SUA LINDA!
SÃO PAULO (bem-vinda de volta) – Foi em julho de 2010 que “Neide”, como ela se chamava lá em Santa Catarina, me foi oferecida. O dono, um rapaz bacana de nome Francisco, na verdade queria restaurá-la e me procurou para ajudar. Passei todas as informações e fotos de que dispunha. Afinal, era uma 56. Foram feitas 173 unidades de 19 de novembro a 31 de dezembro. Eu só sabia de outras três sobreviventes. É a primeira fornada de carros nacionais da história, posto que, oficialmente, o primeiro automóvel brasileiro fabricado foi justamente uma perua DKW Universal que saiu da linha de montagem da fárbica da Vemag no Ipiranga no dia 19 de novembro de 1956.
Algumas semanas depois o Chico me ligou de novo. Tinha outros projetos de restauração e não ia conseguir tocar a “Neide” (nunca gostei do nome; sei lá, acho Neide nome de tia chata!). Quer comprar? Querer eu quero, mas quanto?
E aí rolou a negociação de sempre. Na verdade, o valor era alto e eu não tinha. Passei para nossos amigos vemagueiros, mas antes que qualquer um respondesse o Chico me ligou de novo e disse: tem de ser sua. Baixou o preço, estendeu o prazo de pagamento por meses e eu mandei subir para São Paulo.
No começo de fevereiro de 2011 ela chegou na porta de casa, pintada de marrom e bege. Não estava lá muito linda. Mas estava inteira, completa e sorridente. É um modelo Universal, é uma garota, e por isso, na mesma hora, deixou de ser “Neide” para se transformar na Miss Universe.
Levei lá para a LF, nossa equipe de corrida, raspamos tudo, começamos a descobrir os detalhes, defeitos e qualidades, até chegar a algo que considero essencial: a cor original. Eu ia pintar de bege e vinho, padrão Alemanha. Ou creme e azul marinho. Mas quando arranquei o forro do teto e vi a pintura original, não tinha nem o direito de fazer diferente do que ela era quando saiu da fábrica. Depois, consultando pelo número do chassi uma misteriosa lista à qual só um oráculo de Brasília tem acesso, descobrimos que: 1) ela saiu mesmo de fábrica pintada de Azul Tramandaí (ao menos era o nome da cor, que mais tarde batizou outro tom de azul, bem mais claro) com interior vermelho; 2) era standard, ou seja: sem frisos laterais, sem luxo algum, uma cor apenas (os modelos mais luxuosos tinham duas cores, e não necessariamente saia-e-blusa; muitas saíam com uma espécie de “máscara” em torno das janelas, coisa linda); 3) foi finalizada no dia 26 de novembro de 1956, o décimo carro montado pela Vemag, exatamente uma semana depois de a primeira peruinha ter ficado pronta.
Há uma possibilidade, mas não creio que seja muito concreta, de ser o nacional mais antigo do Brasil. Digo que não creio porque já vi a numeração de outras duas 56 e são mais baixas que a de Miss Universe. Mas é algo que precisa ser confrontado com a Lista de Brasília. Não importa, porém. Ela é linda e, dentro das minhas possibilidades, fiz o mais próximo possível do que era quando veio ao mundo, 57 anos atrás.
Mecânica perfeita, freios ótimos, um escapamento “banjo” que faz um barulhinho encantador, câmbio OK. Consegui as lanternas traseiras quando descobri que eram usadas as mesmas que são instaladas no Land Rover Defender, da Lucas. A luz de placa (tenho fotos de época com apenas uma, à esquerda) é a mesma dos modelos MG dos anos 50. Arrumei um rádio de época que funciona. Fiz a tapeçaria com o excelente Willian, da Modelo, lá perto da USP. Os tecidos (vermelho para bancos e laterais; casemira bege para o teto) eu mesmo fui garimpar lá na Celso Garcia, no Brás. Horas entrando em todas as lojas até encontrar o tom ideal, o padrão mais próximo daquilo que eu imaginava ser o correto. Afinal, não há muitas referências desse carro. Fotos coloridas, nem pensar.
Na Alemanha, achei as rodas — Miss Universe chegou a São Paulo com rodas de Passat. Dois meses atrás, consegui, também na Alemanha, três calotas novas, originais. Vou ter de reproduzir mais uma. Dá-se um jeito. Por dentro, falta um botãozinho no painel e o volante talvez tenha de ser repintado. Nestes meses de oficina, apareceu um defeito na pintura marfim. O limpador de para-brisa não está funcionando ainda. As luzes estão OK. Precisava de três emblemas dificílimos, das laterais e da porta traseira. O Irineu Desgualdo fabricou para mim, artista que é.
