MENU

quinta-feira, 20 de novembro de 2014 - 17:59F-1

CIAO, BELLO

alonsofora2015

SÃO PAULO (foi bem, até) – Foram cinco anos, 96 GPs (contando o de domingo), com 11 vitórias, quatro poles, 44 pódios, 1.186 pontos e três vice-campeonatos (em 2010, 2012 e 2013). Não dá para dizer que tenha sido uma porcaria a passagem de Alonso pela Ferrari, onde ancorou em 2010 e de onde sairá ao final do GP de Abu Dhabi daqui a dois dias.

Alonso não foi campeão, porém. E isso pega. Aliás, ele não ganha um título desde 2006. Isso pega mais ainda. Por isso resolveu sair. Porque embora adore a equipe, não confia nela, muito menos nos caras que estão assumindo os postos de chefia.

O tom da carta de despedida, distribuída na forma de comunicado oficial, é bastante choroso. “Choronso”, como dizem por aqui. Mas me parece sincero, por parte do espanhol. “Sempre levarei o Cavalinho no coração”, “do início ao fim prevaleceu meu amor pela Ferrari”, “foram cinco anos de grandes desafios em que pude demonstrar ser acima de tudo um grande torcedor, colocando os interesses da Scuderia sempre à frente dos meus”, “quando tive de tomar uma decisão para meu futuro, fiz com a Ferrari no meu coração, guiado pelo amor que tenho pela equipe”, “tenho muito orgulho do que fizemos juntos”, “destes cinco anos levarei algumas nas lembranças mais belas da minha carreira”, “deixo em Maranello mais do que amigos, deixo uma família”, foram algumas das frases ditas por Fernando.

Se gosta tanto, então, por que pegar as malas e se mandar? Porque tudo acaba, e neste mundo das corridas não há amor que resista à falta de resultados e à vontade de um piloto de vencer.

Um cara como Alonso só faz sentido ganhando, ou pelo menos lutando por vitórias.

É o que ele espera encontrar na McLaren.

33 comentários

  1. emerson57 disse:

    Alonso
    Quantas vitórias?
    quantas poles?
    quanto custou?
    Massa
    Quantas vitórias?
    quantas poles?
    quanto custou?
    Alonso is faster than you?

  2. Clayton disse:

    11 vitórias em CINCO anos?

    Apenas no ano passado, Vettel conseguiu 13.

    Só dizendo.

  3. Sam disse:

    1 – McLaren + Honda + Alonso
    2 – Ferrari + Ferrari + Vettel

    Fico com o 1º conjunto.

  4. SERGIO SHOGI KONDO disse:

    Nossa que matería longa sobre esse tal de Alonso.

    Será que falaria assim do Massa?

    Mas não Flavio Gomes só fala de pilotos top de linha.

    Ah cansei…cansei mesmo… nossa gente vamos valorizar o que e nosso.

    e so materia de Vettel, Alonso. Raikkonen credo.

    Juro cansei mesmo…será que tem alguém para escrever sobre nossos pilotos que nos defendem mundo afora.

    Disse!

  5. Carlos disse:

    Qdo teve carro pra ganhar não teve competência…ficou uma corrida inteira atrás do Petrov…não vai ganhar mais nada na F1

  6. Fernando de Paula disse:

    Essa história de que é o melhor do grid já deu tédio! Se realmente fosse o melhor, o que resolvesse tudo, os times iriam querer te-lo em seu carro e não o contrário. Se ofereceu para RedBull, do mesmo jeito que fez com a Ferrari, e repetiu com Mercedes, e salvo engano, fez também com Lotus. E qual razão para não quererem??? Contratos? Não. Porque campeonato é ganho pelo time, e por onde passou El Chorón desagregou tudo. Só não foi necessário desagregar quando papai Briatore estava por perto. Voltando à Ferrari….., o carro da Ferrari é ruim….., talvez seja, mas os carros dos anos anteriores também foram ruins ? A RedBull com um menino fez melhor! E não venham dizer agora que os Campeonatos de Vettel foram somente porque o carro era Ótimo? Não faz sentido. Sorry, mas esse sujeito não irá ganhar seu tri-campeonato. Não nessa categoria.

