MENU

Wednesday, 29 de January de 2014 - 8:20Antigos em geral, Indústria automobilística

PORSCHE P1

SÃO PAULO (sol, sol, sol, ainda bem) – Na onda dos lançamentos, que tal um de 1898? O Dino Dragone mandou o vídeo. Essa coisinha linda aí foi descoberta pela Porsche num celeiro na Áustria, onde ficou guardada desde 1902. Segundo os caras, é o primeiro automóvel projetado e construído por Ferdinand Porsche. Uma descoberta e tanto. Tinha motor elétrico, chegava a 35 km/h e tinha o espantoso nome de “Egger-Lohner electric car model C.2 Phaeton”. Encurtando, apenas P1 (não sei de onde a Porsche tirou esse P1, mas tudo bem). A carcaça estava detonada, mas o chassi, intacto. Para tentar mostrar como era, restauradores completaram a carroceria com material plástico. Quem quiser vê-lo de perto pode visitar o museu da montadora de Fuscas de luxo em Stuttgart. Aqui tem um vídeo em português.

10 comentários

  1. BSLnew says:

    Alguém sabe ai como era esse motor elétrico. Bateria mesmo devia durar poucas horas….

  2. Leandro says:

    Uai Gomes, como não assim não entendeu o P1???
    Me parece tão óbvio a tradução de Porshe 1

    • Flavio Gomes says:

      E você acha realmente que em 1898 o cara tinha ideia de batizar os carros dele já como Porsche, e com sigla, ainda? Carro nem tinha nome direito, muito menos modelo.

      • Rafael says:

        Tinha sim,

        “this electric car from 1898 has ‘P1’ engraved onto all of the key components standing for Porsche 1, done by the then 23-years old Ferdinand Porsche himself.”

        Segundo o Jalopnik US

  3. cardosofilho says:

    Gênio. Desde 1898 não se inventa nada. Melhora um pouco aqui , outro ali, mas a concepção do automóvel é a mesma, vejam abaixo:
    4 rodas
    motor traseiro
    cambio
    sistema direção , volante
    bancos dianteiros e traseiros
    conversível

    Cada vez gosto mais da marca Porsche

  4. Silvio says:

    O cara tinha 23 anos em 1898. Não se faz mais jovens como antigamente. É por isso que o mundo está da maneira que está. Perdemos o rumo…

  5. Luiz says:

    Por falar em museus, a Kombi – Última Edição – acaba de desembarcar no museu dos Fuscas na Alemanha

  6. O Egger-Lohner Eletric Vehicle C.2 Phaeton Model ficou mais conhecido pelo nome “Porsche P1” porque Ferdinand escreveu a sigla “P1” nas principais peças do carro.

  7. Rafa Catelan says:

    Esse P1 deve ser de Projeto 1 ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *