“And suddenly I realised that I was no longer driving the car consciously. I was driving it by a kind of instinct, only I was in a different dimension.”
Concordo com a segunda frase, Sennafredo, apenas o tempo do verbo está errado.
Jose
9 anos atrás
Flavio,
Fico no duvida se os caras batiam muito ou hoje os circuitos do Hermann Tilke tem uma area de escape tao gigante e sem muros que os erros de hoje nao resultam em batidas…..
Outro pinto eh se a eletronica de hoje evita erros de piloto como no passado.
É, não dá para exagerar no endeusamento. Sou muito fã do Senna, mas lembro da apreensão de aguardar qualquer cagada que pudesse acontecer quando ele estava bem na corrida. E sempre acontecia. Não dava pra contar muito. Agora quando não pilotava no rabo-de-foguete , eram corridas sem graça de quarto ou quinto.
Taí uma banda perseverante . Apesar de todas as instabilidades estão tocando até hoje. Ou por pura teimosia mesmo
Luis felipe
9 anos atrás
Flavio
Lembra quando Senna escapou no Mexico reclamou da seguranca do circuito e publicaram no jornal de la.. “Senna tiene medo”?
Roberto
9 anos atrás
Parece que os pilotos eram mais arrojados e os carros mais complicados de pilotar…
Cláudio F1
9 anos atrás
Ótimo vídeo e a música tem tudo a ver, é muito divertido quando o vocalista grita algo do tipo, “Fireee/ Smoke is raising” enquanto o vídeo mostra o Prost “se picando” da sua Ferrari em chamas, kkk!
João de Oliveira
9 anos atrás
O acidente em que Senna capota está no vídeo, foi na curva Peraltada no Circuito do México.
Os pilotos da época tinham mais “pegada”. A FIA. com normas rígidas e punições em série, conseguiu domar esse ímpeto.
O lado bom é que a segurança agradece.
André
9 anos atrás
E ainda batem. Mas antes havia muitos erros, pois dava para forçar os carros no limite. Hj tem uma pilotagem muito mais refinada, difícil errar sozinho. Hj batem mais uns nos outros, pois não há mais muro, só área de escape. Basta ver um vídeo relacionado de batidas de 2010 a 2013 e comparar.
Mauro
9 anos atrás
Iso e F1, limite ao maximo! Voce imagina se liberaran agora para ir pe em baixo. Alonso Vetel Hamilton Kimi Rosberg Button Massa Maria la del barrio todos pe no fundo desde primera volta ate a ultima, serie genial! ahhhh o mito koba ganhaba de todos eles
A diferença é que naquela época os carros eram bem iguais e o piloto tirava no braço, , dái que as merdas aconteciam. Hoje os carros são desnivelados e temos o Maldonado…
Ah tá…Não tinha De Cesaris, Nakajima e outras pérolas né?
Igor Dusse
9 anos atrás
Este campeonato somente poderia terminar de uma forma: Com uma batida.
preto
9 anos atrás
Porra ,ja tinha esquecido como esses carros eram lindos…
Pablo
9 anos atrás
Como os carros eram lindos naquela época. Não eram parecidos como os de hoje! Carros lindos mesmo: Williams FW14, Benetton B191, Ferrari 643, Mclaren MP4/6, Jordan 191…. Só perdem para alguns dos anos 80.
Mestre Jedi
9 anos atrás
“Efeito Senna”, sem dúvida!
Todo mundo andava no limite!
Uma loucura!
Bons tempos!
O “Mestre Jedi – Bruce Lee” era o padrão!
.
(e não venham falar da morte do Senna, que ela foi uma fatalidade…o único ferimento do Senna, naquela batida, foi o provocado pelo pedaço da suspensão, que se tivesse atingido o Senna 15 centímetros, a mais ou a menos, pegaria no capacete e não o mataria…Berger e Piquet bateram naquela mesma curva Tamborello, anos antes, e não aconteceu nada com eles)
Ricardo Abreu Lima
9 anos atrás
Fórmula Indy…
daniel
9 anos atrás
fiquei com a impressão de que os pneus eram ruins
ABresser
9 anos atrás
Muito legal rever os anos 90 na F1 (no caso ano 1991)). E ouvir a musica do The Cult tambem..Mas poderia ser uma samba (de raiz) no cilpe ficaria otimo. Bom ouvir algo diferente de “funk” (entre aspas mesmo), que, massivamente, “ouvimos” hoje em dia. Bons tempos que o Rio de Janeiro ela polo irradiador de cultura e musica para o pais. Hoje, musicalmente, vindo do RJ, so tosqueira. !
