MENU

quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 9:59F-1

#APONTAESTUDO

SÃO PAULO (aos carros!) – Pastor Maldonado, em um ano e meio de carreira, já sofreu 17 punições. O estudo é do impagável Fernando Silva, no Grande Prêmio. Como se dizia antigamente no Twitter (sim, já tem “antigamente” para tuitadas), “significa”.

Dessas 17, apenas três foram por motivos fora de seu controle, como trocas de motor e/ou câmbio. As demais foram por bobagens diversas. Deve ficar na mira da FIA. Talvez um gancho seja educativo. Como será com Grosjean, que vai voltar calminho depois de Monza, podem ter certeza.

17 comentários

  1. Fernando Cruz disse:

    O caso do Grosjean e simples: ele tem de entender que nao pode mudar de direçao da forma que o tem feito logo nas partidas ou nas primeiras voltas. Estraga a corrida dele e a dos outros e depois diz que nao sabe o que aconteceu! Este ano ja quase metade dos pilotos foi vitima dessa falta de cuidado do frances, alguns deles mais de uma vez! Schumacher foi vitima dele na Malasia e no Monaco. Perez viu a sua corrida estragada em Espanha e na Belgica, Kobayashi no Monaco e na Belgica, Di Resta em Inglaterra, B. Senna na Alemanha, Alonso, Hamilton e ate Maldonado na Belgica. Acho que ja chega!

  2. vitão disse:

    o problema é quando acaba o remedinho tarja preta que ele toma, e ele pilota com a delicadeza de um rinoceronte enraivecido em loja de cristal.

  3. João Daniel disse:

    Chega de piloto bundão na Fórmula Um. Quero piloto que vá para cima, que tente. As vezes não dá certo, mas é do esporte. Quero mais Kobayashis, Maldonados e Grosjeans .

  4. Marcelo-SP disse:

    Grosjean no finalzinho do Q2 em SPA foi atrapalhado de forma “dracôniana” por outro piloto, com muita raiva o francês fez até gesto com a mão, nesse momento pelo rádio o time pediu para ele ter calma.

    Nesse caso não era Maldonado que estava a frente do francês, outro que foi atrapalhado em SPA foi Massa no Q1…

    Só Maldonado tomou punição com perda de 3 posições no grid, isso já mostra que ele virou mesmo bode espiatório. Vários pilotos fazem cagada, mas geralmente só Maldonado é punido.

  5. Alexandre - BH disse:

    Diz a lenda que, no momento dessa batida, o chefe da equipe cantava Chico Buarque no rádio do Maldonado: “Joga pedra na GENII!
    Joga bosta na GENII!
    Ela é feita pra apanhar!
    Ela é boa de cuspir!
    Ela dá pra qualquer um!
    Maldita GENII!”

    E assim ele fez.

  6. Marcelo-SP disse:

    Em 1981, Andrea De Cesaris ficou conhecido na categoria por destruir 22 chassis na Mclaren, chegando ao ponto de ter o apelido de “De Crasheris”, um trocadilho com a música Under Pressure, da banda britânica Queen.

    De Cesaris não ficava levando punições de “baciada”, isso mostra que a F1 atual é muito mais complicada na parte esportiva porque a FIA esta pegando no pé, principalmente em relação aos os novatos. Maioria dos “enroscos” do venezuelano foi coisa de corrida, o caso de Grosjean em SPA a punição foi justa porque envolveu vários carros e teve risco de vida. Bruno também se envolveu em vários “enroscos” e nada aconteceu, já Maldonado virou bode espiatório.

    Eu me lembro muito bem da temporada de 1981, De Cesaris não ficou sendo fiscalizado, o máximo que aconteceu foi perder o emprego na Mclaren. No caso de Maldonado isso é praticamente impossível, porque ele praticamente banca o time com seu forte patrocinador, se ele sair do time onde a Williams vai achar um piloto com 30 milhões por ano? Essa confiança em não ser mandado embora pode ser a causa da afobação do venezuelano, se destruir carros, é ele quem paga. Por outro lado, Pastor já sabe que tem que diminuir os acidentes, ficar sem pontuar esta sendo um grande prejuízo. E vamos admitir, o cara é um baita azarado, aconteceu de tudo com ele em SPA.

    O lado bom na equipe é que Maldonado se destaca mais que o sobrinho, seu carro também é mais fotografado brigando na frente, isso dá retorno aos patrocinadores. Pastor ainda tem a vantagem de ter trazer os melhores resultados para o time, tanto em classificação como prova, se existe comemoração no time, isso acontece aos Sábados com Maldonado indo ao Q3…já no Domindo é só decepção, nem os pontinhos que o sobrinho consegue muda a situação, pelo menos é melhor que nada. Após 12 provas Maldonado continuar a frente no Mundial: 14º Maldonado, 29 pontos, 16º Bruno, 24 pontos.

    Batalha de Grid:
    Maldonado 9×3 Bruno

    Batalha pelo Q3:
    Maldonado 8×1 Bruno

    Vitórias:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Poles:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Pódios:
    Maldonado 1×0 Bruno

    “O tio deve estar se revirando no túmulo”

    Se o sobrinho não conseguir passar o companheiro na pontuação em Monza, pode sair da F1, Maldonado sequer vai largar no top 10 por causa da punição que tomou. A Williams no momento esta passando um grande vexame(basta ver na tabela onde foi parar time e pilotos), nessa segunda parte da temporada os dois pilotos vão ser muito cobrados. A Williams com esse bom carro era para estar brigando diretamente com a Sauber, e até pressionando a Mercedes, basta ver abaixo onde a Williams estava nas seis primeras provas, e onde foi parar nas últimas seis.

    Equipes que pontuaram nas primeiras 6 corridas:

    01-Red Bull,146
    02-McLaren,108
    03-Ferrari,86
    04-Lotus,86
    05-Mercedes,61
    06-Williams,44
    07-Sauber, 41
    08-Force India,28
    09-Toro Rosso,06

    Equipes que pontuaram nas últimas 6 corridas:

    01-Red Bull,126
    03-Lotus, 121
    04-Ferrari,113
    02-McLaren,110
    05-Mercedes,51
    06-Sauber,39
    07-Force India,31
    08-Williams,09
    09-Toro Rosso,06

    • Fernando Cruz disse:

      O tio nao esta “se revirando no tumulo”. O tio seria suficientemente inteligente para perceber que as circunstancias da carreira do sobrinho o impedem de fazer melhor do que esta a fazer. Deixem de gozar com o Ayrton Senna e respeitem mais a sua memoria!

  7. Carlos Pereira disse:

    O Grosjean não vai ser corrigido tão facilmente não. O problema dele, não é que seja mau piloto, e sim, que ele quer mostrar serviço rapidamente, e acaba se afobando na largada. Acho que no caso dele, só o tempo mesmo vai ensiná-lo.
    Agora, o Maldonado, tá muito estabanado. Precisa de um gancho rapidamente. E tem que tomar um puxão de orelha da Williams.

  8. Mauro Kondo disse:

    É uma pena. Porque ele (às vezes) tem o tempero que falta para a pilotaiada mais recente. É bastante arrojado e suficientemente rápido para ter surpreendido muita gente. Eu inclusive.

    Mas está um estágio acima do Hamilton no quesito maluquice.

  9. guilherme disse:

    Isso sem contar as lambanças que não foram punidas pela FIA.

  10. Gerson disse:

    Se o “sindicato” dos pilotos de F1 fosse liderado por pilotos

    • Gerson disse:

      Se o “sindicato” dos pilotos de F1 fosse respeitável mesmo, os próprios pilotos teriam dado uma “punição” ou bronca, colocando no seu devido lugar Tanto Grosjean quanto Maldonado.

      O líder dos pilotos ainda é o Webber?

  11. Anderson Silva disse:

    Tá certo que o Maldonado fez e faz besteira por atacado, mas dar um gancho na mesma proporção que a do Grosjean acho um exagero, esta do Grosjean quase encerrou por ali a vida/carreira do Alonso, outro que era chegada a umas traquinagens era o Hamilton, nem por isso o pupilo do Ron Dennis foi advertido na mesma proporção, o que o Maldonado está merecendo é um bom puxão de orelha do Sr. Frank e tomar um Maracujina antes de entrar para a corrida, ele vem mostrando que é ágil, mas na mesma proporção ele transborda irresponsabilidade.

  12. Davi Ribeiro disse:

    Ele é uma chicane ambulante! O pessoal passa muito a mão na cabeça dele! Já deveria ter sido suspenso há tempos…

  13. LUZ PRATA disse:

    apesar dele realmente fazer muitas Cagadas…gosto de sua Coragem…Raça…Velocidade…ele nao Pipoca…joga Duro… joga Sujo…e e Claro e Evidente…que como n1 Williams…sempre sua FW conta com equipamento melhor que a do n2 Bruno…valeu.

    • Fernando Cruz disse:

      O equipamento do Maldonado nao e melhor do que o do Bruno. Parece melhor devido a uma serie de fatores: mesmo engenheiro do ano passado (Xavi Pujolar) enquanto o Bruno vem de outra equipa e ainda perde o primeiro treino livre, velocidade estonteante de Maldonado nas qualificaçoes, adaptando-se bem a mudanças nas condiçoes da pista, fazendo lembrar Ayrton Senna na aptidao para tirar tudo do carro numa so volta em quaiquer circunstancias, enquanto o Bruno tem um estilo de pilotagem menos agressivo, mais parecido com Alain Prost, precisando mais que tudo esteja exatamente como ele gosta para tirar tudo do carro (tal como tambem acontece com o Button).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>