AO VIVO

SÃO PAULO (falta oficializar) – Reproduzo informação do Twitter do brother Rodrigo Mattar, do sempre hiperinformado (tem hífen, isso?) A Mil por Hora: a Sportv passa treino de classificação no sábado e corrida do domingo ao vivo. Estou falando, claro, do GP dos EUA de F-1. A prova acontece às 17h, hora do futebol na Globo aberta.

Ótima notícia, embora nem todo mundo tenha TV a cabo no Brasil.

Comentários

  • Então fica decretado: O GP dos Estado Unidos não existe. Nunca vão passar. Se tiver futebol, f$%¨&udeu! Mas já estou acostumado. Quem não gosta de futebol no Brasil, acaba tendo q se contentar com o q sobre. Todos os canais de esporte, TODOS, deixam de passar corridas pra passar futebol, futsal, volei, tenis e bola de gude e outras coisas mais bizarras. Ser minoria aqui implica em sempre ser vencido. A minoria nunca tem uma vitória. Essa vitória deveria ser a transmissão da corrida ao vivo logo mais, que com 95,62847% de certeza decidirá o campeonato de construtores e pilotos. O Brasileirão já está decidido. Os caras fazem um carnaval com transmissões mais cedo o ano inteiro e no dia da decisão, Flamengo e Palmeiras decidindo nada em Volta Redonda. Tenho tv a cabo e assistirei na sportv, mas esse é um problema bem mais profundo do que a globo não passar na TV a aberta ao vivo. O desrespeito ao consumidor de automobilismo no Brasil é inerente a todos os canais de tv, fechados ou abertos.

  • Não existe uma cláusula no contrato obrigando a emissora detentora dos direitos de transmissão a exibir ao vivo todas as etapas do mundial de F1? Se for o caso, a FIA, a FOM, ou sei lá quem está sabendo disto? Acho que a Globo não daria uma pisada federal na bola desta maneira, mas não custa verificar. É uma pena… um campeonato de futebol já decidido contra uma prova numa pista inédita que pode decidir o campeonato. A Globo tem os olhos maior que a barriga, compra tudo e não tem grade para transmitir.

  • Pô pessoal, até parece que vcs não conhecem a OLETV.
    Lá tem todo tipo de esporte, com vários links.
    Sempre assisto a Nascar e MotoGP por lá, dentre outras modalidades.
    Creio que a F1 vai passar por lá tb.

    Ah! Ei globo … VTNC!

  • sugeriram a idéia da Globo abrir um de seus canais sport tv para transmitir o GP ao vivo, corrida que de fato pode definir o campeão desse ano. Pô é uma boa idéia, será que aqueles que dirigem tal emissora não podem fazer isso.???. Poxa! essa emissora sabe que o público que acompanha a F-1 é enorme!…. Não prejudicaria o público e nem os patrocinadores…
    Bom,, dessa Globo não se pode esperar muita coisa…. reais cria de grupos ditatoriais e corruptos, que assolaram e assolam esse pais

  • Que bom que vamos assistir! (Quase todos…) Gosto do Lito, apesar de achar que ssssibila demais. Reginaldo Leme também é bacana! Mas Babão Vôeno tá um porre de falta de educação com falta de precisão. E com o estilo Prima Dona para completar. E na boa, caguei pro “furtebó!”.

  • Pessoal reclama da Globo… O que vocês queriam? Que eles criassem a “Globo 2” só para passar a F1? O futebol dá muito mais audiência que a F1. Nada mais natural escolher passar o que dá mais dinheiro para a emissora, e de quebra ainda agradar uma quantidade maior de telespectadores.

    • concordo. mas como não somos donos de nenhuma emissora/indústria, ou outras fontes de lucros, preocupadas com o rendimento, temos que reclamar sim. Se pegar algo (nesse caso comprar os direitos de transmissão) faça bem feito, vide a BBC, nem isso a plim-plim se propõe a fazer.

      abraços de um cara revoltado sem tv a cabo

  • Estou ansioso!
    Corrida de F1, em um autodromo que nao conhecemos, narração do Lito, em pleno feriado (assistir os 2 treinos de 6 feira), podendo ainda ser decidido o campeonato…. não tem preço!

    Queria muito que esses bostas da rede globo lessem esses comentarios!
    Campeonato Brasileiro já decidido, 2 emissoras transmitindo o mesmo jogo e resolvem matar a F1 que vai ter uma corrida nova e ainda podendo decidir o campeonato.Sao qunatos jogos de futebol por ano??? e quantas corridas de F1???

    Brasil, um país…..

  • Meu Deus,,Fazer o que?,Mas acho que a globo vai ter mais audiência passando in loco a queda dos porcos, do que um provável campeão na F-1.. Mas poderia deixar um canal, dos 3 da Sport TV, aberto (para quem não se sujeita a essa trambequisse delavada de TV paga no Brasil)…… Essa Globo é uma bosta… um câncer

      • É uma bosta, sim! Porque desrespeita o espectador que acompanhou toda a temporada e gosta de automobilismo. Quanto aos que preferem ao futebol tem a opção da Band!
        Além disso, é muito discutível que haverá mais retorno financeiro transmitindo um jogo entre uma equipe praticamente rebaixada e uma sem pretensões em campeonato de baixo nível técnico. Nem sempre apenas a audiência pura e simples traz mais resultado, há de se considerar o perfil do público e o respeito ao telespectador. A mesma Globo que ignora esse respeito é aquela que forja uma transmissão de luta ao vivo, que obriga os jogos durante a semana a acabar a meia noite para não atrapalhar a sua programação além de outros absurdos. Não é a toá que a Globo recebe tantas críticas.

  • O auspicioso vice-campeonato mundial conquistado por Nelson Piquet em 1980 fez com que a Rede Globo movesse céus e terras para reaver os direitos de transmissão da Fórmula 1 e desde o ano de 1981 até o recente GP de Abu Dabi são decorridas 534 provas em 31 anos e oito meses de transmissões ininterruptas e foi graças a essa cultura estabelecida, e também ao surgimento de uma geração primorosa onde os brasileiros se faziam protagonistas e mediam forças com os melhores pilotos do mundo, que nós adquirimos o hábito de torcer pelo esporte das quatro rodas com um fervor digno do que se via nas pistas. É certo que a Rede Globo não inventou a Fórmula 1, mas soube como captar as emoções do esporte, ademais, nos longos 24 anos em que o futebol nos sonegou uma Copa do Mundo foram os oito títulos mundiais da Fórmula 1 que mantiveram o Brasil no topo do esporte mundial e mesmo após a morte de Ayrton Senna os fãs do automobilismo no Brasil, embora nossos pilotos sejam hoje meros figurantes, mantêm o apego à categoria.
    Embora eu tenha aversão ao ufanismo dissoluto do narrador Galvão Bueno durante as provas e tenha a impressão de que a Globo se abstém de criticar devidamente o desempenho dos pilotos brasileiros, tinha a impressão de que, a exemplo do que fez às vésperas dos dois turnos das eleições municipais, a emissora pudesse manter a transmissão da prova em Austin e a seguir exibir o jogo que lhe cabe no campeonato brasileiro, mas qual não foi (e ainda é) a minha surpresa ao constatar que, enquanto escrevo este texto, a grade de programação global de sábado e domingo ainda não está posta e se avoluma o alarido segundo o qual, em TV aberta, eu e milhões de fãs brasileiros de Fórmula 1 ficaremos sem a transmissão do evento durante o fim de semana. Reconhecer os méritos da Rede Globo é uma coisa, mas daí os pedantes dirigentes esportivos da emissora acharem que, por uma obediência cega, eu concordo com a supressão de uma prova de Fórmula 1 por conta de um jogo de futebol, já é demais. Pelo poder que tem, a emissora poderia sim exibir os dois eventos, ou será que ninguém foi capaz de antever o “choque de horários”?
    Como se não bastasse o absurdo de ficar sem a prova de Austin vejo a Globo decair em seu conceito ao praticar uma política demente de autocensura, pois nada se fala sobre uma prova que, importante por si mesma, ainda pode decidir o campeonato de 2012. Minha sensação de revolta só aumenta e para piorar não foram poucos os casos que a emissora torceu, retorceu e distorceu a tabela do Brasileirão apenas para ter o que mostrar aos fãs do futebol e agora essa emissora tão poderosa é incapaz de encaixar a exibição de uma prova de Fórmula 1? Quantos dias e horários de jogos a Globo mudou ao seu bel prazer?
    Vivemos num país onde impera a ditadura do futebol e com a supressão da prova em Austin a Globo dará mostras que só atende à sua própria conveniência e que parvos como eu nada podem fazer para mudar isso, nada podem fazer para assistir o que gostariam. Sem o GP dos EUA estaremos cobertos pelo manto espesso da arrogância global sabendo que a emissora é poderosa o bastante para exibir os dois eventos no domingo. Desgraçadamente o Sr. Bernie Ecclestone não parece vigoroso a ponto de exigir o cumprimento do que foi gravado em pedra. Nem todos sabem, mas a reestreia da Rede Globo na Fórmula 1 foi imersa em soberba, pois para não interromper “Os Trapalhões” e o “Fantástico” a exibição do GP de Long Beach (sempre nos EUA!) que começaria às 19h (horário de Brasília) de 15 de março de 1981 foi reduzida a três boletins de dez minutos exibidos às sete e dez, oito e cinco e oito e meia da noite. Rememorar tal fato não é agradável para mim, mas embora eu compreenda (embora não goste) a política de “exceções plausíveis” na não transmissão de algumas provas de Fórmula 1 não é cabível neste caso.
    A prova belga de 2004 não foi ao vivo por conta da decisão do ouro olímpico no voleibol masculino em Atenas, o fiasco dos seis carros em Indianápolis em 2005 foi coberto pela Copa das Confederações num jogo entre Brasil e México, o GP da Espanha de 2007 foi cortado por conta da visita do papa e no ano de 2010 o atraso em razão de fortes chuvas levou o GP do Canadá para as calendas. Tudo isso eu sei e, ainda que relutante, posso entender as razões dos cortes, mas considerando que houve tempo e condições para se evitar o choque de horários nada justifica a supressão do GP dos EUA de 2012. Aliás, de tão revoltado e furioso que estou, quero saber se em 17 de novembro de 2013 terei cassado o meu direito de assistir a prova em Austin, ou melhor: gostaria de saber se algum dia eu verei esta prova ao vivo. Tudo bem que sou um reles e anônimo telespectador, mas tenho (ou tinha) cá meus direitos. Não sou daqueles que injetam passionalidade nas acerbas críticas que a Rede Record faz à Globo, todavia não transmitir o GP dos EUA de 2012 demonstra cabalmente que certas críticas têm razão de ser.
    Maldita seja a letargia essa que institucionalizou a ditadura das transmissões de futebol!

    Carlos Alberto Alves de Carvalho – Teresina/PI

    • Nossa !

      Quanto tempo você perdeu pra lembrar ou pesquisar todos esses fatos, datas, horários e tudo mais ??? Pela sua linha de raciocínio não era mais prático queimar um carro, alguns pneus… fechar uma rua… sei lá…

      Eu gosto muito mais, mas muito mais de automobilismo que de futebol, mas desta vez a globo foi democrática… indiretamente e financeiramente justificada, foi democrática… tem muito mais espectadores de futebol. Assim… pronto.

      Se você não tem acesso ao SporTV, baixe pela internet a corrida e é só não assisir o Fantástico ou acessar sites de noticias que dá no mesmo !!! pronto. não precisa ficar tão bravo amigo.

      • Na verdade o grosso do texto demorou mais que a pesquisa em si e quanto às suas sugestões eu creio que elas serão seguidas. Agora quanto a “queimar pneus na minha rua” (risos)… Depende do que eu serviria como prato principal. (risos) Alguma sugestão? Voltando ao tema em questão eu diria que estou “furioso, mas sem perder a classe”. afinal xingar a Rede Globo seria um tanto óbvio, não acha? Daí eu usar esse texto tão “denso”. Agora quanto ao critério da audiência, embora você esteja certo, será justo sempre atender as demandas de uma maioria só porque ela está em maior número? Abraços!

      • mais uma vez a rede globo enfia a faca nas costas dos telespectadores da F-1. já aconteceu outros episódios durante as copas do mundo, com transmissões truncadas. mas a verdade é que a globo não monopoliza isso. todas as outras emissoras que já transmitiram automobilismo são capazes de ma putaria dessas. e quem não pode assinar a tv a cabo? vai esperar até de noite para ouvir o galvão xupando prego: – boa noite amigos da globo, fãs de uma putaria com a F-1.

  • Gosto muito do Lito Cavalcante e entende muito de automobilismo, no tempo que o Sportv transmitia a Indy e a Nascar o Lito dava um show de informação sobre todas as equipes e pilotos, sem contar a parte técnica que dispensa comentários. Ele e o Sérgio Maurício são realmente ótimos.

  • Seguem os horarios oficiais (horario de Brasilia):

    Practice 1 Fri 13:00
    Practice 2 Fri 17:00
    Practice 3 Sat 13:00
    Qualifying Sat 16:00
    Race Sun 17:00

    Se bobear a RGT passa a corrida pelo site http://www.globo.com... de vez em quando faz isso com o futebol (Copa e jogos da Seleção)… bem que podia aliviar para os fans e dar essa moleza para a galera.

    Imperador