Paulo Z
9 anos atrás
vishhhh
Rodrigo Antunes Moreira
9 anos atrás
esse acidentes são legais para assistir, pena q podem ser letais…
triste demais.
Weber
9 anos atrás
O Senna capotou no México. E como os carros eram bonitos em 1991!!!
Danilo Candido
9 anos atrás
E que bela trilha sonora !!!!
Fernando
9 anos atrás
Saudades daqueles carros. Eram muito bonitos, tanto o chassi, como a pintura.
Salatiel Miranda
9 anos atrás
Batiam muito e erravam muito também… pois sem essas traquitanas e traquinagens eletrônicas de hoje em dia, o risco de errar era grande. As pistas da época também tinham áreas de brita, ao contrário dos chatos circuitos de hoje que tem áreas de escape… Errou? Rodou? A pista tem mais uns 200 metros de asfalto pra você endireitar o carro e voltar inteirinho pra corrida…
Andre Arruda
9 anos atrás
A fórmula 1, atual, anda muito chata!!!
Marcos Alvarenga
9 anos atrás
Acho que o Piquet foi para o Guiness da temporada. Apareceu umas 8 vezes, e pelo menos 3 pancas de respeito.
Piquet apareceu pouco. Tem Moreno e Schumacher pela Benetton, também.
Guzz
9 anos atrás
Me lembro de uma batida forte do Alex Caffi nos treinos de Mônaco, o carro ficou separado em 3 pedaços.
Teve também uma batida/capotagem do Senna em algum treino extra oficial em Hockenhein, mas nunca vi nenhuma imagem disso.
O Caffi não me lembro de ter visto no vídeo, mas o da Alemanha em 1991, com certeza não tem.
Eu me lembro de apenas ter lido sobre isso na época.
http://www.gptotal.com.br/especial_senna/index.htm
12) Teste de pneus (Hockenheim) – Senna estava fazendo testes de pneus (isso em 1991 – se não me falhe a memória), quando na reta seu McLaren perdeu o controle e capotou várias vezes. Segundo o próprio Ayrton, este foi o acidente mais grave de sua carreira antes de 1994;
Guzz , esta de Hockenhein , ate onde eu saiba não tem imagem , a Globo na epoca fez uma “animação” p explicar como foi o acidente , Marcos , oq apareceu no video , foi o acidente no Mexico na curva Peraltada , em q Senna capotou na brita .
Sim HELDER RAMOS, eu lembro algo sobre a animação.
Sobre o acidente na Peraltada, me lembro também que no ano seguinte, o Senna sofreu um acidente de jet sky às vésperas do mesmo GP do México e correu com um curativo na cabeça, fato que causava incomodo com o uso do capácete.
Essa capotagem do Senna em Hockenheim realmente não existem imagens, sequer fotos, o que passou no vídeo foi a capotagem nos treinos para o GP do México. Dizem que foi um baita acidente que poderia ter matado o brasileiro na época. Nunca apareceu sequer uma foto do carro destruído…
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
+Potência
-Tecnologia
+Arrojo
=
+acidentes
Ayrton Senna quotes:
“And suddenly I realised that I was no longer driving the car consciously. I was driving it by a kind of instinct, only I was in a different dimension.”
Ayrton Senna
Read more at http://www.brainyquote.com/quotes/authors/a/ayrton_senna.html#H1ZAebWdiYMd4klI.99
A diferença que fazia a diferença era que tinha muitoooooooos cavalos empurrando, motores potentes!
“Maldomado” e “Kebralaje” fariam o maior sucesso nessa época. Uma pena.
De Cesaris pra variar aparecendo em quase todas.
Que lindo ver Senna engatando marcha ré após a rodada na Espanha! Era de outro mundo mesmo o cara
Concordo com a segunda frase, Sennafredo, apenas o tempo do verbo está errado.
Flavio,
Fico no duvida se os caras batiam muito ou hoje os circuitos do Hermann Tilke tem uma area de escape tao gigante e sem muros que os erros de hoje nao resultam em batidas…..
Outro pinto eh se a eletronica de hoje evita erros de piloto como no passado.
O q acha?
Senna épico aos 4:22 !
Burrada que deu certo. Só isso.
É, não dá para exagerar no endeusamento. Sou muito fã do Senna, mas lembro da apreensão de aguardar qualquer cagada que pudesse acontecer quando ele estava bem na corrida. E sempre acontecia. Não dava pra contar muito. Agora quando não pilotava no rabo-de-foguete , eram corridas sem graça de quarto ou quinto.
“Quando não pilotava no rabo de foguete eram corridas sem graça”
1-monaco 84
2-portugal, Bélgica 85
3-espanha e detroit 86
4-monaco 87
5-donington, brasil, austrália e japão 93……
Todas corridas sem graça, pois não tinha o rabo-de-foguete nas mãos! ?………….cada um que aparece viu!
Corrida com graça? Austrália/94.. Hahahahahahaha!
Aquela panca do Senna não foi em Hockenhein. Mas no treino do GP do México. Agora se alguém souber o nome da banda e musica, ficaria muito agradecido.
The Cult: “Fire Woman”!
Taí uma banda perseverante . Apesar de todas as instabilidades estão tocando até hoje. Ou por pura teimosia mesmo
Flavio
Lembra quando Senna escapou no Mexico reclamou da seguranca do circuito e publicaram no jornal de la.. “Senna tiene medo”?
Parece que os pilotos eram mais arrojados e os carros mais complicados de pilotar…
Ótimo vídeo e a música tem tudo a ver, é muito divertido quando o vocalista grita algo do tipo, “Fireee/ Smoke is raising” enquanto o vídeo mostra o Prost “se picando” da sua Ferrari em chamas, kkk!
O acidente em que Senna capota está no vídeo, foi na curva Peraltada no Circuito do México.
Entrevista Senna/Schumacher antes do GP de Imola em 94 para a BBC.
http://www.youtube.com/watch?v=iErwQ9Y0q-Y
A saída do Prost na volta de apresentação é clássica. A carona do Mansell pro
Senna também.
Naquele dia o saco dos Tifosi explodiu.
Os pilotos da época tinham mais “pegada”. A FIA. com normas rígidas e punições em série, conseguiu domar esse ímpeto.
O lado bom é que a segurança agradece.
E ainda batem. Mas antes havia muitos erros, pois dava para forçar os carros no limite. Hj tem uma pilotagem muito mais refinada, difícil errar sozinho. Hj batem mais uns nos outros, pois não há mais muro, só área de escape. Basta ver um vídeo relacionado de batidas de 2010 a 2013 e comparar.
Iso e F1, limite ao maximo! Voce imagina se liberaran agora para ir pe em baixo. Alonso Vetel Hamilton Kimi Rosberg Button Massa Maria la del barrio todos pe no fundo desde primera volta ate a ultima, serie genial! ahhhh o mito koba ganhaba de todos eles
Em 90 e 91 batiam bastante…até na última corrida.
A diferença é que naquela época os carros eram bem iguais e o piloto tirava no braço, , dái que as merdas aconteciam. Hoje os carros são desnivelados e temos o Maldonado…
Ah tá…Não tinha De Cesaris, Nakajima e outras pérolas né?
Este campeonato somente poderia terminar de uma forma: Com uma batida.
Porra ,ja tinha esquecido como esses carros eram lindos…
Como os carros eram lindos naquela época. Não eram parecidos como os de hoje! Carros lindos mesmo: Williams FW14, Benetton B191, Ferrari 643, Mclaren MP4/6, Jordan 191…. Só perdem para alguns dos anos 80.
“Efeito Senna”, sem dúvida!
Todo mundo andava no limite!
Uma loucura!
Bons tempos!
O “Mestre Jedi – Bruce Lee” era o padrão!
.
(e não venham falar da morte do Senna, que ela foi uma fatalidade…o único ferimento do Senna, naquela batida, foi o provocado pelo pedaço da suspensão, que se tivesse atingido o Senna 15 centímetros, a mais ou a menos, pegaria no capacete e não o mataria…Berger e Piquet bateram naquela mesma curva Tamborello, anos antes, e não aconteceu nada com eles)
Fórmula Indy…
fiquei com a impressão de que os pneus eram ruins
Muito legal rever os anos 90 na F1 (no caso ano 1991)). E ouvir a musica do The Cult tambem..Mas poderia ser uma samba (de raiz) no cilpe ficaria otimo. Bom ouvir algo diferente de “funk” (entre aspas mesmo), que, massivamente, “ouvimos” hoje em dia. Bons tempos que o Rio de Janeiro ela polo irradiador de cultura e musica para o pais. Hoje, musicalmente, vindo do RJ, so tosqueira. !
vishhhh
esse acidentes são legais para assistir, pena q podem ser letais…
triste demais.
O Senna capotou no México. E como os carros eram bonitos em 1991!!!
E que bela trilha sonora !!!!
Saudades daqueles carros. Eram muito bonitos, tanto o chassi, como a pintura.
Batiam muito e erravam muito também… pois sem essas traquitanas e traquinagens eletrônicas de hoje em dia, o risco de errar era grande. As pistas da época também tinham áreas de brita, ao contrário dos chatos circuitos de hoje que tem áreas de escape… Errou? Rodou? A pista tem mais uns 200 metros de asfalto pra você endireitar o carro e voltar inteirinho pra corrida…
A fórmula 1, atual, anda muito chata!!!
Acho que o Piquet foi para o Guiness da temporada. Apareceu umas 8 vezes, e pelo menos 3 pancas de respeito.
E como chovia em 1991!
Piquet aparece só 2 vezes….
Pra você ver meu amigo, como algumas inconsoladas tem esse costume de “enxergar coisas” até hoje.
“Milagres” ‘daquele lá’ então….
Piquet apareceu pouco. Tem Moreno e Schumacher pela Benetton, também.
Me lembro de uma batida forte do Alex Caffi nos treinos de Mônaco, o carro ficou separado em 3 pedaços.
Teve também uma batida/capotagem do Senna em algum treino extra oficial em Hockenhein, mas nunca vi nenhuma imagem disso.
Tá no vídeo.
A que está mo video foi no México. A de Hockenhein realmente não existe pois foi em um treino normal, como muitos naquela epoca.
A capotada do Senna que aparece no vídeo foi nos treinos do GP do México, no autódromo Hermanos Rodrigez, curva Peraltada.
O Caffi não me lembro de ter visto no vídeo, mas o da Alemanha em 1991, com certeza não tem.
Eu me lembro de apenas ter lido sobre isso na época.
http://www.gptotal.com.br/especial_senna/index.htm
12) Teste de pneus (Hockenheim) – Senna estava fazendo testes de pneus (isso em 1991 – se não me falhe a memória), quando na reta seu McLaren perdeu o controle e capotou várias vezes. Segundo o próprio Ayrton, este foi o acidente mais grave de sua carreira antes de 1994;
Em Hockenhein eu não lembro.. não sei se houve… a capotagem que teve do Senna foi em Hermanos Rodriguez e esta no vídeo…
Esse do vídeo é no México.
A que ta no video é no México, não?
Guzz , esta de Hockenhein , ate onde eu saiba não tem imagem , a Globo na epoca fez uma “animação” p explicar como foi o acidente , Marcos , oq apareceu no video , foi o acidente no Mexico na curva Peraltada , em q Senna capotou na brita .
A capotagem do Senna, no vídeo, é na curva Peraltada, no México.
Sim HELDER RAMOS, eu lembro algo sobre a animação.
Sobre o acidente na Peraltada, me lembro também que no ano seguinte, o Senna sofreu um acidente de jet sky às vésperas do mesmo GP do México e correu com um curativo na cabeça, fato que causava incomodo com o uso do capácete.
Foi na curva peraltada no circuito Hermanos Rodriguez no México.
Acidente de Alex Caffi GP de Mônaco 1991
http://www.youtube.com/watch?v=CEUvEm6p30s
Essa capotagem do Senna em Hockenheim realmente não existem imagens, sequer fotos, o que passou no vídeo foi a capotagem nos treinos para o GP do México. Dizem que foi um baita acidente que poderia ter matado o brasileiro na época. Nunca apareceu sequer uma foto do carro destruído…
F1 1991 Ayrton Senna México City Crash
http://www.youtube.com/watch?v=7ixxWrSmoa4
A capotagem do Senna foi em um dos treinos para o GP do México.
O do Caffi foi esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=1wC0U_ETHd4