Lamentável o numero de pessoas que denigrem a qualidade do carrinho, FG com certeza esse foi e será o melhor carrinho mil já fabricado, barato, honesto, cinzinha por dentro, silencioso, manutenção quase que inexistente além de ser extremamente simpático por fazer parte da primeira leva de carrocerias de gol, os chamados “quadrados” hj em dia. Carro sem frescura, sem eletrônica pra estragar, isso se levado certinho pela potencia quase inexistente que tem, óleo e filtros em dia é carro pra nunca mais ter fim, a maioria dessas pessoas que comentaram bobagens absurdas nesse post não sabem nem do que estão falando…não sabem usar, não sabem manter, a grande maioria do brazuca idiota nem óleo troca e vem falar que o carro não presta, pessoas que devemos fechar os ouvidos quando começam a verborragiar. Viva o GOL 1000!!
Deco
12 anos atrás
Todos que estão malhando o gol, estão falando merda pois não o conhecem de verdade, meu pai comprou um do 1º dono e tem ele até hoje eu que tinha 2 anos na epoca.Agora com 18 herdei o carro que é todo original inclusive o motor , que é CHT.
Alvaro
12 anos atrás
FG, agora acho que vc delirou de vez, esse carrinho ai, se é que pode ser chamado de carro é simplesmente um lixo, carro 1000 pior que ele acho que só o funesto chevete junior, esse aí nem o motor é VW, simplesmente deprimente esse “carro”
Silva
12 anos atrás
Na boa, eu vi esse post somente hoje Flávio. Sem querer criar qualquer coisa, mas pergunto como uma pessoa buscando informação. Pq o 1000 decente depois do DKW?
Kleber "ChapZ"
12 anos atrás
Em casa tem 1, “único” dono. Era da minha mãe até ela morrer e passamos pro nome da minha irmã no inventário, apesar de ela só usar o carro dela e deixar o golzinho de lado. Só precisamos dar uma geral no motor aos 160 mil ano passado por causa do controlar. Todo original, nunca bateu e vai ficar na família pelo menos até eu morrer.
Allan
12 anos atrás
Esse Gol era (é) uma merda ambulante. Flavio so postou isso pra gerar polemica.
Diogo Sorocaba
12 anos atrás
Parabéns, Flávio!
Tive um 1995, branco, com todos os opcionais – que deveriam ser de série.
Vendi no ano passado, por R$ 10.000 e, achei que tinha feito um bom negócio.
Acontece que me enganei! Tenho um Fox Prime “x-tudo” (financiado) pra usar diariamente e, aos finais de semana (quando volto de SP para Sorocaba), bate uma saudade gigantesca do meu Golzinho.
Comprei do primeiro dono, um médico que adorava o carro e, o mantive impecável, por sete anos.
O cheirinho peculiar, o silêncio do motor, o acabamento interno claro (simples mas, honesto), o barulho que a porta fazia ao fechar, os engates perfeitos, a “pega” da manopla e coifa de câmbio mais lindas que a VW já fez, o design inteligente… Tinha defeitos mas, nenhum superava a “alegria” com que aquele carrinho me recebia.
Acho que é isso que você vive com os Lada… A simplicidade sincera, o convite seguro que o carrinho parece lhe fazer: “vamos, amigo, hoje é dia de dirigir com vidros abertos e sorriso no rosto.”
Vendi-o por telefone a uma garota (é o primeiro carro dela) e pedi ao meu pai que o entregasse, pra evitar sentimentalismos. Pensei: “vai, faz mais uma feliz”. E ele se foi…
Precisava do dinheiro e não tinha outra fonte pra arrumar mas, se tivesse hoje, pagaria o dobro para tê-lo de volta.
Ocorre que, se ela tiver a mesma sensibilidade, nem R$ 30.000 a convenceria.
Minha cor preferida pro Gol 1000, Azul Saturno! Eses dias vi um laika numa cor parecida, tenter descobrir onde esta e sumiu do bairro…
Daniel Amorim
12 anos atrás
Horrível. Minha tia teve um, meu tio trabalhava na fábrica e comprou a preço de custo…vermelho, bonitinho, mas horrível, lerdíssimo…só não era mais lerdo que os mille 90 quatro marchas…doído
Ricardo
12 anos atrás
hahahahahahaha.
Esse FG é um comédia mesmo…..
Quando se achva que nada podia ser pior do achar os Ladas carros de verdade, agora ele fala do Gol 1000, tive essa merda dce carro, não valia e não vale o peso da sucata.
Essa bosta de Gol 1000 era um lixo, os caras pegaram o CHt da Ford, que era outra bosta olímpica, reduziram para 1000cc e venderam para a patuléia e agora trocentos anos depois, vem o o FG e elege como a melhor coisa que a VW fez no Brasil.
Por essa e por outras que eu adoro esse blog, é melhor que muito site de humor, nem sei o que mais engraçado, as idéias jurássicas do autor, ou os comentários.
Parabéns FG, continue assim.
Gomes, gosto é gosto, mas não concordo com você.
O Gol 1000 quadrado só não é pior que o Chevette Junior e os primeiros Escort Hobby (93 e 94). Apertado, frouxo, acabamento péssimo, duro, barulhento e não era economico como se esperava… sem falar naquele porta-malas ridículo com aquele estepe no meio de tudo. É um carro duravel e de manutenção barata. Com motor Ford então, melhor ainda.
Um antigo mecânico amigo nosso, o Toninho Português de Campinas, ele (que adora VW), diz que Gol é carroça (no sentido de ser pau pra toda obra), mas não deixa de ser uma carroça.
O Mille EP. Este sim foi um belo exemplo de 1.0 bem feito. Ótimo acabamento, silencioso, o pedal da embreagem era uma manteiga, o cambio era muito bom, economico e com um pacote de opcionais que os outros não tinham.
Depois dele, a Fiat começou a relaxar… veio o SX (o primeiro com a luz de ré de um lado só), o EX (aquela merda que nao tinha papelão na porta traseira, Smart, Fire e foi caindo…
O novo Gol 1000 (o G4), da dó de se ver…
Po Flavio… Discordo… o Uno EP ou i.e é muito mais carro que qualquer um destes da decada de 90…
Mauricio
12 anos atrás
FG, já tive um destes.
Era uma BOMBA!
Consumo excessivo, falta de potência, ruídos mil pela carroceria, suspensão dura, falta de tração em terrenos ruins…
Uma lista enorme de problemas.
Sem falar que era e ainda continua caro para o que se propõe.
Marcelo
12 anos atrás
Que bacana, eu tive um desse 1993 da mesma cor (azul claro), rodamos bem com ele e uns anos atrás eu o vi perto da estação Barra Funda. Pilotei ele até março de 1997 quando comprei um Corsa, mas o Gol era pau para toda obra.
