PEQUENO TRATADO SOBRE UNIFORMES

O PAULO (veremos) – Entendo de poucas coisas, mas uma delas é de camisa de time de futebol. Por isso, decidi botar a boca no trombone depois de ver, ontem, a estreia do novo uniforme da Portuguesa, o time mais importante do universo conhecido. Algumas semanas atrás, a camisa número 1, em verde e vermelho, já havia vazado na internet. Na ocasião, pelo Twitter, tentei fazer barulho. Não adiantou nada.

A nova fabricante é a Lupo, de Araraquara, que ganhou fama com suas meias e cuecas e, há alguns anos, resolveu revitalizar sua marca fazendo uma linha esportiva e investindo no futebol. Uma das estratégias foi colocar o nome Lupo nas fraldas das camisetas e nos bumbuns de jogadores de times que vinham ao Brasil fazer partidas da Libertadores ou da Sul-americana. Ou, ainda, de equipes menores em jogos contra os ditos grandes na Copa do Brasil. Pagava-se pouco para os clubes e a exposição na TV era enorme. Uma estratégia inteligente, sem dúvida.

Pois a Lupo fechou com a Portuguesa no fim do ano passado e essa camiseta que vazou na internet era uma coisa pavorosa, com as listras rubroverdes em curva, ou “onduladas”, num atentado infame às camisas originais de listras horizontais. Inaceitável.

Aqui, vale um pouco de história. Camisas de listras horizontais, no mundo inteiro, sempre foram muito marcantes. Posso fazer uma relação de times que usam tais uniformes em todo o planeta, como os rubronegros Flamengo, Sport e Vitória, o alvinegro XV de Piracicaba, os alviverdes Sporting, de Portugal, e Celtic, da Escócia. Alguém imagina algum desses times com listras “onduladas”?

Mas são raras as equipes que usam verde e vermelho em suas camisas, e por isso a Portuguesa sempre se gabou de ter um dos uniformes mais belos do mundo. Outras Portuguesas (do Rio, de Santos, de Londrina; a da Venezuela é rubronegra) usam as mesmas cores, mas nunca tiveram camisas listradas como suas principais. A Portuguesa de verdade, que a todas as outras inspira, foi fundada em 1920 e sempre teve, basicamente, três uniformes. O número 1 listrado ou totalmente vermelho, dependendo da época, e o número 2 branco. Nos últimos anos, alguns fornecedores ariscaram camisas número 3, para uso em ocasiões especiais ou campeonatos específicos. Tivemos uma camisa quadriculada como a da Croácia num Torneio Início de 1996 (ganhamos, inclusive), uma dividida em quatro (vermelho, e verde, amarelo e azul, cores do Brasil) que foi usada num jogo contra o Real Madrid na Espanha, uma dourada, as lindas pretas feitas pela Penalty com design da Cavalera e a bordô do ano passado, também da Cavalera. Aqui, vale um elogio público. Esses modelos pretos da Cavalera foram escolhidos por votação dos torcedores na internet. A marca é moderna, jovem, de bom gosto. Parceira da Penalty, não vai fazer mais nada para a Portuguesa porque o contrato terminou e agora é a Lupo a responsável pelos uniformes até 2014. Os modelos que a Cavalera fez para o Vasco (igualmente Penalty) recentemente são de babar.

Me ligo muito nessa coisa de uniformes. A Portuguesa dos anos 70 usava a vermelha com gola e punhos verdes e a branca fabricadas pela Athleta, fornecedora de quase todos os times grandes do Brasil numa época em que a marca não aparecia na camisa. Tem algumas essas originais para vender em sites de leilões. Quando passou a ostentar pela primeira vez uma marca no peito, nos anos 80, esta era a adidas (assim mesmo, em minúscula; a adidas não usa o “a” maiúsculo). Foi a empresa alemã que ressuscitou a camisa listrada, num padrão parecido com a nova do Flamengo, com listras bem largas. Depois disso, foram fornecedores da Portuguesa várias empresas — talvez eu esqueça alguma, estou escrevendo sem pesquisar nada: Premier, Mizuno (único time brasileiro na história a usar a marca japonesa, por conta de um acordo costurado por uma japonesa que era executiva da Canon no Brasil e doida por futebol), Dell’Erba, Rhumell (um patético plágio da Hummel que a Dinamarca usava), Lotto, Finta, Placar, Kanxa (nome cafonérrimo, mas os produtos nem eram tão ruins), Champs e Penalty, antes da Lupo.

