ENTREVISTA COM O BLOGUEIRO (15)

SÃO PAULO (calma que tem pra todo mundo) – Achei que ia matar em 18 dias, uma sessão de perguntas e respostas por dia, mas que nada… Bom seria se eu só tivesse o blog para me ocupar!

[bannergoogle] Bem, vamos em frente. Lembrando que perguntas são publicadas sem edição nesta coletiva com o blogueiro. E que quem não perguntou, azar… Pode ser que haja um segundo turno, mas nem dá para pensar em algo parecido antes de acabar de responder as 18 páginas de questões propostas por vocês.
Na contagem regressiva, hoje seguem as perguntas da página 15. Divirtam-se e comentem loucamente. Não é todo dia que estou de bom-humor.

Douglas – Já que abristes o precedente, farei uma solicitação, não uma pergunta… voce tem diversos antigos, de extremo bom gosto, faça um post com eles, suas fotos, dados e, caso algum deles tenha uma história interessante (como no caso da recompra do Twingo goiabinha, por exemplo), conte-nos.
RESPOSTA – Dá muito trabalho. Não tenho carros para exibi-los, e sim porque gosto deles. De vez em quando, e isso já aconteceu bastante, menciono um ou outro por razões bem específicas – foi o caso do Twingo. E se você procurar bem, creio que já fotografei todos meus carros e, em algum momento, eles apareceram aqui, ou no Twitter, ou no Instagram. Fazer um post com todos eles não é algo relevante. Talvez quando meu museu particular estiver pronto. Aí cobro ingresso. Bem caro.

vampiro1002
Parece o Twingo, então vai esse mesmo

Bruno Abila – Que carro, nacional, zero km, você levaria pra casa?
RESPOSTA – Um Up!, porque se parece com o Twingo.

Adriano Silva – Sendo você há tanto tempo envolvido no automobilismo do país não só como jornalista mas também como piloto, crítico, colecionador, promotor de eventos, etc., já cogitou envolver-se mais diretamente nas instituições reguladoras do esporte, tipo, ser dirigente de confederação ou algo assim? Acredita que conseguiria contribuir mais para mudar a realidade deste esporte?
RESPOSTA – Nunca. É algo que não me atrai em absolutamente nada. Teria de bater de frente com muita gente e de conviver com pessoas por quem não nutro nenhuma admiração. Só aceitaria um cargo assim se tivesse poderes imperiais e pudesse despachar algumas pessoas para um navio no meio do Atlântico. Melhor, do Pacífico.

Homar – FG, beleza!!! Cara muito doido essa sua posição. Confesso que sempre pensei nisso em relação a você e a outras “figuras” interessantes no meio esportivo(apenas). Chegou o momento e não sei o que perguntar :-) Mas vamos lá. Teve alguma ultrapassagem que você fez que lembrou aquela do Piquet no Senna na Hungria….ou seja, passou, e ainda mandou aquele beijo. Ou foi algum susto de batida em que você escapou por pouco. Qual a sua melhor lembrança das suas corridas?
RESPOSTA – Digamos que nunca corri com carros que me desses enormes condições de fazer ultrapassagens inesquecíveis. Mesmo assim, fiz algumas legais. Com o Meianov, por exemplo, jantei o Trovão Azul uma vez no S do Senna. É um Passat, e o piloto é bom, o Rogério Tranjan. Então, foi um daqueles risquinhos no capacete que a gente não esquece. E fiz algumas largadas divertidas, também com o Lada, como esta aqui. Em 2008, com o Corcel Pac-Man em Londrina, passei dois como o Hakkinen em Spa. Mas não encontro o vídeo. Nestes anos todos de corrida de clássicos, guardo com muito carinho os primeiros farnéis em Interlagos, em 2006, quando a blogaiada começou a se conhecer pessoalmente, muitos deles voltando a frequentar o autódromo depois de anos – façanha que devemos ao velho e querido #96. Pode-se dizer que aquele DKW detonou um movimento interessante de trazer de volta a Interlagos pessoas que andavam afastadas das corridas. E a partir dos encontros que começaram a acontecer nasceram amizades e empreendimentos que persistem até hoje. Aquele carrinho, do jeito dele, foi muito importante. E o dia em que disputei a última corrida com ele foi muito emocionante.

junho2006
Salvo engano, a foto é do primeiro farnel, em junho de 2006; mas falta o Veloz HP

Sergio Ricardo – Já me emocionei em vários de seus textos devido a ter quase a sua idade e por ter observado a vida de maneira parecida com a sua minha paixão por DKW nasceu com uma Universal 57 primeiro carro do meu pai e por aí vão outras paixões. O texto após a vitória do Lula em 2002 para mim é emblemático e me representa demais e hoje com você vê a escalada de ódio e a nação coxinha que não enxerga nada e com a qual convivemos diariamente??
RESPOSTA – Nunca vivi momento político tão triste. Sempre houve um ódio latente a qualquer governo ou político de orientação de esquerda entre a elite e a classe média brasileiras. São pessoas que não se conformam com a perda de privilégios e com a ascensão daqueles que até dez anos atrás nada mais eram do que serviçais condenados à miséria. As redes sociais deram voz a todo mundo. Inclusive a esses que se escondem atrás de teclados e que dizem/escrevem coisas que não teriam coragem de assumir numa conversa olho no olho. O que é bom, porque a partir delas conseguimos definir e conhecer melhor as pessoas e aquilos que elas pensam – pensamentos que não conheceríamos se não fosse essa possibilidade de se manifestar em público pelas redes sociais. Tenho me decepcionado com muita gente. O pensamento conservador, reacionário, de indignação seletiva, de ódio, de preconceito, de homofobia, racismo e intolerância parece ter aflorado. Mas pode ser que sempre tenha sido assim. O que só me leva a concluir que o brasileiro de classe média – que no fim das contas é com quem convivo na maior parte do tempo – não tem o mais remoto senso de nação, não se preocupa com os outros, é individualista ao extremo, é violento, hostil, agressivo, virulento. Aquele belo lugar do texto de 2002 simplesmente não existe e não sei se existirá.

Alessandro – Primeiramente muito bacana esta abertura que você está dando ao seu público. Acompanho sempre seus comentários, principalmente sobre automobilismo e é claro que fica evidente suas preferências. Minha maior dúvida e o que sempre me pergunto é o motivo de você defender o PT e o Lula, mesmo debaixo desta enorme avalanche de escandalos de corrupção. Antes de tudo deixo claro que não sou da oposição ou defendo outro partido qualquer. Sou apenas um cidadão que se sente muito mal frente a tudo que está acontecendo com o país. E, como acompanho sempre suas noticias e comentários automobilisticos, e me identifico com eles, fica sempre esta interrogação sobre a sua real percepção de tudo que está ocorrendo no Brasil e com o PT.
RESPOSTA – Por que é que hoje se estranha tanto alguém defender o Lula e o PT? Qual é o grande crime que ele cometeu? Tirar 40 milhões da linha de pobreza absoluta? Tentar redistribuir renda? Fazer um governo para os pobres? O PT e Lula cometeram vários erros, mas o ódio que a direita nutre a ele e ao partido tem mais a ver com seus acertos do que com seus erros. Algum governo antes do PT investigou corrupção como agora? Em qual governo empreiteiros e funcionários corruptos foram presos como agora, em que pese a sanha midiática do juiz Moro? Quem conduz as investigações? A PF, que responde ao Ministério da Justiça. Ao governo, em última análise. Quando uma Polícia Federal teve tanta autonomia na história do Brasil? Qual governo de qual partido permitiu, calado, que seus integrantes fossem investigados, processados e condenados como o atual? Quem paga propina? É o PT? Ou é a elite que sempre fez isso desde sempre? Por que ocorrem escândalos? Porque essa mesma elite – empresarial, política, industrial, midiática – nunca conseguiu fazer um negócio honesto na puta da vida sem comprar alguém. Isso não começou em 2003, com o PT. Procure saber como se formaram as grandes fortunas e as grandes corporações nos últimos 100 anos. Claro que o PT comete erros terríveis. O maior deles é ter tido medo de romper com as estruturas de poder do país para governar. Medo de um golpe, medo da reação. O que aconteceu é que os poderosos de sempre, num primeiro momento, passaram a estudar o novo terreno no qual se moveriam e ficaram em prudente silêncio. Depois de algum tempo, encontraram condições favoráveis para fazer o que sempre fizeram, e partiram de novo para cima da carniça sem a menor vergonha. Do outro lado, encontraram um governo formado por alianças estúpidas que cedo ou tarde sucumbiria à sua sanha. A estratégia de fragilizar o atual governo é claríssima, e como o governo optou por ser fraco, tantas são essas alianças com partidos que não têm o menor projeto de país, está dando certo. Ainda assim, a alternativa é o PSDB. Aécio, seu expoente. O cara que mandou fazer um aeroporto na fazenda do titio. E isso, incrível, parece não escandalizar ninguém. Já o Lula ter um apartamento no Guarujá, comprado de uma cooperativa de bancários, não pode. Porque pobre tem de ficar no seu lugar, um operário não pode ter apartamento no Guarujá, onde já se viu?

Nenê – Vai ser o post mais comentado da história do blog, certeza! Eu tenho mais de uma, e uma admiração enorme pelo cidadão Flavio Gomes. Vamos tentar resumir então: Acredito ser essa a maior fonte de atritos em seu blog e no twitter (especialmente): Onde vc acha que termina a figura pública e começa o cidadão Flavio Gomes? Até onde eu, que entro aqui diariamente, te encontrei em Interlagos e no Blue Cloud, podemos ir em termos de intimidade? É possível sentar numa mesa e tomar umas, por exemplo?
RESPOSTA – Não, não será o mais comentado. Não sou tão popular assim. Eu sou em público exatamente o que sou na vida privada. Defendo o que penso e não escondo minhas ideias, minhas opiniões e convicções. Agora, é claro que o fato de me ler, ouvir, ver na TV não faz de ninguém, por mais assíduo que seja, meu amigo íntimo. No máximo, alguém que me conhece bem porque, como disse, sou muito claro naquilo que penso. Pode ser que você me conheça melhor do que ao seu melhor amigo, já que me lê todo dia. O que não faz de você meu melhor amigo, evidente, porque não te conheço – pode ser que conheça, mas não identifiquei pelo nick. Intimidade não é algo que se compra no supermercado. Nem que se determine unilateralmente. Ninguém precisa ter medo de mim, de me abordar, de conversar, de me convidar para um café. O máximo que pode acontecer é eu recusar o café.

Rui P. Piva – Boa Flavio!
RESPOSTA – O cabra tem a maior chance do mundo de perguntar algo e desperdiça! Mas entendi a mensagem, Rui, obrigado.

vampiro1004Alexandre Giesbrecht – Você teve uma passagem fugaz pela Placar (explicada num texto anterior). Assim como você, foi minha leitura de infância e adolescência — apesar de eu ser pouco mais de uma década mais novo, as da sua infância também fizeram parte da minha, pois havia muitos exemplares antigos em casa. Não sei se você ainda lê a revista, até acredito que não. Independentemente de ler ou não, como seria a sua Placar nos dias de hoje, se você fosse nomeado ditador vitalício da revista. (No fim das contas, esta pergunta é sobre a sua visão do jornalismo impresso nos dias de hoje.)
RESPOSTA – Não, não leio mais e faz bastante tempo. Falando hipoteticamente, pensando numa revista de futebol, e não especificamente em “Placar”, que já não existe mais da maneira como era nos anos 70 e 80, eu faria algo baseado em grandes histórias. Reportagem pura, bons textos, sofisticação gráfica. Mas não faria essa revista hoje, teria feito há 20 anos. Não vejo futuro para revistas, infelizmente. A não ser para nichos muito específicos. Ainda assim, não consigo vislumbrar nada num impresso que não possa ser substituído pelas mídias digitais. São mais baratas, não demandam papel, tinta, impressão, máquinas gigantescas, encalhe, custos de distribuição. A mídia impressa hoje é quase inviável economicamente, embora eu ainda leia jornal de papel todo dia. E livros. Livro é algo que considero insubstituível.

Felipe Toniato – Flavio, queria te enviar umas fotos de carros que tirei atraves desse mundao a fora, qual o seu email?
RESPOSTA – Coloque na internet e me mande o link. É mais fácil.

Ozzmair – FG , bom dia!!! Existe alguma chance de rolar um programa especial na FOX em que você entrevistaria Nelson Piquet?
RESPOSTA – Temos projetos de programas de automobilismo no Fox Sports e é claro que uma vez existindo um programa uma entrevista com Piquet é sempre uma possibilidade.

Gus – Por quê você gosta dos carros do Leste Europeu? É por causa da ideologia socialista que (a mim parece) deixa claro nas tuas posições, ou por quê os carros em si te cativam em algum ponto em especial? Existem tantos carros “puros” (sem frescura) no Ocidente, mas tua predileção pelas máquinas russas é oriunda apenas da admiração pela máquina em si?
RESPOSTA – Creio que já respondi isso. E não gosto só de carros do Leste Europeu, tenho vários ocidentais, também. A maioria, inclusive. Gosto muito dos nacionais. Os importados, salvo exceções muito pontuais, me interessam menos.

Marco Paulo – Parabéns Flavio pela iniciativa. Atitude muito simples, aberta e corajosa de alguém que se sente perto de seu publico para dar esta abertura com relação a todos os aspectos de sua vida. Isto só demonstra transparência para com os seus leitores e que não tem “nenhum rabo preso” que gostaria de esconder ao contrario do que ocorre nos dias de hoje
RESPOSTA – Obrigado.

vampiro1003Daniel Pereira – Na sua opiniao, qual o piloto mais malandro/dick vigarista/pilantra da historia?
RESPOSTA – Detesto essa alcunha de “Dick Vigarista”, porque ela colou em Schumacher numa época em que seus “haters”, inconformados com a queda das marcas de Senna, se esforçavam para desqualificar suas conquistas. Acho meio babaca, coisa de “pacheco” que não entende nada de corridas, ou de esporte. Não consigo lembrar de nenhum tão desleal assim. Mas lembro de ter ficado com muita raiva de Mansell naquele GP de Portugal de 1989, quando ele bateu em Senna quando já estava desclassificado. Mas acho que foi mais coisa de retardado do que de mau caráter.

Otavio – Flavio, para ser direto e reto. Qual o motivo de tanta adoração por comunismo/Países comunistas? Você acha mesmo que o sistema capitalista não funciona? Me espanto pois com isso pois você trabalha com Imprensa, logo ela precisa de liberdade para existir. Você trabalha com imprensa automobilística que precisa de patrocinios. Para mim é muito estranho isso. Pronto, só.
RESPOSTA – E você acha que o sistema capitalista funciona? Dê uma volta pelo centro de São Paulo, veja a pobreza, os moradores de rua, os desamparados, os que nunca tiveram e nunca terão chance alguma na vida. Dê um pulo nas favelas. Ou nas periferias de grandes cidades da Europa. Vá visitar alguns países africanos. Procure dados sobre a miséria e a fome no mundo. Viaje pela América latina. Não há milagre num sistema regido pelo capital. Existe uma quantidade X de riqueza no mundo, lastreada por metais preciosos, divisas em moedas fortes, mercado financeiro. Para que poucos tenham muito, é preciso que muitos tenham pouquíssimo, quase nada. Não queira me convencer que do ponto de vista humanitário esse é um sistema que funciona. Seus outros argumentos são pueris. “Ah, ele é comunista e gosta de carro de corrida. Ah, ele é comunista e precisa de dinheiro. Ah, ele é comunista e quer liberdade para ser jornalista”. Papo antigo e frágil. Nenhum regime comunista, em suas bases teóricas, prevê falta de liberdade como política de Estado. Nenhum regime comunista determina que as pessoas não podem ter ambições pessoais, apenas proclama o direito de todos terem acesso às mesmas coisas. Se você acha que abominar – e combater, com as armas que tenho, e no caso são as palavras – a desigualdade e lutar por um mundo mais justo é ser comunista, OK, sou comunista. Mas vá estudar um pouco antes de expor esse pensamento reducionista.

Paulo Z – Quais são os carros que você possui?
RESPOSTA – Já respondi isso, creio.

Marcos Milani – Como funciona a consciência de quem pactua com ideologias totalitárias e, portanto, despreza por completo o sistema democrático clássico? Considerando que você defende regimes nos quais ditadores viviam em palácios controlando “com mão de ferro” o povo.
RESPOSTA – Uia, um liberal. Minha consciência funciona muito bem, e a sua? Por que não deveria… “funcionar”? Mas respondo com outras perguntas. Como é que você pactua com o sistema democrático clássico que produz um país que se acha no direito de impor sua maneira de pensar – e de agir – a nações mais frágeis militarmente? Como é que você pactua com o sistema democrático clássico que apoia ditaduras sangrentas em nome do Deus Mercado e de vantagens financeiras e hegemonia geopolítica? Eu apenas defendo o direito que todo povo tem de escolher seu próprio caminho, sem interferências externas. Você nunca leu uma única linha minha defendendo ditadores que vivem em palácios à custa da miséria e da desgraça de seu povo. Tampouco defendendo democratas clássicos que fazem o mesmo. O que você acha que significa a previsão de que 1% da população mundial, no ano que vem, passará a possuir 50% de toda a riqueza dos 99% restantes? Em qual cenário isso se dá? Num mundo de países comunistas e totalitários? Ou no mundão do sistema democrático clássico? O poder exercido pelo capital é terrivelmente mais cruel e perverso do que aquele exercido por qualquer ditador. Ditadores morrem. Ou são derrubados pelo povo, quando o povo quer. O capital é invisível.

Carlos Cortes – Flavio, você não acha incoerente, defender a esquerda, o comunismo, modelos comunistas, como o cubano, os do leste europeu (não estamos aqui discutindo democracia ou ditadura) e curtir todas as benesses do capitalismo, podendo por exemplo colecionar veículos clássicos graças ao poder do capital?
RESPOSTA – Meu amigo, eu coleciono carros graças ao poder do meu trabalho. Se ele gera capital, e posso trocar esse capital por carros antigos, ótimo. Se não desse, ótimo do mesmo jeito. Esses silogismos baratos soam ridículos. “Flavio defende a esquerda. A esquerda defende os pobres. Flavio tem de ser pobre”. Ou: “Flavio combate os ricos. Os ricos têm dinheiro. Flavio não pode usar dinheiro”. Vocês poderiam se poupar de tanta infantilidade. Eu viveria muito melhor num país menos desigual sem ter coleção nenhuma de carros. Eu viveria muito melhor num apartamento menor num país em que o cara que dorme na rua pudesse ter um apartamento igual ao meu. Colecionar carros é apenas um gosto. Gasto meu dinheiro com o que quiser, pois ele é ganho com honestidade e trabalho. Não sou obrigado a viver num monastério, nem a fazer voto de pobreza, porque desejo que meu país seja menos desigual. Faço minha parte exercendo minha cidadania e não fechando os olhos para a iniquidade, ainda que isso não resolva os problemas do mundo. Mas já é mais do que faz muita gente. No mais, visite os países do Leste Europeu e veja se você vai encontrar a desigualdade que encontra nos países ocidentais tutelados pelas grandes potências. Não se esqueça que os regimes comunistas caíram há pouco mais de 20 anos. Veja que tipo de sociedade esses regimes construíram. Eu preferiria mil vezes viver hoje, em 2015, num país como a Alemanha Oriental do que num país como o Brasil.

Khaled – FG, já fizestes troca-troca (trocatroca, trocattroca??)?? kkkkkkkkk
RESPOSTA – Não, mas fique à vontade para relatar suas experiências.

vampiro1001
A Ligier de 1976 com Laffite

Fernando R. Pereira – Se você pudesse pilotar um carro de F-1 de qualquer época, por uma volta em Interlagos, qual carro escolheria e por quê?
RESPOSTA – A Williams de 1993, com tudo que tivesse direito: controle de tração, suspensão ativa, câmbio automático, freio ABS… Para não fazer nenhuma cagada. Mas pensando apenas de uma forma mais lúdica, eu adoraria dar uma volta na Ligier do Laffite, um dos carros mais lindos da história, normalmente pouco lembrado.

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bonilha
8 anos atrás

Estou lendo aos poucos e com calma, aí, do nada, me deparo com uma foto de 2006, magríssimo, quando saía do Guarujá para ver as corridas da Classic e ouvir, especialmente ouvir, essa turma da foto.

Puta saudade!

Rodrigo Streithorst
Rodrigo Streithorst
8 anos atrás

Flávio,

Sou leitor diário do seu blog, gosto do seu humor ácido e do seu conhecimento técnico. Hoje certamente é o melhor blog automobilistico do Brasil, mas desculpe, chega a doer os meus olhos quando leio isso aqui: “Eu viveria muito melhor num país menos desigual sem ter coleção nenhuma de carros. Eu viveria muito melhor num apartamento menor num país em que o cara que dorme na rua pudesse ter um apartamento igual ao meu. Colecionar carros é apenas um gosto. Gasto meu dinheiro com o que quiser, pois ele é ganho com honestidade e trabalho.” Então você defende a igualdade de condições, mas quando se trata do seu dinheiro você faz o que quiser. Você prefere manter dezenas de carros guardados para seu deleite pessoal enquanto tem gente precisando de ajuda agora, hoje. Só porque o país não é comunista/socialista você não partilha o capital? Sim, estou falando do seu dinheiro, porque é você quem diz pensar assim. Não atua conforme suas convicções? Porque não vende esses carros e ajuda quem precisa? Até onde tudo isso que você fala é realidade? É fácil fazer socialismo com o capital dos outros. O que você acha que uma criança pensaria ao saber que ela não tem um prato de comida hoje mas você mantém seus carros lustrados parados na garagem? Pra mim, tudo isso me cheira a muita hipocrisia!

Ricardo Soares
Ricardo Soares
8 anos atrás

kkkkk…me “deliciando” com as respostas, Flávio. Principalmente em relação às perguntas sobre política. Quantas “barbaridades” e quanta paciência sua. Parabéns, pela iniciativa, pelas respostas, pela paciência…e pela franqueza. Abraços.

marcelo
marcelo
8 anos atrás

“Já o Lula ter um apartamento no Guarujá, comprado de uma cooperativa de bancários, não pode. Porque pobre tem de ficar no seu lugar, um operário não pode ter apartamento no Guarujá, onde já se viu..” verdade onde já se viu.. a BANCOOP presidida pelo tesoureiro que hoje está preso faliu, deixando mais de 3.500 famílias a ver návios e o tal prédio do Guarujá que tem a cobertura avaliada em milhões foi finalizado pela OAS (empreiteira boazinha) e não pela cooperativa, e as demais famílias que esperam a mais de 10 anos sua casa própria? cade? eles também não tem direito?

Irinaldo Barros
Irinaldo Barros
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Aliás, informações não corretas, pois os Cooperados EM ASSEMBLÉIA (acho que não sabe o que é isso) VOTARAM pela OAS.

marcelo
marcelo
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

kk adoro… é a velha história do pombo.. e Irinaldo só para constar.. sei sim aliás estou esperando a OAS entregar os demais aptos. já que ela foi escolhida em “ASSEMBLÉIA” rsrsrs

Betocam
Betocam
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Talvez se soubessem quem era a OAS na época, não a teriam escolhido.

Irinaldo Barros
Irinaldo Barros
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

“Se” sabe o que é “ASSEMBLÉIA”, então sabe que foi votado. “SE” sabe como funciona o Sistema de Cooperativa, então sabe que os cooperados votaram e se a OAS não entregou, precisam ir aos tribunais. Agora, se vier com essa historinha do Lobão, fica dificil discutir. Já deu isso de pombos…
Com certeza, se soubessem o que ocorreria com a OAS, não teriam escolhido mesmo.

Heverton Elias
Heverton Elias
8 anos atrás

As perguntas dos neoliberais e as “tiradas” do Flávio em cada resposta já valeu a proposta de fazer perguntas ao blogueiro.

Anselmo
Anselmo
8 anos atrás

Flavio, me emocionei ao ver a foto do Farnel , lá estava eu segurando a Faixa. Realmente foram bons momentos na minha vida retornando a Interlagos e conhecendo pessoas apaixonadas por automobilismo por ali. Fui mais umas 10x, depois foi ficando dificil e parei.
Preciso voltar, espero que ainda possamos entrar novamente em Interlagos para ver os Classicos.

Paulo Marsula
Paulo Marsula
8 anos atrás

Além de tudo, este post está servindo para fins didáticos sobre regimes de governo e ideologias políticas e sociais. É o professor FG! Parabéns!

Carlos Roberto
Carlos Roberto
8 anos atrás

“Como é que você pactua com o sistema democrático clássico que produz um país que se acha no direito de impor sua maneira de pensar – e de agir – a nações mais frágeis militarmente” Obviamente, você tem todo o direito de se revoltar, mas me aponte um mísero dia em que o mundo não foi assim. Quando na historia da humanidade tivemos um império bondoso e o poder de quem tem mais não fez a vida de quem tem menos pior? Pode ser um ano, um mês, um dia, aponte algum tipo mínimo de governo e sistema produtivo financeiro que tenha sido igualitário e “bonzinho”. Tente convencer alguém de que o instinto predatório humano não é uma das maiores forças a reger nosso dia dia.

Jr.
Jr.
8 anos atrás

Cara, como você teve paciência pra aguentar tanto coxinha?
Ao invés de perguntarem sobre automobilismo, desandaram a soltar diarréias verbais sobre política, e mesmo as respostas que você ia dando a um, outro ainda vinha perguntar bobagem. Ah vá pra pqp esses caras, viu…

Gui Boni
Gui Boni
8 anos atrás

Flavio, o que voce escreve de automobilismo perto do que escreve de política parece um “Galvão ” , tal a clareza , lucidez , simplicidade e extrema consciência social que seus textos transmitem. Você faz sofrermos menos em momentos tão tenebrosos que nos que vivemos na classe média paulista estamos passando, obrigado!

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Gui Boni
8 anos atrás

Tenebrosos por que?
Medo de finalmente serem presos por sonegação de impostos e corrupção?

Gui Boni
Gui Boni
Reply to  Gabriel P.
8 anos atrás

Tenebrososamente intolerante e racista.

thiago
thiago
8 anos atrás

Eu perdi o prazo das perguntas, mas o Khaled perguntou o que eu queria saber, sobre o troca troca.

Emerson Koch
Emerson Koch
8 anos atrás

Kibeleza!! Nós, libertários e humanistas, não estamos sozinhos. Temos o FG.
A merda ocorre pois o Abujamra não conseguiu participar deste post e perguntar:
– O que é a vida pra você, Flávio Gomes?
MAS O QUE É, REALMENTE, A VIDA PRA VOCÊ?
Acho que faltou esta provocação pro Abu, pro FG e pra nós. Ficou pro próximo post ou pra próxima encarnação. Eu acredito…

Eduardo Britto
Eduardo Britto
8 anos atrás

Show! Só que a diferenciação de perguntas e respostas por cores prejudica, porque tem algumas cores que dificultam a leitura… Minhas retinas cansadas agradeceriam…

Eduardo - SP
Eduardo - SP
8 anos atrás

Conheci o leste europeu. Estive na Bulgária, na Hungria e, principalmente, na Rússia. Vi muita desigualdades…poucos ricos e muitos pobres. Não sei em que mundo você vive.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
Reply to  Eduardo - SP
8 anos atrás

Em tempo, muita desigualdade…

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
Reply to  Eduardo - SP
8 anos atrás

E onde tem igualdade?
Nos EUA? Europa?

Mario Hahn
Mario Hahn
8 anos atrás

Este sistema que vivemos no país não funciona… com o PT melhorou um pouco pelo pensamento do Lula, e unicamente por isso!!! Eu acredito que o melhor para o país seria ter o presidente, os senadores, os governadores e os prefeitos, e todos os deputados e vereadores deveriam se extintos, assim, com menos políticos, este sistema não ficaria perfeito, mas com certeza, se fechariam muitas torneiras de dinheiro da corrupção.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Mario Hahn
8 anos atrás

Extinguir Executivo e Legislativo.
Que legal, hein…?
E quem administraria e governaria o país?
Este povo (o Brasileiro) que é tão capaz, competente, honesto e inteligente ????
A elite e burguesia, para roubar ainda mais?
Fora isso.
Até parece que só há corrupção apenas na política e todo o resto é de uma moral e castidade a toda prova….?????
Não se engane, os políticos são espelho da sociedade, quer gostemos ou não.

Mario Hahn
Mario Hahn
Reply to  Gabriel P.
8 anos atrás

Vamos lá, acho que não entendeu:
EXECUTIVO: Presidente, Governador, Prefeito;
LEGISLATIVO: Apenas Senado;
O legislativo que se refere a deputados e vereadores nada mais é que um balcão de negócios, nada se fiscaliza ali, nada de importante se faz ali, para fiscalizar os investimentos existe o TCU, justamente porque o legislativo não faz o seu trabalho. A democracia é sagrada, mas não vejo sentido em ter milhares de deputados e vereadores pra não fazer nada.

David
David
8 anos atrás

Respostas interessantíssimas e esclarecedoras… mas nada é mais legal do que ver um coxinha chorando por que o dólar tá alto e ele vai ter que cancelar uma das viagens pra Miami… rsrsrsrsrsrs

Aliás coxinhas o tá dólar alto graças a voces que não souberam perder as eleições…

Boa escolha Flavio com a Ligier… mas o carro que eu gostaria de pilotar seria a Ferrari de 89 (aquela que o Mansell bateu no Senna rsrsrsrsrs) ou a Tyrrell de 6 rodas com pintura branca e azul… ooou o Mercedes W196 do Fangio e do Moss !!!

Betocam
Betocam
Reply to  David
8 anos atrás

A inveja é uma MERDA. Eu não entendo. Esses “charchija empanada” merecem ter o q tem. Em vez de lutar (correr atrás, estudar, trabalhar, ralar) para ter a sua viagem a Miami (se nivelar por cima), eles querem que os que podem não tenham. Se liga cambada. Tá na hora de vocês, “charchija empanada” se unirem aos coxinhas e, todos na mesma estufa, lutarmos para acabar com a corrupção, seja ela de que partido for.

Silvio Gouveia
Silvio Gouveia
8 anos atrás

Flávio,
Aí desde o teu ponto de observação, depois destes primeiros 6 meses do Jorge Gonçalves segurando o rabo de foguete da Presidência da Lusinha, quais é a tua expectativa e a tua análise depois do 1X0 encima do Guarani?

Felipe Toniato
Felipe Toniato
8 anos atrás

Oi Flavio! Obrigado pela resposta (eu perguntei como posso fazer para te enviar umas fotos) e como sugerido aqui vai link para o meu blog onde eu coloquei as fotos: http://hasta-lavictoriasiempre.blogspot.fr/

Espero que você goste!

Abs,

Felipe

Felipe Toniato
Felipe Toniato
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Obrigado você pelo espaço!

Carlos Lima
Carlos Lima
8 anos atrás

Flavio, gostei muito de algumas perguntas e nem tanto de outras, mas as respostas são todas ótimas e revelam, além do profissional extremamente competente, o ser humano sensível e lúcido que você é. Bravo!

Irinaldo Barros
Irinaldo Barros
8 anos atrás

FG, bom dia, boa tarde ou boa noite!!!
Adorei as respostas sobre sua forma de ver o Capitalismo. Posso compartilhar suas respostas??

Marcio
Marcio
8 anos atrás

Por que as pessoas tem tanta dificuldade em entender que não somos contra a viver BEM? Somos contra a viver MAL. Ponto!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
8 anos atrás

Gomes,
Agradeço a resposta que me deu no post anterior (a correria não me deixou acessar naquele dia).
Confesso que nunca pensei pelo teu ponto de vista. Não que eu ache isso errado, pois me abriu os olhos para outra forma de pensar.
Sabe-se lá como seria a vida do cara que passou aquele paninho no final da linha de montagem do meu Fiat 147. Quem sabe, ele fez uma bênção a aqueles que seriam seus donos até o final dos tempos?

André
André
8 anos atrás

Quanta bobagem, que vergonha alheia. Flavio Gomes calado ou falando de automobilismo é um poeta.

tevez
tevez
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Tava indo bem….Falou coxinha parei de ler

valter
valter
8 anos atrás

Fui militante ardoroso do PT em 1980, ia a São Bernardo do Campo tietar Lula, morria pelo PT, trabalhei com Luisa Erundina na prefeitura de SP e hoje, infelizmente, morando aqui no NE, posso dizer sem medo de ser execrado pelos neopetistas, que o Brasil que voces pintam não existe. O PT é um partido que hoje fica “de quatro” pra poder governar. Fica um alerta: mudem o velho discurso de que apenas as “zelites” e “coxinhas” querem derrubar o PT. Aqui no Rio Grande do Norte a coisa está feia para o PT eu trabalho com transportes e vejo os ajudantes de carga descendo a lenha no PT. Fica o alerta. Espero que do alto de vossa soberba possam refletir.

PedroL
PedroL
Reply to  valter
8 anos atrás

Caro Valter, costumo dizer que o Brasil não mereceu Lula como presidente, isso pq não soube aproveitar as oportunidades que este nos propiciou. Partindo do inicio, Lula tentou governar sem alianças e descobriu logo de cara que não conseguiria atingir seus objetivos sem acordos, o mensalão é um exemplo, tolo quem acredita que foi ideia do PT.
Posteriormente vivemos a melhor fase do país, dinheiro para tudo quanto é lado, saúde e educação, porém esquecemos que no Brasil vivem os brasileiros, e nesse caso, foi dinheiro desviado por tudo quanto é canto, como gosto citar exemplos, uma vez que para os fatos não há argumentos, o pagamento de consultas e internações pelo SUS à hospitais particulares que forjavam estas despesas.
Iniciou-se os programas de crescimento, moradia, escolas, cursos técnicos, financiamentos estudantis, BNDS, etc…O Brasil virou o país das oportunidades, era gente de tudo quanto é parte investindo aqui; operários, vendedores e garis comprando casa, carro, mobília, comendo no McDonald’s e passeando no shopping; empresários pegando $ a juro zero e investindo, eu particularmente não acreditava que tudo isso era possível, e me perguntava: De onde vinha tanto $ para tanto investimento? passamos décadas de sofrimento e do dia para noite tudo isso muda.
Vivemos hoje uma crise financeira, assim como mais da metade do globo, e de quem é a culpa? O Brasil não estava preparado para tanto investimento, logicamente que a corrupção que toma conta do país contribuiu para que chegássemos a esta situação, mas não é algo novo, sempre existiu e talvez daqui pra frente isso mude um pouco, assim espero.
De todo modo, a culpa da situação atual não é unicamente do PT, pois aqui no PR o governador (PSDB) também está sendo malhado por esquemas de corrupção na receita estadual e mais recentemente por empreiteira fantasma responsável por obras públicas. E pra piorar, esta é apenas a ponta do iceberg, pois esta tal de corrupção existe em todos os setores do nosso país, repito, em todos os setores, sem exceção, sejam eles públicos ou privados.
A única coisa que o PT deixou a desejar realmente, foi não ter feito a reforma política e tributária que tanto prometeu, além de ter “baixado as calças” pra poder governar, como vc disse em outras palavras.
Só para constar, nunca fui simpatizante do PT, mas graças a ele minha sogra conseguiu sair lá de casa rs. Sds.

Banana Joe
Banana Joe
8 anos atrás

Atrações desse blog:
1) Informações sobre automobilismo/mundo dos carros
2) Posts sobre assuntos variados
3) Respostas mal humoradas e atravessadas do Flávio

Não necessariamente em ordem de importância!

Fábio 77
Fábio 77
8 anos atrás

Excelente a resposta ao “Alessandro”. Parabéns por se expressar de forma tão clara. Espero que os coxinhas leiam e entendam um pouco pelo menos.

Betocam
Betocam
Reply to  Fábio 77
8 anos atrás

Em primeiro lugar, COXINHA É O CACETE. Em segundo, cada um tem o direito de pensar e achar o que quiser. (Afinal isto aqui é uma democracia (acho)). Como todo e qualquer governo o Lula não resolveu o problema dos pobres. Continuam pobres. Só ele ficou rico e empresário (Lils. Sei lá q porra é essa). Criar paliativos (bolsa isso, bolsa aquilo) e enriquecer como ele fez com o dinheiro dos coxinhas, não resolve o problema dos pobres. Prédios do minha casa, minha vida rachando no meio ( http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/03/imoveis-do-minha-casa-minha-vida-tem-rachaduras-e-infiltracoes-4722956.html , http://rederecord.r7.com/video/casas-do-programa-minha-casa-minha-vida-apresentam-rachaduras-5411e67e0cf277ec7968917d/ . se colocar todos os links de todos os lugares do Brasil, não vai caber) não é acertar a vida de ninguém, e sim arrumar mais um problema para os pobres. Obras inacabadas e abandonadas (cadê a água do nordeste? Ainda bem q não acabou. Capaz de matar o velho Chico).
Quando dizem q brasileiro tem memória curta, é verdade. Já se esqueceram do mensalão? Olhar os pobres para se auto promover, É UMA VERGONHA!!!!!

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
Reply to  Betocam
8 anos atrás

Pois é, amigo. Mas que coxinha é foda, isso é!

Luiz (o outro)
Luiz (o outro)
Reply to  Betocam
8 anos atrás

Ele enriqueceu com o dinheiro dos coxinhas? Se você tem provas, mostre-as, acho que muita gente gostaria de vê-las… sorte que o Lula não dá bola pra esses comentários babacas, senão nosso judiciário estaria ainda mais entupido…

George
George
8 anos atrás

FG. Acompanho seu blog, gosto de suas colocações.Não sei se está ainda podendo fazer perguntas, más gostaria de saber porque existe uma rusga entre você e o Livio Orrichio?

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Tem que desenhar Flávio.
Pois muito parecem que nem sabem em que blog estão.

LucPeq
LucPeq
8 anos atrás

Caraca como eu estava magro no primeiro farnel, essa foto valeu para lembrar de um tempo muito bom, tenho muita saudade dos farneis.

Bonilha
Reply to  LucPeq
8 anos atrás

Nós dois, Luc, nós dois… hahaha

Otavio
Otavio
8 anos atrás

Olá Flávio, obrigado pela resposta.
Concordo com você sobre a distribuição de renda deveria ser mais igualitária, mas infelizmente não é e não será em nenhum regime.

Citando sua resposta “Papo antigo e frágil. Nenhum regime comunista, em suas bases teóricas, prevê falta de liberdade como política de Estado” Teoricamente, teoricamente….

http://wtf1.co.uk/putin-f1-driver-shirt/

Grande abraço

Cesar Tononi
Cesar Tononi
8 anos atrás

Não tive condições de fazer perguntas, mas estou adorando as repostas, principalmente aos que não conseguem ver além do próprio umbigo.

Cesar Tononi
Cesar Tononi
8 anos atrás

Não tive condições de fazer perguntas, mas estou adorando as repostas, principalmente aos que não conseguem ver o próprio umbigo.

Gabriel P.
Gabriel P.
8 anos atrás

Flávio
Parabéns mais uma vez e sempre.
Voce é tipo de pessoa em quem se pode confiar, pois ao que parece, não diz o que pensa para agradar e sim para se mostrar quem é.
Sem mentiras, conhecemos suas verdades.
Poucos hoje em dia tem esta coragem, em geral fazem de tudo para agradar(até mentem) ou as vezes até pior, querem destruir quem não compartilha dos mesmos pensamentos.
Outro fato interessante do Brasil atual é a critica ignorante de quem as faz, mesmo sem ter o mínimo conhecimento para tal, como p/exemplo criticar comunismo sem nunca sequer ter lido Marx.
Ou falar de Democracia com o total desconhecimento do que seja e saber que jamais existiu no Brasil..
Por fim, esperemos que um dia a mídia informe mais e faça menos circo.

Rovilson
Rovilson
8 anos atrás

Tava sem paciência de responder os coxinhas nas redes sociais. Vou copiar as suas respostas.
Você viu que meu Laika deu sorte pra nossa Lusa no domingo, né? Abraços

Alexandre
Alexandre
Reply to  Rovilson
8 anos atrás

Boa Rovilson, tbm tive a mesma ideia. Claro q darei o devido crédito caso eu tenha q copiar alguma resposta do Flávio. Rs

Roberto Brandão
Roberto Brandão
8 anos atrás

Saudade daquele #96. O carrinho trouxe muita gente de volta a Interlagos. Os farnéis, iniciativa de Ceregatti, Joaquim Lopes e outros começou como um desafio lançado por você. E se tornou um movimento de rememoração e renovação das antigas torcidas que lotavam este autódromo. Me lembro do tempo em que era difícil arrumar ingresso para a D3 dos fuscas mexidos.
Sinto saudades de muitos amigos que fiz neste tempo.
Agora uma questão: em quanto tempo você acredita que a Fórmula E atingirá o mesmo patamar de atenção da F1? Lembro-me da coluna corridas silenciosas, uma especulação sobre o que poderia vir. Hoje uma realidade e muito interessante. continuo na luta pilotando minha scooter elétrica pela cidade.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
8 anos atrás

A foto é do primeiro farnel. O Veloz HP só compareceu a partir do terceiro, num dia que o #96 nem correu porque quebrou alguma coisa no motor.
O Ceregatti ficou cortado na foto, ali no canto esquerdo.

Cleber Fuzetto
Cleber Fuzetto
8 anos atrás

Flávio,

Respostas precisas e exatamente como eu penso, especialmente sobre a sensação de estarmos num “país mais corrupto” agora exatamente pq hoje se apuram as velhas mazelas dos meios políticos. E a valente Dilma está à beira de um golpe porque está permitindo investigar dois corruptos velhos de guerra que estão à frente das câmaras alta e baixa, eleitos por pregarem um discurso de interesse da grande e monopolizada mídia.

Muitos não conseguem enxergar coisas tão óbvias como essas.
E vai mais um Parabéns pela iniciativa de abrir esse espaço para perguntas de seus leitores.
Abs

Sergio Miami
Sergio Miami
Reply to  Cleber Fuzetto
8 anos atrás

Amigo confesso que nao te entendo, durante treze anos, incluindo este, a alicanca feita com esses corruptos velhos de guerra como vc disse, parecia ir muito bem e agora, como bem sabemos, esse mesmo partido que da, ou dava, suporte ao governo, jah nao o ve tao interessante assim. O PMDB nunca mudou, sempre foi igual e continuara sendo, onde ha governo sou a favor, mas claro, uns carguinhos por favor. O PT caiu nessa, mas lembro que essa foi a quarta eleicao assim e o PMDB teve duas com o FHC, nao tao abertamente, mas teve, ou seja esta a 6 mandatos no poder, curiosamente o mesmo tempo do regime militar. pense amigo.. pense

Cleber Fuzetto
Cleber Fuzetto
Reply to  Sergio Miami
8 anos atrás

Seu texto é desconexo, me desculpe.

GUS
GUS
8 anos atrás

Bacana! Imagino qual seria a pergunta do saudoso VELOZ-HP…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
8 anos atrás

Algo sério que esta acontecendo é que o PMDB, com a força que tem, tem conseguido aprovar tudo que é lei lazarenta.
A treta é que essas leis (da terceirização, da redução da maioridade penal, da reforma política, dentre outras atrocidades), mesmo sem o beneplácito da Dilma/PT, ficarão associadas ao governo dela, por uma questão temporal.
O poder legislativo é possivelmente o pior da história: bancada da bala, ruralistas… Dignidade humana, ambiental… tudo deixado de lado. É preocupante.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
8 anos atrás

Eu lembro desse acidente do Mansell e do Senna. Lembro que fiquei com muita raiva do inglês, que não fez por maldade. Mas o vacilão foi o Senna.

Petrus
Petrus
8 anos atrás

Foi demais esse dia…, e pensar que tudo começou aqui.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Esse bloco de respostas é praticamente uma linda aula de como lidar com classe em relação aos discursos conservadores, truculentos e autoritários! Sensacional, Flávio!

Sergio Miami
Sergio Miami
Reply to  Rafael
8 anos atrás

Amigo ser conservador nao crime assim como ser liberal ou como gostam d efalar “progressista” tambem nao. A unica diretita que conhecemos foi a do regime militar, que, por sinal, em muitos programas, eh bem parecida com a esquerda, ao menos no Brasil. O sonho d eregulacao da midia eh uma delas, mas soh uma. Como representar a direita num pais pobre como o nosso nao da voto a ninguem, os discursos sao sem valor, sem profundidade e sem conceitos. Politico brasileiro se especializou no nada de qualquer lado.

Claudia Finzetto
Claudia Finzetto
8 anos atrás

Oi Flavio Gomes, adoro suas postagens curto bastante apesar dos seus ideais esquerdistas porque o meu é o oposto, e acho que sua posição é correta se o que vc expõe fosse de fato colocado em prática, não que isso não possa acontecer apenas acho que nosso país não está preparado, as estimativas indicam que 90% dos brasileiros são alfabetizados mas não significa que temos educação de qualidade, e quem vai as urnas votar no “tiririca” para “manifestar” sua contrariedade não entenderá nunca oque vc. quer dizer, oque temos para hoje??? a São Paulo Capitalista que sustenta o país, não adianta votar no PT e seus ideais e buscar uma vida melhor em São Paulo.

Sergio Miami
Sergio Miami
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

A Sao Paulo Capitalista tambem voltou na Erundina, na Marta e no Haddad, assim como votou no Janio, no Kassab e no Serra, assim somos a tipica cidade do swing. Achio que a Cluadia se refere ao estado de Sao Paulo, mas..

Vitório
Reply to  Claudia Finzetto
8 anos atrás

O Brasil não é somente São Paulo sua OTÁRIA!! No mínimo vc é uma daquelas que nunca saiu de “casa” pra ver um BRASIL de verdade. Se saísse saberia que não tem somente florestas na Amazônia, agreste no Nordeste, plantações no Sul, criações no Centro Oeste, etc. Deixa de ser egocêntrica!!

Vanderlei Silva Silva
Vanderlei Silva Silva
Reply to  Vitório
8 anos atrás

Ao ler o comentário, lembrei-me de alguém neste mundico webico apontando que quando alguém começa uma argumentação com “mas 90% …” espere recheio de privada.

Alessandro
Alessandro
Reply to  Claudia Finzetto
8 anos atrás

Cláudia, gostaria de pedir que você desenvolvesse melhor seu raciocínio para que eu possa entender o que de fato você tentou dizer mas sua inimizade com a gramática não deixou.

Igor Freire
Igor Freire
8 anos atrás

Nunca pare de escrever sobre política, sobre o mundo, sobre suas opiniões sobre temas em geral, por favor. Belas respostas. O melhor post até agora!

Leo Sattre Santos
Leo Sattre Santos
8 anos atrás

Eu tbem gostaria de pilotar a Williams de 1993. Apesar de ser Mclaren roxo…

Glauson
Glauson
8 anos atrás

Putz.!! Fiquei fiquei puto com o Rui e o Khaled. O primeiro desperdiça uma super-oportunidade de perguntar o que quiser ao meu ídolo … O segundo vem falar de viadagem… Pô fala sério!

APM
APM
Reply to  Glauson
8 anos atrás

Que exagero, rapaz

Genaro crescendo
Genaro crescendo
8 anos atrás

Quem acabou coma fome no Brasil?? Quem deu oportunidade de qualquer um fazer faculdade aqui e no exterior? Quem levou médicos para lugares e populações que nlevouantes tiveram?? Quem deixou que se investigassem todos os crimes do colarinho branco?? Quem fez o país crescer distribuindo renda?? E agora me respondam: quem construiu 2 aeroportos nas fazendas da família ?? Quem doou a vale do rio doce pros amigos?? Só não ve quem nao quer ou quem não tem memória ou quem é muito burro mesmo

Sergio Miami
Sergio Miami
Reply to  Genaro crescendo
8 anos atrás

e porque quem fez tudo isso tah tao preocupado?? Porque botaram um “coxinha” e representante das elites para ser ministro da fazenda..quem sabe um estado menor, menos aparelhado fosse uma solucao mais viavel.. eh sou de direita.. liberal.. mas sei que isso jamais acontecera no Brasil… sera mais facil outro Collor, outro heroi… chamemos os da Marvel entao…

Thiago
Thiago
8 anos atrás

Nossa, essa página foi um chute bem dado com essas viúvas de Aécio, tucanos, American Dream e outras patacoadas. Enfim, ótimo posicionamento FG, realmente você estava de bom humor… aja paciência.

Não tive a oportunidade de ver o 96, mas vi o Meianov duas vezes e com sua primeira pintura inclusive, que pra mim, foi a mais legal!

Acho essa Ligier do Laffite um dos mais belos da F1 também. Porém, escolheria a Williams FW18 pra andar, foi aquele carro espetacular que faz a gente se apaixonar de vez por um esporte, ali nos meus 14, 15 anos. O primeiro a virar poster na parede do quarto.

Vitor
Vitor
Reply to  Thiago
8 anos atrás

A Brabham 1975 #8 do Moco com o grafismo Martini Racing era linda demais também!

Genaro crescendo
Genaro crescendo
8 anos atrás

Impressionante o poder da mídia e sua desinformação. Olha quanto analfabeto político que se surpreende com o Flavio defender o melhir presidente da história!! O cara que acabou com a fome e pôs o Brasil num oatamar nunca antes visto. Se algum desses mentecaptos me provarem com fatos, não com mentiras de internet, que o PT tem todos os melhores números da história , eu me redimo. Deixem de viver o mundo que a globo e Veja diz que vivemos e vão pra rua notar a diferença entre hoje e 2002 ou qualquer outro ano da nossa história!!!! To certo ou to errado Flavio??

Sergio Miami
Sergio Miami
Reply to  Genaro crescendo
8 anos atrás

ok Lula para imperador… ah sim nao sou do PSDB, voto neles porque como disse o Flavio, eh a unica alternativa que nao seja a atual.. e que, de fato eh uma alternativa muito ruim.. e mais uma coisa amigo.. olha para frente e nao para tras, 2002 acabou assim como todos os outros anos depois dele ateh 2015.. se fosse assim essa coalizao atual deveria perdurar por todo o sempre..

Betocam
Betocam
Reply to  Sergio Miami
8 anos atrás

Caro Genaro. Acredito que além de desinformado vc não tem mais do que uns trinta anos. Após o regime militar, em 9 anos de governo civil tivemos 11 planos econômicos. Para vc ter uma ideia do amadorismo, o primeiro (Sarney) zerou a inflação com uma simples canetada (impressionante não) . Passamos até pelo assalto do Collor. Em 1994 (nessa época, após o plano, eu nunca tinha tido tanto dinheiro na vida), o então Ministro da Fazenda, FHC criou o plano real (Talvez eleitoreiro como quase todos os outros) mas que aos trancos e barrancos até então vinha dando certo. Agora, para sua informação, em 2002 (ano q vc diz ser uma maravilha) houve a transição (sabe o que é isso?) mais democrática que o mundo havia visto. Após a vitória do Lula, o FHC o chamou ao Planalto para lhe mostrar a atual situação financeira do país. (que diferença não: cultura e educação é cultura e educação) E pasme Genaro. O FHC estava naquele momento, recorrendo ao FMI e perguntou ao Mula o que ele achava. Após examinar a situação, o Mula concordou com FHC, autorizando o empréstimo em três parcelas, sendo a 1ª para o FHC ainda em 2002 e as duas restantes para o Mula em 2003, depois que assumisse.
Cara, acorda. No final da década de 80, os empresários odiavam o Mula. Em 2002 ele saiu aplaudido da Fiesp (falou o que eles queriam ouvir, ou seja, mudou o discurso), saiu abraçado na foto com o Quércia, foi aplaudido no congresso. Nunca fui de esquerda, nunca votei nele, mas confesso que depois que ele ganhou cheguei até a torcer e acreditar que o Brasil ia mudar. (a corrupção iria acabar). Inocente ilusão.
PS.: Para a sua informação, a mídia não é desinformada. Pelo contrário. Só que publica o que ela (ou alguém) quer.

Luiz (o outro)
Luiz (o outro)
Reply to  Sergio Miami
8 anos atrás

Seria melhor do que a volta dos tucanos ao poder, sem dúvida nenhuma…

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
8 anos atrás

O carro mais lindo da história foi o Lotus 72 preto e dourado do Emerson. Ponto.

Nenê
Nenê
8 anos atrás

A resposta à minha pergunta foi bem próxima do que eu imaginava. De fato, às vezes a gente acha que por conhecer pelo blog vai poder chegar e sair dando tapinhas nas costas; não fiz isso, mas vc há de entender que não deixa de ser um tipo de idolatria… bobagem, eu sei.

Quanto a não ser o mais comentado, é por que vc trancou o post! :)