PIQUET & SENNA

pilotoonenelsinho
Pilotoon de Bruno Mantovani

SÃO PAULO (incrível) – O mundo do esporte dá voltas. Ô, se dá… Quis o destino que hoje um Senna tenha ajudado um Piquet a conquistar um título mundial. A Fórmula E encerrou sua temporada com uma rodada dupla em Londres que teve tudo aquilo que o fã do automobilismo gosta. Drama, tensão, chuva, ultrapassagens, alto nível de pilotagem, punições, suspense até o último instante.

E Piquet. E Senna.

Dois que nunca se deram, Nelson pai e Ayrton tio.

Dois que se dão, Piquet filho e Senna sobrinho.

Hoje, Nelsinho era o que tinha menos chances de ser campeão, apesar de liderar nos pontos. Sua classificação, pela manhã, foi um desastre. Não por sua culpa. Os dois últimos grupos pegaram pista molhada. Buemi, que ao lado de Di Grassi brigava com o título também, andou com pista seca.

Resultado: Buemi em sexto no grid, Di Grassi em 11°, Piquet pimpolho em 16°. Nessas condições, num circuito estreitíssimo, era muito difícil conseguir chegar perto o bastante do suíço. O normal seria ver o ex-piloto da Toro Rosso ganhando uma ou duas posições, tentar uma volta mais rápida, que dá dois pontos, e faturar o título — ainda que por pequena margem. Lá de trás, o brasileiro teria enormes dificuldades, talvez, até para pontuar.

[bannergoogle] Mas Nelsinho largou muito bem. Ganhou quatro posições de cara. Um dos que estavam à sua frente era o companheiro de equipe, o que facilitaria as coisas quando fosse necessário. No primeiro stint, Piquet segurou a onda para trocar de carro depois dos outros. Não deu muito certo, nem muito errado. Voltou onde estava, de novo atrás do parceiro, mas a quase 10s dele.

Aí a sorte deu u’a mão. Ou duas.

Primeiro, Buemi rodou quando saiu dos boxes e perdeu a posição que ganhara no início da prova. Foi ultrapassado por Bruno Senna. A matemática entrou em campo.

Depois, um safety-car na 20ª das 29 voltas aproximou todo mundo — batida de Leimer. Isso permitiu que na relargada Nelsinho passasse o parceiro Oliver Turvey e, na balada, ganhasse também a posição de Salvador Durán — esta, sua ultrapassagem mais fácil e importante na corrida. Assumiu o oitavo lugar. Imediatamente à frente, o inimigo Di Grassi. Tentar algo sobre ele estava fora de questão — Lucas mandaria o jovem Piquet para o lago do Battersea Park. Assim, restava torcer para tudo acabar como estava. Com Buemi em sexto, Nelsinho seria campeão por um mísero ponto. “Vai, Bruno!”, deve ter gritado dentro do capacete.

Claro que a e.dams avisou seu narigudo piloto de que a vaca estava indo para o brejo. E ele partiu para cima de Senna alucinadamente, porque era a única chance que tinha de ser campeão. O primeiro-sobrinho foi duro na defesa de sua posição, mas não fez nada de errado. Se não se esforçasse tanto, tiraria o título de Nelsinho. Senna segurou uma barra pesadíssima, porque o helvético tinha mais carro e, claro, motivos mais do que suficientes para passar por cima dele. Mas Bruno ficou firme. E deu a taça a Piquet.

Um Piquet. E um Senna.

Buemi ficou bravo, gesticulou em direção a Bruno, mas estava mais irritado consigo mesmo do que qualquer outra coisa. “Ele se colocou nessa posição quando rodou sozinho e eu o ultrapassei”, disse Bruno. Tinha toda razão. No final, o vencedor Sarrazin foi punido com 30s em seu tempo total de prova por usar mais potência do que o permitido e a vitória ficou com o inglês Sam Bird. Bruno foi o quarto, com Buemi em quinto, Di Grassi em sexto e Nelsinho em sétimo.

Piquet pilotou muito bem durante toda a temporada. Ganhou duas corridas, aprendeu rápido a lidar com carros que eram uma novidade total, soube usar de estratégia, foi agressivo quando precisou, largou quase sempre de forma precisa e decisiva, mereceu amplamente o que conquistou. Foi por um ponto, 143 x 144. Quando seu pai ganhou o Mundial de F-1 pela primeira vez, em 1981, também foi por um ponto, 50 x 49 na disputa com Carlos Reutemann.

Os deuses das corridas capricham, quando querem.

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pdr Rms
Pdr Rms
8 anos atrás

Gostei muito da categoria, valeu muito a pena ter acreditado e acompanhado desde o começo e o final fechou com chave de ouro uma temporada tão emocionante. Contudo, comento abaixo 3 pontos negativos que me incomodaram ao longo da temporada e deveriam ser repensados (2 ficaram muito óbvios na última corrida e poderiam ter estragado o final da temporada):

1 – Repensar locais e melhorar o traçado dos circuitos com mais pontos de ultrapassagem. Criticamos constantemente o traçado dos Tilkodromos ou Monaco ou Hungaroring, mas a maioria dos circuitos da Formula E faziam estes circuitos da F1 parecer Monza ou Spa. Isto ficou ainda mais evidente no ridículo traçado de Londres. Qualquer categoria do automobilismo que vislumbre um mínimo de seriedade não pode correr num traçado daqueles.

2 – O formato da classificação dividida por sessões de pilotos pode trazer grandes injustiças, como aconteceu ontem, pois colocam os pilotos em desigualdade sem que possam fazer alguma coisa para atenuar tal desigualdade. Certamente não da para ter todos os carros fazendo volta classificatória ao mesmo tempo. Talvez a melhor forma de melhorar isso seria realizar várias sessões (até em dias diferentes) que contariam para a formação do grid. Todo o trabalho de uma temporada quase foi definido pela chuva de ontem, sem que Di Grassi ou Piquet pudessem fazer algo a respeito.

3 – O Fan Boost pode ter ajudado na divulgação da categoria, mas a concessão de uma vantagem técnica a 1 ou poucos pilotos deveria estar unicamente atrelada a critérios técnicos.

Ainda assim, o saldo é amplamente positivo.

David
David
8 anos atrás

Adorei a F-E !!!

Muito bom o nível de competitividade, as disputas… F1 tem muito a aprender…

Bruno e Nelsinho deram um show… Di Grassi também… só o Bruno tem que aprender a escolher melhor as equipes, essa Mahindra é ruim demais…

Mario Mesquita
Mario Mesquita
8 anos atrás

Não tinha visto uma corrida da E ainda e gostei.

Não tem ronco de motor, mas tem som de disco voador de desenho animado. Achei simpático.

Valeu pelo título do Nelson Jr. Mas se fosse outro brazuca seria legal tb.

A próxima temporada vou acompanhar, perece mais legal que a atual F1.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Flavio, posso fazer uma crítica construtiva, ou melhor, uma sugestão, para vcs tentarem nas transmissões da F-E?
Quando rolar um trasmissão via radio piloto-boxes, ou algum piloto estiver dando uma entrevista ao vivo, ao ínvés de traduzir “por cima” sobre a fala do entrevistado, enquanto ele responde, aguarde um pouquinho, deixe os telespectadores ouvir toda a entrevista e depois de terminada, entre e traduz o que o entrevistado disse. Assim, conseguimos ouvir a entrevista em inglês e a tradução sem atropelos.
Com o áudio do microfone da entrevista aberto, sem baixar o volume e a sua voz, ou de qualquer outro comentarista, falando por cima, muitas vezes embaralha tudo e não conseguimos entender na integra, nem sua tradução, nem o entrevistado.
Quando falam “todos ao mesmo tempo” não se entende nada “em casa”.
Deixa o entrevistado falar tudo, aí você entra e diz o que o cara falou. Tranquilo. Fica perfeito.
É legal para quem está em casa ouvir as transmissões de rádio e as entrevistas sem interrupção ou encobertas por comentários…(erro que acontece muito na Globo com a F1, sob o comando de Galvão Bueno, Luiz Roberto e a Mariana Becker, um festival de atropelos…)
Espero que minha sugestão seja útil.
Abraço.

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Como fã incondicional do sobrenome Piquet, dou os parabéns ao Nelsinho, fazendo história por ser o primeiro campeão de uma categoria nova, com ótimo nivel dos pilotos no grid e mando um abraço de agradecimento (espero que Nelsinho faça o mesmo) para o Bruno Senna.
Nas últimas 3 voltas, lembrou muito a forma “cascuda” de pilotar que caracterizou o tio campeão. Valeu Bruno! Sensacional.
Ontem Piquet filho e Senna sobrinho HONRARAM OS SOBRENOMES.
Bom, acertei meu prognostico, daria Nelsinho, Buemi em segundo e Di Grassi (paralisado pelo ódio ao Nelsinho) em terceiro.
Existe uma F1 fora da Globo que nos dá alguma alegria não é? É a F-E de Piquet Jr. e Senna sobrinho!!
Só uma um último comentário: se nessa ultima corrida, ao invés de Nelsinho estivesse o Massa para vencer o título, na última volta quebraria uns dois carros á frente do Buemi (ou o que fosse necessário) e o suíço sairia da pista como campeão! hehehehe
Os antis e fãs do DisGrassi podem se rasgar agora!! hahahahaha

Andre Decourt
8 anos atrás

Piquet filhote provou nesses últimos anos que é um piloto extramente versátil, conseguindo andar bem com qualquer coisa que lhe dão. Quem sabe teremos um campeão de Le-Mans no futuro?

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
8 anos atrás

Foi um final de semana bem legal em Londres! O resultado do sábado deixou um baita suspense no ar e depois dos treinos no domingo, pensei que o título ia ficar nas mãos do Buemi. Mas a prova decisiva me surpreendeu. Foi uma decisão histórica. Valeu a pena assistir. Fico na torcida por uma etapa da F-E no Brasil!

Ppaulo
Ppaulo
8 anos atrás

Legal a transmissão
Mas lembro de vc dando uma chamada no Barrichello por falar em “salvar pneus” quando comentava corridas pela globo.
Um dos seus colegas de transmissão queria “salvar baterias” esse fim de semana.
Ajuda o cara, faz favor. Nem precisa ser tão público.

Allan
Allan
Reply to  Ppaulo
8 anos atrás

Haha pensei exatamente a mesma coisa quando o Felipe Motta mandou essa. Mas ele é muito competente, deixa essa passar

Andre
Andre
8 anos atrás

Flavio, não era mais fácil ter um sistema que possibilitasse a troca da bateria, ao invés de trocar de carro?
Digo isso, pois pega mal pro publico, o piloto ter que trocar de carro depois de poucos minutos.
O Tesla Model S vai ter um sistema que troca a bateria em postos especificos, em apenas 90 seg

Fernando Passos
8 anos atrás

Muitos dizem que Nelsinho é um mala, que é arrogante e isso e aquilo.

Só que Nelsinho Piquet e Bruno Senna, são muito mais maduros do que pai e tio foram no passado.

Conseguiram fazer com que as desavenças do pai e do tio no passado não passassem para eles e são, bons amigos hoje em dia, assim como Bruno também é bem amigo de Nicolas Prost.

Não acho que Bruno se desdobrou na briga com Buemi para tentar ajudar o Nelsinho. O fez porque é piloto e homem de brio, querendo brigar por posições, como qualquer piloto.

Nelsinho foi o piloto mais inteligente de todo o campeonato, o que mais evoluiu e que melhor entendeu a parte técnica dos carros, mais um gene puxado do pai, e sagrou-se campeão merecidamente.

Uns dizem que Nelsinho só venceu porque Di Grassi foi eliminado na outra corrida. Oras, regras estão aí para serem cumpridas. E quando Nelsinho tinha tudo para ter um pódio e foi acertado pelo Trulli em uma das primeiras corridas? Então acho que é balela, Nelsinho foi sim o campeão merecido.

Torço também pelo Di Grassi, mas ele não mereceu ser campeão. Ele desenvolveu esses carros, tinha apoio da Audi em sua equipe e, mesmo assim, não conseguiu o título.

Buemi tinha o carro da equipe mais forte da F-E, na minha opinião, e também não levou.

Nelsinho transformou a China Racing em uma equipe bem preparada e seu feedback certamente ajudou o pessoal da equipe a evoluir mais e mais.

É isso. Nelsinho escreveu o nome na história. O primeiro campeão mundial de carros elétricos com a chancela da FIA. Uma categoria que eu tenho certeza que veio para ficar e se estabelecer no topo em um futuro próximo.

Abraços!

Marcos
Marcos
8 anos atrás

A F-E é fácil a mais empolgante categoria de monoposto dos últimos 10 anos, no mínimo.
Um equilíbrio absurdo, pistas desafiantes, pilotos talentosos que se não estão na F1, azar dela que só pensa em dinheiro… Tem tudo pra dar cada vez mais certo. Que tenha vida longa. Assisti quase todos os gps e todos foram pauleira pura.
E parabéns ao Piquet Jr, assiti ao vivo sua primeira vitória na Nascar (Nationwide), assiti boa parte de suas corridas na GP2, Na A1, e sempre entrou pra brigar na frente. O guri é foda.

Sandro Marques
Sandro Marques
8 anos atrás

Confesso que estava torcendo para o Di Grassi, mas como não ficar satisfeito com um título que no fim das contas veio para o Brasil do mesmo jeito? Ainda por cima com a participação inesperada do Bruno Senna no resultado final da disputa.
Parabéns ao Nelsinho, parabéns ao Lucas e a todos os pilotos e integrantes das equipes porque apesar de ser uma categoria estreante eles trabalharam no mais alto nível. Deu gosto de ver as corridas, fazia tempo que eu não acompanhava uma categoria em que tivesse tanta emoção em praticamente todos os finais de corrida. Vida longa a Fórmula E!

Thiago Leal
8 anos atrás

Faltou um detalhe: um Piquet, um Senna e… um domingo de manhã, numa categoria cujas corridas, tradicionalmente, são nos sábados. Bem nostálgico para brasileiros saudosos das corridas dos anos 80 e 90. Triste de quem perdeu, até a patroa assistiu comigo e adorou. Que beleza de nova categoria. Estou ansioso por setembro e a próxima temporada.

Carlos Roberto da Silva Junior
8 anos atrás

Apareceu o intruso Buemi quase atropelando totalmente os brasileiros aos 44 minutos do segundo tempo, mas nos 45 Deus foi brasileiro dando o Título pro Nelsinho que apaga de vez sua passagem pela Máfia da Renault na F-1. Parabéns Nelsinho por ter sido o Primeiro Campeão da Fórmula E! Parabéns Di Grass por ter sido o primeiro vencedor de uma etapa na categoria, além do terceiro lugar no campeonato. Parabéns ao Bruno Senna que não lutou pelo Título, mas ajudou na decisão do campeonato em favor do Nelsinho com um brilhante quinto lugar que acabou sendo quarto na última corrida segurando o feroz Buemi!

Francisley
Francisley
8 anos atrás

Ver esse sobrenome campeão mundial novamente é indescritível! A primeira vitória foi no mesmo local da primeira vitória do pai e no final apenas um ponto de vantagem, como no primeiro título do pai! Fantástico!

JT
JT
Reply to  Francisley
8 anos atrás

Se considerarmos as relações entre as pontuações, o ponto de Piquet filho equivale a um terço do ponto de Piquet pai. Esse título foi apertado ao máximo!

Leo
Leo
8 anos atrás

Muito emocionante esse final de F-E. Nem os melhores roteiristas de cinema imaginariam uma ironia do destino dessas com Piquet e Senna…

Agora é preciso repensar os circuitos de rua utilizados. Esse de Londres ficou excessivamente estreito.

Eltontoptec
Eltontoptec
8 anos atrás

Legal demais esse campeonato. Eu comecei a acompanhar o mundial bem tarde, foi na etapa dos EUA que pude ver pela primeira vez uma corrida toda, que o Piquet venceu, inclusive usando a bandeira do casco do Velho. Ví também a corrida de Moscow que o mesmo Piquet faturou e por fim essas duas do parque inglês.

Parece ser inevitável que a categoria cresça, e muito, pois existe um magnetismo muito forte no produto, principalmente depois do desfecho eletrizante® desse primeiro campeonato. Eu espero que ela não se torne um monstro incontrolável e insaciável como se tornou a F1. Seria um pecado.

