FAVORITO

SÃO PAULO (verão lindo…) – O contrato da Force India com a Mercedes acaba neste ano e a partir de 2014 a equipe deve usar motores Ferrari. A Ferrari fala abertamente que está ajudando sua cria-piloto Jules Bianchi a ser titular da Force India.

O francesinho é, hoje, o grande favorito à vaga. Não vejo nenhuma razão para a Force India apostar, por exemplo, numa volta do Sutil. Bianchi é talentoso, tem o apoio de Maranello, é promissor e útil nas negociações com os italianos. Bruno Senna e Luiz Razia estão fora da briga, pelo jeito. Bruno tem na Caterham sua única chance, mas ainda briga com Petrov. Razia, previsivelmente, vai sobrar.

T

Comentários

  • Sutil é uma REALIDADE como piloto rápido, talentoso, competente. Ele está fora da F1 por motivos “outros” que não o seu talento como piloto. Me desculpem, mas entre Bruno sobrinho, Bianchi, Bottas e Kobaiashy , fico com Adrian Sutil.

    Não é só pq é piloto “patrocinado” pela Ferrari que é garantia de piloto campeão.

    Se a Ferrari fosse mais competente, teria dispensado Massa e colocado este Bianchi p/ “ser escudeiro e aprendiz” do Alonso…ou se fossem menos bundões teriam trazido o Sutil p/ o lugar do Massa, para ter 2 pilotos brigando pelo título.

    É um desperdício para a F1, ter um piloto como Sutil fora de uma equipe média ou grande.

    Imagine o Sutil no lugar do Webber, na RBR, do Perez na McLaren ou do Massa na Ferrari!!

  • Bianchi talentoso? Onde ele mostrou isso? Ele é so mais um com costas quentes conseguindo vaga na F1…

    A nao ser que apareça como um Koba-mito ou Buemi, que nao fizeram nada nas categorias de base e mostraram so na F-1, vai sobrar em breve. Ou vai ficar, caso confirme o que vc falou, mas pilotando mal

    • Ayrton Senna nao era filho de papai cheio de grana??? A grande diferença e que um teve todas as condiçoes para evoluir ao ponto de ser talvez o melhor piloto de sempre na F1, enquanto o outro nao teve as mesmas condiçoes. Esteve 10 anos parado por causa do que aconteceu com o Ayrton em 1994. Depois ainda perdeu mais tres anos sem uma temporada normal por conta dos efeitos da crise financeira. Mas ha gente tao ignorante que exige que mesmo com todas estas circunstancias o Bruno tinha obrigaçao de ser um grande piloto como o tio!

  • É uma pena, é uma pena.
    Não pelo sobrinho, nem pelo Bianchi, pois dizem que merece. Torcia pro L. Razia conseguir algo melhor esse ano depois da ótima temporada na GP2. Tão boa que me fez acordar mais cedo para assistir suas proezas, mesmo que em alguns momentos a Sportv tivesse tão somente transmitindo a segunda metade da corrida.

    Esse ano teremos alguém em equipe decente na GP2, Flávio?
    Isso porque já temos apenas 1 piloto na F1. Previsão pro ano da Copa é “zero” piloto?

    Abraços,

  • Bom de kart, pelo menos, o Bianchi parece ser.

    Sobre a saída da Mercedes, algumas questões vieram à minha cabeça:

    I) Os alemães vão deixar a McLaren também? Quando?
    II) Que companhia entraria no seu lugar? Honda, conforme aquele papo do ano passado?
    III) Ao fim deste ano, a Mercedes fornecerá motores apenas para equipe própria, então? Aliás, a Mercedes aguenta quanto tempo na F1 com esses resultados medianos que a equipe tem entregado até o momento?

  • Bem, se estivessemos a falar da vaga para um campeonato nos karts o Bianchi ja estaria garantido apenas pelo seu talento. Como estamos a falar de uma vaga na F1 penso que ha pilotos que poderiam fazer um trabalho melhor e Bruno Senna e um deles. O brasileiro ainda esta na luta (ou voltou a ela nos ultimos dias) e ainda tudo pode acontecer. Claro que o apoio da Ferrari pode ser decisivo e Bianchi tem muitas possibilidades de ser promovido por fatores politicos, os mesmos que levaram Bottas a ser promovido na Williams. Mas nao e mais talentoso do que Bruno Senna (Bottas talvez seja) e na GP2 tambem nao fez melhor. Sem a intervençao de fatores politicos esta vaga poderia perfeitamente ter sido discutida por Senna e Kobayashi, pelo talento, pela experiencia, porque ambos estiveram bem ativos este ano e davam mais garantias do que um jovem que nas categorias de acesso nem fez assim nada de tao especial, ao contrario de outros como Bottas, Frinjs ou Felix da Costa. Alem disso quer Senna quer Kobayashi levariam dinheiro, mais o brasileiro do que o japones. Seriam um compromisso melhor do que Bianchi. Mas por outro lado esta em voga apostar nos jovens reservas e como a Sauber e a Williams ja o fizeram com Gutierrez e Bottas, talvez a Force India queira arriscar com Bianchi tendo em vista o futuro, ainda para mais tendo o apoio da Ferrari.

      • Sim, o Bruno começou muito tarde (perdeu uma decada e nao passou pelos karts) e ainda passou 2009, 2010 e 2011 sem poder desenvolver-se ao mesmo ritmo dos outros. O unico piloto que podiamos comparar com o Bruno era o Damon Hill (tambem começou muito tarde nos automoveis e tambem e familiar de um Campeao) e o Bruno mostrou mais talento do que o Hill nas formulas de promoçao. Tudo indica que teria pelo menos tanto sucesso como o Hill na F1 se tivesse oportunidades semelhantes.

        O Bianchi teve uma carreira normal, sem interrupçoes, e mesmo assim nao conseguiu melhores resultados na GP2 do que o Bruno. Realmente pode ser dificil comparar, mas acho que Bianchi nao e sequer do mesmo nivel de um Bottas. Mas isso so o tempo o dira e por vezes vezes nem isso. Tudo depende muito da sorte e das oportunidades.

      • sua resposta ficou meio que no ar, afinal que vc acha melhor Bianchi ou Senna sobrinho ? eu acho que Bianchi é muito mais piloto e tem futuro na formula um.

      • jules bianchi esta a anos-luz de distancia de bruno senna em relaçao a pilotagem…,jules é e esta se tornando um piloto com pedigree de vencedor,tem em seu talento o que todo campeão precisa ter…,concentrado,erra muito pouco e extremamente constante em sua voltas,alem de ser muito rapido e jovem,nao é a toa que a ferrari esta investindo nele…,ela sabe muito bem a pedra preciosa que tem em mãos….o futuro dirá;

      • Bruno Senna!?
        Piada…total, se ele estivesse na fórmula 1 teríamos de ouvir, certamente que esse na verdade seria seu primeiro ano na f1…rssrrs
        Toda hora o cara repete isso…ridículo como a comparação Senna x Hill (um foi campeão mundial, o outro é sobrinho e só)

      • O Hill quando entrou com a Williams em 1993 ja tinha feito umas dez vezes mais quilometros so em testes do que o Bruno fez em todas as corridas que disputou na F1. Nao ha comparaçao possivel, com essas condiçoes o Bruno tambem poderia desenvolver-se muito mais e ser campeao – quatro anos seguidos com o melhor carro e no quarto ano um estreante como colega de equipa. Na verdade o Bruno ainda so teve uma temporada para ser avaliado e mesmo esta em condiçoes que nunca se viram na F1 – 15 treinos livres perdidos enquanto o colega esta sempre no carro.

        Piada e ridiculos sao certos adeptos que nao veem as circunstancias da carreira de um piloto e que destilam odio e invejas mesquinhas so porque ele e sobrinho do Ayrton Senna.

    • Leite quente e cama Fernando Cruz, se Bruno Senna fosse fora de série teria garantido vaga na Renault pra fazer dupla com Raikkonen em 2012, mas sequer foi melhor que Petrov em 2011.

      E o que dizer da temporada de 2012…

      Batalha de Grid: Maldonado 15×5 Bruno(no relógio ficou 18×2 para Maldonado, Bruno só bateu o companheiro na pista em duas classificações, nas outras três(MON/ITA/BRA), dependeu de punições de Pastor pra largar a frente). Batalha pelo “Q3″: Maldonado 13×1 Bruno(o venezuelano se classificou entre os seis primeiros em 7 oportunidades). Vitórias: Maldonado 1×0 Bruno, Poles: Maldonado 1×0 Bruno, Pódios: Maldonado 1×0 Bruno.

      Colocação final no Mundial:
      15º)Maldonado,45 pontos.
      16º)Bruno,31 pontos.

      Dos times que se equivalem no meio do pelotão(Sauber,Williams e F.India), Perez conseguiu durante o ano; 2º,3º,6º,2º. Kobayashi fez; 6º,5º,4º,3º,6º(um absurdo o japa ficar fora em 2013). Di Resta fez; 7º,6º,7º,7º,4º. Hülkenberg fez; 5º,4º,7º,6º,5º. Maldonado fez histótia conseguindo pole, vitória mais um um 5º lugar, em classificações várias vezes surpreendeu.

      Maldonado também se destacou em várias provas, o problema foi controlar a ansiedade(teve uma melhora depois de Monza). Pastor mereceu pelo menos o benefício da dúvida, velocidade ele tem de sobra, em classificação às vezes até assusta!

      Já Bruno Senna(no geral) é o que conseguiu os piores resultados no meio do pelotão, em classificação chegou a ser bizarro! Em corridas, o máximo que fez foi: 6º,7º,7º(não levei em conta de 8º a 10º porque isso já é obrigação entre Sauber, Williams e F.India). Até pra superar os pilotos da fraquíssima Toro-Rosso o sobrinho sofreu em classificações e provas.

      Meteram tanto o pau no Maldonado, mas Bruno-chicane-ambulante se “enroscou” várias vezes em 2012: AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1),ALE(1),ITA(2X),CIN(1),JPN(1),ABU(2),BRA(1) muita coisa! Fora as pixotadas em treinos-livres e classificações. Em Cingapura foi um show de besteirol, Bruno chegou a bater no mesmo lugar por três vezes, na corrida tocou no muro, dessa vez de pneu.

      O tio deve esta se revirando no túmulo, estamos falando de uma campeonato mundial, o piloto já tem que chegar preparado(no link abaixo alguns exemplos). Não tem esse papo de “eterno ano de aprendizagem”, ou culpa foi do Bottas.

      E ainda tem pacheco que torce para Bruno correr na F.india, se com esse bom carro da Williams ele tomou surra de Maldonado, imagina ao lado de Di Resta que é superior ao venezuelano.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_di_Resta

      http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_H%C3%BClkenberg

      http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas

      Pachecada sempre meteu o pau em piloto “pagante”, hoje os mesmos apelam dizendo que Bruno tem chance por causa do forte patrocinador. Vamos cair na real, sorte do sobrinho que existe pagante no mundial, senão ele nem estaria na F-1. O problema não é ser piloto pagante(muitas vezes ele conseguiu apoio porque é muito bom ao volante, caso de Hamilton e Vettel, levam crédito). Fangio foi bancado pelo governo argentino, da mesma forma que Maldonado foi bancado por Hugo Chavez, a diferença fica mesmo no talento. Quem mostra serviço(Perez),logo pula para um time de ponta e afasta a sina de pagante. Quem não tem talento diferenciado fica na F-1 até a grana acabar, simples…

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna

      E não adianta fazer dramas, vindo de um país que se lixa para o esporte a motor em termos de investimento, Felipe Massa e Bruno Senna estão de bom tamanho. Se conformem, Brasil apenas participa do mundial da F-1. Palmas para a Alemanha que investiu em seus pilotos de base(monoposto), o resultado esta aí na pista com Vettel, Rosberg e Hulkenberg…fora o Sutil, que poderia voltar pela F.india, mas os interesses falam mais alto, paciência…

      Dono da Force India admite que pode promover retorno de Sutil
      http://espn.estadao.com.br/noticia/289965_dono-da-force-india-admite-que-pode-promover-retorno-de-sutil

      Pachecada até agora só não reclamou na hora de Bruno comprar as vagas, mas é bom lembrar, dinheiro um dia acaba, aí se não tiver talento a fila anda…

      • Não me considero um “pacheco”, e gostaria muito sim, de ver o Bruno mais uma vez no grid. Vc se acha entendido, mas é baita de um mala sem alça. Vc deve ser daqueles caras chatos, que se acham o professor de Deus.

      • Marcelo, seguinte, eu até ia dar o contraponto no Fernando Cruz, mas depois do seu post. . .SIMPLESMENTE MAGISTRAL!!!
        Disse tudo a respeito do sr.BS (para quem conhece ingles. . .)que não passa de um zérruela. . .e aos que apostam que a figura fará alguma coisa no DTM, melhor esperar deitado. . .

        E o Fernando Cruz deve ser o próprio BS postando, só pode ser, impossível acreditar alguém defendendo com tanta veemência um banana como o sr.Lalli
        Finalizando, o pior de tudo é que pilotos komo Kobayashi ficam de fora enquanto águasdesalsicha como o sr. Lalli continuam disputando vaga na base do “quem dá mais!!” Fail total. . .

      • Sem sombra de dúvidas os pilotos com equipe mediana o Bruno foi o mais fraco, e contra números não há argumentos, só mesmo pachecada para ver um pingo de talento neste cara.

      • Sim, dos pilotos das equipas medianas foi o unico que esteve sempre em desvantagem ao perder tantos treinos livres. Mesmo assim foi mais consistente nas corridas do que um colega rapidissimo que ja estava ha um ano. Foi tambem tao ou mais rapido do que Maldonado em ritmo de corrida e com condiçoes iguais ate poderia terminar na sua frente no campeonato. Isto depois de 3 anos sem um desenvolvimento normal, sem poder evoluir ao mesmo ritmo de outros jovens que tiveram temporadas completas e bons carros. Considerando tudo isto a sua epoca foi bem razoavel. Pode nao ser suficiente para ficar na F1 por causa de todo o tempo que perdeu mas isso nao devia ser motivo para tanto odio. Nao foi culpa dele se a Honda abandonou a F1 logo apos o excelente teste que ele fez, onde dasafiou ate o Button em velocidade pura. Nao foi culpa dele nao ter feito mais testes e ter perdido a vaga na Brawn por esse motivo. Nao foi culpa dele nao ter (na altura) dinheiro suficiente para entrar em 2010 com uma equipa do meio do pelotao, o dinheiro que as equipas passaram a pedir aos novos talentos por causa dos efeitos da crise financeira.

    • Se o Bianchi fosse tão bom a própria Ferrari colocaria ele no lugar de Massa.

      O que a Ferrari quer é botar ele em algum lugar para justificar sua academia, já que cozinham esse Jules há uns cinco anos.

      Depois de Prost, não existe piloto francês bom….

      • Eu acho que a Ferrari tem é medo de arriscar, e isso foi bem questionado em relação ao caso Pérez.

        E tem também o fato de que queriam alguém experiente no lugar do Massa, o Webber mesmo deixou escapar que estava negociando com Maranello.