OS DIRIGENTES

SÃO PAULO (4 de 4) – Não há muito mais a dizer de tudo isso. Talvez eu até esteja exagerando, escrevendo feito um alucinado por conta de algo até corriqueiro neste ambiente das corridas e da velocidade. Além do mais, o que eu acho ou deixo de achar vai mudar o quê?

Nada. E não vai trazer ninguém de volta.

Para terminar esta “quadrilogia” pistas-carros-pilotos-dirigentes, fica aqui um breve manifesto de total repúdio e desprezo pelas pessoas que estão à frente do automobilismo no Brasil.

São dirigentes, em sua imensa maioria, que não valem a inscrição para uma corridinha do Paulista. O automobilismo virou uma confraria idiota comandada por idiotas. E praticada por muitos idiotas, também.

Idiotas, em geral, são só isso, idiotas. Não incomodam ninguém. Mas quando estão à frente de algo que coloca o pescoço de centenas de pessoas na guilhotina todas as semanas, em pistas perigosas dentro de carros idem, esses idiotas têm responsabilidades.

Não as têm cumprido. E isso é grave. Uma coisa é ser idiota, incompetente, burro, salafrário, picareta e levar um esporte à bancarrota. Se isso acontecer com o judô, com o beisebol, com a pelota basca, foda-se. Os interessados que se mexam para ressuscitar o judô, o beisebol, a pelota basca.

Mas quando se trata de corrida de carro, não pode ser assim. Automobilismo não é mais importante que pelota basca ou badminton, não é isso. Não é mais nobre, mais legal, mais supimpa. Só que pelota basca e badminton não matam ninguém. Portanto, podem ser geridos por idiotas.

Automobilismo mata. E, por isso, não pode ficar nas mãos de idiotas.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedão
Pedão
13 anos atrás

Desculpem-me pela frieza, mas eu acredito que esses mesmo dirigentes até que gostaram do acontecimento.

Por bem ou por mal, está se falando muito sobre a Stock Car atualmente. E como é de péssimo costume do brasileiro, daqui há algumas semanas o assunto vai ser esquecido. Daí esses mesmo dirigentes, usando a desculpa da segurança, inventaram uma reforma desnecessária pro circuito, superfaturarão a mesma para encherem mais seus bolsos e depois vão aparecer sorridentes numa emissora de tv dizendo que “aprenderam com os erros passados e que a fatalidade do acidente trouxe a oportunidade para a evolução na segurança.”.

O grande púbilco será enganado e os dirigentes e a emissora lucraram, porém, os pilotos continuaram correndo mais riscos do que o necessário e nós, que realmente gostamos e nos importamos com o esporte, continuaremos sendo desrespeitados.

E eles (os dirigentes) viverão felizes para sempre.

http://twitter.com/PedroMerencio

Flávio Colorado
Flávio Colorado
13 anos atrás

Segundo é divulgado existem na realidade 2 tipos de carros na Stock Car. Os da categoria principal, construidos no Brasil e de projeto mais atual em relação a segurança (bancos estilo Nascar, fibra de carbono etc…) e os antigos (que são de projeto argentino e de mais de 10 anos).
As duas mortes ocorreram nos carros com chassi tubular mais antigo (projeto do Engº argentino Edgardo Fernandez…acho que é isso). Se os chassis mais antigos não são tão seguros quanto oa atuais…pergunto: Por que ainda usar essas “tranqueiras”? Por que não usar o mesmo carro nas duas divisões da nossa Stock Car? Custos?
Uma coisa que me chamou a atenção é que em nossa Stock ocorriam mais acidentes quando a categoria principal utilizava os chassis mais antigos.
Assisti a última corrida e Curitiba da categoria principal e quase não ocorrem acidentes…isto é um fato. Será que os chassis projetados (mais atuais) aqui em nosso pais tem um equilibrio maior?
Esta é a minha dúvida, pois estamos, em se falando de carros, ratando de 2 pesos e duas medidas.

