MENU

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 - 11:38Automobilismo brasileiro, Kart

TCHAU, NATAL

SÃO PAULO (precisamos de uma ONG) – E o processo de extinção do automobilismo brasileiro segue a pleno vapor. Uma estranha atração de outros esportes pelas praças usadas por carros e motos matou Jacarepaguá, como se sabe, o kartódromo de Lauro de Freitas, na Bahia, e, agora, o kartódromo de Natal, inaugurado em 1990 no complexo que incluía o estádio Machadão.

Incluía porque o Machadão foi ao chão e em seu lugar está sendo erguida a Arena (argh) das Dunas, que será usada na Copa do Mundo. E o kartódromo será seu estacionamento.

Claro que os dirigentes tinham recebido a promessa de se fazer um outro. Claro que não foi feito. Claro que não será feito. Claro que os dirigentes são uns incompetentes. Claro que ninguém está ligando, exceto os pilotos de kart do Nordeste.

Menos um.

KARTODROMO_NATAL

24 comentários

  1. MAuricio disse:

    Nessas horas fico com saudades do tempo em que os irmãos Fittipaldi afinavam seus karts pelas ruas do bairro…
    Eram tempos menos boçais e ainda podia-se tomar iniciativas desse tipo sem que algo diferente acontecesse.
    Hoje todos querem ter razão e no fundo ninguém tem.

  2. Jose Brabham disse:

    Da última vez que decolei de SSA a uma semana, o kartódromo, que fica na cabeceira da pista, ainda estava lá…

    O problema com esse kartódromo é que ele fica na frente da badalada praia de Ipitanga… não poderia durar muito.

  3. Renato disse:

    Flávio, assista a este vídeo realizado no autódromo de Brasília em 19/12: http://www.youtube.com/watch?v=WgRAM6Bn81w e veja o uso que que está tendo o autódromo em muitas 4ª feiras do ano.

    Aliás, procure por “quarta show Brasília” no youtube para ver o show de horrores que é aquilo, que incluem “maravilhosos burnouts”, “sensacionais derrapagens” e outras merdas como estas.

    Chego a desejar que fechem todos os autódromos públicos deste país…

  4. Dorivaldo Gondra Jr disse:

    Eu comecei minha carreira de piloto neste fantástico Kartodromo, uma pista desfiadora de difícil ultrapassagem, mas muito prazerosa.

    Vou sentir muita saudade dessa pista, e dos meu amigos (pilotos, mecânicos, diretores e outros) que fizeram a história do kartismo potiguar.

    Eu sou de Recife, mas aprendi a amar Natal porcausa dessa fantástica pista.

    Aonde vai parar essa mutilação e extinsão de nossas pistas.

  5. Anota aí Flavio: vão destruir o autódromo de Brasília pra fazer estacionamento também. É só você ver no Google Earth o quão próximo fica o estádio bosta que estão fazendo aqui pra ver a consequência lógica. Não vi uma única obra de infraestrutura ao redor do estádio começar até agora. No último minuto vão transformar o asfalto em desculpa para usar para guardar carro.

  6. Marcelo disse:

    Amigo Flavio,
    Com estas administrações de “Pinteiro”, isso é só o começo…
    Já estou vendo o dia de assistir a F1 na Argentina…
    Abraços,
    Marcelo

  7. Iuri Jacob disse:

    Caracas, só de olhar essa foto já dá pra perceber que essa pista era muito bacana. É triste, muito triste o que acontece neste país.

  8. Squa disse:

    Sem falar o kartódromo de Campinas, que está lá inteirinho, mas virou pista de ciclismo infantil, pq um juiz determinou que não pode mais andar kart lá, por causa do barulho.
    http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=ciclistas&pub=6207

  9. Wellness disse:

    O que temos aqui em Serra , ES, é um bom kartódromo mas é preciso apoio ou do contrário será mais um a dar lugar ao minha casa minha vida ! É flórida…..

  10. Luiz Eduardo G. Bezerra disse:

    Alguns dias atras estive no kartódromo, apos nossa bateria, um dos gerentes nos pediu para assinar um baixo-assinado em prol do espaço. Eles estão com uma ação na justiça, e já estão com um projeto para a construção de um novo.
    Nos do RN e do Brasil perdemos, até Senna correu aqui.

  11. Marcelo disse:

    Vamos cair na real, quem quer ser piloto no Brasil, melhor mudar de esporte!!! Escolham entre Vôlei, UFC ou “Futibor”, mas levem um bom padrinho se não tiver talento diferenciado…

  12. Ronald Wolff disse:

    Sem falar do tradicional Kartódromo de Campinas, que a Prefeitura , há alguns anos atrás, desativou-o, sugerindo que iriam construir no local um parque cultural, ou sei lá o quê…bom, o kartódromo continua existindo, porém ainda desativado…

  13. Giovani Jardim disse:

    Preocupa, realmente.

  14. Mauro Batera disse:

    Em 1990 Senna lutava para ser Bi na F1, e tenho certeza que se esta Copa no Brasil tivesse sido a de 1994, nenhuma destas pistas citadas teriam sido destruídas.

    Mas infelizmente, é tudo SE…

    • Jose Brabham disse:

      Segundo eu li na época não foi aqui devido ao lobby de Edson Arantes para os americanos. Em 1994 a FIFA não tinha toda essas frescuras (visto que até em estádio de Football americano o Brasil jogou) e muito provavelmente teríamos visto jogos na Fonte Nova, no Maracanã, no Morumbi, no Arrudão…

      Para mim é a única mancha na biografia do Rei Pelé.

  15. Rafael Mundim disse:

    Os Governantes estão fazendo de tudo pela Copa do Mundo, usando a desculpa que vai ficar um legado para o país. Todos sabemos que não é verdade, muita falta de inteligência destruir as praças públicas existentes por conta da Copa. Para piorar não não ocorre a construção de novas estruturas para os esportes prejudicados.

  16. Mariana disse:

    É o automobilismo de base valorizado, cof cof

  17. Ulisses disse:

    Posso estar enganado, mas acho que a extinção dos espaços para prática de automobilismo tem muito a ver com a falta de grandes ídolos brasileiros do esporte nessas últimas décadas.
    Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, sem dúvida que estimularam muito a geração de empreendimentos de toda a ordem nessa área durante longos anos.
    Sem ninguém combatendo (e vencendo) no front, os castelos vão aos poucos sendo abandonados.
    Acredito que essa falsidade toda na F1 contemporânea, principalmente com alguns de nossos pilotos (eles permitem), contribuem em grande parte para esse desmonte.
    São “coisas” do esporte, sou da época em que a demarcação das quadras polieportivas privilegiava a pintura do Futsal e Basquete, com destaque para a pintura dos “garrafões” do Basquete. Atualmente essa demarcação privilegia-se o Futsal e o Voley, por motivos bastante óbvios.

  18. VALMIR LOPES disse:

    Moro em Natal, e pelo menos uma vez por mes corro nessa pista, ou melhor, corria. E eu que corro por pura diversão sentirei falta imagine quem aspira alguma coisa nesse esporte. Várias vezes conversei com um dos funcionários e ele se mostrava desanimado, falava com um e outro e só promessa. Nem as maiores expressões de pilotos do estado puderam fazer alguma coisa (segundo ele). É triste, mas é assim.

  19. Luiz Paulo disse:

    Corri muito ali, eu e a turma do trabalho. Vai fazer falta pois era um dos bons prazeres dessa vida de muita gente aqui em Natal, correr e ficar ‘resenhando’ sobre a corrida depois. Triste.

  20. Marcelo Feitosa disse:

    Uma pena, essa pista é fantástica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *