ELOGIO DE ALEMÃO

SÃO PAULO (meio estranho, mas é) – Vai despertar a ira de muita gente, claro. Numa entrevista à “F1 Racing”, Schumacher disse que a maior lembrança que tem de Senna, o tio, é dele rodando na Junção quando tentava alcançá-lo no GP do Brasil de 1994. Ele explica aqui.

Podem estrilar quanto quiserem. Isso aí é um elogio, sim.

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194 Comentários
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Leandro
11 anos atrás

Flavio eu li esse comentário do alemão á quem considero um dos genios que eu vi na Formula 1 ,assim como o Ayrton , a minha interpretação foi igual á sua Flavio o comentário foi um elogio .Abraço

Ilmar
11 anos atrás

Eu prefiro 1000 vezes um Senna sujo, do que um Barrichello e um Massa limpos.

Ilmar
11 anos atrás

Vamos parar com essa discussão, gente. Todo mundo é um pouco santo e um pouco capeta. Com Ayrton Senna e Michael Schumacher não era diferente… Como nasci brasileiro, eu prefiro o Ayrton Senna ( também sou pacheco, sim ), mas, se eu tivesse nascido alemão, eu preferiria o Michael Schumacher.

Marcos Pereira
Marcos Pereira
11 anos atrás

O Alemão falando assim,”as viúva pira!!!”

Sigmund Freud
Sigmund Freud
11 anos atrás

Ao Segafredo (isso não é uma marca de café bem amargo?)
Você tem o famoso discurso de um brasileiro contra este mundo todo e coloca o Senna como o heroi do apocalipse. “O” salvador. “O” vencedor e redentor. Você já fez terapia?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Sigmund Freud
11 anos atrás

É uma marca italiana destas máquinas de café(expresso) que despontou nos anos 70 na europa e patrocinava forte algumas equipes e pilotos da F1.
Quanto a terapia……..gosto bastante da pescaria.
Abraço!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Sig, acreditou nessa?
A terapia dele é malhar o alemão. hihihi…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

também me divirto com isso PP.

Apache
Apache
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

A Segafredo patrocinou a Toleman de Senna. Eu curto pescaria, pesco e solto robalos com iscas artificiais, preferencialmente.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Apache
11 anos atrás

Robalo é show!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Se diverte com o piloto dos outros.
Também, pudera! O amado, mais um tempo, vai ter missa de bodas…

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
11 anos atrás

Obviamente que, pro Schumacher, bater Senna foi uma vitória. Em Interlagos ’94, Senna foi superado, depois de largar na pole, perder a liderança no pitstop e rodar ao tentar alcançar o alemão.

Alvaro G. da Silva Junior
Alvaro G. da Silva Junior
Reply to  Nikolas Spagnol
11 anos atrás

Uma pergunta : Não foi nessa corrida que a Benetton trapaceou no pitstop, tirando uma válvula de segurança para diminuir o tempo de abastecimento ?

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
Reply to  Alvaro G. da Silva Junior
11 anos atrás

Sim. E o Schumacher foi punido depois.

Dú
11 anos atrás

É, a geração viúvas do Senna está caindo na real. Poucos cometários para quem era considerado Deus. Ou será que desistiram do automobilismo da Globo e cresceram?

Paulo Pinto
11 anos atrás

Atenção, “viúvas” de plantão:

Quem não regressar ao mausoléu até à meia-noite, vai dormir na rua! E pior, vai pagar estadia sem utilizar.
Sejam boazinhas que amanhã tem mais.

Tchau!

silvio
silvio
11 anos atrás

Schumacher é ridículo! Senna morreu mas virou uma lenda, Schumacher se arrasta patéticamente pelas pistas, nas maiorias das corridas passa desbercebido por todo mundo kkkk
Jogou a carreira no lixo com essa volta ridícula as pistas.

Tadeu
Tadeu
Reply to  silvio
11 anos atrás

Diga-se que a ultrapassagem do Shumi sobre o Senna não foi na pista… foi no boxe. E todos sabem que em 1994 a Beneton estava vergonhosamente FORA do regulamento, o que foi comprovado depois e que não houve nenhuma punição à equipe. Uma das falcatruas era justamente no reabastecimento (!,) coisas do tão conhecido pela safadeza, Sr Briatore.
Neste mesmo ano o alemão jogou o carro sobre Hill na última prova, depois de sozinho ter acertado o guard-rail, tendo ganhado o 1º campeonato de forma desonesta e pouco elegante. Com a batida e a inevitável parada ele perderia o campeonato daquele ano para o Piloto da Williams, que com um carro tão ruim no início da temporada, largava sempre atrás dos 6 primeiros. Muitos anos mais tarde o próprio Schumaker declarava que caso não tivesse morrido neste ano, o Senna seria o campeão com umas 2 provas de antecedência.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
Reply to  Tadeu
11 anos atrás

Se fosse hoje ele não teria ganho o campeonato e teria sido punido.

Apache
Apache
Reply to  Tadeu
11 anos atrás

Eu concordo pq o Hill, piloto mediano, perdeu o campeonato por 1 ponto e desleal e injustamente.

Paulo Pinto
Reply to  Apache
11 anos atrás

É mal de família. O pai dele também perdeu um campeonato por 1 ponto, de forma desleal e injusta. Exatos 30 anos antes.

Sieg
Sieg
11 anos atrás

Eu era muito criança na época desta corrida, mas por ser uma das últimas de Senna eu até que lembro bastante dela. Interessante esse elogio do Schumacher, um cara grande falando de outro cara grande, que partilharam as pistas por pouco tempo. Foi mesmo uma cena bonita, embora meio decepcionante aos torcedores de Senna.

Mas que bom que essa é a memória que mais rápido vem à mente de Schumi acerca de Senna. Muito triste seria se a primeira lembrança fosse do acidente fatal ou de alguma pataquada que ele tenha feito, como bater propositalmente em alguém, etc. Muito triste seria, também, se a lembrança fosse algum momento glorioso de alguma vitória suada de Senna. O belo desta lembrança foi a sensação de ter induzido ao erro alguém que era considerado por todos, talvez pelo próprio Schumi, muito duro, competitivo e excelente piloto.

Marcus
Marcus
Reply to  Sieg
11 anos atrás

se Hill que era bem inferior a Senna e chegou no fim do campeonato disputando o titulo hum imagina o Senna vivo, todo mundo aqui sabe que motor potente sem um bom carro não é nada, mas mesmo com um carro ruim Senna foi Pole nas 3 corridas!!!

Breno Peixoto
Breno Peixoto
11 anos atrás

Senna rodou porque estava lutando com um carro todo desequilibrado.

Com a proibição da suspensão ativa no fim de 1993, a Willians precisou desenvolver um sistema convencional às pressas, e essa era a grande dificuldade do brasileiro no início da temporada de 1994.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Breno Peixoto
11 anos atrás

Mais difícil ainda porque o tal do Ayrton não sabia acertar carro e na Williams de 1994 ele não tinha um segundo piloto-capacho, com oele tinha na McLaren (Berger) para desenvolver o carro para ele!!

Matusca
Matusca
11 anos atrás

Esse alemão é bem escroto…

Fora isso, vejamos:
– O carro que supostamente estava irregular foi desclassificado? Não? Então, valeu;
– O piloto é especial porque fez “aquela” ultrapassagem difícil. Todos os bons fizeram ultrapassagens assim;
– Rodou em circustâncias bobas? Todos…alguns até na volta de apresentação;
– Todo grande campeão em algum momento fez algumas cagadas e boas cafagestadas;
– É inútil comparar pilotos de épocas diferentes ou mesmo da mesma época, com carros diferentes ou em circunstâncias diferentes;
– Tão inútil como comparar um Lada com um BMW no site do Flavio Gomes.

Então, para quem só defende uma escolha, contribuo com os apelidos:
Senna – Viúvas
Schumacher – Viadinhos
Piquet – Escrotinhos
Graham Hill – Certinhos (único tríplice coroado – Fórmula 1, Le Mans e Indy 500)

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Matusca
11 anos atrás

Viúva detected!!

Mariana
Mariana
Reply to  Mauricio Alves
11 anos atrás

Exterminador de viúvas detected kkkkkkkkkk
invejoso detected kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
troféu limão detected kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Andre
11 anos atrás

O shumacher ta ficando gaga da surra q ta levando do rosberg.
A volta dele provou q alonso hamilton e vettel sao melhores q ele em qq situacao so p ficar nestes.

Gonzalez
Gonzalez
11 anos atrás

Schumacher who????

Esse piloto patético, que está levando uma surra do Nico Rosberg, um piloto medíocre, nos últimos 3 anos????

Então tá!

Felipe S.
Felipe S.
11 anos atrás

Schumacher falando de Senna tá cada vez mais parecido com Lula falando de FHC…

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Felipe S.
11 anos atrás

Se informe melhor, viúva de Senna.
Quem tem os jornais à disposição é FHC para falar mal de Lula e mostrar toda a dor de cotovelo porque seu governo não conseguiu nem metade dos números do metalúrgico.

Márcia
Márcia
Reply to  Jairo Fernando
11 anos atrás

E quem fala mais de quem? O Lula nem se lembra que FHC existe. E nem eu!!

Julio
Julio
Reply to  Jairo Fernando
11 anos atrás

Tem razão Jairo, a semelhança quanto à honestidade é ímpar!
Schumacher saiu dos boxes mais rápido porque a Benetton liderada pelo honesto Briatore, retirou a válvula de segurança da bomba de reabastecimento, o que só foi descoberto posteriormente, quando o outro carro da equipe – Jos Verstapen – explodiu em chamas algumas corridas depois. Sem falar que o Schumacher fez na pista contra Hill, Villeneuve e Alonso.
E o honesto metalúrgico que se aposentou com 25 anos e virou líder do Mensalão, dá até nojo de falar…

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Julio
11 anos atrás

Só que eu não citei nada de honestidade, colega. Só ingênuos como vc acreditam que política é pódium de santidade (o mensalão do PSDB foi em 1988, mas a mídia de FHC só fala do mensalão petista, certo)
Veja os NÚMEROS, Lula x FHC e veja quem fez mais pelo país.
Veja os NÚMEROS Senna x MS e faça a comparação que melhor desejar.

Mariana
Mariana
Reply to  Julio
11 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
11 anos atrás

Claro que é elogio! Errar, todo mundo erra. Mas quando esse erro vem de um cara que raramente errava, entra pra história mesmo. Ainda que a pressão psicológica que provocou o erro tenha sido causada por uma infração ao regulamento (a questão do reabastecimento da Benetton, que foi comprovada meses depois).
O que não seria elogio seria lembrar de uma fechada em cima de um adversário pra ganhar um título (duas vezes), ganhar corridas por ordem da equipe, fingir um erro pra impedir que um adversário faça uma pole em Mônaco, essas coisas…

John McClane
John McClane
11 anos atrás

http://www.jalopnik.com.br/mansell-sobre-os-brasileiros-senna-foi-o-mais-duro-na-pista-piquet-era-um-pe-no-saco-fora-dela/

Faz um tempo já. Se o Piquet tiver visto isso, a resposta vai ser uma voadora com os dois pés.

John McClane
John McClane
11 anos atrás

Falando em Mansell, saiu no Jalopnik

http://www.jalopnik.com.br/mansell-sobre-os-brasileiros-senna-foi-o-mais-duro-na-pista-piquet-era-um-pe-no-saco-fora-dela/

Tem um tempo já, e esperava mais repercussão. E, claro, espero a resposta do Piquet, se ele tiver visto isso, que será uma voadora com os dois pés.

Paulo Pinto
Reply to  John McClane
11 anos atrás

Explicando melhor: com o que sobrou dos dois pés que deram uma “voadora” no muro de Indianápolis…

Segafredo
Segafredo
Reply to  John McClane
11 anos atrás

Engraçado como um cara como Mansell que teve 31 vitórias na categoria, obteve apenas um título, e Piquet, com apenas 23, foi Tri……

John McClane
John McClane
11 anos atrás

Acho que o Schumacher elogiou mesmo. Ele não desmereceu o Senna, pelo contrário. O que muito fã não entende é que um piloto, se quiser ser campeão do mundo (muito mais no passado, já que os carros dependiam mais dos pilotos, que eram bem mais talentosos no geral do que hoje), não pode ser um santinho, um boneco dummy como muitos hoje. Senna, Piquet, Prost, Mansell, Schumacher, os maiores que vi, iam até o limite da esportividade com a trapaça pura. Se o Briatore alterou o bocal do combustível, é outra história. Quero dizer que os pilotos que citei, e quem quiser ser campeão do mundo sendo foderoso como Alonso e Raikkonen (Vettel e Hamilton são dois mortos-vivos tão carismáticos quanto uma concha de feijão), tinham um instinto de matador, de enfrentar quem fosse, o que fosse e quantos fossem pra chegar ao título.

Andre
11 anos atrás

Respondendo ao marcelo q nao deve ter acompanhado a f1 daquela epoca.
como bem lembrado por ti em detalhes naqueles anos os retardatarios nao respeitavam os lideres e os carros quebravam com frequencia.
se fosse nos dias de hoje vc poderia computar todas estas possiveis vitorias menos a batida c mansel.
se fosse hoje seriam mais 20vitorias no minimo e mais 2 titulos a acrescentar na carreira dele.

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
11 anos atrás

Normalmente quando se lembra de um grande piloto, se lembra de seus grandes feitos, mas algumas vezes pode se medir o respeito que o cara teve também em resultados adversos. Por exemplo, a ultrapassagem que o Hakkinen fez em Schumacher em Spa deve ser pra ele (Hakkinen) o seu melhor momento na F-1. Também lembro da manobra de Jacques Villeneuve sobre o Mesmo Schumacher em Estoril. Villeneuve disse que teve sorte de ser Schumacher alí pois se fosse outro poderia ter acontecido um acidente. Além disso, na temporada de 94 não temos momento melhor pra lembrar de Senna.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
11 anos atrás

Segafredo,Edegar…

É,o Senna já teve baba ovos menos patéticos…

PauloZ
PauloZ
11 anos atrás

Até que a quantidade de comentários sensatos entre os seus seguidores, caro Flavio Gomes, me surpreendeu pois considerar o piloto brasileiro como Deus é comum.

O fundamentalismo está invadindo tudo, inclusive as disputas esportivas. Atenção!!!

Fabio
Fabio
11 anos atrás

Chega a doer de tão óbvio, menos pra quem não quer ver. Todos os pilotos sempre diziam que o mérito do Senna era levar seus adversários ao limite do erro, como ele fazia com o Mansell ou Prost. O que o Schumacher está falando é que conseguiu fazer isso com o Senna, enfeitiçou o feiticeiro. Só que as “cabeças pensantes” nacionalistas acham que qualquer coisa que não seja “Senna é deus” é ofensa.

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  Fabio
11 anos atrás

amiguinho,
só que o senna não precisava se “dopar” para conseguir isso. não precisava tirar o filtro da mangueira de reabastecimento nem usar controle de tração. esse alemão é tão estúpido que vai acabar gerando uma investigação retroativa a esse respeito. se fosse ele ficaria quieto para não me dar mal. schumacher é o lance armstrong da F1. ou, depois de todas as vigarices que fez depois da morte de senna, contra pilotos muito menos capacitados, vc tem alguma dúvida que ele só conseguiu tal proeza pq se “dopava”?

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  Fabio
11 anos atrás

e tem mais,
esse “elogio” é mentiroso. na verdade, a maior façanha dele na distuta com o senna não foi tê-lo feito rodar tentando alcançá-lo mas sim, tê-lo feito morrer tentando fugir dele e seu carro “bolado”.

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  Fabio
11 anos atrás

essa é a maior conquista de sua carreira… o mais irônico disso tudo é que a declaração que mais gostaria de dar… não cabe na boca de um ser humano minimamente saudável moralmente… vai ter que morrer sem ostentar esse mórbido troféu… ou será que a maior de todas as escrotices ainda está por vir?!… não duvido…

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  Fabio
11 anos atrás

e tem mais… esse papo de dizer que quem “fala mal” do schumacher é “viúva do senna” é a maior idiotice. não são os brasileiros que dizem que o senna é o melhor de todos os tempos. são pesquisas realizadas recorrentemente por revistas europeias especializadas nas quais são ouvidos engenheiros, chefes de equipes, ex pilotos, pilotos em atividade, enfim… quem realmente entende do assunto.

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  Fabio
11 anos atrás

para terminar..rs
está claro que não desmereceu senna, muito pelo contrário. só uma coisa é maior do que o incômodo que o shumacher provoca nas “viuvas do senna”: o maldito incômodo que o schumacher sente por saber que estava competindo fora das regras. como o alemão se incomoda com o brasileiro! como se compara a ele querendo passar uma imagem de humildade que até um paralelepípido sabe que é falsa. um piloto “limpo” e com o dobro de vitórias do outro jamais se incomodaria com isso.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  gustavo lobo
11 anos atrás

Alguns analistas podem ajudá-lo, cara.
E sim, você é o maior exemplo de “viúva de Senna”, independente do que digam as revistas automobilísticas.

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  Jairo Fernando
11 anos atrás

amiguinho… não tinha nada mais inteligente pra postar?!

Leandro Giannetti
Leandro Giannetti
11 anos atrás

Nao desmereceu ninguém e concordo, ficaria feliz também de provocar algo assim. É como se o próprio Senna dissesse que se sente feliz de ter feito o Piquet se esforçar a tal ponto de fazer aquela manobra épica na Hungria, claro que é algo que dá satisfação.

Daniel Weiler
Daniel Weiler
Reply to  Leandro Giannetti
11 anos atrás

Piquet só passou porque tinha um carro muito melhor naquele momento na pista… E mesmo assim teve que fazer uma manobra épica…

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

É amigo, o alemão vigarista vai contar essa história para seus filhos, netos e bisnetos. Afinal esse foi o maior olé que o Ayrton Senna levou na carreira, e o que é pior na sua casa e em frente da sua torcida querida, eu até me lembro do Galvão Bueno engasgado e não acreditando. Agora se foi fora do regulamento ou não isso já está fora de questão, realmente o mafioso Briatore e o seu pupilo vigarista Schumacher formaram uma dupla perfeita na vitória e na vilania dos torcedores brasileiros, que depois se repetiu com Alonso, e a performace dessas duas duplas foram até parecidas: Briatore/Schumacher e Briatore/Alonso. É amigo, as imagens estão aí para o torcedor de todo o mundo comprovar o orgulho do alemão vigarista.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Ainda bem que nós sabemos que você está apenas fingindo ser um completo idiota. rs

Christian
Christian
11 anos atrás

Olá, todos!

Eu procurei ler pacientemente alguns comentários e vejo que depois de tantos anos alguns se manifestam contra Ayrton Senna de uma maneira impressionante. O que aconteceu com aqueles que no passado o viam como um herói, alguém quase intangível, um semi-deus, um Chuck Norris do automobilismo?

Não estou defendendo Senna. Ele tinha suas virtudes (não eram poucas), mas também tinha defeitos: fez o diabo dentro e fora das pistas. Por acaso Prost nunca fez isso? E Mansell? E Alonso? E o próprio Schumacher? Eram todos santos diante de Senna? A grande maioria dos campeões é assim, não são santos.

Então vamos deixar de hipocrisia. Nada de mimimi, de viuvismo, nem de sentimentos reprimidos e confusos. Senna está entre os grandes, foi e ainda é inspiração pra tanta gente. O que há de errado nisso? Ele não é o único. Tantos jovens pilotos se inspiram em Hamilton, Vettel, Alonso, Schumacher. A história segue em frente.

As declaraçõe de Schumacher não têm nada demais. São uma opinião dele, um momento especial para ele. Não há motivos para confundir ou distorcer o que o alemão falou. Foi aquilo e nada mais.

Também me incomodou um pouco um certo sujeito que, além de encher linguiça com links do youtube, pode ter algum problema psicológico ou até mesmo psiquiátrico. Ele se identificou como Marcelo, mas também se tranveste de Ao Paulo Coimbra e Michael Schumacher “clone”. Ele já é bem conhecido nos blogs de Fábio Seixas, Tazio e Lívio Oricchio (este recomendou até um bom tratamento psiquiátrico) e sempre escreve as mesmas coisas, manda os mesmos links, entre outros artifícios já conhecidos e que pouco enriquecem a troca de opiniões entre os leitores.

É isso: Senna foi um dos grandes, Schumacher também. Eles também escreveram páginas importantes da história da Fórmula 1, e não é correto julgá-los mal pelo que fizeram de errado no passado. Um grande abraço!

Clark W. Griswold
Reply to  Christian
11 anos atrás

Perfeito, só faço uma observação. É importante lembrar que existem “xiitas” contra, mas pró-Senna também.

Dav
Dav
11 anos atrás

Acho que ele falou isso depois de tomar um velho barreiro sem limao acontece

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
11 anos atrás

Beneton + Flavio Briatore alguém ainda tem duvida se eles estavam fora do regulamento. kkkkkkkkk

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
11 anos atrás

O mundo islâmico se revolta quando o ocidente zomba de Maomé. As viuvas se revoltam quando o alemão zomba de Senna.
No primeiro caso realmente deve-se ter cuidado em não desrespeitar a cultura e o credo de um determinado povo pois há muitos fatos históricos, particularidades que não conseguimos entender por nossa ótica ocidental, mas no segundo, onde está a falta de respeito que deixam as viuvas fanáticas a beira de um chilique ? Schumacher ao admitir ter sentido orgulho em ter derrotado Senna e o ter induzido ao erro fez algo normal e um elogio ao finado piloto, afinal de contas ninguém sente orgulho em derrotar alguém mais fraco e Senna era a referância daquela época.O pupilo derrotou o mestre.
Quem foi melhor ? Nunca saberemos, pois a única temporada em que os dois estavam em pé de igualdade foi a de 1994 e ela terminou em San Marino. Mas uma coisa os Sennistas tem que admitir: Senna estava bastante incomodado com o adversário que havia encontrado. Se Schumacher tivesse sido campeão naquele ano com Senna vivo e pela Williams, será que o respeitaríamos mais assim como respeitamos um pouco mais o Prost ? Talvez tenha faltado apenas isso para o Schumacher ter se consagrado o maior de todos, ganhar um título mundial sobre um gigante. Valeria mais do que todos os outros 6 campeonatos conquistados.

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  Paulo Ribeiro
11 anos atrás

claro que valeria. e valeria mais ainda, se fosse de uma forma limpa. mas infelizmente o alemão não nos deu essa oportunidade. ou melhor, através de seu comportamento posterior, nos deu o direito (para não dizer, o dever) de duvidar que isso poderia acontecer. e é justamente por isso que ele chorou ao superar o número de vitórias de senna, em vez de comemorar. ou vc tem alguma dúvida?

João Batista Jr.
11 anos atrás

Senna é o único brasileiro que tenho/tive como ídolo (E. Zatopek, G. Kasparov, F. Kafka e J.L. Borges são os outros) e uma entrevista dessas é um elogio, sim.

Muito arretado Schumacher pensar naquela corrida, naquela vitória e, pra minha tristeza velada, naquela rodada de Senna.

Arretado, mesmo!!

Mariana
Mariana
11 anos atrás

Foi um elogio enorme, só sendo muito “viúva” pra não ter entendido. Schumacher basicamente disse que se sentiu o máximo por estar na frente do Senna pq ele, Senna, era “o cara” pra todo mundo naquele momento. E outra coisa que já vêm as viúvas falando é que “o Senna só bateu, inclusive qd morreu, pq o carro do Schumacher estava irregular mimi”. Olha, isso só é desculpa para pq ele não alcançava o Schumi, não significa que ele tinha obrigatoriamente que rodar ou bater tentando.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

O cara só disse uma verdade: Na sua vã tentativa de alcança-lo, Senna ultrapassou dos limites, rodando. Todo mundo sabe que o cara era um gênio. Como pode-se ver na entrevista, o alemão admite que passou nos box, e Senna estava em seu encalço. Pelo excelente piloto que era, tinha toda chance de reaver a posição, mas forçou demais. Coisa que poderia acontecer com qualquer um. Ou pensam que o Ayrton não errava ??? Quem não se lembra que ele bateu sozinho na entrada do túnel em Mônaco ??? Onde está mostrado que o Alemão está fazendo pouco caso do Ayrton ???
Me parece mais um caso de elogio do que depreciação ao Ayrton. E o alemão deve ter dado graças a Deus por ele ter rodado. Quem acompanha realmente a F1, sabe do que o Ayrton era capaz. Vide suas vitórias no Brasil, sua vitória em Mônaco sobre o Mansell, ou suas corridas contra o Prost. Quem tiver chiliques aqui, deve ler novamente a entrevista com cuidado…

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  Carlos Pereira
11 anos atrás

concordo com vc em quase tudo, mas o senna só rodou pq não conseguiria alcançar o alemão. a benetton estava bem mais equilibrada. ele sabia disso. a única chance, era ter saído dos boxes na frente. mas isso não aconteceu, mesmo com o senna tendo entrado na frente. schumacher, ross brown e briatore armaram tudo direitinho. ou vc duvida disso? é só ver o que a santíssima “trindade” foi capaz de fazer depois, contra adversários que não chegavam aos pés do brasileiro.

fabio
fabio
11 anos atrás

elogio sim

Paulo Pinto
11 anos atrás

Vai dar um trabalhão pegar todas essas “viúvas” e levar de volta para o mausoléu.

Ao Marcelo deutsche-paheco
Ao Marcelo deutsche-paheco
11 anos atrás

Marcelo, o alemão assustou tanto que o Senna sempre andou na frente do alemão, e já que você citou o ano de 1994, ele fez 3 poles aquele ano, e morreu andando em primeiro lugar na frente do alemãozinho.
Em relação ào Gp do Brasil, o alemão vem se vangloriar que ultrapassou o Senna no PIT-STOP (!!!), lembrando que a Benetton dele estava sem o filtro do bocal de reabastecimento, fato este que permtitiu o pit-stop mais rápido do alemão.
E em relação a Benetton adulterada, não foi só filtro não. A FIA descobriu controle de tração, irregularidades no assoalho do carro, e um software escondido de gerenciamento de motor e outras cositas más…
Neguinho aqui que tenta botar banca de entendido acha que falar bem do Senna é ser viúva. Ou seja, se ele fosse estrangeiro, tudo bem, mas como ele teve o infortúnio de ter nascido em terras brasilis, falar bem dele é pachecada.
Várias pesquisas feitas com atuais pilotos, ex-pilotos e engenheiros colocam Senna como o melhor de todos os tempos, não são os brasileiros que falaram, foram os próprios gringos.
O que dá raiva é que quem faz este tipo de comentário é tudo nénem, que não acompanhou as épocas de ouro da F-1, e assistiu uma F-1 medíocra do fim dos anos 90 e primeira metade dos anos 2000.
Eu corto minhas bolas fora se aparecer algum senhor que realmente entenda de F-1, tenha acompanhado ao vivo F-1 dos anos 70 até agora, e que ache que o Schummy é o melhor piloto de todos os tempos. Quanto a mim, já sou meio coroa, acompanho F-1 desde 1981:)
Já que você é tão fã do alemão, então vamos ter uma conversa sem paixões, tirando os pilotos brasileiros:
– Nunca na história da F-1 algum piloto conseguiu ter sempre o melhor carro do grid por tanto tempo igual o alemão.
– Nunca na história da F-1 algum piloto correu praticamente “sozinho”, contra nenhum adversário de peso. Quem eram os adversários do Schummy? Damon Hill, o zero à esquerda? Jacques Villeneuve, pilotinho de várzea que não foi 10% do que foi o gênio pai dele Gilles Villeneuve? Aliás, foi só aparecer um piloto melhor, Fernando Alonso, que a festa do alemão acabou…
Olhe os anos 70: Gilles Villeneuve, Fititipaldi (desculpe, mas ele correu nos anos 70, tive que citar…), Jackie Stewart, Niki Lauda, Peterson, Andretti, James Hunt, Jody Scheckter…
Olhe os anos 80: Prost, Nigel Mansel, Lauda, Piquet, Senna…ops, desculpe, eu disse que não citaria brasileiro…
Olhe o grid atual: Vettel, Hamilton, Alonso, Button, caras que seriam pilotos de altíssimo nível e campeões em qualquer época da F-1.
– Nunca na história da F-1 algum piloto teve companheiros de equipe tão medíocres quanto o Schummy.
– Nunca na história da F-1 algum piloto usou de tantas artimanhas pra tentar ser campeão. Óbvio que sempre teve piloto abusado na F-1, mas não igual o germânico. Carro adulterado em 1994; batida proposital no Hill, depois que ele havia batido sozinho no muro e sabia que a corrida estava perdida; jogou o carro no Villeneuve em 97; precisou de segundo pilotinho SEMPRE (lembra do Irvine???) em todas as equipes que esteve pra segurar adversários ou ceder vitórias; parou carro no meio da pista em treinos classificatórios pra prejudicar volta lançada do Alonso; sempre que se viu ameaçado fechava os adversários de forma criminosa…
Qualquer piloto de alto nível que já foi campeão da F-1 poderia ter tido uma carreira parecida com a do alemão se tivesse a sorte de correr em situações semelhantes.
Vou além: pilotos como Prost, Jim Clark ou o Lauda foram melhores que o alemãozinho.
O Prost poderia ter tido o mesmo número de títulos que o alemão, se não tivesse um companheiro top como ele na McLaren, o que lhe teria rendido mais 2 títulos, se não tivesse perdido um campeonato por diferença de 0,5 ponto(isso mesmo!) pro Lauda, e se na época dele não tivesse Piquet, Senna, Lauda, Nigel Mansel, entre outros, ainda faturava mais…
Claro que o Schummy foi um piloto excepcional, mas, como dito, não foi este semideus que a molecada atual acredita…
Note que o alemão só fazia sucesso em carro bom…Quando ele estava na Ferrari em 96, 97, 98, 99, ou mesmo agora, na Mercedes, parece que o “encanto” dele desaparece… Bem diferente dos grandes gênios da F-1 que conseguiram milagres pilotando carros medianos…

Caco
Caco
Reply to  Ao Marcelo deutsche-paheco
11 anos atrás

Falta lembrar que o Schumacher ultrapassou o Senna na volta de formação do GP do Brasil, o que o levaria a largar para a corrida atrás da última fila do grid, conforme o art. 120 do Código Desportivo da F1 em 1994.

Caco
Caco
Reply to  Caco
11 anos atrás

Nunca vi tanto ódio e amor por um piloto. Apenas narrei um fato verídico sem emitir qualquer opinião. Quanto ao Senna, considero-me bem neutro, tanto assim o é que eu li todos os comentários e achei alguns bem pertinentes. O que posso garantir, numa apressada análise, é que Senna e Schumacher tem suas qualidades e defeitos, tanto no âmbito profissional como pessoal. No comentário acima apenas narrei um fato e a sua consequência.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Ao Marcelo deutsche-paheco
11 anos atrás

Descobrimos o Doppelganger do Marcelo. E essa foi uma péssima notícia…

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Ao Marcelo deutsche-paheco
11 anos atrás

Concordo em tudo com vc. Comentário mais sensato que li… Sinceramente… Tem uns caras, metidos a sabichões, e chatos no último grau que só vem aqui para encher o saco…. Basta o FG postar qualquer assunto se referindo aos brasileiros , que aparece um pentelho dizendo…. “Viúvas em 3, 2, 1…. “, “Lá vem a pachecada”… e por aí vai…. Tem um outro, que deve ficar umas dez horas fazendo comentários sem fundamento…. Parabéns pela sensatez do seu comentário.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Ao Marcelo deutsche-paheco
11 anos atrás

São os gringos que falam que o Senna é o melhor de todos.
Mas, são os brasileiros como você que faz a fama das “Viúvas do Senna”.

Ao Marcelo deutsche-pacheco
Ao Marcelo deutsche-pacheco
Reply to  Jairo Fernando
11 anos atrás

Outro deutsche-pacheco detectado… Eu fiquei falando do Senna? Eu fiz um retrospecto do Schummy, e citei como comparativo grandes gênios da F1, como o Prost e o Lauda…

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Ao Marcelo deutsche-pacheco
11 anos atrás

Não gosto do Schumacher, é engano seu.
Vc utilizou uma boa forma de sutileza, sem precisar citar o deus Senna.

scapra
11 anos atrás

percebo que em muitos comentários quando temos assuntos ligados a formula 1
envolvendo pilotos brasileiros , seja qualquer “assunto”, sempre colocam de
uma forma um pouco sarcástica quando existe uma postura favorável, como
ate mesmo de torcedor , ou de admirador , ou de fã,, ou de apaixonado ,seja
o raio que o parta , digo de nos os “Pachecos”.

isto é quase acreditar que o maradona diga em algum lugar “eu sou fã do pele” ,

se vou a um estadio , respeito ate o limite o time adversário, porem se for para
chorar a minha mãe , prefiro que chore a do adversário , e o meu time ganhe e
se possível de goleada.

acompanho formula 1 a muito tempo , como dizem os “não Pachecos” sou viúva
do Aírton , do Piquet ,do Emerson e por ai a fora , mas não podemos nos esquecer
que quem gosta de automobilismo neste pais ate hoje , é por que fomos “mal acostumados”
com os nossos “ótimos pilotos brasileiros” que de uma forma ou outra , foram
campeões com muitas honras .

reconheço a superioridade e maestria dos Schumacher(s) e Alonso(s) da vida , mas
confesso que estou achando esta historia de “Pachecos” uma piada um pouco
radical de mais , temos o direito de gostar de formula 1 , e também de não gostar quando
o assunto é de longe , ou de fininho , ou sugere , uma pequena arranhada nos nossos “ídolos”

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Fantástico!

O mais engraçado é ver alguns comentários do tipo “O Schumi tem os números a seu favor só isto”hahahahah
E os caras ainda tentam dizer que o finado era melhor….só não era nos números…rsrsrsr
AS viúvas são muito divertidas!

Viva o schummy!

Abs

Edegar Belz
Edegar Belz
11 anos atrás

O alemão só esqueceu de dizer que a Benetton burlava o sistema da bomba de gasolina, retirando o filtro de segurança, e isso lhe dava vantagem no tempo do pit stop.
Apenas por essa trapaça é que ele conseguiu ultrapassar o Senna durante a parada no box.
Além da suspeita de utilizar controle de tração, claro.

Duvida?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Schumacher
Item 1.5.1 – quarto e quinto parágrafos.

Fabio
Fabio
Reply to  Edegar Belz
11 anos atrás

O cara se chama Edegar…Melhor nem zoar. Já deve ter problemas demais..rs

Andre Almeida
11 anos atrás

As viúva pira, mano. E eu ainda acho que o FG fez de propósito, para vários “dossiês” pro e contra o sacrossantoSenna.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
11 anos atrás

Sem filtro foi fácil. E os especialistas de plantão do grandepremio dizem que foi só um segundo. Piada.

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Podem falar o que quiser, agora que isso não foi elogio, não foi. Se eu falo que sou mais fodão que você, Flávio Gomes, eu estou te elogiando?

Paulo Pinto
11 anos atrás

Eu só quero saber quem destrancou o mausoléu. As “viúvas” saíram todas em debandada!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

PP…..me responde uma…… por que? é tão difícil p/vcs, as não viúvas (brasileiras apenas) admitirem o Talento, a Velocidade, o Carisma, o Brilhantismo, a Garra, o Magnetismo, a Genialidade, o Arrojo do Ayrton se até os europeus(pilotos e comentaristas da F1 na Europa) já o fizeram???

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Noffa,Segafredo. Só faltou elogiar a lindeza e a virilidade do cara. Que santa…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Nossa!!
Que tesão, não???

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Sega:

A morte trágica de Senna, o transformou num mártir do automobilismo impessoal e voltado para os resultados e o lucro.
Essa tragédia e os motivos que conduziram a ela, somados aos números e à posição questionadora de Ayrton, influenciaram no resultado dessa eleição.

O que todos esquecem é que ele correu em Ímola, porque quis, apesar de todos os “sinais”. Melhor dizendo, ele acabou participando desse automobilismo que tanto condenava.

Abraços.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Tenho que admitir que td que vc citou tem algum fundamento e respeito seu pensamento……que até certo ponto concordo, mas minha análise é a seguinte: Olho o que o cara faz/fez nas pistas, o grau de dificuldade, e o equipamento usado por cada piloto em cada situação e separo tudo isso do resto que vc citou(bastidores,manipulação), então não consigo ver nenhum outro piloto no nível de Ayrton pelo que fez nas pistas e a maneira com que ele enfrentava aquele sistema que sempre puxava a carroça p/ os europeus, e, acho que foi o único a obter este respeito, também na europa.
Obrigado pela gentileza da resposta e grande abraço……amanhã alonso passa pelo menos 2 na largada e meu palpite é que chega em terceiro

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Acertou, Sega! O espanhol chegou em terceiro.

Peraí… você é “viúva” ou “Alonsita”? Ahhh… já sei. Não esquece o falecido, mas já está de namorado novo!!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Não fosse as trapaças dele com o Briatore confesso que seria um torcedor mesmo…..mas não deixo de admirar sua pilotagem e tenho que admitir que é o melhor em atuação!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Ahhhh… essa “viúva” vai largar o luto!

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

amiguinho,
essas pesquisas são feitas todos os anos profissionais da área que fundamentam seus votos e que já viram e presenciaram a morte de vários pilotos… se vc ficou emocionado com o documentário, problema é seu…

Paulo Pinto
Reply to  gustavo lobo
11 anos atrás

Mais uma “viúva”…

Até o recorde de poles, que a “viuvada” considerava inatingível, o alemão detonou!

A verdade é crua: sempre e para sempre, Schummy estará à frente de Senna.

O resto é historinha…

Gerson
Gerson
11 anos atrás

“As viúva pira…”

Bom, vamos ao contexto:

“Tentando se aproximar de Schumacher, o brasileiro perdeu o controle de sua Williams, rodou e abandonou o GP, diante da torcida brasileira.

18 anos depois, em entrevista para a revista inglesa F1 Racing, o alemão disse que considera a rodada uma de suas melhores lembranças que tem do brasileiro. “Senna tinha uma aura de imbatível. Vencê-lo no Brasil teve um sabor especial”, disse o alemão.

“Eu o superei e ele rodou enquanto me tentava me alcançar. O fato de ele ter rodado me deixou orgulhoso, porque eu o forcei a errar”. Ainda na entrevista, Schumacher disse que Senna foi um de seus heróis no automobilismo. ”

Ou seja, o alemão nada mais disse que tem orgulho de lembrar que na sua 4a temporada, estava á frente de Senna (o campeão da época), no Brasil, e que para alcançá-lo, Senna arriscou demais e errou. O orgulho vem do fato de ser veloz a ponto de não ser alcançado pelo campeão.

Só isso. Schumacher NÃO ODIAVA AYRTON SENNA.

Dessa vez, nem vou para pra ler os posts do anti-Schumacher. Vai ser um dilúvio de ódio, pachecadas e demagogias.

Me poupem.

Paulo Pinto
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Concordo, Gerson.

Schumacher, inclusive, gostava de Senna… estourando motor, furando o pneu, rodando na pista…

Segafredo
Segafredo
11 anos atrás

Acontece que pra alguém como Schumicher(sem graça) falar que esta é sua melhor lembrança do Ayrton é pura tentativa de diminuir a fama que Senna conquistou. Ou seja, aproveitou de um momento ruim de Senna pra tentar justificar uma “melhor lembrança” ,entendeu. Isso mostra claramente a Inveja que Senna, morto a mais de 15 anos ainda desperta no Alemão…….diga-se de passagem: Schumacher poderia nascer de novo, ganhar mais sete titulos, que ainda assim não conseguiria atingir o nível de Ayrton…..muito menos o brilho e talento incontestável do brasileiro nas pistas.

1k7pro6
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Engraçado, pensava que a viúva oficial do Senna era a Xuxa, e extra-oficial a Adriane Galindeu, mas vejo que existem inúmeras outras.
É muito mimimi para pouca coisa.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Ridículo

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Schumacher na Jordan admitiu que via Senna, Mansell, Piquet e Prost como imbatíveis na pista, e achava que ia ser difícil andar no ritmo dos caras. Mas aí ele pulou para a mediana Benetton logo na segunda prova. Em Monza 91 sem conhecer equipe, carro e pista o novato Schumacher bateu Piquet logo de cara na classificação e prova! Depois o alemão mudou o discurso: “Não é bem aquilo que eu pensava, tendo um carro decente é possível superar sim”

Aí veio o GP da Espanha 92, Schumacher ainda novato nunca tinha disputado corrida na chuva na F1, mas se classificou e andou a frente de Senna até a bandeirada. Na Bélgica 92, Schumacher ultrapassou Senna por fora na curva em piso molhado! Depois superou as poderosas Williams e venceu a prova! Isso com um carro mediano. Outra curiosidade, em 1993 o novato D.Hill também botou pressão em Prost em várias provas, era a primeira temporada completa do inglês na F1.

Hilário mesmo é ver o novato inglês a frente do tricampeão, pra depois ter que entregar a vitória, e foram duas vezes! Até tú Prost?

Líder D.Hill entrega liderança a Prost – GP Canadá 93.
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04

Líder D.Hill entrega liderança a Prost – GP França 93:
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=plcp

Williams admite ordem para Prost ser campeão em 93:
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=plcp

Em 1994 Mansell bem que tentou voltar a F1, mas sequer andava no ritimo de Hill em classificação e corridas, isso com o mesmo carro. Todo mundo tem data de vencimento, ninguém é eterno na pista. A dúvida é saber, será que um dia alguém vai ser campeão na era moderna da F1 depois dos 40 anos? Prost, Piquet e Mansell arregaram…o alemão pelo menos esta aí na batalha cumprindo seu contrato. E Schumacher esta disputando com a quarta geração de pilotos desde que entrou na F1. Os pilotos dos anos 80 sequer tentaram desafiar a geração seguinte, todo mundo(tirando Senna que foi aposentado pela Tamburello), todas as feras pularam fora…

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

amiguinho,
pesquisei as corridas a que vc se referiu (schumacker em 92) e nada encontrei. engraçado vc só dar os links dos comentários seguintes (damon hill x prost). tudo bem que os pilotos citados pararam de correr antes dos 40. mas, em se tratando do MELHOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS, perder para o rosberguinho é patético. isso seria normal para qualquer outro.só mais uma coisa: O PILOTO PROTAGONISTA DAS MAIORES PROEZAS DA F1 é, sem sombra de dúvidas o SENNA… fico procurando “sennas” parecidas realizadas pelo alemão e não encontro nenhuma, por que será?!… foi ótimo ele ter voltado, parece que só o fez para ratificar o pensamento de karl marx em complemento à frase de hegel: “Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”.

gustavo lobo
gustavo lobo
Reply to  gustavo lobo
11 anos atrás

se vc mostrar algo que schumacher tenha feito que se aproxime disso dou um pirulito pra vc: http://www.youtube.com/watch?v=omjME6AnQCI

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Como é fácil estar atrás de um teclado e falar (digitar) um monte de bobagens.Nao simpatizar com o Senna é um direito teu e deve ser respeitado. Porém, ;e ridiculo buscar formular uma opiniao distorcendo fatos.

Duvido que tu, marcelo (em caixa baixa mesmo), tenha algum dia na vida sentado em um carro formula. Quando muito deve ter dado uma voltinha em um Kart Indor em alguma garagem de shopping. Este deve ser todo o teu conhecimento a respeito do assunto.

Claudio Palestra
Claudio Palestra
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

Caro Flavio Gomes,
Acompanho seu trabalho nas radios JP, Bandeirantes e ESPN, mais seu blog e sempre achei que você tem alguma coisa mal resolvida com o Senna.
Você sempre diz que Senna foi um grande piloto e quando surgem alguma pesquisa dizendo que Senna não foi o melhor e sim o Alemão, Piquet, e outros mais você gosta de comunicar em seu blog.
A entrevista do Alemão não tem NADA de ofensivo ao Senna pelo contrário, mas você gosta de cutucar a torcida brasileira que adora o Senna com polemicas que de certa forma, criticam o piloto brasileiro.
Não sou Sennista, Piquetista, sou apenas um brasileiro que gosta de automobilismo e torce por qualquer brasileiro que represente este País.

Claudio Palestra
Claudio Palestra
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Caro Flavio Gomes

Queria dizer que, acho que há algum motivo para você não você não gostar do Senna, talvez alguma coisa bem la atras quando você fazia a cobertura in loco da temporada

Claudio Palestra
Claudio Palestra
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Flavioi, bom dia!

Só tive a impressão, só isso!

Continuo acompanhando seu blog e tenha uma boa semana.

Apache
Apache
11 anos atrás

Imprressionante a mágoa que algumas pessoas frequentadoras desse blog carregam. Não sou viúva, nem qualquer outra denominação que vcs dão a torcedores deste ou aquele piloto brasileiro. Apenas gosto de F1. Amo F1 desde 1978. Em 94 não deixei de ver uma corrida sequer. Me desculpem mas eu não me conformo com algumas pessoas escreverem sempre os mesmos textos rancorosos que são repetitivos até. Quando falam de pilotos brasileiros é difícil ler esses comentários ácidos, rancorosos e de pessoas extremamente entendidas no assunto. Me desculpem e podem descer a lenha em mim.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Apache
11 anos atrás

Concordo com vc. Admirar o talento que o Ayrton tinha (junto com outros grandes gênios, como Jim Clarck) é ser viúva, admirar o Schummy é normal. Bem, seguindo esse critério, o que vemos aqui são deutche-pachecos, vindos de uma geração infeliz que viu uma F1 medíocre de 94 à 2006, em que não teve nenhum piloto que prestasse, além do alemão. Geração esta que se orgulha de torcer pra um estrangeiro, que até um direito deles, mas querendo desmerecer outros campeões do passado. Pelo menos hoje temos Hamilton, Vettel, Raikonnen, pilotos que fariam bonito em qualquer época.

Paulo Pinto
Reply to  Apache
11 anos atrás

Assiste F-1 desde 1978 e não torce por ninguém? É… pra você deve ser um tremendo “programa de índio”…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

E eu, amigo, que acompanho a F1 desde 1972 sem ter torcido por piloto algum, da mesma forma que o Apache?

F1 é paixão por velocidade. Não é futebol (esporte de ignorantes), onde se criam ídolos para um bando de vagabundos ficarem incensando!

Eu, da mesma forma que o Apache, gosto de automobilismo sem paixões, admirando a tecnologia, a disputa, a emoção.

Para que ficar babado o ovo desse ou daquele piloto, só porque a mídia irresponsável fez um bom trabalho para tal?
Sou contra qualquer tipo de idolatria!!

Paulo Pinto
Reply to  Mauricio Alves
11 anos atrás

Vocês são gêmeos?

JP
JP
11 anos atrás

Irrelevâncias…

Paulo Pinto
Reply to  JP
11 anos atrás

Já sei. Foi buscar no dicionário…

Cristiano
Cristiano
Reply to  JP
11 anos atrás

Concordo. O cara não corre e o Rubinho não está mais lá. Esperto ele na resposta, assim cria-se polêmica

Luciano Marino
11 anos atrás

Quantos comentários compridos!

Paulo Pinto
Reply to  Luciano Marino
11 anos atrás

É só ler os curtos.