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Pra dar uma animada na hora do almoço, dois monstros. Quem mandou foi o Paulo Tohmé.

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Delmar Viana
Delmar Viana
12 anos atrás

PQP!!!!!!!! Lindo!!!!

Silvio Viana
Silvio Viana
12 anos atrás

O mané aqui se penitencia, mas acho que são modelos de mclaren diferente: a altura do para-brisa é diferente. Engraçado é que você chama de afobação a vontade de ganhar. Prost se conformava em chegar em quinto e garantir os pontinhos. Senna era ganhar ou ganhar. No topo da sua lista está o cara que atropelava a mãe pra chegar em primeiro. Stewart não puxava água para o Emerson. Lauda corria com a faca nos dentes. Jim, então, passava o sinal vermelho. Piquet se estabanou em cima do Salazar numa chincane. Você tem uma boa visão. Falta conhecimento. E, lembre-se, a williams aposentou o prost para dar lugar ao senna, pagando a multa do contrato. E o tio Frank entende um pouquinho mais que eu.

MBC
MBC
12 anos atrás

Cada um no seu estilo (mesmo equipamento), Prost deu AULA para o Senna em 88 e 89, o francês raramente jogava resultado fora, quando abandonava, geralmente era por problema mecânico. Senna em 88 (principalmente em 89) cometeu erros, como diria o Galvão… grotescos. Prost em mais de 90% nos dois campeonatos ficou a frente na pontuação, sempre controlando o brasileiro na tabela! Em 32 corridas, Senna largou 23 vezes na pole, mas por 14 vezes largou mal, muitas vezes perdendo a posição para Prost(algumas vezes Senna recuperava a posição na primeira curva, mas isso não elimina a má largada), com isso a vitória muitas vezes ficava com o francês. Em 88 Prost só não pontuou em duas corridas por problemas mecânicos(ING e ITA), Senna não pontuou em 3(Brasil foi desclassificado), Mônaco e Itália liderava fácil, mas afobado, acabou jogando 2 vitórias no lixo! Na pista, nos resultados, Prost foi o melhor em 88, Senna só foi campeão GRAÇAS ao regulamento de descartes(isso o Galvão nunca lembra). Em 89 já bem experiente, Senna fez uma PÉSSIMA temporada errando em VÁRIAS corridas, foram vários acidentes, desde a primeira até a última corrida, novamente Prost deu aula de regularidade, foi campeão o melhor piloto na pista. Senna não pontuou em VÁRIAS corridas, grande parte por culpa da famosa afobação! Depois dessa AULA em cima do brasileiro, Prost recebeu o apelido de “professor”…
Senna era fera, mas tinha pontos fracos, largava mal e era muito afobado, arrojo demais atrapalha, vimos isso com G.Villeneuve e Mansell, Senna nunca teve o sangue frio de um: Prost , Piquet ou Schumacher, fora da pista era um baita MALA SEM ALÇA, agrediu fisicamente vários profissionais na F1, um vexame. Na pista, tinha dia que Senna dava “show”, mas tinha dia que fazia cada besteira… Falam muito do GP do Brasil e Europa 93, mas as duas corridas foram na chuva. Na EUR na primeira volta Senna passou Prost, Hill e Wendlinger, Hill e Prost eram fraquíssimos na chuva, Wendlinger era novato! Único que podia fazer frente a Senna seria Schumacher, mas o carro do alemão não foi bem desde a primeira volta(Schumacher em 92 bateu Senna na chuva na ESP e BEL, portanto “Braço” tinha, faltou carro nesse GP). No Brasil em 93, pra variar, Prost errou e abandonou, sobrou quem para desafiar Senna na pista? D.Hill, aquele que pra muitos sempre foi piloto fraco, Senna não teve adversários nessas duas corridas, fizeram muito marketing em cima, mas a corrida em si não foi essa coisa toda. Com Mansell em 92 na chuva Senna pouco pode fazer, o leão sim nessa época podia fazer frente a Senna em piso molhado.

Pra ser o melhor de todos, o piloto não pode jogar corrida fora, notem que entres os grandes só tem piloto rápido e cerebral, raramente jogavam resultado fora, nunca foram taxados por afobação na pista…

Schumacher
Fangio
Prost
Stewart
Clark
Lauda
Piquet

Senna foi grande piloto, mas tem muito marketing em cima, quando vivo estava atrás de Fangio e Prost, depois que morre fica a frente? Chega ser hilário…

Tinham que dar um jeito de colocar o brasileiro na frente do alemão, não tem como ser nos recordes, vai por votação (duvidosa) mesmo, no marketing vale tudo!

Antonio Rony
Antonio Rony
12 anos atrás

Para os manés de falam que o Prost está com willians,tem que prestar mais atenção,lógico que não é,são duas maclarens,é só olhar para o volante e ver que está o simbolo da HONDA,e não da RENAULT,que era o motor da willians naqueles tempos.E o fato de esta com cores diferentes no aerofólio e retrovisor,tem origem no fato de terem pegado de fontes diferentes,ou
simplesmente por difirença de cores,nitidez ou contraste,coisas básicas de configuração.
E tenho que concordar que os dois foram os melhores q eu vi corrrer.Prost deve ter muito mais asa,por isso gera estabilidade,suspensão(amortecedores,molas e anti roll bar)de maneira
que faça com que tenha o carro na mão.Senna quer ser sempre rapido em corrida,então deve ter um pouco menos de asa,com carro mais pesado por causa do combustivel,faz
com que ele tenha que corrigir mais com o braço,por isso o Senna é diferenciado.
Mas é isso a F1 de hoje,os pilotos não são inteligentes,tem que esperar uma estratégia dos boxes,enquanto que os pilotos daquela época faziam a estratégia as vezes na hora,como o Senna enganou o Prost quando correu na chuva en donnigton em 93,quase deu a volta no prost ou deu?…

Fabio
Fabio
12 anos atrás

Boa noite a todos!
Acho sensacional esses videos mas infelizmente fico chateado com essas comparações de F1 “antiga e saudosa” e F1 “atual e chata”. É impressionante que brasileiros num modo geral é muito “pacheco, patriotas, globais” Senna morreu e acabou a F1, o melhor piloto de todos os tempo e blá, blá, blá… Pode aparecer Schumacher, Alonso, L.Hamilton, J.Button, S. Vettel e quebrar todos os recordes existentes que o Senna vai ser sempre o melhor de todos best of the best… Não existem comparações entre o antigo e o novo, o mundo gira tudo melhora, a tecnologia avança e as coisas mudam, chatisse é escutar coisas do tipo aquilo sim era F1, pilotos de verdade e blá, blá, blá. Prost foi um super piloto, Senna idem, Fangio, Piquet, Fittipaldi e etc… Cada um na sua época, nos seus momentos, F1 sempre foi admirada pela tecnologia de ponta, altos custos, grandes marcas (seja o ramo que for) F1 é o resultado da economia atual, globalizado e muito tecnológico assim como era também em 75, 80, 85, 90… F1 é conhecida por sempre ganhar o melhor carro a diferença é que quanto mais atrás for buscar mais amadorismovai existir consequentemente mais erros humanos… Infelizmente quando o assunto envolve um brasileiro no topo ai tudo muda. Senna foi campeão com um otimo carro na mão quando não tinha perdeu, assim como Prost, Schumacher, Alonso e todos os outros ninguem leva um título com um carro porcaria, Toleman, March, Toro Rosso, Ligier e por ai vai… Hoje a F1 até que está bem bacana, bastante disputada e etc. Só uma questão: Quando Senna, ou qualquer outro piloto conquistou seus títulos quantos pilotos venceram GP’s durante a temporada? Se foram de 02 a 04 pilotos foi muito e era monótono? Eu gosto de corridas, velocidade não importa a nacionalidade ou a cor do macacão, Cada campeonato tem suas virtudes e seus defeitos seja F1, FIndy, Le Mans Series, Sprint Cup ou o kart na esquina da sua casa…