Gustavo
12 anos atrás
Tenho um idêntico ao da foto! Ano 94, apenas o motor que é muito melhor: 1.8AP. Aliás, acho que o motor original dele era o CHT 1.6, mas meteram-lhe o AP lá mesmo. O carro anda muito, é um foguete, tenho-o há 5 meses e ainda me impressiono com o quanto ele pode ser econômico, confortável e silencioso. Entendam-me: eu venho do Fusca, então é muito confortável sim. Agora, alguém saberia dizer qual é dessa cor azul celeste? A Celeste parece ter sido pintada com tinta de caminhão! Nunca vi cor igual em carro algum, mas ouvi dizer por aí que a VW, naquele último ano de 94, lançou o Gol quadrado no mercado, especial Copa, e vinham todos nessa cor.
Josemar Dantas
12 anos atrás
esse motor simplesmente não demanda manutenção, não precisa completar água, trocar óleo e outras coisas, se vc quiser vc pode andar com ele até acabar..E esse motor é tão avacalhado que nem sobre-alimentando ele presta..Aliás os motores da VW hj chamados de VHT não seriam uma variação do CHT?
o motor CHT não, era bem durável, assim como os APs. A Volks faz tempo que só faz lixo que quebra quebra mesmo, mas a antiga mecânica que consagrou a fábrica era boa mesmo. Ap é motor de 200 mil km, CHT AE fazia fácil 150 mil km… e barato de manter.
Ainda tenho uma tabelinha do antigo Gol:
-Pastilhas de freio: 5000km
-Lonas de freio: 10.000km
-Amortecedores: 30.000km (os pneus duravam mais que isso)
-Filtros de combustível: 2000km
-Discos de freio: 10.000km
-Rolamentos de rodas: 10.000km
Consumo médio de combustível na cidade:
8,5km/l de gasolina na cidade! e no máximo 10 na estrada.
O motor CHT não tinha problemas de correia dentada já que usava uma corrente.
Porém o AP tinha e fazia a alegria dos retificadores de motores pois tinha uma duração incerta. Pelo fabricante 30.000, porém mais de uma vez tive amigos com problemas na faixa do 5000 a 6000km.
nossa, cara, que absurdo. Cansei de ter AP em casa, família gol, e escort, gol cht etc e NADA do que você diz condiz com a verdade.
2 mil km um filtro?
10mk um disco de freio?
AP com duração de 30 mil km? huahua
Sinceramente, algum mecânico te enrolou, vc ficou pagando e repagando pra recolocar as mesmas peças, e culpou o carro… rsrsrs
E para completar a merda, os referidos motores AP eram (e ainda são) umas aberrações.
Junto com o combustível consomem óleo lubrificante em quantidades estratosféricas! Para motores 4T, bebem lubrificante como os antigos DKW de carter seco e 2T (em que se misturava o lubrificante à gasolina).
Artur
12 anos atrás
Concordo com a maioria… Tive um dessa cor (só nao tinha espelho do lado direito)…
Um porcaria… Brincava que era motor de batedeira…
Depois tive Uno, Palio, até outro Gol 1000 G4… Todos MUITO melhores… A VW saiu atrás da Fiat nessa história de 1.0 e fez esse às pressas… Aliás, foi bem aí que começou a virada da Fiat contra a VW…
O Gol 1000 quadrado da foto tinha algo indescritível no que se trata de dirigibilidade. Era uma delicia, mesmo com CHT 1.0, leve, estavel, suave, silencioso, nem parecia um gol quadrado. Realmente, “vontade de dirigi-lo o dia inteiro” é a frase que eu consigo formular pra ele. Mas o Mille EP andava bem mais, tinha injeção, 4 portas, AC, entre outros mimos que o Golzito aí jamais teve.
Só se fosse no asfalto.
Porém depois dos 15.000km começava uma sinfonia de ruídos pela carroceria.
Em estradas de terra era um terror! Perdia tração, as rodas dianteiras começavam a pular. Se não tivesse cuidado saia de frente mesmo em em baixíssimas velocidades.
Ladeiras de cascalho, pânico! Não subia nem com reza brava.
Bruno
12 anos atrás
bem simpático, cor azul, até gosto de VW quadrado. Mas não teria sido melhor ao invés do motor Ford, terem já feito um AP 1000?
Não teria como, por causa do torque produzido, e o alto custo do bloco que não combinaria com um carro barato.
Vale lembrar que na época até o 1.6 era mecânica Ford.
O motor AP produz muito torque em alta, mas fazer uma versão com diâmetro de pistão menor ou curso menor que o já minúsculo do AP 1.6 ia precisar reprojetar toda a lubrificação e refrigeração do motor. Ou seja, ia ficar o preço de projetar um motor novo. Usar o bloco ford facilitou, apenas camisas, pistões, bielas, virabrequim e comando, além da carburação, e pronto: um motor 1.0 que andava bem (os críticos que desculpem, era pouco potente masi funcionava muito bem) com baixo custo. O motor ficou tão bom que foi usado até no gol bolinha com injeção. E era praticamente o mesmo motor usado pelo Clio.
O que podiam ter feito era colocar um cabeçote com comando, ia dar bem mais potência no motorzinho. Ia ficar quase igual o Zetec.
EduardoRS
12 anos atrás
Pra mim, o Uno Mille foi, é, e sempre será muito mais carro que o Gol 1000 – na verdade o Golzinho em si até era bom, mas a motorização que a VW aplicou nele era de doer, não subia nenhum morro.
Cesar Augusto
12 anos atrás
Discordo Flavio…
Esse modelo do Gol não é digno nem de fazer parte de uma coleção, tive uma unidade dessas, inclusive desta cor, era sofrível. Foi a maior alegria ver ele indo embora.
Acredito que para o posto de melhor carro 1000 da geração que foi fabricada junto com este Gol, o Uno mille é insuperável.
Até mais!
Gustavo
12 anos atrás
Que carrinho bonito! Para choques cinza, emula os saudosos GTI’s e GT’s da última fornada….
Banana Joe
12 anos atrás
Gol quadrado bom era o 1.6 bielão.
Potente, barato, econômico.
Os GTS/GTi eram bons, mas caros.
Os Gol 1000 eram, são e serão sempre uma bela de uma porcaria, junto com todos os outros 1000 nacionais que até quebram galho na cidade mas na estrada e nas ladeiras quando carregados são terríveis, horríveis, horrorosos.
Acredito que teu comentário é motivado por tua paixão pelo carro.
Mas, minha opinião, é que o melhor e mais honesto carro 1.0 é o Uno.
Já tive Uno (93) e Gol (96), ambos 1.0.
O desempenho dinâmico do Uno em relação ao Gol é muito melhor.
Além da concepção do carro, leve, grande espaço interno, estepe no compartimento do motor liberando o porta malas, manutenção relativamente barata, enfim, carro popular mesmo.
Lembrando, para evitar polêmicas, que esta é minha opinião e baseada em minha experiência com os carros.
antonio stricagnolo filho
12 anos atrás
Esta falando serio ou é brincadeira? Pelo amor de Deus! Ooooo… carro ruim,tiraram o motor AP (Audi) pra colocar um CHT (Renault) ,um dia fiz a besteira de emprestar um desses e fui para Cunha com lotação maxima,faltou pouco pra pedir pra todo mundo descer do carro nas subidas.Na Dutra ate Scania cor de abobora escostava na traseira para empurar,só não levei empurrão de FNM porque na epoca eles já não existiam mais!
Para hein, dizer que o CHT é Renault, tudo bem mas dizer que AP é Audi é brincadeira. A Audi usa motores Volkswagen e não o contrário. Os Audi são carros Volks vendidos caros para dar Status. Pergunta pro Alemão se ele considera a Audi concorrente da Mercedes ou BMW pra ver a resposta. Audi é cultuada aqui por causa da família Senna e não por ser esse primor todo.
Luis, Moro aqui em Miami e tenho um Audi q5 que eh espetacular. A Audi faz sim concorrencia e muita para os BMW, Mercedez e os japoneses da Lexus (Honda disfarcado). O meu eh um 3.2 com tracao nas 4 (de 2011) Os novos sao V6 turbo. Um carrao!!
Luiz, leia mais sobre a história e produtos da Audi antes de escrever… a VW quando comprou a Auto Union fazia somente porcarias de motores refrigerados a ar, motor AP não tem nada de VW.
A volks começou a ser alguma coisa depois que passou a usar motores refrigerados a agua da audi.O antigo passat é o primeiro exemplo disso.Outra coisa:a audi não é taxi na alemanha e portugal.A mercedes sempre tiveram os piores motores v8 do mundo até que resolveram incorporar a AMG que conseguia fazer aquelas drogas funcionarem direito.Entre audi(tenho 2 v6) e mercedes(nunca terei) fico com a audi,e alias foi a melhor coisa que o Senna fez,porque aqui os bobões só enchiam a boca para falar do TAXI PORTUGUES.
Escrevo aqui unica e exclusivamente para o dono do blog,nem sei porque tem essa janela responder,acho que so o “Blogueiro” deveria responder.Mas vamos lá,não resisto a tanta desinformação,portanto recomendo ao Sr comprar algumas enciclopedias de automovel e estudar um pouco sobre o assunto,na infernetica hoje em dia é possivel achar qualquer coisa.Muitas dessas publicações falam da formação das empresas,suas filosofias de produto,fusões,brigas familiares,etc… Tenho certeza que depois de umas boas horas de leitura os horizontes vão clarear.
Lucas estou com vc.. eita carrinho feio e nao eh por ser 1000 era feio mesmo qualquer cilindrada,
thiago g
12 anos atrás
o carro 1000 realmente decente foi o corsa, com um bom motor e um nível de acabamento bastante interessante. o gol foi bom mas apenas isso.
Tiago N.
12 anos atrás
Dos carros 1.0 da época deste Gol, prefiro o Escort Hobby, tanto é que já tive um Hobby 95.
Agora falando do Gol, essa cor dele é linda demais. Gostei mesmo do carango da foto mais por causa disso.
Não sei! Nunca capotei meu Escort!
Acho que quem varia aqui é o seu português… hehehe
Machinist
12 anos atrás
O Ford Ka também era um carro 1.0 muito bom.
Tive um 98… estradeiro, aguentava pancada pra caramba..
Guilherme
12 anos atrás
Lembro que meu tio trabalhou durante vários anos com um desses e o carrinho era realmente confiável e econômico, mas na época em que foi lançado já havia coisa melhor, como o Corsa Wind (mais moderno, mais bem acabado). Um Celta VHC é um bólido se comparado a um carrinho desses. Gol quadrado “bão” é com motor AP e de 1,6 litro pra cima.
Guilherme, senão me engano, o Gol 1000 foi lançado em 1990 depois do sucesso do Uno Mille 1.0. o Corsa Wind veio em 1994. Concordo contigo, Gol bom mesmo é com o motor AP 1,6 litros que ficou nos carros VW até 1989, depois a VW se juntou com a Ford e passou a usar o motor CHT da Ford em seus carros, rebatizando-os como AE 1600
O Gol 1000 começou em 1993. Quem começou em 1990 foi o Mille! Que ainda tinha a versão “apimentada”, o Mille Brio, com carburador de corpo duplo e era identificado por uma faixa nas colunas traseiras.
E realmente FG, o Gol da foto está muito bonito. Infelizmente é raro encontrar um carrinho assim, todo original.
Pablo, o Gol 1000 entrou em linha em 1993, enquanto o Corsa foi lançado em 1994. O motor AP foi utilizado até a Geração 4, com modificações. Apesar de a VW utilizar o CHT/AE1600 durante a Autolatina, o bom e velho AP continuou sendo utilizado paralelamente. Lembro-me de um vizinho taxista que tinha um Gol CL 1992 com o motor AE para trabalhar e como carro de passeio tinha um Gol CL 1993 AP.
Edu T.driver, Road sailor
12 anos atrás
Gosto de Gol quadrado e esse azul é bem bacana !!!!
JP
12 anos atrás
O carro é bom e o motor, também. Mas essa configuração motor 1.0 num carro projetado pra ser 1.6 não foi das melhores. Eu acho que esse título pertence ao Uno, por questão de justiça.
Este carro na verdade não foi projetado para ser 1.6 mas sim 1.3. Foi com o motor do fusca 1,3 a ar que a VW lançou o carro em 1980 se não me engano. Como o motor ficou fraco mudaram para o 1.6 a ar também. No caso do Gol 1000 o problema era o motor muito fraco, mas era a única opção da VW na época. Eu particularmente acho uma ignorância o motor 1.0 que é muito fraco para qualquer carro, em viagens por exemplo é até arriscado..
Álvaro Azevedo
12 anos atrás
Mais de 80 comentários em um Gol 1000 e apenas 29 em uma verdadeira lenda automobilística que foi o Carroll Shelby, não dá pra entender.
Talvez você possa apresentr o Shleby pra gente. Gostaria muito! Só não vale falar com base no que você aprendeu nas revistas ou internet. Tem que ser com base em experiência própria. Combinado?
Deve ter lido umas 4rodas e wikipedia, no máximo. kkkkk
Eu ao menos dirigi vários Gols pra ter alguma propriedade pra falar, e não transmitir as impressões escritas de alguém que eu li, de um carro que nunca vi na minha vida.
Claro que tem. Custa “um pouco” caro, mas tem. O Sr. Shelby foi uma lenda no cenário automobilístico e contribuiu muito para a indústria automotiva. Não é só porque todo mundo anda de carro popular que temos que desprezar um mito.
Não se trata de desprezar ou menosprezar o “mito”. Apenas a maioria dos que comenta aqui, comenta sobre aquilo que conhece. Será que é tão difícil entender?
Flavio Gomes é um que aprecia Gols, Corceis, Nivas e etcs.
Se quer ler algo sobre Shelby Cobra, procure um local específico sobre carros.
Aí você vai aprender mais um pouco sobre carros que nunca vai dirigir na sua vida, mas que adora falar que conhece, afinal, o acesso a informação é tããão difícil…
Eu acho que se passa pela paixão por automóveis, deixar de reconhecer os méritos de uma lenda, e reconhecer um anonimo gol 1.0. Shelby sempre será uma lenda inclusive os carros que ele produziu e estamos escrevendo em um blog especializado nisso, então meu conceito está um pouco errado entre que é conhecimento e ou paixão. E pra esclarecer, há sim vários Shelby´s Mustang rodando pelo Brasil, desde o GT 350 ao GT500.
O Gol 1000 foi um “remendo” que a VW criou para conquistar o mercado de carros populares e os ex-consumidores de Fuscas. O Shelby criou lendas que os beócios dos comentários acima não conseguem compreender.
Os novos brasileiros gostam hoje de carros “COMPRETOS”,não querem nem saber a marca,estão até comprando QQ.É querer demais que o pessoal se ligue em coisa boa.
Não é um carro q anda. Até meu Mille ’91 4 marchas anda mais q esse troço. Mas uma coisa é certa. O motor CHT é o mais confiável q eu já vi. Tive um escort ’86 e o carrinho aguentava tudo!!!
retka
12 anos atrás
esse junto com o chevette junior e o pior que ja existiu! olha que sou fã n 1 dos quadrados! tanto que tive um cl 89 apzão e um gti 89 azul reliquia muito lindo, e vou comprar outro quadrado o melhor gol que ja existiu. desse ai compraria e trocaria o motor por um 2.0 injetado!
Chevette Jr ? Credo! Se o pai já era ruim,imagina o filho!!! Ahahahahah!
Fábio
12 anos atrás
Cara esses golzinhos são realmente bons, tenho um 96 branco com motor ap 2000 turbo intercooler, câmbio reto e diferencial blocante que na estrada é um canhão, sua estrutura está intacta, belo carro.
Pois é, troca por “apezão 2000” na reta é um canhão mas esqueceu que tem que trocar junto o freio, a suspensão. Aí o carro vira um canhão desgovernado e sai matando gente por aí, como acontece aos montes.
todo mundo fala isso, mas depende mais do dono que do carro. Qualquer carro 2.0 que vc for reto na curva vai embora, a velocidade em curva é a mesma, o turbo apenas anda na reta. E o que precisa mesmo é freios, e isso é fácil de fazer hj em dia.
Fabrício Jabur
12 anos atrás
Existe carro 1.0 realmente bom, sobretudo aqui pra ladeiras de BH e do restante de MG?
Mauricio
12 anos atrás
Por favor, Gol 1000 decente? Acho que faltou o “in” antes…
Pedro Jungbluth
12 anos atrás
Pra quem tem um Gol 1000 com motor Ford vale ressaltar que em necessidade de retífica pode-se colocar o jogo de pistão dos AE 1.6, entra perfeito sem precisar trocar biela, e o jogo de pistão do 1.6 é mais barato.
A maioria não precisa mudar carburação ou injeção, mas no caso que precise, basta trocar o bico injetor do 1.0 injeção FIC analógica de um bico pela mesma que equipava o AP 1.6 na época. A carburação é mais complicado, mas é raro precisar mudar, só em alguns pro causa das diferenças de um motor pra outro que são naturais. Basta colocar giclês 10% maiores, mas só um preparador pra fazer isso, cada vez mais raro de achar em caso de carburado.
O motor passa de 1.0 para 1.2, pouca diferença no torque, mas melhora o consumo na cidade, e piora na estrada.
pra qual glicê? não é só trocar por um 10% maior, me expressei mal, precisa acertar o motor dentro das diferenças de cada motor. COmo ninguém vai colocar em bancada e ficar o dia inteiro trocando e regulando até achar acerto perfeito, o que vai precisar é alguém com muita experiência pra acertar no ouvido e deixar econômico e potente. Faz anos que não conheço mais nenhum mecânico com essa capacidade. A maioria deixa gordinho, que fica liso, mas gastão.
Até hj os motores da Ford são inquebráveis! O Rocam, tem até acionamento de comando de válvulas por corrente, para não precisar fazer troca de carreia. Meu pai tem até hj um Fiesta Rocam 2002 que só trocou velas aos 92.000km e trocou de frescura, ainda estavam razoáveis.
Até a Ford chamava o motor de AE na época da Autolatina, e não era o mesmo motor que o CHT, era uma evolução do CHT com o dobro de contrapesos no virabrequim e novos pistões. Vibrava bem menos que CHT.
concordo com o amigo…tenho um gol CHT com 160.000 e só troquei as velas até hoje e alguns problemas com carburador …isso por culpa do Kassab,com essa controlar…….e olha que uso o quadradinho….constantemente…
ferdinandes
12 anos atrás
FG, FG… eu si divirto com vc kkk. Para quem endeusa o Piquet, achar que motor CHT é digno de lembrança é até esperado. Que fase, amigo! E viva o Corsa Wind, o primeiro carro digno desse nome lançado pós-abertura do mercado nos anos 90.
kkkkkkkkk, sem duvida, aqui em BH tinha que mudar o itinerario senao nao subia as ladeiras, eta m… rda esses carros. Sem falar na posicao dos bancos e volante, todo torto e sem simetria, isso permanece ate hoje, podiam pegar umas aulinhas com a FIAT.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
alguem sabe me dizer que cor é essa?
azul saturno
Lamentável o numero de pessoas que denigrem a qualidade do carrinho, FG com certeza esse foi e será o melhor carrinho mil já fabricado, barato, honesto, cinzinha por dentro, silencioso, manutenção quase que inexistente além de ser extremamente simpático por fazer parte da primeira leva de carrocerias de gol, os chamados “quadrados” hj em dia. Carro sem frescura, sem eletrônica pra estragar, isso se levado certinho pela potencia quase inexistente que tem, óleo e filtros em dia é carro pra nunca mais ter fim, a maioria dessas pessoas que comentaram bobagens absurdas nesse post não sabem nem do que estão falando…não sabem usar, não sabem manter, a grande maioria do brazuca idiota nem óleo troca e vem falar que o carro não presta, pessoas que devemos fechar os ouvidos quando começam a verborragiar. Viva o GOL 1000!!
Todos que estão malhando o gol, estão falando merda pois não o conhecem de verdade, meu pai comprou um do 1º dono e tem ele até hoje eu que tinha 2 anos na epoca.Agora com 18 herdei o carro que é todo original inclusive o motor , que é CHT.
FG, agora acho que vc delirou de vez, esse carrinho ai, se é que pode ser chamado de carro é simplesmente um lixo, carro 1000 pior que ele acho que só o funesto chevete junior, esse aí nem o motor é VW, simplesmente deprimente esse “carro”
Na boa, eu vi esse post somente hoje Flávio. Sem querer criar qualquer coisa, mas pergunto como uma pessoa buscando informação. Pq o 1000 decente depois do DKW?
Em casa tem 1, “único” dono. Era da minha mãe até ela morrer e passamos pro nome da minha irmã no inventário, apesar de ela só usar o carro dela e deixar o golzinho de lado. Só precisamos dar uma geral no motor aos 160 mil ano passado por causa do controlar. Todo original, nunca bateu e vai ficar na família pelo menos até eu morrer.
Esse Gol era (é) uma merda ambulante. Flavio so postou isso pra gerar polemica.
Parabéns, Flávio!
Tive um 1995, branco, com todos os opcionais – que deveriam ser de série.
Vendi no ano passado, por R$ 10.000 e, achei que tinha feito um bom negócio.
Acontece que me enganei! Tenho um Fox Prime “x-tudo” (financiado) pra usar diariamente e, aos finais de semana (quando volto de SP para Sorocaba), bate uma saudade gigantesca do meu Golzinho.
Comprei do primeiro dono, um médico que adorava o carro e, o mantive impecável, por sete anos.
O cheirinho peculiar, o silêncio do motor, o acabamento interno claro (simples mas, honesto), o barulho que a porta fazia ao fechar, os engates perfeitos, a “pega” da manopla e coifa de câmbio mais lindas que a VW já fez, o design inteligente… Tinha defeitos mas, nenhum superava a “alegria” com que aquele carrinho me recebia.
Acho que é isso que você vive com os Lada… A simplicidade sincera, o convite seguro que o carrinho parece lhe fazer: “vamos, amigo, hoje é dia de dirigir com vidros abertos e sorriso no rosto.”
Vendi-o por telefone a uma garota (é o primeiro carro dela) e pedi ao meu pai que o entregasse, pra evitar sentimentalismos. Pensei: “vai, faz mais uma feliz”. E ele se foi…
Precisava do dinheiro e não tinha outra fonte pra arrumar mas, se tivesse hoje, pagaria o dobro para tê-lo de volta.
Ocorre que, se ela tiver a mesma sensibilidade, nem R$ 30.000 a convenceria.
uma palavra pro senhor: opala!
Uma palavra pra vc: 8 cilindros ford
Pior que isso só o VW Pointer.
Pior que um VW só outro VW
um chassis volks com motor ford, outro chassis ford com motor volks
Minha cor preferida pro Gol 1000, Azul Saturno! Eses dias vi um laika numa cor parecida, tenter descobrir onde esta e sumiu do bairro…
Horrível. Minha tia teve um, meu tio trabalhava na fábrica e comprou a preço de custo…vermelho, bonitinho, mas horrível, lerdíssimo…só não era mais lerdo que os mille 90 quatro marchas…doído
hahahahahahaha.
Esse FG é um comédia mesmo…..
Quando se achva que nada podia ser pior do achar os Ladas carros de verdade, agora ele fala do Gol 1000, tive essa merda dce carro, não valia e não vale o peso da sucata.
Essa bosta de Gol 1000 era um lixo, os caras pegaram o CHt da Ford, que era outra bosta olímpica, reduziram para 1000cc e venderam para a patuléia e agora trocentos anos depois, vem o o FG e elege como a melhor coisa que a VW fez no Brasil.
Por essa e por outras que eu adoro esse blog, é melhor que muito site de humor, nem sei o que mais engraçado, as idéias jurássicas do autor, ou os comentários.
Parabéns FG, continue assim.
Bosta olimpica foi cruel kkkkk
Gomes, gosto é gosto, mas não concordo com você.
O Gol 1000 quadrado só não é pior que o Chevette Junior e os primeiros Escort Hobby (93 e 94). Apertado, frouxo, acabamento péssimo, duro, barulhento e não era economico como se esperava… sem falar naquele porta-malas ridículo com aquele estepe no meio de tudo. É um carro duravel e de manutenção barata. Com motor Ford então, melhor ainda.
Um antigo mecânico amigo nosso, o Toninho Português de Campinas, ele (que adora VW), diz que Gol é carroça (no sentido de ser pau pra toda obra), mas não deixa de ser uma carroça.
O Mille EP. Este sim foi um belo exemplo de 1.0 bem feito. Ótimo acabamento, silencioso, o pedal da embreagem era uma manteiga, o cambio era muito bom, economico e com um pacote de opcionais que os outros não tinham.
Depois dele, a Fiat começou a relaxar… veio o SX (o primeiro com a luz de ré de um lado só), o EX (aquela merda que nao tinha papelão na porta traseira, Smart, Fire e foi caindo…
O novo Gol 1000 (o G4), da dó de se ver…
Como que me elogia o Mille depois de dizer que um dos defeitos do gol era o porta malas? Se colocar dois steps no gol ainda é maior que o uno…
Ein????????
Fala sério!!
Po Flavio… Discordo… o Uno EP ou i.e é muito mais carro que qualquer um destes da decada de 90…
FG, já tive um destes.
Era uma BOMBA!
Consumo excessivo, falta de potência, ruídos mil pela carroceria, suspensão dura, falta de tração em terrenos ruins…
Uma lista enorme de problemas.
Sem falar que era e ainda continua caro para o que se propõe.
Que bacana, eu tive um desse 1993 da mesma cor (azul claro), rodamos bem com ele e uns anos atrás eu o vi perto da estação Barra Funda. Pilotei ele até março de 1997 quando comprei um Corsa, mas o Gol era pau para toda obra.
Tenho um idêntico ao da foto! Ano 94, apenas o motor que é muito melhor: 1.8AP. Aliás, acho que o motor original dele era o CHT 1.6, mas meteram-lhe o AP lá mesmo. O carro anda muito, é um foguete, tenho-o há 5 meses e ainda me impressiono com o quanto ele pode ser econômico, confortável e silencioso. Entendam-me: eu venho do Fusca, então é muito confortável sim. Agora, alguém saberia dizer qual é dessa cor azul celeste? A Celeste parece ter sido pintada com tinta de caminhão! Nunca vi cor igual em carro algum, mas ouvi dizer por aí que a VW, naquele último ano de 94, lançou o Gol quadrado no mercado, especial Copa, e vinham todos nessa cor.
esse motor simplesmente não demanda manutenção, não precisa completar água, trocar óleo e outras coisas, se vc quiser vc pode andar com ele até acabar..E esse motor é tão avacalhado que nem sobre-alimentando ele presta..Aliás os motores da VW hj chamados de VHT não seriam uma variação do CHT?
CHT = Renault, VHT = VW.
Errado.
Peças baratas, mas com vida útil muito curta.
Esta é a verdadeira politica da VW.
A lenda faz o resto.
Já tive vários VW. Gastam a mesma merda que os outros, só que mais rápido.
o motor CHT não, era bem durável, assim como os APs. A Volks faz tempo que só faz lixo que quebra quebra mesmo, mas a antiga mecânica que consagrou a fábrica era boa mesmo. Ap é motor de 200 mil km, CHT AE fazia fácil 150 mil km… e barato de manter.
De que adianta?
Carro não é só feito de motor.
O resto dele desmanchava.
Ainda tenho uma tabelinha do antigo Gol:
-Pastilhas de freio: 5000km
-Lonas de freio: 10.000km
-Amortecedores: 30.000km (os pneus duravam mais que isso)
-Filtros de combustível: 2000km
-Discos de freio: 10.000km
-Rolamentos de rodas: 10.000km
Consumo médio de combustível na cidade:
8,5km/l de gasolina na cidade! e no máximo 10 na estrada.
O motor CHT não tinha problemas de correia dentada já que usava uma corrente.
Porém o AP tinha e fazia a alegria dos retificadores de motores pois tinha uma duração incerta. Pelo fabricante 30.000, porém mais de uma vez tive amigos com problemas na faixa do 5000 a 6000km.
nossa, cara, que absurdo. Cansei de ter AP em casa, família gol, e escort, gol cht etc e NADA do que você diz condiz com a verdade.
2 mil km um filtro?
10mk um disco de freio?
AP com duração de 30 mil km? huahua
Sinceramente, algum mecânico te enrolou, vc ficou pagando e repagando pra recolocar as mesmas peças, e culpou o carro… rsrsrs
E para completar a merda, os referidos motores AP eram (e ainda são) umas aberrações.
Junto com o combustível consomem óleo lubrificante em quantidades estratosféricas! Para motores 4T, bebem lubrificante como os antigos DKW de carter seco e 2T (em que se misturava o lubrificante à gasolina).
Concordo com a maioria… Tive um dessa cor (só nao tinha espelho do lado direito)…
Um porcaria… Brincava que era motor de batedeira…
Depois tive Uno, Palio, até outro Gol 1000 G4… Todos MUITO melhores… A VW saiu atrás da Fiat nessa história de 1.0 e fez esse às pressas… Aliás, foi bem aí que começou a virada da Fiat contra a VW…
O Gol 1000 quadrado da foto tinha algo indescritível no que se trata de dirigibilidade. Era uma delicia, mesmo com CHT 1.0, leve, estavel, suave, silencioso, nem parecia um gol quadrado. Realmente, “vontade de dirigi-lo o dia inteiro” é a frase que eu consigo formular pra ele. Mas o Mille EP andava bem mais, tinha injeção, 4 portas, AC, entre outros mimos que o Golzito aí jamais teve.
Só se fosse no asfalto.
Porém depois dos 15.000km começava uma sinfonia de ruídos pela carroceria.
Em estradas de terra era um terror! Perdia tração, as rodas dianteiras começavam a pular. Se não tivesse cuidado saia de frente mesmo em em baixíssimas velocidades.
Ladeiras de cascalho, pânico! Não subia nem com reza brava.
bem simpático, cor azul, até gosto de VW quadrado. Mas não teria sido melhor ao invés do motor Ford, terem já feito um AP 1000?
Não teria como, por causa do torque produzido, e o alto custo do bloco que não combinaria com um carro barato.
Vale lembrar que na época até o 1.6 era mecânica Ford.
O motor AP produz muito torque em alta, mas fazer uma versão com diâmetro de pistão menor ou curso menor que o já minúsculo do AP 1.6 ia precisar reprojetar toda a lubrificação e refrigeração do motor. Ou seja, ia ficar o preço de projetar um motor novo. Usar o bloco ford facilitou, apenas camisas, pistões, bielas, virabrequim e comando, além da carburação, e pronto: um motor 1.0 que andava bem (os críticos que desculpem, era pouco potente masi funcionava muito bem) com baixo custo. O motor ficou tão bom que foi usado até no gol bolinha com injeção. E era praticamente o mesmo motor usado pelo Clio.
O que podiam ter feito era colocar um cabeçote com comando, ia dar bem mais potência no motorzinho. Ia ficar quase igual o Zetec.
Pra mim, o Uno Mille foi, é, e sempre será muito mais carro que o Gol 1000 – na verdade o Golzinho em si até era bom, mas a motorização que a VW aplicou nele era de doer, não subia nenhum morro.
Discordo Flavio…
Esse modelo do Gol não é digno nem de fazer parte de uma coleção, tive uma unidade dessas, inclusive desta cor, era sofrível. Foi a maior alegria ver ele indo embora.
Acredito que para o posto de melhor carro 1000 da geração que foi fabricada junto com este Gol, o Uno mille é insuperável.
Até mais!
Que carrinho bonito! Para choques cinza, emula os saudosos GTI’s e GT’s da última fornada….
Gol quadrado bom era o 1.6 bielão.
Potente, barato, econômico.
Os GTS/GTi eram bons, mas caros.
Os Gol 1000 eram, são e serão sempre uma bela de uma porcaria, junto com todos os outros 1000 nacionais que até quebram galho na cidade mas na estrada e nas ladeiras quando carregados são terríveis, horríveis, horrorosos.
1.6 bielão econômico? Putz, motor de alta rotação, um tesão pra estrada, mas faz coisa de 6 km/l de álcool ou 9 km/l de gasolina na cidade.
DKW foi o primeiro e único.
E o primeiro uno mille?
Acredito que teu comentário é motivado por tua paixão pelo carro.
Mas, minha opinião, é que o melhor e mais honesto carro 1.0 é o Uno.
Já tive Uno (93) e Gol (96), ambos 1.0.
O desempenho dinâmico do Uno em relação ao Gol é muito melhor.
Além da concepção do carro, leve, grande espaço interno, estepe no compartimento do motor liberando o porta malas, manutenção relativamente barata, enfim, carro popular mesmo.
Lembrando, para evitar polêmicas, que esta é minha opinião e baseada em minha experiência com os carros.
Esta falando serio ou é brincadeira? Pelo amor de Deus! Ooooo… carro ruim,tiraram o motor AP (Audi) pra colocar um CHT (Renault) ,um dia fiz a besteira de emprestar um desses e fui para Cunha com lotação maxima,faltou pouco pra pedir pra todo mundo descer do carro nas subidas.Na Dutra ate Scania cor de abobora escostava na traseira para empurar,só não levei empurrão de FNM porque na epoca eles já não existiam mais!
Para hein, dizer que o CHT é Renault, tudo bem mas dizer que AP é Audi é brincadeira. A Audi usa motores Volkswagen e não o contrário. Os Audi são carros Volks vendidos caros para dar Status. Pergunta pro Alemão se ele considera a Audi concorrente da Mercedes ou BMW pra ver a resposta. Audi é cultuada aqui por causa da família Senna e não por ser esse primor todo.
Luis, Moro aqui em Miami e tenho um Audi q5 que eh espetacular. A Audi faz sim concorrencia e muita para os BMW, Mercedez e os japoneses da Lexus (Honda disfarcado). O meu eh um 3.2 com tracao nas 4 (de 2011) Os novos sao V6 turbo. Um carrao!!
A Lexus é marca da Toyota, não da Honda. O da Honda é a Acura.
Luiz, leia mais sobre a história e produtos da Audi antes de escrever… a VW quando comprou a Auto Union fazia somente porcarias de motores refrigerados a ar, motor AP não tem nada de VW.
AP = Audi Powered, o motor ganhou esse nome quando a Audi deu uma garibada nele em 1984
Ué, o projeto original do motor AP é da Audi. O que tem de errado no que o cara falou?
A volks começou a ser alguma coisa depois que passou a usar motores refrigerados a agua da audi.O antigo passat é o primeiro exemplo disso.Outra coisa:a audi não é taxi na alemanha e portugal.A mercedes sempre tiveram os piores motores v8 do mundo até que resolveram incorporar a AMG que conseguia fazer aquelas drogas funcionarem direito.Entre audi(tenho 2 v6) e mercedes(nunca terei) fico com a audi,e alias foi a melhor coisa que o Senna fez,porque aqui os bobões só enchiam a boca para falar do TAXI PORTUGUES.
Mercedes é táxi porque tem fama de inquebrável, ao contrário da Audi, que é só um VW com um tapa no acabamento e quatro argolas.
Quero corrigir-me a Lexus eh da Toyota e nao da Honda. A Plataforma eh o Camry
Escrevo aqui unica e exclusivamente para o dono do blog,nem sei porque tem essa janela responder,acho que so o “Blogueiro” deveria responder.Mas vamos lá,não resisto a tanta desinformação,portanto recomendo ao Sr comprar algumas enciclopedias de automovel e estudar um pouco sobre o assunto,na infernetica hoje em dia é possivel achar qualquer coisa.Muitas dessas publicações falam da formação das empresas,suas filosofias de produto,fusões,brigas familiares,etc… Tenho certeza que depois de umas boas horas de leitura os horizontes vão clarear.
Esse ai era mais feio que bater na mãe, hehe!
Lucas estou com vc.. eita carrinho feio e nao eh por ser 1000 era feio mesmo qualquer cilindrada,
o carro 1000 realmente decente foi o corsa, com um bom motor e um nível de acabamento bastante interessante. o gol foi bom mas apenas isso.
Dos carros 1.0 da época deste Gol, prefiro o Escort Hobby, tanto é que já tive um Hobby 95.
Agora falando do Gol, essa cor dele é linda demais. Gostei mesmo do carango da foto mais por causa disso.
Ah, aqueles que o camber vairiava sozinho em curvas, causa de muitas capotagens?
Não sei! Nunca capotei meu Escort!
Acho que quem varia aqui é o seu português… hehehe
O Ford Ka também era um carro 1.0 muito bom.
Tive um 98… estradeiro, aguentava pancada pra caramba..
Lembro que meu tio trabalhou durante vários anos com um desses e o carrinho era realmente confiável e econômico, mas na época em que foi lançado já havia coisa melhor, como o Corsa Wind (mais moderno, mais bem acabado). Um Celta VHC é um bólido se comparado a um carrinho desses. Gol quadrado “bão” é com motor AP e de 1,6 litro pra cima.
Guilherme, senão me engano, o Gol 1000 foi lançado em 1990 depois do sucesso do Uno Mille 1.0. o Corsa Wind veio em 1994. Concordo contigo, Gol bom mesmo é com o motor AP 1,6 litros que ficou nos carros VW até 1989, depois a VW se juntou com a Ford e passou a usar o motor CHT da Ford em seus carros, rebatizando-os como AE 1600
O Gol 1000 começou em 1993. Quem começou em 1990 foi o Mille! Que ainda tinha a versão “apimentada”, o Mille Brio, com carburador de corpo duplo e era identificado por uma faixa nas colunas traseiras.
E realmente FG, o Gol da foto está muito bonito. Infelizmente é raro encontrar um carrinho assim, todo original.
Pablo, o Gol 1000 entrou em linha em 1993, enquanto o Corsa foi lançado em 1994. O motor AP foi utilizado até a Geração 4, com modificações. Apesar de a VW utilizar o CHT/AE1600 durante a Autolatina, o bom e velho AP continuou sendo utilizado paralelamente. Lembro-me de um vizinho taxista que tinha um Gol CL 1992 com o motor AE para trabalhar e como carro de passeio tinha um Gol CL 1993 AP.
Gosto de Gol quadrado e esse azul é bem bacana !!!!
O carro é bom e o motor, também. Mas essa configuração motor 1.0 num carro projetado pra ser 1.6 não foi das melhores. Eu acho que esse título pertence ao Uno, por questão de justiça.
Este carro na verdade não foi projetado para ser 1.6 mas sim 1.3. Foi com o motor do fusca 1,3 a ar que a VW lançou o carro em 1980 se não me engano. Como o motor ficou fraco mudaram para o 1.6 a ar também. No caso do Gol 1000 o problema era o motor muito fraco, mas era a única opção da VW na época. Eu particularmente acho uma ignorância o motor 1.0 que é muito fraco para qualquer carro, em viagens por exemplo é até arriscado..
Mais de 80 comentários em um Gol 1000 e apenas 29 em uma verdadeira lenda automobilística que foi o Carroll Shelby, não dá pra entender.
Qual o problema? A gente anda de avião ou de carro todos os dias?
Carrol Shelby desenvolvia aviões?
A maioria que acessa esse blog andou e conhece muito mais de Gol do que de Shelby seja lá o que for.
Pensamento medíocre.
Talvez você possa apresentr o Shleby pra gente. Gostaria muito! Só não vale falar com base no que você aprendeu nas revistas ou internet. Tem que ser com base em experiência própria. Combinado?
Combinado, entusiasta de Gol 1000.
Deve ter lido umas 4rodas e wikipedia, no máximo. kkkkk
Eu ao menos dirigi vários Gols pra ter alguma propriedade pra falar, e não transmitir as impressões escritas de alguém que eu li, de um carro que nunca vi na minha vida.
Tem carro Shelby andando pelo Brasil? Por que teria que haver mais comentários sobre um carro que não roda por aqui. Não sabe interpretar uma frase?
Claro que tem. Custa “um pouco” caro, mas tem. O Sr. Shelby foi uma lenda no cenário automobilístico e contribuiu muito para a indústria automotiva. Não é só porque todo mundo anda de carro popular que temos que desprezar um mito.
Não se trata de desprezar ou menosprezar o “mito”. Apenas a maioria dos que comenta aqui, comenta sobre aquilo que conhece. Será que é tão difícil entender?
Com esse pensamento, vai andar de Gol 1000 pro resto da vida.
Briga de comadres?
Flavio Gomes é um que aprecia Gols, Corceis, Nivas e etcs.
Se quer ler algo sobre Shelby Cobra, procure um local específico sobre carros.
Aí você vai aprender mais um pouco sobre carros que nunca vai dirigir na sua vida, mas que adora falar que conhece, afinal, o acesso a informação é tããão difícil…
Eu acho que se passa pela paixão por automóveis, deixar de reconhecer os méritos de uma lenda, e reconhecer um anonimo gol 1.0. Shelby sempre será uma lenda inclusive os carros que ele produziu e estamos escrevendo em um blog especializado nisso, então meu conceito está um pouco errado entre que é conhecimento e ou paixão. E pra esclarecer, há sim vários Shelby´s Mustang rodando pelo Brasil, desde o GT 350 ao GT500.
O Gol 1000 foi um “remendo” que a VW criou para conquistar o mercado de carros populares e os ex-consumidores de Fuscas. O Shelby criou lendas que os beócios dos comentários acima não conseguem compreender.
Vou ler uma Auto Esporte que fala do Shelby pra saber tanto quanto você sobre o carro. Porque dirigir um eu sei que você não dirigiu.
Respeite quem gosta de carro, mas não fica excitado quando vê um nem liga pra esse negócio de ‘lendas’.
São só amontoados de metal amigo.
Os novos brasileiros gostam hoje de carros “COMPRETOS”,não querem nem saber a marca,estão até comprando QQ.É querer demais que o pessoal se ligue em coisa boa.
O único? E os Fiat 147 1050?
S/ freios.
Não é um carro q anda. Até meu Mille ’91 4 marchas anda mais q esse troço. Mas uma coisa é certa. O motor CHT é o mais confiável q eu já vi. Tive um escort ’86 e o carrinho aguentava tudo!!!
esse junto com o chevette junior e o pior que ja existiu! olha que sou fã n 1 dos quadrados! tanto que tive um cl 89 apzão e um gti 89 azul reliquia muito lindo, e vou comprar outro quadrado o melhor gol que ja existiu. desse ai compraria e trocaria o motor por um 2.0 injetado!
Chevette Jr ? Credo! Se o pai já era ruim,imagina o filho!!! Ahahahahah!
Cara esses golzinhos são realmente bons, tenho um 96 branco com motor ap 2000 turbo intercooler, câmbio reto e diferencial blocante que na estrada é um canhão, sua estrutura está intacta, belo carro.
Na reta, vc quer dizer? Por que curva… Bem, tá aí o dono do socado e roda orbital que citaram abaixo kkk
Pois é, troca por “apezão 2000” na reta é um canhão mas esqueceu que tem que trocar junto o freio, a suspensão. Aí o carro vira um canhão desgovernado e sai matando gente por aí, como acontece aos montes.
todo mundo fala isso, mas depende mais do dono que do carro. Qualquer carro 2.0 que vc for reto na curva vai embora, a velocidade em curva é a mesma, o turbo apenas anda na reta. E o que precisa mesmo é freios, e isso é fácil de fazer hj em dia.
Existe carro 1.0 realmente bom, sobretudo aqui pra ladeiras de BH e do restante de MG?
Por favor, Gol 1000 decente? Acho que faltou o “in” antes…
Pra quem tem um Gol 1000 com motor Ford vale ressaltar que em necessidade de retífica pode-se colocar o jogo de pistão dos AE 1.6, entra perfeito sem precisar trocar biela, e o jogo de pistão do 1.6 é mais barato.
A maioria não precisa mudar carburação ou injeção, mas no caso que precise, basta trocar o bico injetor do 1.0 injeção FIC analógica de um bico pela mesma que equipava o AP 1.6 na época. A carburação é mais complicado, mas é raro precisar mudar, só em alguns pro causa das diferenças de um motor pra outro que são naturais. Basta colocar giclês 10% maiores, mas só um preparador pra fazer isso, cada vez mais raro de achar em caso de carburado.
O motor passa de 1.0 para 1.2, pouca diferença no torque, mas melhora o consumo na cidade, e piora na estrada.
Não tem coisa mais fácil que trocar gicleur de carburador.
pra qual glicê? não é só trocar por um 10% maior, me expressei mal, precisa acertar o motor dentro das diferenças de cada motor. COmo ninguém vai colocar em bancada e ficar o dia inteiro trocando e regulando até achar acerto perfeito, o que vai precisar é alguém com muita experiência pra acertar no ouvido e deixar econômico e potente. Faz anos que não conheço mais nenhum mecânico com essa capacidade. A maioria deixa gordinho, que fica liso, mas gastão.
Vc deve estar falando do motor CHT. Esse é realmente um motorzaço. Não dá problema nunca (exagero à parte…)
Pois é, foi sucesso de vendas e ninguem falava que seu motor era
Ford, o confiável CHT.
Até hj os motores da Ford são inquebráveis! O Rocam, tem até acionamento de comando de válvulas por corrente, para não precisar fazer troca de carreia. Meu pai tem até hj um Fiesta Rocam 2002 que só trocou velas aos 92.000km e trocou de frescura, ainda estavam razoáveis.
Até a Ford chamava o motor de AE na época da Autolatina, e não era o mesmo motor que o CHT, era uma evolução do CHT com o dobro de contrapesos no virabrequim e novos pistões. Vibrava bem menos que CHT.
se colocar pistão de CHT vai vibrar demais. Precisa ser jogo de pistão de AE 1.6, que é o CHT fase autolatina.
concordo com o amigo…tenho um gol CHT com 160.000 e só troquei as velas até hoje e alguns problemas com carburador …isso por culpa do Kassab,com essa controlar…….e olha que uso o quadradinho….constantemente…
FG, FG… eu si divirto com vc kkk. Para quem endeusa o Piquet, achar que motor CHT é digno de lembrança é até esperado. Que fase, amigo! E viva o Corsa Wind, o primeiro carro digno desse nome lançado pós-abertura do mercado nos anos 90.
KKKK
Eu si ou eu mi, você é músico?
Parece que você quis dizer “eu me”.
Aqui na minha cidade as “irmãs e/ou freras” possuem um golzinho 1000 cor café com leite, pensa num gol estado de zero.
Esse come poeira até de mobilete
kkkkkkkkk, sem duvida, aqui em BH tinha que mudar o itinerario senao nao subia as ladeiras, eta m… rda esses carros. Sem falar na posicao dos bancos e volante, todo torto e sem simetria, isso permanece ate hoje, podiam pegar umas aulinhas com a FIAT.
não conseguir subir ladeira é mais culpa de motorista que de motor, faz favor.
É um veículo 1.0. Não é um audi R8.
E a placa também segue a linha do tempo… “BNH…”!
Voto no Escort Hobby.