TÚNEL DO TEMPO ESTOQUEANO

T

SÃO PAULO (histórico) – Deu trabalho, mas achei. Pingaram no Facebook, e levei bons minutos para encontrar no VocêTubo este vídeo de 1991, da antiga Stock. Com os Opalões. Interlagos vivendo seus primeiros anos pós-reforma, saída de box antiga, tudo ainda bastante precário — quem vê o autódromo hoje, mal reconhece.

Vejam a capotada do Paulo de Tarso! E a batida no grid depois da bandeira vermelha? Isso mesmo, batida em carro parado! Alguém lembra dessa corrida?

Agora, o que mais me tocou foi o time transmitindo pela antiga TV Jovem Pan: Flávio Prado narrando (ele mal sabe quantos pneus tem um carro até hoje), João Antonio de Carvalho (hoje meu colega na Fox) reportando e Claudio Carsughi comentando.

A Jovem Pan cometeu um erro estratégico, na época, de achar que era só transportar para o vídeo a turma do rádio. Muitos, claro, funcionavam bem. Mas Flávio Prado narrando? Corrida de carro? Não dava… Até Milton Neves virou narrador de futebol de salão, se bem me lembro.

Para quem não sabe, a estrutura de TV que a Jovem Pan (e seu sócio, o dono do Colégio Objetivo) montou é hoje a sede da Record. No fim, houve briga na sociedade e o canal, em UHF, naufragou em pouco tempo. Mas, naquele começo dos anos 90, o que a Pan construiu na Barra Funda não tinha paralelo em nenhuma emissora do país.

Sobre o Autor

Flavio Gomes

Flavio Gomes é jornalista, mas gosta mesmo é de dirigir (e pilotar) carros antigos.

21 Comentários

  • TV Jovem Pan… Passava corrida de fusca o dia inteiro! E rolava campeonato argentino de vez em quando.
    Um causo (tenho quase certeza que foi nesse canal):
    Havia uma mesa-redonda de futebol, apresentada pelo Milton Leite (hoje no Sportv), que, em dado momento, anunciou um merchan de um produto contra calvície (e Milton já era calvo, assim como seu co-apresentador, acho que era o Wanderley Nogueira). Segundos depois chegou um fax (um fax!) de um telespectador perguntando: “se o produto é tão bom, por que vocês não usam???”
    Os dois ficaram com cara de bunda, e eu rolei de rir!

  • TV Jovem Pan… Assistia Campeonato Argentino, Boca Jrs com Navarro Montoya, Cannigia, Metropolitano de Futsal, Banespa x Chevrolet.. Era muito legal o canal… Mas não me lembro dessa corrida, quando criança automobilismo pra mim se resumia a acompanhar a Fórmula 1 com meus irmãos mais velhos…

  • Eu estava nessa corrida! Para ser mais exato na mureta na faixa de chegada. O Opala nº 64 era do meu irmão. Pelo que me lembro a prova foi interrompida uma primeira vez mais não me lembro o motivo, um bandeirinha entrou na frente dos carros na faixa de chegada e quase foi atropelado; um carro que vinha atrás bateu no outro parado (acho que foi o Paulo de Tarso) talvez por isso a frente dele amassada. Depois a prova recomeçou, o Paulão “tirou” o Neymer e este deu o “troco” batendo no carro do Paulão parado no grid, após a segunda paralisação da prova, desta vez pela capotada do Tarso. Acho que foi isso, eu só tinha 15 anos então talvez a memória hoje me pregue alguma peça…rs

  • Houve uma briga entre 2 grupos de pilotos da Stock em 91 e a categoria ficou dividida.
    Essa é uma prova da turma que tinha menos adeptos, que para engrossar o grid correu junto com os Opalas Hotcar do Campeonato Paulista.
    Eu estava lá, mas não vi o acidente do Paulo de Tarso, que estava tranquilão na liderança, pois naquele momento estava ligado nos que passavam na reta dos boxes.
    Depois assisti o VT na JovemPan.
    O Flavio Prado estava mais perdido que cachorro que caiu da mudança, e o automobilismo definitivamente não é a praia dele…

    • Flávio Prado já é um cretino arrogante falando de futebol, falando de esporte que não conhece então….

      ” Calenagem, o que é calenagem ?”

      “Gasolina azul da fomula 1”, putz……

      Santa ignorância Batman !

  • Flávio, assisti muito futebol de salão narrado pelo Milton Neves no UHF da Jovem Pan,
    Diríamos que era uma narração pitoresca com as fanfarronices costumeiras.
    Me lembro de um jogo em que ele fez uma aposta no ar na qual um time que estava perdendo por uma diferença de 2 ou 3 gols não conseguiria virar o placar e se isso acontecesse ele narraria o próximo jogo vestido de bailarina ou algo similar e desfilaria na quadra, Lógico que o time virou e também é lógico que ele não pagou a aposta…..esse cabeção,,,,,,

  • Gomes, acho que era o Milton Leite que narrava o Futsal. Eu era moleque e assistia sempre o metropolitano de futebol de salão, lembro até de um jogador do Palmeiras que morreu em quadra durante uma transmissão.
    Corridinha bem animada essa.
    abs

  • Realmente a transmissão não era assim uma “Brastemp”….. sem falar a várzea que estava a Stock nessa época. Uma pena cheguei a assistir corridas ótimas da Stock mas na pista original. Passava nas concessionárias Chevrolet e pegava o convite de graça, Interlagos lotava quando tinha corrida da Stock. Por falar na pista, estive lá outro dia acompanhando meu filho num curso de direção defensiva da cia de seguro e pude andar em partes da pista antiga, um pedaço do retão e da reta que levava para a ferradura, que pena que estragaram a pista original. Agora não vi muitas obras por lá não, a pista estava aberta inclusive. E os tais boxes novos? São para quando?

Por Flavio Gomes

Perfil


Flavio Gomes é jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.” Sua carreira começou em 1982 no extinto jornal esportivo “Popular da Tarde”. Passou pela “Folha de S.Paulo”, revistas “Placar”, "Quatro Rodas Clássicos" e “ESPN”, rádios Cultura, USP, Jovem Pan, Bandeirantes, Eldorado-ESPN e Estadão ESPN — as duas últimas entre 2007 e 2012, quando a emissora foi extinta. Foi colunista e repórter do “Lance!” de 1997 a 2010. Sua agência Warm Up fez a cobertura do Mundial de F-1 para mais de 120 jornais entre 1995 e 2011. De maio de 2005 a setembro de 2013 foi comentarista, apresentador e repórter da ESPN Brasil, apresentador e repórter da Rádio ESPN e da programação esportiva da rádio Capital AM de São Paulo. Em janeiro de 2014 passou a ser comentarista, repórter e apresentador dos canais Fox Sports no Brasil. Na internet, criou o site “Warm Up” em 1996, que passou a se chamar “Grande Prêmio” no final de 1999, quando iniciou parceria com o iG que terminou em 2012. Em março daquele ano, o site foi transferido para o portal MSN, da Microsoft, onde permaneceu até outubro de 2014. Na sequência, o "Grande Prêmio" passou a ser parceiro do UOL até maio de 2019, quando se uniu ao Terra por um ano para, depois, alçar voo solo. Em novembro de 2015, Gomes voltou ao rádio para apresentar o "Esporte de Primeira" na Transamérica, onde ficou até o início de março de 2016. Em 2005, publicou “O Boto do Reno” pela editora LetraDelta. No final do mesmo ano, colocou este blog no ar. Desde 1992, escreve o anuário "AutoMotor Esporte", editado pelo global Reginaldo Leme. Ganhou quatro vezes o Prêmio Aceesp nas categorias repórter e apresentador de rádio e melhor blog esportivo. Tem também um romance publicado, "Dois cigarros", pela Gulliver (2018), e o livro de crônicas "Gerd, der Trabi" (Gulliver, 2019). É torcedor da Portuguesa, daqueles de arquibancada, e quando fala de carros começa sempre por sua verdadeira paixão: os DKWs e Volkswagens de sua pequena coleção, além de outras coisinhas fabricadas no Leste Europeu. É com eles que roda pelas ruas de São Paulo e do Rio, para onde se mudou em junho de 2017. Nas pistas, pilotou de 2003 a 2008 o intrépido DKW #96, que tinha até fã-clube (o carro, não o piloto). Por fim, tem uma estranha obsessão por veículos soviéticos. “A Lada foi a melhor marca que já passou pelo Brasil”, garante. Por isso, trocou, nas pistas, o DKW por um Laika batizado pelos blogueiros de Meianov. O carrinho se aposentou temporariamente no início de 2015, dando o lugar a um moderníssimo Voyage 1989. Este, por sua vez, mudou de dono em 2019 para permitir a volta do Meianov à ativa no começo de 2020.
ASSINE O RSS

Categorias

Arquivos

TAGS MAIS USADAS

Facebook

DIÁRIO DO BLOG

agosto 2015
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031