PAULO KUNZE

SÃO PAULO – O empresário Paulo Kunze, 67 anos, morreu hoje pela manhã em decorrência dos ferimentos após o acidente na Stock Paulista domingo em Interlagos.

Nunca falei com “seu” Paulo, mas o que o conheceram, ainda que superficialmente, apenas no ambiente das corridas, dizem que era um doce de pessoa. O vídeo aí embaixo, enviado pelo Dú Cardim, mostra que era, mesmo.

Sua idade não tem nada a ver com o acidente, nem com a morte. A morte não tem nada a ver com a pista, ou com o carro. Aliás, fazer qualquer análise definitiva desse acidente, sem nenhuma imagem, sem nenhum testemunho, é leviandade. Automobilismo é perigoso e de vez em quando mortes acontecem, o que machuca profundamente quem vive neste meio. Pelo pouco que se sabe deste acidente, “seu” Paulo estava com equipamentos de segurança em dia, o carro aguentou bem o tranco, ele bateu em outros dois que haviam batido à sua frente na entrada da Reta Oposta, e foi tudo muito violento. O carro, um Omega, passou por cima do guard-rail e capotou.

Mas tudo isso à parte, não se pode encarar o que anda acontecendo nas pistas brasileiras como meras fatalidades.

No ano passado, morreu um rapaz em Fortaleza numa prova de monopostos, outro em Curitiba na arrancada, mais um em Cascavel numa corrida de kart, e desde o início do ano foram mais quatro mortes, três em Interlagos — a de um fotógrafo andando de moto, a de Gustavo Sondermann na Copa Montana e, agora, a de Kunze; a quarta foi numa corrida de rua de kart em Jarinu. Um pouco mais para trás, no fim de 2007, Rafael Sperafico foi a vítima de um acidente também em Interlagos na Stock Light.

É uma sequência que, no mínimo, deveria fazer todo mundo parar para rever os procedimentos de segurança em todas as competições. Para que as autoridades esportivas, de uma vez por todas, deixassem de lado a sanha de contar dinheiro de carteirinhas e inscrições para começar a se preocupar com carros, pistas, capacetes, macacões, HANS, bancos, cintos de segurança. E preparo dos pilotos. Quem é que anda correndo pelo Brasil? Qual sua formação? Quais as exigências para que entrem na pista para pilotar carros e motos de corrida? Quem avalia suas condições técnicas, físicas, psicológicas?

Não é o caso de “seu” Paulo, um touro fisicamente, experiente, preparado. Não estou acusando ninguém de nada, nem caçando bruxas. Estou apenas dizendo que sete mortes em, sei lá, seis meses, não são apenas coincidência. O esporte a motor está largado, abandonado, à deriva.

Essas mortes todas podem ser debitadas na conta de quem o deixou chegar a este ponto.

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Elaine
Elaine
12 anos atrás

Quem conviveu com o SEU PAULO direta ou indiretamente teve o prazer de conhecer uma pessoa maravilhosa,doce,carinhosa e assima de tudo muito simples….adorava ajudar as pessoas…eu mesma tive um probleminha de saude,aonde os medicos não descobriam nada,um dia de manhã,SEU PAULO chegou na empresa e eu estava com dor,ele me colocou em seu carro e me levou em um medico amigo dele…..isso eu nunca esquecerei,nesta epoca eu era auxiliar de limpeza hoje estou como recepcionista,para ele não existia discriminação…todos eram tratados da mesma maneira…seja um auxiliar de limpeza ou um engenheiro…para ele dentro da empresa eramos tds iguais,nós estamos muito tristes …ñ teremos mais todas as manhãs a alegria,as piadas engraçadas,o humor divertido…Ele ñ era simplesmente um patrão…ele era oooooo patrão…..adorado por todos.
Realmente ele adorava correr…se via em seus olhos a alegria quando falava das corridas que fazia,o amor que sentia pelo automobilismo..É muito triste saber que a imprudencia levou a este acontecido…pois se fossem tomadas algumas medidas quando aconteceu a primeira morte as outras terim sido evitadas…MUITAS SAUDADES… SEU PAULO DESCANSE ME PAZ…..QUE DEUS CONFORTE E DE PAZ A TODA FAMILIA

A. CONSANI
A. CONSANI
12 anos atrás

Lamentável a morte, e lamentável também a administração do automobilismo brasileiro e paulista. Realmente, a prioridade das federações e dos clubes é arrecadar dinheiro com filiações, inscrições e treinos com preços absurdamente altos, pelo que se ofereçe em contrapartida. Nós pilotos e equipes, damos o espetáculo, sofremos os riscos, arcamos com o prejuízo e sustentamos as federações. Isto é o automobilismo brasileiro e principalmente “Paulista”.

EL LORENTON
EL LORENTON
12 anos atrás

Flavio…sinto profundamente a perda e de uma pessoa de alto carater e de uma generosidade natural e divina,,,,meus sentimentos p todos da famila ,,,e tambem parabenizo voce pelo seu trabalho jornalistico…relamente nota 10,,continue sempre assim Flavio,,,,,
Abraco a todos ai do nosso grande Brazil,,,,
Por aqui o sol ta queimando e na proxima semana teremos o Royal Wedding,,,,Kate e Willls
tying the not up…..big party all over the country,,,,,

Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
12 anos atrás

Pra quem acha que o seu Paulo tinha idade avançada, ele foi vice-campeão na Stock Paulista Light em 2010.

Fredy
Fredy
12 anos atrás

Vi o video e pensei nossa pareço tão pequeno, quanta coisa esse homen passou, espero que tenha tido uma vida plena, sentimentos a familia e saibam todos que um herói brasileiro agora descansa!!!!!!!!!!!

Sérgio Lobo
Sérgio Lobo
12 anos atrás

excepcional as palavras do Djalma Fogaça.

RODRIGO
RODRIGO
12 anos atrás

O “Seu Paulo” que eu tive o imenso prazer de chamar de amigo vai deixar muita saudade pelo seu jeito fácil de falar de forma calma, não havia problema o tirasse do sério.
Espero que a morte desse amigo não seja em vão que se tomem algumas providências para tornar o maior autodromo do país mais seguro.
“Seu Paulo” meu amigo vai com Deus.

Saudades

Rodrigo

Igor
Igor
12 anos atrás

Tomara que existam mais PAULO KUNZES na stock, até então so apareceram na tv uns metidos a piloto de F1, elitistas, fazendo a gente a perder a vontade de assistir as corridas.
Que descanse em paz e que a familia e amigos tenham conforto naquilo que ele mesmo falou e fez : “ser útil”

ags
ags
12 anos atrás

FG………………………..Com ou sem bruxa solta………………..o que acontece é parte do esporte………..mas um cara..fazer cursinho em carroças de 70 hps..e depois o papai dar um foguete sem ISO… de 380 o mais mulas……é passaporte pro cão…se essa tal curva que vitimou duas pessoas,,,foi fato….pronto..esse sr..pelo fato da idade,,,,,não foi azar…foi fato..o fotografo..foi fato,,,, não acontece nada….quando nada se F- – – E… acho que até vou reduzir meu arsenal contra a mãe c.b.a,,que não vale nada…mas disso acho que não tem culpa…………….PS só espero que o MPF pegue o Reginaldo Ali Baba… com o trenzinho da familia…pois a C.B.A. comecou a ficar uma mierda..quando esse picareta lá entrou..rss boa pascoa…………………..

Andrade
Andrade
12 anos atrás

Vendo este comentário deste idiota do Murphy, vou parodiar o filme do Superman:

“Queria que ele voltasse o tempo girando a Terra ao contrário e colocando este Murphy no lugar do seu Paulo no carro!”

