DAS SALSICHA (4)

SÃO PAULO (ridículo) – Puniram Vettel com 20 segundos no seu tempo total de corrida. Caiu de segundo para quinto. Button assume o segundo, Raikkonen vai para terceiro e Kobayashi fica em quarto.

Patética a punição. A F-1 tem se especializado em reprimir a boa pilotagem. Vettel não fez nada demais. Button espalhou na saída do grampo, ele foi para a área de escape, que tem aderência e permite certa tração, e acelerou. Acelerou, tracionou, passou. Qual o problema? Ele só foi parar na área de escape porque Button o jogou lá. Não foi uma opção. Era aquilo, ou bater.

Das punições mais idiotas de todos os tempos, essa aí. Aqui está a ultrapassagem. Se alguém viu algo de errado nela, por favor me diga o que foi. E antes que os arautos da legalidade (e tem tantos, na nossa jovem imprensa…) venham com o papo de que “passar por fora da pista não pode”, revejam Massa x Kubica em 2007, por exemplo, ou TODAS as largadas de Spa desde 1920. E tem Schumacher sobre Trulli na mesma curva em 2003 (achado do Capelli). Portanto, guardem os discursinhos legalistas para vocês. Aliás, me espanto com essa nova geração de jornalistas cagadores de regras. Eles se acham o máximo porque são capazes de encontrar o regulamento da F-1 na internet (oh) e de lê-lo, com seu inglês de CCAA ou do tradutor do Google.

Falta vida a essa molecada.

Depois refaço as contas da classificação. Só sei que foi ótimo para Alonso, que vê Sebastian ainda mais longe nos pontos. Para mim, o alemão é a única ameaça ao tri do espanhol. Não confio em Webber, embora ele continue na vice-liderança.

ATUALIZANDO…

Vettel deu suas explicações. Disse que Button estava por dentro e ele não sabia direito onde estava o inglês. “Resolvi dar espaço para ele e fui para a parte de fora da pista, onde tem a pintura, escorregadia, e consegui ficar à frente e passar. Minha única intenção foi não bater e dar espaço a ele. Respeito Jenson e não quis trapacear. Foi bom ir ao pódio na minha corrida de casa, mas tenho de respeitar a decisão dos comissários”, falou.

Bem, se Vettel não vai reclamar, não serei e a fazê-lo. Foda-se. Fodam-se todos.

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Fabio
Fabio
11 anos atrás

Se o Vettel continuasse na pista e se amontoasse com o Button na curva, sofreria punição, certo? Se ele saiu e foi mais rápido, azar do Button que foi mole. No video http://www.youtube.com/watch?v=Tz27R3yDBS4 tudo parece muito natural para todos… Como são chatas essas punições pós-corrida…

Marcelo Gusmão
Marcelo Gusmão
11 anos atrás

Fico imaginado se essas regras idiotas e imbecis, tivessem sido aplicadas a um tal de Gilles Villeneuve, que voava sem aerofolios e todos aplaudim, mas hoje coibem um ultrapassagem legal sim, por que não? Deixemos de ser hipocritas, o mesmo Alonso que muitos defedem, ja simulou entrar nos boxes mais cedo pra ganhar uma corrida com a ajuda de Nesinho Piquet, isso para não mencionar o GP de Monza do ano passado quando o mesmo espanhol literalmente joga o Alemão pra fora da pista não dando chance e pondo em risco de um acidende muito serio, mas o jeovem Vettel muito abilidoso que é obrigado a ir pra fora da pista, mesmo assim consegue a ultrapassgem. Flavio Gomes você é o cara, fora esses jovem idiotas que julgam entender algo de F-1, Sua analise de corrida é simplesmente perfeita e imparcial, continue assim.

Meu parabens
Marcelo

Mauro Barbosa dos Santos
Mauro Barbosa dos Santos
11 anos atrás

Meu deus, parece obvio demais. Se a regra diz que não pode, não pode. É muito simples NÃO PODE.
É mais uma regra idiota? É.
Quem fez a merda da regra?
Esse tipo de regra é discutida também com os pilotos, e só é adotada porque todos concordam. Então qual é problema?
Em 1920 isso não existia, agora existe. Na década de 80 isso não existia, agora existe.
É bem por aí: fodam se todos o negócio é o negócio e ponto final.