carlos souto
carlos souto
13 anos atrás

Nosso automobilismo esta morrendo: Kart cada vez pior cheio de picaretas, monopostos não existem mais e duas categorias nacionais que tem ainda algum destaque e Stock e trunck. Em tres anos não teremos mais pilotos na F1. Causa:custos absurdos e dirigentes incopetentes

Luiz Filipe Silveira
Luiz Filipe Silveira
13 anos atrás

Acompanho corridas de carro desde um ano antes de teres nascido (+ ou -), como hoje, tinha que garimpar as notcícias nos jornais e publicações da época. O automobilismo mudou, mas os dirigentes continuam os mesmo. A solução, proibir ultrapassagens na curva do café. Em nenhum dos acidentes a culpa foi por causa de ultrapassagem. Eu sugeriria uma solução melhor: entrar em fila indiana e em baixa velocidade. Sou ou não sou mais “gênio” que eles (os dirigentes)?. Olhando o mapa onde um leitor teu da uma sugestão para a curva, percebesse que o traçado anterior, até para os carros de hoje, é mais seguro, os carros entrariam mais “retos” e mais encostados ao lado esquerdo da curva, mesmo que a velocidade, com certeza, maior, também seria mais seguro. Mas como não podemos sugerir a volta do traçado antigo, pelo menos ali. concordo com o teu leitor, uma chicane, nem precisa ser tão acentuada como ele sugere, com certeza resolveria.
Era isso.
Abraço e sucesso
Luiz Filipe

Anarquista
Anarquista
13 anos atrás

Acabei de ouvir uma declaração de um aspone da CBA dizer mais ou menos isso: “a FIA não reclamou, portanto não há nada a fazer na curva do café”. Fico aqui pensando: país de m.e.r.d.a.! Desde quando a FIA tem que se manifestar para esta turma tirar a b.u.n.d.a do sofá e fazer algo a respeito? Quantas mortes são necessárias para esta turma se mexer sem que a FIA peça? Interlagos não pertence à FIA nem é gerida por ela.
Pensando bem, este é o padrão profissional por estas bandas: as pessoas em geral só reagem, nunca agem. Perdem tempo para fazer as coisas porque não sabem pensar, não tomam a frente de nada, não se responsabilizam por nada. Somos (plural, sim, para o bem e para o mal) uma geração de bananas, metidos a bacanas, orgulhosos de nossa ignorância “balacobaquiana”. Temos saúde corpórea perfeita mas a capacidade mental de uma criança de 5 anos de idade. Sabemos nos vestir mas nada entendemos sobre responsabilidades. E por aí vai.
Chega de escrever que já enchi vosso saco…

jose san pedro
Reply to  Anarquista
13 anos atrás

Essa declaração foi mostrada óntem no JN, foi dada pelo atual administrador de Interlagos com uma tranqüilidade assombrosa…

Luis Fernando
13 anos atrás

Li atentamente todas as excelentes postagens do Flávio sobre o assunto, e cheguei a seguinte conclusão “THE SHOW MUST GO ON!!” ou seja…

TODOS SÃO CULPADOS..

1. Pilotos = que colocam em risco suas vidas e de companheiros com manobras arriscadas e acéfalas, sabem que os carros são uns lixos como foi descrito por aqui e aceitam o risco portanto tem consciência disso.
2. Carros = verdadeiros Barquinhos de papel, como foi exposto amplamente aqui e todo mundo aceita e não faz nada.
3. Dirigentes = omissos, incompetentes que só se importam com os lucros do ”show”.
4. TV Globo = que dá o aval para o circo de horrores, com o carimbo de ”MELHOR CATEGORIA DO AUTOMOBILISMO NACIONAL”.
5. Chefes de equipes e mecânicos = que sabem das limitações dos carros e assinam embaixo o risco de morrer que seus pilotos tem em todas as corridas e com a conivência dos pilotos.
6. Patrocinadores que colocam as suas marcas em um produto duvidoso de péssima qualidade que coloca risco em vidas humanas.