Consegui no encontro de Trabants, mês passado em Zwickau, peças preciosas que estava precisando e jamais achei que encontraria lá: maçanetas de porta e janela do IFA F9, que vem a ser o DKW fabricado na Alemanha Oriental. Portanto, originais desse carro, ano e modelo. Novinhas. Baratinhas. Paguei 10 euros o par das maçanetas de porta e 18 o das janelas. De quebra, ainda encontrei a luz interna do IFA alemão. Diferente da que eu conhecia no DKW nacional para esse modelo, mas perfeita para dar o toque final no interior. E vai saber se algumas delas não saíram de fábrica com o modelo alemão? Afinal, as primeiras peruinhas DKW tinham um índice baixo de nacionalização. Como o governo, para considerar um carro “nacional”, exigia um percentual do peso total com peças feitas no Brasil, as fábricas optavam pelo que era mais pesado para fazer por aqui: bloco de motor, rodas, pneus, carcaça de caixa de câmbio, bateria, vidros, essas coisas. Tudo para atingir o peso mínimo exigido para que fosse considerado um carro nacional. Muita coisa vinha de fora, mesmo. Até a carroceria, no caso da 56. E pecinhas. Portanto, é possível que essa luz interna seja igual à que a Vemag usou no início da produção.
Tem tanta importância assim, se a luzinha interna é original ou não? Tem. Para quem busca uma restauração legal, ainda que não perfeita (tem algumas que dão até raiva, mas no fundo é admiração pura; eu não tenho grana, tempo e paciência), esses detalhes são bacanas. O embleminha, a lanterna, a calota, o tecido, a maçaneta, a tampa do tanque de gasolina, o rádio, a cor, a roda, tudo isso conta.
Miss Universe está linda. Pode não estar igual, mas certamente está muito parecida com o que era quando sorriu para a vida assim que deixou a linha de montagem da Vemag e viu o sol. Sei lá o que se passou dentro dela nesses quase 57 anos. É um tempão. Fico imaginando, porém. Sempre que estou num dos meus carrinhos, fico pensando naquilo que eles já viveram e no quê viveram aqueles que passaram horas de suas vidas sentados naqueles bancos, olhando o mundo através daquelas janelas, pisando naquele acelerador, trocando marcha naquela alavanca. Fico imaginando as músicas e notícias que saíram por aquele alto-falante, os amores nascidos, os olhares trocados, as buzinadas para as garotas na rua, os narizes das crianças grudados na janela embaçada, as estradas que percorreram, as ruas por onde andaram.
Para mim, que sou um bobo, um carro é sempre mais que um carro.
Sou o Fabio Almeida dono de uma Univerasl 1956 cujo numero do produto é U1313. Pode me informar o numero de produto da sua. Sei pelo catalago de peças que a ultima 1956 saiu com numero de produto U1461. Quero tentar descobrir como numeravam os produtos em 1956.
Oi Flavio, tenho 63 anos e acompanhei desde garoto o desenvolvimento da indústria automobilística nacional pois adorava automobilismo – meu pai comprava a revista a quatro rodas todos os meses – me lembro das edições iniciais, com o teste do candango.
Em 64 meu pai comprou uma DKW-Pracinha que era financiada pela Caixa Econômica – aprendi a dirigir nela e foi o carro da família por mais de seis anos.
São recordações maravilhosas, que por isto parabenizo a vc pela iniciativa e persistência em trazer parte desta memoria a todos nós.
Grande abraço,
Marco
Muitos de nós que nasceram junto com ela, já se foram, portanto parabéns.
“Fico imaginando, porém. Sempre que estou num dos meus carrinhos, fico pensando naquilo que eles já viveram e no quê viveram aqueles que passaram horas de suas vidas sentados naqueles bancos, olhando o mundo através daquelas janelas, pisando naquele acelerador, trocando marcha naquela alavanca. Fico imaginando as músicas e notícias que saíram por aquele alto-falante, os amores nascidos, os olhares trocados, as buzinadas para as garotas na rua, os narizes das crianças grudados na janela embaçada, as estradas que percorreram, as ruas por onde andaram.
Para mim, que sou um bobo, um carro é sempre mais que um carro.”
Cara você é foda! Desculpe citar o texto, mas eu penso da mesma maneira que você quando estou no meu XR3, parece até uma máquina do tempo, o melhor é que cresci com esse carro desde que vim pro interior em 2000. Sou tão bobo quanto você hahahahaha.
Creio que os antigos tem algo a mais que os moderninhos de hoje: Alma! Muito mais do que plásticos, computador de bordo, ABS e o caralho a quatro!
Ainda bem que foi parar nas suas mãos. Boa restauração. Parabéns por essa aquisição.
me desculpe Flavio, fiquei tão indignado com essa história que esqueci de te parabenizar pela aquisiçao e excelente restauração…espero um dia ve-la pessoalmente…
não sei de onde ele”” CHICO”” inventou essa historia de restaurar…..quem sabia e conhecia esse carro muito antes dele era eu…..e quem intermediou a compra tambem foi eu…..e a IDEIA DELE SEMPRE FOI COMPRAR E VENDER POR UMA BOA GRANA AO Sr Flavio Gomes…que segundo relatos do proprio chico ja sabia do interesse do mesmo pelo carro….francamente quanto mentira não lemos por ai……
Seus textos, ultimamente, estão primorosos.
Ficou muito linda! Parabéns e obrigado por resgatar os carros que fazem parte da história do Brasil.
Parabéns, Flavio. Ficou uma beleza. Descobri, ainda, que temos algo em comum: frequentamos o mesmo lava-rápido!
Que isso don gomes, vc se superou. Parabens pela obra prima. Essas rodas sao aquelas?!
Sim, Dom Pedro! Como vê, tem um pouco da família real de Dusseldorf nela também…
Pouca gente pode entender a alegria de encontrar aquela pecinha que falta numa restauração. Você está de parabéns Flavio. Por falar nisso a IFA MZ 250 RSJ ficou pronta e linda diga se!
Oi Flávio. Você esta envelhecendo a garota antes da hora! Ela só tem 56 anos.
Uma coisa que você disse me chamou a atenção. Você afirma que um sujeito em Brasília tem todos os registros. Fiquei impressionado, em 1988 escrevi minha dissertação de mestrado, sobre o Plano de Metas de JK, óbvio que a indústria automobilística teve grande destaque. Você consegue imaginar, antes da era da informática e internet, o que eu sofri atrás de dados? E olha que tinha o suporte de uma das melhores, senão a melhor, biblioteca da minha área. Nunca soube ou imaginei que houvesse esse tipo de registro, ainda mais assim desde o começo da produção. Isso é incrível.
Ficou linda, parabéns, compartilho do seu sentimento.
Flávio, não sei nem como descrever o quanto me identifiquei com as tuas palavras nos últimos dois parágrafos.
Um carro nunca é só um carro.
Parabéns, ela está linda.
Uau!!! que carro lindo, perfeito… como eu queria voltar no tempo e ver as ruas cheias dessas belezinhas coloridas.
Parabéns Flávio. Essa realmente merece o título de MISS.
Flávio, não sei o canal correto pra te mandar esse link mas eu achei que você iria gostar de ver essa Kombi que o Seinfeld pilotou nesse episódio do programa dele. Não precisa ver tudo mas os primeiros 30segundos são muito legais.
Abraço na alma.
http://comediansincarsgettingcoffee.com/michael-richards-its-bubbly-time-jerry
Muito legal, publica as fotos do antes…
Parabéns Flávio! Ficou muito linda!!! Ainda não tenho condições, mas sonho em comprar um DKW um dia, e igual a voce, toda vez que entro em um carro antigo, fico imaginando tudo o que ele já vivenciou, quantas alegrias proporcionou a quem dele se utilizou…
E o mais importante é ver o carro brasileiro mais antigo, inteiraço.
A propósito, não tinha nome melhor para ela/; Miss Universe…
FG, ainda bem que você não tem paciência !!! Nem quero imaginar o que faria se tivesse…….
Parabéns, meu amigo !!! Trabalho impecável de coração e alma !!! E história genial !!!
E aproveitando que você falou em Trabant, estive em Interlagos na 4a. etapa da Classic Cup e vi um Trabant azul parado atrás dos boxes. Apostei que era seu. Acertei ?
Abraços e parabéns novamente.
Pronta para as passarelas…
Não dava para imaginar que iria ficar tão boa pelas fotos do estado original! Parabéns, lindo carro.
Provavelmente você já conhece, mas lá vai este sitio que eu achei http://www.dkwpecas.com.br/acessorios.html. Ela está simplesmente Linda, parabéns.
Muito bom! Miss Universe está linda.
Pena que não sou bobo assim, e vendi meu Fusca 68 semana passada.
Pode ser apenas mais um de uma série de ‘parabéns’, mas creio que sei como se sente já que compartilho do mesmo carinho por carros, principalmente os mais ‘velhinhos’ que precisam de amparo.
PARABÉNS Flávio.
FLAVIO
DIZER O QUE? TODO MUNDO JÁ DISSE TUDO,MEUS PARABÉNS!!!! LINDA!!!!
Tô doido para vê-la com as calotas!
Muito bacana Flávio, aplauso para você por trazer de volta esta relíquia histórica. Apenas uma pergunta: você pode dividir com os curiosos qual foi a faixa de preço ? 5-10 mil ? 10-20 mil ? 20-100mil ? 100-1000 mil ? sou eterno viciado em saber preço de carro antigo, no momento estou aguardando o preço pago pela ferrari azul de john lennon, alguém sabe, por acaso ? Tão valiosa quanto a sua Miss. Abraços.
Faltaram informações e fotos sobre o motor, milhagem, fotos do painel e do botão do starter, do interior, bancos, cinzeiro.
Vai mostrar isso algum dia, ou vai esperar o dia em que a terra parou ?
Milhagem? Starter? Pelamor…
Não, não posso.
Parabéns, camarada. Não há muito mais o que se dizer.
Parabéns Gomes, belo carro !
Parabéns pelo lindo resultado. Fantástica!
estou orgulhoso so por ter transportado essa coisa linda merece o nome miss..
Parabéns Flávio, parabéns a todos envolvidos nisso. Pra quem gosta de automóvel é um orgulho ver algo assim. Muitos anos de vida pra ti !!!
Parabéns ! é o mínimo que eu posso falar, na verdade estou sem palavras. Ficou muito..muito legal, perfeita. Na verdade quem faz o que vc e muitos colecionadores fazem é perpetuar a história, imagina o mundo sem os colecionadores? Fui no museu do Tato´s Garage e fiquei estarrecido.
Flávio, queremos mais fotos da M. Universe !!!!
O carro foi para a pessoa certa, mas parabéns também ao Francisco, que renunciou alguns reais a mais na conta dele para dar mais vida ao carro!!!
Coloca uma foto do interior.
E aceite meus parabéns!
Abs.
Gosto muito de carros antigos, confesso que a paixão por DKW começou pelas matérias que vi no site. Infelizmente não tenho dinheiro para adquirir esses carros, mas já comecei a cuidar muito bem do meu vectra 98…..
Parabéns Flávio e espero poder encontrá-lo algum dia na rua para admirar essa Miss
Cara, emocionante lembrei do primeiro carro do meu pai uma destas 57 acho, bege. Pena que meu pai cego pelo Glaucoma e Diabetes não vai poder ver essa gracinha, parabéns!!
Essa merece um comentário! Lindona! Parabéns!
Caramba, Flavio, que beleza!
Até o azul ficou muito melhor do que a minha imaginação dizia! (Você deve se lembrar que eu era a favor dela grená e bege).
Sorte minha que vou conhecê-la pessoalmente daqui a menos de 2 meses. Estou certo?
Certíssimo!
Flávio, esse Chico é Chico Giacomello de floripa ?? Um doente por
Carros antigos ? Cara muito gente boa
É só Chico.
Não tenho grana para ter um antigo, talvez compre um Fusca um dia pra cuidar quando me aposentar, mas penso sobre os carros o mesmo que vc, que história eles tem e com quem tiveram. Parabéns pela perua, ficou show.
Flavio, o final do texto explicou exatamente o que penso, não só quando ando no meu antigo, mas quando vejo outros que ainda são usados diariamente levando famílias e carga, a trabalho. Mesmo meu carro de uso diário, por mais raiva que me faça as vezes, olho pra ele e não tenho coragem de vender. Quantas histórias, quantos momentos! Muitas vezes passamos mais tempo neles do que com nossas famílias.
Parabéns. Realizar um sonho é sempre algo sensacional A peruinha merece ser chamada de “MIss”.
Parabéns!!!
Parabéns! Ficou ( ou melhor continua ) linda.
vale cada palavra do apelido de “pequena maravilha”. miss sem duas polegadas a mais!