SEPANGUINHAS (3)

SÃO PAULO (sei lá) – Não sei direito, ainda, se gostei ou não da corrida. Foi animada. Teve neguinho tocando roda e contornando curva lado a lado. Mais de uma vez. Houve lá umas brigas boas. Schumacher x Kobayashi, por exemplo, que eles reprisaram umas dez vezes na TV.

Ah, não era reprise? Putz, o Kobayashi não teve dó do velhinho, então. Perdeu o respeito.

É, teve uma ou outra coisa bem legal. Teve Webber x Massa, Alonso x Hamilton, Heidfeld x Hamilton, Webber x Heidfeld. E outras que não me lembro agora, mas menos importantes.

Sim, foi animado, o GP da Malásia. Mas não sei se foi lá uma brastemp.

Esses pneus são muito temperamentais, imprevisíveis, inconstantes, os pilotos ficaram reféns da borracha. Ora, o pneu é sagrado, é o componente de um carro que faz com que tudo nele contido, absolutamente tudo, entre em contato com a realidade. Com a realidade do asfalto. Entendo que seja assim, toda nossa reverência aos pneus.

Mas eles são bem doidões, esses Pirelli. Porque uma hora funcionam bem, depois perdem rendimento, depois melhoram. Os pilotos, para evitar maiores problemas, correm para os boxes quando veem que a coisa está degringolando. E, assim, muitas posições são trocadas nos pit stops. E muitas ultrapassagens possíveis viram uma espécie de coito interrompido. O cara vem, observa, paquera, chega perto e na hora de dar o bote, o carro da frente sai pela tangente e vai para os boxes. Teve um monte de piloto que ontem morreu de pau duro, como a gente diz no truco. Quando ia passar, box pro adversário.

Assim, “ler” as corridas está um pouco difícil. O que não significa necessariamente um problema. Os pneus estão lá para todo mundo, equipes e pilotos que se virem para aprender a lidar com eles. E, no fim das contas, esse entra-e-sai dos boxes e esse desgasta-piora-melhora-sem-avisar da borracha acabam imprimindo um ritmo frenético às provas, quase caótico, que para o torcedor pode ser interessante.

Sinceramente, não sei.

O resultado, em si, foi normal. Vettel largou bem, abriu 2 segundos do segundo colocado na primeira volta, foi ligeiramente assediado por Hamilton na metade da prova, mas ficou nisso. O KERS da Red Bull foi importante na largada e, depois, a equipe pediu para desligar. Podia dar choque, explodir, sei lá o quê. Webber, como tinha largado mal (KERS?), sofreu mais. Teve de parar quatro vezes nos boxes (Seb fez três pit stops) e mesmo assim quase chega ao pódio. Terminou em quarto atrás do grande nome da prova: Nick “The Quick” Heidfeld.

O alemão contratado às pressas para o lugar de Kubica fez uma largada esplêndida, saiu de sexto para segundo, teve batalhas homéricas ao longo das 56 voltas malaias e terminou em terceiro, levando a Renault ao segundo pódio no ano. Julgá-lo pelo mau fim de semana de Melbourne, eu bem que avisei, foi um equívoco. Outro que guiou direito foi Button. Discreto na maior parte do tempo, mas eficiente, refinado no dirigir, levando seu carro ao segundo lugar.

Um pódio, pois, sem nenhum assombro.

Massa foi o quinto, em sua melhor corrida desde a Alemanha no ano passado. Mesmo com um problema num pit stop, batalhou, brigou, passou e foi passado, mais se defendeu do que atacou, e terminou na frente de El Fodidón de Maranello, que se estropiava todo para subir ao pódio, mas tocou em Hamilton quando tentou ganhar sua posição — e por isso teve de fazer um quarto pit stop. Foi sexto e olhe lá, que agradeça a Nossa Senhora de Guadalupe. O toque lhe custou 20 segundos de punição, mas a posição não foi afetada. Hamilton, com o carro em pandarecos e demonstrando uma curiosa  devoção pelos pneus de pau da Pirelli (pelas minhas contas, foram três jogos de compostos duros dos cinco usados), terminou atrás do espanhol. Mas também foi punido com 20 segundos em seu tempo por defender a posição na briga com Alonso de maneira, digamos, pouco usual. Assim, caiu para oitavo.

E alguns mitos fecharam a zona de pontos: após a punição a Lewis, Kobayashi subiu para sétimo, com apenas duas paradas (o carro da Sauber é bom nisso de economizar borracha); Schumacher foi o nono, com três pit stops e vários encontros com o samurai; e Di Resta, o homem do décimo lugar, levou mais um pontinho para casa.

Como se esperava, as asas móveis ajudaram mais em Sepang do que em Melbourne. Continuo achando uma covardia com quem está na frente. Na China a FIA ainda vai avaliar a bagaça para decidir o que fazer. E como não choveu (o que aconteceu com a chuva?), ficou nisso.

Vettel tem 50 pontos e lidera o campeonato. A briga pelo vice vai ser boa: Button  tem 26, Hamilton tem 24, Webber tem 22 e Alonso tem 20.

Ah, de tudo isso aí em cima que relatei, Vettel provavelmente não sabe de nada. E só vai saber se assistir o videotape.

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junior guarujá
junior guarujá
12 anos atrás

Essa de o Vettel não saber de nada foi demais!! Tô rindo até agora!!!!

veber
veber
12 anos atrás

top,, 10,, fantastico,,, um dos melhores gps de formula 1 que já assisti,,, teve disputa em várias posições exceto o primeiro porque vettel largou bem e ficou sozinho,,, foi demais,,, espero que seja sempre próximo disso porque isso sim é corrida com ultrapassagens e disputas acirradas,, carros lado a lado,,, parabens a fota e fia pelas novas regras,,, e tem china ai gente,,, uurrruuuuuuu

Marcio
Marcio
12 anos atrás

Faltou comentar do Lada que perdeu o volante! Só podia acontecer com um russo. Achei meio mega perigoso o volante simplesmente “soltar”. Tá certo que foi uma mega pancada de arrebentar os calipígios do russo, mas até aí nem o volante do Kubica desprendeu naquela porra fenomenal do Canada. A situação até que me lembrou o caso do Senna…

Falando nisso, alguma vez o volante do Meianov ficou na sua mão ou os seus mecânicos assinaram um contrato com a cláusula Gulag?

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Marcio
12 anos atrás

Um pedaço da alavanca de câmbio já ficou.

andre sassi
andre sassi
12 anos atrás

a punição para alonso e hamilton está sendo subestimada. kers, asa-móvel e etc, pra no fim tornarem ilegal o único duelo de verdade, a síntese do deveria ser a fórmula 1 (sem esquecer a segunda ultrapassagem do kobayashi sobre o schumacher) é muito sério. o problema é a falta de voz dos que torcem e acompanham. a fia não receberá nenhuma pressão, talvez ao ponto de acharem que o público aprovou essa penalidade absurda. pilotos serão cada vez mais castrados (pilotos de hoje, outra raça bunda mole) e em 10 anos mando a formula 1 pra puta que o pariu, me contentando em assitir ronnie peterson no you tube.

Samuel
Samuel
12 anos atrás

Ate a McLaren eventualmente faz uma trapalhada.

Eles colocaram o pneu errado e VELHO no terceiro stint do Hamilton. Por isto que ele assim que trocou o pneu comecou a andar devagar, e no fim teve que faz uma outra parada, quando novamente voltar a andar rapido.

alessandro neri
alessandro neri
12 anos atrás

A F1 moderna é falsa e extremamente chata. F1 de verdade ? Assista as corridas dos anos 60 , 70 e 80. Aquilo sim era F1 com carros e pilotos de verdade.

Luiz Morais
Luiz Morais
12 anos atrás

Pode até ser saudosismo meu, porém, se a FIA, o Bernie ou qualquer um quisesse realmente melhorar a F-1, seria bom deixar essas asas móveis, KERS, módulo de controle do giro, controle de tração, tudo pro espaço! Coloquem limites nas asas dianteiras, como na década de 80, onde alguns carros nem tinham asas dianteiras. Motores 1.5 turbo, preferencia à aderência mecânica e não aerodinâmica. Parece impossível, mas não é. Sera fácil fazer um regulamento assim. Poderíamos ver pilotos de verdade que além de andarem muito, teriam que saber deixar os carros inteiros, economizar pneus para fazer menos trocas e etc. Só assim o esporte volta a ser emocionante e tecnicamente valorizariam os pilotos.

Estevão
12 anos atrás

O melhor da corrida foi o comentário do Bruno Senna em relação à batida do Alonso e Hamilton: “P**a, foi barbeiragem isso aí”…rsrs
Notem a reação do Galvão…hehehehe
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/04/alonso-nao-reclama-de-punicao-mas-lamenta-merecia-o-segundo-lugar.html
Abs.

Lindo Mendes
Lindo Mendes
12 anos atrás

Mais uma vez achei muito conveniente o erro da Ferrari no pit do Massa.
Repararam que, desde o ano passado, sempre que ele está na frente, ocorre um erro no pit.
Tem gato aí.

Ramon
Ramon
12 anos atrás

Rapaz, eu prefiro que a F1 volte para um pneu por corrida, ai sim essa ulktrapassagens passam a ser reais e quem economiza pneu vai ser dar bem principalemente os Saubers e Renaults.

percival
percival
12 anos atrás

Flávio, Rubinho e Massa já recomeçaram a choradeira?

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

O schummy ,tomou um vareio de seu companheiro de equipe e do kobayashi,acho que cara só andava mesmo na base da maracutaia.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

Achei a corrida até bacana…. várias brigas, alguns toques e um breve momento com 3 carros em paralelo (Se não me engano Schummy, Koba e alguém da STR).

Quero ver se as próximas corridas manterão o nível, pelo menos. Voltar à chatice de Melbourne nào será nada legal.

Abraços

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
12 anos atrás

Flávio,

gostei da corrida também, aliás, uma das melhores dos últimos tempo feita 100% em pista seca. Com os novos pneus, confesso que me lembrei das corridas da Indy, com várias paradas nos boxes.
Achei o momento mais especial a briga emblemática entre Hamilton e Alonso. Mesmo com as punições, acho que corrida de automóvel é isso aí.
Quanto ao Vettel, no momento, dá pra dizer que ele não fez nada, apesar de ter feito tudo certo. Como diria Obama, “ele é o cara”!

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
12 anos atrás

Flávio diz uma coisa, após duas corridas o que percebi é que com esse carro da Renault o Kubica poderia brigar por vitórias, na terra que o Petrov e Heidfeld chegam num terceiro posto, o polonês estaria bem mais a frente.
Após Australia e Malasia, vejo o Vetel e Hamilton como os melhores, e acredito que o Kubica estaria entre eles.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Marcos Ferreira
12 anos atrás

Acho que não heim? O Kubica é bom, mas não faz milagre.

dg
dg
12 anos atrás

As punições foram um tanto forçadas, ou eu tava c/ muito sono, pois o Hamilton tentou de fato dificultar a ultrapassagem do Alonso, mas já vi bem piores e sem penalização, e qto ao toque do Alonso achei a coisa mais normal em corrida de carros, não foi nem batida e sim um toque, cujo resultado foi pior para que bateu, pois teve que ir aos boxes para troca do bico… então…..??????????
Qto ao nosso super/hiper/mega piloto (segundo a globo, e uns puxa-sacos de plantão) até que tentou fazer alguma coisa, largou bem, andou bem, mas levou azar no box, (alonso tbem na segunda troca), e nas ultimas 5 voltas mostrou o qto é rápido em ralação ao Alonso, neh memo? heheheheehehehe……….

Samuel
Samuel
Reply to  dg
12 anos atrás

que sacanagem, comparam o desempenho de dois carros, um com pneu velho e outro com novo…

JackSpeed
JackSpeed
12 anos atrás

a pirelli vai devastar a amazônia desse jeito!!virem a pista que sujeira, fora do trilho é rallye mesmo, o kubita iria detonar.Massa só escapou mesmo porque el fodon se estrepou atras de luis Amilton, e o melhor foi ouvir de Senna sobrinho que el fodon foi barbeiro,quem é ele mesmo?ganhou onde?quando aqueles 2 se encontarm sai lasca,fico torcendo por isso a cada corrida, mas el fodon fez cagada mesmo,ele é muito azarado,ta parecendo o kimi,a unica asa movel que quebra tinha que ser a dele e passar com aquela lamina deitadinha é covardia…

Yuri Papov
Yuri Papov
12 anos atrás

Três questões rápidas:

– o Alonso não seria “El Fodon” em vez de “Fodidon”?

– esses pneus DEIXAM muita gente doida mesmo, correto?

– uma pena o fim de corrida do Grande Petrov.
Abrs

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Flavio, vc não acha que essas asas estão deixando as ultrapassagens muito fáceis ? Eu acho que a briga do Hamilton com o Alonso foi o melhor da corrida, o Alonso com a asa sem abrir. Se o Alonso estivesse com a asa funcionando ia chegar e passar sem nenhum problema. Acho que seria mais legal se o piloto pudesse usar a asa para se aproximar do da frente, e uma vez que ele está a 1 segundo do carro da frente, ele que se vire pra passar. Abraços.

Andre Nunes Fo.
Andre Nunes Fo.
12 anos atrás

Prezado Flávio, nem uma palavrinha do Barrichelo? Não pelo que ele fez na pista (normal), mas pelas declarações, tristes sempre.
André.

José I. Nestrovski
José I. Nestrovski
12 anos atrás

Os pneus variam de acordo com o que o piloto faz com eles, logo, cabe a eles administrar. Não entendo a imprensa. Quando as corridas eram um procissão e com paradas no box e mudanças de posição totalmente previsiveis, reclamavam. Agora que existem ultrapassagens e o desgate dos pneus fez as coisas ficarem um pouco imprevisíveis, reclamam de várias coisas. Das que já li: “confuso”, “corrida dificil de ler”, “dificil para o espectador comum” etc. O que esses caras querem, afinal?

veber
veber
Reply to  José I. Nestrovski
12 anos atrás

Caro colega José,,, vc não conhece imprensa,,, eles reclamam de tudo e metem o pau em tudo,,, nunca estão satisfeitos,,, salva um ou outro que já sentou e andou em um carro de corrida pra entender o quanto é dificil fazer uma prova,, ganhar uma corrida,,, em qualquer categoria. A F-1 ficou top demais,, que continue assim.

Dimas
Dimas
12 anos atrás

A F1 ESTÁ FADADA A SER UMA INDY.

A corrida da INDY nem os familiares aguentam mais.

Chato pra car……….

Wagner
Wagner
12 anos atrás

Amigo Flávio,

Pelo visto, você se esqueceu de comentar da atuação do Petrov.

