MIRABOAS (2)

miraboas2SÃO PAULO (lá, aqui não) – Dia de folga em Mônaco, mas como sempre tem bastante notícia pra blogaiada comentar.

Começamos com um movimento na Europa que começa a tomar corpo: proibir, ou reduzir, a publicidade de bebidas alcoólicas. Algo parecido com o que aconteceu com o cigarro anos atrás, ceifando da F-1 verbas monstruosas — quem não se lembra de Marlboro, Camel, Rothmans, Gauloises, Gitanes, Benson & Hedges, John Player Special, Winston, Chesterfield e tantas outras?

Hoje, McLaren, Force India e Williams têm patrocinadores etílicos. É bom começarem a se preocupar.

Como a sexta-feira tem uma programação mais folgada, Martin Brundle testou hoje, a pedido da Pirelli, pneus de 18 polegadas instalados num carro da GP2. O ex-piloto, hoje comentarista de TV, não andava num carro de corrida em Monte Carlo desde 1996, naquela prova maluca vencida por Olivier Panis.

O dia também foi marcado por uma rara declaração da assessora de Schumacher, Sabine Kehm, sobre a situação do piloto. Infelizmente, nada de novo, informações superficiais na linha “as coisas estão melhorando”, sem nenhum detalhe.

Sucessor de Michael na Ferrari, Vettel deu uma interessante entrevista sobre o atual estado de coisas na F-1 e o que disse vai ao encontro do que defendi aqui meses atrás: a F-1 tem de olhar para trás para voltar a ser o que foi. Para o alemão, os carros estão muito fáceis de dirigir. “A F-1 precisa assustar os pilotos”, afirmou. “Antigamente era preciso ter mais colhões para guiar esses carros.” Leiam tudo aqui.

Bem, amanhã tem carro na pista de novo. A definição do grid acontece a partir das 9h.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
8 anos atrás

“…defendi aqui meses atrás: a F-1 tem de olhar para trás para voltar a ser o que foi. Para o alemão, os carros estão muito fáceis de dirigir. “A F-1 precisa assustar os pilotos”, afirmou. “Antigamente era preciso ter mais colhões para guiar esses carros.”…”

Ok, daí aparecem aos montes os chorões clamando por segurança, aquela coisa inalcançável que serve prá estragar corridas. Depois da mola e do trator prá mim ficou uma sensação que a coisa passou do ponto, o exagero serve apenas para estragar as corridas. Vettel tem razão, a coisa tem que dar medo, é por causa disso (e talento) que são eles que estão lá e não eu. E das “pistas” nem falo.

voulembrar
voulembrar
8 anos atrás

Espero que chova em monaco, e apareça um novo Ayrton… que deve ser na Redbull, para variar.

Juarez
Juarez
8 anos atrás

O Bernie tem mais é que tirar as corridas da Europa mesmo. Esses ativistas europeus querem acabar com todos os patrocinadores. Para mim qualquer produto legalmente comercializado poderia ser divulgado. Faz mal? Proíbe. Pode ser vendido? Pode ser anunciado. A grana do tabaco faz falta na F1. Cada um tem que ter o discernimento de escolher o que e quanto consumir. É estranho esta gente que quer controlar tudo e tirar o arbitrio das pessoas.
Desculpem o desabafo mas o mundo tá muito chato. Acho que ele acabou no começo dos anos 90.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Juarez
8 anos atrás

Sábias palavras.

Fernando
Fernando
Reply to  Juarez
8 anos atrás

Verdade, talvez até um pouco antes de 90.

Mataburro
Mataburro
8 anos atrás

Que raios quer dizer um “pneu” de 18″? Não seriam as rodas?

R CASAGRANDE
R CASAGRANDE
8 anos atrás

É mais do que uma obrigação banir definitivamente a publicidade de bebidas alcoólicas não só da F1, mas de tudo quanto é esporte. Álcool não combina com saúde, não combina com esporte, não combina com nada que seja correto socialmente. Basta ver o que aconteceu com a Jacqueline Saburido. Em nome de dinheiro, se faz tudo hoje em dia, mas felizmente existem pessoas que pensam, que não querem a continuidade de práticas absurdas. Dinheiro que vem de bebida alcoólica é maldito, assim como é quem aceita também. Não estamos mais na era medieval, mas o álcool permanece, o que é inexplicável. Vidas se perdem por causa daquilo, vidas são arruinadas por causa do álcool, mortes estúpidas acontecem por culpa de quem bebe. Enquanto uma tragédia não acontecer com alguém por causa dessa imundície, a pessoa não percebe o quão nocivo é aquilo. E, se alguma equipe, mesmo a McLaren, vier a fechar as portas por falta do dinheiro da indústria etílica, que vá e não volte nunca mais, assim como a vida de quem se foi por culpa dessa praga maldita.

Mataburro
Mataburro
Reply to  R CASAGRANDE
8 anos atrás

Obrigado, nada como o bom e velho moralismo e mania de achar que todo mundo é criança e incapaz de cuidar da própria vida. Você não sabe como isso tem faltado nos dias de hoje!

Arthur
Arthur
Reply to  R CASAGRANDE
8 anos atrás

Nossa, quase chorei! Vou até jogar minha latinha de cerveja no ralo.

Cada um! Acho que seu lugar é no púlpito de alguma igreja evangélica, enganando os fiéis.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  R CASAGRANDE
8 anos atrás

Que corram patrocinados pelas Corporações maconhísticas então… A Canabis Corporation , a Maconhex, a Marijuana Trading…Tá legalizado! Willie Nelson garante a qualidade ISO 9000 ! ( tá bom pra vc e sua pregação?) Pra gente tonta, até com água saborizada, o beócio faz merda.

Fernando
Fernando
Reply to  R CASAGRANDE
8 anos atrás

Amém Bispo.

Igor
Igor
8 anos atrás

Flavio, olha como o Senna via o fato de ter de economizar gasolina e a falta do desafio com o motor Renault na Lotus. O link é do programa Roda Viva em que ele é entrevistado, logo após o término da temporada de 1986. Muito atual o tema discutido, mas ele falava muito mais aberto sobre o tema do que os pilotos de hoje podem, claro. O trecho está entre os minutos 40 e 45.
https://youtu.be/XH3Xu1-cvII

Igor
Igor
Reply to  Igor
8 anos atrás

Ops, minutos 45 a 50. Mas a entrevista toda é ótima :)

José Angelo
José Angelo
8 anos atrás

As palavras “McLaren”, “tem” e “patricinadores” não devem ser usadas na mesma frase, Flavio. hahaha

Allez Alonso!
Allez Alonso!
8 anos atrás

ahhh tá, quando os carros eram mais difíceis de guiar? Na época do difusor soprado? Se tá fácil, por que agora ele agora roda e erra com muito mais frequência? Ou ainda, teve que trocar tantas vezes de chassi em 2014? Fora o ferro monumental aplicado pelo Ricciardo, hahahaha. Isso porque tava fácil, imagina se restringirem ainda mais a aerodinâmica e aí e aumentarem a potência, vai ficar o que? Estou em dúvida agora… :-/
Mas eu concordo que se deveria priorizar mais a pilotagem, falta respeito ao momento principal do espetáculo que é a câmara onboard, e tudo aquilo que envolve os protagonistas do espetáculo, inclusive o rádio das equipes.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Não chora, Vicellez! Com difusor soprado ou abafado, o Herdeiro CONTINUA (pelo sétimo ano seguido) á frente do espanhol falastrão.

Que pilotaço é esse que não consegue ficar à frente de um moleque que erra e roda tanto?

Mataburro
Mataburro
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Você tem alguma fixação pelo postante, certo? basta ele escrever qualquer coisa para seguir um post imbecil seu.

