ENTREVISTA COM O BLOGUEIRO (17)

SÃO PAULO (é preciso muito amor) – A segunda bateria de perguntas da coletiva blogaiada-blogueiro está aí embaixo. Tomei coragem e fiz a lista dos carros antigos. Portanto, aproveitem para gostar ou achar uma porcaria. No fim de semana, não sei se terei tempo de voltar ao tema — afinal, tem corrida de F-1 e isso já me ocupa bastante.

Lembrando sempre, e isso me parece importante, que estou reproduzindo as perguntas exatamente como chegaram. Não sou responsável por anomalias linguísticas.

Divirtam-se. E comentem.

Jeff – Por quê você parou de comentar assuntos políticos aqui no blog?
RESPOSTA – Porque o ambiente de debate político no Brasil, que se reproduz nas redes sociais, degringolou. A malta reacionária, conservadora e babaca de direita, que nunca se conformou com um operário na presidência, criou uma crise, embalada pela mídia, e passou a alimentá-la de forma virulenta, agressiva, hostil, inaceitável. E tenho muitos leitores assim. Por isso, não tenho paciência para ficar respondendo comentários idiotas. Nem tempo. E não vou convencer ninguém a deixar de ser idiota. É uma opção pessoal.

Winner Augusto da Fonseca – Bom dia Flavio Gomes, você pretende compilar num livro suas aventuras pelo leste europeu com o Gerd? E/ou suas últimas aventuras pelo mundo?
RESPOSTA – Não, não acho que minha vida dê um livro. Aqueles dias com Gerd na Europa foram descritos aqui no blog. Não sei se merecem um livro.

FOTO OFICIAL  PRES LULARenato – Para você, qual foi o melhor presidente do Brasil?
RESPOSTA – Lula, fácil.

Carlos Carrera – Flávio, sempre fui apaixonado por futebol. Acompanho todos os jogos do meu time. Depois que comprei a moto, confesso que o futebol é uma paixão a qual está diminuindo cada vez mais. E vc? O que vc tem mais paixão ou amor? Portuguesa ou Automobilismo em gera?
RESPOSTA – A Portuguesa é muito importante na minha vida por vários motivos. Quem vê futebol como eu não perde a paixão por seu time. Não gosto do ambiente do futebol, acho tudo um saco, mas seu apaixonado pela Portuguesa. Assim como meu pai e meus filhos. Meu gosto por automobilismo é de outra natureza. Depois que comecei a correr, aumentou. E tenho um especial prazer em estar num carro de corrida, ainda que seja um DKW, ou um Lada. São momentos em que me encontro comigo mesmo.

Clovis – Flavio, em seus 33 anos de carreira, houve algum momento onde você esteve em alguma situação profissional onde se perguntou “É realmente isto que quero para mim, quero viver disso, seja difícil quanto seja”?
RESPOSTA – Como sempre soube o que quis fazer da vida, desde moleque, nunca questionei minha profissão. Mas confesso que nos últimos tempos tenho tido alguns momentos de desânimo. O jornalismo que aprendi a praticar não existe mais, era mais solene e responsável. As coisas estão muito confusas. Soube me adaptar a todas as últimas revoluções, ao surgimento de novas tecnologias e mídias, mas muitas vezes me sinto meio deslocado neste novo ambiente.

Rodrigo – Antes, parabéns pela bela carreira e, exemplarmente mantendo-se atualizado aos meios de comunicação.
Talvez você já tenha dito aqui no blog, site, onde quer que seja, mas, nunca vi você dizer com a real pretensão de passar que, em determinado momento do esporte motor você se emocionou, não obrigatoriamente de chegar às lágrimas, mas de que você realmente sentiu algo muito forte por algum momento desse esporte que você é tão ligado. Qual seria esse momento automobilístico marcante em sua vida? Um pessoal, afinal, é piloto, outro de um momento do esporte motor em geral.
RESPOSTA – Não sei se entendi bem a pergunta. Se já me emocionei com automobilismo, acho que é isso. Bom, sempre que estou num carro de corrida me sinto emocionado, da minha maneira. Quando me despedi do #96, por exemplo. Na F-1, me emocionei com a primeira vitória do Barrichello, por um conjunto de circunstâncias – uma delas a volta do meu colega Nilson Cesar, que estava afastado da rádio e narrou aquelas últimas voltas. E é claro que o fim de semana da morte de Senna foi igualmente muito marcante, por tudo que aconteceu.

Caio Pallu – Flávio, houve algum momento em que, saindo de um emprego, especialmente quando não foi por sua vontade (p.ex., Folha e ESPN), em que você se sentiu com algum tipo de receio? De, por exemplo, não voltar a ser admitido em breve ou de acabar tendo que fazer algo de que você não gostasse ou não conhecesse o suficiente?
RESPOSTA – Não deu tempo de temer o futuro. Quando saí da “Folha” fiquei muito triste, mais do que quando deixei a ESPN. Eu gostava demais do jornal e de trabalhar em jornal. Mas tive de ir à luta rápido, porque era preciso encontrar um caminho para seguir. Encontrei, dei algumas cabeçadas, mas estou na ativa ainda e sinto que há algum reconhecimento do meio e do público por tudo que já fiz e pelo que faço. Hoje, penso nisso de vez em quando. O que fazer quando tiver de parar? Muitos colegas estão passando por essa situação atualmente, gente com quem trabalhei em vários lugares. É difícil, sem dúvida. Mas não tenho medo de nada, sempre acho que as coisas vão acabar dando certo.

Escudo-da-Portuguêsa-queroimagem-Ceiça-Crispim (2)Klaus f1 – Bom dia Flavio….Além da sua paixão pela Portuguesa (explicitamente declarado) existe, em algum outro esporte, para você, algo similar, que você torça de cruzar os dedos?
RESPOSTA – Nada. Nenhuma vitória ou derrota de quem quer que seja me tira o sono. Só a Lusa.

Ivan – FG, lendo o seu livro ‘O Boto do Reno’ notei que os seus textos mais recentes são muito melhores que os mais antigos. Também deu pra perceber que você se tornou uma cara mais legal e politizado. Tens essa percepção?
RESPOSTA – O normal na vida é evoluir, creio. Mas não sei se meus textos são tão melhores assim. Os textos mudam. Eu escrevia para jornal, jornal não existe mais. Escrevia colunas, não escrevo mais. Hoje tenho uma liberdade, hum…, literária aqui que não tinha em lugar nenhum simplesmente porque a linguagem era diferente. Politizado, sempre fui. Mas, de novo, não era algo que eu demonstrasse tendo de escrever sobre esporte, pura e simplesmente. O espaço que a internet abriu para falar sobre qualquer coisa é o que explica o fato de, hoje, as pessoas que me leem saberem o que penso de tudo, ou quase tudo.

Fabio Amparo – Bom dia Flávio.
Muito legal sua atitude! Agora vamos à pergunta:
– Muito se fala na ‘receita ideal’ para os motores de F1. Uns querem a volta dos V8, outros dos V10 e ainda há quem prefira os turbos à moda antiga. E você, qual seria sua preferência?
RESPOSTA – Aspirados, sem dúvida. Os V10 foram os mais legais, mas creio que por razões econômicas a fórmula ideal seria a volta aos V8, que todo mundo é capaz de fazer, com cilindrada única e eletrônica controlada. Simplificar as coisas. Esses motores de hoje são incompreensíveis e desnecessários.

Roberto – Vc continua apoiando o PT?
RESPOSTA – Claro. A alternativa ao PT, no Brasil, é essa elite histérica, abominável, retrógrada, representada pelos partidos de oposição. Quem tem alguma noção da história do Brasil sabe bem o que essa gente fez no Brasil até 2002.

100_1537

Rafa N – De onde vem essa obsessão pelos veículos soviéticos e por que os acha tão superiores aos outros veículos?
RESPOSTA – São carros que foram fabricados num país que não existe mais, a URSS. Eles têm uma enorme importância histórica. Dá para imaginar o que se sente quando se está dentro de um Lada fabricado por um operário soviético? Só entende isso quem passou a maior parte da vida num mundo dividido em dois, EUA e asseclas de um lado, URSS e satélites do outro. Meus carros são um elo entre os dias de hoje e um passado recente que definiu os rumos do planeta. Basta?