Vida longa ao Piquet!

André W
André W
8 anos atrás

Vi a corrida e me diverti muito, principalmente com a rodada do Buemi e o título do Júnior. Só vi trechos ao longo do ano, gostaria de ter aproveitado mais a rixa entre o Di Grassi e o Piquetinho. Tinha dois ou três trocadilhos sobre as 10.000 pilhas chinesas do carro campeão e os motores de autorama, mas deixo pra outro dia.

Sandro
Sandro
8 anos atrás

O Buemi sentiu na pele o que o Alonso passou nas Yas Marina com o Petrov. Na época com o espanhol também gesticulando no final da prova. Faz parte em circuitos de rua. Parabéns ao Nelsinho. Sempre duvidei da sua capacidade por ter corrido sempre em equipes montadas pelo pai e ter ido mal na F1, mas tá mais do que provado que ele tem talento. Torço pelo Bruno, mas acho que ele faz umas escolhas de equipe muito mal.

fabiogp5
fabiogp5
8 anos atrás

E não nos esqueçamos, mais um Senna na vida do Prost. Isso mesmo, o Bruno ao lutar bravamente por sua posição impediu que Alan Prost e seu piloto Sebastian Buemi, comemorassem o tão desejado título da F.e. Três sobrenomes de peso, Senna, Prost e Piquet nesta grande disputa muito legal de se ver. A categoria é realmente um Show…

Geraldo Flávio Chaves
Geraldo Flávio Chaves
8 anos atrás

É muito bom voltar a ver um Piquet Campeão Mundial novamente!!!
Parabéns Nelsinho!!!

Vitor
Vitor
8 anos atrás

Nelsinho mereceu o título,foi corajoso,regular,eficiente,e maduro em lidar com os problemas.Com frieza e estratégia,ganhou a F-E,tirando um título quase certo pro Buemi.Reescreveu sua história com brilho e muita garra.Parabéns,Piquet! Deu gosto de te ver vencer.

Cleverson
Cleverson
8 anos atrás

Nélson [Angelo] Piquet… do Brasil.

Andrei
Andrei
8 anos atrás

O Di Grassi também foi fundamental para a conquista do Nelsinho quando na prova de ontem quase ao final roubou a volta mais rápida da corrida do Buemi. Com esses 2 pontos a mais o campeão seria o suíço.

Renato
Renato
Reply to  Andrei
8 anos atrás

Quem fez a melhor volta foi o inglês companheiro do piquet ok?

ju
ju
8 anos atrás

que grande corrida. emoção até o fim e pra melhorar ainda mais, a conquista de um ótimo piloto filho de um dos maiores da história!! parabéns Piquets e pra você também FG. ótima transmissão. belo campeonato. e LULA 2018!!!

Jucostajunior
Jucostajunior
Reply to  ju
8 anos atrás

fake!!!

Ed Kaefer
8 anos atrás

por vias tortas, o Jr. seguiu a trilha de pioneirismo do pai. Os Deuses do Automobilismo capricharam bonito, desta vez….

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
8 anos atrás

O Bruno não tinha motivos para devolver a posição perdida pelo Buemi e se queimar como um piloto que entra em uma competição e não compete e ainda age deliberadamente para interferir no resultado.
Correu como um piloto deve correr. Isto é, honestamente.
Nelsinho foi campeão porque foi melhor em tudo e correu com o carro dentro do regulamento a temporada inteira.
Abs.

Boca
Boca
8 anos atrás

Show de corrida!

Faltou só dizer que os dois, um Piquet ajudado por um Senna, pra ganhar de um Prost (nesse caso não o filho, mas o pai mesmo, chefe da equipe do Buemi)

Carlone Papa
Carlone Papa
8 anos atrás

Mas que belo texto, rapaz!!
Colocando no clima, de dentro e de fora da pista. Mandou muito..
Quanto à corrida, realmente os Deuses das corridas deram um presente para os que gostam.
Acabei de ler o texto pra minha mãe. 82 anos. Achou espetacular os Sennas e Piquets se reencontrando em outros momentos e com outros pontos de vista. Adorou. Até ela. Valeu.

125ecia
8 anos atrás

O Piquet deve estar exultante, Parabéns Nelsinho você merece. Que o título traga mais incentivo e sucesso na próxima temporada. Em tempo – O Bruno deu um bom exemplo de competitividade .

Muchacho
Muchacho
8 anos atrás

Bela transmissão da Fox, o mais fantástico na prova foi o próprio Nelsinho assistir de camarote (e com o cu na mão) o Seninha bater a porta no nariz do Buemi na última curva…..sensacional…..só me lembro desse tipo de emoção na F1 dos anos 80. Além disso espero que a Fox tenha arrebentado a boca, pq depender das Org.Globo é sempre uma merda……pois durante a transmissão da Estoque comentaram sobre vários resultados no final de semana (incluindo a vitória do Pedro Piquet na F3) e nenhuma menção sobre a F-E e o grande título do Nelsinho.

Amaral
Amaral
Reply to  Muchacho
8 anos atrás

Infelizmente a líder de audiência não falou em nenhum momento do ano uma linha sequer sobre a F-E. É como se a categoria simplesmente não existisse, e q não tivesse três brasileiros correndo, e de forma competitiva, com dois disputando o título na última corrida. Assim como eles não falam nada da F-Indy, por exemplo. Nós é q temos q correr atrás das informações, o que vale muito a pena.

Chulipa
Chulipa
8 anos atrás

O Nelsinho lavou a alma hoje, e mostrou que um erro pode ser superado, e foi, com muito orgulho e muito talento que tem ali dentro. Torci muito por ele hoje, como ha tempos nao torcia por um brasileiro em competicoes de carros. O mais legal foi que, o Bruno nao sabia (segundo ele proprio) que o Boemi precisava da posição dele, ou seja, corridas sao corridas. Vamos esperar pela segunda temporada que ja começa em outubro, torcendo para que seja tao boa ou melhor que esta.

André Longhini
André Longhini
8 anos atrás

Péssima categoria, com um péssimo campeão.
Corridas que parecem um autorama e circuitos que parecem ter sido projetos pela filha mais nova de Herman Tilke.

Luis felipe
Luis felipe
8 anos atrás

Essa Formula tinha muito para dar errado.. Carros eletricos , pilotos refugos da Formula 1 e andando economizando bateria, circuitos questionaveis , mas deu certo.. Temporada que vem booomba! E Jaja vc chega lá Flavio rsrs.. Na Rede Globo plim plim!!

Leonardo
Leonardo
8 anos atrás

Nossa! Que corrida, que pista insana! Fiquei tenso pra caramba nas ultimas voltas. A briga de Senna/Buemi foi linda. Me lembrou o Senna (tio) segurando Mansel em Mônaco. No fim eu estava sem folego.

Mal posso esperar pelo campeonato de 2016. A F1 tem muito a aprender com a FE.

Macario
Macario
8 anos atrás

Nelsinho sempre foi consistente em sua carreira. Mesmo na F-1, costumava ficar a três décimos de Alonso, diferença mais do que aceitável entre um bicampeão dono da equipe e um novato. Sua saída precipitada não permitiu desenvolver seu potencial. Esse título é muito importante pelo simbolismo e pela qualidade dos adversários. Provavelmente será a maior conquista de piloto brasileiro neste ano.

Leon Neto
Leon Neto
8 anos atrás

Quando chove não dá curto-circuito nos carros?

Emerson
Emerson
8 anos atrás

Campeonato sensacional, final épico. Muito melhor que a F1. Fazia tempo que não via uma corrida de tirar o fôlego como essa. Demais mesmo essa tal F-e.

Rafael Braga
Rafael Braga
8 anos atrás

PARABÉNS NELSINHO PIQUET, DEPOIS DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS VOCÊ ACREDITOU ATÉ O FIM!!!!!! FEZ UMA CORRIDAÇA, CORRIDA DE CAMPEÃO!!!!!!!!!

COM O CARRO INFERIOR CONSEGUIU GANHAR UM CAMPEONATO, QUE ME LEMBROU O 1º CAMPEONATO DO SEU PAI NA F1 EM 1981!!!!

Serginho
Serginho
8 anos atrás

Acabei de ver o replay da corrida. E que corrida! Bom demais ver a briga do Buemi com Senna. Desconfio que se fosse na F1, teriam mandado os dois pra Sibéria como punição por… correr.

Pablo
Pablo
8 anos atrás

Independente de piloto (Se foi Piquet, foi Senna, se foi Di Grassi), nós brasileiros estávamos necessitados de um titulo de um piloto brasileiro, aquela corrida de 2008 em Interlagos estava engasgada. Foi uma corrida bem legal mesmo! A F-E chegou para ficar e com muita emoção!

J
J
8 anos atrás

Essa foi a primeira corrida da Fórmula-E a que assisti, e achei muito legal (apesar da pista). Gostei, é bem capaz que eu acompanhe a próxima temporada do começo. Entendendo melhor o que estava acontecendo, deverá ser mais legal ainda…

E para o povo que fica com mimimi por causa do barulho (ou, mais precisamente, falte de) dos F-1, está aí a resposta: não precisamos de barulho, precisamos de corridas boas. Com ou sem barulho, velocidades altíssimas ou nem tanto, o que importa é a briga na pista.

perna quebrada
perna quebrada
8 anos atrás

Corridassa! Até o último segundo não sabíamos quem seria o campeão.

Parabéns ao Nelsinho!

Virou uma página na Vida.

Andersom Calder
Andersom Calder
8 anos atrás

Não era nascido na época, mas acho que na f1 nenhum dos dois entregariam uma posição para prejudicar o outro. Se “odiavam” , falavam mal um do outro…mas no fundo se respeitavam do jeito deles, mas se respeitavam.

Sérgio Santana
Sérgio Santana
8 anos atrás
Vanderelei
8 anos atrás

Flavio tinha um Prost tambem, alem de um Senna e um Piquet, e claro que ele nao interferiu no resultado final do campeonato, mas num jogo de equipe ate poderia ter feito aqlguma coisa, pois ficou atraz do Nelsinho por algumas voltas e poderia ter forcado uma ultrapassagem colando em risco o Nelsinho, e isso ajudaria seu companheiro a ser campeao.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Di Grassi perdeu o campeonato com sua desclassificação na última corrida que ganhou mas não levou.

Não dá para entender como sua equipe cometeu uma transgressão tão infantil e desnecessária já que ele estava na frente no campeonato.

Mais ou menos como o pênalti desnecessário do Thiago Silva (esse tem que ser banido da selecinha).

Burremi pode até alegar que perdeu esse campeonato no fato pontual da rodada. Mas não pode negar que foi beneficiado na classificação.

A FE não pode cometer o absurdo de decidir o campeonato escalando a ordem dos pilotos irem para a pista no treino. Absurdo.

Os líderes deveriam ir para a pista juntos! Simples assim. Os 5 primeiros entram juntos na pista. Seja no sol, chuva, sombra ou água fresca. Todos deveriam ter a mesma chance de ganhar ou perder.

Sorte que no fim o Campeão foi justo.

victor nogueira
victor nogueira
8 anos atrás

isso é so mais uma prova, que o problema da formula 1 não é a falta de velocidade nem a tecnologia.

Jayme Pires
Jayme Pires
8 anos atrás

A história foi escrita para a categoria. Um brasileiro venceu a primeira corrida e outro foi campeão da primeira temporada!

Paulo Neves
Paulo Neves
8 anos atrás

Flávio,

Gostei muito da FormulaE. Teve disputas muito boas durante toda a temporada. Muitos nomes conhecidos e o principal para mim, mostraram que é possível criar uma categoria totalmente nova e ter sucesso (mesmo sem o barulho do motor dos carros).
Na minha opinião o sucesso se deveu ao grande empenho de todo mundo e à criatividade. Se copiassem outras fórmulas, provavelmente não teria sucesso.
Adorei o fanboost, aproxima o público da corrida.

Eu acredito que um fanboost na F1 seria um sucesso também.

Torci por Di Grassi e por Nelsinho. Fico chateado com a briga dos dois, mas faz parte do esporte. Gostei da atitude do Bruno Senna.

Parabéns Nelsinho.
Parabéns FormulaE