Dirceu
Dirceu
11 anos atrás

A verdade é única desde que schumi saiu da Ferrari ela nao ganha nada e esse ano querem dar o título a eles a qualquer custo. É igual da a libertadores ao corinthians e acopa do Brasil a palmeiras p terminarem os estádios

Getulio LHP
Getulio LHP
Reply to  Dirceu
11 anos atrás

Você desse ser muito doente, tiozão! E provavelmente um bambi desesperado. Aí, mais favorecida que a McLaren foi em 2007 equipe nenhuma nunca vai ser. E a libertadores foi roubada pro Corinthians, assim como o mundial também vai ser, certo? Afinal o Corinthians é o time mais rico e mais influente do mundo, fala aí!!! Chora bambi, chora na caminha que é lugar quente. Mania de perseguição e conspiração é sintoma de derrotado, porquê quem perde conta história.

gustavo
gustavo
11 anos atrás

TEM MUITO DISCURSO MORALISTA AI CORRIDA E PRA GANHAR E RESPEITAR MAS TEM QUE TER UM POUCO DE ADRENALINA C O BUTON FOSSE MUITO BOM O VETELL NÃO PASSAVA NA AREA PINTADA PILOTO MESMO PUNHA O VETELL LONGE DALI

F1
F1
11 anos atrás

A punição aplicada em vettel foi correta, quem entende as regras da formula 1 sabe disso.
Quando o piloto coloca as duas rodas fora da pista para ultrapassar tudo bem , mais quando coloca o carro inteiro não pode, tanto não pode que ninguém da equipe red bull fez nada contra a punição. vamos fazer uma observação, se naquele lugar fosse grama além de asfalto eu queria veer se o vettel não iria frear e voltar para trás do button. Valeu Galera!

jonathans
jonathans
11 anos atrás

vcs. ainda não entenderam q estão tentando prejudicar a RBR, ja algum tempo (lembram dos difusores) agora tentaram incriminar acusando de algum composto eletronico, não conseguiram, mas enfim conseguiram tirar alguns pontos da equipe que deu banho em 2011 e ainda ameaçam as grandes da F1.

Wilian Esteves
Wilian Esteves
11 anos atrás

Flavio, o seu link pra ultrapassagem do Vettel foi tirado do ar. Este aqui ainda funciona:
http://youtu.be/Tz27R3yDBS4

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Boa tarde, o que ficou definido no Briefing dos pilotos? pode passar por fora na área de escape? Vejo que puniram com base no que ficou definido no briefing antes da corrida.

Mas sinceramente o Button poderia ter jogado ele na arquibancada que ele passaria de qualquer forma.

Na boa perdeu, perdeu

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Todos os pilotos utilizam a pista e mais um pouco o tempo inteiro. Devolver posição, só em chicanes, onde atalhar é levar vantagem. Se a trajetória de Vettel fosse a melhor, todos os pilotos a utilizariam o tempo inteiro. O Alonso sempre passava para lá da zebra em uma curva, pois esta era a melhor trajetória e não foi punido. Fez isso em todas as voltas.

zehminervino
zehminervino
11 anos atrás

VTNC, Vettel!
O que há com esses esportistas hoje em dia? São todos uns cagões!

Leo
Leo
11 anos atrás

A regra existe e vale pra todos, Vettel tirou vantagem SIM quando foi fora da pista, sem dizer que ele tinha espaco de sobra e nao precisava ter saido da pista.
Gostaria de ver se naquela area onde ele saiu da pista tivesse um muro ou areia, iria ele usar a mesma manobra?

CorredorX
CorredorX
11 anos atrás

Quem não se lembra de uma punição igualmente estranha imputada ao Hamilton em Spa, quando ultrapassou o Raikkonen? Acho que foi em 2009… Provavelmente a justificativa foi a mesma, a de “não usar a pista para ultrapassar”.

Renato Rolim
Renato Rolim
11 anos atrás

Não entendo como alguém acha normal ultrapassar por fora da pista. E Button não deu espaço pra ele ultrapassar, mas deu espaço pra recolher. Da pra ver isso claramente na visão aérea. Se não dá pra ultrapassar, tira-se o pé e recolhe para tentar ultrapassar novamente. É ASSIM que se faz em corridas.

Poderiam deixar de ser “bairristas”, e aceitar quando o piloto “queridinho” faz alguma merda.

Daqui a pouco vão gostar da idéia dos ATALHOS pela pista. Pois foi disso que o sr.Vettel se aproveitou.

gustavo
gustavo
Reply to  Renato Rolim
11 anos atrás

O PROBLEMA E QUE HJ EXISTEM REGRAS DEMAIS AS CORRIDAS ESTÃO PERDENDO A SUA REAL IDEIA DE QUEM TEM MAIS BRAÇO E SANGUE FRIO NÃO SOU PUXA SACO DO VETELL E SIM GOSTO DE CORRIDAS E NELAS SE TEM O MINIMO DE ESPAÇO OS CARA TEM QUE IR ACHAR DO BUTON QUE É MEIO LERDO DAQUI A POUCO PELO Q VEJO OS PILOTOS SÓ VÃO PODER PASSAR EM FAIXAS PONTILHADAS COMO NAS ESTRADAS ABSURDO ISSO

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Bom, vamos ao regulamento 2012:
20.2 Drivers must use the track at all times. For the avoidance of doubt the white lines defining the track edges are considered to be part of the track but the kerbs are not.
A driver will be judged to have left the track if no part of the car remains in contact with the track.
Should a car leave the track the driver may rejoin, however, this may only be done when it is safe to do so and without gaining any advantage.

Portanto, a ultrapassagem está em desconformidade com as regras e por isso Vettel foi punido.
Simples assim…

Norson Botrel
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Rodrigo, e quanto a deixar obrigatoriamente o espaço de um carro para o adversário ? Button não deixou, obrigando Vetel a ir para fora.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Norson Botrel
11 anos atrás

Norson, não fui eu que escrevi o regulamento… Mas eles usaram o mesmo critério para punir Maldonado em Valencia, quando ele bateu no Hamilton no fim da corrida, lembra…?
Não vou aqui dizer que não gostei da manobra do alemão, agora acho que o protesto do Button pelo rádio foi legal e está de acordo com as regras… simples assim…
Por isso acho que às vezes o FG vacila nessa postura de torcedor… Obviamente não tenho nada contra a um jornalista expressar a sua opinião, agora, coloca todo o cenário na matéria… (regras, decisão dos comissários…) isso enriquece o texto…

Luciano
Luciano
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Eu assino um simulador online de automobilismo (iRacing), onde as regras são aplicadas automaticamente pelo computador.
No dia em que o automobilismo do mundo real for como o simulacro, nunca mais assisto.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Mudando de assunto de fio para pavio; O Massa sumiu de vez. Nada tenho contra ele, acho que foi um ótimo piloto enquanto podia. Hoje, não dá mais.

Sinto no ar que no máximo até o fim dessas férias de verão irão anunciar que Kobayashi ou muito provavelmente Perez assinou com a Ferrari para correr ano que vem ao lado de Alonso.

Parece loucura, mas tem chance.

Colocar dois campeões dentro de uma equipe estruturada como a Ferrari não faz sentido algum. Especulações colocando Vettel dentro da Scuderia são o que são; pura especulação.

Um momento atras eu tinha pensado em Hamilton… Ia contra meu raciocínio… Do jeito que as coisas estão correndo para ele até que não parece muito doido não. Hamilton e Alonso juntos novamente numa mesma equipe… Bem, deixa pra lá!

Ronaldo
Ronaldo
11 anos atrás

Grande coluna… do Felipe Giacomeli.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Se não é pista deveria tr ondulações, chicanes, obstáculos ou qualquer outra forma de redução de velocidade que impossibilitasse esse tipo de manobra.

Continuo achando essa punição uma barbeiragem imensa!

Se tinham de punir, que o mandassem devolver imediatamente a posição. tem rádio para isso. E não fazer essa atuação cafajeste, retirando 20 segundos. Essa opção foi munto bem lembrada pelo Giacomelli hoje em sua coluna.

José Pinheiro
José Pinheiro
11 anos atrás

se estive grama no lugar ele passaria?

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Cara, que barato! Tem deutsch pacheckum dizendo que o Fisichella furou o pneu do “Schummy” propositalmente para que o El Fodon ganhasse um campeonato! No melhor estilo corrida maluca! No mínimo grudaram um prego no bico do carro do Fisichella pra ele concluir a vigarice. Mas não tem deutsch pacheckum nenhum se perguntando porque cargas d’água a FIA proibiu os amortecedores de massa da Renault no meio da temporada, o que prejudicou o carro e impediu que Alonso levasse aquele título com 5 corridas de antecipação. Tem deustch pacheckum dizendo que não teve nada demais o motorista de ariete atravessar propositalmente o carro na última curva do treino em Mônaco para tentar impedir El Fodon de marcar a pole. O ódio que esta gente tem pelo Alonso, vulgo El Fodon das Astúrias & Adjacências por ter reduzido o “Schummy” a pó em 2005 – 2006 é uma grandeza! Deutsch pachecada, os maiores adversários que o “Schummy” derrotou foram o Damon Hill e o Coulthard; o resto nunca teve carro pra desbanca-lo até a hora em que a Renault deu uma máquina de verdade nas mãos do El Fodon. Ah, mas deve ter sido armação da FIA porque sabia que a Espanha entraria em uma grave crise financeira e precisaria de um “herói” para animar o povo. Deve ser por isso que a FIFA também vem manipulando Eurocopas e Copa do Mundo em favor da Espanha…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Teorias da conspiração.

Chega a ser ridículo.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Post de viúva… nem li.

