RÁDIO BLOG

SÃO PAULO (vai faltar Killepitsch) – O Fortuna Düsseldorf, terceiro colocado na Bundesliga 2, subiu hoje para a primeira divisão da Alemanha num embate com o Hertha Berlin, que ficou em 16° na série principal. Fiquei triste pelos berlinenses, mas o Hertha é assim, sobe e desce como a Lusa. Mas fiquei felicíssimo por meu amigo Dom Peter Von Wartburg, que mora num castelo em Düsseldorf e é torcedor fanático do Fortuna. Ele me mandou o clipe acima e a explicação: “Olha a banda de rock mais famosa da Alemanha, que é daqui. Die Toten Hosen (“as calças mortas” literalmente, mas é uma expressão pra falar que o cara é um mosca morta). Teve um ano que o Fortuna caiu pra quarta divisão e estava quase falido. Aí a banda começou a bancar o time até ele se recuperar”. Aqui tem o relato do jogo feito por Dom Peter.

Baita história, não? E rock da melhor qualidade. A Alemanha tem o futebol mais legal do mundo, com estádios lindos sempre lotados, todos com setores populares destinados aos torcedores mais fanáticos, bandeiras, faixas, cantoria, cerveja e salsicha. E as cidades se envolvem barbaramente com seus times, é um negócio muito sério.

Se tem algum país que o Brasil deveria tentar copiar no futebol é a Alemanha.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

U2 em alemão?

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Prefiro um bom e sólido Rammstein!!

Feuer Frei!

Felipe Goltz
Felipe Goltz
11 anos atrás

“Se tem algum país que o Brasil deveria tentar copiar no futebol é a Alemanha.”

>>> Não, imagina, Flavio. O Brasil é que o País do Futebol, segundo a imprensa esportiva nativa. Certa vez, juro que é verdade!, creio que em 2006 ou 2007, o narrador Galvão Bueno disse em uma transmissão que a seleção da Alemanha “joga algo parecido com futebol”. Para minha sorte, estava sentado, senão desabava. Pelamor, se um país tricampeão do mundo joga “algo parecido com futebol” é dose para matar elefante, leão, hiena, girafa e todo o Zoo de Berlim de uma vez!

Victor Schafhauser
Victor Schafhauser
11 anos atrás

Sensacional post,

Die Toten Hosen é uma grande banda mesmo, considerada a banda da Alemanha hoje, como disse caro colega acima, já teve seus dias de PUNK, do movimento esquerdista do fim dos anos 70 e decada de 80. Desde os anos 90 se “amoleceram” mas nunca perderam a ternura!

Bem no histórico deles com relação com ao futebol consta a composição de um grande sucesso popular na Copa de 2006 realizada na Alemanha. Algumas Copas tivemos Ricky Martin ou Shakira, lá tivemos Die Toten Hosen:
Weltmeister (campeão do mundo)
http://www.youtube.com/watch?v=chwxgxt7ZR0

Victor Schafhauser
Victor Schafhauser
Reply to  Victor Schafhauser
11 anos atrás

Conheça também outra torcida fanática da Alemanha: A do FC Köln que também passou por bons seus fundos do poço, mas a cidade de Colonia é simplesmente apaixonada pelo time que tem hoje um elenco bem interessante com Lucas Podolski, meia da seleção alemã, dentre seus jogadores.

A banda De Höhne compôs a música Viva Colonia em homenagem a cidade, mas virou um canto da torcidada do FC Köln:
http://www.youtube.com/watch?v=1MRWiMcEDkM&feature=fvst

O clipe foi feito por um fã, mas a música mixada com a torcida é uma versão oficial da banda.

peter von wartburg
Reply to  Victor Schafhauser
11 anos atrás

pra minha alegria dos meus súditos dusseldórficos o fc köln caiu direto pra segundona e o podolski se mandou bem antes para o arsenal. bando de cagoes…

Juliano
Juliano
11 anos atrás

Poderíamos copiar a Alemanha em quase tudo.
E viva o grande St. Pauli!!!

