MENU

sábado, 28 de julho de 2012 - 13:17F-1

BUDAS & PESTES (3)

SÃO PAULO (Sarah linda, Kitadai lindo!) – Como falar de um treino de F-1 num dia em que o judô brasileiro emociona tanto? Um menino e uma menina do Bolsa Atleta, uma do Piauí, outro de São Paulo, um ouro, o primeiro no judô feminino, o primeiro ouro do judô desde 1992, sem holofotes, sem frescuras, sem afetação, só trabalho, treino e dedicação.

Esporte é demais. Queria estar em Londres. Nunca vou me esquecer de Pequim. Nunca me esqueceria de Londres, também. Mas não se pode ter tudo, paciência.

Bom, na Hungria foi o seguinte. Sol e calor, Hamilton debulhando desde o começo, grande favorito à vitória. Fez a pole com sobras, 0s413 sobre Grosjean, a surpresa em segundo. Foi a 22ª pole de sua carreira. Isso alguns dias depois de levar dez meninas para um quarto de hotel para uma suruba de respeito. Muito ídolo. E foi a 150ª pole da história da McLaren.

Vettel larga em terceiro, com Button em quarto. Dois carros da McLaren nas duas primeiras filas, é óbvio que os prateados reagiram. Seria muito bom para o campeonato uma vitória de Lewis. E um azar de Alonso também ajudaria, porque aí o inglês se animaria nesta segunda metade do campeonato. Ele ficou muito para trás nos pontos depois do Canadá, de onde saiu líder. Agora, está 62 pontos atrás. Quem sabe o jogo pode virar? Acho difícil, mas sei lá.

Quem não anda bem das pernas é a Red Bull, muito irregular neste ano. Webber, o vice-líder, não passou do Q2. Larga em 11°. “Não sei o que aconteceu, não entendemos nada, estamos no escuro, a vida é um mistério, há enigmas por todos os lados, a compreensão é frágil, de onde viemos, para onde vamos?”, declarou o australiano. Mesmo Tiãozinho, bem no grid, foi mal no cronômetro. Levou 0s463 de Hamilton.

Bem, sigamos. Raikkonen em quinto e Alonso em sexto. Kimi decepcionou. A Lotus precisa melhorar em classificação. OK, Grosjean foi segundo, mas ele faz muita bobagem em largadas, não dá para confiar demais. O finlandês, esse sim é confiável. Completou todas as voltas da temporada até agora. 100%. Não bateu, não quebrou, não pisou fora da linha. Mas precisa largar mais para a frente, para sonhar com aqueles troféus mais bonitos que a gente recebe quando ganha uma corrida. Alonso vai para somar pontinhos e seguir na sua caminhada rumo ao título. Não deve ter grandes pretensões de vitória. A Ferrari está bem, mas não exuberante em Budapeste.

Quarta fila com Massa e Maldonado. Felipe tem sido consistente neste fim de semana. Precisa pontuar de qualquer jeito. Pastor não surpreendeu, é um piloto rápido em classificações, mas tem de parar de bater nos outros em corrida. Mais um que precisa desesperadamente de pontos, para não ficar a impressão de que foi andorinha de um verão só. Adaptei o ditado.

E fechando os dez primeiros, Senna-sobrinho em nono e Hülkenberg em décimo. Foi a primeira vez que Bruno passou ao Q3 no ano, e foi com estilo, com uma volta dificílima no fim do Q2, a segunda dos pneus macios. Mais um que tem de fugir de encrenca na primeira volta.

O Q2, aliás, foi a melhor parte do treino, com apenas 0s8 separando o primeiro do 14°. Além de Webber, dançaram Di Resta, Rosberguinho, Pérez, Kobayashi, Vergne e Schumacher. Péssimo sábado da Mercedes e da Sauber, pois. Vexame total. E no Q1, ficaram os seis nanicos e Ricciardo, de uma Toro Rosso cada vez mais perto de voltar a ser nanica do que de se tornar média para valer.

Ganha Hamilton e pronto. Agora vamos voltar a Londres, que está mais interessante.

53 comentários

  1. John McClane disse:

    Ontem reclamaram que a moca do judô não demonstrou emoção durante o hino nacional. Quer saber? Se ela tiver mandado o Brasil à merda na hora do hino, terá sido com toda a razão. Ela se matou durante anos de treinamento pesado, provavelmente sem apoio algum de quem quer que seja da mídia, de governantes ou dos imbecis dirigentes do esporte. Bolsa-atleta de 1 salário mínimo + 1 kimono, se tanto, para uma atleta que vive disso é ridículo. Parabéns, Sarah, você sabe o quanto lutou pra chegar aí e vencer. Fatalmente, algum babaca do COB vai querer aparecer agora. Mande-o tomar naquele lugar. Você é uma vencedora, o Brasil não. Lamento, Flavio e demais, mas queria expressar isso. E 2016, vish… Sim, teremos passistas, Ivete Sangalo e/ou Claudia Leite, o Nuzman espezinhando o resto do país e Huck e Zeca Camargo como MCs da abertura, com Tiago Leifert junto. Espero estar em Bali ou Fiji, pra nem ouvir falar.

    • John McClane disse:

      P.S.: O COB deu pra ela, após a final, um pedaço de bolo e um prato de brigadeiros. Esse é o COB que vai fazer uma Olimpíada aqui.

    • Flavio Gomes disse:

      Não fala merda, ela tem bolsa-atleta desde 2006, é resultado de uma política de esporte que, bem ou mal, de vez em quando dá resultado.

      • John McClane disse:

        Só que é pouco, os atletas merecem muito mais incentivo por parte das autoridades. Quis dizer apenas isso, que muito mais talentos poderiam surgir se houvesse mais apoio e planejamento estatal.

      • John McClane disse:

        O neto do Emerson precisa de incentivo fiscal pra disputar corrida nos EUA? O pessoal da ginástica, queridinho da mídia e que tem incentivo há muitos anos, está disputando a segunda ou terceira Olimpíada e ganhou o quê? Não sou contra o Bolsa-Atleta ou outra ação estatal nesse sentido, pelo contrário. Apenas acho que os recursos poderiam ser melhor direcionados pra que surgissesm mais atletas capazes de dar resultados.

      • gera disse:

        Concordo plenamente.

    • Primeiro: o maior bem que um atleta representando o Brasil pode ter é o respeito de seu povo; é assim, aliás, que os profissionais olímpicos garantem patrocínio em todos os níveis.

      Assim, dar uma de Piquet, dizendo “o título é meu, f…-se o Brasil”, é um tremendo tiro no pé, até porque o capitalismo é assim, exploram a imagem da pessoa e o “falso patriotismo” em troca de dinheiro; e o esporte olímpico tem a ver com exemplos, muito mais do que o automobilismo.

      Quanto à abertura de 2016, sinto muito te desapontar, mas a gente pode fazer melhor do que o samba-do-crioulo-politicamente-correto de Londres, sim; basta não querer inventar demais a roda que a NOSSA Olimpíada será um sucesso.

  2. JP disse:

    Parabéns pra garota Sarah! Gostei até mesmo do fato dela não ter chorado na hora do nosso hino. Isso mostra que ela é bastante compenetrada e que não vai se contentar com esse ouro. Vai querer mais. Cansa essa história de brasileiro choramingando nos pódios.
    Dizem que criticara o Rodrigo Pessoa, porta-bandeira na entrada da delegação, por ele não ter mostrado “entusiasmo”. Porra! Parece que brasileiro só é brasileiro quado rebola, mostra sorriso forçado e canta axé! Desde quando?

  3. guest disse:

    Fui acordado de madrugada por um estranho telefonema: um certo Gola Profonda queria falar com o Gomes. Não adiantou nada dizer não há nenhum Gomes aqui, pois ele insistiu, dizendo que perdera seu número de telefone e tinha importantes informações obtidas com uma garota que ele conheceu em Peste, íntima dos bastidores da F1 e também conhecida por Gola Profonda (cuja razão ele soube após ficar com a carteira vazia, a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo…). Vamos às informações:

    – Maldonado: irá para a Ferrari, após uma sondagem da escuderia que se surpreendeu com a vontade dele na transferência (e aceitando de bom grado os dólares bolivarianos);

    – Massa: deixa a Ferrari, sem perspectivas noutras equipes. Como reconhecimento, a Ferrari dar-lhe-á um novo Uno Vivace e um CD do “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tchá”;

    – Bottas: na Williams, no lugar de Maldonado;

    – Senna: sentindo-se humilhado, deixa a Williams, dependendo do patrocínio do Mr. X para tentar uma vaga, provavelmente na Sauber;

    – Perez: inviabilizada sua ida para a Ferrari, por excesso de exigências de seu empresário e de resistência interna na Ferrari (onde alguns o chamam de “versão piorada do Alesi”), e achando que seu ciclo na Sauber já acabou, de onde sairá de qualquer maneira, fica na expectativa de uma improvável saída de Hamilton da McLaren, tendo como última opção um posto na Toro Rosso para, futuramente, esperar algo na Red Bull.

  4. Jeguinho disse:

    Será que eu entendi direto o Q3 do Vettel? Ele fez um tempo bom e antes de fechar o treino parou o carro alí onde é reservado aos três primeiros pq sabia que o tempo lhe daria essa condição. Se foi isso, a Red Bull é espetacular em prever o tempo dos demais. Acertou em cheio no Q1 com Vettel e Weber, deixando os dois nos boxes e, P16 e P15. No Q2 pediu pro Webber voltar e baixar o tempo por que o tempo dele não dava ( e não deu mesmo), isso qdo ele estava entre os 4 primeiros e o Q2 quse no fim e no Q3 o Vettel para antes de terminar o treino em P2 e tem certeza que vai entre os 3 primeiros….. Nada mal heim….

  5. ags disse:

    (1) Ham
    (2) Groj
    (3) Alo
    (4) Vet
    (5) Kimi
    (6) Mal
    (7) Kob
    (8) But
    (9) Web
    (10) Pez
    …….

  6. Carlos Trivellato disse:

    Puxa, Flávio, hoje eu estava lembrando de sua participação na China, como o tempo voou! Não te convocaram para Londres?
    Bem, acho que Gola Profonda deve ter enfiado a língua no bolso ultimamente, mas meu palpite é de que Alonso fatura a posição de largada amanhã, “niente più”.

  7. Boa noite,
    Peço que verifiquem o site, sempre acessei digitando somente http://grandepremio.com.br porém agora é necessário digitar o www. inclusive achei que estava fora do ar, claro que não custa nada colocar o www, porém ja tinha gravado no celular o no computador do serviço sem e fiquei sem acessar 3 dias rsrsrs.

    Abaços

  8. Marcos Coletta disse:

    Boa tarde Flavio! O que você acha desta prova? https://www.facebook.com/6HorasDeSaoPaulo
    Você acha que vale a pena comprar os ingressos? Vi no face do Emerson Fittipaldi.Vão começar a vender dia 31. Um abraço!

  9. thiago disse:

    Essa primeira fila promete

  10. Wellington disse:

    E esse cabelo do vettel a lá David beckham???? Hahahaha

  11. Mauricio disse:

    Parece que a história do mapeamento do motor afetou mesmo a Red Bull, numa pista caracterizada pelo freia-acelera.
    E o Massa sempre se deu bem com essa pista. Assim é: quando se dá bem, fica perto do Alonso, quando se dá mal…. bom, deixa pra lá.

  12. ALEX B. disse:

    Love is beautiful and Gomov ‘s in love!!!! F1, F1? Onde???

  13. Frederico Dantas disse:

    De pleno acordo. Londres está bem mais interessante.

  14. Luis Nunez disse:

    Uma pena voce não ter ido fazer a cobertura das Olimpiadas em Londres. A de pequim acompanhei aqui pelo seu blog e sem dúvida nenhuma foi muito interessante.

  15. rubim disse:

    tomara que a red bull mantenha o rendimento depois do problema com o mapeamento dos motores, porque se não o Alonso vai levar o caneco pra casa bem mais cedo. amanhã vai dar Lotus com Grojean, essa vitoria da Lotus ta batendo na trave faz tempo… e quanto a Sarah parabéns, pena que no Brasil essas vitorias só tem valor no momento, moro perto do centro de treinamento dela aqui em Teresina, teve gritos, pulos e foguetório, na hora de apoiar financeiramente ninguém lembra…

  16. Thiago Gomes disse:

    Por enquanto Flavio, tenho todos os selos que você postou.

    Vou voltar a mexer na minha coleção.

  17. aldo gomes disse:

    Esse marcelo é muito mala, fez essa mesma análise, sem sentido, no blog do fabio seixas.

  18. Timming f1 disse:

    Acho que da Lotus fácil amanha. A Mclaren ta voando e tem um carro todo novo, mas em corridas o Lewis eh outro afobado que nao merece que ponhamos as mãos no fogo por ele.

    1- RAI 2- VET 3- GRO 4- HAM 5- BUT 6- ALO 7- SEN 8- WEB 9- PER 10- KOB.

    • junior disse:

      Ou o Hamilton ganha…ou bate…essa é a minha aposta. Não tem essa de chegar em quarto lugar não. Outra coisa… se o Hamilton é afobado o Grosjean seria o que? Não chega em terceiro nem a pau.

      1-HAM – ALO – RAI – BUT – VET – MAL – WEB – SEN – PER – KOBA

  19. Zil disse:

    Gostei desse grid, Hamilton está muito rápido, se não fizer besteira na largada, tipo querer fechar a porta do Seb, pode sair vencedor. Difícil vai ser aturar o Luiz Roberto dando informações erradas a todo instante. Hoje ele falou do placar Alonso x Massa, 10 X 0(palmas pra ele); coisa que GB evita a todo custo, rsrs. E o Flip… sempre atrás do alonso, vai ajudá-lo como?

  20. Luiz Oliveira disse:

    Bom sanduiche de possível pancadaria…….Massa, Maldonado e o sobrinho……

  21. Roberto disse:

    E têm mais. Segunda medalha de ouro no feminino individual. E para alegria de nossos governantes o Brasil está em primeiro no quadro de medalhas, seguido pela China e Coréia do Sul.

  22. Costa disse:

    Gostei da rainha conferindo as unhas enquanto a delegação britânica desfilava. Faltou Elton John para cantar também. Não se preocupem, esses citados por FG (esqueceu a Xuxa) estarão todos no devido ostracismo e os lixos serão outros, talvez piores.

  23. Marcelo disse:

    Sobrinho foi ao Q3 muito graças ao dia ruim dos pilotos da Mercedes, Sauber, Webber e Di Resta. Bruno enfim consegue um Q3, mas no “cronometro” não convenceu tomou 0.404 do Maldonado, e já virou rotina no grid! O carro da Williams pra meio do pelotão continua muito bom, era para estar brigando com a Sauber(80 pontos) pelo sexto lugar no mundial, imagina a pressão em cima dos pilotos da Williams. Vamos ver se Bruno não se “enrosca” com alguém durante a corrida, ele é fraco nas primeiras voltas e geralmente não sabe andar no top-10, quando consegue acaba em acidente, foi assim com Schumacher(ESP), Kobayashi(EUR) e Grosjean(ESP-enrosco,ALE-batida). Falam muito dos erros de Maldonado, mas o sobrinho também erra uma barbaridade, só de “enroscos” e acidentes foram:AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1) e ALE(1), fora as pixotadas em treinos.

    Maldonado vs Bruno em classificação:

    1)Austrália-Q2
    Maldonado-1:26.206
    B.Senna-1:26.663
    Diferença:0.457
    Grid
    08º-Maldonado
    14º-B.Senna

    2)Malásia-Q2
    Maldonado-1:37.589
    B.Senna-1:37.841
    Diferença:0.252
    Grid
    11º-Maldonado
    13º-B.Senna

    3)China-Q2
    Maldonado-1:36.283
    B.Senna-1:36.289
    Diferença:0.006
    Grid
    13º-Maldonado
    14º-B.Senna

    4)Bahrein
    B.Senna-1:34.017
    Maldonado-Sem tempo
    Diferença:———
    Grid
    15º-B.Senna
    21º-Maldonado
    *Maldonado foi para o Q2 mas ficou sem fazer tempo(sorte de Bruno), também foi punido com a perda de 5 posições no grid por ter trocado sua caixa de câmbio.

    5)Espanha-Q1
    Maldonado-1:23.380
    B.Senna-1:24.981
    Diferença:1.601
    Grid
    01º-Maldonado
    17º-B.Senna

    6)Mônaco-Q2
    Maldonado-1:15.026
    B.Senna-1:15.709
    Diferença:0.683
    Grid
    13º-B.Senna
    24º-Maldonado
    *Maldonado conseguiu o 9º lugar no Q3, mas foi penalizado com 15 posições, no grid por causar uma colisão com Pérez(treinos-livres), mais troca de câmbio. Novamente Bruno dependeu de azar do companheiro para largar a frente.

    7)Canadá-Q2
    B.Senna-1:15.170
    Maldonado-1:15.231
    Diferença:0.61
    Grid
    16º-B.Senna
    17º-Maldonado
    *Pastor vinha pra fazer tempo para entrar no Q3, mas bateu no muros dos campeões, outra sorte de Bruno senão seria outra “lavada” do companheiro.

    8)Europa-Q2
    Maldonado-1:38.570
    B.Senna-1:39.207
    Diferença:0.637
    Grid
    03º-Maldonado
    14º-B.Senna

    9)Inglaterra-Q2
    Maldonado-1:56.802
    B.Senna-1:57.426
    Diferença:0.624
    Grid
    07º-Maldonado
    13º-B.Senna

    10)Alemanha-Q2
    Maldonado-1:38.731
    B.Senna-1:40.752
    Diferença:2.021
    Grid
    05º-Maldonado
    14º-B.Senna

    11)Hungria-Q3
    Maldonado-1:21.939
    B.Senna-1:22.343
    Diferença:0.404
    Grid
    08ºMaldonado
    09ºB.Senna

    Batalha de Grid(e Q3), Bruno não tem mais como igualar Maldonado. Isso Galvão, R.Leme e Globo nunca comentam, preferem destacar somente a batalha na Mercedes pra cutucar o Schumacher, mas esquecem da péssima temporada de Massa na Ferrari. Classificação esta Alonso 11 x 0 Massa, em corridas esta Alonso 10 x 0 Massa.

    Desempenho de Bruno e Maldonado, após 11 classificações e 10 provas:

    Batalha de Grid:
    Maldonado 8×3 Bruno

    Batalha pelo Q3:
    Maldonado 7×1 Bruno

    Vitórias:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Poles:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Pódios:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Colocação no Mundial:
    10º-Maldonado, 29 pontos
    16º-Bruno, 18 pontos

    • Timming f1 disse:

      Marcelo, vc faz bem analisando friamente os números. Mas esquece de um critério importante: Corridas nos pontos: MAL – 02 x 05 – SEN.

      Acho tb que há uma clara prioridade na Willians pelo Maldonado (ate pelos $$$$ da PDVS). E Bruno sequer tem direito aos treinos livres integrais.

    • Erick Breder disse:

      Bruno tomou 0s4 pro Maldonado, porque errou no Q3, e fez sua volta com os pneus não mais 100% (a volta melhor, vem na 1ª)

      Mas olhando pro conjunto da obra, e observando o fim de semana, já é uma melhora e tanto, pois Bruno andou forte em todos os treinos.

      E ele mesmo declarou, que finalmente acharam o acerto no carro, mais no seu estilo de pilotagem. Principalmente para volta mais rápida. Ele chegou a dizer, que sentiu uma melhora grande na parte da frente do carro. Não explicou direito. Eu não sou piloto, mas a leitura que fiz disso, é que o carro ficou mais fácil de guiar, ficou melhor para “forçar numa curva” por exemplo, tá respondendo melhor, possibilitando um controle maior dentro das curvas, coisas do tipo.

      Ou seja, é um ponto interessante. Pois ele tem um treino a menos para fazer. E geralmente o primeiro treino dele na sexta (2º do resto), ele ainda tava pegando a mão do carro. Neste final de semana, ele já conseguiu tacar uma volta rápida e no final ficar em 4º no treino.

      E isso é fundamental. Se enfim encontraram um tipo de acerto onde ele se sinta melhor com o carro. Será muito bom pra ele no restante do campeonato. Até porque vai possibilitar que ele ande rápido desde o seu primeiro treino, e procure tirar o máximo do mesmo na classificação.

      Em outras provas, ficavam sempre ali em 12º.. 13º.. 15º nos treinos. E o cara não vai chegar na classificação e achar 1 segundo do nada. Até porque nesse campeonato tão equilibrado, achar 1 segundo é coisa fora de cogitação.

      Acho que por ter eliminado uma Red Bull, as duas mercedes e as saubers, o resultado foi muito bom.

    • Roberto Mota disse:

      Você perde seu tempo,escreve isso tudo só pra falar mal do Bruno?
      Caramba,meu…

    • Marcello disse:

      Meu, vc tem um problema, não pode ser normal ser tão mala. Faz um blog, porra, é até falta de educação essa “malice” em blog dos outros.

    • John McClane disse:

      PQP, você é um dos caras mais repetitivos que já vi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *