1983 NA TELA

SÃO PAULO (quase igual) – O Mauro Batera mandou um vídeo com alguns dos melhores momentos da temporada de 1983, aquela que 2012 está perto de bater em equilíbrio. A rodada do Rosberg aos 45 segundos é um espetáculo. O Renan do Couto, no Grande Prêmio, fez um estudo comparativo dos dois campeonatos com dados bem legais. Vale a leitura. Lembrando que Piquet foi o campeão de 1983 com 59 pontos, apenas dois à frente de Alain Prost.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ignacio
ignacio
11 anos atrás

Esta Brabham é o carro mais bonito já construído na F1

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
11 anos atrás

É, nessa época eu já acompanhava a F1 para valer, a brincadeira começou em 1.982.
Os carros da Brabham eram lindões e os da Renault pareciam imbatíveis. Foi meu primeiro ano em Jacarepaguá, além disso, lembro-me daquela corrida que o Patrick Tambay ganhou com a Ferrari em Imola, que festa da italianada!
Estou começando uma página no Facebook sobre minhas memórias em trinta anos acompanhando a F1, procurem pela F1 Memory e façam uma visita, fica aí um convite desse entusiasta, ainda está no comecinho, mas aos poucos vou contando umas histórinhas.

Bruno
Bruno
11 anos atrás

Aposto que metade das manobras e afins dessa época, se fossem feitas hoje, renderiam punição até pra mãe do piloto… os comissários andam exageradamente frescos hoje em dia.

Victor
Victor
11 anos atrás

O Brabham do Piquet é o carro mais bonito que a F1 já teve.

Fernando Linhares
11 anos atrás

Os carros eram tão mais bonitos e coloridos. Lembro até hoje da rodada do Rosberg! Bem legal o vídeo.

Voulembrar
Voulembrar
Reply to  Fernando Linhares
11 anos atrás

Realmente, os caros mais bonitos que a F1 já viu. Muito invocados, de frente curta e troncudinhos.

Bruno
Bruno
11 anos atrás

Último ano de calmaria…no ano seguinte apareceria o melhor de todos pra bagunçar tudo isso aí

tulio
tulio
Reply to  Bruno
11 anos atrás

Você tem noção do tamanho da bobagem que você escreveu?

Elmo
Elmo
11 anos atrás

Que carros lindos, um absolutamente diferente do outro. E, principalmente, que curvas! Quantos sobes e desces! Delirante. Independentemente de ser o circuito x ou y etc, sinto falta de curvas assim na Fórmula 1 atual. É muito bonito de ver.
Achei interessante a aerodinâmica do carro patrocinado pela Benneton. Depois vou pesquisar a equipe e o projetista, pois achei que o design ali antecipou algumas formas que se tornariam populares apenas alguns anos mais tarde.

nuno
nuno
Reply to  Elmo
11 anos atrás

sinto falta não só das curvas mas de toda af1 daquele tempo!!

luiz
luiz
11 anos atrás

quanta piazada aqui… vi ao vivo todas essas corridas.

gustavo
gustavo
11 anos atrás

bater em ultrapassagem, pontuaçao sim, será que em ultrapassagens na pista, disputa mesmo sem jogo de equipes e pneus??????????????????
\

Andre Decourt
11 anos atrás

Meninos, eu vi isso acontecer…….

Gordon Murray de homem do pirulito é algo impensável no dia de hoje, bem como alguns dos velozes circuitos como a descida de Zeltweg.

Marcos Tulio
Marcos Tulio
11 anos atrás

Muito legal o vídeo. Pilotagem maravilhosa e 10x mais ação do que nestas épocas atuais de enorme dependência aerodinâmica.

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to  Marcos Tulio
11 anos atrás

Right, quite…you bloody well right!!

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to  Paulo Franco
11 anos atrás

…You’re bloody well right to say!

Carlos Lins
Carlos Lins
11 anos atrás

Acho que devo ser o único aqui que não gosta muito dos carros dessa época…esse formato de flecha, essa carenagem “gorda” no motor… muito esquisitos, bonitos mesmo ficaram no final dos anos 80 e inicio dos 90… e sei lá..olhando agora, pode parecer loucura, mas eu até simpatiza pelos carros alienígenas cheios de espetos e penduricalhos de 2007.. a F2007 principalmente tinha um charme, um quê de futurismo, sei lá… podiam não ser os desenhos mais harmoniosos, mas tinham uma característica muito marcante e distinta, nenhum carro de nenhuma categoria já foi ou será daquele jeito…

ps. Os atuais dão pro gasto, melhoraram dos limpa trilhos do inicio dessa regra das asas… só falta eliminar os ornitobicos e eles ficam até legais, vide a McLaren.

Elmo
Elmo
Reply to  Carlos Lins
11 anos atrás

Concordo plenamente com a parte dos carros de 2007. Eu achava que era a única pessoa que se amarrava naqueles penduricalhos que davam um ar futurista aos carros. Lamentei a imposição da remoção deles para a temporada seguinte. Os carros de 2007 e 2008 eram lindos. Mas os de 1983 eram mais.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Também vale o registro pra mostrar que Piquet TAMBÉM FOI CAMPEÃO EM CIMA DO PROST!!

E pela manobra do Rosberg e outras apresentadas neste vídeo, dá pra ver que haviam ótimos pilotos e pra ser campeão na década de 80 tinha de ser um piloto espetacular!!

Salve Nelson Piquet!!

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Também vale o registro pra mostrar que Piquet TAMBÉM FOI CAMPEÃO EM CIMA DO PROST!!

E pela manobra do Rosberg e outras apresentadas neste vídeo, dá pra ver que haviam ótimos pilotos e pra ser campeão na década de 80 tinha de ser um piloto espetacular!!

Salve Nelson Piquet!!

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
11 anos atrás

curioso é que os carros rodavam do nada, ha pouco tinham abolido o efeito solo, entao se o cara tentava ultrapassar no fim da reta, retardava a freada..putz..udeu..rs
ah, eu vi o highlights de 84 tb..

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
11 anos atrás

caramba, a eternidade que durava um pit stop..
e era jacarepaguá no começo do vídeo né? que pena, cara..
sim, a rodada do Rosberg foi sensacional, segurou no braço..

Fabio Muniz
Fabio Muniz
11 anos atrás

Só mostra como os carros atuais são horríveis!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Muito bom… emociona ver o Piquet em sua melhor forma… como era legal a F-1 com os Circuitos de alta velocidade daquela época…

Hoje os Tikodromos são prá lá de monotonos.

Grande Video…

Imperador

Laércio
Laércio
11 anos atrás

Que fantastico esse video……a cá pra nós…..como os carros eram muito mais bonitos que os de hoje.

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Se perguntassem para mim se tivesse que escolher apenas um campeonato para assistir na minha vida, dentre todos os 40 que eu acompanhei, seria este: Jacarepaguá, Imola, Mônaco, Zandvoort, Hockenheim, Silverstone, Detroit, Monza, Zeltweg, Brands Hatch e Kyalami… foram 10 corridas épicas, fantásticas… Quem vi, viu, quem não viu, só pode imaginar…

Fernando D'Angelo
Fernando D'Angelo
11 anos atrás

Muito legal o vídeo, como os caras se pegavam, impressionante. A trilha sonora idem, puta hard rock.

Felipe Goltz
Felipe Goltz
11 anos atrás

Pois é. Isso prova que nem todo campeonato de F1 tem o mesmo valor, embora em termos estatísticos, falo de quantidade e não qualidade, aquele vencido na década de 1950 ou 60 com meia dúzia de corridas tem o mesmo peso de um disputado com 20 corridas. Ou seja, é campeão e acabou. Ganhar em 1983, como Piquet fez, com tanto equilíbrio, sem essas viadagens de túnel de vento, aerodinâmica aqui, lá e acolá, motores turbo com restrição de volume em tanque de combustível, alto índice de quebra mecânica e o escambau vale muito mais que o título de Schumacher na Ferrari em 2002, por exemplo, ou o de Vettel ano passado. Estes dois últimos, ganhados com equipamento muito acima da média e que não quebravam nem com tiro de bazuca. Piquet era foda. Muito foda.

Gerson
Gerson
Reply to  Felipe Goltz
11 anos atrás

Não se esqueça de Senna e Prost na McLaren…”boring”!!!

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Me refiro ao tédio que era ver “campeonato de uma equipe só”, como eram os anos do auge da McLaren…Com Piquet se aposentando, só tinha uma sobrinha aqui acolá para o Mansell (lhe faltava carro).

E o nível técnico do restante do grid era bem fraco, começo de uma decadência que durou uns 20 anos, salvo exceções como Schumacher, Hakkinen, Alonso e…????…Uma fase de baixa técnica que a F1 só começou a recuperar mais equilíbrio no grid com a aposentadoria do Schumacher e a entrada da nova geração de pilotos como Hamilton, Kubica, Vettel e os que vêm surgindo hoje.

O equilibrio das primeiras corridas, no pódio, não é so dos carros e sim do bom nível dos pilotos atuais.

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
11 anos atrás

“Aposentadoria” do Schumacher quer dizer aqueles 2 anos que ele ficou afastado…

Carlos Lins
Carlos Lins
Reply to  Felipe Goltz
11 anos atrás

Cara, descordo em gênero, número e grau..e qualquer outra coisa que de para discordar de você…

Relativizar o valor de um titulo por causa da qualidade do equipamento do piloto não faz sentido, o Schumacher em 2002 por exemplo,se ele não fosse o gênio que é, mesmo com um carro tão superior não teria vencido, ou ao menos não teria esmagado toda e qualquer concorrência, tanto que o Rubinho com o mesmo equipamento tinha resultados consistentes, mas não dava banho em ninguém.

Julgar um campeonato das décadas de 1950 e 1960 por terem poucos pilotos também é um tanto quanto questionável, pra começar, só desses caras terem vivido para contar a história já é muito!! Além disso, eram outros tempos… era simplesmente impossível os campeonatos terem mais pilotos e provas naquela época…

Todos campeões tem seus méritos, independente da era na qual viveram.

luiz
luiz
Reply to  Carlos Lins
11 anos atrás

a ferrari gastava quase 1 bilhão nos carros, muito mais que todas outras, a mclaren perto disso. mas o mais importante, tds sabem, é que os pneus não tinham esse controle de hj, então era feito um composto pra cada corrida especialmente pro schume. por algumas corridas foi emprestado pra sauber jogos de pneus para os treinos, foram das únicas vezes que ela se classificou bem. sorte do alemão, não tinha pra ninguém.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Carlos Lins
11 anos atrás

Por essas e outras eu discordo com veemência de todas essas votações direcionadas e estatísticas suspeitas que acabam sempre apontando o “titia” como sendo “o melhor de todos os tempos” na categoria.
Explico: A F1 não começou em 1984, como a Globo quis fazer a patuléia pensar. Começou em 1950, e desde os primeiros carros, os primeiros pilotos e as primeiras corridas, mudou tudo!
Mudaram os circuitos, a quantidade de provas, a tecnologia dos carros e dos pneus, as regras da competição e muito mais que não sabemos!
O que defendo é que existe, sim, um “melhor piloto” para cada fase da F1, pois a categoria mudou tanto, que não dá para dizer que um grande piloto em determinada época continuaria sendo grande em outra, face as mudanças e, inclusive, aos novos talentos!.

Mat Roland
Mat Roland
11 anos atrás

Saudade.

Harerton Dourado
Harerton Dourado
11 anos atrás

repare que o Brabham não precisava de 2 mecânicos para levantá-lo, pois já possuia os macacos embutidos, assim como os carros da Indy.