Ou ele já está na Sibéria?

Abraços

Maurício Le Petit
Maurício Le Petit
12 anos atrás

Fórmula Z; pois é… A F1 deixou de existir tempos atrás; bem lá atrás. Foi-se o tempo que piloto comandava o carro, que tinha voz ativa no que fazer ou não. Tempos em que Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet criavam “inovações pessoais”, estas logo copiadas pelos adversários. E o mundo via uma… corrida! Isso era corrida. Já nos dias atuais, triste realizade, temos um carro que tem mais botões que teclado de PC, mais funções do que o piloto possa “plenamente” controlar, e mais, muito mais… cartolagem. Curioso como, andando na frente do Alonso, Felipe Massa passa a ter “eventos de azar”; quebra não sei o quê, enrosca outra acolá, demoraaaaa para trocar pneu, e… Alonso passa. Se não for assim, retomam a velha fórmula do “deixa passar, senão te fo…, ops, te esfrego o contrato na cara”. Santa tristeza Batman. Os tais contratos é que movem a F1 de hoje; movem as pedras que mais lhes apetece e convém. Deixou de ser esporte faz tempo; é uma espécie de F da Bolsa de Valores (sem ofensa á mesma) mas onde os investidores tem um controle remoto á mão e com ele decidem quem terá o melhor carro, condições e… direito de ser ouvido. Já aconteceu antes, mesmo nos tempos do Piquet. Porém, “bom malandro”, Nelson percebeu a tramóia e, professor na arte da cara de pau, se fez de morto; só prá traçar o coveiro na volta seguinte. Piquet, por exemplo, cansou de acertar seu carro e “notar” que seu companheiro, “de repente” recebia iguais ajustes. Piquet passou então a acertar por trechos; acertava, mexia, confundia tudo e todos. Momentos antes da largada, limite do tempo, mandava ajustar do seu jeito; pleno. Pau nos caras. felipe Massa não parece ter essa capacidade; nada pessoal ou ofensivo a ele. Apenas realidade. Quem sabe, sabe; quem acha que sabe, vira segundo piloto de Alonsos… Temos portanto, a F Z – Fórmula Zagalo, voc~es vão ter que me engulir!!! Ah? Não é mais o Piquet? Xí… vai de F1 mesmo; prá quem é, serve. Abraços,

Leandro Seabra
Leandro Seabra
12 anos atrás

Boa corrida, agora vamos combinar kuica ta fazendo falta, uma pena!

André
André
12 anos atrás

Dou muito valor a Webber e Alonso, com quatro pit-stops cada, chegando em boas posições. Mas achei a corrida confusa demais nas estratégias. Quando as equipes conseguirem entender certinho o que é melhor na estratégia de pneus, a probabilidade é ficar menos confuso e até mais legal, mesmo que tenhamos menos ultrapassagens.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Gabriel
Gabriel
12 anos atrás

Muito boa a corrida e melhor pelos resultados ( 3 equipes diferentes nas 3 primeiras posições) . Até agora Vettel parece imbatível e infelizmente não está sendo acompanhado por Webber . Se Hamilton não for tão inconstante talvez sejo o único a dar algum trabalho a Vettel. A ótima surpresa é a Lotus/Renault ( ou seria Renault/Lotus) com terceira força. E a decepção para nós Brasileiros continuam as mesmas.

Muller
Muller
12 anos atrás

Essa punição ao Alonso e Hamilton parece esses jogos de hj em dia no futebol, onde se rolar um lance mais “forte” entre dois jogadores que se levantam olhando feio, o juiz já chega mostrando o cartão vermelho pros dois…
O cara tem de trocar o bico pelo erro que cometeu e ainda leva punição?

Fico pensando nas disputas de Piquet e Alan Jones, Mansell e Senna, Villeneuve e qualquer um…

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Putz! Não acredito que puniram mesmo o Hamilton!?

A F1, às vezes, tem umas babaquices!!!!

Koba passa o queixudo narigudo “Dick” uma vez: Villleneuve ri!
Koba passa o queixudo narigudo “Dick” duas vezes: Barrica ri!
Koba passa o queixudo narigudo “Dick” três vezes: Mika ri!
Koba passa o queixudo narigudo “Dick” três vezes: Aí,…… zuou geral! Até Damon Hill!

Sem Williams na pista, o melhor que fiz foi dormir mesmo!

Moon Over Marin
Moon Over Marin
12 anos atrás

Engraçado… Doravante vou ler só um blog, ou o blg do fábio seixas ou o do flávio gomes, porque a opinião dos dois é sempre a mesma e até os títulos dos posts as vezes são iguais…. vou decidir ainda qual dos 2 cortarei. Mas pesa muito na decisão o tamanho das fotos e o acabamento do blog…e sabemos qual é melhor..

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Acho os pneus bons, pois degradando eles valorizam os melhores projetos e os melhores pilotos, como Button, que fez ótima corrida.
Mas tem um efeito ruim, que é a sujeira da pista, que limita as possibilidades de manobras com o efeito trilho e lembra os tempos de Michelin brigando com Bridgestone, com os pneus tão moles que sujavam demais as pistas.