Hugo – Curti Flavio,
Em anos como jornalista qual foi o pior momento da sua carreira?
E o melhor momento?
E qual era jornalista, piloto ou chefe de equipe em anos de F1 que tu não suportava e apenas aturava? (caso exista, claro).
Parabéns pelo trabalho cara, sou seu fã.
RESPOSTA – A saída da ESPN, talvez, pela maneira como ocorreu. Hoje vejo que me fez muito bem. Melhor momento? Bem, eu diria que o período em que trabalhei na “Folha” foi quando me senti mais jornalista do que nunca, jornal era uma coisa importante e relevante, e foram anos muito interessantes do ponto de vista profissional. Teve Collor, impeachment, Constituinte, Senna, Copa do Mundo, um monte de coisa legal.
Nunca houve nada disso, se não suportar ninguém. Fiz muitos amigos na F-1.

Wilian Esteves – Bom dia, Flávio.
Gostaria de saber de sua coleção de carros. Quantos e quais são, quanto é gasto na manutenção e guarda deles etc. Enfim, tudo que alguém que estivesse interessado em seguir esses passos precisaria saber .
RESPOSTA – Que preguiça de fazer essa lista… Não sei quanto gasto. Guardo numa garagem secreta. Quem quiser ter carro antigo deve… comprar um. Cuidar dele, usar, se divertir. Só isso.

DSC_0197Eduardo – Quantos carros vc tem? Quais são?
RESPOSTA – Afe, uma hora vou ter de fazer essa lista, então que seja agora. Vocês contam aí. Primeiro, os DKWs: Grande DKW-Vemag 1958, Belcar 1962, Belcar 1967, Carretera #96 1963, Caiçara 1962, Vemaguet 1961, Candango 1961, Fissore 1967, Schnellaster 1958, Universal 1956. Agora, os VWs: Fusca 1966, Fusca 1976, Passat 1974, Passat Surf 1980, Variant 1970, TL 1972, Gol GT 1986, Gol 1983, Kombi 1965, Karmann-Ghia 1963. Ford: Corcel 1970, Corcel II 1979, Escort XR3 1989. Fiat: 147 1983. Gurgel: Supermini 1992. Lada: Laika 1991, Niva 1990, Samara 1993, Station 1993, #69 de corrida. Alemães-orientais: Trabant e Wartburg. Sueco: SAAB 1965. Franceses: Citroën 2CV 1968, Twingo 1994. Chrysler: Dodge 1800 1974. Motonetas: Lambretta 1969 e Vespa 1986. Motos: DKW Sport 250cc 1936, Suzuki GT 550cc 1976. Acho que não esqueci ninguém. Se considerar meu carro novo antigo, tem também um Audi A3 1997.

Muchacho – Perguntitas:
1) em Campinas vc torce para AAPP ou GFC ? Pq ?
2) um jornalista mediano ganha salários iguais de executivos medianos ?
3) qdo vc publicará outros livros ?
4) qtos carros antigos vc tem na sua coleção ?
RESPOSTA – Nenhum, por que eu deveria torcer para um time de Campinas? Só morei lá, não nasci em Campinas, sempre torci para a Portuguesa. Mas estou triste demais com a situação do Guarani. Não tenho ideia de quanto ganha um executivo mediano, e os salários de jornalistas são absolutamente irregulares, tem gente ganhando muito gente ganhando pouco, não sei responder a essa pergunta. Publicarei novos livros, sim, em breve – espero. E já respondi sobre os carros.

Renan Veronezzi – Você sabe quem era NickB, aquele homossexual engraçado que sumiu do seu blog, te deixando chateado?
RESPOSTA – Nunca soube, e pelo jeito é um mistério que jamais será desvendado, porque Nick B desapareceu. Uma pena. Era um cara sensível, inteligente, escrevia bem pacas. Espero que um dia volte a frequentar o blog.

Jucostajunior – Qual é o verdadeiro FG, o do rádio e tv, ou o do blog?
RESPOSTA – Sou uma única pessoa. O que muda, e lamento se a resposta será técnica e insossa,é a linguagem do veículo. Tem coisa que cabe na TV, tem coisa que cabe num blog, tem coisa que cabe no rádio. Mas é claro que no blog há mais liberdade de expressão. Digamos que aqui há espaço para ser mais autêntico.

Pedro Paiva – A agência tem tradição em lançar jovens jornalistas. Os exemplos de jornalistas hoje estabelecidos que começaram com você são muitos. Como você identifica e seleciona os talentos e como trabalhar com eles te influencia como jornalista? O que eles te adicionaram de valor como profissional e empresário que talvez outros jornalistas, mais experientes, não adicionariam?
RESPOSTA – Na maioria das vezes, fazemos um processo seletivo muito rigoroso. Em outras, as contratações se dão por razões puramente intuitivas – como foi com o Tales Torraga, o Everaldo Marques, o Victor Martins, a Evelyn Guimarães… Um dos orgulhos que tenho é o fato de ter aberto as portas da profissão para muita gente boa. O entusiasmo, a dedicação, o esforço, a seriedade, tudo isso me encanta nessa molecada e aprendo muito com eles diariamente. Mas sempre aprendi muito, também, com os mais experientes. Aprendizado é um negócio permanente, se você for uma pessoa aberta para aprender. Não sei tudo. Sei quase tudo, mas não tudo!

12

Pablo – Se lhe presenteassem com a chance de escolher um carro de competição (de qualquer época, qualquer modalidade) para guiar num autódromo de sua preferência, quais (carro e autódromo) seriam? Se puder explicar o motivo, melhor ainda.
RESPOSTA – Sem dúvida o DKW de corrida que a Vemag fez para as Mil Milhas de 1961, pilotada por Bird Clemente, Marinho, a turma da época. E eu acho que gostaria de pilotar esse carro na pista antiga de Interlagos. Sonho em guiar um DKW realmente competitivo, e uma vez o Bird me disse que aquelas carreteiras eram os melhores carros de corrida que ele tinha guiado na vida.

Subscribe
Notify of
guest

126 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raphael
Raphael
8 anos atrás

PUTA QUE PARIU VOCE TEM UM TRABANT !!!!
Mas que coisa foda. Puta que pariu.

Luiz Felipe Kessler
Luiz Felipe Kessler
8 anos atrás

só entro nos comentários pra ver os esporros que o Gomes dá na Galera

Itamar
Itamar
8 anos atrás

Flávio, leio e continuarei lendo-o (será que escrevi certo?). Compartilho muito das suas opiniões. Abraços.

Wladimir Andrade
Wladimir Andrade
8 anos atrás

Tô contigo, Flávio. Muita coragem e personalidade. São poucos assim. Chega de pensamento único, alinhado ao PIG.

Johnny D
Johnny D
8 anos atrás

Não que você dê a mínima. Teu blog é duca para quem gosta de verdade de automóveis e coisas afins. Teu texto é genial., mas você quer debater política, e daí você vira um arrogante babaca. Você poderia ser só arrogante e babaca, mas é também malcriado. Por que você não deixa quieto? Quem não pensa como você é imbecil. Quem um dia já pensou como você e hoje mudou de ideia é imbecil também. Malta reacionária teu rabo! Que construção pobre! É tão escroto quanto esquerda caviar, coxinha, bater panela na sacada, essas tuas contribuições, enfim, para esse baita debate inteligente! Funciona assim: eu descubro que meu amigo bate na mulher – ou ele procura ajuda ou deixa de ser meu amigo. Meu amigo rouba ou acolhe ladrão – ele que aguente as consequências. Ah, mas em política isso não é bem assim! Para você talvez, bonitão, com tua ética flexível, e para um monte de outros casuístas. Os seus ladrões são melhores que os outros? É dogma?

Seinfeld
Seinfeld
8 anos atrás

A melhor coisa que você fez foi para de falar de politica nesse blog.
Um favor que você nos fez. E um favor para você também, acredite.
Obrigado.

David
David
8 anos atrás

Po Flavio muito legal essa iniciativa… parabéns cara… acabei perdendo por estar seguindo o blog de forma mais errática… parabéns mesmo cara pena q eu perdi… hahahahahaha

Daniel Batista
Daniel Batista
8 anos atrás

Tirando os parabéns, segue abaixo a estatística dos comentários:

80% – “Flavio, cade o Twingo?”
08% – “Lula e PT são corjas!”
08% – “Lula e PT são fodas!”
04% – “Sei que fechou a janela de perguntas, mas vou fazer uma pergunta”

Jefferson
Jefferson
8 anos atrás

Flavio sempre vejo em suas postagens que vc é um apaixonado por trabalhos artisticos envolvendo miniaturas de carros feitas a mão ou não, inclusive tendo exposto aqui alguns que eu mesmo fiz.. A minha pergunta é, ” voce aprecia replicas de circuitos de corrida em miniatura, ou assim como a maioria prefere apenas ter as coleções de carrinhos?

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
8 anos atrás

Flavio, eu sei que é um saco, sei que é enxugar gelo. Mas dá para voltar a falar de política, mesmo que seja mais espaçado? Nosso país tem só uma opinião hoje em dia, e ela é fascista e odiosa. Suas palavras seriam um alento se voltassem.

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Não tem nenhum carro fabricado após 2002.

Flávio Rodrigues
Flávio Rodrigues
8 anos atrás

O blog do Rodrigo Mattar esta muito melhor, pois só tem automobilismo de verdade. Já fazia um bom tempo que não entrava no seu blog FG e a surpresa…só puxação de saco ao PT. Não entro mais nesta “merda de blog”,

Carlos Hums
Carlos Hums
Reply to  Flávio Rodrigues
8 anos atrás

O cara respondeu uma simples pergunta e o lunático vem com isso – O que esse país tá se transformando?

J Fernando
J Fernando
Reply to  Flávio Rodrigues
8 anos atrás

É para rir?
Um leitor do blog fez uma pergunta e o blogueiro respondeu com sinceridade, como disse que ia fazer.
Você queria que ele respondesse o quê? Que citasse o nome do presidente que ‘você’ considera o melhor?
Engraçado que você cita o blog de outra pessoa, mas vem comentar aqui.

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
8 anos atrás

Demais! Acompanho você desde 2007 e a partir daquela época leio seu blog praticamente todo dia, minha esposa também lê e gosta muito, quando falei sobre essa seção ela me disse: “Mas por que não me falou! Queria fazer uma pergunta!”, nem sei qual é, mas na próxima chance vamos perguntar.

Abraço!

Luis
Luis
8 anos atrás

Curto seu blog e você é um cara bacana.

Mas democraticamente pra dizer a verdade, Lula foi um bom presidente, mas só continuou o que a FHC havia começado, surfou, e muito bem, na onda. Não seja tão doente meu caro! Abração

Carlos Hums
Carlos Hums
Reply to  Luis
8 anos atrás

Na boa, FHC teve seu valor, mas achar que o Lula simplesmente continuou o que ele fez é muita falta de conhecimento.

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
Reply to  Luis
8 anos atrás

2002: apenas 30 bi de reservas cambiais, inflação em 12%, dólar a 3,80. Salário mínimo valendo R$ 180,00.

Porra, será que alguém de direita me ajuda a entender que raio de país foderástico foi esse entregue por FHC??????

Porque os números… os números contam uma história MUITO diferente.

Luis
Luis
Reply to  Rafael Rodrigues
8 anos atrás

Rafael, tá muito diferente do que a gente vê, em pleno 2015 com a tia dilma. Na boa, vocês petistas me cansam, são fanáticos pra caralho, se acham donos de todas as virtudes. Ah Flavio, se não perguntou problema é seu, vou falar do mesmo jeito. E vou continuar lendo seu blog hahahahah

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
Reply to  Rafael Rodrigues
8 anos atrás

Luis, porque você (ao invés de ofender) não me responde e procura refutar o que eu escrevi?

Viper
Viper
Reply to  Rafael Rodrigues
8 anos atrás

Coxinhas não podem refutar o irrefutável.

F.Raeder
F.Raeder
8 anos atrás

Audi A3 1997 – Escort XR3 1989 so seu fã agora mais do que nunca…
vc tinha que fazer um poste SO de fotos dos carros que voce tem…

Sanzio
8 anos atrás

Flavio, falando no Twingo…
E ai, já apresentou ele à Sol depois de restaurado?

GBR
GBR
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

opa…. respondeu mais uma pergunta. Então, se acertarmos as perguntas poderemos ter mais respostas. :)))))

Daniel
Daniel
8 anos atrás

FG, não me esqueci dos frisos amarelos para seu X-Egg-3 Amarelo Citrino. É que simplesmente não acho! E vou mandar uma novidade no seu email, vinda do vermelhinho do Indiana Gomes!

Mauricio
Mauricio
8 anos atrás

#voltaNickB

Junior
Junior
8 anos atrás

FG, por favor, poste uma foto do xr3 89 nas próximas postagens!!

Fernando Delucena
8 anos atrás

Sei que já fechou a janela de fazer perguntas, mas não pude antes. se puder, responde essa também

atualmente, qual você acha que tem sido o papel do kartismo no Brasil para a formação de pilotos? e ainda mais longe, de cidadãos? Você gosta de kart?

Barreto
Barreto
8 anos atrás

“E não vou convencer ninguém a deixar de ser idiota. É uma opção pessoal.”

É com frases como esta que me sinto obrigado a visitar seu blog todos os dias. Muito obrigado por nos presentear com os seus textos.
Faz um tempão que você não dá nenhuma dica sobre detalhes de como melhorar a caipirinha.

Barreto

Zé Maria
Zé Maria
8 anos atrás

Bom dia.
Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa!
E olha que por vezes a turma pegou pesado e mesmo assim você não se abalou e cumpriu com o prometido (algo como “Irei responder à todas as perguntas.”).
Tenho mais uma, embora o prazo já tenha se esgotado, mas que foi motivada pela tal lista dos seus carros que foi muito pedida pelo pessoal:
Nunca se interessou por nada produzido pela GM?
Pois afinal de contas sua lista tem de tudo um pouco, menos algum modelo Chevrolet.
Abraço.
Zé Maria
PS: Mais outra, se me permitir: Quantos te ajudam a cuidar de tantos carros?

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Boa noite.
Respeitando sua posição, mas foi como eu disse:
Foi sua resposta sobre seus carros que me despertou essa curiosidade.
Sem problemas, quem sabe da próxima vez que se propuser à encarar mais um “paredão”, isso daqui uns trocentos anos.
Zé Maria

José Brabham
José Brabham
8 anos atrás

Parabéns pela iniciativa. Estou curtindo bastante e está sendo interessante conhecer mais de suas idéias. Perdi a chance de fazer duas ou três perguntas porque, naquele dia específico, não acessei seu blog (um dos poucos nos quase oito anos que acompanho). Pena…

Luis
Luis
8 anos atrás

Flávio, notei que a lista não tem GM. Você pensa em ainda ampliar a coleção? Acho que o Chevette ou Opala cairiam bem.

Burger Boss
8 anos atrás

FG Boss, …. de forma certeia e resumida….
Pela sua paciência, … mais ainda pela sua sutil habilidade de responder as tantas inimagináveis imbecis indagações… atrevo-me a lhe convidar, um dia, estando em Curitiba …. Fábrica Hamburgueria! Terei enorme satisfação em lhe conhecer e lhe servir…. E que Deus, ou outra força sua qquer, lhe continuem a protegê-lo destes beócios internautas…. Forte abraço meu velho! Pau na máquina…. Betão

Cícero
Cícero
8 anos atrás

FG, cara, a cada dia que passa percebo o quanto tem gente maluca nesse país e que, ainda não saiu dos séculos passados. Os caras se sentem no direito de falar ou calar quem quer seja só pelo simples fato de discordar de você e, tem uma panca que lê esse blog… Acredito que você, FG, nunca tenha lido um comentário sequer meu, tudo bem, continuarei vivo, mas acho que você deveria selecionar e manda pra Júpiter um monte de babacas que ficam enchendo o saco quando você fala sobre política, deveriam ler as globos da bosta da vida deles, pois lá falam, ouvem e lêem só o que gostam. E pH…………seeeeee. Valeu FG, de agora em diante não lerei nem escreveu nenhum comentário, sendo assim, se alguém ficar ofendido…. Fique.

Raima Fontenele
Raima Fontenele
8 anos atrás

Engraçado torço pelo São Paulo e sou nordestino.
Acho que esse é o barato do futebol mas não entro em bola dividida sobre futebol a seleção é da CBF o meu América de Natal é presidido por um político corrupto o ABC está tem um deputado que está ao do Andrés Sanches na MP dos Clubes.
Então lá vou ficar morrendo por futebol minha paixão é o Jiu Jitsu.
E o PT é o Brasil da inclusão e vc só errou pois Lula não foi o Maior Presidente e sim o maior Estadista da América Latina!

Richard Ayres
Richard Ayres
Reply to  Raima Fontenele
8 anos atrás

O maior do mundo.

Hassan
Hassan
8 anos atrás

Flavio, voce nao sabe o quanto estou curtindo ler todas as respostas hahaha sou seu fã, a iniciativa foi demais, e as respostas mais ainda! Parabens pelo trabalho, estou acessando seu blog de hora em hora pra me atualizar nas respostas….

Ahn e manda tomar no c* mesmo quem encher o saco com politica, nao gosto do PT, mas nao acho a oposição melhor, tudo farinha do mesmo saco nesse país…

Valeu pela oportunidade de te conhecermos melhor!

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

Apoiar o PT, é sacanagem, né!

Veja a porcaria que está o Brasil, Hoje!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Rapaz
Eu não sei se é uma galera nova, que “aprende ” sobre política no facebook e nunca sequer ouviu sobre o que era uma pau de arara. Ou se são da tchurma dos que perderam os cargos fantasmas comissionados e se debatem feito sardinhas fora d’água.
O que sei é que o bastardo pra discutir política comigo agora tem que ter pelo menos lido um parágrafo de algum livro do E. Galeano. Ou simplesmente mando a merda

Minoru
Minoru
Reply to  Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

Tens razão, Gustavo… o Brasil estava falido recém saído de uma moratória (ah, moratória… o quê é isso deve estar se perguntando), com a inflação voltando depois de um período conturbado de arrocho salarial e privatizações.

Hoje se come melhor, é só ver os números da ONU sobre o fim da fome no país, o início de problemas de saúde como obesidade infantil no nordeste do país e o movimento dos açougues na ZL nos fins de semana onde o povo compra carne de primeira para fazer um “churrasquinho na laje”… e pensar que um dos motes do Plano Real era que o pobre passaria a poder comer frango 3 vezes por semana!

Pena que o brasileiro continue sem memória!!!

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
Reply to  Gustavo Segamarchi
8 anos atrás

2002: apenas 30 bi de reservas cambiais, inflação em 12%, dólar a 3,80. Salário mínimo valendo R$ 180,00.

Porra, será que alguém de direita me ajuda a entender que raio de país foderástico foi esse entregue por FHC??????

Porque os números… os números contam uma história MUITO diferente.

Algarvio
Algarvio
8 anos atrás

LUSA !!!!

Antonio
Antonio
8 anos atrás

Não tem vontade de comprar uma Brasília?

Roberto Borges
Roberto Borges
8 anos atrás

Babei na lista de carros, especialmente porque andei em todos os nacionais, exceto o supermini.
Você esqueceu do Goiabinha?

Carlos Alberto
Carlos Alberto
8 anos atrás

Flávio, vendo a lista de seus carros, senti falta do Twingo. Ele realmente não faz mais parte de sua coleção?

Abraços!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Um cara que esquece seus próprios filhos metálicos não pode ser de confiança. Impichi já e que o Aécio assuma o blogue

Tiago Guerra
Tiago Guerra
8 anos atrás

Flávio,
parabéns pelas respostas. Interessante perceber algumas afinidades com alguém que você tem admiração. Acho que fui um dos primeiros a ver o post da ENTREVISTA COM VAMPIRO. Pensei, pô vou perguntar alguma coisa. Mas aí o tempo passou, a preguiça bateu, os afazeres do dia, enfim… E vendo as perguntas feitas acho que não sairia nenhuma diferente. Porra cara, parabéns pela coragem de tomar posições e reafirmar visões autênticas do mundo. A única coisa que discordo de você é que se por acaso isto aqui virar um Estado Teocrático Racista, eu viro homem bomba e monto uma filial da Al Quaeda para aterrorizar os filhotes de Cunhas, Bolsonaros e Felicianos. Felicidades.

Marco
Marco
8 anos atrás

Simplesmente Flávio Gomes!!! Muito bom!!

Fabio
Fabio
8 anos atrás

uai, e o Goiabinha?

Leonardo
Leonardo
8 anos atrás

Na lista de carros, não está faltando o Twingo?

Márcio
Márcio
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Faltou os carros de uso…

Almir Zago
Almir Zago
8 anos atrás

Acho que vc nasceu no pais errado. Vai viver na Coreia do Norte, vai.

Cesar
Cesar
8 anos atrás

Santa inocência, Batman!
Lula nunca foi um operário. Sempre foi um sindicalista.

Baita abraço, Flavio!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Cesar
8 anos atrás

Se hoje os sindicatos no Brasil tem a mesma força que tem os sindicatos americanos os operários devem isso ao Lula.
Mas coxinha só gosta dos Estados Unidos os Iphones e Camaros Amarelos.

richard
richard
Reply to  Cesar
8 anos atrás

Ele era um até perder o dedo.

Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
8 anos atrás

Esqueceste do Twingo ?

Sergio Silva
Sergio Silva
8 anos atrás

Sim, Lula foi o melhor presidente! #ChoraTucano

Vicente Camara
Vicente Camara
8 anos atrás

Pô Flávio, dos carros franceses você esqueceu do goiabinha. https://youtu.be/0iJzVAfsnLE

Rogerio Cataldi
Rogerio Cataldi
8 anos atrás

Ainda dá tempo de perguntar, Flavio? Kkkkkk

Curto seus textos há muito tempo, desde a coluna warm up nas 5as feiras no Lance!, e lembro inclusive da que me fez te acompanhar, sobre o ponto de vista do dia a dia de Hakkinen, acordando na sua casa de Monaco olhando seu relogio Tag Heuer, com sua cueca Hugo Boss kkkkk achei uma visão diferente e criativa.

Minha pergunta se divide em 2:
– Quais os 3 lugares mais fascinantes que já conheceu peregrinando pelo automobilismo? (imagino os vilarejos perto de circuitos europeus)…
– Quais as 3 personalidades mais fascinantes que já conheceu nesses anos de carreira?

Espero que ainda aceite responder kkkkk abraço

Fernando Marinho
Fernando Marinho
8 anos atrás

Li sua lista e não vi o Goiabinha – o Twingo…

Fernando Marinho
Fernando Marinho
8 anos atrás

o twingo?

Fábio Burian
Fábio Burian
8 anos atrás

Flávio

Vai nos comentários mesmo.

Conseguiu ler o livro que te enviei

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Goiabinha não entra na lista ?

Rob
Rob
8 anos atrás

Sua posiçao politica chega a ser infantil gomes.
Poupe-nos.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Gomes wins.

Flawless Victory.

FATALITY.

José Morelli
José Morelli
8 anos atrás

Flávio Gomes, aplausos de pé!!!

Adorei a sua resposta para o Jeff!

Era uma dúvida que tinha mas que pelos tantos anos te lendo sabia mais ou menos qual era a resposta, por isso nem perguntei.

No passado te via meio como mascarado por uma crítica descompromissada ao Corinthians, mas isso é de uma bobagem sem tamanho – na atualidade o que menos me preocupo na vida é futebol e Corinthians. Já virei a página daquilo há muito tempo! O que importa é que você é um dos mais importantes e proeminentes jornalistas do Brasil cujo alcance crítico-analítico é muito superior para bater boca com moleques.

Tenho certeza que você tem cabedal suficiente para expandir muito mais seus pontos de vista críticos para muito além de Fórmula 1 ou Automobilismo, mas na atual conjuntura isso é impraticável pela infantilidade desenfreada que toma conta de vários pré-adolescentes, adolescentes ou adolescentes tardios (que são os mal servidos intelectualmente de idade avançada – que provavelmente não atenderam à aulas de História ou áreas semelhantes em quantidades suficientes para um debate sério).

Meus parabéns!

Calzado
Calzado
8 anos atrás

Na sua lista de carros não encontrei o Twingo, você esqueceu dele? Foi deserdado? Ou foi falha minha, ele está lá e não vi.