OS CARROS (2)

SÃO PAULO (2,5 de 4) – Faltou dizer que carros de verdade, construídos por fábricas sérias, tecnologicamente equipadas, com engenharia de verdade, preocupação com segurança, expertise, aguentam muita coisa. Obrigado ao blogueiro que postou este vídeo aí nos comentários. É por isso que bato tanto na Stock. Seus carros não são carros de verdade, dimensionados para fazer o que fazem. Até os Opalas eram mais seguros do que esses chassis tubulares de hoje.

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Flávio Colorado
Flávio Colorado
13 anos atrás

Os carro de fora são tão bons assim? O que dizer do que ocorreu com o Alex Zanardi? Aí é normal, ocorreria com qualquer carro? Será? Em alta velocidade tudo pode ocorrer em qualquer categoria seja aqui ou lá.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
13 anos atrás

É lógico que o Flávio tem razão em muitas coisas que ele disse…mas usando as palavras dele as vezes fala demais.
Condenar os carros da Stock Car é muito prático para um jornalista que “abomina” a categoria. Até hoje não sei bem o que o Flávio deseja em matéria de categorias nacionais…boa pergunta né Flávio? Se não vejamos, você não gosta de Fórmnula Truck, Arrancada,Stock “bolha” e corridas de turismo no qual os motores são de mesma procedência. Mas devemos analisar que automobilismo é muito caro, explico quando a TC 2000 corria com motores dos fabricantes a equipe Toyota Argentina mandava preparar os motores dos Corolla na Inglaterra ao custo de U$ 60,000.00 a unidade (só a preparação), ou seja é inviável manter uma categoria assim na America do Sul.
Por outro lado estamos falando de dois pesos e duas medidas Flávio.Na atual Stock Car nacional temos 2 tipos de chassis em pista. A categoria principal utiliza um carro mais moderno projetado em nosso pais com equipamentos de segurança atuais (banco concha tipo Nascar, fibra de carbono na parte frontal e etc…). Noto que são carros mais acertados, ou alinhados como queira, afinal ocorrem poucos acidentes nas provas.Assisti a de Curitiba e não ocorreu praticamente nada de relevante.
Ja a Copa montana (ex Stock Light) usa chassis projetados há mais de 10 anos com uma tecnologia não tão atual e como falaram alguns blogueiros com chassis dificeis de serem alinhados.A própria categoria principal quando usava tais chassis batia bem mais (rodavam muito) nas corridas. Então em relação ao carro parece-me que é necessário substituir tais chassis pelos atuais.
Você FG poderia (futuro de pretérito pois o blog é seu e você opina do jeito que quiser e se alguém não gostar que não incomode mais) comentar sobre os 2 chassis, mostrar fotos e comentários técnicos sobre o assunto, talvez opiniões dos pilotos e preparadores. O que notei é que você misturou 2 pesos e duas medidas em se tratando dos carros da nossa categoria. Literalmente generalizou.
Gosto muito da nossa Stock Car, com todos os seus defeitos e tudo, pois é com certeza nossa melhor categoria no quesito disputas, ronco dos motores, organização, midia e presença de ótimos pilotos. Se eu começar a marretear a categoria chamando de “stock bolha”, “porcaria” e etc…Pergunto o que sobra de bom, ou melhor de moenso ruim, para eu ir aos autódromos?

Adrian Newey
Adrian Newey
13 anos atrás

Entendo a indignação, mas são colisões diferentes. A Stock também aguenta uma capotagem desse tipo (como mostrou o caso do Gualter Salles numa etapa realizada na Argentina). Colisões como a do Sondermann e a do Sperafico são uma coisa bem diferente. Não estou dizendo que o chassi tubular não poderia/deveria aguentar. Só apontando que a comparação com uma capotagem não é justa.

Edu
Edu
13 anos atrás

Até no Paraguai tem carro com segurança: Trans Chaco Rally 2010 Mitisubishi Evosei lá se X ou XI, Pancho Gorostiaga, só ferimentos leves!!!

http://www.youtube.com/embed/0L–LpjQ4lk

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Mas Flávio Gomes, correr de DKW e Lada em meio a Chevettes e Cia não é muito mais perigoso e arriscado do ponto de vista da estrutura do carro ?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Não tem o que dizer, amigo, não diga nada.

ricardo domingues
ricardo domingues
13 anos atrás

Flavinho, olha essa pancada do Dario Franchitti em 2008. Os carros eram os antigos chassis da NASCAR, mas mesmo assim o Dario só machucou as pernas. Se fossem os COT´s de hoje provavelmente ele teria saido inteiro. http://www.youtube.com/watch?v=JEuEmOPNCbA

Andre Soares
Andre Soares
13 anos atrás

Carro de corrida não é brinquedo.
Desenvolver um chassis tubular seguro não é impossível, mas demanda todo um projeto sério de engenharia. Este projeto sério tem de envolver especificações de material, desenho do chassi, analises de deformação e distribuição de carga para vários cassos de carregamento e, principalmente, especificações de ensaios que garantam que cada veículo atenda todos os requisitos de projeto.
Verifiquem se alguma destas análises foi feita para qualquer categoria nacional.
A questão não é só dinheiro, é a responsabilidade de colocar pessoas com a seriedade e com o conhecimento necessários para trabalhar.

Sukhoi
Sukhoi
13 anos atrás

Apenas para nos mantermos dentro do assunto segurança, acho que esse é um link legal de ser compartilhado. Não diz respeito as competições de carros, mas a carros de passeio, que na minha opinião são muito mais importantes.

http://www.euroncap.com/home.aspx

http://www.latinncap.com/_po/?pg=results_list

Apresenta testes relacionados a segurança de diferentes veículos, há sites similares relacionados há outros mercados, mas, particularmente, levo em consideração os testes europeus. É interessante por abordar não só a segurança dos passageiors, mas também a segurança de crianças e pedestres.

Como digo para meus amigos: Carros de verdade, só a partir dos R$ 30 mil e ainda assim com várias ressalvas. É triste, mas teria medo de dirigir com meus filhos em vários carros fabricados por aqui.

Sukhoi
Sukhoi
13 anos atrás

Trabalho numa dessas fábricas “sérias” de automóveis que você cita no texto e tenho minhas dúvidas se o piloto estaria vivo no caso de uma batida como a que vitimou Sondermann. Um acidente como aquele é muito complicado, tanto que hoje um dos itens de segurança em carros top são os airbags tipo cortina.

Contudo, não duvido que os carros da Stock Car Nacional sejam mal projetados, desenvolvidos, avaliados, etc. Não sei se estudos e simulações são realizados e acredito que tudo é feito de maneira muito artesanal, o que gera carros com erros perceptíveis de tole’rância, dimensões…

Você poderia pedir aos fabricantes que compartilhassem os relatórios, simulações com o público em geral. Não acho que têm como alegar segredo industrial uma vez que é um monopólio a fabricação dos mesmos. Se eles disponibilizarem esse material, engenheiros poderiam avaliar o resultado e lhe passar o parecer técnico.

Att,

Sukhoi

Felipe
Felipe
13 anos atrás

No meu ponto de vista é um pouco precipitado colocar a culpa na segurança do carro, alguém já mencionou aqui o acidente com o Gualter Salles lá na Argentina, que foi bem pior que o do vídeo e ele saiu ileso. Acredito que para competições de Turismo devemos ter uma “chicane” antes da reta, uma solução simples… agora, será que os pilotos querem a mudança do circuito?

Faledi
Faledi
13 anos atrás

Esse então o que me dizem chovia muito também:
http://www.youtube.com/watch?v=OAvc0Cij7zA&feature=player_embedded#at=23

Raphael
Raphael
13 anos atrás

Pessoal, como bem disseram 2 colegas aqui, esse tipo de acidente dificilmente traz alguma fatalidade. O acidente do Gualter Salles na Argentina foi BEM pior que esse e, igualmente, graças a Deus, o piloto saiu ileso. O que mata é a pancada brusca, causando uma aceleração repentina no corpo. São as batidas em que um carro parado recebe a porrada de outro vindo à toda velocidade, principalmente se for na lateral, a chamada batida em “T”. Não tenho conhecimento técnico de como os carros são construídos aqui ou lá fora, mas colocar vídeos como esse e falar que “lá fora é assim, lá fora é assado” não ajuda em nada. Quantos vídeos de batidas impressionantes em que os pilotos saem andando depois nós já vimos? Inúmeros. Os casos de Sperafico e Sondermann servem para demonstrar que algo precisa ser feito na Curva do Café para que os carros não fiquem parados no meio da pista após rodarem e/ou baterem no muro.

vinicius
vinicius
13 anos atrás

fg, não eh discordando do que vc falou nesses posts, muito pelo contrário, seu ponto de vista eh muito correto, mas esse acidente desse vídeo não demonstra muita coisa. os impactos envolvidos são diferentes. em quantas vezes mais o carro capotar ou rodar ou bater antes de parar melhor do que numa pancada única. essas oito capotagens com varios toques no chão vão dissipando energia em estágios, o que não foi o caso de domingo nem de 2007. o grande problema está nas pancadas fortes pois grandes quantidades de energia são transferidas e eh aí que a estrutura sofre mais. concordo com o que vc falou mas esse vídeo eh meio furado….

Luiz Bandeira
Luiz Bandeira
13 anos atrás

Os carros da Nascar realmente são mais seguros que os da Stock Car, eu nunca me esqueço do batida do Carl Edwards, depois do carro ter voado, batido na grade e capotado, o piloto saiu do carro e foi correndo passar na linha de chegada

Gilberto
Gilberto
13 anos atrás

Esse carro deste filme não sofreu impacto de outro carro em cheio nem bateu no muro. Apesar de ser plasticamente mais perigoso não levou uma pancada seca, nem duas (muro mais o outro carro) como o do Sondermann pareceu levar. Não dá pra comparar. Além do mais, na minha opinião, o que matou o Sondermann deve ter sido a desaceleração. Não foi o carro que não aguentou, mas sim o corpo humano que não aguanta a pancada. Tanto que o piloto não ficou preso nas ferragens, aparentemente o santo antonio aguentou o tranco. Se o carro fosse o dobro mais forte, provavelmente o piloto morreria da mesma forma.

galileu
galileu
13 anos atrás

continuando, (achoque bati o dedoem algo errado), o edgardo quando projetou a extrutura dos omegas do wasghinton bezerra, aquele era considerado o monobloco mais bem amarrado extruturalmente, e era muito seguro em todos os detalhes, não sei como ele foi fazer um tranqueira como essa gaiola.

galileu
galileu
13 anos atrás

no maximo o piloto teve de trocar de cueca, rsrsr, mas esses carros são derivados de monoblocos de fabrica, com seus chassis reforçados pelo santo antonio, e muito, bem feitos.
O mais engraçado disso, é que o edgardo q

Vitor
Vitor
13 anos atrás

Não creio que o problema seja o fato do chassis ser tubular. Vale lembrar que a Nascar usa um chassis tubular (reforçado), a V8 supercars australiana, idem. Deve-se, porém, dimensionar o carro para suportar e absorver os impactos aos quais serão submetidos. Aliás, os imapactos a que foi submetido esse bmw não foram nem de longe fortes como o do acidente do Gustavo Sondermann.
Reparem que a gaiola do carro do Sondermann não foi violada (não quebrou). O problema foi a falta de absorção de impacto, o que causa uma aceleração muito grande no piloto, o que pode ter causado a sua morte.
Parece que não tinha nada para absorver o impacto…

Fotos dos chassis:
V8 supercars – protótipo: http://www.speedcafe.com.au/wp-content/uploads/2010/09/cotf-chassis-344×211.jpg

Nascar COT – Note que atrás da chapa na porta está a estrutura tubular. http://www.stockcarscience.com/images/PON_Chassis.gif

jose
jose
13 anos atrás

esqueceram do acidente do sarrazin em 1999, eu estava na arquibancada e por sorte ninguem o atingiu…

http://www.youtube.com/watch?v=kvTdm1YmT1o

Victor Massami
Victor Massami
13 anos atrás

Os carros do DTM dão muito mais segurança aos pilotos, os carros da Nascar também. Segundo o Cacá Bueno, os chassis utilizados na Copa Montana são os mesmos utilizados pela Stock V8 até 3 anos atrás. Então de alta tecnologia por aqui não tem nada.

Os carros da DTM aguentam isso:

Alexandre Premat – Adria 2010
http://www.youtube.com/watch?v=QBb0HvkSH8s

Alexandre Premat e Tom Kristensen – Hockenheim
http://www.youtube.com/watch?v=Dxq_Zp-ctfc

B-Lett
B-Lett
13 anos atrás

Galera, o que mata é a súbita desaceleração (ou aceleração, no caso do Sondermann). Pode ser assustador ver um carro voar e rodopiar e ir se desmanchando, mas isso é o “melhor” tipo de acidente, o piloto sai completamente ileso. Agora, bate essa BMW de frente em outro carro parado, não sobra nada do piloto (nem do carro, claro).

marcio riva
marcio riva
13 anos atrás

Se fosse um Estoque, já era…

Fábio
Fábio
13 anos atrás

o acdente do Gualter Salles foi pior e ele não sofreu absolutamente nada, vale lembrar isso.

Geraldo Casselli Júnior
Geraldo Casselli Júnior
13 anos atrás

Assino embaixo!!!

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Luiz AG, Nascar não é feito pra bater, senão não chegaria a mais de 300km/h como em Talladega. O que difere a Nascar da Estoque é que lá eles pensam na segurança. Se o carro vai correr e há o risco dele ser jogado no meio do pelotão pra sofrer uma batida em T ou se há risco dele sair capotando, o carro deve aguentar o tranco e não matar o piloto.

JUNIOR
JUNIOR
13 anos atrás

De nada Gomes, sou fã da marca bmw,Com certeza este acidente não foi fatal.pelo cuidado com que tudo foi feito.O carro não foi atingido no meio mas a serie de voltas e o impacto no chão poderiam ser fatais , a diferença é que quando planejaram o carro pensaram no piloto e não no bolso.No mesmo post o carro da dtm tem um acidente violento e o carro proteje muito bem o piloto.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=BxTUAnTViMQ

Numero de mortos: 0

O jeito é importar o conjunto completo da Nascar (chassi +motor)

Paulo
Paulo
13 anos atrás
Luiz AG
Luiz AG
Reply to  Paulo
13 anos atrás

Piquet já falava: O dia que não houver mais possibilidade de acidentes, os autódromos esvaziam.
Nascar é feita para bater. Os organizadores sabem disso e fazem carros e pistas para baterem mesmo.
Particularmente não gosto desse tipo de corrida.

Mario Simas
Mario Simas
13 anos atrás

Este vídeo é clássico.
O f. é a rampa de lançamento em plena pista de Mid-Ohio. Parecida com aquela argentina que quase matou o Gualter Salles.

Luiz AG
Luiz AG
Reply to  Mario Simas
13 anos atrás

É isso que me intriga. Será que ninguém viu que aquele barranco podia fazer um carro voar? Olha o que aconteceu com o carro, ele apenas saiu da pista em uma suposta área de escape. Assustador! Sorte que o carro aguentou.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
13 anos atrás

Ok, esse acidente foi foda. Muito foda. E não há dúvidas de que o coche alemão aguenta muito mais do que as bolhas stockianas. Mas a bmw não foi atingida em cheio, e no meio, por nenhum outro carro.

Fabiano
Fabiano
13 anos atrás

Só completando meu post…

http://www.youtube.com/watch?v=yb_yCCL08HA

Entrevista do Eng. no vocetubo…

palavras finais…

“seguro, moderno e eficiente”

Não sei aonde !!!

Rodrigo Lombardi
13 anos atrás

E foi empurrado por um filho da puta.

Fabiano
Fabiano
13 anos atrás

Flávio,

Te mandei a pouco, um e-mail com algumas palavras sobre os “chassis” da Stock… e uma coisa me intrigou… o Sr. Gustavo Lehto foi o engenheiro responsavel pelo “novo” chassis da stock, e viu… o cara se formou em engenharia em 2005, não tenho nada contra ele, quem sou eu para julgar qualquer coisa… mas viu, não seria o caso da tal JL, a fábrica que faz os chassis tem alguém mais gabaritado em carros de corrida que este distinto senhor ? de novo, não tenho nada contra ele.. mas só pesquisar no google que veremos o estonteante, completo e cheio de sucessos portifólio do Eng.

Fernando Patussi
Fernando Patussi
13 anos atrás

Gustavo se foi, ficou os pilotos pagantes querendo andar(SE MATAR) nestas cadeiras eletricas.
Mas e no Automobilismo Argentino quantas mortes foi registrada nos ultimos anos?
Sem comentarios mesmo. Dirigentes querem a grana o resto que se explodão.
Que vai acontecer? nada.uma lastima.

Carlão
Carlão
13 anos atrás

A CBA é séria. Desde 2008 solicitou modificações na curva do Café. E reclama que ninguém atendeu aos seus pedidos. Por que então não paralisou por tempo indeterminado provas no local ??? Por que permitiu corridas ??? Por seu presidente só vem agora a público dizer isso ???

Coloquem um FIM nessa bandalheira . URGENTE.

Amazing Spiderman
Amazing Spiderman
13 anos atrás

Um Pontiac deu um chega pra lá no BMW e deu no que deu. Um carro destruído e o piloto desolado. Desolado, mas vivo.

Na Estoque baixo, a morte seria certa.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
13 anos atrás

Boa noite Flávio 69,
Se fosse um desses carros da Stock ou montana? o piloto estaria no meio daquela mata na copa de uma arvore. Isso é caso de policia! Olha Gomes, eu tenho um colega que correu ano passado na montana, Italo Silveira, eu entrei dentro desse carro e olhei bastante, tirei varias fotos por dentro e fora do carro. Olha essa gaiola aí não aguenta pancada forte não, nem precisa ser entendido demais no assunto.

jefferson
jefferson
13 anos atrás

mas o que o zeca giaffone fala em relação a isso???? ele nunca da entrevista comentando esses fatos????