DAS SALSICHA (4)

SÃO PAULO (ridículo) – Puniram Vettel com 20 segundos no seu tempo total de corrida. Caiu de segundo para quinto. Button assume o segundo, Raikkonen vai para terceiro e Kobayashi fica em quarto.

Patética a punição. A F-1 tem se especializado em reprimir a boa pilotagem. Vettel não fez nada demais. Button espalhou na saída do grampo, ele foi para a área de escape, que tem aderência e permite certa tração, e acelerou. Acelerou, tracionou, passou. Qual o problema? Ele só foi parar na área de escape porque Button o jogou lá. Não foi uma opção. Era aquilo, ou bater.

Das punições mais idiotas de todos os tempos, essa aí. Aqui está a ultrapassagem. Se alguém viu algo de errado nela, por favor me diga o que foi. E antes que os arautos da legalidade (e tem tantos, na nossa jovem imprensa…) venham com o papo de que “passar por fora da pista não pode”, revejam Massa x Kubica em 2007, por exemplo, ou TODAS as largadas de Spa desde 1920. E tem Schumacher sobre Trulli na mesma curva em 2003 (achado do Capelli). Portanto, guardem os discursinhos legalistas para vocês. Aliás, me espanto com essa nova geração de jornalistas cagadores de regras. Eles se acham o máximo porque são capazes de encontrar o regulamento da F-1 na internet (oh) e de lê-lo, com seu inglês de CCAA ou do tradutor do Google.

Falta vida a essa molecada.

Depois refaço as contas da classificação. Só sei que foi ótimo para Alonso, que vê Sebastian ainda mais longe nos pontos. Para mim, o alemão é a única ameaça ao tri do espanhol. Não confio em Webber, embora ele continue na vice-liderança.

ATUALIZANDO…

Vettel deu suas explicações. Disse que Button estava por dentro e ele não sabia direito onde estava o inglês. “Resolvi dar espaço para ele e fui para a parte de fora da pista, onde tem a pintura, escorregadia, e consegui ficar à frente e passar. Minha única intenção foi não bater e dar espaço a ele. Respeito Jenson e não quis trapacear. Foi bom ir ao pódio na minha corrida de casa, mas tenho de respeitar a decisão dos comissários”, falou.

Bem, se Vettel não vai reclamar, não serei e a fazê-lo. Foda-se. Fodam-se todos.

Comentários

  • Fico imaginado se essas regras idiotas e imbecis, tivessem sido aplicadas a um tal de Gilles Villeneuve, que voava sem aerofolios e todos aplaudim, mas hoje coibem um ultrapassagem legal sim, por que não? Deixemos de ser hipocritas, o mesmo Alonso que muitos defedem, ja simulou entrar nos boxes mais cedo pra ganhar uma corrida com a ajuda de Nesinho Piquet, isso para não mencionar o GP de Monza do ano passado quando o mesmo espanhol literalmente joga o Alemão pra fora da pista não dando chance e pondo em risco de um acidende muito serio, mas o jeovem Vettel muito abilidoso que é obrigado a ir pra fora da pista, mesmo assim consegue a ultrapassgem. Flavio Gomes você é o cara, fora esses jovem idiotas que julgam entender algo de F-1, Sua analise de corrida é simplesmente perfeita e imparcial, continue assim.

    Meu parabens
    Marcelo

  • Meu deus, parece obvio demais. Se a regra diz que não pode, não pode. É muito simples NÃO PODE.
    É mais uma regra idiota? É.
    Quem fez a merda da regra?
    Esse tipo de regra é discutida também com os pilotos, e só é adotada porque todos concordam. Então qual é problema?
    Em 1920 isso não existia, agora existe. Na década de 80 isso não existia, agora existe.
    É bem por aí: fodam se todos o negócio é o negócio e ponto final.

  • A verdade é única desde que schumi saiu da Ferrari ela nao ganha nada e esse ano querem dar o título a eles a qualquer custo. É igual da a libertadores ao corinthians e acopa do Brasil a palmeiras p terminarem os estádios

    • Você desse ser muito doente, tiozão! E provavelmente um bambi desesperado. Aí, mais favorecida que a McLaren foi em 2007 equipe nenhuma nunca vai ser. E a libertadores foi roubada pro Corinthians, assim como o mundial também vai ser, certo? Afinal o Corinthians é o time mais rico e mais influente do mundo, fala aí!!! Chora bambi, chora na caminha que é lugar quente. Mania de perseguição e conspiração é sintoma de derrotado, porquê quem perde conta história.

  • TEM MUITO DISCURSO MORALISTA AI CORRIDA E PRA GANHAR E RESPEITAR MAS TEM QUE TER UM POUCO DE ADRENALINA C O BUTON FOSSE MUITO BOM O VETELL NÃO PASSAVA NA AREA PINTADA PILOTO MESMO PUNHA O VETELL LONGE DALI

  • A punição aplicada em vettel foi correta, quem entende as regras da formula 1 sabe disso.
    Quando o piloto coloca as duas rodas fora da pista para ultrapassar tudo bem , mais quando coloca o carro inteiro não pode, tanto não pode que ninguém da equipe red bull fez nada contra a punição. vamos fazer uma observação, se naquele lugar fosse grama além de asfalto eu queria veer se o vettel não iria frear e voltar para trás do button. Valeu Galera!

  • vcs. ainda não entenderam q estão tentando prejudicar a RBR, ja algum tempo (lembram dos difusores) agora tentaram incriminar acusando de algum composto eletronico, não conseguiram, mas enfim conseguiram tirar alguns pontos da equipe que deu banho em 2011 e ainda ameaçam as grandes da F1.

  • Boa tarde, o que ficou definido no Briefing dos pilotos? pode passar por fora na área de escape? Vejo que puniram com base no que ficou definido no briefing antes da corrida.

    Mas sinceramente o Button poderia ter jogado ele na arquibancada que ele passaria de qualquer forma.

    Na boa perdeu, perdeu

  • Todos os pilotos utilizam a pista e mais um pouco o tempo inteiro. Devolver posição, só em chicanes, onde atalhar é levar vantagem. Se a trajetória de Vettel fosse a melhor, todos os pilotos a utilizariam o tempo inteiro. O Alonso sempre passava para lá da zebra em uma curva, pois esta era a melhor trajetória e não foi punido. Fez isso em todas as voltas.

  • A regra existe e vale pra todos, Vettel tirou vantagem SIM quando foi fora da pista, sem dizer que ele tinha espaco de sobra e nao precisava ter saido da pista.
    Gostaria de ver se naquela area onde ele saiu da pista tivesse um muro ou areia, iria ele usar a mesma manobra?

  • Quem não se lembra de uma punição igualmente estranha imputada ao Hamilton em Spa, quando ultrapassou o Raikkonen? Acho que foi em 2009… Provavelmente a justificativa foi a mesma, a de “não usar a pista para ultrapassar”.

  • Não entendo como alguém acha normal ultrapassar por fora da pista. E Button não deu espaço pra ele ultrapassar, mas deu espaço pra recolher. Da pra ver isso claramente na visão aérea. Se não dá pra ultrapassar, tira-se o pé e recolhe para tentar ultrapassar novamente. É ASSIM que se faz em corridas.

    Poderiam deixar de ser “bairristas”, e aceitar quando o piloto “queridinho” faz alguma merda.

    Daqui a pouco vão gostar da idéia dos ATALHOS pela pista. Pois foi disso que o sr.Vettel se aproveitou.

    • O PROBLEMA E QUE HJ EXISTEM REGRAS DEMAIS AS CORRIDAS ESTÃO PERDENDO A SUA REAL IDEIA DE QUEM TEM MAIS BRAÇO E SANGUE FRIO NÃO SOU PUXA SACO DO VETELL E SIM GOSTO DE CORRIDAS E NELAS SE TEM O MINIMO DE ESPAÇO OS CARA TEM QUE IR ACHAR DO BUTON QUE É MEIO LERDO DAQUI A POUCO PELO Q VEJO OS PILOTOS SÓ VÃO PODER PASSAR EM FAIXAS PONTILHADAS COMO NAS ESTRADAS ABSURDO ISSO

  • Bom, vamos ao regulamento 2012:
    20.2 Drivers must use the track at all times. For the avoidance of doubt the white lines defining the track edges are considered to be part of the track but the kerbs are not.
    A driver will be judged to have left the track if no part of the car remains in contact with the track.
    Should a car leave the track the driver may rejoin, however, this may only be done when it is safe to do so and without gaining any advantage.

    Portanto, a ultrapassagem está em desconformidade com as regras e por isso Vettel foi punido.
    Simples assim…

      • Norson, não fui eu que escrevi o regulamento… Mas eles usaram o mesmo critério para punir Maldonado em Valencia, quando ele bateu no Hamilton no fim da corrida, lembra…?
        Não vou aqui dizer que não gostei da manobra do alemão, agora acho que o protesto do Button pelo rádio foi legal e está de acordo com as regras… simples assim…
        Por isso acho que às vezes o FG vacila nessa postura de torcedor… Obviamente não tenho nada contra a um jornalista expressar a sua opinião, agora, coloca todo o cenário na matéria… (regras, decisão dos comissários…) isso enriquece o texto…

    • Eu assino um simulador online de automobilismo (iRacing), onde as regras são aplicadas automaticamente pelo computador.
      No dia em que o automobilismo do mundo real for como o simulacro, nunca mais assisto.

  • Mudando de assunto de fio para pavio; O Massa sumiu de vez. Nada tenho contra ele, acho que foi um ótimo piloto enquanto podia. Hoje, não dá mais.

    Sinto no ar que no máximo até o fim dessas férias de verão irão anunciar que Kobayashi ou muito provavelmente Perez assinou com a Ferrari para correr ano que vem ao lado de Alonso.

    Parece loucura, mas tem chance.

    Colocar dois campeões dentro de uma equipe estruturada como a Ferrari não faz sentido algum. Especulações colocando Vettel dentro da Scuderia são o que são; pura especulação.

    Um momento atras eu tinha pensado em Hamilton… Ia contra meu raciocínio… Do jeito que as coisas estão correndo para ele até que não parece muito doido não. Hamilton e Alonso juntos novamente numa mesma equipe… Bem, deixa pra lá!

  • Se não é pista deveria tr ondulações, chicanes, obstáculos ou qualquer outra forma de redução de velocidade que impossibilitasse esse tipo de manobra.

    Continuo achando essa punição uma barbeiragem imensa!

    Se tinham de punir, que o mandassem devolver imediatamente a posição. tem rádio para isso. E não fazer essa atuação cafajeste, retirando 20 segundos. Essa opção foi munto bem lembrada pelo Giacomelli hoje em sua coluna.

  • Cara, que barato! Tem deutsch pacheckum dizendo que o Fisichella furou o pneu do “Schummy” propositalmente para que o El Fodon ganhasse um campeonato! No melhor estilo corrida maluca! No mínimo grudaram um prego no bico do carro do Fisichella pra ele concluir a vigarice. Mas não tem deutsch pacheckum nenhum se perguntando porque cargas d’água a FIA proibiu os amortecedores de massa da Renault no meio da temporada, o que prejudicou o carro e impediu que Alonso levasse aquele título com 5 corridas de antecipação. Tem deustch pacheckum dizendo que não teve nada demais o motorista de ariete atravessar propositalmente o carro na última curva do treino em Mônaco para tentar impedir El Fodon de marcar a pole. O ódio que esta gente tem pelo Alonso, vulgo El Fodon das Astúrias & Adjacências por ter reduzido o “Schummy” a pó em 2005 – 2006 é uma grandeza! Deutsch pachecada, os maiores adversários que o “Schummy” derrotou foram o Damon Hill e o Coulthard; o resto nunca teve carro pra desbanca-lo até a hora em que a Renault deu uma máquina de verdade nas mãos do El Fodon. Ah, mas deve ter sido armação da FIA porque sabia que a Espanha entraria em uma grave crise financeira e precisaria de um “herói” para animar o povo. Deve ser por isso que a FIFA também vem manipulando Eurocopas e Copa do Mundo em favor da Espanha…

      • Não leu mesmo mas resolveu deixar resposta? Sei, sei…
        O lance destas teorias da conspiração é que chegam ao absurdo de colocar no mesmo balaio crise economica espanhola com F1, como se Alonso ganhar campeonato fosse ajudar a resolver alguma coisa em relação ao enorme fundo de poço em que se encaontra a Espanha devido à genialidade dos caras que comandam o país e o mundo.
        Cara, Fisichella furar o pneu do schumacher de propósito pra ajudar o Alonso!? Só rindo.

      • Deutschland… Schumacher… Vettel… 9 títulos mundiais com apenas dois pilotos em 18 anos… E aí Viúva, quem foi ayrton senna mesmo ? Vai ver videozinho da toleman no youtube, vai…

      • O bom menino resolveu “ensinar” política e economia da Europa em fórum de automobilismo… Que Pimpão !

        Esse é daqueles que acreditam em tudo que o galvão diz !

        Ou vai dizer que o falecido ganhou em interlagos só com uma marcha ? num F1… só rindo…

      • Sabe como se reconhece um Deutsch Pacheckun? Ele começa a chamar os que não são baba ovos do “Schummy” de viúvas, depois fazem contas enaltecendo a glória da pátria mãe Alemanha nas pistas (automobilismo é a pátria de rodas) e terminam colocando o nome do Ayrton Senna na conversa automaticamente. Eles chamam de pachecos os que torcem por pilotos brasileiros, mas são pachecos dos alemães.
        Vou repetir mais uma vez: Os deutsch pacheckuns passaram da conta com aquela história de que o Fisichella furou o pneu do “Schummy” de propósito e de que a FIA está arranjando o campeonato pro Alonso por causa da grave economica vivida pela Espanha. Não sei se é caso de hospício ou é test-drive pra humorista.
        Podem chamar os outros de viúvas à vontade, mas esta doideira não dá mais pra consertar.

  • Essa burrocracia da F1 irrita qualquer um, passa por cima, por baixo, por dentro, por fora, eu quero e ver competição, não penso que Vettel trapaciou, foi o recurso que teve, pois se fosse o Button, que estava na frente, que usasse a mesma area para se defender, provavelmente não teria punição, pois para se defender ali é pista. não concordo com a punição, ligo a tv para ver corrida de automovel, e não educação fisica de colegio de padre.

  • Nas pistas antigas com áreas de escape com brita, o piloto que não estivesse por dentro recolheria o carro vendo que iria para fora do traçado porque, do contrário, talvez até fosse fim de corrida (atolado). Agora que tem um monte de exemplos com piloto ultrapassando por área de escape asfaltada, ah tem. Realmente as largadas em Spa são o melhor exemplo disso: qualquer enrosco na frente, o cara se joga para fora e passa a confusão na maior.
    Se foi discutido e combinado entre os pilotos que não poderia usar essas áreas para tomar vantagem, então a punição foi justa, mas desproporcional. Na hora em que começaram a falar se valia ou não, pensei logo “Vettel, devolve logo isso e tenta de novo senão vai dar confusão.”. Dito e feito. Era tudo o que o Alonso e a Ferrari queriam (e talvez FIA também).
    E o que diabos foi aquilo do Hamilton ali no meio deles? Queria manter o ritmo dele (descontando volta) ou foi para ajudar o Button? No resultado geral, o que ele fez foi ajudar o Alonso. Se fosse outro piloto de equipe menor, teria sido duramente repreendido.
    Não digo que o campeonato esteja encaminhado para o “El Fodón”, mas os outros agora tem que ficar espertos senão daqui a pouco terão que se juntar para descontar a vantagem do espanhol, deixando-o de terceiro para lá nas outras etapas.

  • Para mim o Button foi um gentleman muita gente ali aceleraria e tocaria rodas com o tião devolvendo para a grama.. e o tião iria como passageiro do bólido para o guard rail.. e sem razão.. nem o seguro iria cobrir o entulho de fibra de carbono ..

    Mas.. melhor ser assim.. passar por cima… ou por fora é regra.. não pode..

    Aliás aquela area de escape asfaltada é para se proteger de um contratempo..uma escapada, propiciando chance para o piloto controlar o carro..

    Não é pista.. pelo menos não deveria ser..

    Opinião pessoal..claro

  • Nao entendo certos comentarios….se existem regras…estas devem ser cumpridas…atalhos nao sao permitidos, se fossem uma chicane , Vetel teria que devolver a posicao…a equipe teria que ter mandado ele fazer isto. Nao fez…e um drivetru nao data tempo tbem, 20 segundos pro rapaz.