NA GLÓRIA
SÃO PAULO (parece que vai) – Sem Jacarepaguá, sobrou a Glória. Corridas de rua estão virando tendência, tamanha a dificuldade de se construir e manter um autódromo permanente no mundo inteiro. E a F-E vai correr aí no fim do ano que vem. Lucas di Grassi desenhou a bagaça. Os detalhes estão aqui. Esse negócio está crescendo.
Flávio, bom dia.
Há alguns dias lhe escrevi, em algum comentário dos blogs do site, a respeito do IPHAN eventualmente barrar a corrida da F-E na Marina da Glória e expressando uma opinião minha de que a corrida, pela eventual vontade e amor do prefeito pela Barra da Tijuca, que a corrida poderia ser realizada na Avenida das Américas ( não lembro se cheguei a comentar, mas se for na Barra, seria entre o Freeway e o Barrashopping).
Pois bem, na última quinta, dia 19/12/2013, o IPHAN embargou a realização de um evento de porte um pouco menor na mesma região do parque do Flamengo, onde fica a Marina da Glória. O espetáculo em questão é o do Cirque du Soleil. Tal informação foi publicada no jornal O Globo, em sua edição digital, no dia 24/12/2013. A reportagem pode ser lida em http://oglobo.globo.com/cultura/iphan-embarga-montagem-das-instalacoes-do-cirque-du-soleil-na-marina-da-gloria-11145328 .
Portanto, se para um evento que ocupará menos espaço na área tombada pelo patrimônio histórico e irá gerar menos impacto no trânsito e na vidas das pessoas que moram no entorno do parque do Flamengo o evento foi embargado, para um evento de maior monta, que demandará inclusive de interdição do trânsito e de vias de acesso, pode ser que seja igualmente difícil ou até mesmo negada autorização.
Ok, a reportagem informa que foi embargado o evento visto que não foi solicitada a autorização para a realização do evento, o que mostra que o IPHAN é devéras duro com procedimentos de autorizações de eventos de qualquer natureza que possam gerar impacto na região do parque. Portanto, se haverá uma prova de automobilismo em 2014, seja lá qual for o mês, já passou da hora de que os organizadores do evento solicitem a autorização da realização da prova, ainda que o deferimento do pleito não seja 100% garantido.
Abs,
Eduardo Costa
Achei legal, visual bacana e aos domingos o Aterro fica interditado mesmo, na sexta e no sábado (principalmente na sexta) é que seria o problema para o trânsito. Mas o acesso pela rua da Lapa e da Glória fica liberado, assim como o caminho pelos túneis Rebouças e Santa Bárbara continuam totalmente livres, não acho que vai haver tanto problema assim, de qualquer maneira seria uma vez por ano. Eu iria assistir.
Pelo jeito você deve ter no máximo 12 anos!!!
Cadê a FAERJ?? Cadê a CBA??
Gente… existe um documento oficial onde reza que o Autódromo Internacional do Rio de Janeiro só pode ser destruído quando um NOVO AUTÓDROMO for construído na cidade. Esses presidentes de federações querem… nenhuma!!!
Enquanto isso, a área usurpada do autódromo amanheceu alagada na 4a.f. Vejam fotos no blog http://sosautodromorj.blogspot.com.br
Amigo, se te oferecerem apartamentos na área do parque olímpico depois das olimPIADAS, SAIA FORA! É um mico sem tamanho…
Esse traçado vai praticamente impedir o acesso de Centro ao bairros da Glória, Catete e Flamengo. Vai dar um nó no trânsito.
O André Decourt lembrou bem: vai isolar bem o Centro da Zona Sul, podendo causar impacto negativo no trânsito bem grande… talvez levar a pista para Jacarepaguá seja uma alternativa.
Achei legal demais, pegou uma região bacana da cidade, vão gerar belas imagens e a pista em si é tão travada quanto qualquer outra de rua, mas como estamos falando de carros bem mais simples e lentos que F-1 acho que vai dar corrida boa.
Vai ser engraçado se chover, com aqueles bolsões de água que se formam no aterro. Espero que o asfalto melhore com essa corrida.
Uma dúvida povo… Autódromos permanentes, como o de Curitiba, por exemplo, não tem o OK da FIA para todas as categorias top. Sei que F-1 não pode ter em Curitiba. Imagino que Indy, idem. Aí, como os circuitos de rua, que imagino serem bem mais problemáticos em relação a áreas de escape, segurança e tal, conseguem aprovações e os permanentes nem sempre recebem provas mais feras? Se alguém souber me explicar, agradeço.
É Grraaannaa!!!
Exemplo: você sabia que 90 % do que a Prefeitura do Rio vai gastar com a competição de Remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, quando da regata das Olimpíadas, serão de obras temporárias?? Ou seja, o legado, se houver, será de 10%.
Piloto desenhando pista? O Brasil volta no tempo com o amadorismo nos primordios do kart.
Parabéns aos loucos que correrão nesta pista da morte.
Tem mais. A associação de moradores do Aterro do Flamengo não vão gostar disso. Aquilo é um parque tombado e fazer qualquer tipo de alteração não vai ser fácil.
Com um puta de um autódromo em Mogi Guaçú (homologado pela FIA) e vão fazer uma corrida de rua, só para andar no Rio de Janeiro?
Assim não dá! Assim o interior vai ser sempre “roça”!
Depois reclamam que gringo pensa que Brasil é só Rio de Janeiro e Amazônia…
Essa bosta passa por somente uns 15 bens tombados, entre eles o Passeio Público, a Praça Paris, o MAM, o Monumento dos Mortos, o Aterro, a Igreja da Glória etc…. além de isolar totalmente o Centro da Z. Sul pelo litoral fechando as pistas internas da velha Beira Mar e do Aterro……. Dada a inundação da nova avenida inaugurada pelo Paespalho vemos que ele só quer aparecer, agradas intere$$e$ dos amigos e ferrar com os moradores do Rio !!
Ele entortou o circuito de Phoenix.
Como se ultrapassa nesse autodromo ?
Sorry, quis dizer PISTA, ao invés de autódromo…
Uma… Bosta.
Bota bosta nisso.
Estamos voltando para o passado,quando se fazia uma corrida,a pista era as ruas,sem segurança nenhuma,para os pilotos,e o publico,principalmente aqui no brasil,quando começou o automobilismo.exemplo rua de ribeirão preto,rio de janeiro,gavea e outras.
Estou achando o máximo essa F-E!
Na porta de casa!
Espero que não seja como o boato da Indy no Aterro do Flamengo, no passado, quando fiz exatamente o mesmo comentário.
Vamos acostumando: a F-E parece ser o futuro da F1.