MARCHANDO

SÃO PAULO (antes que me esqueça) – Amanhã é feriado, Independência e tal, e o Jean Pierre Veronese, general aposentado, mandou este vídeo. OK, oportuno. E muito interessante, porque raríssimo. É do desfile de 7 de Setembro de 1946 e em cores! As imagens foram tomadas por militares americanos, já que Einsenhower estava por aqui. E usaram filmes coloridos. Ver o Brasil em cores em 1946 é muito difícil. A história das filmagens está aqui.

Eu servi na Cia. de Comando do II Exército, um batalhão de elite que formava motoristas de jipe e preparadores de chá mate para a hora do rancho. Assim, durante alguns dias fui motorista de jipe e preparava o chá mate na hora do rancho. Depois de uma semana avisaram que tinha dado excesso de contingente e, como eu estava já na faculdade, me dispensaram. O Exército Brasileiro perdeu um excelente motorista de jipe e excepcional preparador de chá mate para a hora do rancho.

Fiquei pouco tempo para dizer qualquer coisa, pois. Antes, lá nos 70, nos anos de chumbo, lembro de ter ido a uma ExpoEx no Ibirapuera, a Exposição do Exército. “Leve seus filhos pra ver/Eles vão adorar”, dizia a musiquinha (será que se encontra algum vídeo disso por aí?). Meu pai nos levou, mas não me lembro se adorei.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sinézio da silva júnior
sinézio da silva júnior
11 anos atrás

Ah, e o filme uma preciosidade! Parabéns!

sinézio da silva júnior
sinézio da silva júnior
11 anos atrás

Putz! Flávio! Que legal, um cara legal como você lembrar de uma coisa dessas.
É que, de curioso, estava procurando links sobre a “Expoex” e me deparei com seu comentário. É algo muito saudoso para mim. E não era meu pai que nos levava lá, não. No final dos anos 1960, início dos 70, era a própria escola, o Ginásio Santo Antônio do Pari, que nos levava lá. Tinham, claro, lá sua simpatia pela ditacuja. Mas, para nós, crianças de seus oito ou nove anos, era só alegria. Muito legal. Ver aquelas maquetes com soldadinhos e miniaturas, andar de tanque de guerra e entrar neles. Além de poder mexer em artilharia antiárea! O máximo! Fiquei espantando como era leve manobrar o canhão da artilharia antiárea (nada de calibre pesado, claro). Uma coisa muito bacana do nosso exército que, sem dúvida, é uma grande instituição. Pena, o que sabemos, o triste patrocínio da ditadura. Mas, viva o Exército e um viva a todas as infâncias!

Camilo Fontana
Camilo Fontana
11 anos atrás

Acho muito engraçado filems coloridos dessa epoca, da um tilt na cabeça, “mas cade os fuscas, kombis, brasilias e chevettes?” Nem tinha fusca alemão tinhamos por aqui ainda….

Eduardo Britto
Eduardo Britto
11 anos atrás

Intuição é tudo! Achei que valia a pena acessar o blog neste feriado e olha só: impagável esse vídeo em cores de um Brasil há 66 anos!! Os canhões em desfile ainda quentes, a 2ª GM tinha recém acabado. O desfile é bem tropical, sem maiores vigores ou sincronias… mas ver a bandeira brasileira com cores tão vivas até que dá orgulho. Teve a porção hilária, ouvindo a canção inicial (do Exército?) e lembrando a paródia que cantávamos: “Porém se a Pátria amada descobrir a macacada puta merda que cagada!” E por fim, saber que possivelmente nos esbarramos subindo nos tanques de guerra exibidos na ExpoEx do Ibirapuera, se divertindo bastante, sem saber que a menos de um quilômetro dali, nos porões do DEIC da r. Tutóia, o regime militar torturava civis… Valeu FG!

Roberto Junior
Roberto Junior
11 anos atrás

“Somos jovens destemidos e vibramos a marchar
Os alunos sempre unidos do Colégio Militar…”

Ê, saudade…

regi nat rock
regi nat rock
11 anos atrás

Sabem qual o soldo de um Almirante? depois de anos abrindo mão de muita coisa, por amor a pátria? obedecendo, sem questionar,como manda a Constituição ao governante escolhido pelo povo?ou um General com 4 estrelas, ou um Brigadeiro , os 3 no último estágio da carreira? ? Estarrecedores R$ 4.800,00 por mes.pouquinho mais, pouquinho menos. Duvidam? a informação é disponível no portal do Governo Federal. É só procurar. Uma fortuna né? O Floriano Peixoto (pra quem não sabe o 2º Presidente do Brasil), depois do expediente, saía do palacio e pegava o bonde sozinho, raramente com um ordenança , puxado a burro pra ir pra casa dele, no Campo Grande, se não troquei o bairro. Claro que não comparo, mas vale como reflexão. Quem é militar, nasceu para SERVIR. Ler umas merdas aqui é de lascar. O Dutra tinha o mesmo espirito mas tinha um medo desgraçado da mulher que mandava mais que ele e ele já era chegado numa pompa e circunstancia estabelecidas pelo Getúlio, useiro e vezeiro do culto a personalidade, na linha dos fascistas e nazistas. O costume pegou e se ampliou ao ponto do absurdo que se vê hoje. Um ex – estala os dedos e o governanta de plantão se bandeia para São Paulo, com toda a entourage necessária, às nossas custas pruma conversa de pé de orelha. Um aumentozinho merreca viria bem a calhar para os militares, pois se a coisa azedar, e vez em quando azeda, é aos militares que se pede socorro. Um desfile como esse do video, um ano após o final da sangreira desenfreada da II War, merece sim, até o jeito malemolente de desfilar, sem aquele climax solene e .prussiano (que também é bonito de se ver),.. enquanto desfile. Uma pena uns maritacas de plantão, que da missa não sabem nem a ave Maria, pois não se dão ao trabalho de estudar, especialistas em copiar e colar do Google e da Wikipédia,mas são os primeiros a sacudir o punho desafiando, sabendo de antemão que nada vai acontecer a eles. E se o “bicho pegar” serão os primeiros a gritar “cadê o exercito que não faz nada” ? Estragaram até o sentimento de cidadania . Ao amigo aí de cima que notou a inexistência de bandeiras,fitas e manifestações, que eu também percebi, um lembrete. A nossa “Patria” só se une no futebol e carnaval. Se tiver cervejinha,, melhor ainda, e sobra cor, pintando até onde não deve . Lamentavelmente será o pais do “primeiro eu”, depois “eu de novo” e, se sobrar alguma coisa, voceis, e se reclamarem ponho a força militar, que terá que usar os fuzis como bordunas, pois nem munição tem. Há que respeitar e reverenciar quem foi pra guerra disposto a pagar o maior preço, para defender em última análise a liberdade do e no País.O que um militar – de verdade – quer é JAMAIS entrar em guerra, pois sabe o preço, porém; precisando deve e tem que estar pronto. Uma pena que ficou só uma semana FG, apesar de ter aprendido a fazer chá, pois de pilotagem, o Vitão foi direto ao ponto. abs.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  regi nat rock
11 anos atrás

“O Floriano Peixoto (pra quem não sabe o 2º Presidente do Brasil), depois do expediente, saía do palacio e pegava o bonde sozinho, raramente com um ordenança , puxado a burro pra ir pra casa dele, no Campo Grande, se não troquei o bairro. ”

Poura Mêo……..Os danado dos burro morria tudo de cansaço…..Campo Grande fica a 60 km ou mais do centro do RJ…..A sede da república era no Palácio do Catete….Coloca mais 4 km na conta dos burro……Os presidentes moravam no palácio, sua anta

“.O que um militar – de verdade – quer é JAMAIS entrar em guerra,”

Poura Mêo 2 ……Os danado tão lá pra que, meo……Para pintar o muro do quartel de cinza em outubro e depois de verde em abril ??….Assim é mole ser vagabundo.

Essa choradeira toda vc escuta em casa …….Pergunta das gratificações que chegam a passar mole do 20.000 mes……Fora o “por fora” qdo na ativa

Qto bostejamento em um 7 de setembro….Deves ir de vassoura a alguma manifestação de idiotas como vc…..Vá para Tonga.

regi nat rock
regi nat rock
Reply to  Luiz Oliveira
11 anos atrás

Sabia que existe uma matéria que ensina “interpretação de texto”?
Leu o que escrevi seu analfa: “…no Campo Grande, se não troquei o bairro…” Certamente errei o nome do bairro, pois fui de memória, mas era distante do centro e ele não morava no palácio seu ignorante. Vai estudar, vai.

Estão lá, para permitir que cabeças ocas como voce, possam escrever tanta sandice, sem ser internado por ignorância incurável.

Vai ver o que o exército, marinha e aeronáutica fazem em tempo integral em benefício da população. Ah ! sei, vc está muito ocupado defendendo a amazônia na mesa do boteco vendo fotografia e enchendo o rabo de cerveja né?

Quanto ao salario, é simples. Está lá no portal do Governo Federal, quanto ganham por mes.

Mais um brasileiro que só se fantasia quando é copa do mundo para provar seu nacionalismo e a valentia, mas só quando o bando se junta.

Sozinho é incapaz de se defender e, se um dia precisar, fique tranquilo pois existe muitos, milhões que estarão atentos para te defender.

Vc tem o estilo dos que usam GPS para ir ao banheiro e não me venha dar aulas de geografia tá? Eu aprendi quando estava na escola e nunca mais esqueci.

Flavio: quando conversamos no Templo, trocamos um comentário pertinente. Exemplo perfeito e acabado. Põe no ar a idéia. Abs.

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Fui aluno do CPOR PA em 1997. Com respeito a todos que são contrários a isso, o Exercito ensina de forma pouco sutil, mas direta e objetiva, valores que os pais e as escolas esqueceram.

Acho que todos deviam passar pelo Exercito. Meu filho será incentivado a isso, mas respeito quem pensa o contrario.

Artilharia – Poderosa Brasil

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
11 anos atrás

Realmente são muito raras imagens coloridas do Brasil nessa época.
E como são raras, vou contribuir com outra raridade da mesma espécie.
Neste desenho animado de Walt Disney, nos primeiros minutos (antes do desenho propriamente dito) aparecem algumas imagens do Rio de Janeiro feitas no ano de 1942.
http://www.youtube.com/watch?v=tduIrd9Qd2k

Walter/POA
Walter/POA
11 anos atrás

Pois é, hoje resolvi prestar atenção e não vi uma única bandeira, mesmo que pequena, em comemoração a semana da Pátria.

Isso que andei em várias avenidas de Porto Alegre.

Tampouco nos carros tinha as fitas verde e amarelas atadas na antena.

É uma pena.

Abraços e um bom 7 de setembro para todos.

Ricardo de Bittencourt
Ricardo de Bittencourt
Reply to  Walter/POA
11 anos atrás

Espera pra ver no dia 20, então…

J.Ramalho
J.Ramalho
Reply to  Walter/POA
11 anos atrás

Pois então, Walter…

Amar, gostar, admirar, são coisas que se consegue pelo respeito, e não pelo medo ou pela imposição.
Um país que nunca respeitou, não respeita, e, pelas projeções futuras, jamais irá respeitar seu povo, não recebe dele nada além disso que você percebeu: DESPREZO.
Quanto aos militares, quando não estão à serviço de algum golpista político batendo no povo, estão à mingua e sem receber o o respeito mínimo que merecem.
Alguma vez você já viu algum ex-pracinha da FEB sendo homenageado por ter ido arriscar a pele na Itália e ter a oportunidade de ver ao vivo do que nós, seres humanos somos capazes?
Meu caso, por exemplo, é “clássico”.
Sou de 1963, assim, vivi toda infância, juventude, assim como boa parte da vida adulta, no regime militar, onde “amar” o Brasil era compulsório.
Hoje, não deposito nenhuma fé no militarismo brasileiro como entidade, reconhecendo apenas o grande valor do “soldado brasileiro”, ou seja, do homem (sentido lato, claro), na hora do “vamo vê”.

Pedro Navalha
Pedro Navalha
Reply to  J.Ramalho
11 anos atrás

Servi o exército em 1990, e sim, homenageamos os pracinhas em cerimônia pública, cantando inclusive a canção do Expedicionário, uma das mais belas letras que eu já vi.

Graças aos militares estamos aqui hoje discutindo política, religião, assassinos do trânsito entre outras coisas. Caso contrário nem internet teríamos por aqui. Tudo censurado…

J.Ramalho
J.Ramalho
Reply to  Pedro Navalha
11 anos atrás

Bem, Pedro, eu discordo que estejamos aqui, vivendo uma tentativa de democracia, devido a bondade e senso democrático dos militares brasileiros.
Eles largaram o osso por uma contingência histórica mundial, uma espécie de mudança de “zeitgeist”, saca?
O Brasil não passaria de uma republiqueta ditatorial atrasada e desinteressante aos investimentos externos se continuasse a ser apenas um quartel. Ao menos nisso, devemos grande respeito aos militares brasileiros, pois eles, ao contrário de outros países sulamericanos – Argentina, por exemplo – perceberam que já não mais seria sustentável uma ditadura militar para um país que almejasse a liderança geo-política da região do cone sul.
Isso não significa, no entanto, que os militares devam ser deixados à deriva. Muito ao contrário. Sou de opinião de que um grande plano de profissionalização e aparelhamento, seguido de um plano de salários e aposentadorias decente, deve ser levado à cabo imediatamente, com vistas a consolidação de nossa hegemonia política na região.
Porém, nós civis não devemos gratidão de espécie alguma aos militares pela restauração da ordem democrática – que nem é tão maravilhosa assim – mas é melhor do que viver sob a égide de uma ditadura, seja ela militar ou proletária.

J.Ramalho
J.Ramalho
11 anos atrás

Bom para lembrar uma das três coisas que um mundo não precisa se quiser, num futuro distante, viver com mais paz…

– Militares…
– Deus…
– Patriotismo…

Os primeiros são sempre – e sempre foram – usados para lutar as guerras causadas pelos dois últimos.

Jayme
Jayme
11 anos atrás

Agora tá explicado porque você me esculaxou uma vez porque eu critiquei um milico que fazia reformas de carros do exército, você foi milico. Eu não fui, tenho a tua idade, não me apresentei no CPOR e saí no excesso, graças a Deus. Continuo com a mesma opinião, o exército tem coisas mais importantes para fazer. A propósito meu primeiro carro foi um Jeep 65, mas eu mesmo arrumava ou mandava arrumar.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
11 anos atrás

AV, Presidente Vargas ainda com um piso de concreto em frente ao Ministério da Guerra……….Foi praticamente os dragões da independência a cavalo (batalhão da guarda presidencial) e a pé….banda dos fuzileiros….destacamentos grandes da marinha e fuzileiros…..e regimentos do exército, a pé, cavalo,etc…..E um carro de bombeiro muito interessante…O Rolls ainda era o antigo da presidência……..Deve estar sumido igual ao carro de bombeiro

Wagner
Wagner
11 anos atrás

Mudando um pouco de assunto, se a Lusa ganhou do vice campeão e do campeão da Copa do Brasil pelo mesmo placar (3×0) não seria justo pleitear junto a CBF o titulo desta referida competição?

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  Wagner
11 anos atrás

Mais fácil o Batman casar com o Robin e terem morceguinhos…..Só torcedor fanático para achar possível essa sandice

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

ExpoEx… Exposição do Exército. Também visitei no Parque do Ibirapuera. Lembro de um canhão antiaério acoplado a um radar. Ele seguia os aviões no trafego da final de Congonhas.

Tempo bom… parecia que vivia na Coreia do Norte… tudo era perfeito para mim.

Imperador

Walter Magalhães
Walter Magalhães
11 anos atrás

ExpoEx…
Eu visitava no Parque da Água Branca, no final da década de 60…
Nunca encontrei nada na web…
Fez parte de minha infância, ExpoEx… Salão da Criança, Feira da Bondade…

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
11 anos atrás

Escriba -mor, não seria da tropa dos Escoteiros ? Ok, Gulag para mim….

vitão
vitão
11 anos atrás

em compensação a Auto Union e a Lada ganharam um péssimo piloto, hhuhuhahauaha
desculpe FG, mas foi tu mesmo que levantou a bola, eu só chutei…..

Leonardo Testa
11 anos atrás

Ja tinha Istagram na época!! heheheheh Muito Bom o video!!