Eu vi essa corrida na TV da minha vó (Deus a tenha). Era uma covardia a McLaren do Piquet correr contra o pesadão Viper e os Porsche 911 que tinham praticamente meio motor (6 boxer contra V12, e peso parecido) em relação ao carro do Piquet. É como, colocar hoje o Pagani Zonda – Sem limitações – pra disputar a GT4.
Julio Cesar Ruthes
11 anos atrás
Foi a minha primeira corrida num autódromo, em Curitiba. De lá pra cá isso aí entrou na minha veia, com inúmeras corridas de Stock Car, Fórmula Truck, WTCC, World Series (vitórias do Zonta em Curitiba) e, uma ida ao Santuário de Interlagos, em 2006, na primeira despedida de Schumacher!
Assisti em Curitiba, lembro que teve em outros lugares também, só não sei onde.
O Piquet entrou na segunda metade da corrida, eles tinham de fazer um pit-stop e trocar de piloto, algo do gênero.
Ganhou folgado, dava pra ver a diferença do estilo com os demais.
Foi uma grande corrida, vencida por um grande piloto. Na minha opinião, o melhor.
Tulyo Cruz
11 anos atrás
Da corrida, não. Mas resolvi para de fumar a dois dias e esta foto me lembrou alguma coisa.
Oh vontade de fumar este carro!
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás
Hoje em dia não se fazem mais capacetes tão bonitos.
A simplicidade pura de um desenho digno de um Campeão.
Imperador
Marcelo
11 anos atrás
Deve ser Curitiba, 1996 BPR…
Corrida com Ferrari F40, McLaren F1, Dodge Viper e um batalhão de Porsches 911 na pista…
Corridaça….
Estive lá, e me lembro que da posição em que estava na arquibancada era possível ver os carros entrando no “s” que antecede a curva da vitória, e apenas o Piquet não usava os freios naquele trecho…
Eu estava lá, na prova de Curitiba e até pouco tempo tinha o boné da McLaren/BMW Power. Ainda tenho as fotos.
Danilo Gaidarji
11 anos atrás
Curitiba, 1996. Eu estava lá, e fiz a estréia de uma filmadora VHS-C que havia comprado. 3 desse, mais duas F-40 LM, Porsches aos montes, um Viper. Andou um monte de brasileiros nessa prova, Hermann, Sala, Flavio Trindade… Sensacional.
Thiago Azevedo
11 anos atrás
Fui na corrida de Curitiba. Em 96, talvez.
Tinha umas Ferraris F40 também.
Ervino Haupt Junior
11 anos atrás
Eu assisti a aqui de Curitiba onde ele fazia par com o Johnny Cecotto nesse carro.
Estive nessa corrida de Brasília. Foi minha primeira vez em um autodromo. Estava cheio. Publico excelente, carros maravilhosos. Lembro até hoje dessa corrida.
Estive nessa corrida em brasília. Foi e,m 1996. Tinha acabado de me mudar para cá. Foi minha primeira vez num autodromo. Piquet correu em dupla com o ceccoto. Autodromo abarrotado de gente carros maravilhosos. Lembro muito desse dia.
Eu me lembro muito bem desta corrida gravei em vhs e fiquei quase quarenta minutos manuseando a fita até aprender a fazer o punta-taco.Vi este carro no salão e achei sensacional. Na revista tem uma entrevista com o criador do carro muito interessante.É a primeira vez que vejo Gordon falar sobre sua obra de arte, QUE CARRO.Com esta mania de motor “pequeno” não exitira outro igual.
ags5859
11 anos atrás
Bsb com certesa não é….
Os boxes não tem essa configuração..
Curitiba,
Nelson Nelson..arrojado…e fera..o pais tem que se orgulhar de Nelson e Aiirton,,,O resto é configuração.,,,
Nem o Emerson FittiBALDE.. chegou perto.
Fazia apenas o que o carro era projetado
Nelson e Airton eram malassssss sabia como ninguem fazer a barata virar……
Magos da F1…..
É, o Emerson não fez nada… ganhar dois campeonatos no meio daqueles feras foi fácil né? O carro anda sozinho né? Eu pessoalmente respeito muito os três, foram grandes pilotos.
“Emerson, fazia apenas o que o carro era projetado”
Negativo ags5859, Piquet sem G.Murray na Brabham e os projetistas P.Head, mais Frank Dernie na Williams não ia muito longe na F1. Com Senna foi até pior, o “heroi” nacional sequer ajudou a desenvolver aquelas fantásticas Mclarens de 88/89, quem desenvolveu esse carro foram Prost-Murray-Nichols. R.Dennis também ajudou a organizar o time desde os tempos de Lauda e Prost. Senna nunca desenvolveu chassi, motor, câmbio, pneus partindo de condição inferior até o título. Ele bem que tentou por três anos na Lotus, mas fracassou! Depois foi para a Mclaren que dominava os anos 80, em seguida fez o mesmo indo para a Williams. Quando Senna chegou na Mclaren pegou tudo pronto pra ser campeão, aí é fácil chegar aos recordes e títulos.
Piquet ainda ajudou a desenvolver o equipamento em seus três títulos! Só pra lembrar, se a Mclaren dominou em 88/89 é graças também a aquele fantástico motor Honda que foi desenvolvido primeiro por Nakajima na fábrica, e depois por Piquet em 86/87. O brasileiro conseguiu extrair tudo do motor deixando ele um “canhão”, depois(em termos de motor) a Mclaren pegou tudo de mão beijada.
Vc perdeu uma ótima chance de ficar quieto ao minimizar os feitos de Fittipaldi, em sua época não existia sequer telemetria no carro, o piloto era quem passava todas as informações aos engenheiros, piloto em sua época valia 50% ou mais. Em termos HISTÓRICOS, nem da para comparar, o bicampeonato de Emerson nos anos 70(mais as conquistas na Indy nos anos 80), coloca Fittipaldi muito a frente de Piquet e Senna.
Isso o próprio Piquet nos anos 90 admitiu publicamente em entrevista. O problema é que no Brasil o termos “histórico” simplesmente é ignorado, a pachecada gosta mesmo é de oba-oba e endeusar certos pilotos.
Fittipaldi e os pilotos dos anos 50/60/70 se quiserem, podem até esculachar: “Na nossa época não existia a molesinha da supensão ativa, telemetria pra ajudar desenvolver o carro, pneus de chuva muito superior, etc…”.
Agora, imagina como era dominar um F1 dos anos 70 sem essas ajudinhas, em alta velocidade, principalmente na chuva.
Os pilotos dos anos 80 comparado a época de Emerson pilotavam sobre “trilhos” no seco e na chuva sem fazer muito esforço. Basta ver o Mansell com aquela Williams de 92, os pilotos 20 anos antes seguravam tudo no “braço”. E nos anos 60 que nem “asa” os carros tinham, um jogo de pneus duravam 4,5 corridas, era duríssimo logo com menos aderência, imagina como era pilotar na chuva.
Por outro lado, a tecnologia a cada década não pode ser ignorada, quanto mais tecnologia mais velocidade o carro tem, logo mais habilidade vai ter que ter o piloto, isso serve também para a 2012. Os carros estão cerca de 10,15 segundos mais rápido por volta que nos anos 80, na pista o piloto tem menos tempo para pensar, isso ao volante faz uma baita diferença. Não adianta ficar questionando épocas ou pilotos, em um esporte de altíssimo nível como a F1, tecnicamente não existe época mais fácil! Só que nos tempos de Emerson, a coisa era sem dúvidas mais desafiadora.
Emerson não chegou nem perto? Graças a ele os caminhos da F1 foram abertos para os Brasileiros, se você quer saber.
O Emerson disse uma vez que quando ele foi comprar o seu primeiro chassi de Fórmula Ford na Inglaterra a Frank Williams, este não acreditou que existiam corridas no Brasil.
Ou seja, Emerson apresentou o Brasil para a F1, e o que aconteceu depois disso, a gente já está cansado de saber. Pode não ter sido um piloto arrojado e rápido, mas vencer corridas e ser bicampeão naquela época, não era qualquer piloto que podia fazer.
Luciano
11 anos atrás
Nelson Piquet. O resto é detalhe. Kkkk
regi nat rock
11 anos atrás
Não sei se é essa e se ainda está na garagem dele,mas ficou um tempão com ela ou uma irmãzinha (a relação dele com a BMW é umbilical até hoje) e ele contou certa vez, com o ar maroto de quem fez uma proeza daquelas, que “furava” no eixão pelas madrugadas quentes e vazias de transito da ilha da fantasia, para acertar o bichão pois a pista do autódromo tinha limitações. O banana sem noção da moto aí pra baixo não conseguiria acompanhar. Não é segredo. Só é pouco conhecido.
Eu lembro. Aprendi a fazer o “Punta-tacco” direito neste dia, assistindo a câmera onboard.
Foi neste dia, também, que por mais que me identificasse com o arrojo e a velocidade de Senna, passei a admirar Piquet como piloto, pela sua tocada “de mecânico”, manuseando o carro com carinho e sendo rápido por poupar pneus e todo o conjunto. Quem já viu um bom mecânico, dos antigos, dirigindo um carro, sabe do que estou falando.
Ricardo Hilgenberg
11 anos atrás
Foi em Curitiba ou Brasilia, as 1000 milhas em Interlagos ele correu em uma BMW M3. Linda foto. Me considero privilegiado de poder ter visto o Nelson correr. Um dos melhores pilotos de todos os tempos!
Carlos Pereira
11 anos atrás
Não foi, por acaso, em Le Mans ???
PauloZ
11 anos atrás
Hollywood “O Sucesso”!
Me lembro do meu pai fumando um cigarro chamado ‘Columbia’. Depois ele passou sucessivamente para o ‘Continental’ (“Preferência nacional”) e para o Hollywood ainda sem filtro. Com o surgimento do Hollywood com filtro ele adotou este último. Nesta época foi proibido de fumar e aparentemente não comprava cigarros, mas há controvérsias. Meu pai finalmente parou de fumar e morreu de insuficiência respiratória aos 79 anos sem nunca ter falado mal de cigarro nem ter pedido para ninguém apagar um cigarro.
Minha mãe fuma um cigarro por dia, acompanhando um cafezinho logo pela manhã e tem 83 anos. Eu e meu irmão nunca fumamos.
Havia um anúncio dos cigarros COLUMBIA em que aparecia um carro muito bonito feito pelo pai e o tio do Lobão. Saudações
Andre Lima
11 anos atrás
foi no fim de 1996, o Piquet trouxe o BPR (campeonato que deu origem ao FIA GT em 97), para fazer duas corridas no Brasil, uma em Brasilia e a outra em Curitiba. o Nelson venceu as duas a bordo dessa Mclaren BMW v-12 aí da foto; lembro que a corrida de Brasilia foi até transmitida ao vivo no esporte espetacular… mas daquele jeito Globo de transmitir algo que não dê muita audiência: em flashes, dividindo a grade com outro evento do tipo “jogos mundiais de verão”….
Tenho esta corrida gravada em VHS.É um tédio assisti-la,pois a todo instante era cortada para mostrar os bastidores de um jogo de futebol que seria à tarde.Parece-me que era um jogo do Grêmio.Tô com preguiça de procurar e montar o video-cassete (ainda tenho um encostado e empoeirado).
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Eu vi essa corrida na TV da minha vó (Deus a tenha). Era uma covardia a McLaren do Piquet correr contra o pesadão Viper e os Porsche 911 que tinham praticamente meio motor (6 boxer contra V12, e peso parecido) em relação ao carro do Piquet. É como, colocar hoje o Pagani Zonda – Sem limitações – pra disputar a GT4.
Foi a minha primeira corrida num autódromo, em Curitiba. De lá pra cá isso aí entrou na minha veia, com inúmeras corridas de Stock Car, Fórmula Truck, WTCC, World Series (vitórias do Zonta em Curitiba) e, uma ida ao Santuário de Interlagos, em 2006, na primeira despedida de Schumacher!
“As viúvas ‘pira’…”
Êêeee Nelsão!
Íbis é como a Sra. Gomes me chama…..
