FUSCAS DO DIA
Depois da Segunda Guerra, os britânicos assumiram a fábrica da VW. E deram sequência à produção. Já pensou ter um desses, com essa suspensão alta?
Depois da Segunda Guerra, os britânicos assumiram a fábrica da VW. E deram sequência à produção. Já pensou ter um desses, com essa suspensão alta?
Jeep, prá que Jeep ???
Que bacana Flávio! E veja as purezas das linhas: ausência de quebra vento, a carroceria fluida sem arremates estilísticos supérfluos – tudo muito coeso e naturalmente elegante. Como o fusca nasceu bem em todos os aspectos (descartando o “encomendante” – sure!): desenho, mecânica robusta e versatilidade de utilização.
E pensar que a VW foi oferecia ‘à Ford depois do término da guerra.
O neto de Henry, que na época era o presidente da Ford, considerou o Fusca um carro feio e barulhento, disse que era um péssimo negócio e que o carro não faria sucesso.
Ficou claro que ele não herdou a visão do avô, e deixou escapar o maior produto da industria automotiva mundial.
A nossa sorte foi que foram os britânicos que se responsabilizaram pela VW… se tivesse sido os americanos a assumirem a planta, provavelmente teria se tornado uma sucursal de alguma montadora americana, exceto a GM que já era acionista da Opel antes do início das hostilidades.
Prezado F&G : depois do modelo Ford-T, eu digo para mim o FUSCA é uma eterna paixão.
E alguém terá idéia da razão dessa altura toda na suspensão?
Uso off-road, afinal como ele foi muito usado durante a 2a Guerra Mundial uma suspensão mais alta e um vão livre maior era muito bem vindos!
Carro pra guerra , estradas de terra, deserto , tipo rally.
Creio que eram os Kommandeuerwagen (grafia correta?) que eram os carros usados pelos oficiais graduados do exército alemão na 2ª guerra. Se não me engano tinham tração nas 4 rodas. Além deles, o fusca também foi vestido de jipe, os Kubelwagen e de carro anfíbio, os Schwinnwagen (correndo o risco de ter escrito errado.
Coisa linda!
O melhor carro já produzido.
Pra andar nessas ruas cheias de buracos em São Paulo, só com um Fusca desses mesmo, ou jipe….. Brasileiro é de longe o povo que mais ama automóveis. Aqui é mais caro, não temos rua pra andar, larga na rua quando volta está sem roda…. Só amando muito mesmo pra não abrir mão dos nossos automóveis.
Flavio, blz
Não sei se voce já publicou, ou se alguém encaminhou à você e achou que talvez não valesse à pena postar no blog, o programa que o vocalista do AC/DC, Brian Johnson faz sobre carros, visita as fábricas, visita os museu e conta a história da marca, além de buscar entusiastas pelos mesmos.
O cara esbanja simpatia e cordialidade com as pessoas. Eles têm um canal no youtube, se chama Cars That Rock: https://www.youtube.com/channel/UC0Yw6xwIu9NHoFGWFpPfUCw
Vale à pena, pelo menos uma olhada… Valeu!
e eu recomendo a todos o programa “wheeler dealers”, que trata mais dos carros mais acessíveis, por assim dizer. é um programa inglês, onde o negociador compra um carro com certo orçamento (incluso restauro e consertos ocasionais), e depois o mecânico faz o serviço. a parte do serviço mecânico é muito interessante, e como não tem muita frescura nos carros, fica uma coisa mais próxima do dia a dia.
acho que passa na discovery
teve até um episódio no Brasil, os carros negociados foram uma kombi, um jeep da willys e um opala (interessante que eles tiveram um lucro bem menor que a média, quando eles negociam na inglaterra ou em coutos países):
https://en.wikipedia.org/wiki/Wheeler_Dealers
http://wheelerdealers.discoveryuk.com
Gosto muito do “For The Love of The Cars” aqui nomeado de Fanáticos por Carros ( Discovery Turbo), o programa britânico é muito legal e tem ótima trilha sonora, e tem redadores que realmente curtem carros!