NAS ASAS
SÃO PAULO (como chegou aí?) – O Bruno Cardoso, pelo Facebook, mandou a foto e a mensagem:
Minha prima que mora em Manaus me enviou essa foto que ela fez durante um passeio de barco pelo rio Tarumã.
Ela não soube me explicar o que esse avião fazia ali, mas parece que é um hotel temático.
Bom, Tarumã para mim é um autódromo. Juro que não sabia que existia um rio com o mesmo nome. Claro que a blogaiada amazonense, manauara, nortista e ecológica vai saber dizer onde fica direitinho, e o que é exatamente esse negócio simpaticíssimo. E claro que a blogaiada aérea vai saber dizer que ave é essa.
É a casa do meu amigo Otaviano Jr e sua esposa. Foi transformado em uma residência onde eles e seus amigos passam os finais de semana…. Acredito que em breve farei uma reportagem visitando todas as alterações que acontecerão. Só recordo-me do transtorno para levá-lo em partes pela estrada até o seu sítio no Tarumã… Veja o instagram agora:https://www.instagram.com/p/Bmens5llU7z/?taken-by=tioadaonafesta
As janelas estão lá porque originalmente este DC-8 era passageiro e depois foi transformado para carga como se faz muito até hoje.
Parece um DC8.
Achei o lugar uma graça!
Parece o recanto do Edinei Capistrano (AIRPORT EVENTS) com dois aviões Vasp em Araraquara.
Esse avião era um dc8 da Skymaster cargo. Companhia de carga brasileira sediada em Manaus. Operava no trecho Manaus/Viracopos/Guarulhos. A frota tinha dois modelos de dc8. Essa empresa era igual a outra que chamava Beta. Só operava com aeronaves antigas. 707-300 e dc8.
Essa skymaster cargo tinha as duas unidades. 707-300 (5) 1 dc8-50 e uns 4 ou 5 dc8-60. Esses dc8 foram produzidos entre 1958 – 1972. Foram naturalmente substituídos pelos maiores 747, dc10 e tristar…
Essas aeronaves junto com as da Beta e Vasp tinham vários aviões abandonados em Manaus, Guarulhos e Viracopos. Maioria foi destruída nos últimos anos em virtude da liberação de espaço para reformas para copa do mundo.. (pena)……
Um abraço,
Pasini
Os primeiros DC-8 que voaram com bandeira brasileira vieram por intermédio da Panair do Brasil. Quando a ditadura fechou compulsoriamente a empresa os tipos foram passados para a Varig, e serviram à Pioneira por uns 10 anos até serem substituídos pelos primeiros DC-10.
Repouso do guerreiro!
Pelo menos não virou panela!
Tem cada vez menos DC-8 voando! Deveriam preservar alguns em condições airworthy
O colega ai em cima acertou!
Douglas Company DC-8 da Skymaster.
Descia aqui em Salvador as 05hs da manhã fazendo um barulho ensurdecedor. Hehehe
Um lindo DC-8. Se não me engano ex-Skymaster.
Realmente, é um DC-8-60 da Skymaster.
Segundo o Airlinerlist (www.planelist.net – recomendo para os aficionados, tem o registro e o histórico de praticamente todos os aviões comerciais já fabricados), esse era o PR-SKI, número de série 554, que começou a vida em 1972 trabalhando pela Japan Airlines! Parece que o velho burro de carga achou um lugar bem tranquilo para sua aposentadoria…
Logo abaixo da placa , lado esquerdo da foto seria um Jacaré?
Tarumã, além de rio, cidade e autódromo, também é o nome de um clube (piscina, quadras, salão, etc.) em Paraopeba-MG (capital nacional do quiabo) que fica há uns 10 km de Cordisburgo (cidade natal de Guimarães Rosa e onde fica a Gruta de Maquiné) e há uns 80 km do autódromo que estão construindo em Curvelo (centro geográfico de MG).
Bom dia a todos,
O aviao e um Douglas DC-8 versao cargueiro.
As janelas estao la, pois inicialmente foi usado para o transporte de passageiros para depois ser convertido em cargo (vide a porta de carga)
É um restaurante que fica de frente pro igarapé do tarumã – rio negro. O avião é possivelmente um daqueles que estavam abandonados no aeroporto da cidade (existem vários parados desde a “época de ouro” da zona franca nos anos 80).
Era um daqueles aviões que estavam no “corrosion corner” do aeroporto de Manaus, não?
Restaurante Aero River, no bairro de Tarumã cidade de Manaus, a beira do igarapé Tarumã-Açu. Quanto a aeronave, sem mais dados, nem como foi parar lá. Para os que gostam do Google Maps, aqui está o link https://www.google.com/maps/place/RESTAURANTE+AERO+RIVER/@-2.9631236,-60.0980292,277m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x0000000000000000:0x0a84f919ff751340!6m1!1e1
O cara gosta de avião! Dá para ver pelo Google que tem outro pássaro do lado esquerdo do DC-8
Salve Flávio, a ave é um DC 8 que foi muito usado como cargueiro, que é o caso desse aí.
Maneiro o pico a beira rio, gostei. Vou acompanhar as respostas.
Abs
Cargueiro não possui janelas.
Já ouviu falar em versões combi?
Apesar das janelas ele terminou a vida como cargueiro, vide a porta de carga aberta.
Me parece que as janelas foram colocadas, pois avião não usa janelas maxi-ar!
Não dá pra ver o prefixo da aeronave direito, mas pela pintura e modelo, é um Douglas DC-8-62AF, cargueiro, da extinta companhia aérea Skymaster.
Sim, é um cargueiro da Skymaster, teve um dono de restaurantes que comprou um para levar para Poços de Caldas – MG, tirou de Viracopos antes da Copa de 2014, para também montar um restaurante temático, o pessoal de Poços de Caldas pode dizer se foi para frente o empreendimento.
http://www.aviacaobrasil.com.br/wp/dc-8-da-skymaster-sera-restaurante-em-pocos-de-caldas/
O pássaro , me parece um Boeing 707.
Douglas DC-8…
Verdade, obrigado. Lembro de ter visto um desses , muitotempo aatrás, em Viracopos , da KLM
Ola FG,
O aviao e um DC8 da Skymaster..
abcs