Lembro também da maioria dos patrocinadores. O primeiro de todos foi o supermercado Barateiro (comprado e fechado pelo Pão-de-Açúcar). Depois tivemos Senap-Ford, Chapecó, Le Postiche, Hudson, Salemco, Ticket, Schincariol, Armarinhos Fernando, Trasmontano, Banif, DrogaVerde, Votomassa e, agora, como patrocinador principal, Irwin (ferramentas, aquela na Nascar). Sem contar os patrocinadores menores que infestaram as camisas nos útimos tempos, estragando todas elas.

Quando os patrocínios em camisas foram liberados no Brasil, a coisa era bem rigorosa. Um espaço determinado apenas na frente, ocupando uma área bem definida em centímetros quadrados, e só. Quem não se lembra das décadas da camisa do Flamengo com a marca Lubrax e só ela? O Corinthians começou a deturpar esse negócio, acho que nos anos 80, colocando na barriga de seus jogadores o desenho de uma ducha Corona. Depois, virou várzea. A esculhambação atual é deprimente. Tem patrocínio nas mangas, nos ombros, no sovaco, sobre, sob e dentro do número, na frente e atrás dos calções, nas meias. Um horror.

A Portuguesa nunca teve tantos patrocinadores como agora. Além da Irwin na frente, a principal, os sucos de saquinho Camp nos ombros e nas mangas, uma certa Viva Imports na parte inferior da camisa, o banco português Banif em cima do número, Tennessee Carnes embaixo e Lupo bem grande também sob o número. Pode parecer um sinal de força, mas não é. O melhor, claro, é conseguir a verba necessária para a temporada com um anunciante só, como fazem os clubes da Europa. Assim, a camisa sagrada do time não se transforma num macacão de piloto corridas, ou numa daquelas camisetas usadas em trios elétricos ou provas de pedestrianismo.

A nova camisa da Portuguesa — as duas, aliás — é exatamente isso. Uma espécie de abadá soteropolitano a das listras curvas, um tipo de pavilhão de escola de samba a branca, com o escudo no meio e raios que se espalham em outro tom. Uma alegoria de carnaval. Na branca, ainda cometeram a heresia de fazer o número preto. Nunca em quase 100 anos de história a Portuguesa usou número preto.

Imagino que a lógica dessas escolhas comece no fornecedor, que apresenta ao seu novo cliente alguns modelos elaborados por seus estilistas — que no caso do futebol parecem todos formados na escola dos pintores de ônibus paquistaneses, cheios de rococós, filigranas, frisos, estrelinhas, marcas d’água. Aí, os dirigentes dos clubes, que usam gravatas de crochê e ternos da Ducal, escolhem os piores.

Foi o que aconteceu na Portuguesa. É só olhar as imagens lá no alto. Pavorosas. Não tenho nada contra inovar ou modernizar. O problema é que, hoje, inovar e modernizar virou sinônimo de piorar.

Por isso, depois deste breve tratado sobre uniformes, decidi mostrar a esse pessoal que se é verdade que gosto não se discute, mau-gosto, sim. E conclamo os artistas deste blog a desenharem novos uniformes para a Portuguesa. Algumas regrinhas: camisa #1 listrada ou toda vermelha, camisa #2 branca. Quem quiser fazer uma #3, na cor que bem entender, tudo bem (a terceira do Santos, agora da Nike, será azul-turquesa). O escudo deve ficar no peito, do lado esquerdo. Escudo no meio é coisa de camisa de goleiro. Os patrocinadores podem ser mantidos, mas vamos sacar esse Camp dos ombros, que tem cara de bônus. E podem tirar também o enorme Lupo das costas (marca de camisa, só na frente).

Sugestões para meu e-mail, [email protected]. Se quiserem, aqui tem um site interessante de designs de futebol para usar os desenhinhos como base. Vou escolher os mais legais e os ganhadores levarão brindes. O melhor de todos, que colocarei para votação, vai levar uma camisa retrô da Lusa que eu mesmo comprarei.

E vamos dar uma aula nessa gente cafona que não entende nada de tradição, elegância, bom-gosto, moda.

