ariscopara a jordam? rubens barrichelo
café dobrasil para a ligier? raul boesel.
são tantos os exemplos, 80 % das vagas da stock são pagas.
muitos dos pagantes não tem talento algum, mas outros…
rick von opel, slin borgoud, (baterista do conjunto abba), segrefid storm, só tinham grana
Talvez as pessoas não se lembrem, mas Nelson Piquet começou na F1 como pagante. Alugou vaga em duas equipes no final da temporada de 1978 da F1. Uma delas utilizava carros da Maclaren, a outra, se não me engano era a Ensign. Ainda nessa mesma temporada, Ecclestone o contratou para correr na Brabham. Piquet utilizou um terceiro carro (!!!!) da equipe com o número 66. Pilotos pagantes sempre existiram. Não há nenhuma novidade nisso. A grande maioria passa pela F1 sem deixar saudades. Mas existem uns poucos que se sobressaem. Perez e Kobayashi com todas as limitações da Sauber fizeram uma excelente corrida. Perez ainda mais, pois estreava na F1 em um circuito que não conhecia, e fez uma baita corrida. Resta torcer pelo mexicano e que ele se torne uma realidade na F1
Dinheiro não e tudo, mas ajuda bastante
Que o diga um certo Andrea de Cesaris
http://goo.gl/MwEJt
Ele merece um post aqui, uma verdadeira lenda do esporte.
Sobre Massa: Basta uma boa corrida na proxima e todos dirao que ele voltou…oh.
Sobre Perez: Vamos devagar. Uma otima primeira impressao, mas ele tem que comer muito burrito ainda para ser considerado O talentoso. Sauber nao he besta e esta valorizando o cara desde ja. Uncle Frank ja fazia isso ha tempos…. (vide Schumacher, Ralf).
Sobre Petrov: Talvez o Robert tivesse vencido a prova. Esse carro deve ser muito bom, isso sim. Devagar com os elogios sobre o Vitalycio. Ate pouco tempo ele era um navalha do kct. Aprendeu a ser bom do nada? Pfui, o carro deve ser uma bala.
“Sobre Petrov: Talvez o Robert tivesse vencido a prova. Esse carro deve ser muito bom, isso sim. Devagar com os elogios sobre o Vitalycio. Ate pouco tempo ele era um navalha do kct. Aprendeu a ser bom do nada? Pfui, o carro deve ser uma bala.”
O cuidado com os elogios deve se aplicar a ambos. O Kubica está na F1 há um século e o que ele fez a não ser ter sido batido sistematicamente pelo Heidfeld quando foram companheiros de equipe?
Ah… desculpe. Ele também desintegrou o carro no Canadá e não morreu por sorte.
Ah (2) … Ele também e estrumbicou todo no rali numa curvinha muito pra lá de sem-vergonha e novmente não morreu por pura sorte.
Ah (3)… Se não fosse o ventríloquo Galvão Bueno ficar babando nele durante todas as corridas nem saberíamos que ele existia.
Como o ventríloquo GB tem bonecos! Incrivel!!!
Abs.
Bobagem reduzir à vala comum da “pachecada” qualquer opinião contrária à compra de assentos. Além de auxílio financeiro, Schumi e Barrichello tinham currículo que os credenciavam como opções melhores do que os pilotos que substituíram. Dar lugar a alguém melhor é a lógica, com ou sem dinheiro no bolso. Acho que o caso mais notório de injustiça nessa temporada (e do qual mais li reclamações) foi a substituição de Hulkenberg, jovem talento nato e com uma boa temporada inicial, pelo inconstante e abonado Maldonado. Pode ser que ele supere Hulkenberg, isso não é impossível, mas essa alteração não se baseou em qualquer critério técnico, em principio. E Hulkenberg nem de muito longe lembra um brasileiro típico. Pérez é um bom piloto. Quanto a Petrov, acho precipitado dizer que justificou o investimento. Veremos.
Flavio,
bom senso é bom senso, quem nao tem que se dane!
Um abraço
Vanni Rebonato
O maior piloto pagante do mundo é o Alonso, que levou o Santander para bancar a equipe mais cara da F1. E é bom para cacete.
O Homem de Lata queria tanto um coração… Já estes homens, gastam fortunas para realizarem seus sonhos: colocar seu coração naquelas (possantes) máquinas.
P.S.: Esta foto da sua carteira ficou muito boa. Carteira recheada, heim?!
Poderia fazer umas retificações em sua coluna FG?
1-Alonso entrou na Ferrari graças a Santander, que bancou a gorda multa rescisória do Raikkonen. E antes disso teve a Telefónica e a Lease Plan arranjando cockpits para ele.
2-Massa também teve apoio financeiro do Hospital São Luiz na primeira temporada.
Bom,
O meu ídolo Falcão (rsrs) concorda, pois ele disse que “Dinheiro não é tudo mas é 100%”.
Confiram.
http://letras.terra.com.br/falcao/94086/
Abs.