IN MOGI (1)

MOGI GUAÇU (fervendo) – Corrida em pista nova é sempre legal demais. Estamos em Mogi, no Velo Città, junto com a turma da Lancer Cup para a primeira corrida da nossa categoria no autódromo da Mitsubishi. Primeira de muitas, espero.

A sexta-feira foi de treinos e familiarização com o circuito, que é fabuloso. Fez um calor dos diabos. O Celso, da Pirelli, mediu 65 graus dele mesmo no asfalto. O termômetro do meu carro marcava 37 quando saí da pista, lá pelas 16h.

Fizemos dois treinos livres e a classificação hoje. No Velo Città, curiosamente, os tempos são quase iguais aos de Interlagos, embora a pista seja menor — 3.430 metros. É um traçado evidentemente mais travado e lento. Mas fantástico. O tempo todo fazendo curvas, um trabalho insano para manter o carro na pista num asfalto que, com as altas temperaturas, estava escorregadio além da conta.

Os carros sofrem nos freios, principalmente. Interlagos é uma pista simples, sem nenhum segredo, que dá tempo até de chupar um picolé nas duas grandes retas. Aqui, não. Mal dá para respirar.

Falemos de Meianov, o bravo soviético. Eu tinha andado aqui uns meses atrás num Lancer Evolution de corrida, tração nas quatro, câmbio automático, pneus slick, controle de tração e tudo mais que esses japoneses bravíssimos oferecem. Conhecia a pista, pois.

Saí para virar 2min20s na primeira volta, 2min16s na segunda, e depois o tempo veio baixando até 2min13s286, 15° entre os 23 que andaram. Bom tempo, embolado com um Gol quadrado, na frente do Maverick, dos dois 147, de uns Pumas, uns Passats e outros inapelavelmente batidos pela excelência russa.

Doctor Luque, de BMW, virou 2min03s659 e foi o mais rápido. No segundo treino, meu freio começou a baixar. Mudei um pouco o jeito de atacar as curvas, as retas e os adversários, estes psicologicamente, e virei 2min13s674, P17. Todo mundo melhorou, o que prova que meus ataques psicológicos foram inúteis. Deu Luque de novo, 2min01s177.

Fomos almoçar no belo complexo montado pela Mitsubishi na entrada da pista e, de tarde, a classificação. Entrei no carro um pouco mais pesado. Meus adversários deixaram macacão, balaclava, capacete, luvas, camiseta antichamas e gravata borboleta no sol, achando que eu me abalaria com tamanha bobagem. Infames.

Freio arrumado (tinha estourado um caninho de molibdênio da Ucrânia), Meianov comportou-se divinamente, como mostra o vídeo. Viramos 2min11s597, o que considero uma façanha de orgulhar Lênin. P16 no grid amanhã, que terá na pole Antonio Chambel, de Passat, com 1min59s888. Seremos 23 no grid se os dois Fiats conseguirem andar, eles que tiveram problemas elétricos hoje — seus pilotos foram eletrocutados e estamos à procura de substitutos.

A previsão é de calor senegalesco na hora da corrida, por volta do meio-dia. Provavelmente venceremos. Todos os outros pilotos vão abrir o bico com 10 minutos de prova. Eu e Meianov, treinados nos extremos rigores da Sibéria, temos uma resistência maior. Podem confiar.

* Editei o maldito do vídeo em HD e ficou essa porcaria. Se alguém souber como colocar em HD no VocêTubo, me informe. Eu subo de novo. A qualidade do original é excepcional. No VocêTubo ficou uma merda. Mas se clicarem em “alterar qualidade” e colocarem 480p (que não sei o que quer dizer) ou 720p HD (que também não sei o que é) fica legal.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Dahlem
Luiz Dahlem
11 anos atrás

O regulamento nao permite mexer na relacao de marchas? Acho que estão muito longas e nesta pista aí (maravilhosa) tu deves perder de 2 a 3 seg. por conta disso!

Dú
11 anos atrás

Pelo vídeo reparo que a calibragem do pneu traseiro direito está baixa ou será a cambagem?
Viu aquela 1ª tenda no boxes dos Lancer cheia de pc? Os caras fazem a telemetria de todos carros p/ analisarem depois…brincadeira?

Renato
Renato
11 anos atrás

Flávio, uma boa dica para vídeos em HD: Vimeo (já é feito para isso).

P.S: qual é a velocidade média e final do Meianov? Essa caranga tá bacana.

Luis " Mohâmed" Melo
Luis " Mohâmed" Melo
11 anos atrás

Essa terceira marcha sua está muito longa…Você anda mais de 01(um) minuto com a alavanca de marcha nela…Se encurtar a relação um pouco o tempo tenderá a cair…

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Cuidado! Tem espião na área filmando seu motor!

http://www.youtube.com/watch?v=VKxpzTYNBhE

Martim
Martim
Reply to  Alexandre - BH
11 anos atrás

Tá engasgando muito, se colocarem óleo de rícino, mel e uma pastilha valda no motor, melhora muito.

Andre Macieira
Andre Macieira
11 anos atrás

Falando em videos de onboard, que tal assistir o grande premio de F1 de interlagos assim:

https://www.youtube.com/watch?v=uMKwpQGXQ9A&feature=player_embedded

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

Bela pista , meia travada , mas é legal, logo o 69 baixara de 2 min e 10, só acostumar
com a pista.

JOSÉ ROBERTO SILVA
JOSÉ ROBERTO SILVA
11 anos atrás

Não entendo de corridas, mas me pareceu uma bela pista. O que eu entendo é de aprender com gente inteligente, como você. Parabéns pelo prêmio ACEESP, pena não poder ter ouvido o teu discurso.
Quanto ao Meianov, bravíssimo…já tentou usar vodka no tanque?

Adriano Reis
Adriano Reis
11 anos atrás

A curva 3 (a primeira à direita com os postezinhos ao lado da zebra) parece possuir uma área de escape pequena, não?

Luciano Vido
Luciano Vido
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Ta colocando a senda muito cedo. Tem q passar a marca dos 50 então espetar a segunda. Será q o teu freio tava “chocho” nesta tomada de tempo?

guinter
guinter
11 anos atrás

Flavio, de boa, pelo menos fique na frente dos 147. A não ser que você tenha um problema de leitura computadorizada( tipo Wetel). Senâo a kgb te pega.

Samuel Pavan
Samuel Pavan
11 anos atrás

Bela tocada, belo circuito. Reparo que, pelos estouros do escapamento nas reduções, ele não passaria no Controlar.

Edu Harmel
11 anos atrás

GOSTEI! Pena que não deu para ir tb.. quem sabe na próxima,,, boa sorte a todos e plz, resultados completos! []

Zalex
Zalex
11 anos atrás

Assim diria Jim Russel, “tem 2 segundos guardados… 1 segundo em alguns cortes de caminho, e outro carregando mais velocidade no primeiro terço de algumas curvas”

Mauro Batera
Mauro Batera
11 anos atrás

Tesão de pista, e um traçado muito legal!

Ainda bem que o mister Tike nem chegou perto desta pista!

Parabéns a todos!

Beto Monteiro
Beto Monteiro
11 anos atrás

Braço duro hein! Logo alguém te atropela. Como eu te atropelei no kart!

Danilo Mancini
Danilo Mancini
11 anos atrás

Teria que colocar em 720p HD. Tem como enviar com mais definição que isso ainda, mas é só quando o canal atinge um tanto de assinaturas ou depois de você enviar um tanto de vídeo se não me engano…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
11 anos atrás

Legal ver os pés e que vc nao é bracão, deu pra ver bem o punta taco, mas dá pra carregar mais velocidade nas curvas, se o freio agüentar vc vai virar mais rápido ainda na corrida… Boa sorte!

Martim
Martim
11 anos atrás

Ah, agora o Velo Cittá ficou legal, parece o gramado do Canindé. Da última vez que eu vi um vídeo havia só terra e mais terra. O camaLada Meianov, pelo vídeo, se comportou bem direitinho. Boa corrida.

Flavio Seno
Flavio Seno
11 anos atrás

Vê se não queima a largada de novo heim!!!! Já ta ficando feio já…kkkkkkkkkkk

aldo gomes
aldo gomes
11 anos atrás

É simples, o video estando já no pc você converte ele no Adobe Media Encoder, e põe na opção wmv / 720, não demora. O vídeo fica ideal para youtube , em HD e com tamanho do arquivo pequeno.

Julio Cezar Kronbauer
11 anos atrás

Faz o upload do vídeo original. Depois edita ele online, cortando as partes que não quer.

Anderson
Anderson
11 anos atrás

Flavio, qual é a cilindrada do seu motor usada neste Lada e ele é original.

Adonis
Adonis
11 anos atrás

Tava aqui na expectativa das notícias! Parece bem bacana a pista! Boa sorte!

Pedro
Pedro
11 anos atrás

A sequência de curvas descendo a ladeira é demais. Bela pista

Fernando Assis
Fernando Assis
11 anos atrás

Não toh conseguindo alterar para 720

Anderson Guedes
Anderson Guedes
11 anos atrás

Cade os outros carros tu ta com o carão pro vento pow? é um por vezes é isso?

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Tradução: Camarada Gomov, aqui é o Camarada Brejnev. Favor vencer o Grande Prêmio senão a KGB te degolará. KKKKK

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Товарищ Гуров, вот товарищ Брежнев. Пожалуйста, выиграть главный приз, но вы должны убить КГБ. KKKKK!!!!!!

Matteus petri
Matteus petri
11 anos atrás

Só faltou o gráfico, pra ver até onde vai a velocidade e a força G, e as machas providencie isso ae pfvr rsrsrs

Sanzio
11 anos atrás

Qual é o ganho de engatar quinta e em seguida voltar para a quarta? Não pouparia o câmbio segurar em quarta mais dois segundinhos? Ou é aí que mora a manha pra fazer a curva esplendidamente? xD