Subscribe
Notify of
guest

147 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Miguel Neto
Pedro Miguel Neto
7 anos atrás

Cheguei nesse post de 2012 ao procurar algum comentário seu sobre o terrível acerto da Lusa com a Uniex Uniformes Expressos! Deu até saudade da Lupo com seus abadás! E que bela estréia da Uniex, parecia time de várzea (que é a especialidade do novo fornecedor). 5×0 e vestindo Uniex é pra acabar com meu domingo.

Jeferson
Jeferson
8 anos atrás

Sou flamenguista de paixão. Sou FAM da seleção da Alemanha e da adidas. Gostaria que o uniforme de numero 3 do flamengo fizesse uma homenagem a seleção da Alemanha . com uniforme verde com mangas em preto e vermelho. Igual mais ou menos que Alemanha usou em copa do mundo . só náo lembro qual. Ou em azul e branco . em homenagem ao Paysandu do rio. Que no passado alugou seu estadio ao flamengo. Assim o flamengo foi campeão invcto na quele ano. Apenas sugestões. Mudar a cara do flamengo um pouco. Que possa ser inspiração para mais títulos. Todos clubes tem cores tistintas de suas cores. Vlw.

andre reche
12 anos atrás

Qual o prazo final pra enviar as sugestões?

Luiz Henrique ( Show de Camisas )
12 anos atrás

Site sobre lancamentos, novidades e curiosidades sobre camisas de futebol nacionais e internacionais. Vejam algumas outras fotos da nova camisa da Lusa:

http://showdecamisas.blogspot.com/2012/01/portuguesa-apresenta-seus-novos.html

Henriqe
Henriqe
12 anos atrás

Texto muito comprido com tema banal. Não li.

Eros Valente
Eros Valente
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Hahahahaha, sensacional. Como tem nego mala.

Thiago Ferreira
12 anos atrás

Opa.. gostei da ideia de fazer as camisas como forma de “protesto”. Flavinho.. já falei com uns amigos que gostam de fazer desenhos de camisas e vamos dar um banho nessas porcarias que fizeram com a sua Lusinha.

Daqui uns dias vou mandar. ;)

Sanzio
12 anos atrás

Ganhei uma Lupo do São Caetano no natal. Gostei muito da qualidade do material, bem confortável. Inclusive, é a única das camisetas esportivas que tenho (oficiais da Williams e McLaren na conta) que não fica fedendo quando transpiro. Nas outras, tenho que quadruplicar a quantidade de desodorante e usar por pouco tempo.
Quanto ao desenho, tudo bem que a Lupo não deve ter os melhores designers do mundo, mas a do São Caetano ficou bem coerente e até bonita. No casa da Portuguesa, grande parte da culpa vem de quem aprovou o design.

Chico Bravo
Chico Bravo
12 anos atrás

Flávio, com todo respeito a seu time e a camisa da Portuguesa ( as outras )…….que bosta de camisa é essa?

Homero Martins
Homero Martins
12 anos atrás

Flávio, belíssimo texto, de novo. Sua indignação com o assassinato da camisa da gloriosa Lusa ecoa também em torcedores de outros times (como eu), que vêem o mesmo acontecer com seus mantos sagrados. Comentando o que disse o Rossa aí embaixo, ouvi uma história uns anos atrás (acho que 2007) dum banco argentino que estava patrocinando o Racing e fez exatamente isso: deixou a camisa oficial do time lisinha e, com campanhas publicitárias em outras mídias, anunciava que estava devolvendo ao torcedor do time seu maior patrimônio: a camisa.
Simples e sensacional estratégia de marketing. Mas não aos olhos dos abutres capitalistas que são os dirigentes esportivos de terras brazucas.

Rossa
Rossa
12 anos atrás

Purista ou ingênuo, gostaria mesmo de ver uma empresa com coragem(bolas, colhões) de explorar camisas de treino, banner de entrevistas, uniforme para amistosos, e mil outras maneiras de aparecer. E, desta maneira deixar as camisas limpas. Seria uma ação de marketing sem igual.
Atualmente, se um ser de Alpha Centauro ou de uma região inóspita qualquer do Paquistão ou Canadá (mais palpável) começar a assistir o Paulistão terá que optar pela equipe da IRWIN ou Neo Química ou ….. a relação tamanho do escudo com tamanho do patrocínio é ridícula. Tô assistindo a NFL agora. É outro esporte, outro país, tudo diferente, mas me chamou atenção uma coisa. Quem patrocina os Patriots e os Ravens, FÁVIO? Se for para pensar comercialmente, dá pra um time sobreviver sem macular (exagero?) a camisa. O time tem que valer mais. A tradição tem que ter peso maior. Você não concorda FÁBIO? Ao contrário, pouco a pouco se perde a identidade, né SÁVIO?

JC Dias
JC Dias
12 anos atrás

Não dou a mínima para cariocas e paulistas, que se ferrem, mas a única camisa digna do teu time, aquela que tinha no Futebol Cards (lembra?), era a vermelha, inteira vermelha. A horizontal apareceu em uma época em que o Flamengo ganhava tudo, foi uma cópia de “time grande”, colonialismo total, como fazem os times do interior. Não importa que as cores fossem outras, o propósito de parecer com o Flamengo é que conta. O Furacão, Atlético, foi na contra-mão, e verticalizou suas listras para fugir da semelhança com os cariocas.

Luciano
Luciano
Reply to  JC Dias
12 anos atrás

Não sei quem determinou a mudança da camisa lisa vermelha para a listrada rubroverde, mas o fato é que na década de 50 a Portuguesa já jogava com a listrada (veja a camisa do Djalma Santos distribuída pelo jornal Lance). Além disso, a bandeira do clube é listrada, o que torna bastante discutível a opinião de que a Portuguesa adotou esse uniforme por causa do Flamengo. Além do mais, naquela época os grandes clubes de Portugal eram o Benfica, vermelho, e o Sporting, listrado verde e branco.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Boas… vi hoje no Morumbi Shopping, parece mesmo um abada. As cores verde e vermelha estão nos tons certos, mas o conjunto da obra não ficou bom – com aquele monte de logos dos patrocinadores..

Abraços

imperador

MSM
MSM
12 anos atrás

Lamentável essa mudança (para pior) da quantidade de patrocínios nas camisas. Só aceito o principal na frente e atrás e no máximo na manga, desde que se escolha uma cor que não interfira com a indentidade do clube. Dou um exemplo: quer coisa mais horrorosa que aquele BMG laranja nas mangas da camisa do Flamengo. A diretoria até tentou mudar a cor para o branco, mas os “chefões” deste banco picareta não aceitaram. Muito deste carnaval é culpa dos dirigentes dos times, que em nome da grana, preferem descaracterizar o uniforme. Eu não compraria camisa com esse monte de patrocinador e nem de fornecedor vagabundo. E para terminar, mais um exemplo: muitos pagam uma nota para comprar a camisa do seu time com o nome de um jogador atrás (ex. Thiago Neves) e esse mesmo jogador troca de time depois de jogar apenas um ano de contrato. Pergunta: não é para a pessoa ficar com cara de otário e pagar um micão? Conselho, galera: não comprem camisas com nome de jogador, esses caras não merecem, o clube é maior do que esses enganadores que passam “um momento”, enganando o clube e os torcedores.

Luciano
Luciano
12 anos atrás

Só o número de comentários já é suficiente para comprovar que a torcida não gostou das camisas, e isso deveria bastar para a Lupo e a diretoria do clube se mexerem. Eu sempre ouço que o profissionalismo manda, então é a chance que a Lupo tem de reconhecer publicamente a opinião do torcedor, fazer uma nova camisa do jeito que ele espera, e reverter a antipatia que está gerando pra Lupo. Se eles fizerem isso, e o time continuar bem, a Lupo certamente vai vender muito mais camisas que seus antecessores. Eles não tem que fazer a camisa mais linda, tem que fazer a camisa que o torcedor quer. Uma lógica comercial que liga fornecedor e cliente. Quem sabe eles aproveitam e abrem um concurso para o uniforme nº 3?
Quanto a anúncio em camisa, o mais genial de todos foi obra do nefasto Eurico Miranda. Aquele patrocinio do SBT 90 minutos na tela da Globo foi uma obra-prima…

Rodrigo Costa
Rodrigo Costa
12 anos atrás

Flávio, acho que a Portuguesa deveria manter a tradição. Usar como uniforme número 1 as listras horizontais de verdade vermelho e verde. Como uniforme 2 o branco e o número 3 aquele todo vermelho com gola verde que o time usava nos tempos de Dener. Gosto de eventuais mudanças nos uniformes, mas esse ficou feio mesmo..

Roberto Antonio
Roberto Antonio
12 anos atrás

Flávio, duas coisas. A título de curiosidade, o primeiro “anúncio” (não patrocínio) em uniforme foi o Corinthians quem colocou, em 1982. Dizia: “No dia 15, vote!”. Aproveitava a onda democrática (alguns dizem anarquista) que se vivia no Parque S. Jorge, para promover as eleições diretas para o governo do Estado de São Paulo naquele ano. Posteriormente, começou com a era dos patrocínios, levando somente às costas, a Bombril, nas finais daquele ano. Em seguida, veio a própria Topper às costas e pela primeira vez, à frente da camisa, a marca Cofap. Isso tudo antecedeu aquele horror que era a ducha Corona, que entrou em 1983. Sobre a camisa da Lusa, uma lástima que além da poluição visual, que obviamente não deixará de existir mais, o design é horroroso, tenho que concordar. Agora uma dúvida. Posso, sob licença poética, mandar um uniforme com patrocínio da Lada à frente e dos charutos Cohiba, ou do rum Havana Club nas mangas?

Sidney
12 anos atrás

Realmente, os uniformes tão piores, graças ao Corinthians, que se gaba, de ser o maior arrecadador com patrocinos, igual a grandes times europeus, porém a uma enorme diferenca, os times europeus só tem um patrocinador no uniforme, já o Todo Poderoso TImão tem seu uniforme de jogo igual a um macacao de uma equipe da F1…
Já o uniforme da Lusa sempre foi fantastico, nao torco para a Lusa, mas curto muito uniforme de times, tenho um blog com desenhos para botoes – artesparabotao.blogspot.com (futebol de botão – aquele de crianca na nossa época – hoje a molecada nem sabe o que eh isso, devido ao pes ou fifa para video-games) desenho baseado nos unforme, infelizmente a grande maioria dos uniforme parece mais abadás….como vc disse, uma tristeza… infelizmente, essa tendencia de vários patrocinios parece ser irreversivel…
abraço!

Lucas Pavanelli
12 anos atrás

Aqui em BH o único time de futebol que se aproxima do futebol real – não o moderno e chato – é o América. Hoje, com a Kanxa fornecendo material esportivo. Antes dela, uma outra empresa (que não me lembro o nome. Talvez, a Champs). Em tempos de abadização dos uniformes e a proliferação das marcas estampadas (quase todos com logos muito, mas muito feios, como o do BMG), a torcida do Coelhão começou a se organizar. Todo mundo conhecia o fera que desenhava a camisa, dava palpite, enchia o saco. A camisa, que tinha tudo pra ser bonita, virava um abadá de carnaval do interior de Minas. Alguém da torcida ligava diretamente pra essa empresa e pedia uma remessa de camisas sem patrocínio, combinava o preço e, beleza… Todo mundo feliz.
Chegou a Kanxa e parou com isso e, com certeza ganharia mais dinheiro se atendesse a torcida do Mequinha.
As coisas estão cada vez mais chatas e barangas no pobre futebol brasileiro.

Lucas Pavanelli
Reply to  Lucas Pavanelli
12 anos atrás

Acho que errei os nomes dos fornecedores, enfim… A de antes e que fazia acordo com a galera era a Kanxa. Hoje é Finta, um saco.

Renato
Renato
Reply to  Lucas Pavanelli
12 anos atrás

Só compro camisa do América, se for sem patrocínio. Transformaram a mais bela camisa de um time do Brasil, a listrada de verde e preto em uma coisa medonha.

Luis Alberto
Luis Alberto
12 anos atrás

Flávio, também não gostei, sou adepto da tradição, não tem jeito. Inovar? Experiência? No uniforme nº 3, e com moderação.
E mais… ter o fardamento da “maior empresa de meias” dói. Quem sabe um dia meu sonho de ver novamente a Adidas na Lusa, ou ainda Puma e Nike, acontece…
Eu ia falar do Rabbitohs também… acho muito bom o uniforme deles… tem uma variação com branco e outra com preto.

Alexandre
Alexandre
12 anos atrás

O mais engraçado que a nossa Lusa nem aparece no site da Lupo, só as maiores potências do futebol: Bangu, Cianorte, Rio Branco (do Espirito Santo, valha-me Deus), Brusque e o maior de todos, um tal de Compensão. É ruim, hein!!

Alexandre
Alexandre
12 anos atrás

Depois a diretoria e o fornecedor vão reclamar que a Lusa não vende uniforme, eles não ajudam…

valmir lopes
valmir lopes
12 anos atrás

Pois eu achei a camisa linda. Tirando todos os patrocinadores, que enfeiam a camisa, eu gostei muito do desenho da camisa; e toda história tem um começo. No mais, parabéns pelo tratado.

Luiz Fernando
12 anos atrás

muito ruins essas da Portuguesa! pretendo fazer camisas da portuguesa e envia-lás!! vou postaer no meu blog, só com mockups (desenhos) de camisas de futebol! http://zecmockups.blogspot.com

Victor de Andrade
Victor de Andrade
12 anos atrás

A Associação Atlética Portuguesa, a Portuguesa Santista, ou Briosa, não foi criada por causa da Portuguesa de Desportos. É mais fácil, inclusive, a Lusa, que sem dúvida se tornou a maior das portuguesas que existem, ter sido criada por causa do clube da Baixada, já que a Portuguesa Santista foi fundada em 20 de novembro de 1917, quase 3 anos antes da grande Lusa. E a Portuguesa Carioca foi fundada em homenagem à Portuguesa Santista usando, inclusive, o mesmo nome: Associação Atlética Portuguesa.

A Portuguesa Santista também usa, em seu uniforme número 1, uma camisa com listras verde e vermelha, só que na vertical.

Mas concordo plenamente contigo que estragaram a camisa 1 da LUSA. Tá parecendo um abadá! A Penalty respeitava a tradição, tanto que tenho todas as camisas que eles lançaram da Lusa, desde de 2008.

carlos renato
carlos renato
12 anos atrás

Flavio, vou mandar sem nenhum patrocinio, pode ser?. a camis a numero 1 da Lusa n]ao está ruim, só que não pode ser a numero 1, quem sabe se fosse a 3?

Silvio Camargo
Silvio Camargo
12 anos atrás

Caro Flávio Gomes, o meu time do coração A.E. Velo Clube Rioclarense, da cidade de Rio Claro, S.P., Fundado em 28/08/1910, disputando atualmente a série A2 do futebol paulista, também é rubro verde.

Abçs

Silvio

Mateus
Mateus
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Respondendo pelo Silvio, o estádio Benito Agnelo Castellano continua com a mesma arquitetura, com as arquibancadas muito róximas ao campo e o alambrado encostado ao banco de reservas, o que dá uma atmosfera muito romântica e de caldeirão ao estádio de acanhadas dimensões. Também há duas arquibancadas móveis atrás de cada gol agora para a disputa da Série A2, extremamente verticalizadas e próximas ao gramado, onde se concentra boa parte da torcida, que se posiciona e comemora os gols como uma torcida argentina. A capacidade do estádio é pra 15.066 torcedores e está muito bem cuidado, com um gramado excelente e instalações internas renovadas, inclusive a iluminaçãoque era ruim melhorou bastante no segundo semestre de 2011. O clube vem em ascensão meteórica, saindo da Série B (quarta divisão) em 2010 para a série A2, que disputará esse ano, além de ter ficado em terceiro na última Copa Paulista. A euforia da parte rubro-verde da cidade, em busca do acesso, é muito grande e investimento pra isso está sendo feito.

Norberto Martins
Norberto Martins
12 anos atrás

O numero em preto na camisa 2 é inadmissível… Pelo amor de “DEUS” !!!

Luis Alberto
Luis Alberto
Reply to  Norberto Martins
12 anos atrás

Concordo… branco e preto é demais.

rick marin
rick marin
12 anos atrás

Camarada Gomes

Adendo as sugestões:

A parte anterior não deve ter nenhum patrocinio, camisa e escudo puros, respeito…
Nem dá pra ver o escudo nas fotos acima!!

Patrocinios, já que inevitáveis, só parte posterior…

Wellington Cunha
Wellington Cunha
12 anos atrás

Pra terceiro uniforme (e eu acho que todo time deveria lançar um terceiro por temporada e/ou ou em datas especiais) acho que vale a viajada na maionese, a inovação, se seguir a tradiçao perde o sentido de se lançar uma terceira camisa. Mas pras duas camisas principais, deveriam manter a tradição. Aliás, creio que os clubes deveriam definir algumas regras quanto à isto nos seus estatutos.

Elmer
Elmer
12 anos atrás

Já enviei o meu! Pela 1ª vez participo de algo aqui no blog.
Leio todo dia, mas quase nunca comento ou participo das promoções.

Durvaldisko
Durvaldisko
12 anos atrás

Faltou inserir o 0800 do SAC do clube…

Muchacho
Muchacho
12 anos atrás

FG, a camisa é até bonita, mas nada tem haver com futebol, cairia bem em uma equipe disptutando o Tour de France.

DOMINIQUE ALVES
12 anos atrás

QUE PENSAMENTO ELITISTA ! VC, COMO TODOS DA NOJENTA GRANDE IMPRENSA, TEM ESSE PENSAMENTO ELITISTA. FALAR EM PEQUENOS PATROCINADORES QUE INFESTAM A CAMISA É RIDÍCULO. CLARO, NO PENSAMENTO DA ELITE E DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO ALIENADA, MULTINACIONAL DÁ FAMA APESAR DE ELAS SEREM RESPONSÁVEIS POR GRANDE PARTE DOS PROBLEMAS DA HUMANIDADE HOJE. SE FORMOS VER, AS MULTINACIONAIS QUASE NÃO PATROCINAM NINGUÉM… E NO ENTANTO REALIZAM 80% DOS LUCROS MUNDIAIS. MAS QUEM AJUDA A LUSA E O ESPORTE EM GERAL, SÃO PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NACIONAIS NA SUA MAIORIA. É FATO ! NAS MULTINACIONAIS, SÓ TEM DINHEIRO PARA TV E ACIONISTAS…
NO QUE DIZ RESPEITO À CAMISA, REALMENTE ESTÁ UM POUCO BAGUNÇADA, POLUÍDA VISUALMENTE FALANDO E MUITO RECORTADA. MAS ACHEI LEGAL OUSAR AS LISTRAS DESSA MANEIRA, APESAR DE PREFERIR ALGO MAIS PROFISSIONAL COMO É FOI FEITO PELA PENALTY NOS 2 ÚLTIMOS ANOS. MANTER UM PADRÃO COMO É FEITO NOS TIMES DE CAMISAS LISTRADAS COMO PORTO, SPORTING, GRÉMIO, ETC…

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
12 anos atrás

Flavinho, tenho uma camisa da Portuguesa da Kanxa, só que ela é na vertical. As cores vermelho e verdes são na vertical, como com a maior parte vermelha e a menor parte verde.
Na época, nem tinha patrocinador. Isso faz uns 5 anos eu acho.
Eu sou palmeirense, mas um amigo meu jogou na Portuguesa na época e me deu a camisa, a mesma que ele entrou em campo, e eu guardo comigo até hoje.

hugo
hugo
12 anos atrás

concordo totalmente com o Flavio….as camisas dos nossos times viraram abadás, de muito mal gosto…sou sãopaulino e aguardo a camisa desse ano, ao que parece tiraram as estrelas do escudo, coisa que concordo totalmente! o clube é grande por si só, não precisa colocar um monte de estrela pra provar algo..também espero que saia aquele logo de banco mineiro laranja e o patrocínio da manga, outra coisa horrível

João Carlos
12 anos atrás

Comentário feito ao Rodrigo Dorneles, Representante comercial da Lupo, http://x.co/chKX

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

O que menos aparece é o distintivo da Lusa!!?? Que é isto, o pá?

Felipe S.
Felipe S.
12 anos atrás

Flavio,

História parecida ocorreu com o Guarani logo que assinou com a Lupo em 2010.

Se na Lusa a heresia foi torcer as faixas horizontais, pelos lados do Bugre a idéia “genial” foi “clarear” o verde – tradicionalmente escuro -, transformando quase num “verde grama”, uma espécie de verde de “paint” mesmo.

O time vestiu essa porcaria durante todo o Paulista e Copa do Brasil daquele ano. Também jogou as primeiras 7 rodadas do Brasileirão (até a parada da Copa). Durante este tempo, a torcida se mobilizou: simplesmente se recusaram a comprar a camisa, além de apresentar uma série de reclamações junto ao SAC da Lupo.

Resultado: na volta da Copa, a Lupo confeccionou outro uniforme, retomando o tradicional verde escuro e abandonando os tais frisos que riscam feiamente as camisas de hoje. A camisa ficou bem mais “clean” – é assim que o pessoal costuma falar – e foi um sucesso de vendas.

E a lição foi aprendida: em 2011, ano do centenário, as duas camisas comemorativas confeccionadas pela empresa – uma delas, com listras horizontais, como a da Lusa – ficaram muito bonitas e foram um sucesso de venda.

abs.

Felipe

Alexandre Bento
Alexandre Bento
12 anos atrás

Putz…ternos da Ducal!!! Só falta fazer com que as camisas sejam dadas de brinde aos compradores da Bemoreira!!

Jader
Jader
12 anos atrás

A camiseta principal não é feia, mas como tu bem falaste, não respeita a história da Portuguesa. Quanto aos patrocínios, tenho a mesmo opinião, não dá pra tolerar, camiseta de clube não é outdoor.

Elmer
Elmer
12 anos atrás

Qual o prazo para envio Flávio?
Aguardo resposta!

chris vieira
chris vieira
12 anos atrás

Ótimo texto!
abração
Chris Antonio Porto Siqueira Vieira
advogado
São Paulo/SP

gera
gera
12 anos atrás

Discordo.

Rodrigo Meira - Niterói RJ
12 anos atrás

Rapaz, mas parece a camisa da Grande Rio, Escola de Samba do RJ.

A Camisa do Vasco está indo para o mesmo caminho… Um abadá soteropolitano.

Ridículas!

Deveriam fornecer uma opção ao torcedor de Camisas somente com a logo do fornecedor do material esportivo. Não sou obrigado a fazer propaganda grátis para essa “por_rada” de patrocinadores, sem falar que é ridículo!

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

O maior contraste de uniformes que vi foi no amistoso entre França x Brasil, ano passado (salvo engano). O uniforme francê, lindo, lindo. O brasileiro, tosco. Totalmente tosco.
Os uniformes da Cavalera, feitos pra Lusa, realmente eram lindos. Do meu Curintia, o que achei mais bonito foi aquele grená, lançado ano passado. Mas gosto mesmo é da camisa listrada em preto e branco de 1983 e aquela de 1990, da época da Kalunga. Tempo bão…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
12 anos atrás

GENTE ESTAMOS NO SEC.21, É SÓ ALGUEM INOVAR , QUE OS TRADICIONALISTAS
RECLAMAM. ( TUDO MUDA )

Junior
Junior
12 anos atrás

O uniforme 2 é meio sem dal, mas não chega a ser feio.
Agora o uniforme 1 é pavoroso.

Junior
Junior
Reply to  Junior
12 anos atrás

*sem sal

Alberto
Alberto
12 anos atrás

Flavio, devo admitir que os modelos novos das camisas ficaram horríveis. Sempre gostei das camisas da Lusa, a combinação de vermelho e verde sempre me agradou. E, apesar de não ser torcerdor da Lusa, comprei uma camisa preta há alguns anos, pois poucas vezes vi uma camisa de time tão bonita quanto aquela.

Mas estes modelos novos, francamente…

Ricardo B.
Ricardo B.
12 anos atrás

Querem ver os uniformes mais bonitos dos últimos tempos, para servir de inspiração? Vejam estes do centenário do Brasil de Pelotas:

http://showdecamisas.blogspot.com/2011/02/brasil-de-pelotas-rs-uniformes-do.html

Show mesmo!

PC Crusca
PC Crusca
12 anos atrás

O pior é que essa salada de anunciantes não gera lucro para os times. O uniforme vai se desvalorizando, e o patrocínio master, aquele que fica no local tardicional, passa a valer menos. Com o tempo, com essa desvalorização (em 2-3 anos) os times vão receber muito menos pelo patrocínio tradicional, que vai valer quase o mesmo que os da omoplata, sovaco, fraldão, etc.

Tem muito amador no futebol, um esporte milionário que serve pra encher o bolso de poucos analfabetos, que fazem questão de estragar algo que já foi muito legal…

Eu não tenho photoshop, mas vou tentar fazer um uniforme legal pra lusa, o melhor time da Marginal Tietê!