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
12 anos atrás

Não tive acesso aos carros acidentados além de fotos, tenho bastante experiência em perícias e já participei de várias em 23 anos de trabalho. Seria leviano apontar algo aleatoriamente sem nenhum embasamento mais profundo, porém se aplicarmos a piramide de “Bird” que leva em consideração incidentes x acidentes sem perda x acidentes com perdas x acidentes fatais poderiamos começar a traçar um perfil do que está assassinando nossos pilotos impiedosamente.
Não adianta pensar com o fígado, o tratamento e a investigação macro obedece a critérios científicos e deles é que saem o s relatórios de redirecionamento de empresas e / ou atividades específicas. É claro que a CBA não fará nada disso e os dublê d epilotos com bobos da corte vão continuar a entrar na pista sem nenhuma diretriz tecnica ativa o passiva que possa transformar a sua tividade em algo mais seguro, fica mais fácil colocar a culpa no trinômio: fatalidade, falta de sorte, curvas perigosas.
Flávio fugindo a tudo que escrevi e fazendo um errado exercício de emitir uma opinião apenas com o que me caiu nas mãos – e que é muito pouco – vou arriscar que o que está matando nossos pilotos é a segunda batida, a falha maior está na segurança passiva do piloto. O habitáculo e os equipamentos de segurança do piloto ou o que chamamos na industria de EPI ou equipamento de proteção individual, não estão fazendo o seu papel. Esse parece o caso dos pilotos de automoveis que foram a óbito em interlagos nos ulimos 15 dias. Quanto aos outros dois um foi vítima de acidente de moto que não é muito a minha praia e só sei o que sempre aprendi que para choque de motoqueiro é a cara e o corpo e aí realmente dada ao potencial de risco os acidentes podem ser mais graves e no caso do kartista por mais que possa doer a amigos e parentes foi um caso de idiotice explícita em que lamentavelmente o próprio piloto entrou por conta e risco memso sabedor que aquilo não era uma pista e os riscos latentes eram do conhecimento de todos, ou ao menos deveriam ser pois aprimeira análise de risco é feita de forma meramente visual, não é necessário o concurso de nenhum equipamento além do velho e conhecido bom senso ou no jargão popular: “Passarinho que come pedra sabe o cú que tem”

No mais as minhas sinceras condolências aos parentes e amigo deste brasileiro que não conheci pessoalmente mas aparenta ter sido o que demonstra no vídeo: Um tremendo boa praça.

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Sou dois anos mais velho que o Paulo Kunze. Comecei a frequentar Interlagos, garoto, assistindo duelos excepcionais entre Fangio, Gonzalaes e Chico Landi.
Lamentavelmente, apesar de toda a evolução técnica, estamos voltando aos níveis de mortalidade da década de 50 e a do início de 60, que levaram muitos pilotos entre eles o inesquecível Celso Lata Barberis e o Rio Negro, que chocou sua Ferrari contra uma árvore, em uma época que não havia guardrail.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Eduardo
12 anos atrás

Desculpe o erro de grafia, o correto é Celso Lara Barberis

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Meus sinceros sentimentos à familia do piloto, e que ele continue se divertindo naquele grande autódromo lá em cima. Beijo na família.

roberto
roberto
12 anos atrás

Bom, ele amava tudo o que fazia…. pena podermos admirar pessoas assim apenas após a morte…

Claudio Antonio Cesario Da Silva
Claudio Antonio Cesario Da Silva
12 anos atrás

Fazia uma outra idéia de empresário.Os que eu conhecia na grande maioria eram arrogantes se achavam com o rei na barriga e que empregado era para ser sugado até a ultima gota,tive curiosidade de conhecer Seu Paulo,e depois de ver o filme me deixou muito triste saber que um cara “gente boa” morreu em um acidente automobilístico, mas durante as cenas que foram feitas em Interlagos, prestei atenção em uma coisa ,o problema menor na minha opinião é a pista por que o numero de toques que podiam resultar em coisas graves só no vídeo foram dois no primeiro se o carro preto capotasse e fosse para o muro talvez acontecesse algo mais grave com o piloto,e no final o cara em plena curva da um totó no carro da frente,Se o cara da frente não conseguisse controlar o carro, poderia causar mais um acidente,Não sou ingênuo a a ponto de se achar que se deve proibir este tipo de atitude pois isso é normal em corridas principalmente de carro de turismo, mas acho que se deve ter mais pessoal de pista fiscalizando isso e punindo os excessos.Acho uma coisa muito cretina, querer proibir o pessoal com mais idade de competir desde que a pessoa esteja em bom estado de saúde.Existem pessoas como o Seu Paulo que lutaram a vida inteira para conseguir resultados financeiros, para que pudessem chegara praticar automobilismo tendo em vista o custo do esporte,e não acho justo uma decisão simplista como esta.Na copa Montana não havia ninguém com mais de cinqüenta anos competindo, e morre um piloto de 29 anos, portanto eu acho que está faltando é entre outras coisas estudar para termos carros de competição mais seguros, segundo e mais fácil de fazer punir os excessos , piloto corre bêbado , está fora drogado fora, dá totó no carro da frente em entrada de curva , fora ,se o cara continuar fazendo deixa de fora das competições por um tempo para esfriar a cabeça.Sabemos que automobilismo é um esporte de risco, mas é preciso que este risco seja minimizado ao máximo possível.São Paulo não tinha uma legislação de combate a incêndio no inicio dos anos setenta,o edificio Andrauss se incendiou , morreram16 pessoas, se falou muito sobre segurança mais ficou só na conversa, Foi preciso acontecer o incêndio no Joelma e morrerem180 para se tomar uma atitude,talvez seja isso que está faltando No automobilismo, ou seja acontecer um tragédia, como seja estas mortes já não fossem uma. Meus sentimentos a familia

