SPASIBO, MEIANOV!
SÃO PAULO (o que virá?) – Foi no dia 15 de outubro de 2008 que liguei o Meianov pela primeira vez. O momento, histórico para alguém sem grandes histórias como eu, foi até registrado em vídeo. Eu estava feliz com o brinquedo. Naquele ano, aposentei o bravo #96, que hoje está todo pimpão no museu do Paulo Trevisan em Passo Fundo. Não havia mais o que tirar de um carro que conseguia, na melhor de suas voltas, virar em 2min35s em Interlagos. Naquela altura, a turma da frente já esbarrava nos 2min00. A intermediária brincava entre 2min10s e 2min15s. Os carros que lá atrás, em 2003, andavam mais ou menos no mesmo ritmo do DKW já haviam deixado a categoria.
O Laika que viria a se tornar célebre como Meianov, criação de um blogueiro, foi comprado em junho daquele ano. Pronto em outubro, estrearia em Londrina no II GP do Café. Não estreou. Quando ligamos o carro no box, ruídos estranhos nos aconselharam a não tentar nada. Corri com o Corcel II Pac-Man do Nenê Finotti. Foi um fim de semana legal, apesar da frustração de não poder correr com o Ladinha.
No dia 20 de novembro de 2008, finalmente ele foi para a pista, em Interlagos. Ainda com freios originais, que não freavam, virou 2min24s6 na sua melhor volta em treino. Bati, naquele dia. Na corrida de estreia, dois dias depois, com a traseira amassada, terminei em 22° entre os 33 que largaram, registrando 2min22s366 na volta mais rápida.
Meianov teve três pinturas, a primeira delas em vermelho, azul e branco, cores da Rússia, que foi usada durante toda a temporada de 2009. Em 2010 ele foi pintado de MIG, a mais marcante. que perdurou até julho de 2013, quando ele assumiu a pintura das bolinhas vermelhas com a qual se aposentou sábado.
Isso mesmo. A trajetória do Meianov terminou sábado, dia 24 de janeiro de 2015, depois de seis anos ralando em Interlagos, Londrina, Velopark e Velo Città. Não tenho o número exato, mas foram cerca de 60 corridas com ele. A gente tem de saber a hora de parar, não é mesmo, garoto?
A Classic Cup ficou rápida demais. O pessoal da ponta já está virando em 1min58s, e nosso valente soviético, na melhor volta de sua vida, bateu em 2min14s421 em janeiro de 2012. Quando ele estreou, em 2008, 2min14s era um tempo que me colocaria no meio do grid. Longe da turma da frente, mas num bolo com quatro ou cinco carros. Sábado, na abertura da temporada 2015, me classifiquei em 26° com o tempo medíocre de 2min19s049, entre 28 carros. Se tivesse repetido os 2min14s de três anos atrás, largaria em 24°. Não faria diferença nenhuma. Se eu conseguisse um dia chegar em 2min10s, que era a meta para esse carro desde o início, seria o 21° no grid.
Resumindo, não dá mais. No grid de sábado, quem virou 2min02s, um tempo de pole até outro dia, ficou em décimo. A brincadeira ficou forte. A pole foi do Denísio Casarini, com 1min58s054 a bordo de uma Berlineta Interlagos tubular com motor AP. Antonio Chambel, de Passat, ficou em segundo com 1min58s839. Não é pra mim. Melhor: não é pro Meianov.
Na corrida, apesar de uma largada decente, já na primeira volta a temperatura de óleo começou a subir muito rápido. Na quarta ou quinta volta, bateu nos 150°C e resolvi deixar quebrar. Começou a vazar água, e não parei. Fiquei me arrastando com um misto de raiva, autocomiseração, vergonha e tristeza. Tristeza porque decidi ali mesmo que seria sua última corrida, e ele não merecia terminar assim, arrebentado com fumaça para todos os lados.
Na nona volta, depois de virar acima de 2min40s, parei. Meianov chegou em silêncio no box 20, com o motor desligado e sem nenhuma fanfarra para homenageá-lo. Parei, desliguei a chave geral e agradeci. Foram seis anos felizes, de poucos resultados e muita luta para melhorar o carrinho, sem grana para investir e torcendo para ele não quebrar para não gastar mais ainda. Havia sempre a opção de espetar um AP naquele capô, mas me recuso a correr com um motor de marca diferente do carro. É questão de princípio, não tenho nada contra quem faz, mas eu não faço. Nasceu Lada, vai morrer Lada.
Passei ótimos momentos naquela cabine, comemorei cada segundo que baixei no cronômetro comigo mesmo, numa solidão serena e gostosa. Me orgulho do que esse carrinho fez em seis anos, ainda que as glórias tenham sido raras, talvez nenhuma. Ainda assim, por questões de regulamento, e como era o único inscrito na categoria CO2, para carros com motores originais até 1.600 cc, ganhou um troféu no sábado. De primeiro lugar, uma homenagem involuntária que talvez os deuses do automobilismo tenham prestado ao destemido Lada fabricado por operários soviéticos num país que nem existe mais.
Quando vi que minha melhor volta sábado foi registrada em 2min23s046, entendi que era hora de parar. Ele voltou aos tempos de 2008. Me deu um recado muito claro. Cansei, Gomes, me deixa descansar um pouco.
Assim será, Meianov velho de guerra. Mas como dizia nosso amigo e guru Veloz HP, a luta kontinua. Spasibo, camarada.
Caro Flávio, não há com ler esse post e não me ver em seu lugar, tenho um LADA NIVA, gosto de velocidade, me dedico ao OFF-ROAD por ser mais barato e não requerer tantos cuidados com o carro, como costumo dizer, vai na tora mesmo (força), sou aqui de Natal/RN e também sofro com a falta de dinheiro, vibro cada vez q o bravo jeepinho vence uma trilha sem quebrar nada, pois não será necessário gastar nada, só lavar e abastecer de novo, luto da mesma forma pois o motor do meu carro é original e todos que me abordam dizem: se colocar um “AP” fica show. Show?!?!?!? Show ele já dá com o motor original, pra quê trocar? Só por modismo?!?!?!?!? Sou um apaixonado por velocidade e sei exatamente o q é ficar feito louco na cabine do carro a cada proeza realizada! Parabéns a você e a todos os entusiastas desse do esporte a motor, ainda mais com clássicos!!!!
PUts, e eu não o conheci pessoalmente… so sad.
Vc me deu uma idéia… thanx.
fidelis
Legal a história Gomes, pra quem gosta de carro é triste, parece que eles tem alma mesmo (e será que não tem???). Este vai pra Passo Fundo no museu também? Já pensou se algum dia o museu do Trevisan é atacado por um surto de todos os carros que lembrando do passado glorioso das pistas se revoltam e saem as ruas competindo entre si?
valeu.
O bravo carrinho representou legal ao longo desses anos. Entendo perfeitamente o sentimento de correr e mesmo sem vencer sair satisfeito da pista. Das poucas vezes que estive numa pista, o prazer de estar ao volante do meu carro fazendo o que gosto compensavam bem os tempos pouco competitivos que tive.
Como sugestão de novo carro, adoraria ver um SP2 na pista, seria sensacional um com motor a ar mesmo talvez com a cilindrada aumentada de leve… Como segunda opção talvez um pouco mais viável, seria legal uma Belina do primeiro modelo, Corcel 1 sei que já teve na Classic, mas Belina seria a primeira…
Ou de Brasília, seria legal pra competir com os fuscas.
Vai de Passat.
F.G., eu sugiro um substituto do Meianov: um Karmann Ghia com motor AP
Primeiramente que no grid da Classic Cup é composto por diversos carros repetidos: Passats, Fuscas, Pumas, Mavericks, Fiats 147. Agora Karmann Ghia só tem o do Mauro Kern. Segundo: a beleza das curvas do Karmann misturada com velocidade, é um casamento que pode dar belos frutos. E pra finalizar, Karmann Ghia (assim como o SP2) é clássico dos clássicos…
Karmann-Ghia com motor AP fere meus princípios.
Entendo seus princípios Flávio. Eu também gosto das coisas como elas são, como saem de fábrica.
Então envenena o motor 1.500 original do Karmann Ghia, com uma preparação de primeira…
Camarada Flavio
Fui a Interlagos tres vezes ver o Meianov e sempre quis te ver num carro mais no meio do pelotão .
Seguem sugestões de um novo companheiro de disputas no Classic:
VW Golf 1994, Fiat Coupe 1994, GM Tigra , Mercedes Classe A 190 e Claro Renault Clio 1994
Um abraço Jose Ricardo
Meu amigo, é campeonato de carros clássicos, fabricados até 1979. Onde que Tigra, Golf, Classe A, Fiat Coupe e Clio são clássicos? Temos regulamento, só pode ser carburado, não é corrida de qualquer coisa. Abraço.
Olá Flávio, já que a Classic Cup é até 1979, não pensou em um 147 frente alta até este ano? O Meianov tem origem Fiat, então você manteria a mesma linha de raciocínio. E o 147 ainda tem a facilidade de peças e motores da linha Fiat, podendo utilizar ainda o numero #47.
Eu pensaria num XR3 com motorzinho Duratec 2.0 bem feitinho . . .
the show must go on, kamarada! mas nao mexa com o Gerd. as consequencias podem ser terríveis, hehe.
sugestões: gol, corcel II, escort…
Justa homenagem ao bravo carrinho…
Se é para dar peruada para o próximo carro, segue minha sugestão: Um Renault Laguna 2.0, estilo BTCC
Para não deixar passar em branco: a torcida do Meianov seguirá forte (ainda que a distância). Descanse, camarada.
Por isso acompanho você desde os tempós áureos desde JP BAND FOX e blog, aqui sempre algo interessante, instrutivo e muito legal de se ver, não acompanho mais a F1 ao vivo, perdi a paciência, mas seu site e blog me ajudam a me manter em dia.
Bom Descanso meianov…
Muito emocionado por ter (mesmo sem saber) assistido a última corrida do Meianov. Levei o filho de cinco anos da minha namorada e ele torceu pelo soviético mesmo depois que você disse que não era uma boa ideia.
Passei muitos sábados felizes em interlagos acompanhando esse carrinho.
Boa sorte na nova escolha.
Acho que um Ford Escort daria pra fazer um belo brinquedo.
Todo mundo corre para ganhar, menos o Flavio Gomes.
Para de inventar moda e monta um carro bom pra correr!!
Por que otários que escrevem coisas como essa não se identificam?
Idiota “falo a verdade” o cara corre por prazer! Vejo nos comentários do Flávio um purismo que faz inveja.
Esse babaca não sabe o que é prazer por prazer, nem nome tem
FG, pega o Gordini do Fábio Seixas…..
Putz, fiquei com pena de comentar rsrsrs
https://twitter.com/marcoshreis/status/560117083015741440/photo/1
Mas, sério! Quase chorei!
Tenho certeza que sua próxima escolha será muito boa, que vire 2:20, 2:30 ou 3 minutos. Sei que pra você um carro significa muito mais o que ele representa no cronômetro.
Acho que quase chorei pq meio que me vi. Inventei de pegar um Civic 2000(eu sei, Civic… ah, Civic!) todo ferrado e comecei a arrumar aos pouquinhos. Daí fiquei puto com ele. Ja fiz cabeçote 2 vezes em menos de 2 anos, uma burrada atrás da outra. Quando fiz o motor daí o que tava funcionando parou de funcionar, enfim… Até o blog que eu alimentava parei de postar…
Ah, Se interessar o blog é o http://civic2000.blogspot.com.br/
Até que essa semana que passou um amigo ofereceu uma ajuda… Tô voltando a ficar animado…
Vários caras deram sugestões absurdas para seu próximo carro de corrida, esquecendo que a Classic Cup é competição e não desfile de carros exóticos.
O meianov pode ser desaposentado, se V. inscrevê-lo na categoria Clássicos de Competição, onde é proibido virar abaixo de 2m20s.
minha sugestao: alfa romeo ou lancia
Pois é…. Lamento que a categoria tenha priorizado baixar os tempos. Mas é o caminho natural de todas. Os custo aumentam, os tempos baixam e os carros vão ficando muito parecidos.. Ao menos mais gente curte a boa e honesta disputa, Garanto que o pessoal era mais feliz virando nos 2’20”.
Merecido descanso para o guerreiro soviético, mas não pro Flavio.
Aposto no em um franco-brasileiro amarelinho de fabricação ianque.
Fica com essa papo de soviético, MiG, Rússia, mas trabalha pra FOX e usa camiseta escrito New York. Estamos de olho!!
Leitor retardado. Estamos de olho.
…..E ainda usa “nick” de “JEREMY” ????… sem comentários…
Pior, nem se dá ao trabalho de corrigir o que escreve, “fica com ESSA papo”.
Está de olho porque? quer a vaga dele ou vai oferecer algo contruitivo? MANÉ
Flavio, boa noite, lamento que sua ultima corrida com este bravo carro não tenha sido as das melhores, mas lá no meu posto no sábado, era bem legal ver você contornar o bico de pato de uma forma igual ao Jason Button, limpo e suave. um cavaleiro com seu amigo lado a lado neste anos todos.
quis o destino que eu sinalizasse poucas corridas deste grande veiculo, mas tenha a certeza que seja de lada ou DKW, estamos sempre alerta para fazer nosso melhor possível para escrever mais uma pagina desta linda historia que a paixão do homem pelas suas maquinas maravilhosas. a você e ao seu carro um 2015 muito prospero e espero encontra-lo novamente em meu posto de sinalização e voce ao volante de um grande carro/paixão
um abraço chefe escoteiro Carlos Moura. sinalizador da Speed Fever
Encontrará.
Carro Sovietico… Piloto Russo… Camiseta… Americana… Realmente é o fim de uma era.
Bom. vamos lá : primeiro correu com o pioneiro DKW… Depois foi com outro pioneiro, o Lada uma das primeiras marcas a serem importadas para cá na era Collor(portanto outro pioneiro)….e agora “José, prá onde ?”…
daí , já que nos é permitido algum “pitaco” , vamos lá :
Citroen = que tal um ZX (Volcano e/ou Furio) ?
Renault= um R19 RT ???
Fiat= Tipo ? Uno Turbo ?
VW=Pointer GTi ?
Audi= 80 ?(porque não ? Afinal é um autêntico “argólico” )
Suzuki= Swift GTi 1.3 ?( hummmmm)
Ford=Corcel II GT ?(Pac-Man 2 ???)
“Bão.”(SIC) . Não importa… va se divertir até a onde puder , isto é livre….
Ficou faltando….
VW= TL( 1970/71) ? ou o 1600 sedan (“Zé do caixão”)?
GM=Kadet GSi
Cruz Credo FG!!!! Quando vim comentar tinha… 69 comentários rsrsrsrsrsrsr
Tirei até uma foto da tela pra te enviar.
Pô, legal seu carinho pelo carro.
O que vc pretende fazer com ele, consertar o problema e deixar ele assim mesmo, com pintura da corrida e funcionando pra dar umas voltas de vez em quando???
Ou vai restaurar ele para o original russo mesmo???
Obrigado 69! Foram excelentes histórias. Um guerreiro! Fico triste de não vê-lo ao vivo.
Que descanse em um museu ou em um cantinho bacana. Ele merece.
Pena pena pena. Triste a noticia. Possivelmente eu era um dos maiores fãs do meianov. A Classic Cup perde uma estrela. Descanse em paz.
Entrou um cisco no meu olho…….bela descrição da trajetória do CAMARADA 69 nas pistas. Agora a curiosidade, ano novo, tudo novo, expectativas novas, qual o bólido para essa temporada???
Amém!
(O cômico é que eu ao terminar de ler o post tinha 69 comentários rs)
para manter a escrita , acho que o Tatra seria legal !!
Legal o carro, a história e a camiseta.
Merecido troféu ao ecletismo do triunvirato.
Se for pra ser de lata…. TL, Brasília, Karmann Ghia Tc,
Mas tínhamos tantos esportivos legais de fibra com mecânica VW a ar que não estão representados na categoria: Miura, Dardo, Adamo, Farus…
ou vai de motor 4.1 mesmo! Puma GTB, Santa Matilde…
Compra o Puma que te deu aquela vitória. Será o grande salto em sua carreira.
Parabéns pelos 6 anos de pista com o Meianov.
Tudo tem seu fim, chegou o fim das pistas para ele. Brigando sempre, de uma maneira ou de outra, descansará agora com orgulho.
Espero que tenha condições de montar uma nova máquina e continue nas pistas. Se possível brigando na ponta. Boa sorte, Flavio.
Abs!
e tu vai correr de que agora jovem? twingo neles?
Adieu, bravo e heroico MEDIANUEV! Bom descanso na coleção de Gomov. Sentiremos tua falta nas pistas tovarich, mas c’est la vie mon ami, c’est la vie! O que virá pela frente Gomov?
Flávio
Já pensaste em algum carro?
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Abraços
Uma sugestão pro próximo nº, 47, só colocar no lado AK.
Novo carango AK47, fuzilando os adversários.
Flávio, não sei qual o “seu sentimento” em relação à Belina. Mas seria muito legal uma Weagon no meio da galera, tal qual a Volvo fez uma vez na Touring Car. Inclusive fazer uma pintura parecida seria MUITO legal.
Que tal um desse para substituir o Meianov?
https://www.youtube.com/watch?v=lCDJngP9Sdc
Que bacana. Dias serenos de merecido descanso ao Meianov, este senhor nascido num país distante, de temperaturas amenas, falando língua estrangeira, que foi escolhido para levar a vida em alta performance em terras tupiniquins.
Analisando seus carros (lista enviada ao meu email em 11/06/2009), fora os adquiridos depois disto, eu sugiro o Gol Ls 83 (o gt é uma lenda, não pode.) com o motor 2.0, mas eu pessoalmente colocaria um motor argentino da fiat no 147 83.
Só não pode parar de ser piloto.
Abraços
Demorou, eu só lia lamentações ultimamente.
Quando decidi “aposentar” meu querido “Pinico Atômico” no final de 2012 foi muito doloroso. Chorei como um adolescente que perde a namorada, mas apesar da tristeza sabia que era o melhor a ser feito.
Algumas coisas só os loucos sabem….
Será que teremos um Trabi AP? Afinal de contas os últimos Trabi usavam motor VW.
Isso é crime.
Meu deus 2008, estou ficando velho…
Duas sugestões para o próximo: Pampa ou Belina.
Tenho certeza que a escolha vai fugir do lugar comum, já que o 69 era demais!
Pena; o 69 eh muito simpatico. Se tiver vendendo, ofereco 3000 rupias. Depois transformo em um frigobar.