  7. Rafael Leone disse:

    Pra mim o Alonso é um bom piloto, mais sempre superestimado, nunca o considerei o “melhor”. Sinceramente em menos tempo, o Hamilton mostrou ser melhor que ele. Muito embora nesses anos a Ferrari não tenha lhe dado o melhor equipamento, não considero que fez nada demais e mostrou que não é competente o suficiente para liderar uma equipe.

  8. Marcelo disse:

    Número são números, não refletem toda a atmosfera vivida, mas são válidos eternamente, Aqui os números de Barrichelo pela Ferrari. A atmosfera, basta dizer que ele foi o segundo piloto da equipe de Michael Schumacher.

    6 temporadas e 104 GPs disputados
    9 vitórias/ 11 pole positions/ 15 melhores voltas/ 55 pódios/ 651 voltas em primeiro/ 412 pontos
    2000 – 62 pontos – 4º
    2001 – 56 pontos – 3º
    2002 – 77 pontos – vice-campeão
    2003 – 65 pontos – 4º
    2004 – 114 pontos – vice-campeão
    2005 – 38 pontos – 8º

  9. Dyego disse:

    Só acho que não é na McLaren que ele vai conseguir esse tão sonhado título.. Não vejo lá potencial pra tanto.

  10. Marcos Alvarenga disse:

    Só 4 pole-positions?

    Realmente não é o forte dele. Até o Massa deve ter maos que isso no período.

  11. Marcell disse:

    Bom piloto…
    Mau Caráter….

  12. hausensson disse:

    Seria engraçado se a Ferrari acertasse mão no carro do ano que vem…

  13. Pablo Vargas disse:

    Tomara que dê certo.
    Mas Acho que até a McLaren se acertar, o Alonso vai estar correndo de outra coisa.

  14. Mauricio P. disse:

    No mundo do esporte profissional, palavras como essas acabam sempre caindo no lugar comum. Quando estrear pela outra equipe(seja lá qual for) tbm vai dizer que desde criancinha sonhava em correr com aquelas cores, tipo jogador de futebol, a cada time que o contrata ele beija o escudo.

  15. Fontana o poderoso disse:

    Até o momento, a carreira do Alonso vem sendo bastante similar a carreira de Jacques Villeneuve. Ambos são talentosos, ambos derrotaram Schumacher com méritos, porém ambos ficaram em uma seca imensa de títulos. Ano que vem o jejum de Alonso empata com o jejum Villeneuve (que encerrou a carreira em 2006). E no caso de Villeneuve, temos que julgar também que não tem como ser campeão dirigindo BAR ou Sauber, ninguém conseguiu ser campeão com esses carros, o que torna nesse comparativo a situação de Alonso mais grave, pois ele passou várias temporadas em Maranello e foi na prática, um novo Alboreto. Vamos ver como será o que pode talvez ser a última cartada de Alonso, a McLaren-Honda. El Fodón tem talento, e se os japas fizerem um motorzão ao estilo final dos anos 80, poderemos ver um belo final de carreira para ele.

  16. Chupez Alonso! disse:

    Não foi à toa que a Ferrari citou o grande espírito de equipe e ética no trabalho do Ve44el.

    Já o Choronso…

    “No dia do anúncio da saída de Fernando Alonso da Ferrari, Felipe Massa criticou o modo como o espanhol trabalha dentro da equipe. O brasileiro acredita que, por melhor que Alonso seja, seus métodos acabam tirando um pouco do verdadeiro potencial dos times por onde passa.

    Massa, que dividiu a Ferrari com o bicampeão por quatro temporadas entre 2010 e 2013, falou à TV italiana ‘Sky Sports’ que Alonso tem um “método de trabalho que cria problemas em todas as equipes em que ele já esteve”.

    Allez Jado!

  17. Chupez Alonso disse:

    Tri-Viceonso!

    Oito anos na fila and counting…

    Chora, Choronso!

  18. Ferrarista disse:

    Já vai muito tarde. Afundou a Ferrari e agora que a escuderia tá na lama ele arruma as malinhas e se manda. Assim é fácil.. Tomara que se aposente bi e nunca mais ganhe uma corrida de F1. Se fosse grande coisa teria ultrapassado o Petrov e vencido o campeonato de 2010.

  19. José Brabham disse:

    Realmente uma carta com a cara de Choronso: falsa, mentirosa e marketeira. Amor pela Ferrari? Equipe antes de tudo? Mentiras! Lavou tanta roupa suja fora de casa que levou um pito público de Montezemolo, e não hesitou em arrastar asa pra Red Bull. Falso como uma nota de 3 reais

  20. Alfredo Ramos disse:

    Discurso algum apagará a frustração de não ter conseguido um título pela equipe dos sonhos de qualquer piloto ou campeão.
    Que Vettel tenha melhor sorte.

  21. Dimaz disse:

    e pensar q em 2014 o Hamilton já ganhou 10 e pode ganhar 11… ou seja… o + importante na F1 é estar no lugar certo na hora certa… nem o Senna operou um milagre de ganhar com um carro inferior…

    • Fontana o poderoso disse:

      Quer dizer, ser campeão com um carro inferior. Pois vencer, Senna conseguiu isso pegando uma carroça, que era a McLaren-Ford, que recebia unidades B dos motores Ford( a equipe de fábrica da Ford na época, era a Benetton), e mesmo assim, o cara dá show em Donnington Park, Interlagos e Adelaide, enfrentando a poderosa Williams de Prost. E te digo, Senna no lugar de Alonso, caso ele fosse mais novo e estivesse vivo, óbvio, certamente no mínimo um título ele teria ganho. Senna não era um piloto que ficaria atrás do Vitaly Petrov a corrida inteira. A ultrapassagem seria questão de tempo.

  22. Allez Alonso! disse:

    Segundo o próprio, só saiu da Ferrari porque o carro de 2014 foi ruim. A ferrari sabe fazer um carro bom, mas não com as regras atuais, CFD, simulador, túnel de vento. Nisso os alemão e austríacos dão show.

  23. Carlos Tavares disse:

    Quatro poles apenas. Não tinha percebido. Foi uma boa passagem, levou o carro nas costas muitas vezes.

    Felipe Massa teve 8 anos, sendo que metade de 2009 não correu, ou seja, 3 anos e meio a mais na Ferrari do que Alonso. Também venceu 11 corridas. Não foi tão mal, o brasileiro.

    • Fontana o poderoso disse:

      Basicamente, Alonso e Felipe na Ferrari foram parecidos. Sendo que Felipe chegou até mais perto do título do que Alonso. Alonso somente levou vantagem no confronto direto, enquanto estiveram juntos na equipe. Mas confronto direto não vale praticamente nada, Nick Heidfeld por exemplo, venceu praticamente todos seus companheiros de equipe, sendo que vários deles muito mais bem sucedidos, inclusive alguns campeões do mundo, só pra citar um exemplo, Kimi Raikkonen foi um deles. E Heidfeld saiu da Fórmula 1 sem vencer uma corrida sequer em toda sua carreira.. Para todos os efeitos, Pastor Maldonado por exemplo, fez mais história que Heidfeld, pois ele já venceu corrida uma vez. E carro pra vencer, o Nick já teve, tanto que Kubica venceu com a BMW Sauber.

  24. Alisson disse:

    É uma pena. Merecia ter sido campeão pela Ferrari.

  25. lincoln falcao disse:

    aqui se faz, aqui se paga….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *