TRISTE TIETÊ

SÃO PAULO (só derrota) – Não tem como deixar passar o triste, melancólico fechamento do Clube de Regatas Tietê, 105 anos. Instalado ao lado do fétido rio (que, em outros tempos, era palco de competições de natação, remo e tudo mais), a agremiação está afundada em dívidas e a Prefeitura quer de volta o terreno, cedido em forma de concessão. Promete usar as instalações para o fim a que sempre se destinaram: esporte. Espero que cumpra.

Maria Lenk e Maria Esther Bueno estão entre os grandes nomes do esporte brasileiro que já vestiram o vermelho e branco co Tietê. É uma lástima. Clubes estão acabando, nas grandes cidades, por vários motivos: especulação imobiliária (os terrenos são enormes e a sanha das construtoras, maior ainda; onde ficava o clube da Telesp vão levantar um indefensável bairro cheio de torres), má administração e, sobretudo, desinteresse das pessoas. Hoje, o deslocamento na cidade é penoso e todo prédio tem uma piscina, uma quadra e uma academia de ginástica. A pegar o carro para ir até o clube para nadar, jogar bola ou levantar uns pesos, as pessoas preferem o elevador. É mais rápido, prático e barato.

Os clubes não se “reinventaram”, como se diz. Estão todos acabando.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sylvio renato dutra
sylvio renato dutra
11 anos atrás

Clube de Regatas Tiete, 1962….. O divisor de “aguas” na minha vida. Fui moldado

pelas saudosas piscinas. Mas, estamos no Brasil !!!!!!

Elizandro
Elizandro
11 anos atrás

Normal, como todo bom político, o negócio é deixar tudo quebrar e acabar aos poucos, assim, podemos vender para alguma construtora fazer algum condomínio de luxo.

A sociedade brasileira se encaminha para a seguinte situação, torcer para um futebolzinho méquetréfe para poder tirar sarro do colega de trabalho, azarar com as bombadas de rabo grande, meter o jato quente para dentro e o resto que se dane.

E no lugar destas coisas ai de natação o baum mérmo é condomínio de luxo.

Paulo Franco
Paulo Franco
11 anos atrás

Eu remei pelo Tiete.
Acordava às 4:30hs, ia de moto até a raia da USP e treinava até às 7:00hs.
Às vezes, íamos treinar no barco-escola, espécie de tanque com umas instalações de banco e remos para apurar a técnica e/ou para melhorar o entrosamento das equipes, lá na sede do clube.
Lembro-me vagamente do ambiente, das construções…
Um clube com boas instalações, ainda que pouco conservadas, bem no meio do centro de SP!
Vai deixar saudades!

Eduardo Britto
Eduardo Britto
11 anos atrás

O clube Tietê já vinha mal de antes, mas há quatro anos ele teve a esperança de se reerguer, ao alugar seu enorme prédio social para a Faculdade Zumbi dos Palmares (vejam em http://www.znnalinha.com.br/santana/html/tiete.html). A parceria resultou em fracasso, porque segundo os diretores do clube, a faculdade ficou inadimplente com os aluguéis e outras despesas por mais de dois anos. Aí degringolou de vez. É um espaço maravilhoso, simplesmente com duas piscinas olímpicas, campo de futebol, muitas quadras de tênis… Se o projeto da prefeitura vingar (vamos cobrar isso!), vai gerar novas Maria Lenck e maria Esther Bueno. Valeu pela lembrança, FG.

Samuel Matioli
Samuel Matioli
11 anos atrás

Segundo o José Paulo de Andrade, da Radio Bandeirantes, esta decisão da prefeitura tem o dedo do clube Pinheiros. Eles desejariam mandar para o Tietê os atletas profissionais, de modo que o clube na zona oeste fique livre para os sócios…

André
André
11 anos atrás

“estão todos acabando”…

Há exceções. Aqui em BH, o Minas Tênis Clube.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
11 anos atrás

vendo os comentários e associando o presente ao passado eu vejo que o ser humano é o retrato da sociedade atual, INCLUSIVE DOS SEUS GOVERNANTES (desculpe o maiúsculo). No más.

Luiz C.
Luiz C.
11 anos atrás

As pessoas é que tem que se reinventar. Clubes significam “sociedades”, “coletividade”, coisas que se contrapõe ao individualismo reinante. Os historiadores do futuro reconhecerão os tempos atuais como a Idade Média do Capitalismo. Espero ainda estar vivo para ver algum “Renascimento”.

Dionisio
Dionisio
11 anos atrás

Muito triste… fiz o jardim, o pré e o primário na Escola Tietê que ficava dentro do clube.
Cresci lá dentro.
R.I.P

Mineirinho
Mineirinho
11 anos atrás

De certa forma os Clubes funcionavam também como uma espécie de Rede Social, e isto se perdeu muito na era de Facebook, Twitter, etc.

Neto Brucutu
Neto Brucutu
11 anos atrás

Flavio, boa tarde !

Outro que dá tristeza de ver, é o Nacional, aquele que cedia seu Estádio para os jogos do Dente de Leite, e que passavam na TV Tupi, se não me engano. Dá pena do estado que se encontra o clube, e sendo vizinho desse novo bairro de Edificios que você mencionou, antiga Telesp, acredito que não sobreviva por muitos anos mais.

Uma boa tarde a todos

Peter Losch
Peter Losch
11 anos atrás

Escreves tão bem que o pequeno erro fica maior que a informação. É a própria notícia. Mas vá lá: Tens crédito na casa. :o)

Abraço!

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Esporte é ? Vamos ver …..

Renato RRE
Renato RRE
11 anos atrás

Eu joguei basquete a bastante tempo atrás pelo Espéria e pelo Tietê, era uma baita rivalidade nunca me esquecerei e sempre lotava os ginásios… e o engraçado é que disputei o “clássico” pelos dois times. Após parar de jogar basquete, comecei a nadar pelo Tietê (forma que, eu adolescente, utilizava para poder frequentar o clube com meus amigos sócios). Era um clube muito bacana e tenho muitas boas lembranças de lá…. Deixará saudades! Muitas…..

Leandro
Leandro
11 anos atrás

Meu avô, que nasceu em 1910, fez parte da equipe de remo do Tietê. Minhas tinhas até tem fotos e medalhas da época.
As fotos do pessoal nadando no rio, ou fazendo pic-nic na margem, quando olhadas hoje, são inacreditáveis.

Jonatas
Jonatas
11 anos atrás

Infelizmente, além de mais prático, rápido, e barato, andar de elevador é mais seguro também, na São Paulo desses dias.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
11 anos atrás

Quem remaria hoje no tietê ???….Seria o mesmo que remar no canal do mangue no RJ……Só maluco faria tal sandice……Quem tem a infelicidade de cair com o carro em uma dessas duas cloacas a céu aberto, tem que se submeter a um tratamento rigoroso só pelo fato de ter contato com o esgoto com alguma água…….E Maria Lenk nadava no tietê em 1925