Nauro
Nauro
12 anos atrás

Esse é um esporte de riscos, todos que o praticam são pessoas de alto nivel intelectual e estão fazendo o que gostam por isso vamos aceitar isso como parte da atividade.
A fome mata de maneira muito mais cruel.

Abraço a todos

vitão
vitão
12 anos atrás

1- toda solidariedade pra familia.
2- não confunda os palhaços(dirigentes) com o circo, ou então vai praticar descriminação.
3- Vai fazer o quÊ com os profissionais da área ? e os autodromos? lotear?
4- sabe que morre mais gente praticando rodeio do que correndo?
Cada uma que tenho que ler.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
12 anos atrás

Um doce mesmo. Vai com Deus, Seo Paulo. É certo que tinha um bom lugar guardado pro senhor, onde está agora.

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

O automobilismo brasileiro esta numa fase ruim mesmo perdendo autódromos e kartódromos, falecimentos nas pistas brasileiras (Interlagos) e os pilotos da F Indy não estão em boa fase e na F1 Felipe Massa e Rubens Barrichello estão levando uma surra.

Djalma Fogaça
12 anos atrás

FG,

Não conhecia o Sr.Paulo, mas basta ver o video e ver a pessoa doce que era como vc falou.
Eu sei bem como os familiares estão se sentindo pq perdi mei Pai a quase 9 anos ,ele também era um touro fisicamente e morreu infartado em uma corrida de kart indor , nessa hora nos perguntamos o pq de um monte de coisas e todas ficam sem respostas, o que me consola até hj é que foi fazendo o q amava ,que era pilotar ,mesmo que fosse em um kart indor .
O “seu ” Paulo , pois acredito que muitos o chamavam assm, fazia o q mais amava que era pilotar.
Feliz somos nós, que nascemos com esse “dom” , não “dom” de ser rapido, arrojado ,destemido,tecnico, preciso, audacioso, preciso , mas sim o dom de pilotar , sentir o cheiro da borracha queimada em uma freada errada , o cheiro da gasolina dentro do automovel , o prazer de uma ultrapassagem , o ronco insurdecedor em uma troca de marcha, a luta incessante contra o relogio que parece não ter fim e um mundo de coisas que trocamos pelo simples prazer de estarmos em um autódromo em qquer canto do mundo sentado em um automovel de corrida seja ele o qual for.
Descanse em paz “seu” Paulo, que encontre o “seu ” Wladimir Fogaça ,Sondermam , Sperafico, Senna , Justino, Balestiere , “seu ” Oliveira e tantos outros que tiveram essa dádiva . Todos nós vamos , ninguém fica para semente , Feliz somos nós !
Que Deus possa confortar todos familiares e amigos !

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Nem precisam tentar descobrir a roda.
Basta olhar uma imagem de um piloto dentro de um carro da nascar, (cinto, banco, hanz, posicao do piloto dentro do carro e etc) e olha a de um piloto em um carro que anda tanto quanto, nas pistas do brazil.
Ate o banco do meu plimonth lazer 92 que uso como amador no verao para fazer 1/4 de milha e mais seguro que esses ai.
E por isso que na nascar acontece uns porradoes a 250KM e os caras saem andando.
Ricardo – OR

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
12 anos atrás

Lamentavel acidente,,Paulo sei foi fazendo o que ele amava,,, – uma pessoa do bem,..bom coraçao..- nao o conheci pessoalmente -meus sentimentis a familia..
idade 67a nunca sera problema,,desde que o piloto tenha tido uma experiencia anterior de muitos anos na pratica do aitomobilismo…Eu mesmo estou com 68a e ainda me acho muito competitivo e bem de saude,,( faço todos os exame anualmente,- ,Li comentarios de que alguns dirigentes estariam estudando uma ” proibiçao ” de pilotos com mais de 60a a participarem de corridas — sou totalmente contra essa ideia…Consultem as autoridades maximas da FIA ,, para verficar se existe alguma restriçao…- Nos EE.UU e Canada existem varios pilotos com mais de 60a pilotando maquinas velozes,,, a CBA é filiada a FIA,, e nao podera proibir a inscriçao de algum piloto com carteira internacional e exames medicos validos e expedida pela ASN FIA Canada …por exemplo
Concordo plenamente com o que esceveu o amigo Alan Magalhes…
abs ..Águia from Floripa

Giorgio Ricci
Giorgio Ricci
12 anos atrás

Flavio boa noite, conheço poucas pessoas no automobilismo, mas não conhecia o piloto
Paulo Kunze (infelizmente). Ele não era um famoso, não era um Ingo, um Paulão Gomes ou um Fittipaldi, ele era o Paulo Kunze que corria por prazer, corria por amor ao esporte.
Neste pequeno video observei o caráter de um vencedor….um vencedor da vida!
Um homem simples, que estendeu a mão para aqueles que não tiveram uma oportunidade
como ele teve, a oportunidade de mudar o rumo da própria vida.
Paulo Kunze…que bonito exemplo de ser humano!
Com certeza deixará muitas saudades.

Um forte abraço aos familiares e amigos.

Zé Maria
Zé Maria
12 anos atrás

Já disseram tanto mas me sinto na obrigação, ainda mais depois do vídeo. . .

Vão-se os bons e tanta gente ruim vai ficando. . .muito triste!

Que seu exemplo possa ser seguido e que sua familia encontre forças e apoio para superar tamanha perda.

Ivan lima
Ivan lima
12 anos atrás

Moro no Rio Grande do Sul, nunca ouvi falar na pessoa de seu Paulo,e por curiosidade resolvi ver o vídeo. Fiquei surpreso com a simplicidade e humildade dessa pessoa, deveria ser um ser humano fantástico.Que Deus o receba de braços abertos e lhe dê um bom lugar.Meus sentimento à família,que com certeza deve sentir muito orgulho de ter tido um pai,esposo,avô tio como seu Paulo.

Paulo Franco
12 anos atrás

“Felicidade é ter uma família, alguns amigos leais e…. ser útil!”
Paulo Kunze
Até hoje, não tinha idéia que havia um Paulo Kunze.
Acabei de ver o vídeo e me pareceu que foi uma grande perda, um ser humano da melhor categoria.
Mas, percebe-se claramente que ele viveu uma vida plena, realizada e útil!

Sendo ÚTIL.

Grande lema!
Ser útil, servir, fazer a diferença na vida, na vida de alguem.
Quantos de nós, brasileiros, seguem esse lema?
O que poderia ser esse país, se 10% dos que realmente tem o poder, pensassem assim?
Seu pai morreu quando ele era criança, o que me faz admirar mais ainda o belo trabalho de formação que deve ter feito sua mãe.
Sim, porque esse tipo de gente com carater, com vontade de trabalhar, de ser útil, só pode existir com uma boa formação de caráter e isso é de família.
Ou de um meio social decente, que valorize isso.
Está na hora do Brasil repensar algumas coisitas, está na hora de darmos valor à formação de pessoas, pessoas com carater, pessoas com P maiúsculo, pessoas que fazem uma nação, pessoas que tem respeito pelo trabalho, pelos seus semelhantes, pessoas que querem ser úteis, que vem valor nisso.
E é fácil.
Basta valorizarmos famílias como a que teve Paulo Kunze, que teremos filhos à semelhança dos pais.
Não vamos encontrar nem sombra dessas pessoas nos valores bombardeados pelos BBB da TV, pois elas não perdem tempo com inutilidades.
Elas se agregam em torno de uma sociedade produtiva, útil, solidária, preocupada com as pessoas.
Exatamente o contrário que vemos, ouvimos e lemos todos os dias.
A nação brasileira tem que aprender muito com “úteis”, com os vários Kunze que por aí estão!

Mesmo sem conhece-lo pessoalmente, me parece ser uma grande perda.
Há algum alento no fato de que morreu fazendo algo que gostava.
Descance em paz e meus pesames à família.

Zé Zanine
Zé Zanine
12 anos atrás

Caro FG
Me entristece o fato de Paulo Kunze ter falecido, mas o que me consola é o fato de ele ter morrido fazendo uma das coisas que amava, pilotar seu stock!
Depois, ao ver o noticiário, ler que alguns senhores da CBA, FPA etc, estão estudando mudanças para tentar evitar que pessoas como Paulo Kunze, pilote, melhor participe de provas de automobilismo por ter um pouco mais de idade do que muitos pilotos.
Acho isso de uma burrice sem tamanho, como se a culpa fosse da idade cronologica, conheço pessoas mais novas que mau conseguem andar de bicicleta!
Como você escreveu, Paulo Kunze estava em plena forma, como está Pedro Muffato com seus 70 anos ainda participando de provas da Truck, e dando maior trabalho a garotos mais novos.
“Todo mundo me pergunta quando vou parar. Não sei. É uma paixão que não tem explicação. Enquanto eu estiver bem, o braço firme, continuo. Me sinto muito bem e em condições de competir em alto nível. Ainda tenho muito gás, reflexo”, diz o piloto Pedro Muffato da equipe Muffatão Racing.
O importante é se sentir capaz e fazer o que ama com dignidade.
Não me venha agora esses senhores da CBA tomar atitudes, mudando leis para deixar pessoas em casa como se fossem imprestáveis.

galileu
galileu
Reply to  Zé Zanine
12 anos atrás

é muito facil fazer uma analise dos pilotos independente da idade
pega-se um piloto top, mandeo dar 3 voltas na pista, faz-se a media das tres voltas.
solta-se os candidatos a serem analizados e peças que fiquem pelomenos a 10% dos resultados, não atingiu, começa-se tudo novamente.

Carlos
Carlos
12 anos atrás

Interlagos parece um campo de concentração da 2ª guerra…só morre gente. Triste.

Amazing Spiderman
Amazing Spiderman
12 anos atrás

Repito a pergunta para quem quiser responder: -QUANTAS MORTES ACONTECIAM QUANDO OS OPALAS ORIGINAIS RASGAVAM AS RETAS DOS AUTÓDROMOS BRASIL AFORA?

galileu
galileu
Reply to  Amazing Spiderman
12 anos atrás

amazing, uma com o zeco gregoricinsk que bateu fortissimo na 3 me o tanque de combustivel explodiu lavando o piloto de alcool batizado.
o carro se incendiou e o pobre zeco morreu dias depois no hospital municipal do tatuapé
que na época era referencia em queimados, mas no sul teve um acidente muito feio onde faleceu o piloto placido igesias e o pedro carneiro, ambos de opala na decada de 70, e os carros tambem pegaram fogo, ou seja nenhum dos pilotos citados morreu da batida em si e sim das consequncias^.

João Colatrello
João Colatrello
12 anos atrás

Porra. muito triste conversei algumas vezes com seu Paulo, muito gente boa, meus sentimentos a familia a ao Filho Thiago

Digo Garcia
12 anos atrás

MUITO TRISTE.

HOnestamente, me escorreu até lágrimas assistindo o vídeo.

Não tive a oportunidade de conhecer o Sr.Paulo, mas percebe-se que era uma pessoa de bom coração, de valores que não encontramos hoje em dia.

Um exemplo de superação, em poucas palavras.

Descanse em Paz.

Scarps
Scarps
12 anos atrás

Em meio a tristeza desse tipo de perda pela familia e amigos, fica por outro lado o exemplo da energia dos 67 anos parece que bem vividos, a realização de muitos sonhos e os exemplos que não o conhecia e puderam aprender nesse video repleto de sentimento. Se era a hora da sua partida, talvez se ele escolheria fazer sua passagem dessa forma tão comovente quanto o que realizou na sua vida.
Respeitos a familia e amigos.

aldo gomes
aldo gomes
12 anos atrás

Lembra o meu padrasto. Não sei pq pessoas boas morrem….enfim, é a vida….

Victor
Victor
12 anos atrás

É….hora de acabar com essa verdadeira merda chamada ‘automobilismo’ brasileiro, chega de mortes, chega de palhaçada. Alo, alo Brasilia, proposta a caminho.

Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
12 anos atrás

Quem falou “stock maldita” é um imbecil completo, que não entende de corridas. O outro que falou que o monobloco e o Santoantonio não agüentaram, não deve ter visto as fotos. E também cogitaram que ele estava em um chassi tubular, ou seja estão escrevendo sem ver os detalhes.

gildo
gildo
12 anos atrás

Meus sentimentos a familia do nobre colega de pista!
Gildo 34

André
André
12 anos atrás

Pelo video, era uma pessoa do bem. A maioria de nós vemos essas mortes, não conhecemos as pessoas, e isso pode acabar se tornando apenas números, o que é terrível. Nessas horas, na minha concepção não era necessário cinco ou seis mortes para que um movimento em prol da segurança fosse criado, uma vida já basta e é muito.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Não conhecia ele, não sabia nada sobre ele, mas de ver o vídeo me veio uma grande tristeza.
Dá para ver que ele é especial.
Imagino como esteja sendo difícil para os familiares e amigos. Que estes fiquem bem, e que o Paulo descanse em paz, acelere lá em riba.

Cleber
Cleber
12 anos atrás

Vou ser o mais breve possível em meu comentário, no meu ponto de vista o problema não é o carro e menos do autódromo e sim de quem cuida do esporte a motor, que comanda o mesmo com um amadorismo impressionante, pois pergunto os carros passaram por testes rigorosos antes de entrar na pista ou basta por uma gaiola e já esta bom, é exigido testes físicos dos pilotos periodicamente? É concebível que um piloto participe de mais de uma prova de automobilismo no mesmo dia com o que ocorre na stock car, o comentário esta ficando longo outro dias posto mais perguntas para vocês me ajudarem a entender.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Acho que esse Murphy (que não tem nem coragem de colocar o nome) é aquele idiota que estava pilotando o Chevette…
Mas um do Grupo que não deve mais ler o Flavio Gomes, e que “urina” ao escrever…

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
12 anos atrás

Não foi nesse mesmo ponto que o Porsche do Totó Porto também passou por cima do guardrail? Se for, há, no mínimo, leniência com a segurança por lá. Um Voyage, ou Gol, se não me falhe a memória também não andou passando por cima lá há algum tempo? Guardrails não foram feitos para servir de rampas de lançamento. O que acontece nesse ponto de Interlagos? Só pensam nas saídas das curvas? E o efeito chicote que traz o carro de volta para dentro? Se o Omega não tivesse passado por cima das lâminas o resultado poderia ser diferente? Se sim, explicações têm que ser dadas.

fernando amaral
fernando amaral
Reply to  Alan Magalhaes
12 anos atrás

bem lembrado Alan.
pela foto que vi no GrandePremio, do Omega sobre a grama junto à pista de terra, pista de serviço no interno do circuito, foi sim no mesmo local do acidente do Totó Porto.
Mas, pelas descrições, parece que desta vez o carro não atingiu o guardrail – e também não deu pra saber, ainda pelas descrições publicadas, se o carro caiu com rodas no chão ou de cabeça pra baixo. O Porsche do Totó Porto, se não me engano, caiu com rodas no chão (sobre o carro do bandeirinha, estacionado atrás do posto ali situado).
No mesmo ano do acidente do Porto, lembro de ver na TV uma batida de um caminhão da F-Truck, que também vergou o guardrail do lado interno da reta oposta, para trás.

É inevitável, que um carro no efeito chicote, naquele ponto, cause uma pancada muito forte pois a velocidade ali é grande, qualquer que seja o veículo.

Marcelo Trindade
Marcelo Trindade
12 anos atrás

Lamento. Meus sentimentos à Família.

Na verdade, eu que corri 11 temporadas em regionais de Turismo, acredito que sempre houve muita sorte nos autodromos brasileiros. Até a recente onda de azar o números de acidentes fatais era bem baixo. Apesar da condição precária de boa parte das pistas e da inobservância de requisistos mínimos de segurança no equipamento pessoal e nos carros.

Alvaro Megamix
12 anos atrás

Mais uma pessoa do bem la no CÉU.Pela entrevista e o seu jeito de falar uma pessoa boa de coração. Os pêsames à familia .

abraço

Du Rodrigues
Du Rodrigues
12 anos atrás

Flávio, concordo contigo quando diz que o pessoal das Assossiações só querem o $$ da carteirinha e dane-se o resto… mas acho que isso é o pelo fato de que se eles forem pegar pesado na vistoria, controle, etc. sobra muitos poucos fulanos pra correr…
Eu faço parte de uma das equipes da re-surgida Fórmula Vee e comprovei isso ao longo desse final de semana onde vi e presenciei coisas que desacreditei e que sei que só será possível uma mudança com a união de todos nós, organizadores de categorias, chefes de equipes e pilotos… quando todos nós juntos, unidos, lutarmos por essas melhorias e mundanças, aí sim as coisas começarão a mudar no automobilismo brasileiro, que é forte e cheio de pessoas que amam o esporte, pois retorno financeiro mesmo, são raríssimos os que têm… mas também tem um outro lado que dificulta essa união que é o egoísmo e estrelismo que existe nesse meio… tanto entre pilotos como preparadores e equipes… são poucos que agem com camaradagem, como o Nenê (Luis Finotti) que conheci nesse fds e achei um kra fantástico… entre outros …
Enfim, mudar todo esse cenário de abandono, só depende de nós mesmos…
abraços

Du

Rodrigo C. Fernandes
Rodrigo C. Fernandes
12 anos atrás

Sou fiscal de pista de interlagose acho que os únicos que podem relatar alguma coisa são os fiscais de pista que estavam nos postos 5 e 6, e isso foi feito assim que aconteceu o acidente. Eu não vi o acidente estava trabalhando justamente na curva do café
Quanto o questionamento sobre a resistência do carro de um comentário acima, o carro literalmente voou em caiu na pista de serviço de interlagos, que fica barranco a baixo, infelizmente foi uma fatalidade diferente do caso do Sonderman e Sperafico em que poderia ser evitado, mas concordo com o Flávio Gomes, não podemos virar as costas pra tantas mortes assim.

Zeuxis
Zeuxis
12 anos atrás

Realmente não consigo somar automobilismo e idade avançada, será que houve uma avaliação na condição do piloto, mesmo que isto não seja a causa do acidente, mas praticar automobilismo com idade avançada sem avaliação rígida é de uma grande irresponsabilidade, da organização e do cidadão que pretende participar de um campeonato de automóveis, alguém sabe dizer se há uma avaliação rígida para os pilotos e ainda mais quando se trata de um idoso !!!???

galileu
galileu
Reply to  Zeuxis
12 anos atrás

estive hoje na oficina do camilinho, e o silvinho que preparava o motor do seu paulo usava me contou que ele não, teve a menor culpa do acidente. simplesmente um outro piloto da equipe ao tentar pmassar um outro0 na saida do s do sena, foi fechado ambos se tocaram e rodaram na frente do sr paulo que bateu e capotou 4 vezes de bico caindo na parte interna do autodromo, segundo pessoas presentes no local, se eleestivesse utilisando a gaiola teria morrido na hora, mas mesmo com toda a segurançam do monobloco do omega, e por ironia quem projetou esse santo antonio é o mesmo argentino que projetou as fatidicas gaiolas.
faz tempo que não acompanho uma prova do paulista ao vivo., não sei o que estão utilizando como equi-amento de segurança, mas vi na oficina as luvas do sr paulo, eram da melhor qualidade, portanto acho

galileu
galileu
Reply to  Zeuxis
12 anos atrás

desculpem, esse texto saiu sem correção, devo ter apertado algum botão errado, mas continuando, portanto acho que ele se preocuva com segurança.
fatalidades acontecem.
se ele foi embora, foi porque Deus assim o quiz, e temos que nos conformar com a Sua vontade, pois quando resamos o pai nosso sempre dizemos SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. ele precisou do seu paulo lá para completar o grid.
ACELERA SEU PAULO, para a familia: fiquem na paz de DEus, que Ele os conforte nessa hora dificil.

Adal Avin
Adal Avin
12 anos atrás

Muito triste, o Sr. Paulo parecia ser uma ótima pessoa, e ótimas pessoas não se encontra facilmente, ele vai fazer falta! Por outro lado, ele morreu fazendo algo de que gostava. Ainda é melhor (ou menos pior) do que morrer num hospital, após uma longa enfermidade. Que descanse em paz, ele merece, meus pêsames à família!

Ron
Ron
12 anos atrás

Espero estar absurdamente errado ou delirando, mas ao que parece a bruxa está solta.
O cara que vai correr de agora em diante tem que pedir benção a algum santo protetor porque o negócio está começando a sair do patamar de fatalidade e virando coisa preocupante e frequente.
Quanto ao “seu” Paulo, que descanse em paz. Minhas condolências à família.

Fabio Farias
Fabio Farias
12 anos atrás

Q cara simpático do KCT !!!!!
RIP “seu Paulo”.

Amazing Spiderman
Amazing Spiderman
12 anos atrás

Lamentável. Mais uma morte no arcaico automobilismo nacional. Até quando vamos ver isso?