SOBRE ONTEM DE MANHÃ

hamiltoncing14

SÃO PAULO (dias melhores virão) – Com algum atraso, coisinhas de ontem que ainda não tinham sido ditas sobre o GP de Cingapura, a corrida em que Hamilton voltou a ser líder e voltou a sorrir…

– Um simples cabo, daqueles fios que conectam coisas eletrônicas. Tipo cabo USB. Ou HDMI. Foi isso que acabou com a corrida de Rosberguinho ontem em Cingapura. O cabo defeituoso fez com que todas as funções comandadas a partir do volante não funcionassem direito. Uma agonia. É que carro de F-1, já há algum tempo, é isso. Tudo passa pelo volante. Qualquer defeitinho, tchau.

– Marcus Ericsson, 15° ontem, achou que fez a melhor corrida de sua vida. Acabou na frente da Marussia. Já é alguma coisa. Kobayashi teve uma pane eletro-eletrônica na volta de apresentação. Sentiu cheiro de queimado e resolveu parar quando viu que o freio estava indo para o espaço. Dia bom para um, péssimo para o outro.

– Vergne, sexto com dois pênaltis de 5s, foi um dos caras da prova. A segunda punição ele não pagou nos boxes. Sabendo que teria 5s acrescidos ao seu tempo total de corrida, fez das tripas coração para chegar mais de 5s na frente do sétimo colocado. Conseguiu. Esse menino é bom. Mas ser só bom não basta. A Toro Rosso vai trocá-lo por Max Verstappen no ano que vem. Mas quem sabe ele consegue, até o fim do ano, mostrar serviço de novo para arrumar emprego.

– Kvyat, por sua vez, ficou sem água a corrida toda. Água de beber, não de radiador. Quase morreu desidratado, coitado.

– A cena de Magnussen colocando os braços para fora do cockpit para refrescar as mãos foi marcante. Mas não eram as mãos que estavam queimando. Era a bunda. Ele tentava fazer o ar passar por dentro do macacão. Sabe-se lá por quê, o cockpit de seu carro virou uma fornalha. Ainda assim, o jovenzinho marcou um ponto com o décimo lugar. Pontos que não vieram para Button. No fim da corrida, quando ele pretendia atacar Bottas pelo sexto lugar, seu McLaren apagou. Do nada. Como disse ontem, esses carros são uns cus eletrônicos. Pifou uma “power box”. Caixa de força? Regulador de voltagem? Derreteu a caixa de fusíveis? Sei lá.

– Parar no safety-car não foi a melhor coisa do mundo para Alonso. A F-1 é esquisita. Tem corrida em que quando entra o safety-car, vai todo mundo para os boxes. Em outras, não vai ninguém. Aí é de desconfiar se quem para nessas horas vai levar alguma vantagem. Fernandinho não se saiu muito bem. Mas foi uma aposta. O que ninguém entendeu é porque a FIA não puniu o espanhol. Na largada, ele passou Ricciardo e Vettel por fora da pista. Devolveu apenas a posição do alemão. O australiano ficou meio cabreiro. Eu também.

– O maior stint com pneus macios no GP de Cingapura foi de Massa: 38 voltas com a mesma borracha. Com os supermacios, o recordista foi Hamilton: 26. Felipe foi muito elogiado pelo cuidado com os pneus. Mas a estratégia não funcionou com Bottas. Na última volta ele caiu de sexto para 11°. Nunca um pneu acabou tão rápido na história. Em uma volta, ele simplesmente deixou de funcionar.

– Cuidar dos pneus foi também a chave para os dois rubrotaurinos. Ambos merecem tantos aplausos quanto Felipe. E assim a Red Bull colocou seus dois meninos juntos no pódio pela segunda vez no ano. A outra foi no Canadá.

Motor Racing - Formula One World Championship - Singapore Grand Prix - Race Day - Singapore, Singapore

– Com quatro paradas, Pérez foi outro destaque da corrida. De 15° no grid para sétimo no final, o mexicano ajudou a Force India a passar a McLaren, vejam vocês, no Mundial de Construtores. Como Hülkenberg também marcou, em nono, o time foi a 117 pontos, contra 111 da grandona de Ron Dennis. Quem diria. A Force India agora está em quinto. É um vexame para a McLaren.

– Que, por sua vez, avisou que não vai revelar em Suzuka, casa da Honda, sua dupla para 2015. O time ainda busca algum nome forte. Mira em Alonso, que anda macambúzio com a Ferrari. Mas vai ser difícil, bem difícil. Fora ele, quem seria um nome forte? Hülkenberg? Porque Bottas já renovou com a Williams. Ricciardo? Não sai da Red Bull. Vettel? Também não. Acho que no fim das contas vão acabar ficando com Button e Magnussen, mesmo.

– Dado interessante levantado pelo Fábio Seixas em seu blog: Felipe Massa completou 100 GPs sem vencer. Isso mesmo, desde o GP do Brasil de 2008 ele correu 100 vezes. Se voltar a vencer um dia, terá sido o maior intervalo entre uma vitória e outra. O recorde pertence a Riccardo Patrese, que entre a vitória na África do Sul em 1983 e em Imola em 1990 disputou 99 GPs.

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Brabham-5
Brabham-5
9 anos atrás

Alonso devolveu a posição a Vettel e não a Ricciardo porque foi obrigado a sair da pista exatamente na tentativa sobre o alemão.

Se ficasse apenas a frente de Ricciardo, sem tentar “engolir” Vettel na manobra, teria feito a curva normalmente. O espanhol errou ao “esticar” a manobra para ultrapassar Vettel também. Aí perdeu o controle da freada.

Por isso, foi acertada e decisão de não punir Alonso com perda de posição para o australiano.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Perfeito.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Brabham-5
9 anos atrás

Alonso já está perdendo as tangências de curva. É a idade.

John Player
John Player
9 anos atrás

Felipe Massa: 100 corridas sem vencer e ainda comemorando um quinto lugar com uma Williams com motor Mercedes. Em que posição largou na corrida mesmo?

Barrichello, recorde de largadas/gps disputados.

Esse tipo de informação/estatística é que nos deixa tão saudosos de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Os recordes e estatísticas eram bem DIFERENTES.

Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

FG, faltou só citar a acusação da Mclaren sobre a possível mensagem codificada para o Ricciarno da RBR, senão me engano algo do tipo: “Evite a Zebra que seu problema será resolvido”. Parece que a Mclaren concorda com a mensagem, mas não que ela seja repetida diversas vezes durante a prova.

Pra mim deviam liberar o rádio, essa história de mudar o regulamento com o pau comendo não rola, aí sim para 2015 tira o rádio e deixa eles se virarem, apenas com rotação e marchas no volante.

charles
charles
9 anos atrás

FG, teve aquela corrida do Hamilton que acabaram os pneus e ele foi parar na caixa de brita, no ano de 2007, acho que foi na China (sem pesquisar no Google).

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  charles
9 anos atrás

Correto! Os pneus do inglês “foram pra China”…

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Interessante a constatação do Fabio Seixas sobre o “recorde “de Massa. Quero ver se ele tem colhões de dizer isso na cara dele dentro da fase boa que se encontra

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Eduardo_SC
9 anos atrás

“Traída” pê da vida. É bom o Fábio Seixas maneirar…

Rodrigo Luiz Martins
Rodrigo Luiz Martins
9 anos atrás

Flavo, Teóricamente Felipe está sem vencer desde o GP da Alemanha de 2010.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Rodrigo Luiz Martins
9 anos atrás

Exato!

Mais uma do Picaretonso.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

“O que ninguém entendeu é porque a FIA não puniu o espanhol. Na largada, ele passou Ricciardo e Vettel por fora da pista. Devolveu apenas a posição do alemão. O australiano ficou meio cabreiro. Eu também.”

E eu também!

Disse isso inclusive durante a prova. É uma sacanagem, um mau caratismo inexplicável o que a FIA (Ferrari Interesses Alonsianos) faz com os outros enquanto protege o Al Caponso.

Só devolveu uma posição e ficou por isso mesmo.

Já o Vergne recebeu duas punições!

O mundo precisa de mais honestidade.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Os comissários já sabiam (e nós, também), que o “Canguru Animado” ia passar o espanhol trapaceiro ao longo da prova.

A “punição” na pista foi mais gostosa.

Oi
Oi
9 anos atrás

Eu acho que a interpretação que os fiscais tiveram com relação ao Alonso foi de que ele já havia passado o Riccardo antes de sair da pista (tá certo que não faria a curva, mas que ele já estava na frente do Riccardo, estava), mas não o Vettel (Alonso sai na frente dele depois de ter passado reto); por isso, ele devolveu pro alemão e não pro australiano. Correto, na minha opinião.

Quanto ao Bottas, fiquei com a mesma impressão do Galvão na transmissão: pareceu que houve um furo num dos pneus, e ele perdeu o controle e passou reto. Furo esse (se é que houve mesmo) que teria sido bem pequeno, não o impedindo de cruzar a linha de chegada (já era a última volta mesmo).

Oi?
Oi?
Reply to  Oi
9 anos atrás

Tem um nome melhor pra vc não?

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O Massacrado Massa está 100 GPs sem vencer, então ele deve ficar mais 100 GPs até o Fim da Carreira sem vencer! O Lance dos Pneus só não deu completamente certo pro Bottas por causa do problema na direção. O Perez fez uma excelente recuperação no final da corrida, isso depois da quebra do bico do carro. O Hamilton é o cara perfeito na sua agressividade, pois acelerou tudo no tempo certo para fazer o Pit Stop e ganhar a corrida. O Rosberg agora perderá alguns dias de sono até o Japão.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

FG , observando durante as ultimas corridas, a tabela que colocam no video
sobre consumo de combustível, o Massa invariavelmente é o que menos
consome. Não seria o caso de dar um pouco mais de gaz e consequentemente
ter mais potência ?

ZéTros
ZéTros
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Hamilton consome menos que Rosberg tbm. Acho que não é questão de “mais gaz”, mas, de estilo de pilotagem mesmo, trocando marchas mais cedo, usando marchas mais longas nas curvas, etc..

Alex Santos
Alex Santos
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

O Massa mesmo falou que correu feito uma vó!

Estava economizando os Pneus, ele foi mto bem fazendo o carro chegar no fim.

Acho que estava faltando isso na Willians, ser mais agressiva e arriscar mais, legal terem feito isso.

leao_da_montanha
9 anos atrás

dois comentários sobre alonsito :
1 – pro alonsito pode tudo, quanto aos outros , ahhhh , para os outros regulamento e punição (espirrou, tome 5s , cometeu o pecado da ultrapassagem , ajoelhe´-se no milho , reze vinte vezes e perca 5s )

2 – el fodon de la quinta posicion já foi empregado da Maclata e foi despedido por mal comportamento , duvido que a equipe faça o mesmo erro contratando ele de novo (mesmo ele sendo o melhor , e eu não acho isso , ele também é o mais mala)

leao_da_montanha
Reply to  leao_da_montanha
9 anos atrás

o mais mala eu tenho certeza que ele é

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Alonso MACAMBÚZIO , muito bom !!!!!!!!!!!!!!!

Marcelo ChiVas
Marcelo ChiVas
9 anos atrás

Grosjean na McLaren ano que vem!

Agora que ele fechou, ta metendo pau nos motores Renault.

Alex
Alex
Reply to  Marcelo ChiVas
9 anos atrás

Não é isto, no que vem a Lotus tb não vai ter motor Renault, então ele sabe que mesmo ficando na Lotus. A bem da verdade, Renault ano que vem só na família Red Bull e Caterhan (isso se ela alinhar).

Alex Santos
Alex Santos
Reply to  Alex
9 anos atrás

E a RBR não inventar outra surpresa!

Pelo que andei vendo, eles estão cogitando vir com um motor “Infiniti” desenvolvido por eles, não sei se tem o bedelho da Nissan (Dona da Infinit) no meio.

E outra vertente, de uma possível vinda da Volks, que tb quer entrar no mundo dos Hybrids. Mas isso só para 2016.

Renault se ano que vem fazer esse papelão denovo, saí da F1 pela porta dos fundos, uma pena.

PedroL
PedroL
9 anos atrás

Vergne é um baita piloto, provou isso ontem, sem contar que bateu Ricciardo em várias oportunidades. Não é muito rápido nas classificações, já em corridas consegue misturar velocidade com regularidade.
Kvyat está procurando Pérez até agora, quem não gostou muito foi seu chefe.
E a Ferrari ein, tomando pau até da Williams na estratégia.
A McLaren começou muito bem o ano, porém não conseguiu acompanhar a concorrência no desenvolvimento do carro, acredito que tenha faltado $, além de um piloto à altura.
Massa fez aquilo que dele se espera, suas duas últimas corridas mostram que ele ainda pode surpreender, estou na expectativa que seja ainda este ano, de preferência no Brasil, seria muito bacana.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  PedroL
9 anos atrás

No Brasil a pista não é bôa para williams.

Buemi
Buemi
Reply to  PedroL
9 anos atrás

Acho que a Red Bull não vai muito com a cara do Vergne. Só pode ser isso.

evandro garcia
evandro garcia
9 anos atrás

É o q acontece com tanta eletrônica, muitos botões, DRS, ERS, mesmo com toda eletrônica embarcada na Willians em 1992 , controle de tração, suspensão ativa , lembro sempre da simplicidade do volante do FW14 um ou dois botões e as borboletas para troca de marchas, com menos bobagens o carro era mais perfeito que os de hoje e bem menos problemático, com tanta eletrônica hoje queimam fusiveis, mas não quebram motores.

Paulo Cesar
9 anos atrás

Meu primeiro carro foi um Chevette 77 queimou a caixa de fusíveis quando fui dar partida de manhã, até hoje lembro do cheiro! O curioso é que depois de trocar a caixa de fusíveis se desligasse a chave com os faróis acesos o motor não desligava, tinha que apagar os faróis para desligar o motor.Detalhe que não achei paralelo, foi trocado na autorizada Chevrolet e não acharam o defeito!

Fábio
Fábio
Reply to  Paulo Cesar
9 anos atrás

Isso era o carro cuidando para que você não esquecesse jamais os faróis ligados!

Williams Head
Williams Head
9 anos atrás

Eu entendi a cena de Magnussen colocando os braços para fora do cockpit como uma tentativa de colocar ar pra dentro do cockpit. Nao foi isso?

Alex
Alex
Reply to  Williams Head
9 anos atrás

Foi o que Flavio explicou…..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

O Massa fez uma bela prova ontem, fez o que não fazia a pelo menos a 100 provas, foi consistente. Podia não ter o melhor carro da pista, mas não foi perdendo posições com o decorrer da prova como nas ultimas 100 etapas.

Como o Piquet disse uma vez, o que diferenciava o Barrichelo do Schumacher é que o primeiro conseguia ser muito rápido em algumas voltas, enquanto o Alemão era rápido em todas as voltas de uma prova. Isso fazia a diferença (como sempre fez para todo piloto campeão). O Massa ontem foi consistente (como o Bottas foi em outras etapas) isso é que coloca pressão no companheiro de equipe e impõe respeito aos adversários. Lembrando o que a minha esposa sempre diz, podemos afirmar que ontem o Massa não foi “Café com leite”.

Fábio
Fábio
9 anos atrás

Uma vez eu dirigia meu Niva na chuva e comecei a ouvir um cheiro de queimado. Logo depois, comecei a ouvir um barulho de bife na frigideira, baixinho, quase imperceptível. E o limpador de parabrisas começou a titubear.

Pensei: goteira na caixa de fusíveis! Dito e feito! Desci a mão esquerda até ela para ver se havia água. Água até que havia, mas havia mais curto-circuitos. Queimei a mão e o limpador parou.

Precisei abrir a janela para enxergar e aproveitei para molhar a mão na chuva e resfriar a queimadura. Normal.

Oi
Oi
Reply to  Fábio
9 anos atrás

“Ouvir um cheiro” é sensacional, hein?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Oi
9 anos atrás

É a licença poética.

Oi?
Oi?
Reply to  Oi
9 anos atrás

Tem um nome melhor pra vc não?