Mataburro
Mataburro
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

São os mesmos carros, inclusive, certo? O sobrenome remete àquilo que o traseiro tá cheio.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Os carros são diferentes porque as escolhas também foram diferentes. Problema de quem escolhe errado.

Você muda o nickname, mas não muda a redação. Está com medo de quê?

Está perdendo a esportividade cedo demais (novembro ainda vai demorar). Não está aguentando a pressão? É só avisar que eu paro e não “colarei” mais comentários aos seus.

O mais duro (nesta temporada) vai ser você assistir os estreantes do ano ficarem à frente do “piloto mais completo do grid”.

Triste fim.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Num falei que a Matrix está à beira de um ataque de nervos!

Daqui a pouco aparece o “Ricardo”!

Chupa Allonzo!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Hahahahahaha, sifu Pinto! Mata-burro te finalizou, né? Kkkkkkk eu mudei o nickname?? Acorda fera! Chupa!

Marcelo R.
Marcelo R.
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Esse cara tem uma tara por vc Allez, nunca vi coisa igual. Sempre o mesmo assunto, parece um dementado !.

Certa vez eu dei um esporro nesse cara, tudo ele vem comentar, aliás tripudiar, o senhor da razão, o sabe tudo. Que guarde a sua (reiterada e enfadonha) opinião pra si e pare de atormentar os outros.

Um conselho, não discuta com um imbecil porque ele vai te levar pro nível dele e vencê-lo por experiência.

Lembre-se, só existem duas coisas infinitas: O universo e a estupidez humana.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Das duas, uma: ou é você ou teu “pau-mandado”, o Sennafredo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Esporro em quem, cara? Se toca! E sei o que todos sabem: o espanhol está descendo a ladeira e as possibilidades de subida são remotas.
Você tem o mesmo vício do Vicellez. Sem argumentos, parte para o xingamento. Deve ser mais um “pau-mandado” ou fanzoca do espanhol, ou ambos.

Copiou a máxima de algum livro?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Valeu Marcelo, realmente você tem razão. Abraço!

labri
labri
8 anos atrás

Eu gostaria muito de saber a diferença de performance entre os aros 13 e 18 pol., incrível como todas as matérias não entram no mérito.

Mataburro
Mataburro
Reply to  labri
8 anos atrás

Aro 18″ vai alongar a relação de marcha. Menos saída, mais velocidade final. Fora isso, não vai mudar nada. Roda grande só serve para alojar disco de freios grandes, se isso não for revisto, vai ficar a mesma coisa.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  labri
8 anos atrás

Olha a Matrix em raro momento de lucidez!

Fernando
Fernando
Reply to  labri
8 anos atrás

Simplificando bastante: Se o conjunto roda/pneu mantiver o diâmetro atual – roda maior e pneu com perfil mais baixo – nada muda na relação de marchas e/ou diferencial. Pneus mais baixos “dobram” menos, tem o ombro/lateral mais duros, exigem mais movimento da suspensão, hoje em dia o pneu alto faz parte deste trabalho. Rodas maiores alojam conjuntos de freios maiores. E mais não sei.

Daniela
Daniela
8 anos atrás

Sobre o Schumacher nem sei mais o que pensar. Minha esperança é que ele realmente melhore e possa ter uma vida relativamente normal ao lado da família. Sobre as declarações do Vettel acho que ele é um dos poucos a peitar a FIA e dizer algumas verdades quando por exemplo disse que o som dos carros era uma merda. Tem muito cordeirinho na F1 !

Marcelo
Marcelo
Reply to  Daniela
8 anos atrás

Parabéns pelo comentário DANIELA, merece ganhar o selo de qualidade.

http://www.agorajafalei.com.br/wp-content/uploads/2011/11/selochucknorris.png

fernando lopes
fernando lopes
8 anos atrás

Essas novas leis e regulamentos pressupõem que somos todos idiotas e que precisamos de um Estado protetor para nos salvaguardar dos males do mundo.