Flavio, fico feliz que meu carro predileto tenha atraido comentarios de tantos conhecedores. Afinal, devo a voce algumas das ilustracaoes de meu livro sobre o DKW (Alaude ed, 2006, reeditado em melhor grafica em 2009) apontado por varias fontes como o departamento de historia corporativa da Audi (que tambem colaborou com o livro e igualmente, recebeu colaboracoes minhas sobre in i formacoes que nao possuiam) e pelo jornalista e autor Karl Ludvigsen como o mais completo -por incluir a historia do carro no Brasil – ate hoje publicado mudialmente. Para os seus leitores que tao bem conhecem o SC (que agora nao uso diariamente, apenas semanalmente) pode ser que o exame de meu livro sobre o Porsche (Alaude ed., 2011), igualmente fruto de pesquisa original nunca publicada anteriormente no mundo inteiro, possa prover alguns momentos agradaveis. 0 leitor atento vai poder ver outras fotos deste mesmo carro no livro – diminutas, por decisao do editor, mas visiveis!
Para as pessoas que comentaram a foto, provavelmente sera interessante a leitura ou pelo menos o acesso ao ultimo livro de Karl Ludvigsen, de longe a maior autoridade mundial ja aparecida sobre a historia do Porsche: o ” Origin of the Species”, em torno de um 356-II Gmund de propriedade do comediante Jerry Seinfeld (Robert Bentley ed., 2012). Ludvigsen foi o grande responsavel de divulgacao do Puma no exterior, contou-me Bob Sharp – fato confirmado pelo proprio Ludvigsen, que escreveu boas coisas sobre carros brasileiros. Acho que a grande vantagem do interesse em autos antigos e a possibilidade. se fazerem excelentes amigos que podem trabalhar em colaboracao mutua – acho que Flavio Gomes tem experiencia muito maior do que a minha, neste assunto!
Os Porsche 356 SC (no caso o original da foto – de lata) A 356C, conhecido como tipo 6 (T-6) é introduzida, juntamente com o motor de SC com 95hp. O “C” tem freios a disco nas 4 rodas, e um sistema de 12 volts opcional elétrico. O “Carrera 2” opcional do motor desenvolve 130 Hp . A réplica feita pela Envemo (1979 – 1883) foi copiado de um carro 1964/5 T6 com as seguinte diferenças: Chassis do VW Brasilia- o original é monobloco- os limpadores param no lado direito – no original é do lado esquerdo- o freio de mão fica entre os bancos- no original fica embaixo do painél- o vigia traseiro tem desembaçador – o original não tem este detalhe – o Envemo tem a traseira 10cm maior devido ao tamanho da bitola do Brasilia-a chave de partida fica na coluna de direção- no original fica do lado esquerdo no painél-as rodas são fixadas por 4 parafusos -no original são 5 – o volante é modelo Nardi com aro de madeira e estrutura de aluminio naval- no o volante Nardi era um equipamento opcional. O restante tudo era identico com as peças de acabamento esterno e algumas internas importados dos mesmos fornecedores alemães. O Envemo super 90 não era o carro mais caro na época da fabricação, o valor era um pouco maior que um Puma GTS. Em 1981 a Envemo lançou o Envemo Super 90 cabriolet. Em 1983 a Envemo encerrou a fabricação do Envemo Super 90 e vendeu os moldes para CBP fabricante de capaçetes que depois de fabricar alguns carros cabriolet e somente 3 coupe vendeu os moldes para Chamonix.
Pensei que fosse o mesmo, mas não é, mesmo assim é lindo.
Rallyman
11 anos atrás
É o famoso 356, que deu início às formas que perduram até hoje no sempre e cada ano que passa mais incrível, mais bonito, mais rápido e mais tudo 911, um carro definitivo! O 356, ao lado do Mercedes 300 SL (nas duas versões, Gull Wing e spyder), do Corvette 55 e do Lancia Aurélia Cabriolet foram os carros-esporte mais charmosos e desejados em meados da década de 1950.
Esqueci e já me apresso em incluir ao lado deles o Jaguar XK-120, que seria sucedido por aquele que acho o mais bonito carro-esporte já feito até hoje: o famoso E Type.
Carlos Trivellato
11 anos atrás
Acredito que seja um dos poucos clássicos que valem realmente a pena.
Mauricio
11 anos atrás
Já vi este na região do Ibirapuera.
Sei que existem mais dois pela região da Santo Amaro/Campo Belo pois também já vi passeando pelas ruas e avenidas da região.
Uma dica ao Claudio Aun: se as ponteiras do escape passam por dentro das garras do para-choque, é 356 de verdade (como o carro da foto). Se as ponteiras ficam centralizadas na saia traseira, é réplica.
Agora fiquei com algumas dúvidas. De acordo com a dica do Jason Vôngoli, o carro do anúncio indicado pelo Mr. Fernandes seria uma réplica, mas está sendo vendido como original. Quanto ao que disse o Luiz, também achava isso até ver alguns MP Lafer com placa de coleção. A legislação pertinente é clara a esse respeito?
Luiz,
Mesmo sendo uma réplica, o Envemo Super 90 já pode ter placa preta. Os primeiros foram feitos entre 1979/1980 – já têm, portanto, mais do que os 30 anos exigidos para a licença especial (basta estarem originais e pronto).
Eu tive um Envemo super 90 chassis 200 de 203 fabricados.Há modelos do 356 carrera que os canos dos escapes saiam da saia traseira e foi a adotada pelo Luis Fernando Gonçalves.Outra dica:O retrovisor da réplica é instalado na divisa do quebra vento com o vidro do passageiro/motorista. No ponto do original há um enchimento ,algo wue impedia internamente a instalação do retrovisor como no original.Por muito tempo o Envemo foi o carro mais caro do Brasil e foi uma pena tê-lo vendido,mas foi uma boa causa…abs
Meu caro Jason,
existem modelos originais do Porsche 356, com as ponteiras duplas centralizadas na traseira. Os Porsches 356, basicamente, se dividem nos modelos Pré A, A, B e C. Uma dica infalível, é que nunca existiu nenhum modelo com 4 parafusos de roda, sempre são 5, nos mais antigos na mesma medida dos velhos VW e mais tarde na mesma distribuição dos 911. abs
petrafan
11 anos atrás
sensacional.
um dos meus carros de sonho.
se eu tivesse, usava no dia a dia.
Francis Rosário
11 anos atrás
É uma pena botar um carro desses no transito de São Paulo, um desperdício total.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Flavio, fico feliz que meu carro predileto tenha atraido comentarios de tantos conhecedores. Afinal, devo a voce algumas das ilustracaoes de meu livro sobre o DKW (Alaude ed, 2006, reeditado em melhor grafica em 2009) apontado por varias fontes como o departamento de historia corporativa da Audi (que tambem colaborou com o livro e igualmente, recebeu colaboracoes minhas sobre in i formacoes que nao possuiam) e pelo jornalista e autor Karl Ludvigsen como o mais completo -por incluir a historia do carro no Brasil – ate hoje publicado mudialmente. Para os seus leitores que tao bem conhecem o SC (que agora nao uso diariamente, apenas semanalmente) pode ser que o exame de meu livro sobre o Porsche (Alaude ed., 2011), igualmente fruto de pesquisa original nunca publicada anteriormente no mundo inteiro, possa prover alguns momentos agradaveis. 0 leitor atento vai poder ver outras fotos deste mesmo carro no livro – diminutas, por decisao do editor, mas visiveis!
Para as pessoas que comentaram a foto, provavelmente sera interessante a leitura ou pelo menos o acesso ao ultimo livro de Karl Ludvigsen, de longe a maior autoridade mundial ja aparecida sobre a historia do Porsche: o ” Origin of the Species”, em torno de um 356-II Gmund de propriedade do comediante Jerry Seinfeld (Robert Bentley ed., 2012). Ludvigsen foi o grande responsavel de divulgacao do Puma no exterior, contou-me Bob Sharp – fato confirmado pelo proprio Ludvigsen, que escreveu boas coisas sobre carros brasileiros. Acho que a grande vantagem do interesse em autos antigos e a possibilidade. se fazerem excelentes amigos que podem trabalhar em colaboracao mutua – acho que Flavio Gomes tem experiencia muito maior do que a minha, neste assunto!
Os Porsche 356 SC (no caso o original da foto – de lata) A 356C, conhecido como tipo 6 (T-6) é introduzida, juntamente com o motor de SC com 95hp. O “C” tem freios a disco nas 4 rodas, e um sistema de 12 volts opcional elétrico. O “Carrera 2” opcional do motor desenvolve 130 Hp . A réplica feita pela Envemo (1979 – 1883) foi copiado de um carro 1964/5 T6 com as seguinte diferenças: Chassis do VW Brasilia- o original é monobloco- os limpadores param no lado direito – no original é do lado esquerdo- o freio de mão fica entre os bancos- no original fica embaixo do painél- o vigia traseiro tem desembaçador – o original não tem este detalhe – o Envemo tem a traseira 10cm maior devido ao tamanho da bitola do Brasilia-a chave de partida fica na coluna de direção- no original fica do lado esquerdo no painél-as rodas são fixadas por 4 parafusos -no original são 5 – o volante é modelo Nardi com aro de madeira e estrutura de aluminio naval- no o volante Nardi era um equipamento opcional. O restante tudo era identico com as peças de acabamento esterno e algumas internas importados dos mesmos fornecedores alemães. O Envemo super 90 não era o carro mais caro na época da fabricação, o valor era um pouco maior que um Puma GTS. Em 1981 a Envemo lançou o Envemo Super 90 cabriolet. Em 1983 a Envemo encerrou a fabricação do Envemo Super 90 e vendeu os moldes para CBP fabricante de capaçetes que depois de fabricar alguns carros cabriolet e somente 3 coupe vendeu os moldes para Chamonix.
Até hoje, o mais lindo dos Porsches.
Lindo carro! Mas ninguém citou o principal opcional de fábrica. A churrasqueira na tampa traseira!
A dica do escape nos furos das garras do parachoque nao vale se a versao do 356 eh o Carrera 2.
Sonho de consumo!
Esse não é aquele que está à venda em algum site que vi não me lembro, pela bagatela de R$ 229 mil? Será que vale? Não tenho idéia.
Achei o link: http://www.webmotors.com.br/comprar/porsche/356/2-0-speedster-conversivel-8v-gasolina-2p-manual/2-portas/1963-1964/8802274
Pensei que fosse o mesmo, mas não é, mesmo assim é lindo.
É o famoso 356, que deu início às formas que perduram até hoje no sempre e cada ano que passa mais incrível, mais bonito, mais rápido e mais tudo 911, um carro definitivo! O 356, ao lado do Mercedes 300 SL (nas duas versões, Gull Wing e spyder), do Corvette 55 e do Lancia Aurélia Cabriolet foram os carros-esporte mais charmosos e desejados em meados da década de 1950.
Esqueci e já me apresso em incluir ao lado deles o Jaguar XK-120, que seria sucedido por aquele que acho o mais bonito carro-esporte já feito até hoje: o famoso E Type.
Acredito que seja um dos poucos clássicos que valem realmente a pena.
Já vi este na região do Ibirapuera.
Sei que existem mais dois pela região da Santo Amaro/Campo Belo pois também já vi passeando pelas ruas e avenidas da região.
São realmente muito bonitos.
Linda replica
Não é.
Uma dica ao Claudio Aun: se as ponteiras do escape passam por dentro das garras do para-choque, é 356 de verdade (como o carro da foto). Se as ponteiras ficam centralizadas na saia traseira, é réplica.
Legal a dica, eu não sabia. Mas será que não existe réplica com este detalhe também igual?
Se fosse réplica, não teria placa preta
Agora fiquei com algumas dúvidas. De acordo com a dica do Jason Vôngoli, o carro do anúncio indicado pelo Mr. Fernandes seria uma réplica, mas está sendo vendido como original. Quanto ao que disse o Luiz, também achava isso até ver alguns MP Lafer com placa de coleção. A legislação pertinente é clara a esse respeito?
Luiz,
Mesmo sendo uma réplica, o Envemo Super 90 já pode ter placa preta. Os primeiros foram feitos entre 1979/1980 – já têm, portanto, mais do que os 30 anos exigidos para a licença especial (basta estarem originais e pronto).
Eu tive um Envemo super 90 chassis 200 de 203 fabricados.Há modelos do 356 carrera que os canos dos escapes saiam da saia traseira e foi a adotada pelo Luis Fernando Gonçalves.Outra dica:O retrovisor da réplica é instalado na divisa do quebra vento com o vidro do passageiro/motorista. No ponto do original há um enchimento ,algo wue impedia internamente a instalação do retrovisor como no original.Por muito tempo o Envemo foi o carro mais caro do Brasil e foi uma pena tê-lo vendido,mas foi uma boa causa…abs
Meu caro Jason,
existem modelos originais do Porsche 356, com as ponteiras duplas centralizadas na traseira. Os Porsches 356, basicamente, se dividem nos modelos Pré A, A, B e C. Uma dica infalível, é que nunca existiu nenhum modelo com 4 parafusos de roda, sempre são 5, nos mais antigos na mesma medida dos velhos VW e mais tarde na mesma distribuição dos 911. abs
sensacional.
um dos meus carros de sonho.
se eu tivesse, usava no dia a dia.
É uma pena botar um carro desses no transito de São Paulo, um desperdício total.
Desperdício é deixar sobre cavaletes, mofando dentro de uma garagem…
Se bater, bateu. Conserta-se, ora.
Esse negócio de ter carro só para dizer que tem é uma tremenda bobagem, se for apenas para “fazer coleção”, é mais fácil guardar fotos…
Baaaahhhhhhh, guriiiiiiiii! É uma “Porscha” das antigas, dos bons!!! Lindona a rabeta…
O melhor VW já produzido. É lindo, pra dizer o mínimo. Bela foto.
Não ter $$$ é uma M&#%@… Porsche , The car
Lindo!