Carlos
Carlos
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Não leu mesmo mas resolveu deixar resposta? Sei, sei…
O lance destas teorias da conspiração é que chegam ao absurdo de colocar no mesmo balaio crise economica espanhola com F1, como se Alonso ganhar campeonato fosse ajudar a resolver alguma coisa em relação ao enorme fundo de poço em que se encaontra a Espanha devido à genialidade dos caras que comandam o país e o mundo.
Cara, Fisichella furar o pneu do schumacher de propósito pra ajudar o Alonso!? Só rindo.

Carlos AFB
Carlos AFB
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Deutschland… Schumacher… Vettel… 9 títulos mundiais com apenas dois pilotos em 18 anos… E aí Viúva, quem foi ayrton senna mesmo ? Vai ver videozinho da toleman no youtube, vai…

Carlos AFB
Carlos AFB
Reply to  Carlos AFB
11 anos atrás

O bom menino resolveu “ensinar” política e economia da Europa em fórum de automobilismo… Que Pimpão !

Esse é daqueles que acreditam em tudo que o galvão diz !

Ou vai dizer que o falecido ganhou em interlagos só com uma marcha ? num F1… só rindo…

Carlos
Carlos
Reply to  Carlos AFB
11 anos atrás

Sabe como se reconhece um Deutsch Pacheckun? Ele começa a chamar os que não são baba ovos do “Schummy” de viúvas, depois fazem contas enaltecendo a glória da pátria mãe Alemanha nas pistas (automobilismo é a pátria de rodas) e terminam colocando o nome do Ayrton Senna na conversa automaticamente. Eles chamam de pachecos os que torcem por pilotos brasileiros, mas são pachecos dos alemães.
Vou repetir mais uma vez: Os deutsch pacheckuns passaram da conta com aquela história de que o Fisichella furou o pneu do “Schummy” de propósito e de que a FIA está arranjando o campeonato pro Alonso por causa da grave economica vivida pela Espanha. Não sei se é caso de hospício ou é test-drive pra humorista.
Podem chamar os outros de viúvas à vontade, mas esta doideira não dá mais pra consertar.

Timming f1
Timming f1
Reply to  Carlos
11 anos atrás

Carlos. mas Alonso ali tava na Renault e Schumacher ainda na Ferrari. Nao eh histórico de favores ao Alonso e sim a Ferrari, SEMPRE beneficiada e agora parece mais do que antes.

Marcio de Souza
Marcio de Souza
11 anos atrás

Essa burrocracia da F1 irrita qualquer um, passa por cima, por baixo, por dentro, por fora, eu quero e ver competição, não penso que Vettel trapaciou, foi o recurso que teve, pois se fosse o Button, que estava na frente, que usasse a mesma area para se defender, provavelmente não teria punição, pois para se defender ali é pista. não concordo com a punição, ligo a tv para ver corrida de automovel, e não educação fisica de colegio de padre.

Ron
Ron
11 anos atrás

Nas pistas antigas com áreas de escape com brita, o piloto que não estivesse por dentro recolheria o carro vendo que iria para fora do traçado porque, do contrário, talvez até fosse fim de corrida (atolado). Agora que tem um monte de exemplos com piloto ultrapassando por área de escape asfaltada, ah tem. Realmente as largadas em Spa são o melhor exemplo disso: qualquer enrosco na frente, o cara se joga para fora e passa a confusão na maior.
Se foi discutido e combinado entre os pilotos que não poderia usar essas áreas para tomar vantagem, então a punição foi justa, mas desproporcional. Na hora em que começaram a falar se valia ou não, pensei logo “Vettel, devolve logo isso e tenta de novo senão vai dar confusão.”. Dito e feito. Era tudo o que o Alonso e a Ferrari queriam (e talvez FIA também).
E o que diabos foi aquilo do Hamilton ali no meio deles? Queria manter o ritmo dele (descontando volta) ou foi para ajudar o Button? No resultado geral, o que ele fez foi ajudar o Alonso. Se fosse outro piloto de equipe menor, teria sido duramente repreendido.
Não digo que o campeonato esteja encaminhado para o “El Fodón”, mas os outros agora tem que ficar espertos senão daqui a pouco terão que se juntar para descontar a vantagem do espanhol, deixando-o de terceiro para lá nas outras etapas.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Para mim o Button foi um gentleman muita gente ali aceleraria e tocaria rodas com o tião devolvendo para a grama.. e o tião iria como passageiro do bólido para o guard rail.. e sem razão.. nem o seguro iria cobrir o entulho de fibra de carbono ..

Mas.. melhor ser assim.. passar por cima… ou por fora é regra.. não pode..

Aliás aquela area de escape asfaltada é para se proteger de um contratempo..uma escapada, propiciando chance para o piloto controlar o carro..

Não é pista.. pelo menos não deveria ser..

Opinião pessoal..claro

Analista
Analista
11 anos atrás

Nao entendo certos comentarios….se existem regras…estas devem ser cumpridas…atalhos nao sao permitidos, se fossem uma chicane , Vetel teria que devolver a posicao…a equipe teria que ter mandado ele fazer isto. Nao fez…e um drivetru nao data tempo tbem, 20 segundos pro rapaz.

Júlio
Júlio
11 anos atrás

Olá
O alemãonzinho passou por fora, ou seja, fez o caminho mais longo, Durante a corrida, vários sairam da pista e alongaram a curva para andar mais rápido. Essa punição é a mesma coisa q proibir o lençol e a janelinha no futebol.
abç

Renato Rolim
Renato Rolim
Reply to  Júlio
11 anos atrás

Se ele fez por fora, ele tem que virar menos o volante. Se ele virou pouco o volante, logo, ele pode acelerar mais pois terá mais tração, e consequentemente terá mais velocidade.

Se valeu de um ATALHO na pista, pra ganhar a posição.

Punição correta. Área de escape é área de escape, não é pista.

Fábio da Silva Aguilar
Fábio da Silva Aguilar
11 anos atrás

Achei estranho a punição de Vettel,mais e o Hamilton?
Ele não era retardatário ficou entre ele e Alonso pra mim deveria ser punido.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Fábio da Silva Aguilar
11 anos atrás

Primeiro: uso correto do mais que quer dizer acrescentar, somar.
No caso o certo seria mas. Segue o texto como deve ser: Achei estranhA a punição do Vettel, MAS e o Hamilton? Ele não era um retardatário E ficou entre ele e o Alonso? Para mim deveria ser punido.
Melhor né?

Quanto a resposta: Hamilton tinha mais carro e não era obrigado a andar mais devagar para ficar atras dos ponteiros. Se estivesse mais lento era obrigado a deixar passar. Como estava mais rápido, podia ultrapassar a vontade e prosseguir. Como não estava disputando com nenhum deles, Vettel e Alonso deveriam deixá-lo passar sem resistir e prosseguir com a corrida e a disputa pelo primeiro lugar.

Agora imagino o que teria feito o Hamilton nesta corrida se não tivesse furado um pneu…

Timming f1
Timming f1
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Mas o Hamilton só passou tb porque usou o DRS e Vetel n ao tava na defensiva, nao esperava aquilo. Como Alonso percebeu a cede do inglês, aí deu pra se defender. Nesse instante o Hamilton deveria ceder para o Vettel mediante bandeira azul.

Joubert Vasconcelos
Joubert Vasconcelos
11 anos atrás

O Massa e o Kubitza, se não me engano, numa prova na China ou Japão há alguns anos travaram uma briga ferranha sob a chuva e Massa o passou muito pra lá do Deus me livre e ninguém falou nada, aliás, os dois riram muito porque deve ter sido divertido…
A F1 vai ficando muito chata com esse excesso de regra.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
11 anos atrás

Tem gente que não sabe nada. Ele foi pra fora da pista porque a física o empurrou e voltou para ela graças ao seu talento. Se o outro, mesmo sem sair do traçado, não teve aderência suficiente pra evitar a ultrapassagem, dane-se. Que ele seja mais esperto na próxima.

Rogerio T Graca
Rogerio T Graca
11 anos atrás

O Celso Itibere de O GLOBO , tem a mesma opinião que vc . E eu tb. Abs

Agnaldo
Agnaldo
11 anos atrás

A FOM proibiu o vídeo no youtube.

MT
MT
11 anos atrás

Excesso de regulamentação, regras burras, escritas por quem nunca esteve em contato real com o que escrevem, exatamente como acontece no nosso dia-a-dia (quem anda de moto ou dirige carros entende bem o que quero dizer…)

Laercio
Laercio
11 anos atrás

Por isso não perco meu sono mais para ver a F1, ta chata pacas; todos querendo ser politicamente corretos; não vi nada demais na ultrapassagem.
Se é assim, tirem as areas de escape lisinhas e coloquem as antigas de areia ou pedras. Não sobra ninguem depois de uma volta.

Jorge
Jorge
11 anos atrás

“Vettel não fez nada demais. Button espalhou na saída do grampo, ele foi para a área de escape, que tem aderência e permite certa tração, e acelerou.” palavras do blogueiro. É só assistir as imagens via helicóptero que veremos q Button deixou sim espaço suficiente. Infelizmente a f1 de hoje mudou e não veremos mas disputas como antigamente pois tudo está muito engessado, politicamente correto mas se existem regras (tolas mas existem) devem ser cumpridas.

Ronaldo Tonini
Ronaldo Tonini
11 anos atrás

O Vettel usou o lado de fora da pista apenas no momento em que esteve emparelhado com o Button. Agora, o Alonso passou o treino e a corrida fazendo a tomada da curva antes da reta dos boxes por fora da zebra, levando vantagem nitidamente, e ninguém o puniu.

Anselmo Coyote (Στην Ιθάκη)
Anselmo Coyote (Στην Ιθάκη)
11 anos atrás

Regulamento para quê? Julgou errado uma vez, o certo é continuar julgando errado.

Issac Nemach
Issac Nemach
11 anos atrás

Não concordei, mas tá na regulamento ….. Agora, acho que como os pilotos terminaram em posições subsequentes poderiam fazer a troca das posições (Button em 2º e Vettel em 3º) e não punir Vettel com 20 segundos.

Antonio
Antonio
Reply to  Issac Nemach
11 anos atrás

aí não seria punição e sim um prêmio e um estimulo para que ele cometa a infração mais vezes. afinal ele não teria nada a perder.

Ecco da Pedra
Ecco da Pedra
11 anos atrás

Okay… enfiemos as regras no… o meu não seria, deixa pra lá… Vamos refazer na base da lógica… Se o cara sai do traçado da pista com as 4 rodas e volta na frente de alguém ele simplesmente e tecnicamente pegou um atalho (um caminho alternativo, mesmo que lateral)… para chegar mais rápido ou na frente… Só o Lobo Mau fazia isso para chegar na frente da Chapeúzinho Vermelho e comer a vovozinha que ainda dava no coro e na orquestra… Atalhos ou short cuts (com CC e mau A) não são permitidos em nenhuma corrida que possua uma pista estipulada. A punição é que foi exagerada, ele deveria perder apenas os pontos relativos ao segundo lugar, trocando com o Butão.

Vagner Caldeira
Vagner Caldeira
11 anos atrás

Alonso foi bicampeão quando Fiscihella furou, de propósito, o pneu do Schumacher na largada do GP do Brasil de 2006; Alonso estava na McLaren discutindo o acerto da Ferrari no caso da espionagem; quando a McLaren preferiu Hamilton, Alonso fez um acordo e entregou a espionagem da McLaren; Alonso foi beneficiado pela batida de Nelsinho; quando a tramóia apareceu, Alonso virou a “testemunha X” da FIA; Alonso era mais rápido que Massa (e é, mesmo, e esse bosta do Massa ainda fala que quer ajudar Alonso a ser campeão este ano). Este ano estão esculhambando de vez: A Sauber (motor Ferrari) mandou Checo Perez (piloto Ferrari) tirar o pé pra não passar Alonso, porque “nós precisamos dessa posição” (“nós” quem? Alonso?); Alonso acaba a corrida sem combustível e sem ir aos boxes e não é punido, coisa que com Hamilton foi diferente; em Valência, colocam um SC quando Alonso está 30 segundos atrás do Vettel, mas quando o carro do Vettel quebra e os fiscais entram na pista, com carros passando a 300 km/h ao lado deles para empurrar o Vettel, não tem SC, porque Alonso está em primeiro; Button, Bruno e Koba tiram o pé na bandeira amarela na última curva em Silverstone, por causa de bandeira amarela; Alonso acelera na mesma bandeira amarela e vindo atrás de Bruno e Koba, baixa do tempo, e não é desclassificado; a FIA para um treino em que Alonso está em décimo sexto e Perez em primeiro, e espera a pista secar para Alonso poder entrar no Q3 (bem feito pro Perez, que acabou em 16); agora, punem o Vettel porque fez uma ultrapassagem limpa. Entrega o título pro Alonso, logo. Não duvido nada se descobrirem que a Pirelli (italiana) está dando pneu diferente pro Alonso. Porque aquela merda daquele carro não anda o tanto que está andando, e a única explicação para suas vitórias é pneu. Se o Alonso ganhar este ano, nunca mais vejo F1. E olha que eu assisto desde a vitória de Emerson em Watkins Glen, no bicampeonato, em 1974!

Luis M.A.Esperanza
Luis M.A.Esperanza
Reply to  Vagner Caldeira
11 anos atrás

Não tem que esquecer que Alonso perdiou na ultima corrida por os pneus,agora,somente você é Galvão não gostam dele.

Vagner Caldeira
Vagner Caldeira
Reply to  Luis M.A.Esperanza
11 anos atrás

Mano, eu assisto F1 no mudo porque não aguento ouvir as bobagens do Galvão; acompanho a cronometragem oficial da FIA e leio (com meu inlgês de CCAA) os comentários que a FIA coloca. E, até onde eu me lembro, o Galvão não gosta é do Vettel. Mas você tem razão: até agora, a única coisa que não provaram contra o Alonso de tudo o que eu falei aí é que a Pirelli o está favorecendo. Vai ver porque começou nessa corrida. Mas se alguém falar que isso está acontecendo, eu acredito. O resto, até você, torcedor do Alonso, sabe que é verdade.