ENFIM THE SHOW MUST GO ON… Vamos ver em Ribeirão Preto o que acontece.. Pé Embaixo!!!!! Gente

Abraços
Luis Fernando (RACING MAGIC – http://racingmagic.blogspot.com)

Kirk
Kirk
13 anos atrás

E’ nessas horas que a gente lastima que nao temos mais gente como voce FG no comando do esporte que tanto amamos. Tem de escrever e reclamar sim – no dia que ninguem reclamar e aceitar uma morte tragica como essa numa boa passaremos a ser que nem os idiotas em cargo do automobilismo brasileiro, que somem, se escondem e passam a culpa e responsabilidade pro outros.
Era pro Sr. Pinteiro ontem ter dito “nos da CBA falhamos com o Gustavo, a reforma do cafe nao deu certo – nao vamos deixar falhar de novo e vamos fazer o que for preciso pra isso” – inves disso disse que a culpa e’ da FIA (que nao deve nem estar sabendo do acidente) e que nao pode fazer nada, so um “paliativo”. Uma vergonha.

ChristianS
13 anos atrás

Ano passado perdemos o Tomizawa na Moto2 em um acidente em que era inevitável o atropelamento. Este ano reduziram o numero de participantes da Moto2 para minimizar a quantidade de motos na pista e consequentemente a proximidade entre elas. Pode acontecer de novo igual? Sim pode. Mas estão fazendo coisas para reduzir as possibilidades.

Estão trabalhando também no macacão tentando colocar equipamentos parecidos com os de pilotos de Rally (de moto) que aguentam trancos bem fortes. Muitos pilotos de moto já utilizam na “corcova” um air bag. Quem já viu um tombo tipo Highside sabe o tamanho da panca e geralmente temos nada ou ossos de membros quebrados.

O fato é que nas corridas de moto (pelo menos nos campeonatos mundiais) a segurança é levada bem mais a sério que no automobilismo.

Hoje quem quer mesmo correr riscos de moto corre nas corridas de rua tipo Ilha de Man, mas ali todo mundo sabe que o risco e elevado mesmo e vão para pista conscientes disto.

Deixo abaixo vídeo do tombo do tombo do Shynia Nakano a mais de 300 km/h em plena reta sem maiores consequências: http://www.youtube.com/watch?v=7o7k2E_4cB8

Samuel Cunha
Samuel Cunha
13 anos atrás

Parabéns Flávio por não ficar calado, você está falando tudo que a maioria que gosta de atomobilismo “inclusive eu ” gostaria de falar . A verdade é que o automobilismo brasileiro vai de mau a pior , muito por causa da incompetência dos dirigentes totalmente depreparados, corruptos , safados etc… que só pensam em si mesmos, no poder , no dinheiro que podem enfiar no bolso, sem amor nenhum ao automobilismo.
A verdade é que nosso automobilismo só vai começar a melhorar quando essa corja toda de incompetentes sairem da direção deste automobilismo que já foi um dos melhores do mundo , e que agora agoniza como um doente em fase terminal.” Tá muito difícil de se ver este agonizante doente ultimamente ” , o Brasil está jogando fora tudo de bom que gerações passadas de pilotos fizeram pelo esporte que era para ser um dos melhores se não o melhor do mundo vide exemplo da Alemanha com o Schumacher.
Abraço Flávio estou estamos com vc.

Alexey Karpov
Alexey Karpov
13 anos atrás

Deixa que esta eu respondo Flávio.
Mas é claro que não! Conformismo é a palavra de ordem do povo brasileiro.
Anotem o que vou dizer e torçam para eu estar errado: Nada vai acontecer! Nada vai mudar. Equeçam este assunto.
Entidade gerida por bundões não tem força pra mudar. Uma pena.

Eduardo Aranha
Eduardo Aranha
13 anos atrás

Enquanto houver jornalistas como você, haverá esperanças.

zeabreu
zeabreu
13 anos atrás

Não despreze os dirigentes Flávio.A noticia do Jornal Nacional de hoje dá como resolvido o problema de interlagos:a partir de hoje toda prova que for realizada em interlagos terá que ser com bandeiras amarelas acionadas na região da curva do café.

Henrique Lima
Henrique Lima
13 anos atrás

Parabéns pela série, Flávio.

Assino embaixo tudo que você colocou !

Como é bom ver alguém com coragem e cerébro para falar isso por quem não pode e não tem espaço !

Parabéns !

ricardo bifulco
ricardo bifulco
13 anos atrás

Assino embaixo Flávio.
Abçs

Felipe Souza
Felipe Souza
13 anos atrás

Flávio,

Apesar de você não querer escrever mais “feito um alucinado”, acredito que há ainda outro fator a ser adicionado: as equipes.

A impressão é que a maioria das equipes da Stock e das suas bases são extremamente amadoras. Em cada corrida acontece um festival de erros. Não há uma corrida sequer sem um incidente nos boxes durante os pits (atropelamento de mecânicos, mangueira do macaco arrancando aerofólio, galão de abastecimento preso no carro, pneu montado errado, etc.). E isso é o que conseguimos ver pela TV. Acredito que quem faz parte do negócio deve presenciar um monte de merda que acontece e acaba passando desapercebido porque não foi uma merda das grandes…

Abs,

Felipe Souza

Lionel
Lionel
13 anos atrás

Atenciosamente
Leonardo de Souza
Kemba Racing

Exelente texto como sempre .do Flavio …agora olhando o mapa que o Leonarno mandou e o Flavio publicou à baixo …é só reativar o traçado antigo que o PERIGO DA CURVA DO CAFÉ DESAPARECE …SÓ ISSO …mas os incompetentes dirigentes..só querem saber de grana…e fazer benfeitorias NADA…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Gozado, já que tocou no assunto…. Procurei o dia todo para ver algum depoimento dos organizadores da Stock, do evento ou da Vicar e nada. Por que será?

Dificilmente aparecerá alguem aí dizendo que a culpa é de um ou de outro, mas uma coisa é certa: Vão culpar a coitada da Cuva do Café que é muda e não pode se defender… quem aposta comigo?

joao h
joao h
13 anos atrás

Concordo plenamente com todas as suas palavras!

Mauro
Mauro
13 anos atrás

Não que concorde com isso, mas o que importa é gozar, e para isso precisa de dinheiro, prestígio, poder,fama.Os outros que se f… danem-se pilotos, público, jornalistas,contribuintes, eleitores, consumidores e povo em geral.É isso. Dirigentes, políticos, amigos de políticos.Direitos, ética,bem-comum, amor ao próximo? Ah fala sério!Daqui a pouco acontece outra coisa e não se fala mais nisso.A vida continua.E eles querem é maaaais …!

Lazlo Barbieri
Lazlo Barbieri
13 anos atrás

Grande Texto. Verdade nua e crua.
O Grande Problema é que a Stock Car brasileira (que de Stock só tem o nome, deveria chamar-se “Bubbles Car”) é a galinha dos ovos de ouro do automobilismo atual neste país. Os cretinos da CBA já consiguiram detonar quase tudo o que havia de bom nas pistas do Brasil e agora só tem esse arremedo de categoria para encher os cofres. E como, no geral todos estão lucrando (pilotos, donos de equipes, patrocinadores etc) não querem dar o braço a torcer e admitir que as mudanças são necessárias e urgentes.
Me admira gente do naipe de Ingo Hoffmann e Andreas Matheis emprestarem suas histórias no automobilismo nacional para dar credibilidade a essa joça toda.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

E o manda-chuva ainda se disse “arrasado” pela morte do piloto!
Arrasado???
Cara de pau. Arrasada deve estar a família do rapaz.

Francisco Libânio
Francisco Libânio
Reply to  Mauricio
13 anos atrás

Ow, quem vai pagar a inscrição da Copa Montana no lugar do Sondermann ano que vem? Ele tem todo motivo pra ficar arrasado, sim. Vai faltar o tutu do uísque doze anos. Você não tem coração? Então deixa que o dele sinta pelo fígado que vai ter menos prazer.

Sergio Monteiro
Sergio Monteiro
13 anos atrás

Pelota basca mata sim…

carlos pimenta
carlos pimenta
13 anos atrás

O foda é que essa cambada toda agora fica assim: Porra , porra , com cara de bunda. Porra uma merda o cara morreu,

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Flávio, bem que você podia fazer uma antologia destes textos em um livro. Creio que incomodaria bastante gente – e abriria alguns olhos também.

galileu
galileu
13 anos atrás

desculpem alguns erros, postei sem corrigir. mas o importante é que a mensagem foi dada.

galileu
galileu
13 anos atrás

seu texto é por demais pungente, se todos os citados mtivessem vergonha na cara e lessem o que voce escreveu, talvewz mudassem de comportamento, até quando esses idiotas irão mandar em um esporte que é seguro, mas se mal administrtado pode ceifar vidas?
O gustavo foi mais uma vitima dessa falta de respeito com aquele que dá o espetaculo.
é como ir ao circo e colocar fogo no palhaço. tem mujita gente que assisgte corridas como se assistisse uma tourada, vão literalmente para ver sangue, outros se intteressam pelo espetaculo do homem dominando a maquina e a levando ao limite de ambos.
todos (sem excessão) os chefes e donos de equipe sabem que essa gaiola antiga é perigosa para a potencia que gera, nas mãos de pilotos inexperientes e n ovatos ela se transforma em uma arma letal, não importa a experiencia que o gustavo tinha, ele foi atingido por um novato gerando todo o ,fatídico episódio.
o diretor de prova nunca deveria ter autorizado a largada naquelas condições.
o n osso bernie em nome do espetaculo e do dinheiro arrecadado, (logo ele que tinha medo de pilotar na chuva), não se importa com os riscos que esses jovens iriam correr, por que não, atrazaram a largada, (até a F 1 faz isso), em nome da segurança?
não adianta culpar a curva do café, ela está ali no mesmo lugar desde a fundação de interlagos, quantoa acidentes fatais ocorrerm nessen tyrecho?, não é uma curva dificil de fazer, mas se voce tiver um cara sem experiencia ou maldoso na sua traseira, basta um leve toque para te jogar no muro, (nãO digo que o geromini foi mal intencionado, e sim pura ineperiencia), ou talvez aquele pneu traseiro direito montado ao contrario trenha influido numa pewquena saida de traseira e encosatado no carro do geromini, causando todo o estrago.
se ninguem se levantar e exigir providencias quanto a banição dessas sucatas ambulantes que são essas gaiolas antigas, e mudanças no porjeto das gaiolas novas, mais gente irá sofrer consequências graves.
enquanto as caixas registradoras dos dirigentes da cba, dos donos de equipe, do organizador do evento e por fim dos construtores dessa fabrica de viuvas, FOR DE PANO, estaremos sujeitos a ver o triste espetaculo do dia 03/04.
SINCERAMENTE, ESPEROQUE ESTA DATA NUNCA MAIS SE REPITA.
PUBLIQUE-SE

MSM
MSM
13 anos atrás

Infelizmente, a CBA vai continuar a denegrir o automobilismo brasileiro. O presidente disse que vai agir junto a FIA e que quando mandar um fiscal à Interlagos, que ele estará presente. Será que agora vai mudar para melhor?

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
13 anos atrás

Passo minha assinatura pra você reconhecer firma num cartório e colocar abaixo dosseus textos!! Com todo respeito e isso tudo e um puat que parius a mais!!

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Oi, Flavio. Esse problema dos pneus terem sido montados ao contrário pode ter sido uma das causas do acidente? http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2011/04/pneus-montados-invertidos-podem-ter-desequilibrado-carro-de-sondermann.html

Piloto
Piloto
13 anos atrás

Flavio, Parabens pela sua postura e coragem de falar tantas verdades. Concordo em muito do que vc postou. Segue meus comentarios sobre tudo que ja’ foi dito.

A curva do Cafe’ esta’ ali ha’ anos, e’ uma curva rapida, e gostosa de ser feita, seja de Marcas, Stock ou qualquer outra categoria. Piloto gosta de fazer curva em alta velocidade, e esta e’ uma das unicas que sobrou em Interlagos. Nao vamos estraga-la com uma chincane, vamos buscar uma maneira de dar maior seguranca com area de escape.

Fazendo isto na curva do Cafe’, estaremos resolvendo o perigo de UMA Curva dos Autodromos Brasileiros. Fica a pergunta: E os outros ? Curva 1 de Taruma, Londrina (onde temos uma valeta em uma area de escape que faz carros voarem ao sair da pista), Brasilia (zebras que parecem sargeta), Saida do S de alta em Curitiba, Cascavel e Guapore…. sem falar os “circuitos de rua” que montam por ai.

A hora que conseguirem resolver todos os Autodromos Brasileiros, se isso um dia for possivel, ainda vai ficar faltando os Carros e os Pilotos.

Esse carros tubulares nao tem homolagacao, nao tem crash-test para comprovar a seguranca para os pilotos, andam a 250 Km/h soltando pecas pela pista, que por sorte ainda nao matou algum outro piloto ou espectador. Tem uma posicao de pilotagem HORRIVEL, onde o piloto tem um angulo de visao limitado ‘a frente, e que levam uns 10 minutos para conseguir sair de dentro em caso de panico ou emergencia.

Para concluir. Os PILOTOS. Como ja’ citado em varios sites, esses pilotos riquinhos, que tem muito $$$ para comprar uma carteira de piloto e um lugar num cock-pit desses. A categoria proibe treino por questoes de custo, portanto nao ha’ uma preocupacao em treina-los para serem pilotos de verdade.

Portanto a CBA tem que pensar em atuar no polinomio Carro-Pista-Piloto para que o automobilismo brasileiro deixe de ser escrito com letra minuscula.

JT
JT
13 anos atrás

Nada pode ser gerido por idiotas. Aqueles que se consideram bons não devem permitir que os péssimos tomem conta das coisas. Ou então nunca serão bons realmente.

Gente competente não pode ser egoísta. Os competentes conseguem resolver os problemas de seus umbigos com certa facilidade, mas eles só passam a ser úteis para a sociedade quando pensam um pouco nos problemas que os outros não conseguem resolver.

Quem tem ojeriza à política, seja partidária ou não, apenas facilita a vida dos salafrários. Isso vale para sindicatos, associações e federações. Vale para a paróquia do seu bairro e para a presidência nacional.

RMN
RMN
13 anos atrás

Os dirigentes estão deixando os outros brincarem com fogo!! E deixando trazerem mais gasolina.

Só uma curiosidade, desses esportes citados ai, o baseball ja matou nego. Por isso que o rebatedor, o catcher (o que pega a bola atras do rebatedor) e o juiz que fica atras do rebatedor usam capacetes

Lairton Miranda
Lairton Miranda
13 anos atrás

GRANNNNDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Flavio Gomes, faço das palavras do Rafael no comentário 1 as minhas. Cara!! Parabens, precisamos de pessoas assim como vc no automobilismo.

Lairton Miranda
Lairton Miranda
Reply to  Lairton Miranda
13 anos atrás

Flavio, porque nunca tivemos pilotos ou chefes de equipes como presidente ou dirigentes da CBA? ao menos desde que comecei a correr em 1992 só vi cartola a frente da entidade. Taí uma sujestão para Ingo, Paulão, Chico Serra, Adalberto Jardim entre tantos outros…
Imaginem uma CBA com pessoas como esses que citei? tenho quase certeza que algo muito melhor eles fariam.
E tem mais, gostaria de uma resposta caso alguem a tenha, porque em eleições para presidente da CBA e FEDERAÇÕES não são os pilotos que votam? se são eles os filiados..

marcio riva
marcio riva
13 anos atrás

Parabéns por todos os 4,5 textos.

Jason
Jason
13 anos atrás

Parabéns pelos textos de hoje! Porém, como você mesmo diagnostica, acredito que os principais personagens não estejam interessados em se organizar para reinvindicar melhorias nos carros, seguranças nas pistas, nível de qualificação para os pilotos e principalmente, dirigentes honestos. Infelizmente, no Brasil a cartolagem manda na maioria dos esportes. Isto demanda união e organização para mudar. E o comodismo de muitos e a conivência de outros não deixa que as mudanças aconteçam.
Abçs,
Jason

willian
willian
13 anos atrás

Será que o pessoal que está organizando uma CPI contra a CBF não poderia fazer o mesmo contra a CBA?

Joca
Joca
13 anos atrás

Flávio seguindo a opinião dos outros belos textos.
No entanto falamos o dia inteiro sobre segurança, carros, dirigentes, pistas etc…..
Quanto a CBA quem elegeu seus dirigentes atuais? O que esta´escrito no estatuto da entidade? E as entidades estaduais, o que dizem, a associação dos pilotos dos estados o que dizem? Não observei em seu blog nenhum comentário de dirigente ou piloto famoso, porque? São contra as idéias, não querem expressar suas opiniões.
O que eu sei é que quando nos increvemos em uma competição assinamos o atestado de óbito, aquele papelzinho que não responsabilizamos os dirigentes, pista etc… por qualquer tragédia e até hoje não vi nenhum piloto não assinar, se isso fizer não corre.
Até que ponto somos coniventes com a situação?

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Parabéns pela lucidez e pelo peito de dizer o que tem de ser dito, minha opinião será sempre suspeita por eu ser um “dinossauro” desse espaço, mas o nosso finado automobilismo só voltará a prosperar, se pessoas como você e outros muitos frequentadores desse espaço continuarem a bater nessa corja que aí está.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
13 anos atrás

Flávio!!
Perfeito!!!! Disse tudo!!! Parabéns pela matéria!!!

Ali
Ali
13 anos atrás

Olá Flavio, primeiro gostaria de mencionar um comentário que fiz no post sobre o Bolsonaro, onde mencionei religião e reinvidiquei “igualdade” da imprensa na cobertura de alguns acontecimentos. Talvez por isso esse comentário sequer foi colocado. Sei que aqui não é lugar pra levantar questões tão controversas e peculiares, não vou esconder minha insatisfação com muitas coisas que se passam no Brasil(e no mundo) hoje em dia; a intolerância anda lado a lado à manipulação, do interesse e ganância muito se move, tentar encontrar onde se faz sacanagem é um caminho espinhoso, tamanha a confusão de idéias que nos passam afim de solidificar a miopia social. Bem, falando tudo isso gostaria de deixar claro minha intenção de nunca defender o indefensável, apenas tentar tirar uma lição desse circo que armaram. Repito que me sinto grato por existir um espaço como seu blog, onde um jornalista tarimbado diz muitas coisas que todos temem por inúmeros motivos falar. Sobre todos esses posts sobre o automobilismo em frangalhos no Brasil não tenho que acrescentar, na verdade tenho certeza de que muito você se segurou pra não incluir palavras que expressariam com mais precisão o que se passa hoje no automobilismo(piada né) nacional, pra quê baixar o nível, certo?
Vivemos numa era de escassez de muitas atividades que demandam muita competência, inteligência, comprometimento e trabalho. Seja no esporte, seja nas artes, seja na ciência, seja na educação. Desculpe cair no lugar comum e na bravata pseudo-intelectual, mas vivemos no país do BBB, no país da miséria e da tragédia do cidadão comum.
Antes que me esqueça, no site da CBA consta a notícia de quem o presidente da entidade recorreu à FIA pra encontrar a solução pra a curva do café: http://www.cba.org.br/site/noticias.php?id=228. Piada. Bem, na verdade não, afinal o que esperar dessa entidade que de automobilismo não entende porcaria nenhuma?
Obrigado pela atenção.

Felipe
Felipe
13 anos atrás

Flavinho, visito seu blog todos os dias, e pouco posto.
Não tem o que comentar o que vocês escreveu, perfeito, estão brincando com o automobilismo, que saudades do tempo que corrida de carro era coisa de quem entendia….

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
13 anos atrás

… . (meu minuto de silêncio em respeito aos sonhos ceifados) Flávio, gostaria que todas essas suas palavras fossem minhas

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Flavio, puta que o pariu. Que textos! Parabéns! Já faz um tempo que te acompanho via blog, espn, twitter e afins, mas hoje você conquistou o meu respeito, não só o meu interesse.

Joca
Joca
13 anos atrás

Flávio não é a questão de trazer alguém de volta, mas acho valido o teu esforço para evitar que outros tomem caminhos sem volta. O dia em que estes casos de mortes sejam investigados por órgãos policiais, promotoria, engenheiros e a responsabilidade de cada um cobrada alguma coisa havera de mudar. No entanto basta lembra o caso SENNA, a equipe sabia da modificação da barra, o Senna sabia aceitou pilotar daquela maneira e olha o resultado o piloto morto, o dirigente ainda com a sua esquipe, e o esporte continua.
No automobilismo não importa a sua função, o comum é que ignoramos alguns aspectos de segurança, tanto no carro, pista organização porque somos apaixonados pelo esporte colocamos em risco o que mais precioso temos a nossa vida e a dos outros e até hoje me pergunto porque.

André Micheloto
André Micheloto
13 anos atrás

Tem “Bem, Merdinhas!” hoje?

Rafael Brandão
Rafael Brandão
13 anos atrás

Pois é, estou de acordo com todas as suas posições e hoje não sou piloto pois em 1982 1983 no kart aquí em Salvador sentia o mesmo que Suzane Carvalho(WarmUp 12) , só eu cumpro o regulamento? Viva a VIDA LONGA QUE É NO FIM O QUE O ESPORTE DEVE PROPORCIONAR. Em tempo, hoje sou corredor de corridas rústicas(corridas à pé), estou com 55 anos e tenho 50 de batimentos cardíacos em repouso.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Flávio, só gostaria que você me responde-se com sim ou não. Não existe nenhum movimento de outras pessoas para tirarem esse pessoal da CBA?

Daniel Rocha
Daniel Rocha
13 anos atrás

Fico imaginando se vc, na hora de escrever este último texto, parou em frente ao computador e pensou em escrever uma bíblia, e depois recuou, para não chover no molhado…
Acredito q esteja certo na maioria de suas colocações Flávio, pq apesar de ser um fã não-fervoroso dos esportes a motor, consigo visualizar suas queixas…
Ai me pergunto: para quem, como vc, gosta muito disso tudo e tem muitos leitores, amigos, pilotos, fãs e td mais, não seria possível dar um longo e arriscado passo em busca de algo novo, como é aquele NBB do basquete por exemplo?

Júlio
Júlio
13 anos atrás

Boa,sem mais palavras Flavio,curto e direto.Gostaria de escrever mais,más,é bater na ponta de faca e esperar o que vai acontecer.Estou nessa ai junto e espero que todos agora tenham a atitude de fazer do automobilismo algo sério como escrevi em outro post,campeões da F-1,F-Indy,Mundial de Marcas entre outros.TEM QUE SER SÉRIO.Abraços a todos

Defalchi
Defalchi
13 anos atrás

Bela série, Flávio! Parabéns pela coragem de sempre de dizer o que os outros calam.