Que deselegante…
Nelsão detonando no Mclaren F1. Puta carro! O piloto dispensa comentários…
MCLAREN F!!? É melhor ler isso do que ser cego, eu acho… talvez… quem sabe?
Haha, parei pra olhar direito a foto, realmente se trata de uma McLaren F1.
A pista provavelmente é Curitiba, em 1996.
Nao faço idéia de qual corrida foi, mas o carro é lindo.
A corrida foi aqui em Brasília. eu estava lá…
Assisti em Curitiba, lembro que teve em outros lugares também, só não sei onde.
O Piquet entrou na segunda metade da corrida, eles tinham de fazer um pit-stop e trocar de piloto, algo do gênero.
Ganhou folgado, dava pra ver a diferença do estilo com os demais.
Foi uma grande corrida, vencida por um grande piloto. Na minha opinião, o melhor.
Da corrida, não. Mas resolvi para de fumar a dois dias e esta foto me lembrou alguma coisa.
Oh vontade de fumar este carro!
Hoje em dia não se fazem mais capacetes tão bonitos.
A simplicidade pura de um desenho digno de um Campeão.
Imperador
Deve ser Curitiba, 1996 BPR…
Corrida com Ferrari F40, McLaren F1, Dodge Viper e um batalhão de Porsches 911 na pista…
Corridaça….
Estive lá, e me lembro que da posição em que estava na arquibancada era possível ver os carros entrando no “s” que antecede a curva da vitória, e apenas o Piquet não usava os freios naquele trecho…
Eu estava lá, na prova de Curitiba e até pouco tempo tinha o boné da McLaren/BMW Power. Ainda tenho as fotos.
Curitiba, 1996. Eu estava lá, e fiz a estréia de uma filmadora VHS-C que havia comprado. 3 desse, mais duas F-40 LM, Porsches aos montes, um Viper. Andou um monte de brasileiros nessa prova, Hermann, Sala, Flavio Trindade… Sensacional.
Fui na corrida de Curitiba. Em 96, talvez.
Tinha umas Ferraris F40 também.
Eu assisti a aqui de Curitiba onde ele fazia par com o Johnny Cecotto nesse carro.
Lindo carro. Segundo este site aqui (http://www.readytofix.com/Inventory/McLaren_F1_GTR.htm) foi convertida pra andar na rua e está a venda.
Hora de quebrar o porquinho.
1996 BPR Global GT Series season.
É Curitiba ou Brasília… Evento pós campeonato.
http://www.youtube.com/watch?v=waWUe_OxN00&playnext=1&list=PL1370E4D4B9C47B1B&feature=results_main
Lembro que aqui em Curitiba foi a primeira categoria internacional a correr no autódromo depois de privatizado e reformado.
Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/1996_BPR_Global_GT_Series_season
Estive nessa corrida de Brasília. Foi minha primeira vez em um autodromo. Estava cheio. Publico excelente, carros maravilhosos. Lembro até hoje dessa corrida.
Estive nessa corrida em brasília. Foi e,m 1996. Tinha acabado de me mudar para cá. Foi minha primeira vez num autodromo. Piquet correu em dupla com o ceccoto. Autodromo abarrotado de gente carros maravilhosos. Lembro muito desse dia.
Maldito corretor automático. Meu apelido e fuel.
Só de birra o corretor não corrigiu o teu “é”. O corretor é muito vingativo.
kkkkkkkkkkk
Eu me lembro muito bem desta corrida gravei em vhs e fiquei quase quarenta minutos manuseando a fita até aprender a fazer o punta-taco.Vi este carro no salão e achei sensacional. Na revista tem uma entrevista com o criador do carro muito interessante.É a primeira vez que vejo Gordon falar sobre sua obra de arte, QUE CARRO.Com esta mania de motor “pequeno” não exitira outro igual.
Bsb com certesa não é….
Os boxes não tem essa configuração..
Curitiba,
Nelson Nelson..arrojado…e fera..o pais tem que se orgulhar de Nelson e Aiirton,,,O resto é configuração.,,,
Nem o Emerson FittiBALDE.. chegou perto.
Fazia apenas o que o carro era projetado
Nelson e Airton eram malassssss sabia como ninguem fazer a barata virar……
Magos da F1…..
É, o Emerson não fez nada… ganhar dois campeonatos no meio daqueles feras foi fácil né? O carro anda sozinho né? Eu pessoalmente respeito muito os três, foram grandes pilotos.
Que idioma é esse que o ags5859 usa? Lembra o português…
Voce tem direito a externar sua pinião, é claro! Mas está totalmente equivocado. Emerson é bota.
Só mais um fã de Edgard de Mello Filho que sonha em ser “descolado” como o ídolo.
“Emerson, fazia apenas o que o carro era projetado”
Negativo ags5859, Piquet sem G.Murray na Brabham e os projetistas P.Head, mais Frank Dernie na Williams não ia muito longe na F1. Com Senna foi até pior, o “heroi” nacional sequer ajudou a desenvolver aquelas fantásticas Mclarens de 88/89, quem desenvolveu esse carro foram Prost-Murray-Nichols. R.Dennis também ajudou a organizar o time desde os tempos de Lauda e Prost. Senna nunca desenvolveu chassi, motor, câmbio, pneus partindo de condição inferior até o título. Ele bem que tentou por três anos na Lotus, mas fracassou! Depois foi para a Mclaren que dominava os anos 80, em seguida fez o mesmo indo para a Williams. Quando Senna chegou na Mclaren pegou tudo pronto pra ser campeão, aí é fácil chegar aos recordes e títulos.
Piquet ainda ajudou a desenvolver o equipamento em seus três títulos! Só pra lembrar, se a Mclaren dominou em 88/89 é graças também a aquele fantástico motor Honda que foi desenvolvido primeiro por Nakajima na fábrica, e depois por Piquet em 86/87. O brasileiro conseguiu extrair tudo do motor deixando ele um “canhão”, depois(em termos de motor) a Mclaren pegou tudo de mão beijada.
Vc perdeu uma ótima chance de ficar quieto ao minimizar os feitos de Fittipaldi, em sua época não existia sequer telemetria no carro, o piloto era quem passava todas as informações aos engenheiros, piloto em sua época valia 50% ou mais. Em termos HISTÓRICOS, nem da para comparar, o bicampeonato de Emerson nos anos 70(mais as conquistas na Indy nos anos 80), coloca Fittipaldi muito a frente de Piquet e Senna.
Isso o próprio Piquet nos anos 90 admitiu publicamente em entrevista. O problema é que no Brasil o termos “histórico” simplesmente é ignorado, a pachecada gosta mesmo é de oba-oba e endeusar certos pilotos.
Fittipaldi e os pilotos dos anos 50/60/70 se quiserem, podem até esculachar: “Na nossa época não existia a molesinha da supensão ativa, telemetria pra ajudar desenvolver o carro, pneus de chuva muito superior, etc…”.
Agora, imagina como era dominar um F1 dos anos 70 sem essas ajudinhas, em alta velocidade, principalmente na chuva.
Os pilotos dos anos 80 comparado a época de Emerson pilotavam sobre “trilhos” no seco e na chuva sem fazer muito esforço. Basta ver o Mansell com aquela Williams de 92, os pilotos 20 anos antes seguravam tudo no “braço”. E nos anos 60 que nem “asa” os carros tinham, um jogo de pneus duravam 4,5 corridas, era duríssimo logo com menos aderência, imagina como era pilotar na chuva.
Por outro lado, a tecnologia a cada década não pode ser ignorada, quanto mais tecnologia mais velocidade o carro tem, logo mais habilidade vai ter que ter o piloto, isso serve também para a 2012. Os carros estão cerca de 10,15 segundos mais rápido por volta que nos anos 80, na pista o piloto tem menos tempo para pensar, isso ao volante faz uma baita diferença. Não adianta ficar questionando épocas ou pilotos, em um esporte de altíssimo nível como a F1, tecnicamente não existe época mais fácil! Só que nos tempos de Emerson, a coisa era sem dúvidas mais desafiadora.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_acidentes_fatais_na_F%C3%B3rmula_1
Emerson não chegou nem perto? Graças a ele os caminhos da F1 foram abertos para os Brasileiros, se você quer saber.
O Emerson disse uma vez que quando ele foi comprar o seu primeiro chassi de Fórmula Ford na Inglaterra a Frank Williams, este não acreditou que existiam corridas no Brasil.
Ou seja, Emerson apresentou o Brasil para a F1, e o que aconteceu depois disso, a gente já está cansado de saber. Pode não ter sido um piloto arrojado e rápido, mas vencer corridas e ser bicampeão naquela época, não era qualquer piloto que podia fazer.
Nelson Piquet. O resto é detalhe. Kkkk
Não sei se é essa e se ainda está na garagem dele,mas ficou um tempão com ela ou uma irmãzinha (a relação dele com a BMW é umbilical até hoje) e ele contou certa vez, com o ar maroto de quem fez uma proeza daquelas, que “furava” no eixão pelas madrugadas quentes e vazias de transito da ilha da fantasia, para acertar o bichão pois a pista do autódromo tinha limitações. O banana sem noção da moto aí pra baixo não conseguiria acompanhar. Não é segredo. Só é pouco conhecido.
Eu lembro. Aprendi a fazer o “Punta-tacco” direito neste dia, assistindo a câmera onboard.
Foi neste dia, também, que por mais que me identificasse com o arrojo e a velocidade de Senna, passei a admirar Piquet como piloto, pela sua tocada “de mecânico”, manuseando o carro com carinho e sendo rápido por poupar pneus e todo o conjunto. Quem já viu um bom mecânico, dos antigos, dirigindo um carro, sabe do que estou falando.
Foi em Curitiba ou Brasilia, as 1000 milhas em Interlagos ele correu em uma BMW M3. Linda foto. Me considero privilegiado de poder ter visto o Nelson correr. Um dos melhores pilotos de todos os tempos!
Não foi, por acaso, em Le Mans ???
Hollywood “O Sucesso”!
Me lembro do meu pai fumando um cigarro chamado ‘Columbia’. Depois ele passou sucessivamente para o ‘Continental’ (“Preferência nacional”) e para o Hollywood ainda sem filtro. Com o surgimento do Hollywood com filtro ele adotou este último. Nesta época foi proibido de fumar e aparentemente não comprava cigarros, mas há controvérsias. Meu pai finalmente parou de fumar e morreu de insuficiência respiratória aos 79 anos sem nunca ter falado mal de cigarro nem ter pedido para ninguém apagar um cigarro.
Minha mãe fuma um cigarro por dia, acompanhando um cafezinho logo pela manhã e tem 83 anos. Eu e meu irmão nunca fumamos.
Havia um anúncio dos cigarros COLUMBIA em que aparecia um carro muito bonito feito pelo pai e o tio do Lobão. Saudações
foi no fim de 1996, o Piquet trouxe o BPR (campeonato que deu origem ao FIA GT em 97), para fazer duas corridas no Brasil, uma em Brasilia e a outra em Curitiba. o Nelson venceu as duas a bordo dessa Mclaren BMW v-12 aí da foto; lembro que a corrida de Brasilia foi até transmitida ao vivo no esporte espetacular… mas daquele jeito Globo de transmitir algo que não dê muita audiência: em flashes, dividindo a grade com outro evento do tipo “jogos mundiais de verão”….
É isso mesmo, lembro bem dessa transmissão. Me impressionava a força necessária para o Piquet pisar na embreagem, mesmo após seu acidente na Indy.
Tenho esta corrida gravada em VHS.É um tédio assisti-la,pois a todo instante era cortada para mostrar os bastidores de um jogo de futebol que seria à tarde.Parece-me que era um jogo do Grêmio.Tô com preguiça de procurar e montar o video-cassete (ainda tenho um encostado e empoeirado).
Completando…ainda tenho + de 400 fitas VHS com corridas desde 1988,esperando para converter para DVD,mas cadê a coragem e o tempo??
Nelson Piquet no McLaren F1,correndo no Brasil.Não sei identificar se a foto é de Curitiba ou Brasília,pois houveram as duas provas.
Se eu não estiver enganado, foi uma 1000 milhas de Interlagos, em 92 ou 93… Mas acho que estou enganado.