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Tem alguma coisa na Alemanha que não vale à pena copiar ?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

A Alemanha é realmente um Pais especial. Dificil de encontrar um povo que viva tão intensamente suas tradições. O futebol por lá é levado a sério… de tão sério virou uma paixão nacional com todo o envolvimento que voce mesmo mencionou.

Devemos copiá-los no futebol e não somente nesse aspecto.

Por aqui falta seriedade e paixão em quase tudo.

Imperador

bruno capu
bruno capu
11 anos atrás

e a bundesliga tem a melhor transmissão de futebol do mundo , as câmeras são mais “abertas” , parece que você está no estádio . Eu já até comentei isso com o Mauro Cezar no twitter e ele falou que é assim mesmo, o “padrão” de transmissão deles é diferente.

borduna
borduna
11 anos atrás

uau, há milênios não escutava essa banda. muito bom rever aqui, e de brinde um monte de dicas, outros clipes e outros drinques.
e a história desse time é contagiante, de quarta pra primeira, brilhantes, é meio que operístico.

Zé Graça
Zé Graça
11 anos atrás

Mas a pergunta que ninguém quer calar é: quem herdou a Fortuna do seu Dorf???

Carlos Castro
Carlos Castro
11 anos atrás

Há muito anos tentei comprar uma camisa do Fortuna na mesma cidade do Düsseldorf e não consegui!!! Todo por essa história do Die Toten Hosen de ter bancado à a equipe. A banda é muito popular na Argentina (sou de periferia de Bs As), gosto e daí o interesse pela camisa.

Pessoa na ciade me pergutavam por que queri a camissa dessa equipe e sempre respondia que a do Bayer compro na esquina da minha casa. Moro no Rio e quando volto para lá, levo para amigos camisa do América, Bangu, etc, nunca dos grandes.

Parabéns Fortuna, voltamos (?)

peter von wartburg
Reply to  Carlos Castro
11 anos atrás

jovem, me mande seu endereco por email que compro a camisa aqui e mando pra vc. meu email é [email protected].

e viva o fortuna!!!

Luiz Morais
Luiz Morais
11 anos atrás

Eu também gosto do fetebol alemão, vejo esquemas táticos bem diferentes como o do Schalke 04 e a eficiência dos jogadores. Sabadão minha torcida é pelo Bayern Münch.
Agora banda alemã sou mais o Rammstein, já gostei muito do Scorpions, mas hj o veneno já não é tão letal.

Mitrea Cocor
Mitrea Cocor
11 anos atrás

Flávio, não sei se você sabe ou se é mera coincidência, mas o Die Toten Hosen é tradicionalmente ligado a esquerda alemã e seus membros são comunistas.

Essa música por exemplo é sobre uma viagem dos membros da banda a Cuba e a vitória final que um dia chegará a todos os cantos do mundo:

Die Toten Hosen – Venceremos wir werden siegen
http://www.youtube.com/watch?v=fms5Y1zl3is

Saudações.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

bom dia Gomes e galera…

a Alemanha Sim e um pais que serve de exemplo…AMO dirigir sem limites de velocidade…suas estradas Perfeitas…com Castelos Medievais as margens…parecem um jardim florido no verao…o ambiente Alemao e bem diferente dos falidos PIGS do Sul Europeu…hahahahrssss nas ferias de julho ,se for comfirmado o Show do manerissimo…Tokio Hotel …em Berlim…estarei la…valeu.

edkaefer
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

Tokio Hotel? Was für eine Schaisse!!!!!!!!!

debage
debage
11 anos atrás

FG tenho acompanhado o Camp Alemão e o Ingles pelos mesmos motivos: estádios lotados, torcidas fanáticas e muita festa.
Não importa se o time esta mal colocado na tabela ou se é ruim, os torcedores comparecem. Sem falar nos tradicionais “escudos” bordados nas camisetas.
Um dos problemas no Brasil é falta de apôio aos times menores (apôio de federações e torcedores).
É só vc vistar qualquer capital do Norte/Nordeste que “chove” camisetas do Vasco, Flamengo, S Paulo, Curintia etc. É muita falta de respeito com seus clubes.
Liga na “Grobo” e só dá Flamengo e Curuntia, por isso que o RS é campeão do “paperviu”.

Dav
Dav
11 anos atrás

Considero o torcedor Brasileiro mais apaixonado por futebol,(torcedor nao torcida organizada)

Quando um destes vai ver seu time jogar as 22:00 horas volta para casa em onibus lotado ate a porta dorme as 01:00 da manha para acordar as 04:00 da manha para pegar onibus lotado de novo para trabalhar.

Alem disso:

Apanhar
Ficar em fila para entrar no estadio e la dentro no banheiro
Ficar sentado no concreto ou na chuva
Risco de ser assaltado na ida ou na volta
Risco de ter seu carro arrombado ou danificado

E mesmo assim vao ao estadio no meu caso nao vou pelos motivos acima,o que falta aqui e a organizaçao se organizar isso aqui vira a maior liga de futebol do mundo

Fabio
Fabio
Reply to  Dav
11 anos atrás

Menos,pachequinho,bem menos em relação à ultima frase.

Dav
Dav
Reply to  Fabio
11 anos atrás

Esse e o tipico pensamento a brasileira menos bem menos.

Nao somos capazes, nao chegamos aos pes de outros paises, melhor deixar como esta, nao temos capacidade para melhorar.

Equanto pensarmos assim os outros passam a nossa frente,em relaçao ao futebol o Brasil e o pais que mais exporta jogadores,(no ano passado foi mais de 1000) alem de ter um dos campeonatos nacionais mais competitivos.

Microempresário
Microempresário
Reply to  Dav
11 anos atrás

Se tivessem um mínimo de vontade e amor-próprio, diriam “Jogo às 10 da noite ninguém vai!!!”. Se ninguém, mas ninguém mesmo, fosse, as coisas mudariam.

A grande maioria dos brasileiros gosta é de reclamar na internet e no tuíter, mas fazer alguma coisa concreta, não.

Thiago C.A. Leal
11 anos atrás

Sensacional, FG! E Die Toten Hosen tem uma versão de “I’ll never walk alone” que é associada com o FC St. Pauli, o único clube de futebol kult/punk do mundo e único time de Hamburgo que não é cretino! =D E tem uma torcida FANÁTICA, mesmo sendo um time de segunda pra baixo. Esse ano nos mantivemos na zona de acesso da 2. Bundesliga mas acabamos desandando no final.

Aqui uma versão ao vivo de arrepiar:
http://www.youtube.com/watch?v=ASWf-Or5Nm8

Miguel Direito
Miguel Direito
11 anos atrás

Totalmente de acordo. Estádios sempre cheios, com bilhetes de cerca de 20 euros, em média. O fortuna está na segunda divisão e o estádio tem sempre 50.000 pessoas, com lugar marcado. Por exemplo, o Borusia Dortmund tem sempre o estádio lotado, desde a segunda guerra mundial…90.000 pessoas!

AS
AS
11 anos atrás

Brasil não é o país do futebol… é o país da novela. É uma novela pra estacionar, uma novela pra chegar ao trabalho, as novelas da Globo, novela pra isso, novela pra aquilo . É o que eu falo aqui pra todo mundo por aqui… hehehe

Antonius
Antonius
11 anos atrás

Die Toten Rosen?

Carácoles!!!!! Pensei que só eu curtia o baguio?!?!

Gosto dessa: http://www.youtube.com/watch?v=5X-yqPhItr8 ,………………………tá no GH3.

Galera tem bom gosto.

jaison
jaison
11 anos atrás

Linda historia futebol+Rock de verdade=alegria e prazer

PC Crusca
PC Crusca
11 anos atrás

É só tentar ir a um estádio no Brasil e ver o quanto o povo aqui “gosta” de futebol…

Tenho vontade de conhecer a Alemanha. Melhor futebol, melhor cerveja, e grandes bandas de Rock e Heavy Metal: Scorpions, Accept, Sodom, Primal Fear, Gamma Ray, etc…

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
11 anos atrás

Putz!
Eu e Seninha erramos…

Fernando Melo
Fernando Melo
11 anos atrás

Muito legal, a música e o vídeo!
Curti o nome do time, Fortuna.

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
11 anos atrás

Flávio Gomes,
P*rra, como fa”ss”o pra mandar este post pro meu afilhado, krajo? Me ajuda aí…

Dav
Dav
Reply to  Roberto Zuquim
11 anos atrás

Oi

No fim do texto tem um botao chamado SHARE coloque a seta do mouse em cima e abrira as opçoes de compartilhamento ai e so escolher EMAIL e preencher

Thiago
Thiago
11 anos atrás

Bundesliga, em termos de torcida, festa, e identificação do torcedor com o clube, da de pau em qualquer liga do mundo. Um campeonato com 98% de média de ocupação dos estádios é uma coisa magnífica. Até os times que estão em décimo, que não vão cair nem ir pra nenhuma competição européia lota o estado, e todo mundo tomando cerveja e agitando bandeira. Coisa linda.

Pedro Pessoa
Pedro Pessoa
11 anos atrás

Festa em dusseldrof!! Aposto que meu xará pedro vai tomar umas lá! F95 !!!!

peter von wartburg
Reply to  Pedro Pessoa
11 anos atrás

fala xará, vou tomar todas hj pq amanha é feriado. engracado que tenho um amigo aqui chamado luis pessoa, do rio. é parente seu?! ou vc é irmao dele?!

escrevi um post sobre o jogo no meu blog: http://www.trutaphotos.blogspot.com

Luis Pessoa
Luis Pessoa
Reply to  peter von wartburg
11 anos atrás

Hahaha. Peter, vc é muito doido….

Fortuna é de primeira…

Fabio Pedroso
Fabio Pedroso
11 anos atrás

Flavio, falando em musica, fui no show do kraftwerk, você conhece? Tem uma musica chamada que passou no telão em 3d, ficou incrível as imagens do fusca antigo e da Mercedes. Muito bom. Os caras do kraftwerk também sao de Dusseldorf e começaram ainda nos anos 60.

Gabriel Araújo
11 anos atrás

Assistir um jogo de futebol na Alemanha é fantástico. Como alguns sabem, ganhei a promoção da Allianz e da ESPN para ver Bayern de Munique x Borussia Dortmund no Allianz Arena com tudo pago. É uma experiência indescritível. Comemos pretzel e salsichões de graça e até conhecemos um jogador do Bayern, Tymoschuk. O estádio é maravilhoso e a torcida, idem. Ficamos na quarta fileira, beira do campo. Foi sensacional. No intervalo me deram um negócio que eu nem sei o que é. Acho que é vinho, nem podia tomar, mas tomei porque era quentinho e estava muito frio, e derramei tudo na minha roupa. Sorte que limpou, mas isso é o de menos. “É mara”, já diria o outro. Se algum dia tiver oportunidade, vá ao estádio alemão. Inesquecível.

peter von wartburg
Reply to  Gabriel Araújo
11 anos atrás

gabriel, esse vinho quente que vc tomou se chama Glühwein. é tipo um quentao das festas juninas servido apenas no inverno. e com amaretto, rum ou calvados fica melhor ainda.

escrevi um post sobre o jogo no meu blog: http://www.trutaphotos.blogspot.com

Gabriel Araújo
Reply to  peter von wartburg
11 anos atrás

Boa, curti saber o que era. Gostei de tomar, principalmente por ser bem quente, já que estava um frio danado no Allianz Arena. Foi o que arrumei lá, é bom. Glühwein. Guardarei este nome! Abs, o post ficou muito bom,

Rafael Camargo
Rafael Camargo
11 anos atrás

Concordo plenamente. Nunca concordei que o Brasil seja o pais do futebol, que não há torcedores mais apaixonados pelo futebol do que o brasileiro e essa balela toda. Quem conhece o futebol alemão ou o italiano ou o inglês, sabe que esses sim são verdadeiros apaixonados pelo futebol.