MENU

Monday, 29 de September de 2014 - 18:32#69, Classic Cup

LENTO, LENTO…

SÃO PAULO (e agora?) – Não, não vou dizer que minha corrida no Velo Città sábado foi boa pacas. O evento, sim. O dia, ótimo. Mas o desempenho do Meianov está me deixando meio desolado. No fim das contas, não estraga o programa, claro. Mas aborrece.

Não pude treinar na sexta, por conta do trabalho. Choveu. O pessoal andou no seco e no molhado. O Nenê deu algumas voltas com o bravo soviético, e vi que a melhor delas foi na casa de 2min14s. No seco. Como virei 2min11s no ano passado, as perspectivas não eram as melhores.

Também não classifiquei. A uns 30 km de Mogi Guaçu, estourou a correia do Wartburg. Tivemos de deixar o carro num posto e fomos resgatados pelo Dú Cardim e pelo Ronei Ring. Cheguei ao autódromo quando o briefing estava começando. Teria de largar em último.

Largamos com 19 carros e pista úmida. Mas secou bastante, e o Meianov não andou nada. OK, larguei bem, passei o Karmann-Ghia do Adrian Flechtman (que comprou o carro do Mauro Kern) e o novo Chevette do André Mello, fiz uma primeira volta razoável, depois passei o Escort do Henry Shimura e vi que tanto ele quanto o KG ficaram para trás, e aí me preparei para o tédio de uma prova correndo sozinho.

Mas lá pela quarta volta, quando já nem olhava mais no retrovisor, o Adrian me passou de surpresa no fim da reta dos boxes. Então, durante mais umas cinco ou seis voltas, me diverti um pouquinho tentando passar o KG, andando muito perto dele. Depois coloco um vídeo. Mas na reta ele abria, e depois que tive de tirar o pé para deixar um dos líderes me passar, perdi o contato, fiquei de saco cheio e desisti, porque os tempos de volta não baixavam de jeito nenhum. Acho que minha melhor foi na casa de 2min17s, o que é uma vergonha.

Ganhou na geral o Antonio Chambel com uma atuação exuberante em seu monstruoso Passat, virando todas as voltas abaixo de 2min, ali em torno de 1min55s. Deu um show. Meianov ficou em 12° na geral e em sexto na sua categoria. Nem troféu deu.

Depois do almoço, ainda tivemos de resgatar o Wartburg, e isso acabou sendo tranquilo. Achamos na cidade uma loja de peças, compramos uma correia (é igual à do Corcel II), trocamos e viemos embora. Antes um pouco, o Eduardo Souza Ramos nos mostrou algumas das novas aquisições de sua coleção espetacular de carros antigos e esportivos. O que mais gostei foi um Gordini verde. Falta um DKW ali.

E é isso. Agora não sei quando vamos correr de novo. Não sei também se vou insistir no Meianov. Ele está chegando ao ponto em que chegou o #96 quando decidi aposentá-lo. Daquele mato não saía mais cachorro, e deste não sai mais coelho. O carro está piorando e estou desanimando. O #96 correu de 2003 a 2008, seis temporadas. Meianov está na ativa desde 2009, também fechando agora seu sexto ano completo. Pode ser que o ciclo desses carros, para mim, seja este: seis anos.

Só que precisa de grana para trocar. E preciso pensar em um carro que tenha algum significado para mim e seja minimamente competitivo. Um Passat, por exemplo, seria escolha fácil: temos muitos correndo e as receitas são bem conhecidas. Mas não sei, Passat não me diz muito — os de rua, sim; nem tanto os de corrida –, e como são vários no grid, perdeu a graça. Gosto de coisas diferentes. Um Corcel II? Pode ser, mas é uma barca. Um Corcel? Me agrada, mas anda bem? Vamos colocar o quê lá dentro para ficar pelo menos perto dos AP? Gol quadrado, se houver a união com o pessoal do Turismo Clássico? Pode ser. Voyage também me fala ao coração.

Sei lá, teremos de pensar. Fato é que Meianov dá sinais claros de cansaço. Teremos tempo para refletir. Nem sei quando vamos correr de novo, agora que Interlagos ficou fora de combate pelo menos até abril do ano que vem.

102 comentários

  1. Walter says:

    FG, que tal um Karman Ghia? Ou um Escort com motor AP da época da Autolatina?
    Na época da faculdade um amigo tinha um Corcel com motor AP 2.0, andava que era o cão. Uma Puma também seria uma boa.

    Abraço

  2. Beto Polo says:

    Faça uma votação, já que você gosta tanto. Eu faria um Escort como os de Marcas e Pilotos do Lian Duarte/Fabio Greco, mas com AP. Ou um Voyage.

    http://www.nobresdogrid.com.br/site/images/stories/Nobres_do_Grid/Fotos_dos_Pilotos/Lian_Duarte/lian%2001.jpg

  3. Nelson Barreiros Neto says:

    E por que não um Samara Flavinho?? Com motor VW 2.0?? Será que cabe no cofre??
    Seria legal e você que gosta de novidades…

    Agora se tiver sobrando dilmas, quem sabe um bianco hein?? Já imaginou??

  4. Antonio says:

    Vá para casa com esse avião e esqueça esses ladas.

  5. Fernando Kowalski says:

    Flávio,

    Que tal um TL com motor 1.4 de refrigerado a água? Ficaria bem legal e ágil.

    Pense com carinho hehehe

  6. Ohyes says:

    Já que vc curte um desafio, que tal um Del Rey? Inclusive nos últimos anos teve versões com motor AP 1.8. E vc andou bem de Corcel II, não é mesmo?

    Uma questão de requinte…

  7. Renato Stavis says:

    Gostei da ideia do TC, e também do SP2. Mas a história do Ingo faz meu coração bater forte por uma Brasília. E nada de motor AP. Da pra tirar muita potência de VW a ar.

  8. Marcelo Lobato says:

    Que tal uma Pampa, saveiro ou Chevy 500?
    Seria legal ver uma pick-up correndo.

  9. Rafinha Gol#13 says:

    gostei da ideia de lembrar os anos 80 dos voyages e Gol. temos um voyage com Sto Antonio num preço MUITO convidativo!!!! qualquer coisa é só gritar!
    abs Flavinho

  10. sandro says:

    Aliás falta um em sua coleção!!!! E quer uma dica pra ser bem competitivo, faz uma réplica do Puma amarelo Ap produzido pela Alfa Metais de Curitiba para competições.

  11. sandro says:

    Puma com certeza!!!!

  12. Francis says:

    Continua à venda…já dei essa dica meses atrás.

    http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-585169333-karmann-ghia-tc-74-_JM

    Coloca um AP e tá feito um Porschinho…hehehe.

  13. sinval says:

    Miura com motor AP,

    ou melhor,
    pra não errar…
    vai de Passat (75 a 78)

  14. Anderson Coelho says:

    Acho que um 147 ia ser D+ ou até um Uno dos primeiros acho que eram 83/84

  15. Adrian says:

    Flavio, muito legal nossa disputa! Qdo puder posta o seu onboard! Grande abraço!

  16. Alberto says:

    Um dos meus carros de corrida preferidos é a lendária Volvo 850 SW do BTCC, então vou sugerir uma perua.

  17. Robertom says:

    O Flavio agora quer um carro competitivo, porque não um carro como o que lhe deu a 1ª vitória…
    Aqui uma sugestão para o projeto de um Puma para as categorias GTL ou GTS :
    http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-591366395-puma-gte1975-tubaro-sem-doc-doadora-carro-de-corrida-etc-_JM

  18. Evandro says:

    Um Gordini seria fantástico….

  19. Armando Mazzoni says:

    Compre aquele Peugeot 205 branco com faixa azul de um post desta semana que passou e manda ver.
    Receita tem pronta na França…

  20. Sugestões de carros:
    SP2, tem um cara que tem (ou tinha) um monte de SP2 desmontado, num galpão, acho que no Ipiranga.

    Não sei se liberariam, mas seria muito divertido uma Kombi corujinha nesse campeonato de clássicos. Precisa desenvolver uma gaiola melhor, mas tem várias kombosas na Europa e EUA de corrida e arrancada, então eu acho que é possível dar segurança ao carro.

    Sendo inviável a kombi, outra opção é Variant frente alta, e faça dela a única perua de competição!

  21. Kadu says:

    Um amigo, há uns anos, tinha um Corcel (o primeiro, mesmo) com câmbio e motor do Gol GTS antigo. Dá pra colocar o conjunto AP no Corcel numa boa, tem um monte de registros na Internet mostrando. O que acha?

  22. Danilo Mancini says:

    Tem que pegar um carro que seja único, que mais ninguém no grid tenha.

  23. Luciano says:

    Chevete hatch farol redondo

  24. Zé Rodrigo says:

    Não sei o que o regulamento permite, mas como você disse, Passats existem muitos, né? Então, um Voyage pode ser uma boa opção, uma vez que a preparação não terá mistérios nem deve ser muito cara (???)….. e o carrinho é uma graça.

  25. emerson57 says:

    pensei num gol 1.6 refrigerado a ar.
    o motor pode evoluir e as receitas são conhecidas.
    a bagaça é leve e a preparação não será muito cara.
    não deve ser difícil encontrar um nesses interior de meo deos.
    abraço.