Silvio Viana
Silvio Viana
12 anos atrás

Esse vídeo é um fake prá sacanear os entendidos. Senna pilota a mclaren de 89 e prost a williams em 93. Um com a suspensão comum e o outro com a ativa, que parecia um robô. A não ser que me mostrem o retrovisor da mclaren da cor amarela, já que as cores oficiais eram vermelha e branca, como se ver aqui:

http://ultrapassagem.org/2010/08/20/identidade-visual-de-uma-escuderia-mclaren/

[]s.

Bruno
Bruno
13 anos atrás

O estilo de prost é mais limpo, porque seu carro era muito mais acertado do que o do senna….. Procurem o Loucos por automobilismo programa com Edgard de melo filho nº 2, que vocês entenderão a diferença entre dois gênios do esporte…. e porque Senna era Senna…

Leo
Leo
13 anos atrás

Só isso já é o melhor que Vimos nos Domingos de F1 .
A Formula Indy esta ficando cada Vez Melhor Só falta Divugação…

Guzz
Guzz
13 anos atrás

Eu tenho essa corrida completa, on board do carro do Senna, é muito interessante, desde o start do motor, volta de apresentação, a batida no Triangulo Cássio, a recuperação, toda a emoção passada por ele na volta de desaceleração… é muito, muito legal.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
13 anos atrás

Que adianta discutir a volta de Senna e Prost?

Aqui sim, Senna comparado com o GRANDE SCHUMY, o maior, vejam como 7 é maior que 3:

http://www.youtube.com/watch?v=OrpYIq0NbFM&feature=player_embedded

galileu
galileu
13 anos atrás

senna, prost, mansell,berger, patrese,piquet,nanini,alesi,capelli, brundle, não eram feras como disse o luiz reus, se não eram, o que eles seriam?
um fato a ser lembrado, o senna destruiu todos os companheiros de equipe que andaram com ele, o unico que o enfrentou foi o prost e mesmo assim tomou pau.
vale a pena lembrar que naquela ép.oca a f1 utilisava cambio manual e o volante era redondo como os carros de rua, (nem sei se isso do volante teria relevancia),
naquela época a coragem e o arrojo andavam de mãos dada e quem tinha os dois juntos se sobressaia dos demais.
alguem quer comentar as trapaças da dupla shummi/briatore?
o alemão foi realmente bom na época dele, mas que o enfrentou de verdade alem do villeneuve e do hakinnem?

galileu
galileu
Reply to  galileu
13 anos atrás

publicou, né

eduardo furlanetto
eduardo furlanetto
Reply to  galileu
13 anos atrás

Temos um bom comparativo hj… mas claro, temos no DNA achar que o que vimos é melhor do que os mais novos vêem agora! Isso é da humanidade… e sempre será. A geração de hoje com certeza vai lembrar de Vettel, Alonso, Schumacher, Webber, Massa, Hamilton, Button, Rosberg, Kubica, Kobaiyashi, Sutil, Barrichello, Di Resta, Heidfeld. Alguma dúvida de que esses caras são feras… Temos hoje na pista “só” 5 campeões mundiais, no inicio da década de 90 tinhamos 4, sendo que 1 parou em 90, 1 em 92, 1 em 93 e 1 morreu no começo de 94. Depois tivemos mais 3 Hakkinen, Hill e Villeneuve, os últimos dois por falta de opção. Hoje, apesar do domínio das RBR na classificação, não sabemos quem VAI vencer… Sobre a famosa comparação, Senna x Schumi, Acho que o Senna leva por ter tido concorrentes melhores, menor auxilio tecnologico, além de algumas coisas que nunca ninguém conseguiu ou conseguirá repetir. São elas: Portugal 85, Suzuka 88 e 89, Brasil 91 e 93, Donnington 93, sem falar na classificação de Monaco 88…

Luiz Reus
Luiz Reus
13 anos atrás

Pois é, FG, corroborando o que você já dissera antes, a idéia, quando se passa o tempo, é de que só corria fera naquela época… na última corrida vi o Lito, nos treinos, dizer que os últimos 4 campeões tem muito mais valor que Schumacher porque o alemão teria vencido contra ninguém. Veja, como prova irrefutável, o grid dessa corrida que teve Senna e Prost na primeira fila: Senna, Prost, Berger, Mansell, Patrese, Nanini, Boutsen, Aliot, Nidena, Larini, Piquet, Brundle, Peres-Sala, Caffi, de Cesaris, Capelli, Alesi, Barilla, Gugelmin, Schneider, Pirro, Grouillard, Cheever, Warwick, Palmer,,, caramba, tirando o Mansall, que nem era grande coisa (algo como o Weber hoje, na minha opinião) e o Piquet em final de carreira, não vejo no grid desse campeonato as FERAS todas que se alardeia tanto para menosprezar Schumacher. A propósit, o Berger, que foi um piloto absolutamente normal, ganhou status de gênio (pelo Galvão Bueno, claro) porque abria as portas para o Senna, só que fazia diferente, quando precisava fazia no meio da corrida e não na linha de chegada, chamando menos a atenção… podem bater!

galileu
galileu
Reply to  Luiz Reus
13 anos atrás

meu comentário não está repetido coisíssima nenhuma.

Pacheco
13 anos atrás

Ler esses comentários me fez lembrar porque eu não acessava mais o blog do blogueiro oficial Flávio Gomes.

Eis aqui a principal diferença entre o desempenho de Senna e Prost: http://www.gpguide.com/GrandPrix.aspx?grandPrixNameCode=JPN&year=1989#&&year=1989&code=JPN&historySortField=Year&historyRecordsCount=5&historySortDirection=DESC&qualifyingFilter=cmdSummary&annualResultFilter=cmdQualifying

Carlos Roberto da Silva Junior
13 anos atrás

Alan Prost buscou um acerto tecnicamente melhor do que o Ayrton Senna, isso tudo no GP do Japão 1989 que deu o tricampeonato á Alan Prost.

miltonjr
miltonjr
13 anos atrás

É, dá para entender vendo essas imagens o porquê dos pilotos fazerem tanta diferença naquela época!! Que saudades!! Corridas de verdade!! Show!

R/T
R/T
13 anos atrás

O nome da banda é Jet, da Australia, tem no YT um show deles na integra no Forum Melbourne que é muito bom

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Eles deveriam ter feito nado sincronizado.

Watkins Glen
Watkins Glen
13 anos atrás

Isso sim é a pura F1 !!! Saudades…
Pode parecer impressão pela sincronização, mas Senna freia depois do “Deus me livre” e passa marcha antes nas retas… Além de zebra ser pista ou apoio nas saídas de curva !!!
Realmente 2 monstros… Mas o da esquerda era fora do comum !!!

eduardo furlanetto
eduardo furlanetto
Reply to  Watkins Glen
13 anos atrás

Sim! Isso explica o consumo maior de combustivel!!! Ele freava depois e acelerava antes!!! Tudo o que um piloto que quer ser rápido procura fazer! Simples assim.. kkkk

Sandro
Sandro
13 anos atrás

<>
O video foi editado/acelerado para comparar o estilo de pilotagem de ambos. Senna foi 1″730 mais veloz que Prost! Eita!

Uma coisa que nunca entendi: na corrida Senna fez a volta mais rapida em 1’43″025 (volta 38) mas como foi desclassificado a melhor volta daquela polemica corrida ficou com Prost: 1’43″506 (volta 43).

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

O Senna em 1989 consumia 7% a mais de combustível que Prost pra fazer a mesma distância.

O Prost tem um estilo lindo, muito suave, que funcionava muito bem nas corridas e em pistas mais contínuas.

O Estilo do ALonso é muito parecido, com a diferença que o Alonso é mais emocional, e mesmo sem ter uma comparação direta, mais rápido também.

Silvio Viana
Silvio Viana
Reply to  Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Sem contar um pequeno detalhe: a williams que o prost (fantástico piloto) guiava tinha suspensão ativa. Mas, na verdade o senna era ruim mesmo, não pilotava nada! Que saudade do meu marido…

Flavio Almeida
Flavio Almeida
13 anos atrás

É incrivel como a F1 de hoje é sem graça…pilotos e carros. Sem comparação. Os pilotos de hoje não dão 15 voltas no limite nem a pau…no minimo saudoso. Duas lendas da F1.

alberto
alberto
13 anos atrás

A quem interessar possa, eis o vídeo original, sem a sincronização do Prost, que foi 1.7 segundos mais lento nessa volta

http://www.youtube.com/watch?v=f_5b023fjz8&feature=related

hugo
hugo
13 anos atrás

CLAP CLAP CLAP CLAP…..

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Já vi esses videos comparativos em várias versões, uma o Senna chegava 1s na frente do Prost, e em outro o Prost chegava na frente…. não dá pra saber qual o real.

Se um estava em volta de classificação e outro em corrida?

Quem é Senna vai colocar uma volta animal do Senna, e quem é Prost vai fazer o inverso.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Rodrigo
13 anos atrás

e só existem os dois tipos no mundo, não?

sergio
sergio
13 anos atrás

Boa noite, Flavio.
Será que alguma alma caridosa poderia dizer para o tiozinho aqui o nome da banda da trilha sonora? Sobre o video, o que posso dizer? Apenas que, o que assisto pela TV hoje não é F1.
Mexeram tanto, mas tanto, que para mim ficou uma chatice.
Obrigado pela ajuda.

Andy Viper
Andy Viper
Reply to  sergio
13 anos atrás

Olá Sérgio, essa música é da banda australiana JET, muito boa por sinal. Se chama “Take It or Leave It”. O maior sucesso deles – que com certeza você já ouviu por aí – é “Are You Gonna Be My Girl”. Abraços.

Marcog
Marcog
13 anos atrás

Lembro do relato de um colega que assistiu um treino de GP Brasil (acho que 91), e comentou a principal diferença entre os dois na freada do “S”.

Prost tinha um estilo de freada mais suave, constante, pulando marchas na hora da reduzida.

Senna “montava” no freio bem mais em cima da curva, e reduzia marcha por marcha. Quem via, tinha a constante impressão que do jeito que balançava parecia que ia passar reto.

Eu, particularmente, vi na chuva, na freada daquela que chamam “reta oposta”, em 94. Parecia que tava no seco, e todo o resto tava guiando no molhado. Era visivelmente mais rápido.

Não tenho acesso ao Youtube aqui, mas imagino que um dos videos mencionados é aquele em que ele vem fortíssimo uma curva antes da famosa chicane, joga uma reduzida no meio dela mas segue acelerando (uma redução leve, na verdade). E em seguida, freia dessa forma “beirando o descontrole” na chicane que fez história.

É um dos trechos onboard dele guiando que mais me impressionam até hoje.

galileu
galileu
Reply to  Marcog
13 anos atrás

o jo verstap,en viu na telemetria onde o sena e o shummi freavam no s dom nenna e pensou, se eles freiam ali eu tambem freio.
saiu pra pista lançou a volta e na seguinte, ao passar de onde freava o pé foi automaticamente para o freio, o instinto de sobvrevivência falou mais alto, ou seja, quem tgem, tem medo, e foi ele quem deu a ordem de freada, já que o cerebro iria esperar o local escolhido.

Mauricio R. Araujo
Mauricio R. Araujo
13 anos atrás

Alguém sabe de quem é a trilha sonora, que alias, ficou fantastica no video

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
Reply to  Mauricio R. Araujo
13 anos atrás

Cara, respondendo sua pergunta, acho, não tenho certeza mais parece Rose Tatto. Enfim, temos que tirar mesmo para os dois…Enfim, também gosto do estilo do Piquet.

R/T
R/T
Reply to  Mauricio R. Araujo
13 anos atrás

A trilha é da banda australiana Jet, provavelmente do album Get Born, de 2004

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
Reply to  Mauricio R. Araujo
13 anos atrás

Respondendo ao RT, me parece que essa banda Jet o estilo musical é mais indy, se é que isto é estilo musical. Enquanto o som que toca no vídeo é HardRock e lógico com características dos anos 80! Continuo a achar que é Rose Tattoo, compare com essa música: Rock ‘n’ Roll Outlaw. Enfim…

faledi
faledi
13 anos atrás

Agora sim entendi a diferença entre “tocada” suave e agressiva.. Prost e Senna. Cada um campeão ao seu estilo.

Luciano
Luciano
13 anos atrás

Ei gente, show a parte, alguém conseguiu contar quantos botões tinha no volante dos dois ? E o câmbio manual hein.. Ah, bons tempos !

EduardoRS
13 anos atrás

Bons tempos em que ninguém apertava botão no volante durante volta lançada.

E que pilotos. Geniais, os dois, cada um a seu modo.

AS
AS
13 anos atrás

Prost e sua insustentável leveza de pilotar… thanx Prost !! … 4 vezes campeão do mundo e nenhum acidente grave.

galileu
galileu
Reply to  AS
13 anos atrás

so, sofre acidentes que se arrisca, e o senna se arriscava, não tiinha essa de vira daqui, vira de lá.
no volante dele tinha um botão a mais, era o botão do Fdasse, ele apertava e mandava ver.
é gostoso ver um piloto arriscando tudo jogando om carro nas zebras confiando em sua tocada, arrojo esse que só vemos hoje no japa voador e um pouco no hamilton

Rodrigo Bernardes
Rodrigo Bernardes
13 anos atrás

Como bem disse o Oswald Martins, a diferença real no tempo de classificação de Suzuka entre os dois foi de 1s730 em 1989. Quase 2 segundos!
Logicamente, para impor uma diferença dessas para outro piloto que dispunha do mesmo carro, Senna forçou muito mais, carregando mais velocidade nos esses, freando no limite do limite, subindo nas zebras e fazendo a 130R quase sem frear.
Se vocês observarem a tocada do Senna em corrida, verão que ele pilotava de uma forma muito mais suave que na tomada de tempos.
Assim sendo, torna-se inútil dizer que a pilotagem do Prost era mais refinada, suave, tratava bem dos pneus e economizava combustível quando estamos vendo uma volta de classificação, onde o que importa é a VELOCIDADE, e vemos uma diferença de mais de um segundo e meio de piloto pra piloto, com o mesmo carro e nas mesmas condições de pista.
E para registro, em 32 corridas juntos na Mclaren, Senna largou na pole 26 vezes.

JP
JP
Reply to  Rodrigo Bernardes
13 anos atrás

A intenção do vídeo não é mostrar que era melhor ou mais rápido. Apenas mostrar a tocada de cada um. Aliás, se a gente parar pra pensar, iremos ver que O Prost conseguia algo talvez mais difícil do que o Senna: ser rápido sem parecer ser.

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Muito boa essa galera roots…

Rael Gugelmin Cunha
13 anos atrás

Eram carros da mesma equipe? Pq a diferença entre o tanto que o carro do Senna pula, me faz pensar que o Prost já tava na Williams de suspensão ativa (lembro que era o que mais falavam sobre a diferença de guiar com o carro).

E que saudades de quando os pilotos trocavam marchas na alavanca!

Lotus Renato
Lotus Renato
Reply to  Rael Gugelmin Cunha
13 anos atrás

No vídeo dá pra perceber que o carro do Prost era a Williams. Percebe-se pelo logo da Rothmans. Resumindo: Senna de Mc Laren e Prost de Williams com suspensão eletrônica.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Lotus Renato
13 anos atrás

Nossa…

Brandão
Brandão
Reply to  Rael Gugelmin Cunha
13 anos atrás

A Williams do Prost em 93 já tinha câmbio borboleta. E é OBVIO que o carro no vídeo é o mesmo. Esse comparativo é de 1989…

Andre
Andre
Reply to  Rael Gugelmin Cunha
13 anos atrás

Renato,

Assista o video outra vez. Nao esta escrito Rothmans, e sim Marlboro em azul.

Massao
Massao
13 anos atrás

O engraçado é que mesmo sendo um vídeo editado, assisti até o fim torcendo pelo Senna…rsssrss

Alexandre AC
Alexandre AC
Reply to  Massao
13 anos atrás

Eu também, hehe.

Samuel Figueiredo
Samuel Figueiredo
13 anos atrás

Muito bom vídeo.

A tocada e os movimentos de mão para virar o volante e trocar a marcha é muito semelhante.

O acerto do carro do Senna era diferente, talvez com uma suspenção um pouco mais rígida, altura de solo um pouco mais baixo e menor ângulo de asa….

Conde
Conde
13 anos atrás

Dois gênios .

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Tenho vários desses vídeos comparativos entre os dois, e alguns são fake mesmo. Um que não me parece fake, é de 1990, em Jerez de la Frontera, Senna na Mclaren, com um carro bem difícil de guiar e Prost na Ferrari, já com cambio no volante, muito mais “na mão”. É sensacional. E Senna fez a pole.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
13 anos atrás

diferença de tocada, um (Senna) mais “brigador” mais arrojado, corrigin do o carro o Prost mais suave, era a diferença da suspenção da Willians…que diferença, a Willians de ontem e a de hoje…

Paulo Hüvös
Paulo Hüvös
Reply to  Rodrigo Tossato
13 anos atrás

São duas Mclarens 89, não tem nada de Willians neste vídeo.

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
13 anos atrás

Muito bom. Apesar da acelerada que deram para manter a linha entre os vídeos.

O Senna forçava muito mais a tocada em voltas lançadas. Parecia mesmo que ele tinha dois estilos de pilotagem. Um para volta lançada (vamos lembrar que existia configuração para treinos/tempo) e outro em corrida.

Gênio.

O Prost parecia desenhar melhor as entradas de curva e fazer menos esforço. Era um estilo, ora bolas. Mas a questão é que ele não encaixava nada diferente. Fazia aquele “perfeito arroz com feijão” mesmo em corrida. Com isso, não conseguia fazer nada além nos treinos. Era rápido e pronto. Perfeito e pronto.

Gênio

Comparando.
Acho que o Senna tirava mais coelhos da cartola em situações distintas.

Mas são gênios. Gênialidade não se mensura.

Não creio em ordem numa lista de melhores pilotos. Se são gênios ou foram em algum momento de suas carreiras, não é possível comparação.

Como colocar o Clark atrás do Fangio ou do Schumacher?
Como dizer que ganhar nas motos (tudo) e depois nos carros, não coloca o Surtees como gênio?
E o Moss? Se não ganhou um título de F-1, pior para a F-1. É o caso do Zico. Não ganhou uma Copa. Por isso jogou menos que os que ganharam?

E tem gente ai.
Brabham, Piquet, G. Hill e por ai vai.

Carlos Tavares
13 anos atrás

Prost levava o carro ao limite. Era rápido e preciso.

Senna ultrapassava o limite, era sempre além do além. Por isso, às vezes errava mais, não era tão preciso. Mas, por várias vezes, acontecia isso: 1 ‘ 7 de diferença.

Schumacher é meio que uma simbiose de Prost e Senna. Deu no que deu.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

É por isso que eu falo, se o Prost não tivesse o Senna como adversário, teria sido campeão em 1988,1990,1991 fácil e teria mais três titulos e seria provavelmente o maior vencedor da história. Foi isso que faltou para eu considerar o Schumacher o maioral, um adversário a altura. Além disso se não fosse o Prost o Senna provavelmente seria campeão em 1989 e 1993, pois provavelmente estaria na Williaws. Dois mostros mesmo. Como foi bom acompanhar a carreira de ambos e como tivemos sorte de ve-los competir ao mesmo tempo.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Idênticos meu deus!!……que época maravilhosa era aquela!!

Oswald Martins
Oswald Martins
13 anos atrás

Acho que eu vi esse vídeo pela primeira vez no Blog do Capelli. Parece que esse vídeo foi acelerado em dois segundo pra equiparar a Flying Lap do Prost com a do Senna que nesse treino em Suzuka-89, foi 1.730s mais lento que o Senna.

Bom, não importa. Essa tocada dos anos 80 era bacana!

Brandão
Brandão
Reply to  Oswald Martins
13 anos atrás

Não lembro se foi exatamente essa diferença, mas os vídeos foram sincronizados sim.

doutormarin
doutormarin
13 anos atrás

Camarada Gomes

Das duas uma

O carro do Prost estava com um acerto melhor que o carro do Senna e este estava tirando no braço a diferença;

Ou o Prost guiava muito mais suave que o Senna pq a diferença é enorme na forma de guiar, não no tempo de volta.

Teste rapido: Quantas vezes cada um apertou botoes no volante ao longo da volta?

:)

Gringo
Gringo
13 anos atrás

Prost andava mais, guiava mais limpo, e eu gostava mais dele.

Leandro Freitas
Leandro Freitas
13 anos atrás

Sena com o carro mais duro Prost o contrário… Um “brigando” com o volante o outro dando um rolé de domingo… E os dois incrivelmente rápidos… e pelo jeito Nicolá e Bruno nada herdaram do pai e tio

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
13 anos atrás

O mais engraçado é ver alguns comentários no You Tube de alguns gaiatos que achavam que o Prost pilotava mais, justamente pela direção correta do francês. Discordo plenamente! Senna só pilotava desta forma em voltas lançadas, na disputa pela Pole, pois na corrida, os pneus dele sofriam menos do que os do Prost!!, segundo relatos de engenheiros da época. Acredito que em carros iguais, numa volta lançada, ninguém era mais rápido do que este cidadão chamado Ayrton Senna da Silva. Digo isto desprendido de nenhum ufanismo, apenas uma opinião de alguém que acompanha Fórmula 1 desde os 5 anos (tenho 34) e tem mais de 30 livros sobre o assunto.

Marco Vilhena
Marco Vilhena
13 anos atrás

Este vídeo é clássico. Assim como os pilotos.

José Angelo
José Angelo
13 anos atrás

Também não sei onde vocês vêem semelhanças! Senna tem muito mais “trabalho” do que Prost. Basta observar as mãos dos dois, a de Senna “treme” muito mais. Pode ser, claro, opção por um acerto mais duro como foi dito, mas de qualquer forma evidencia a tocada mais suave de Prost. Aliás, isso pode ser visto pelo desgaste de pneus e consumo de combustível também, onde sabidamente Prost sempre foi mais “econômico” que o brasileiro. Isso dito sem demérito algum, apenas constatação de estilos diferentes de pilotagem.

Demais mesmo o vídeo!

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  José Angelo
13 anos atrás

Velho, esse vídeo é de 93 (Senna na McLaren, Prost na Williams). Essa Williams tem suspensão inteligente, sacou? É por isso que anda mais macio, enquanto a Mclaren fica pulando.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  José Angelo
13 anos atrás

Putz, foi mal… Revendo o vídeo, os dois são Honda. Fui traído pelo aspecto desbotado do vídeo do Prost, o retrovisor parece amarelo. Sendo assim, não sei explicar talvez seja diferença de estilo mesmo…