FAZ DE NOVO (3)

SÃO PAULO (é só caprichar)Rafael Rocha fecha a série por hoje. Seu contato: [email protected]. Seguem as três sugestões e sua mensagem:

 

Cara, parabéns pela iniciativa. Concordo com tudo o que você falou no seu blog. Foi uma coisa horrorosa o que fizeram com a camisa da Portuguesa, um verdadeiro ataque à tradição do clube. Talvez eles tenham tentado inovar/modernizar, mas não souberam. Como os protestos principais são nas camisas, resolvi não desenhar calções e meiões. Tomara que sua iniciativa surta algum efeito, e que as marcas esportivas escutem mais a voz dos torcedores. Eu faço parte de um grupo chamado “Federação dos Mockups”, que tem como objetivo principal mostrar trabalhos em desenhos de uniformes.

MINHA OPINIÃO: não gosto muito das “molduras” para as listras, mas essa não ficou ruim, na camisa #1. Notem o detalhe charmoso nas costas: “1920”, o ano de fundação da Portuguesa. Gola e punhos também são delicados, com detalhes brancos. Gostei do formato dos números, com frisos dourados bem discretos. A #2 branca segue novamente a tendência da faixa no peito, mas o Rafael fez duas com a mesma largura, sem priorizar o verde como o Murilo. E inseriu a Cruz de Aviz vazada em branco. Discutível, aí. Fica muito perto do escudo, duas cruzes em destaque. Novamente, nota-se o cuidado com os detalhes na gola e punhos, além do “1920” em duas cores atrás. Rafael respeitou, nessa camisa branca, as cores originais dos patrocinadores. Por fim, a que mais gostei desta remessa: a #3 preta e dourada. Não lembra a Lotus do Emerson? Mas a grande sacada foi usar apenas duas cores: todos os patrocinadores dourados, e até o contorno do escudo. Bem radical. Na frente, uma enorme Cruz de Aviz em outro tom, como se fosse uma marca d’água. E atrás, debaixo do número, o brasão de Portugal. Tem alguns detalhes em dourado inclusive na parte inferior da camisa. Caprichoso, o Rafael.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Rocha
12 anos atrás

Se quiserem dá uma olhada em meus outros trabalhos, sintam-se a vontade.
http://sportalrn.blogspot.com/

Rafael Rocha
12 anos atrás

Galera, primeiramente, muito obrigado pelos elogios. Quero dizer que é uma imensa honra ter meu trabalho (mesmo que seja só um desenho) lembrado por vocês. Eu também compartilho do que vocês disseram, quanto as três camisas que desenhei. A preta, relmente, ficou muito bonita.

Novamente, agradeço os elogios. Muito obrigado!
Abraços

Adriano
Adriano
12 anos atrás

Meu deus do céu essa camisa preta tem que ser feita pela portuguesa… que camisa loca….. e dá até para usar na balada pra sair a noite…… campanha pela camisa 3 urgente……

Acorda Lupo

Bruna Pakai
Bruna Pakai
12 anos atrás

Nossa, essa preta é show…

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
12 anos atrás

Blogaiada:
não estranharam o estilo meio “Crô” do FG no post acima ?
Será que bebeu ?

Eu, heim!

Leonard
Leonard
12 anos atrás

Flávio, meu pai é um senhor Fanático pela Lusa apesar de ser descendente de espanhóis. Ele foi incentivado por um tio que praticamente o criou, este tio também tem um filho torcedor roxo da Lusa, fanático doente daqueles que quebram radinhos de pilha cada vez que a Lusa perde.
Eu não entrei na onda deles e acabei torcendo pelo Tricolor Paulista mas tenho um resquício de paixão pela Portuguesa que quando ela ganha do meu São Paulo não chego a ficar triste.
Eu de bom grado compraria uma camisa preta dessas para cada um desses fanáticos Lusos que me cercam, além disso compraria uma pra mim também.

Abraços

chris vieira
chris vieira
12 anos atrás

essa preta está incrível! quero uma….

Luis
Luis
12 anos atrás

Eu não consigo deixar de rir muito com o Milton Neves comentando do “Flávio Magliari Gomes” a cada jogo da Lusa, como o desenhista da camisa atual do time – “a mais bonita do futebol Brasileiro”. Figura !

As propostas de camisas são muito boas – infinitamente melhores do que a atual. A Lupo é uma empresa com boas intenções no futebol brasileiro, mas infelizmente peca no design e no material utilizado. Torço pro Guarani, e tivemos inúmeros problemas:

1) Tom de verde utilizado inicialmente era completamente fora do padrão do time – foi corrigido
2) As camisas do centenário demoraram a ser disponibilizadas – só ficaram realmente disponíveis no mercado após a festa do time – baita bola fora
3) Os números e demais grafias da camisa apresentaram defeitos em pouco tempo de uso; descolaram, tornaram-se quebradiços

Em resumo, torço realmente para que a Lupo consiga melhorar os problemas com design e controle de qualidade. É uma empresa honesta, que pretende fornecer materiais pra diversas equipes independente de região – tamanho – marketing

João Gorrão
João Gorrão
12 anos atrás

Caro Flavio Gomes, sigo o teu blog mais pelas questões automobilisticas mas estes 4 post do Faça de Novo tocaram bem no fundo do meu coração. Como qualquer Português que se preze só torço por 2 clubes ai no Brasil o Vasco e a Portuguesa claro.

Tenho seguido com alguma atenção essa polémica das camisolas pois deixa-me triste.

Relativamente a este Post em concreto quero dar os meus Parabéns ao Rafael Rocha pela magnifica camisola preta.

Se algum dia essa camisola for para as lojas do clube eu vou mesmo arranjar maneira de a importar aqui para Portugal.

Um grande abraço.

Igor Soares
Igor Soares
12 anos atrás

Todas as terceiras camisas estão muito boas, mas a toda vermelha é a melhor. Flavio, quando for pra escolher vai ser em cada camisa ou no conjunto da obra de cada autor?

Ivan Matheos Júnior
Ivan Matheos Júnior
12 anos atrás

Caro Flávio boa tarde! Venho através deste comentário deixar meu desabafo (mesmo sabendo que há grande chances de o mesmo nem ser lido, mas como disse é um desabafo).
Sou leitor de seu blog há mais de 3 anos. venho aqui três vezes ao dia, leio todos os “posts” (comento em alguns) e sempre me senti um “amigo” do mesmo.
Desde 2009 quando aderi ao twitter o sigo (aliás acho q foi a 1ª pessoa q segui), mesmo com opiniões políticas (em 80% dos casos) divergentes as suas, sempre as respeitei, e quando questionei foi com educação e respeito que você sempre mereceu.
Desde 2011 acompanho corridas de F1 na TV e ouço você no rádio, e ontem mesmo assisti “É rapidinho” e me diverti com suas opiniões.
Ocorre que me espantei neste exato momento ao perceber que fui bloqueado por você no Twitter sem nunca ter postado nada ofensivo, ultrajante ou mesmo desrespeitoso a sua pessoa, ao contrário em muitos casos elogiei suas posições (pinheirinho, controlar e etc), apenas divergi (com respeito e educação) de sua posição quanto a aliança PT-Kassab (que é uma ideia mutua – mas ratifico que não tenho apreço algum pelo Kassab).
Enfim, entendia (e ainda entendo) que tal divergência não é motivo para ser bloqueado por você no Twitter e perder o convívio diário de suas mensagens, sempre inteligentes e pensativas. Me sinto triste por tal situação ao ponto de sentir a perda de um amigo…
Mas nada posso fazer quanto a isso, sinceramente fico chateado com tal acontecimento e mesmo assim manterei a leitura diária do blog, pois ainda nutro grande respeito por você (mesmo com o bloqueio injusto).

Sem mais,
cordialmente,
Ivan Matheos Júnior.

Ivan Matheos Júnior
Ivan Matheos Júnior
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Isso eu percebi faz tempo, por isso sempre tive a delicadeza nos comentários (além da boa educação…rs), mas realmente curto seu trabalho, aliás graças a você tento (desde 2009) convencer minha esposa a adquirirmos um Lada (está difícil…rs)
abraços

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Não torço para a Lusa, mas essa camisa preta eu compraria fácil, fácil. Linda.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

A camisa nº 1 ao menos está respeitando mais as listras do que a Lupo, mas sobretudo na parte de trás não gostei do emoldurado, ficou esquisito, podia ser como tá na frente mesmo…

A camisa nº 2 achei a parte vertical no peito muito larga, podia ser mais fina como nas outras duas propostas anteriores. Negócio da cruz no meio branca até achei original de se pensar, mas ficou estranho justamente pela faixa ser muito larga, o que a deixou muito grande. A faixa mais fina obrigaria ela a ser menor e aí, mais distante do escudo, talvez funcionasse melhor a idéia… ou se fosse o caso, tentar deixar ela mais em marca d’água, não sei…

Agora, essa camisa nº 3 é brincadeira! Puta coisa linda do cacete! Sensacional… aproveitou um pouco a idéia da cruz-de-avis como marca d’água de fundo como aquela nº 3 que a Cavalera tinha criado pra gente, só que botar ela mais de lado na camisa ficou mais sensacional ainda. E essa coisa de padronizar em dourado e o escudo vazado foi uma puta sacada maravilhosa. Entendeu bem o espírito de um 3º uniforme, de criar algo diferente, mas elegante. Por mim, bate até aquela nº 3 estilo Paraná Clube que eu tinha gostado…

Felipe Santos
Felipe Santos
12 anos atrás

Flávio,
com a ida do Rubinho para a indy, o que os todos poderosos da globo irão fazer? Ignorar completamente a categoria, ou correr atras para ter os direitos? Qual a sua opinião?

Abs !

Felipe Santos
Felipe Santos
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Humildemente como torcedor da grandiosa Lusa, que mora no interior do Paraná, posso desculpas!

Aguardarei um post mais apropriado para tal!

Luc Monteiro
Luc Monteiro
12 anos atrás

Cada vez que eu penso em entrar nesses seus “concursos” para layout de qualquer coisa, desisto diante da constatação de que parei no tempo. Sou do tempo do lápis-de-cor.

Helcio
12 anos atrás

E ai, Flavinho. Tudo bem?

Acredito que a questão da camisa da lusa está envolvida em um problema administrativo muito maior. É impossível que a direção não note a insatisfação popular que esse modelo gerou. Ao contrário do planejado, a resposta de marketing tem sido negativa. Aproveito para deixar uma sugestão de leitura para quem gosta de futebol e música: http://futebologiabrasil.blogspot.com/2012/02/e-bom-te-lo-de-volta.html

Um abraço

Guilherme Martins
Guilherme Martins
12 anos atrás

É caro Flavinho, bela iniciativa. É fo** quando os caras esculacham o uniforme do nosso time. A exemplo da Lusa, foi o que ocorreu com o Comercial de Ribeirão esta temporada. Acho que a atual diretoria (digo, o dono do time) tem feito um ótimo trabalho com o Leão. Estamos na Primeira (como eu nunca havia testemunhado – tenho 27 anos), temos um bom elenco e me parece (espero!) que esse seja um movimento para muitos anos. Entretanto, a camisa (especialmente a 1) ficou deplorável. Veja com teus próprios olhos: http://www.comercialfc.com.br/futebol/elenco/ (note que nem tem para vender ainda, acho que de vergonha mesmo…). A camisa do ano passado, comemorativa do centenário, era um primor de ousadia e tradição, com finas faixas douradas. Agora, a desta temporada me recorda as mais bizarras camisas dos anos 90. Tem umas faixas estilizadas pretas pela camisa que são inacreditáveis, inaceitáveis…. Por que não seguir o exemplo santista e deixar o manto sagrado alvo e intocado, pronto para ser tingido com o sangue da batalha?! Esperamos melhor sorte no ano que vem, e ao Canindé também!… Abs!

Sassá Mutema
Sassá Mutema
12 anos atrás

Nem sou torcedor da Lusa, mas gosto de uniformes decentes e vou dar meu pitaco momentâneo: a 1 e a 2 do Marinângelo por enquanto estão melhores, encaixam muito bem os patrocinadores, com elegância. O “erro” do Murilo foi deixar os patrocinadores em vermelho na camisa branca; verde fica melhor. Já para a camisa 3, realmente o páreo é duro: as três sugestões até agora são muito boas, principalmente a “meio-a-meio” do Murilo e a “Lotus” do Rafael, com marcas d’água bem interessantes. Mas eu sou da opinião que em distintivo/escudo não se mexe. O modelo “Lotus” não seria estragado se conservasse apenas o distintivo com as cores originais (branco, verde e vermelho).

E parabéns aos autores. No final, dá pra pegar os detalhes mais interessantes de cada sugestão e mandar o povo da Lupo tomar vergonha na cara…

Tomitão
12 anos atrás

a #1 e a #2 do Marinangelo estão ótimas… agora essa preta, é absolutamente linda!

João
João
12 anos atrás

Espetacular o equipamento preto, ainda mais bonito que o equipamento todo vermelho.

Flávio, usa da tua (alguma) influência e ajuda a mudar esse equipamento de 2012, um dó de tão feio. Saudações de Portugal :)

Caco
Caco
12 anos atrás

A preta matou a pau. Muito bonita. Me lembrou a camisa do finado time de futsal de Jaraguá do Sul, a Malwee Futsal, ex-time do Falcão.
http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2010/11/30/1717572-7319-atm14.jpg

E na minha opinião, time que joga com uniforme preto (ainda mais com detalhes dourados), já chega impondo moral.

Luiz Henrique ( Show de Camisas )
12 anos atrás

Belas criacoes, estao de parabens !

Dyonisio Pierotti Jr.
12 anos atrás

A Preta é lindona. Parabéns Rafael Rocha.