  26. Chupi Alonso! says:

    Já Rush está a toda velocidade agora no Telecine Premium.

    • Chupi Alonso! says:

      Tomei um Macallan em homenagem a James Hunt. Mas tomaria também um Grüner Veltliner se houvesse. Difícil saber pra quem torcer naquele campeonato. Mesmo sabendo o resultado. Ótima película.

      “Todos pensavam que James era meu inimigo… Foi o único que eu tive inveja.” Nick Lauda.

      Eu também!

  27. Eric says:

    A melhor volta do Chambel foi 1:57 e alguma coisa….pena que a Puma quebrou 1 parafuso…sim. 1 parafuso e ficou sem cambio.

  28. lucas says:

    SP2 ou um Polara….consigo até velos com a cor do bravo soviético!!!

  29. douglas says:

    Sem duvida o heroico, mitico, lenda das lendas….. gol gt.

  30. André Mello says:

    Pega o Corcel que era do Renato Giordano, aquele que esta na propria LF. Show de bola aquele carro e bem competitivo.

    • Bruno Oliveira says:

      Grande Giordano, Escorteiro de primeira. Estive com ele em Cascavel no começo do ano. Aquele ex-Corcel dele era muito legal, mas não sei se seria boa opção. Acho que com FG combinaria bem algum VW a ar, de preferência algum modelo que ainda não tenha no grid.

  31. Wander says:

    Reza a lenda que o motor de tempra encaixa na caixa do lada… ta ai a solução

  32. Alexandre says:

    Que tal um TL?

  33. Joao says:

    Algumas sugestões:

    Dodge Polara
    Alfa Romeo 2300
    Fiat 147
    Gurgel

    ou o parente do goiabinha: Clio RT 1.6 1996? Apartir de que idade o carro pode correr na Classic?

  34. guest says:

    “Coisas diferentes”? Que tal um Oggi? E talvez possa ainda aproveitar algumas peças do Meianov.
    http://osasco.olx.com.br/fiat-oggi1983-iid-715626161
    Tem também este, que já pode ter sido um CSS:
    http://novalima.olx.com.br/fiat-oggi-cs-iid-654473984

  35. Nestor 2T says:

    Pelo teu gosto (pelo menos o que demonstra gostar por aqui) e pelo significado para o automobilismo nacional (no saudoso Marcas e Pilotos da década de 80), eu iria de Voyage ou dos primeiros Escort, aqueles que o Greco preparava. As receitas de preparação são várias, são bonitos e, assim como o seu DKW 96, tem uma linda história em nossas pistas. Vai fundo.

  36. says:

    Ah, carro novo? Fácil, Lada Samara hatchback 4 portas. O Nenê vai adorar acertar!

  37. Diogo says:

    Podia ir de escort xr3 ou gol quadrado

  38. Jr. says:

    Vai de Voyage, e ganhará a minha torcida

  39. Mastertimax says:

    Vou com a dica do Rodrigo!!!

    Escort!!! Mas não precisa ser um XR-3!!! Escort faz parte!!!

  40. Paulo Cesar says:

    Gosto de carros pequenos:
    Na minha opinião seria surreal ver um BR800 da GURGEL porém acho que pra competição…sei lá, seria possível ????????????????
    Se não for possível Gurgelsinho made in Brazil segue a lista:

    #1 – Fiat 147 (não entendo mecânica para corrida motor/suspensão resistência)
    #2 – Twingo (mesmo caso do 147 -motor – desempenho)
    #3 – Peugeot 106 ( mesmo caso dos outros – motor/desempenho)
    #4 – UNO 1.5 TURBO (não tenho certeza se era 1.5) ano 1984 0u 1985 não me lembro direito.
    Pense com carinho (eu odiava o Corcel II)

  41. Ricardo Piva says:

    Busca um Oggi Css que possa ser comprado por um preço honesto e, com mais alguns pilas, vais te divertir a beça (e de quebra ser competitivo sim senhor…).

    Abraço.

    Ricardo.

  42. Fontana o poderoso says:

    Te recomendo um Yoyage 1994 2.0 turbo. Lindo, eficiente e é bem a sua cara Gomes. O número de corrida dele fica à sua escolha.

  43. Rodrigo says:

    Pq não uma perua?
    Parati!
    Marajó (tração traseira!)

    Ou um Escort XR-3 da primeira geração.

  44. Ricardo Linares says:

    Um Voyajão, igual aqueles do Marcas e Pilotos de antigamente…. é um carro que tb me agrada bastante. Sei que é complicado, mas dá pra pedir pro Sr. Luis voltar o 69 pra andar na rua??? Ou seria muito complicado? Abs a todos.

  45. Um Corcelzinho seria lindo. Dodginho, talvez.

Leave a Reply to Evandro Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *