PRINCIPADAS (4)

SÃO PAULO (esse moleque, viu?) – Um erro no pit stop fez a Red Bull mudar a tática de Vettel para apenas uma parada. Coisa meio suicida. Ele perdeu a ponta para Button e só seria possível recuperar se parasse uma vez menos. Mas para isso seria necessário fazer mais de 60 voltas com um jogo de pneus. Dá? Deu. Daria. Nem precisou dar, porque a seis voltas do final um acidente múltiplo forçou a paralisação da prova, uma nova relargada, e aí permitiram trocar pneus, e aí Vettel não teve problema algum.

Uma vitória espetacular na melhor corrida do ano, porque teve ultrapassagens de verdade, e não aquele passa-passa vulgar da asa móvel em circuitos permanentes. Algumas foram belíssimas, como de Schumacher sobre Hamilton no comecinho, na Lowes; o troco na Sainte Dévote; Barrichello sobre o mesmo Schumacher na Mirabeau; Massa e Maldonado sobre Rosberg na Tabac; Schumacher sobre Rosberg na Lowes; Hamilton sobre Massa no Túnel; Kobayashi sobre Sutil na Mirabeau; Webber sobre Kobayashi na saída do Túnel.

É pouco?

Não, é muito. Este GP de Mônaco mostrou que se passar nas ruas do Principado é difícil, está longe de ser impossível. A não ser que à sua frente esteja alguém brilhante como Vettel. As semelhanças das últimas voltas antes da interrupção com aquela corrida de 1992, Senna à frente de Mansell, foram enormes. As semelhanças de Vettel com Senna são enormes também. Na pilotagem, especialmente — o comportamento de Tiãozinho é mais leve, sorridente, feliz, menos dramático, sofrido, complexo; melhor, portanto. Mas está sendo formado, aos nossos olhos, um novo Senna, um novo Alonso, um novo Schumacher. Disso não há dúvidas.

A Red Bull, mesmo numa pista onde não tinha o melhor carro, levou de novo, enfim. Mas não foi a única a merecer aplausos na manhã ensolarada da Côte D’Azur. Alonso fez uma corrida fenomenal. Button também. Venceria, se os dois à sua frente não tivessem sido tão radicais ao assumir estratégias arriscadas. Webber mostrou combatividade no final. Kobayashi foi monumental. Hamilton lutou feito um louco, foi punido, deu uma sacaneada brava em Maldonado nas voltas derradeiras depois da relargada. Sutil, que largou lá atrás, terminou em sétimo. Barrichello vinha fazendo uma prova discreta, mas fez os primeiros pontos da Williams no ano.

E, claro, a prova teve também seus fiascos. Schumacher foi um deles. Divertido e performático no início, depois foi ficando para atrás até abandonar. Rosberguinho, que havia andado bem nos treinos, terminou fora dos pontos. E Massa, de novo, zerou. Pela terceira vez seguida, depois de um bom começo de corrida. Na briga com Hamilton, porém, foi ultrapassado na entrada do Túnel, caiu na farofa de borracha, bateu. Vai mal a coisa para ele.

A próxima é em Montreal, daqui a duas semanas. Depois a gente fala do Canadá. Aproveitem a hora do almoço para dizer o que acharam de Mônaco aqui. Volto daqui a pouco.

Subscribe
Notify of
guest
180 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
galileu
galileu
10 anos atrás

re-li o texto novamente, não achei em momento algum voce criticasndo o senna, paranóia de pessoas que enxergam sómente o que querem ver, os tempos são ouutros, os carros tambem
todos os citados tiveram seu tempo na formula um, mesmo aqueles que foram meros quadjuvantes, e eles são infinitamente melhores do que nós simples mortais.
fica aquela guerra de viuvas do sena e das amantes do piquet, do shumi do alonso do vettel e isso não nos leva a lugar nenhum.
mais uma vez seu texto é brilhante flavio, parabens.
se voce pilotasse como escreve, eras multi campeão, quiça não estaria na F1, mas como “SE” não corre, fica tudo como está, e vamos em frente.

roxxon valdez
roxxon valdez
10 anos atrás

lí que barrichelo saiu otimista. e gente falando que a ferrari evoluiu. caiam na real. prova de monâco nunca serviu de projeção para o resto do campeonato.

roxxon valdez
roxxon valdez
10 anos atrás

choronso disse que teve azar. mas que azar???ele não ultrapassou com pneus velhos nem com novos, nem na largada nem na relargada e não ganhou o campeonato do ano passado. se enxerga carcamano emprestado pelas astúrias. guia mais se quiser ganhar alguma coisa e para de chorar. fez estágio com o barrichelo???

João
João
10 anos atrás

Só para lembrar… Quando o Vettel estava na Toro Rosso, eu já havia feito alguns comentários aqui sobre a capacidade deste piloto. Minhas expectativas só se confirmaram.
Agora, bicampeão em 2011.
Para o ano que vem teremos Kobayashi chegando ao mesmo nível.

João
João
10 anos atrás

Mesmo que ficasse apenas com o safet car na pista, o tempo para recuperar a pista, e deixa-la em condições, fariam o restante da prova com o safet car e o Vettel venceria de qualquer maneira.
Ele realmente não precisa de bandeira alguma para vencer. Apenas a quadriculada…
É o melhor, e ponto final.

Querencia
Querencia
10 anos atrás

Sem a bandeira vermelha o Hamilton ia acabar enchendo a fuça em alguma barreira.

Querencia
Querencia
10 anos atrás

Tapetão puro! Deram a vitoria ao Vettel (coisa que não precisa) igual à do Prost que ia levar do Senna de Toleman.

nelson maciel filho
nelson maciel filho
10 anos atrás

Flavio, sem dúvida nenhuma o Vetel é um bom piloto, está amadurecendo a cada dia. Mas algumas coisas tem que ser ditas: a equipe, o carro, os mecânicos da Red Bull estão bem a frente dos demais carros. O Alonso ainda que seja antipático, com um carro bem inferior é sem dúvida o melhor piloto da atualidade. Agora, não me venha tentar comparar o Vetel com o Sena, o que pra mim é um sacrilégio. Sena é um fantasma que assombra ainda o mundo, é um mito, que você Flavio Gomes deveria reverenciar, pois o Sena é o cara, o maior piloto de todos os tempos e o maior esportista do Brasil, muito à frente do Pelé, tanto nas pistas como na vida. O nome Sena para a maioria dos brasileiros significa talento, genialidade, dignidade, solidariedade e orgulho.

Pedro Zimmermann
Pedro Zimmermann
10 anos atrás

Sim Denis com certeza o Senna também foi deselegante e deixou a educação em casa naquela ocasião. Mas não estamos falando dele certo? O Vettel é um grande piloto assim como o Hamilton que está de salto alto e falando bobagem espere e verás. Em uma corrida deste ano perguntaram para o Vettel o que ele esperava da corrida e disse assim.
Bom acho que a briga pelo segundo lugar vai ser interessante. Entendeu?

Hugo
Hugo
10 anos atrás

Prezado Flávio,

Essa questão sobre a troca de pneus é bem polêmica.

Você, como piloto, poderia fazer um tópico explicando os tipos de paralização de uma corrida, como é definido cada tipo de paralização e quais são as diferenças entre os reparos que podem ou não ser refeitos am cada situação dessas.

A regra de uma 2ª largada, quando acontece um grande acidente na largada também foi mudada, lembro-me que antes as equipes podiam usar um carro reserva.
Qual o procedimento hoje já que não existe mais carro reserva?
São permitidos reparos mesmo que sejam demorados?
Como fica o tempo total de realização da corrida?

Obs: quando a corrida da Indy desse ano em SP foi interrompida por causa da chuva, foi permitido reparos nos carros, semelhante aos que foram feitos no carro do Hamilton.

Felipe Nicoliello
Felipe Nicoliello
10 anos atrás

Uma pena estragarem o GP que tinha tudo para ser um dos melhores de todos os tempos. No final deram a vitória para o Vettel, com as trocas de pneus, porque se não houvesse a “mexida” nos carros, o final seria emocionante. E mesmo assim, se o Vettel ganhasse nessa condição, sua vitória seria muito mais valorizada do que foi.
Para mim foi a mesma coisa que tivessem encerrado a prova na bandeira vermelha, um final sem graça.

MSM
MSM
10 anos atrás

Para começar, enquanto na Globo, todos falavam que atitude da FIA após a bandeira vermelha era errada, que estava fora do regulamento e inadmissível, o Lito Cavalcante leu o artigo que dizia que era possível sim fazer alterações nos carros em regime de bandeira vermelha no pit ou no box, portanto, apesar de ter tirado a graça da corrida, foi totalmente dentro do regulamento.
Na pista Vettel brilhou mais uma vez, fez uma parada na 17ª volta e depois levou o carro até o fim sofrendo pressão de Alonso e Button, mas não deixando em nenhum momento que os dois ultrapassassem, depois nas 5 voltas finais só administrou a diferença. Enquanto isso Webber largou mal, caiu lá para trás, perdeu muito tempo e só foi aparecer quase no final, só passando o Koba, porque ele não ficou no meio da pista e quando foi para o canto o Webber aproveitou. Para mim não fica na Red Bull no ano que vem, e se a equipe seguir a idéia deverá puxar o Buemi para o lugar dele, que aliás marcou mais um ponto com o carro da Toro.
Alonso fez um corridão, mudou a estratégia, ficou rápido no final, mas foi prejudicado pela decisão dos Comissários. O Massa até que andou bem, não foi igual ao espanhol, mas estava fazendo uma corrida boa até ser tocado pelo exagerado Hamilton no grampo e depois não conseguir fazer a curva dentro do túnel, Hamilton botou por dentro e o MAssa pegou a sujeira até bater no guard-rail.
Button esteve bem na corrida e se não fosse o erro da equipe em colocar pneus errados, teria chance de ganhar o gp, mas acabou fazendo uma parada a mais e perdeu as duas posições. Hamilton, depois da atrapalhada com o Massa ainda teve o aerofólio danificado pelo Alguersuari depois da lambança que o Di Resta fez após bater no guard-rail, voltar para a pista na frente dele, que freiou forte e levou por trás, sobrando para Alguersuari e Petrov. E por muito pouco não leva os três reis magos. Depois ainda tirou o Maldonado do gp, vamos ver se a FIA não vai puni-lo.
Koba e Sutil andaram bem na estratégia e conseguiram pontos importantes, diferente de Heidfeld e Barrichello, que ficaram sempre lá atrás e só pontuaram por causa da confusão.
Alonso

JackSpeed
JackSpeed
10 anos atrás

ridiculo foi ouvir o pessoal da globo atribuir ao Hamilton a navalhada do Massa!eles pensam que tem idiota assitindo?ate deve ter mas dizer que a asa foi destruida pelo hamilton foi demais,a imagem era clara,agora nao tem jeito,nao tem piloto para torcer e galvão apela para falar do senna o tempo todo,que saco!!

giovane gil
giovane gil
10 anos atrás

Vejam a INCOERENCIA DO galvão bueno ruim de mais, na mesma curva que o HAMILTON ULTRAPASSOU O MASSA, ele (galvão ) havia defendido uma ultrapassagem do schumaquer no companheiro de equipe , por isto eu acho que este galvão é um recalcado invejoso.

Carlos
Carlos
10 anos atrás

Bom dia a todos.
O GP de Mônaco-2011 foi monumental na pista. Fora dela, ficou a polêmica pelas declarações do Lewis Hamilton.
Ele é um excelente piloto e campeão mundial. Sobre a punição que levou, mesmo estando ansioso, eu acho que ele não devia ter dito que foi uma “perseguição” . O acidente com o Massa não deu para ver muito bem porque foi no túnel, mas, o acidente com o Pastor Maldonado foi imperdoável.
Força Hamilton!
Não é o Alonso, é você que têm chances de incomodar o “Queridinho Tiãozinho” do Flávio Gomes.
Abraços a todos.

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Grande CARRERA …. Muito melhor do que o esperado !!!!

Bruno
Bruno
10 anos atrás

A implicância de Flávio com Senna é diretamente proporcional ao insucesso de Schumacher, depois do “retorno” do Alemão. Uma coisa explica a outra: o nome Senna se consolida como o melhor de todos os tempos, pra desespero do jornalista.

P.S: eu odeio ter que ficar retornando a este tema, Ayrton Senna. O cara morreu há 17 anos e a gente não consegue enterrá-lo…

Eliana
Eliana
Reply to  Bruno
10 anos atrás

Os torcedores do Senna realmente vivem na Ilha da Fantasia, rs. Onde é que “o nome Senna se consolida como o melhor de todos os tempos”?!? Que pesquisas “confiáveis” são essas que vão contra a lógica dos números da história da F1, com que parâmetros se faz um julgamento de alguém que foi sumariamente batido em suas marcas por mais de um piloto? Prost bateu Senna, Schumacher então nem se fala, bateu o brasileiro em tudo que é marca. Até o Piquet era mais piloto que o Senna. Até o Vettel, pelo andar da carruagem, pode batê-lo também. Faz-me rir.
E algumas pessoas só ficam retornando a esse tema por um motivo apenas, por não engolir até hoje o fato dele não ter o nome dele escrito no livro dos recordes nem de vitórias, nem de campeonatos, pole positions, etc. Como aceitar que teve gente melhor que ele?
Daí se apoiam em “supostas” pesquisas” e “mídias tendenciosas” para aliviar seu eterno despeito.
Desculpe, mas não tive como evitar fazer este comentário. Também não aguento mais ficar ouvindo o nome desse piloto por 17 anos.
Pois já consegui enterrá-lo há muito tempo! E nem saudades me deixou.

Brandão
Brandão
Reply to  Bruno
10 anos atrás

Bom, Eliana, esses caras aqui dizem o contrário. Acho que eles tem um tantinho de moral para discordar de sua opinião.

http://www.youtube.com/watch?v=yY2sWiDSfS4

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2009/12/10/pilotos-elegem-ayrton-senna-o-melhor-da-historia-da-formula-1.jhtm

Pilotos elegem Ayrton Senna o melhor da história da Fórmula 1
Do UOL Esporte
Em São Paulo

Tricampeão mundial, Ayrton Senna foi eleito o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. A votação foi publicada na edição desta semana da revista inglesa Autosport, que ouviu 217 pilotos.

A lista incluiu o mais antigo vencedor de GP ainda vivo, o argentino Jose Froilan Gonzalez, e o mais velho piloto de F-1 vivo, o alemão Paul Pietsch, de 98 anos. Cada um dos 217 pilotos escolheu os 10 maiores da história, em sua opinião.

O heptacampeão mundial Michael Schumacher, que inclusive foi um dos pilotos ouvidos pela revista, ficou em segundo lugar. O argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão entre 1951 e 1957, ficou em terceiro.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2010/07/22/pilotos-da-f1-elegem-senna-o-melhor-de-sempre

Pilotos da F1 elegem Senna o melhor de sempre

Piloto brasileiro fica em primeiro lugar isolado, seguido por Schumacher e Prost

da Redação

Em uma votação organizada pelo jornal alemão “Bild am Sonntag”, o tricampeão mundial de F1, Ayrton Senna, foi eleito o melhor piloto da história pelos atuais corredores da competição. Só não participaram da pesquisa os corredores da Williams e Renault. Mesmo assim o brasileiro ficou em primeiro lugar isolado com 12 dos 20 votos. Na segunda posição apareceu Michael Schumacher, com três votos, e em terceiro lugar Alain Prost, antigo rival de Senna, com dois.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Pergunte ao Alonso, que declarou que seu sonho era correr na McLaren, a “equipe do Senna”, bem como se daria por satisfeito em se aposentar ao igualar os 3 títulos do brasileiro.

Ou ao Schumacher, que chorou ao quebrar o recorde de vitórias do Senna.

Ou ao Hamilton, que ficou feliz como uma criança ao pilotar o MP4/4 de 1988. Que carrega em seu capacete estilizado as cores do capacete do Ayrton.

Ou ao Fangio, que considerava o Senna como seu herdeiro na F1, bem como o único a conseguir bater seus 5 títulos.

Ou pergunte a pessoas comuns, tipo Piquet, Prost, Mansell quem foi seu melhor adversário.

Ou pergunte aos japoneses, onde, pelo o que me conste, as corridas não são narradas com o ufanismo exagerado do Galvão Bueno, o motivo de sua admiração pelo Senna.

É concordo contigo, era um piloto de merda e supervalorizado mesmo… Esse ódio doentio e inexplicável pelo cara é patético. Há uma enorme diferença ente o MAIOR e o MELHOR piloto. Schumacher foi o maior nos números, mas gente como Clark, Fangio, Stewart, Prost, Senna, Lauda e Piquet não ficam atrás. Todos são “deuses” em meio de mortais.

E por favor, estamos falando de pilotos, não de pessoas. Julgamentos morais, políticos ou sociólogos não vêm ao caso, coisa que as “anti-viúvas” adoram confundir. ;-)

Eliana
Eliana
Reply to  Bruno
10 anos atrás

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Não me faça rir Bruno, você realmente me surpreende. Não é questão de terem mais “moral” do que eu como disse mas de QUEM são essas pessoas que deram essas opiniões. Ora meu caro, é tão evidente, basta um mínimo de percepção, digo, inteligência, pra se chegar à conclusão que essas pesquisas são ridiculamen te suspeitas para serem levadas em conta. Pelo menos não para uma pessoa com um pingo de bom senso. As fontes que você cita mostram o Alonso, o Rubinho, Hakkinen, Coulthard e outros mais que LOGICAMENTE não iriam dar a mão à palmatória para dizer que seu colega de pista, que muita raiva lhes fez passar, seria

Eliana
Eliana
Reply to  Bruno
10 anos atrás

(CONTIN.) seria considerado melhor em qualquer coisa. O Massa sabidamente é mais Schumacher do que Senna, coisa que a mídia já fez o que pode para esconder mas que ele já soltou diversas vezes por aí. Na pesquisa que você me mostra dos 217 pilotos foram citados apenas 2, quem são os outros 215? São também imparciais como os Coulthards e Barrichellos da vida, que já brigaram e perderam muitas vezes na pista para o alemão? E entre os pilotos atuais nem precisa parar pra analisar muito não é? Tá muito óbvio que ninguém vai querer afirmar que seu colega de pista (a quem inclusive TODOS ficaram super empolgados em poder correr junto dele para poder batê-lo!) seria o melhor de todos. Você realmente consegue enxergar o Alonso por exemplo falando ao lado dele que ele foi o melhor de todos os tempos? Me poupe Bruno. Não interessa se eles tem mais moral do que eu pra dizer isso ou aquilo, mas não fui eu que na pista já fui subjugada pelo alemão! A vaidade e o ego escondem muitas verdades de cada um meu caro. E o fato do próprio Schumacher afirmar que o Senna é o melhor só denota uma coisa, que a modéstia humana é maior e mais enganadora que qualquer outra das nossas qualidades. Faz a gente querer acreditar em fantasias.

Eliana
Eliana
Reply to  Bruno
10 anos atrás

Ah, e só mais uma coisa, a citação que você imputou a mim “piloto de merda” foi você mesmo que colocou. Em nenhum momento disse isso. Não seria tão idiota, pois só os idiotas acham isso do Senna. Só não considero ele melhor que muitos pilotos como Prost, Piquet e Schumacher. Penso que foi um ato falho seu que no fundo demonstra exatamente o ódio que VOCÊ tem das pessoas que enxergam diferente de você. Ou, no fundo no fundo mesmo você não tem certeza do que diz quanto à superioridade tão por ti exaltada do piloto em questão. Suas tentativas de me provar por a mais b suas teses não me convenceram, por simples falta de imparcialidade. Sinto muito. E é uma pena mas o que o Japão acha ou deixa de achar sobre ele realmente não quer me dizer nada, rsrsrsrsrs. Isso é argumento que se coloque? Francamente!!!!!

Eliana
Eliana
Reply to  Bruno
10 anos atrás

Desculpe por ter trocado seu nome, Brandão. Peço desculpas ao Bruno também. Dessa vez não foi pra ti meu comenbtário, rsrsrsrssr.

galileu
galileu
Reply to  Bruno
10 anos atrás

caraca, de oinde saiu essa pessoa com tanto ódio no coração por uma pessoa que já morreu a 17 anos,
onde ela estacionou o disco voador? rsrsr
preconceituosa, mau humorada, odienta, mau informada, não sabe que conta fatos não ha argumentos. teimosa, nem o brandão conseguiu demovê-la da sua parca opinião
dona eliana, vai lavar louça, o arroz está queimando.
ela é a lela lombardi do fogão rsrsrsrsr.
voce é que dmontra um ódio enorme pelas pessoas.
roicidulus woman.

galileu
galileu
Reply to  Bruno
10 anos atrás

corrigindo ridiculous woman

Eliana
Eliana
Reply to  Bruno
10 anos atrás

Galileu, agradeço todos os elogios mas sou obrigada a devolvê-los por combinarem mais com os fanáticos de plantão desse piloto que nem morto deixa a gente em paz, rs. Nunca gostei de Ayrton Senna, tive pilotos melhores que ele para admirar, como Piquet e Schumacher, e acho que não vou arder no inferno por esse motivo, rs.
Pessoas fanáticas, quando contrariadas apelam e perdem toda a razão quando partem para esse tipo mesquinho de abordagem, com palavras de teor preconceituoso revelando apenas sua infinita ignorância. Faço um paralelo com esses torcedores de futebol que saem quebrando tudo por aí quando vêem seu time ser derrotado.
E contra fatos realmente não há argumentos, Senna não passou de tricampeão, teve a chance de ser tetra e penta mas sua genialidade não foi suficiente pra bater o Prost e o Mansell, e talvez por isso as pessoas tenham que se agarrar a essas pesquisas que o colocam como o melhor embora isso não aumente a quantidade de poles, vitórias e campeonatos dele. Pelo jeito faltou mais informação pra ti também, rs. E o simples fato de alguém falar sobre isso já é tomado como afronta. É uma pena.
Agora eu preciso sair pois vou lavar louça, ah e o arroz já queimou! rsrsrsrsrsrsrs.

Eliana
Eliana
Reply to  Bruno
10 anos atrás

Ah, e me desculpe se passei a impressão de mau humorada, rs.
É que o meu humor é um pouco sarcástico e isso às vezes provoca esse tipo de reação tempestuosa. Foi sem querer. Na verdade tô me divertindo nessa contenda.
.

Valmir Passos
Valmir Passos
10 anos atrás

Flavio, sempre achei que não fosse permitido substituir nada no carro em situação de bandeira vermelha. O que foi aquilo ontem? Não é contra o regulamento? Acabaram com o final da corrida. Achei um absurdo. Ridículo!!!

José Jardel
José Jardel
10 anos atrás

Comparar Senna com Vettel e Alonso, só de quem tem sindrome de perseguição.

Será que o Senna não trocava figurinhas com o Flavio?

Provavel.