Os pneus não precisam ser tão moles, mas os pit stops precisam demorar mais, com mudanças como se tinham antigamente, como chicanes nas entradas para aumentar o tempo de parada. A parada sendo mais dolorida para a estratégia, os pneus tem que ser usados até o imite valorizando bons pilotos e bons projetos sem sujarem tanto as pistas.

cyro de cicco
cyro de cicco
12 anos atrás

Mas que M! Não curto o Alonso, mas o cara foi punido por tentar passar o Hamilton e o Hamilton por tentar não deixar passar. Que zorra essa fórmula 1! No que esses caras estão se espelhando para fazer essas regras? Jogo de Xadrez, aulas de pintura e de maquiagem? É o fim!

Williams
Williams
Reply to  cyro de cicco
12 anos atrás

Justíssima a punição. Os caras criaram uma asa de zilhões de dólares para ultrapassagens-instantâneas-FIA (aperte o botão e seja feliz) e os dois ficam duelando na pista? eles tão achando que isso é o que, automobilismo? Quebrou a asa? chora amigo… porque é só com ela que pode ultrapassar agora, ora pois!

edu
edu
12 anos atrás

foi uma corrida de trem onde so a locomotiva nao mudou de lugar

Vinicius Mendonça
Vinicius Mendonça
12 anos atrás

Já eu achei bem interessante e animador esse fim de semana e todo o início da temporada. Interessante o comportamento de cada carro na corrida e na classificação, interessante pois fazer uma volta completa onde se pode usar um sistema de recolher a asa traseira na com pneus novos é bem diferente de se fazer uma volta normal de corrida, (cada aletinha que é instalada num F1 já faz uma diferença danada, imagina poder tirar uma das principais asas do carro na hora que for conveniente) logo não necessariamente o carro que largue na frente vai ter o carro mais rápido pra corrida. A asa móvel ainda auxilia quem vem de trás querendo passar, logo as disputas vão ficar mais acirradas. Quem está na frente não vai se deixar ser ultrapassado facilmente e se deixar na próxima volta ele pode ter o mesmo artifício do adversário se estiver rápido. Se o piloto vai para os boxes ele é ultrapassado do mesmo jeito, e se o cara está de “pau duro” mesmo, na seca de passar alguém, emrraba o que está mais na frente, isso é automobilismo. Não é novidade nenhuma piloto que entra nos boxes pra não ser ultrapassado.

A briga pelo primeiro posto ainda não ficou tão evidente mas é bem provável que ocorra com a evolução das outras equipes. Se a Red Bull colocou 1 segundo numa volta de treino na Austrália, na corrida a diferença não foi tão absurda. Na Malásia, a pole já foi mais difícil, e na corrida até se cogitou do Button pressionar o Vettel no final da prova.

As mudanças dos últimos anos somadas às novas, querem trazer a emoção de volta à F1, e é válido. Quem viu Senna, Mansel, Piquet, Prost, Lauda infelizmente só vai ver eles brigando daquele jeito de novo, segundo a segundo, centímetro a centímetro, nos replays. É triste? Não. Aquilo era maravilhoso demais pra ser triste. Triste é ouvir que automobilismo é chato. Que é procissão. E qualquer tentativa de mudar esse rótulo vale muito.

É demais talvez esperar que vai haver emoção parecida com aquilo, mas eu vejo um pouquinho disso tudo e que eu não vivi totalmente, na asa do Alonso voando numa briga com o Hamilton, no Massa tentando segurar um Vettel e um Webber em piores condições de pneu e de carro. No Vettel ganhando e fazendo pole toda corrida. Num Kobayashi insano, que bota o velho Shumi no bolso.

A corrida foi legal e a temporada também deve ser. As asas ajudam quem de fato é mais rápido na corrida, pneus novos e rápidos possibilitam ultrapassagens. Somando-se isso tudo com asas dianteiras maiores, com o fim do reabastecimento (que leva a paradas mais curtas e que dependem mais do homem que coloca o pneu do que da mangueira de combustível), com o fim das aletinhas e parafernalhas aerodinaminas de outros anos, a F1 tenta recuperar seus bons tempos e renova um pouquinho da minha esperança de ver emoções em corridas de carros.

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Flavio, gostei da corrida, bem disputada,exceto na ponta, onde a coisa vai ser bem sem graça mesmo. Agora esses pneus estão um saco!!!! Não duram nada, é um entra e sai do box o tempo todo, atrapalha mesmo. E essa asa então…argh…bom sou contra essas parafernálias eletrônicas e todo esse apoio aerodinâmico..mas enfim é a vida.

Legal mesmo foi ver a corrida sem ouvir o Galvão (mas me disseram que o Bruno Senna chamou o Alonso de barbeiro haha). Ouvi a corrida toda pela ESPN/Estadão. Parabéns pela transmissão.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Puxa, acabou-se a competição… o lance da ultrapassagemn com a asa especial é até legal, mas aí acaba com qualquer outra chance de manobra. Só se passa na reta, com a asa, ponto. E o pessoal aplaude levemente, quando isso acontece.

Acho que deveriam limitar quantas vezes o piloto pode acionar a asa. Tipo, 5 vezes durante a corrida. Mais justo, por que se um cara tá na frente e passam ele muito fácil, ele vai ter seu uso da asa para passar denovo e recuperar, e ambos gastaram assim um “passe”. Se o cara estiver bem mesmo ele fica na frente, o outro não vai gastar sua asa se não foir por estartégia, assim fica bem mais interessante…

Silvio Viana
Silvio Viana
12 anos atrás

FG, vou segurar o sarcasmo pra não ser guilhotinado. A corrida foi maneira, melhor que todas do ano passado. O Alonso não deveria ser punido, pois o acidente não foi barbeiragem e nem proposital. Lewis vacilou ao deixar o alemão bom de teste tomar a segunda na largada. Tão falando dos pneus, mas nenhum vacilo foi por causa deles. Poupar pneus é do tempo do ronca, todo piloto deve aprender a fazer. Tirando a verborragia do GB da RGT (que deve tá recebendo algum da RB), foi uma corrida cheio de alternativas até o final.
Ah, Dick! saístes da historia pra chafurdar teu passado fake.

James
James
12 anos atrás

Será que eu estou louco ou o Kers da Lotus-Renault deu um banho na Asa móvel da galera?

No inicio da prova o Hamilton com Kers e Asa aberta e tudo mais na cola do Heidfeld e nem assim conseguiu nem colocar do lado, quanto mais passar, o Petrov também pareceu conseguir resistir na reta… já nas curvas rsrsrsrs.

Se alguém concorda ou descorda, comente!!!

Abs.

Williams
Williams
Reply to  James
12 anos atrás

Também achei isso. O Heidfield na reta abria diferença pro Hamilton com a asa aberta. Só não dá pra atribuir esse fato ao KERS. Acho que eles tem um carro muito bom de reta… de velocidade. O Hamilton encostava nele na parte de baixa do circuito mas nas partes de alta o Heidfield abria. Isso certamente vem de vários fatores… aerodinâmicos… mecânicos etc, incluindo o KERS. A Renault fez um excelente trabalho! O Alonso deve estar arrependido de ter saído de lá!

alberto
alberto
Reply to  James
12 anos atrás

Concordo plenamente. Em reta ninguém andou mais que a Renault.

Henrico Machado
Henrico Machado
12 anos atrás

Minha opinião é de o Heidfeld continua o de sempre. Limitado. O carro que é muito melhor que o do ano passado. Nas mãos do Narigudo, vai ficar pequeno para as McLarens. No mais, o pessoal de vermelho continua odiando brasileiros lerdos( sim, o Massa é lerdo comparado ao Alonso ) e o Koba mostrou ao Schumacher o caminho de casa.

Abs

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Henrico Machado
12 anos atrás

Acho que vc é muito sucetível às opiniões do Galvão e CIA LTDA. O Heidfeld andou por pelo menos 5 temçporadas com o Kubica. Só ficou atrás dele em uma. O kubica não faria nada de diferente do que o Heidfeld fez. chegaria em terceiro lugar da mesma forma. O Red Bull e a McLaren são muito superiores ao Renault. O cara tá kostrando o porque foi escolhido para substituir Kubica, justiça seja feita.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Pois eu não vejo a menor graça nesses anos de dominação total. A única graça é ver algum piloto quebrando esses domínios – Senna conseguindo terminar à frente das Williams em 92 e 93, Räikkönen e Montoya arrancando vitórias em 2004, ou Räikkönen de novo fazendo milagre em 2009 num ano em que a Brawn só não teve um domínio similar ao da Ferrari em 2002/2004 porque a Red Bull ao fim do ano começou o que seria mais um perído de domínio na F1. Que também teve algo de belo com o Alonso quase sendo campeão contra um carro muito superior, mas ficou no quase. De resto, esses anos são chatíssimos, e só servem pra criar distorções estatísticas (Mansell é o #4 em número de vitórias, mas alguém seriamente o considera o quarto melhor piloto da história da F1, sendo que o cara só foi campeão quando teve aquele FW14 que permitiu até a Patrese terminar à frente de Schumacher e Senna?).

Vale lembrar uma curiosidade: enquanto praticamente todos os incríveis carros de Rory Byrne foram dirigidos por Schumacher, os carros de Adrian Newey foram divididos por uma enorme quantidade de pilotos, e quando muito os mais sortudos conseguiram pilotar duas obras primas suas, caso de Hill em 93/96, Villeneuve em 96/97 e Hakkinen em 98/99, e olha que em 99 a Ferrari já tava tão boa que o Irvine quase foi campeão. Pilotos que, por conta disso, não tiveram a mesma oportunidade de Schumacher para acumular pilhas de recordes: vale lembrar que os carros de Byrne, além de excelentes em desempenho, eram absurdamente confiáveis, a quantidade de abandonos por problemas mecânicos da Ferrari de 97 a 2006 é motivo de risada (ou pena das outras equipes).

Porém, Byrne se aposentou, e agora tanto Vettel quanto Newey têm contratos de longo prazo com a Red Bull. E, além disso, Christian Horner já falou abertamente que não gostaria de ter dois “pilotos estrela” (ao ser perguntado sobre contratar Hamilton) ao mesmo tempo em seu time, exatamente como a Ferrari e a Benneton. Dessa forma, provavelmente vem aí um novo mega-recordista da F1. Do jeito que as coisas vão, muito provavelmente Vettel entrará nos top 10 em número de vitórias nesse ano, e com alguma sorte até top 5 em número de poles.

O. Micelli
O. Micelli
12 anos atrás

Concordo totalmente com o Fernando-Recife, pois o Alonso vinha fácil para passar o Hamilton e teve que ir para o boxe. Voltou 10 segundos atrás do Massa e 5 voltas depois já estava colado no Massa. O espanhol só perdeu a posição na largada para o Felipe porque o Webber largou mal e impediu a progressão do Alonso.

Paulo
Paulo
Reply to  O. Micelli
12 anos atrás

Ele perdeu a posição na largada e não conseguiu passar, só não ficou de novo atrás do Petrov porque o russo errou uma freada e ele ganhou a posição de graça…

E ele ter saido dos boxes com pneus novos no ultimo pit e o Massa com velhos não conta?

José Marinho
José Marinho
12 anos atrás

Corridinha chata só tive saco pra assistir até primeira de pits.

AQUILES
AQUILES
12 anos atrás

É a “Era Alemã” na F1. Os melhores e mais jovens são alemães. O Brasil teve uma boa época nos anos 80. Mas depois de 94 e do inigualável Michael Schumacher, é a Alemanha a pátria mais viva e presente na F1. O Brasil só tem panacas covardes e castrados, sem nenhum talento natural. Barrichelo já devia ter se aposentado há umas 4 temporadas.

Vinicius Mendonça
Vinicius Mendonça
12 anos atrás

Eu achei que a corrida foi bem interessante sim. É interessante ver como o comportamento dos carros realmente muda bastante da classificação para a corrida. Talvez seja apenas um início de campeonato que tenha muitas regras novas e diferentes variáveis de corrida mas isso de poder usar a asa móvel na qualificação toda, os pneus que são muitos rápidos em uma volta e noutra já nem tanto, possibilidades extras de ultrapassagem. Se essa temporada pode ser talvez uma “baba” pro Vettel, é porque ele é um piloto rápido e que busca a vitória e com um grande carro. Ainda acho que vão ter muitas Uma coisa interessante é que quase sempre chove no GP da Malasia e muita coisa fora do normal acontece por causa da chuva na F1. ultimamente se diz muito que a fórmula 1

MSM
MSM
12 anos atrás

Achei a corrida boa, até porque o traçado ajuda, principalmente as duas retas que proporcionaram várias ultrapassagens por todo o pelotão.
Vettel como sempre não deu atenção para os outros, o melhorzinho foi o Hamilton que começou bem, mas depois caiu de rendimento, inclusive piorando a situação depois do toque do Alonso (não concordei com a punição de 20s ao inglês, sou contra a essa norma de só se mover uma vez numa disputa de posição).
O Button começou mal, mas como é um piloto que quase não comete erros teve um final muito melhor que o Hamilton, esse Button é bom piloto.
Heidfeld fez as honras da Renault, largou muito bem, junto com o Petrov, que estava fazendo boa corrida até sair e ter a barra de direção quebrada no salto (fiscalização FIA!!!) e mesmo perto do final foi para cima e chegou no pódio. Fiquei pensando: se o Kubica não tivesse feito a bobeira de correr de rallye faltando um mês para começar o campeonato, estaria disputando a liderança do campeonato.
Webber largou mal, fez muitas paradas e só foi melhorar lá pelo final chegando num bom 4º lugar, ainda acho que ele perdeu a sua melhor chance de ser campeão no ano passado, e sinceramente, acho que neste ano não ficará perto do Vettel.
As Ferraris melhoraram um pouco, mas estão atrás da Red BUll e Mclaren e até da Renault, Massa melhorou, mesmo sendo prejudicado pela equipe no 1º pit stop, e o Alonso que andou melhor por toda a corrida, se prejudicou no toque com o Hamilton (muito bem punido) e acabou atrás do Massa, chegando colado no brasileiro.
Kobayashi teve bons duelos com o Schumi por toda a corrida e ainda foi premiado no final ganhando uma posição,aliás tanto ele qt o alemão foram muito melhores que Perez e Nico, apagadíssimos no gp.
Para finalizar a Force India chegou nos ponto com o Di Resta, mas acho que esse carro é bem inferior ao dos últimos anos.
A asa móvel mostrou a sua utilidade e junto com a diferença dos pneus de cada equipe com o ajuste de cada carro, são os diferenciais deste início de campeonato.

João Patrício
João Patrício
12 anos atrás

Fábio,

Pega leve nos comentários, minha filhinha gosta de ter o seu blog, porque eu leio, desta vez não deixei.

Outra coisa. Você lembra que Rubens, disse que era ele quem estava comandando o projeto do carro para 2011? Então o que ele está reclamando?
Abraços

João

karkara
karkara
Reply to  João Patrício
12 anos atrás

Deve ta reclamando da cagada que fez

Fabio
Fabio
Reply to  João Patrício
12 anos atrás

Fábio?? Que erva você fuma,cara? Só espero que você não divida isso com a sua filhinha,tambêm…

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Boa noite Flávio 69,
Rapaz, que corrida boa. Para dizer a verdade tinha tempos que não assistiamos uma corrida dessas, cheio de ultrapassagens. É claro que tem algumas coisas que não consigo entender, esses pneus deixa qualquer um doido. Achei que esses compostos deixa a tuma meio que ouriçada, Alonso fudidon Maranello e Luizim que o digam. O Gomes, agora vem aqui, faltou o Pedro bati estaca no post em? o cabra tava meio doido ontem. No final ando voando.rsrs
Eu, fico imaginando esse carro da Lada na mão do Roberto narizin, ia dar trabalho para Tião
Alemão…
O Japonês tava batendo de pau no Shumi rapaz,foi bonito a briga dos dois. O Samurai fez gato e sapato do queixada.

Douglas VR
Douglas VR
12 anos atrás

Quanto mimimi por causa do pitstop do Massa, o cara perdeu 7s e todo mundo fica falando em complô. O Alonso com 1 ptstop a mais e sem o DRS (aka asa) ainda conseguiu chegar a menos de 1s do Massa. Se fosse o Massa com o DRS quebrado iam falar o que??

Paulo - Floripa SC
Paulo - Floripa SC
Reply to  Douglas VR
12 anos atrás

E se tivesse mais uma volta, o Alonso passava o massa, que é muito fraquinho.

MAX
MAX
Reply to  Douglas VR
12 anos atrás

Com pneus novos até minha vó!!

M. Albuquerque
M. Albuquerque
12 anos atrás

A Ferrari é fogo. Já começou a atrapalhar o Massa no início do campeonato só para facilitar para Alonso. O problema é que os 5 segundos que tiraram do Massa para darem a posição a Alonso acabou por tirar pontos deles mesmos (da equipe), e quem sabe o pódio do Massa.. Eles são muito burros mesmos. Se querem fazer safadeza para ajudarem Alonso, por que não deixam para fazerem isso da 15ª corrida, em diante? Enquanto isso deixam os dois à vontade. O problema é que o Alonso começa a choramingar, e os idiotas (Domenicali e C&A) têm medo de perder o patrocínio do SANTANDER. Mas, será que já pergutaram ao Santander se é bom tirar pontos do outro piloto? Se não é bom, ao menos, serem vice-campeões, já que o campeonato já é da RED BULL? Porque se continuarem com essa safadeza, ano e sai ano, não chegam nem em quinto, a LOTUS pelo jeito vem com tudo.

Muller
Muller
Reply to  M. Albuquerque
12 anos atrás

Estranho o Alonso não ter conseguido passar o Massa por 2 voltas antes do fim da corrida, mesmo sendo bem mais rápido após trocar bico e pneus, não?

Ou no contrato do Santander está inclusa apenas uma favorecida pro Alonso por corrida?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  M. Albuquerque
12 anos atrás

Cara, na boa: o Alonso também teve problemas na corrida e, como disse o amigo Careca, ops Silas…. ops… Muller aí embaixo, o Alonso estava mais rápido (mas muito mais rápido) no fim da corrida e não o ultrapassou. A equipe da Ferrari perdeu os nortes quando o Todt saiu, e ainda não o encontrou. É trapalhada atrás de trapalhada. Alonso e Massa perderam títulos por causa de trapalhadas da equipe (e, erro por erro, Massa errou – e erra – muito mais que Alonso).

porsche 917
porsche 917
12 anos atrás

Não entendo a FIA, quer posar de “verde”, alegando que as próximas mudanças (vide motor turbo) se darão em funçao da cobrança da sociedade pela sustentabilidade, e por aí vai. Mas e os pneus, que porra é essa que dura 10 voltas, 30 ou 40 km? Pneu custa algum carbono pro meio ambiente. Porque não fazer pneus que durem a corrida toda, algo em torno de 300 km, como foi em 2005, que foi um campeonato disputado. O que se ve hoje é esse artificialismo, que o cara vai perdendo performance à medida que o pneu se desgasta e alguma mudança de posição continua acontecendo em funçao das idas aos boxes. O que mais se ve são as manipulações, pilotos tomando punição por duelarem, pilotos não podendo disputar posições por estarem “descalços”. Não vejo emoção nenhuma nas trocentas paradas nos boxes.