DICA DO DIA

Do Bob Nogueira, uma comparação dos F-1 passando pelo S do Senna de 1994 até o ano passado. Como é chocho esse motor novo, pelamor…

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex
Alex
8 anos atrás

Como muitos já disseram, o melhores sons são os dos motores do começo da década de 90. Motor 3.5l, sem limite de numero de cilindros. Depois de 95 o som dos motores se tornou agudo demais pelo aumento de giros do motor e redução gradativa da cilindrada e também dos cilindros.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
8 anos atrás

Perfeita foi a passagem do Mika Hakkinen com aquela McLaren Mercedes que lhe deu o Bi… puta carro fantástico! (foi uma temporada chata).

Andre
Andre
8 anos atrás

Interessante ver como e facil fazer a sequencia de curva com o carro mais atual.
Fazer as curvas na Williams do Mansell… na Ferrari do Prost (Prost?) era uma batalha.

Acho que meu avo com um treinamento fisico decente… aguenta umas voltas nesses carrinhos de pega pega trancas de hoje.

EduardoRS
EduardoRS
8 anos atrás

O som novo é mais abafado sim, mas nesse vídeo a equalização tá horrível, tem som de fundo misturado por cima. Mas isso não me perturba não. Eu por exemplo acho o som dos V10 entre 2003/04/05 irritante, pois o giro era alto demais, parecia uma furadeira entrando no ouvido. Nada se compara ao som do início dos anos 1990. O ronco da Ferrari de 1991 era perfeito.

É fácil resolver o problema do som e da velocidade: dois escapamentos, biturbo. Pronto.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
8 anos atrás

Abastece com batata doce pra ver se esse v6 peida mais alto.

Filipe Archer
Filipe Archer
8 anos atrás

Não concordo quando criticam as pessoas que preferem o som antigo. Não é saudosismo. É simplesmente uma constatação. O som dos motores é muito melhor que o som do trem de força. Ou usina de força, não sei como se chamam agora. Um esporte a motor pressupõe: veículos auto propulsados, velocidade, competição e som. É tudo um pacote só. Abrir mão de um ( o som ) ou mais ( a velocidade que só diminui ), só acarreta na perda do próprio esporte. Quem gosta de corrida, gosta do som dos motores. Simples assim. Se você tira o barulho, pode atrair um novo público. Talvez. Mas o antigo, que levou o esporte aonde está hoje, vai ficando desestimulado.
As pessoas glorificam a nova tecnologia apenas pelo fato de ser…. nova! Para muita gente parece que é proibido fazer juízo de valor, se é novo só pode ser melhor!
Enquanto isso a Moto GP vai de vento em popa. E, ao que me consta, o som e a velocidade só aumentam! Abraços

EduardoRS
EduardoRS
Reply to  Filipe Archer
8 anos atrás

A MotoGP de hoje é silenciosa perto do que já foi. Lembro de quando as motos passaram dos motores 500cc dois tempos para os quatro tempos, parecia que o volume da TV estava no mudo. Nem por isso ela deixou de ser espetacular. A MotoGP é boa porque tem corridas boas, competição boa, pilotos interessantes, boa comunicação com o público. Tudo o que falta para a F1. Barulho é legal, mas não é o que determina o sucesso do negócio.

Álvaro
Álvaro
8 anos atrás

Olhei várias vezes. Não por acaso Senna, Prost e Alonso fizeram, no que foi mostrado, o trajeto mais limpo, sem zebra. A turminha intermediária precisava corrigir a segunda perna. E os coadjuvantes comiam zebra, corrigiam as duas pernas, entravam torto na reta…

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
Reply to  Álvaro
8 anos atrás

Tive a mesma observação. Dos novatos, gostei do Hulk em 2010.

cleverson
cleverson
8 anos atrás

O som atual é ´ridículo. Sem graça, assim como as transmissões. Câmera on-board hoje parece que é proibido. Saudade do tempo em que você podia acompanhar praticamente uma volta do ponto de vista de quem pilota. hoje, impossível.

Guilherme Jales
Guilherme Jales
Reply to  cleverson
8 anos atrás

Pra mim, só tem uma única explicação pra isso: mais tempo de imagens de onboard = menos tempo de patrocinadores sendo expostos.

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Desapega, viúva!!! Cada som tem sua beleza e a tecnologia de hoje em dia é de babar! Além da óbvia idiotice que é comparar áudios gravados com diferentes equipamentos, com diferentes equalizações…

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Simplesmente eternos!
A decepção foi enorme no ano passado, a tristeza em ir para mais um GP sabendo que vamos escutar de novo essa porcaria é horrível. Mas no final, amamos automobilismo, então nós vamos.
O site da F1 fez um comparativo da volta do Montoya, em 2004, com a volta feita, em 2014, ambos os casos em Monza. Recomendo a todos olharem e quem dizer que é igual e que não se importa com a diferença está mentindo.

Adonis
Adonis
8 anos atrás

Dá sono esse motor novo…

Marcelo Feitosa
Marcelo Feitosa
8 anos atrás

Em 2014 parece que estão dando um rolê pela praça.

Fabiano
Fabiano
8 anos atrás

Acho uma puta perda de tempo fazer este tipo de comparação besta, O pessoal que reclama destes motores novos, é como você mesmo diz Flavio, “viúva” que fica choramingando… Não vão voltar ao passado e torço mesmo para que não voltem, seria um retrocesso inútil, que só vai agradar uma pequena parcela de público que só diminui a cada ano.

Se for pra resgatar algo do passado, que seja a competitividade e o público jovem… se tiver que botar som de vídeo-game no motor pra atrair mais fans, que botem!

David Santos
David Santos
Reply to  Fabiano
8 anos atrás

Boa Fabiano! Quem vive de passado éh museu! O futuro são os híbridos. E as novas regras (2017) vão deixar ainda mais interessante a F1. Então que aguardemos.

as
as
Reply to  Fabiano
8 anos atrás

… xxiiiiiiiiiiiiiiiii !! hehehe

Elias Gottardo
Elias Gottardo
Reply to  Fabiano
8 anos atrás

GP de Monza, 2004. Takuma Sato virou 1’19.7!! Hamilton neste ano fez a pole com 1’23.3! Quase 4 segundos! Que tipo de retrocesso tu esta falando? Para mim 2004 foi o ápice do desenvolvimento. Depois foi freado bruscamente.

Fabiano
Fabiano
Reply to  Elias Gottardo
8 anos atrás

E o que o barulho do motor tem a ver com tempo de volta??? As ondas de pressão sonora que saem do escapamento fazem o carro ir mais rápido por um acaso???? 2004 foi o ápice sim, só que do desenvolvimento aerodinâmico!!! a potência dos motores de hoje são equivalentes, e se faltar potência é só deixar gastar mais gasolina… lembra que tem limite de 100kg de gasolina por corrida?????

Essa conversa mole de barulho é saudosismo de gente velha.

Torrão
Torrão
8 anos atrás

Desde 1990. De 1990 até 1993 são os melhores anos do vídeo. Depois disso, apesar do ronco, já começou a ficar sem graça.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
8 anos atrás

É A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA , menos consumo , mesma potência,
menos poluição sonora, Acho que ta bom , porque todos continuam vendo F1 . Pra mim que não posso ver ao vivo , pela tv é mesma coisa.

Lucas
Lucas
8 anos atrás

Parece que o carro tá desligado.

Cenzi
Cenzi
8 anos atrás

A Ferrari de 1991 tem o som mais legal.

Figo
Figo
8 anos atrás

Sobre os motores, gosto do som dos dos anos 90.

Impressionante que não tem como perceber o quanto o S é inclinado pelas imagens. Ainda, apostava que o Alesi ganharia corridas com aquela Benetton.

Sergio Villarim
Sergio Villarim
8 anos atrás

Na minha opinião, o ronco dos V10 é inigualável! Quanto às “enceradeiras” de hoje, bom… é o que temos…

Deyverson
8 anos atrás

Nossa…Que desanimo de escutar essa Ferrari do ano passado roncando no S do Senna…Esse motor atual,até me acostumei com o som,mas toda vez que escuto V8 ou o V10 aspirado…Bate uma saudade.

jbchaves
jbchaves
8 anos atrás

Bem, na reta era hora de encher os canecos, e nos esses eles berram de prazer com a bebida na goela…puro prazer, demonstrado aos berros. Agora, dão cerveja quente e eles arrotam, enfastiados, com preguiça…que melda!!!

Roberto
Roberto
8 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?t=664&v=uOsaAp822xk

Esse vídeo também é bem legal, mostrando a evolução dos motores até 2013, e, depois a involução para enceradeira em 2014.