SÓ NA TOMADINHA (3)
SÃO PAULO (memória de elefante) – “Só na tomadinha II”, assim mesmo, em romanos, é de 2007. Foi quando ouvi falar pela primeira vez da Tesla, empresa americana que estava dando seus primeiros passos na produção em série de carros elétricos. Pois a Tesla cresceu, e o amigo Roberto Aranha foi aos EUA testar o novo modelo da marca. Ficou impressionadíssimo. O texto, em “O Globo”, é delicioso. Principalmente o final. Aranha é um “petrolhead”. E se assustou um pouco com o tanto que gostou da experiência elétrica.
E como se vê, nem precisaram de desenvolvimento nenhum em pistas de corrida. Viu, Fórmula 1? Ninguém precisa de você para desenvolver esses sistemas de recuperação de energia. Eles já existem faz tempo.
Quando anunciaram a F-E achei que a Tesla iria montar uma equipe, acho que eles tem a melhor proposta pra carros elétricos, pelo menos os esportivos, mas parece que deram de ombros pros carrinhos de autorama.
Uma replica de Masserati + Jaguar e Aston Martin.
Esse Tesla S é uma nave. Baita carro, e lindíssimo.
Mas discordo de que a eletricidade não tenha lugar na F1. Em pouco tempo, todos os carros serão híbridos, e, mais adiante, 100% elétricos. A F1 precisa começar a caminhar para esse lado também. Ou vai dizer que a LaFerrari ou o Porsche 918 não são espetaculares? E não acho que os carros estejam lentos, virando 1:10 em Interlagos… é só questão de ver esse negócio do barulho, fazer os carros terem som de “carro de corrida”.
É amigos o futuro vai ser tudo eletrico , sem barulho,sem poluição, até os F1
serão assim , não tem como fugir disso. Quando a tecnologia resolver o
problema de custo e armazenagem de energia , o motor a combustão sera passado.
Se a telona de LCD quebrar, não se consegue sair do carro?
Na teoria, o sistema de recuperação de energia existe desde que o motor elétrico foi inventado. Pegue um ventilador, enrole um fio no eixo da hélice, peça a um incalto que segure na tomada (que estará desligada, claro) e puxe o fio, girando a hélice. Ele tomará um belo choque, já que o motor se tornará um gerador.
Caminhões de mineradora e trens usam a recuperação de energia para frear suas enormes massas há décadas. O que aconteceu na F1 foi puro marketing, só isso.
Veio DKW na tomadinha tamém – com video
http://www.carscoops.com/2014/08/enthusiast-converts-1960-dkw-1000s-into.html
show de bola esse carro! já o vi de perto nos eua, e realmente é sensacional..
É um veículo muito impressionante! Faz os carros movidos a combustão parecerem jurássicos.
É até difícil de acreditar que um motorzinho desse tamanho gere mais de 400cv!
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f3/Tesla_Motors_Model_S_base.JPG
A GM está fazendo um lobby fortíssimopara aprovar uma lei anti-tesla em Detroit. Seria o Tucker dos dias atuais? http://www.detroitnews.com/story/business/autos/general-motors/2014/10/21/tesla-bill-michigan/17662581/
A GM já matou o carro elétrico uma vez.
Tem experiência no assunto.
Estive esse ano na Califórnia e lá tem muitos Tesla pelas ruas e estradas, o carro é maravilhoso, mas mesmo lá custa caro, à partir de U$100 mil.
Adoro a F1. Gosto dos carros, da historia que ela tem, vejo as corridas, mas ela não serve para nada.
Pessoal MATOU Nikolas Tesla, que INVENTOU A LAMPADA não foi Tomas Edson, que roubou varias patentes de Tesla, que se não tivessem matado hoje estariamos mais avançados que a éra dos Jecsons e mataram varios que inventaram coisas maravilhosas, este carro é como se fosse para vingar sua morte TEMOS QUE PRESTIGIAR 100% além de ser OTIMO , mas vale o registro quem foi o GENIO foi TESLA e o BANDIDO TOMAS EDSON
Flavio, a F1 é sim, um laboratório importante para o desenvolvimento de sistemas híbridos e outros componentes.
Tony Stark, ou melhor, Elon Musk, tem a vantagem de tocar o bumbo na Tesla e ser mais arrojado em algumas iniciativas, o que seria muito mais difícil para conglomerados como FIAT, Daimler, Renault e em breve Honda. Carros elétricos ainda são pouco práticos por conta da falta de oferta de pontos de recarga apropriados (leia-se TOMADAS).
Os híbridos seriam a chance de termos mais rapidamente nas ruas veículos menos poluentes, até que os elétricos ou mesmo os movidos a hidrogênio tenham condições de oferecer autonomia superior a 300, ou até 500km.
… e ainda assim, continuarem divertidos. Ou você não gostaria de acelerar um McLaren P1 ? =)
Com relação a este carro e à memória de Tesla, os caras do Oatmeal fizeram algo fascinante: a área onde funcionou o laboratório Wardenclyffe de Tesla iria a leilão. Então, eles decidiram organizar uma campanha crowdfunding, que conseguiu impedir que a área do antigo laboratório fosse comprada por algum porco capitalista. Mas eles precisavam de 8 milhões de doletas pra reconstruir o lab de Tesla. Assim, desafiaram os proprietários da Tesla Motors, que toparam bancar parte considerável da empreitada.
A história completa em:
http://spectrum.ieee.org/view-from-the-valley/geek-life/history/elon-musks-1-million-birthday-gift-to-nikola-tesla-fans
E uma avaliação do Model S igualmente fascinante em: http://theoatmeal.com/comics/tesla_model_s