Timming f1
Timming f1
Reply to  Vagner Caldeira
11 anos atrás

Vagner, desde Silverstone bato tb nessa tecla de arrumadinho pra Ferrari. Parabéns pelo post, bem completo sobre as trapaças do Alonso, grande piloto mas com “sorte” demais, chega a ser demoníaca.

Ryu
Ryu
Reply to  Vagner Caldeira
11 anos atrás

esse negócio de ficar falando “nunca mais vejo F1” já é muito batido, vejo muita gente falando isso e o pessoal continua assistindo, se você não quer mais assistir por causa de um monte de coisas que tem acontecido, por que você não parou antes,pois essas coisas que citou aconteceram a muito tempo.

Vagner Caldeira
Vagner Caldeira
Reply to  Ryu
11 anos atrás

“O pessoal” é uma coisa, eu sou outra. Eu quero ver até onde vai a cara de pau da FIA. Está claro que o campeonato está sendo manipulado. Como foi em 1992, quando permitiram a suspensão ativa da Williams; como foi em 1994, quando tiraram o Schumacher de 4 das 16 provas (ele ganhou tendo disputado só 12 corridas) e ele tacou o carro no Damon Hill e ninguém nem falou em tirar o títuo dele porque todo mundo sabe que puniram o Schumacher no meio da temporada para dar uma graça no campeonato depois da morte do Senna. O esporte todo está cheio de exemplos assim, como a Copa de 1978 que a Argentina comprou subornando o Peru. Só que é o seguinte: eu não vou mais assistir se o Alonso for campeão. Se você quiser assistir, problema seu. Eu faço o que eu quero. O país é livre.

Ryu
Ryu
Reply to  Vagner Caldeira
11 anos atrás

não sei porque essa sua birra com o Alonso, só porque ele tomou o lugar do Massa, nessa F1 não tem nenhum santinho não.

Lucas
Lucas
Reply to  Vagner Caldeira
11 anos atrás

E o homem não foi a Lua.

José marinho
José marinho
Reply to  Vagner Caldeira
11 anos atrás

wow!!

michi
michi
Reply to  Vagner Caldeira
11 anos atrás

Algumas coisas são verdade, mas essa do Fisichella ter furado o pneu do Schumacher de propósito vcs tiraram daonde? Eu tenho a corrida inteira aqui no meu pc e o incidente aconteceu depois de algumas voltas. E como vc afirma assim q foi de propósito? Vc tem provas de q o caso da Sauber foi arrumado? Volto a falar, algumas coisas são verdades do Alonso, mas para os q torcem contra, qq coisa q acontece, já falam q é para favorecer o Alonso.

ANDRÉ CAMARA
ANDRÉ CAMARA
11 anos atrás

Se os caras comnaram antes realmente é certa a punição, como dizia meu avô: “o que é tratado, não é caro”. Agora nós como expectadores queremos espetáculo, e a ultrapassagem é bonita em partes, por que não passou dentro da pista, deu mole ffffffffffffetel. Nos casos citados eram diferentes as circunstancias, chuva, ambos se benficiaram, etc.

ANDRÉ CAMARA
ANDRÉ CAMARA
Reply to  ANDRÉ CAMARA
11 anos atrás

ops, combinaram

Edson Arantes do Jacaré e Capivara do Tietê
Edson Arantes do Jacaré e Capivara do Tietê
11 anos atrás

Fiz inglês no CCAA, tomei Fosfosol e digo:
O tal do da Rosa aí vai ganhar, entendi?

Chove lá fora e aqui…..pinga ni mim, pinga ni mim!!!

Basilio
Basilio
11 anos atrás

Foi correta. O Vettel usou a parte externa com a clara intenção de fazer a ultrapassagem, se fosse para evitar um acidente ou se fosse jogado pra fora pelo Alonso, a manobra seria válida. O Vettel está sentindo pela primeira vez o peso de ter adversários no campeonato, diferente do espanhol, que não perde o controle nos momentos difíceis. Pra mim Alonso está no nível dos grandes campeões, o Vettel precisa mostrar muito mais.

Lucio
Lucio
Reply to  Basilio
11 anos atrás

Concordo. Pra ser reconhecidamente um grande campeão, na minha opinião, tem que vencer o campeonato em condições adversas, não apenas quando se tem o melhor carro.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Bela resposta do Vettel… hoje ao meio dia ouvi uma reportagem na Radio Bandeirantes que citava um outro evento similar a este no inicio do ano (acho que o Hamilton estava envolvido). Os pilotos se reuniram e chegaram a conclusão que se houvesse novamente uma situação dessas o piloto que executou a ultrapassagem deveria ser punido.

O que estranho é a punição desproporcional… acho que o Vettel fez uma manobra agressiva para a ultrapassagem e podia mesmo estrgar a corrida dele e do Button,,, mas puni-lo com tres posições chega a ser uma punição assimétrica pelo que ele fez.

Segue o jogo… a FIA e o Eclestone são donos dessa bagaça… já tá na hora mesmo da Ferrari vencer novamente.

Imperador

Paulo Souza
Paulo Souza
11 anos atrás

Gomes, gostaria de ver seu comentário sobre o speed trap deste GP. Pelo jeito o Vergne fez um “banzai setup”.

FERNANDO
11 anos atrás

O grande problema é que a FIA, de alguns anos para cá, transformou-se em uma entidade burocrata, ao invés de uma entidade esportiva.
Hoje tem lei para tudo, para passar do lado direito, esquerdo, espaço para este ou aquele, faixa branca não pode passar o pneuzinho e assim por diante.
As corridas estão deixando de ser emoção para serem técnicas, e os pilotos tem agora que pensar em pilotar e lembrar de todas as regras que compõe o circo.
Na próxima temporada, a FIA já desenhou os novos protótipos de F1, que virão acompanhadas de um um trailer, o carro para o piloto e o trailer para os livros de normas, mais o conselheiro… Algo assim como a WRC que tem o navegador… que aqui será o “folheador”!!!!!
Mas vou dizer de novo, todo aquele que ameaçar os domínios da Ferrari e McLaren0 queridinhas da FIA, vão se dar mail sempre; hoje a REDBULL, amanhã será Mercedes, a Lotus… esperem para ver!.

Deives
Deives
11 anos atrás

Caro editor: curto bastante seus comentários e sua visão sobre automobilismo.

Mas nessa infelizmente você não acertou. Torcer é uma coisa. E se você é fã do Vettel, ótimo. Existem fãs do Alonso, do Button, do Hamilton… O que não altera os fatos.

Conforme escrevi em um dos comentários acima, se ali houvesse uma caixa de brita, não haveria esse post nem seus milhares de comentários. Entende? Se fora da pista é na brita ou numa área de escape asfaltada, tanto faz. É conceitual. Existem circuitos onde fora da pista significa fora da corrida, e você sabe disso, com toda experiência que tem. Então acredito que isso deveria resolver a questão, independente de pra quem se torce.

Deives
Deives
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

rsrsrs
Mas se torcesse também por qualquer piloto que fosse ninguém tinha nada com isso. É que nem no futebol. A torcida faz parte do esporte, e acredito que jornalista também tem o direito de torcer como qualquer pessoa.

Lucas
Lucas
11 anos atrás

Não entendo muito de “business”, mas me parece que tudo ficou mais chato com a progressão desta coisa chamada “business”. A empresas se deram conta que é mais eficiente deixar claro para seus associados de que eles fazem parte do negócio e que existe um protocolo a se seguir, na mesma proporção seus associados se deram conta de que seriam mais bem sucedidos aceitando e seguindo esses protocolos. Os associados não podem ter opinião se essa for contrária aos interesses da corporação ou corporações que pagam seus salários burlescos. Vai saber… Em outros tempos não seria um espanto Button se sentir ofendido com tal benefício. Hoje é impossível imaginar uma reação diferente de quem quer que seja. E isso se deve aos milhões e milhões em jogo. Muito chato o que o dinheiro é capaz de fazer… Na verdade é foda-se o que os fiscais decidiram. E nenhum espanto a ditadura do dinheiro…

Speedy Racer da Mooca
Speedy Racer da Mooca
11 anos atrás

Você esteve nesse briefing? Ou você na qualidade de profeta ( nostradamicus ) previu isso?

eu
eu
11 anos atrás

vamos voltar entao para aquele trenzinho emocionante onde ninguem passa ninguem

Deives
Deives
Reply to  eu
11 anos atrás

Vamos voltar para os circuitos que punem os erros sem precisar dos comissários para isso. Caixa de brita como era antigamente resolve. Errou, fim de prova. Sem polêmica.

Guilherme
Guilherme
11 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?v=p8AxKMTEN08
Na corrida achei que não era pra punir, mas olhando aqui, ele foi meio reto ali, o que deu a entender como manobra pensada. Ele tava atrás do Button quando decidiu ir reto. Dava pra ter aliviado e passado por dentro até, pois o Button deu uma bela patinada na saída. Por outro lado era só questão de tempo, e essa ultrapassagem dessa maneira não alterou em nada o resultado da corrida.

Juliano
Juliano
11 anos atrás

Concordo com a punição. Foi muito bem aplicada!